• Nenhum resultado encontrado

Benefícios do cursinho pré-vestibular Alvo da Unesp de Dracena em prol dos alunos carentes de Dracena e região

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Benefícios do cursinho pré-vestibular Alvo da Unesp de Dracena em prol dos alunos carentes de Dracena e região"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

Benefícios do cursinho pré-vestibular Alvo da Unesp de Dracena em prol

dos alunos carentes de Dracena e região.

Caroline de Oliveira Polo, Jean Claudio Queiroz Cardoso, Juliano Neves Rigazzo, Juliana Samila de Castro Miguel, Caroline Correia Ribeiro, Mayara Mayumi dos Santos Shiguematsu, Maria Luiza Poiatti.

Campus de Dracena, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Zootecnia e Engenharia

Agronômica, caroline.zoo@outlook.com, bolsa de auxilio extensão II.

Eixo 2 - "Os Valores para Teorias e Práticas Vitais"

Resumo

O cursinho da UNESP de Dracena teve o início das suas atividades em agosto de 2006, tendo como objetivo capacitar alunos carentes das escolas públicas da região da nova alta paulista, para os vestibulares de universidades públicas e privadas brasileiras. Para isso, o cursinho conta com uma equipe de professores que se dedicam ao ensino das matérias básicas do ensino médio. O presente trabalho mostra a eficiência de um cursinho pré-vestibular na vida de um estudante, preste a ingressar em uma universidade. Esse trabalho tem como objetivo capacitar alunos carentes , por meio da aprovação nos exames vestibulares. Com este trabalho pretende-se mostrar que é possível, por meio de ações realizadas pelos alunos-professores dos cursos de Zootecnia e Engenharia Agronômica, de forma gratuita e com apoio da Pró-reitoria de Extensão da UNESP, transmitir conhecimentos básicos aos alunos interessados. Essas ações podem ser alcançadas por meio de aulas diferenciadas, como apresentação de vídeos, debates, discussões e aulas preparadas a partir de um material didático apostilado. Eventos realizados extras, além da sala de aula, assim como viagens, feiras de profissões e palestras com profissionais de diferentes áreas do saber, podem ser alternativas benéficas para enriquecer a prática pedagógica. A partir dessas experiências, há o favorecimento aos alunos da UNESP de Dracena no reconhecimento em prol do grande papel social que exercem na comunidade.

Palavras Chave: Cursinho, pré-vestibular, inclusão social.

Abstract: The preparatory course of Dracena UNESP had the beginning of its activities in August 2006, aiming to empower underserved public school students of the new high Paulista region to vestibular of Brazilian public and private universities. For this, the course has a team of teachers who are dedicated to teaching the basic subjects of high school. This study shows the effectiveness of a pre-university preparatory course in the life of a student, about to join a university. This paper aims to empower disadvantaged students Dracena and region for entry in Brazilian universities, by passing the entrance examinations. This work is intended to show that it is possible, through actions carried out by student teachers of Animal Science and Agricultural Engineering courses, free of charge and with support from Pro-rector the Unesp Extension, transmitting basic knowledge to interested students. These actions can be reached through different classes, such as video presentations, debates, discussions and lectures prepared from a apostilled teaching materials. Class events held outside the room as travel, career fairs and workshops with professionals from different disciplines, can be beneficial alternatives to enrich the teaching practice. From these experiences, there favoring the Unesp Dracena of the students in the recognition on behalf of the great social role they play in the community

.

Keywords: preparatory course, pre-university, social inclusion.

8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Título, autores ISSN 2176-9761

(2)

Introdução

A cidade de Dracena, localizada na região oeste do Estado de São Paulo, é carente de programas voltados aos cursinhos pré-vestibulares, mais especificamente de cursinhos públicos (MIYASHIRO, 2013) direcionados para alunos de ensino médio. Com o intuito de atender os estudantes que buscam por uma oportunidade de cursar um ensino superior na cidade de Dracena e região e promover a inserção desses jovens na universidade, foi criado o cursinho pré-vestibular Alvo, da UNESP de Dracena. Dentro desta realidade e com filosofia de inclusão social, o Campus da UNESP de Dracena vem oferecendo anualmente o cursinho gratuito, com o objetivo de oferecer oportunidade de estudo para alunos com bom desempenho escolar, oriundos de escolas públicas do município e região, tendo como finalidade, gerar impacto positivo desse tipo de atividade no âmbito social, pois há comunidades que não tem acesso a informações sobre a possibilidade de complementar a educação, após o término do ensino médio, com o auxilio de um cursinho pré-vestibular. A realização deste projeto contribui de forma bilateral com a universidade e com a comunidade, na medida em que oferece oportunidade aos acadêmicos dos cursos de Engenharia Agronômica e Zootecnia de serem professores de matérias fundamentais, base dos exames vestibulares. Essa ação vem contribuindo com a formação dos alunos da graduação e consequentemente, com o desenvolvimento da região, na medida em que contribui para a inserção dos interessados nas universidades públicas e privadas e também estimulando os acadêmicos dos cursos de Zootecnia e Engenharia Agronômica a atualizarem os estudos para ministrarem aulas nas diferentes disciplinas. O cursinho pré-vestibular vem auxiliando os alunos do ensino médio, a tomarem decisões, como obter uma formação profissional de sua escolha, antes de saírem para o mercado de trabalho, logo após o término da formação escolar.

