• Nenhum resultado encontrado

Características da fração lipídica de alguns peixes fluviais brasileiros.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Características da fração lipídica de alguns peixes fluviais brasileiros."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CARACTERÍSTICAS DA FRAÇÃO LIPÍDICA DE ALGUNS

PEIXES FLUVIAIS BRASILEIROS *

L. E . GUTIERREZ** W . P . CESAR J R . * * *

RESUMO

Diversas espécies de peixes fluviais brasileiros: pintado (Pseudoplaty stoma corruscans), mandi (Pimelodas darias), piava (Leporinus spL), piranha, peixe-cachorro (Acestrorhynchus falca¬ tus), saguiru {Curimata elegans) e lambari (Astianax bimaculatus) foram analisados quanto aos teores de lipídeos, colesterol, ácidos graxos livres e fração insaponificável. Foram encontradas diferenças significativas entre as espécies nas diversas análises efetuadas. A espécie mandi apresentou os teores mais elevados de lipídeos e colesterol. O colesterol parece ser o principal constituinte da fração insaponificável da gordura dos peixes estudados.

INTRODUÇÃO

Em nosso meio poucas são as referências sobre a composição quí-mica de peixes de águas fluviais, conforme recente revisão feita por

ANDRADE (1975).

A avaliação da composição química de peixes exige técnica apurada, pois esta varia com a idade e sexo do peixe, estação do ano, tendo, portanto, significado para um determinado lote de peixes (LOVE, 1957). O mesmo autor relatou que 2.000 espécies de peixes conhecidos, apenas 300 ou 400 foram analisados e na maioria de origem marinha.

A variação do teor de lipídeos em mandi, durante os doze meses do ano, foi estudada por ANDRADE (1975) que encontrou sensíveis alterações com máximo nos meses de dezembro e janeiro.

STANSBY (1951) estudou a correspondência do tamanho do peixe com o teor do óleo e concluiu que à medida que os peixes vão envelhe-cendo, apresentam teores mais elevados de gordura.

* Entregue para publicação em 2 6/ 4/ 1 9 7 6 .

* * Departamento de Química, E . S . A . "Luiz de Queiroz".

(2)

C A M A R G O t alii (1973) verificaram para peixes do rio M o g i - G u a ç u , capturados n o período de j u n h o a outubro, que os teores mais elevados de lipídeos f o r a m e n c o n t r a d o s para m a n d i u v a (Pimelodus clarias) e

piava (Leporinus capelandi) teores intermediários para d o u r a d o (Sal-minus maxillosus) e piapara (Leporinus piapara), e o teor mais b a i x o

para o c o r i m b a t á (Prochilodus ser of a).

O objetivo d o presente trabalho foi o de estudar a l g u m a s caracte-rísticas da fração lipídica (teores de lipídeos totais, colesterol, ácidos graxos livres e fração insaponificável de diversos peixes fluviais brasileiros.

M A T E R I A L Ε M É T O D O S

Seis espécies de peixes, piava (Leporinus s p . ) , peixe-cachorro (Acestrorhynchus falcatus), l a m b a r i (Astianax bimaculatus), saguiru

(Curimata elegans), m a n d i (Pimelodus clarias) e p i r a n h a ( n ã o foi

possível a classificação) f o r a m obtidos n o rio Piracicaba e pintado

(Pseuãoplatystoma corruscans) o b t i d o n o c o m é r c i o , f o r a m utilizados

nas determinações de lipídeos, colesterol, ácidos graxos livres e fração insaponificável.

Os peixes f o r a m obtidos n o m ê s de janeiro de 1975 e da c a p t u r a até o c o n g e l a m e n t o da carne a — 30°C h o u v e u m intervalo de 1 hora

( c o m e x c e ç ã o d o p i n t a d o ) .

Não foi feita a separação dos animais p o r sexo o u peso, observan-do-se o