Objetivos

O Cursinho Pré-Vestibular da UNESP de Dracena tem como objetivos: a capacitação dos alunos carentes com bom desempenho escolar, provenientes de Escolas Públicas, com o intuito de realizarem os exames vestibulares. Visa, ainda, a transmissão de conhecimentos básicos das diferentes disciplinas do ensino médio; o aprimoramento da prática pedagógica dos acadêmicos-professores na transmissão de conhecimentos básicos; o exercício de serviço social dentro da comunidade local e o reconhecimento

sobre a importância de seu papel como professor, enquanto aluno da instituição.

Material e Métodos

Para alcançar bons índices de aprovações nos exames vestibulares ao longo do ano, o cursinho pré-vestibular necessita seguir um cronograma de atividades que envolvam desde ações direcionadas à divulgação de informações sobre editais junto à comunidade até a preparação de aulas, aplicações de simulados e listas de exercícios, ou seja, uma série de ações voltadas à preparação dos alunos para os exames vestibulares. Sendo assim, nos dois primeiros meses do ano, são divulgadas as informações pertinentes ao cursinho e recebidas as inscrições dos candidatos interessados. Em seguida, é aplicada prova para a seleção dos candidatos e realizadas as inscrições dos aprovados para o cursinho pré-vestibular. De março a dezembro são ministrados os conteúdos de aulas correspondentes ao material apostilado recebido pela Pró-reitoria de Extensão Universitária (Proex) e disponibilizado gratuitamente aos alunos matriculados. A aplicação de simulados ocorre bimestralmente e atividades extracurriculares são realizadas com os alunos, previamente discutidas e preparadas durante o ano letivo. Alunos dos cursos de Engenharia Agronômica e Zootecnia da UNESP de Dracena são previamente selecionados para serem professores do Cursinho Pré-Vestibular Alvo de Dracena. As atividades dos professores preveem trabalhos de coordenação de equipe, seleção dos candidatos inscritos, distribuição de aulas, aplicação de provas e simulados e reuniões periódicas da equipe para alcançar os objetivos propostos, além do tempo destinado pelos alunos a ministrar especificamente as aulas das disciplinas da matriz curricular do ensino médio para alunos de Dracena e região.

Resultados e Discussão

(3)

8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Título, autores ISSN 2176-9761

Os resultados sobre o desempenho dos alunos que

cursaram o Cursinho Pré-vestibular Alvo da UNESP de Dracena, nos últimos três anos, estão apresentados na Tabela 1. No ano de 2012, as aprovações dos alunos, tanto em universidades públicas como privadas, tiveram um percentual de 84%. Na UNESP de Dracena, dois alunos entraram no Curso de Zootecnia. A cada ano, a aprovação dos alunos do Cursinho Alvo, em exames vestibulares, se mantém alta e significativa em relação à quantidade de alunos que frequentam o programa. No ano de 2013, o cursinho apresentava 60 vagas disponíveis, ao final do ano letivo, obtivemos o resultado de 56,6 % de aprovações dos alunos em universidades ou escolas de cursos preparatórios, já no ano de 2014, com o aumento do numero de vagas, para um total de 80 alunos , as aprovações foram de 21,25 %.

Além dos benefícios para os alunos, o projeto traz grandes melhorias aos discentes da UNESP, já que a preparação das aulas tende a aumentar a capacidade de memorização dos conhecimentos e ajuda na correção da postura em sala, além de promover melhoria da autoestima e segurança dos envolvidos. Auxilia ainda no posicionamento e postura em sala de aula, no treinamento para as apresentações de seminários e palestras e norteia a busca das informações técnicas e científicas para atualização do material didático.

A equipe de professores do Cursinho passa por constante troca de acadêmicos. Isso ocorre pela conquista e aprovação dos alunos em outras modalidades de bolsas e projetos científicos. Nos últimos três anos foram aproximadamente 50 alunos que se dividiram nas tarefas de preparação de aulas e condução das diferentes atividades que norteiam o programa do Cursinho Alvo. Desses, dois nomes se destacam, pela situação que os motivou a ingressarem no curso de Engenharia Agronômica na Unesp de Dracena: Jean Claudio Queiroz Cardoso e Caroline Correia Ribeiro foram alunos de cursinhos nas unidades de Presidente Prudente e Ilha Solteira e atualmente, pertencem à equipe de professores do Cursinho Alvo, desempenhando brilhantemente a função de professores.

Algumas inovações foram inseridas no cronograma de atividades no ano de 2014: as aulas sobre o assunto Atualidades, que segundo a equipe, estimulam os alunos a buscarem informações nos jornais e revistas de grande circulação no país, e os motivam a estarem sempre atualizados com relação aos fatos recentes e que merecem destaque no rol dos conhecimentos gerais.

Em 2015, foi instituída uma premiação aos professores que apresentaram os melhores desempenhos, nas três grandes áreas – Exatas, Biológicas e Humanas. A avaliação é feita pelos alunos, que ao final de cada semestre letivo, preenchem um questionário com vários quesitos sobre desempenho, similar ao que é realizado pelos acadêmicos dos cursos de Engenharia Agronômica e Zootecnia. No último semestre de 2015, três nomes se destacaram: duas alunas do curso Zootecnia e uma do curso de Engenharia Agronômica. Essa estratégia visa motivar a equipe e estimula os alunos na busca pelo aprimoramento profissional e valorização junto à comunidade. A equipe do Cursinho Alvo também é responsável pela condução dos trabalhos da Semana de Profissões no evento tradicional da UNESP de Dracena, o Dia de Campus, em que escolas de ensino médio tem a oportunidade de visitar o Campus e conhecer alguns projetos e trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos dos cursos de Zootecnia e Engenharia Agronômica.

(4)

Figura 2. Aplicação de simulados semestrais aos alunos do cursinho Alvo.

Figura 3. Apresentação do cursinho Alvo em escolas de ensino médio na cidade de Dracena.

Tabela 1. Aprovações de alunos que frequentaram o Cursinho Alvo da UNESP de Dracena em universidades nos anos de 2012, 2013 e 2014.

Conclusões

O Cursinho Pré-Vestibular Alvo é uma importante ferramenta de interação da universidade com a comunidade, por meio da transmissão de conhecimentos básicos e atualizados, de forma gratuita, aos estudantes carentes de Dracena e região. Também exerce o papel da inclusão social, na medida em que oferecem oportunidade aos menos favorecidos de poderem ingressar em universidades e ter acesso ao ensino de qualidade. Promove a melhoria da formação do graduando, já que na qualidade de professor, o aluno dedica mais tempo aos estudos na busca pelo aprimoramento dos conhecimentos.

Agradecimentos

Ao Rotary e Lyons Club do Brasil, Prefeitura Municipal e Empresas da região de Dracena, que apoiaram a implantação do Cursinho Alvo, e inicialmente colaboraram com bolsas de estudo e apoio incondicional ao desenvolvimento do programa;

À Pró-Reitoria de Extensão pelo envio do material didático e bolsas de extensão.

MIYASHIRO, T.T.N. Cursinho pré-vestibular da Unesp de Dracena ,2013.

Imagem

Figura  1.  Participação  do  cursinho  Alvo  no  Dia  de  Campus, UNESP Dracena.
Figura  3.  Apresentação  do  cursinho  Alvo  em  escolas de ensino médio na cidade de Dracena

Referências

Documentos relacionados

O conteúdo deste critério foi mudado para este Adendo e se aplica somente para auditorias de propriedades agrícolas de palmeira oleaginosa, cana-de-açúcar, soja, amendoim e

Campus Experimental de Dracena), Leonardo Seiji Sato (Dracena, UNESP, Campus Experimental de Dracena), Mayara de Moura Pereira (Dracena, UNESP, Campus Experimental de

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

O gráfico número 1, dá-nos uma perspectiva global da evolução do número de árbitros nas últimas épocas desportivas. Como se pode observar, o número de árbitros sofreu

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Kátia de Oliveira (Dracena, UNESP, Campus Experimental de Dracena), Janaina Carolina de Sá (Dracena, UNESP, Campus Experimental de Dracena), Francisca de Aquino Lima (Dracena,

Curso de Pós Graduação: Avaliações e Perícias de Engenharia pela Faculdade.. Oswaldo Cruz – São Paulo

Para maior eficiência no atendimento das necessidades dos vereadores e da população, bem como a racionalização administrativa, a Câmara Municipal de Londrina deverá investir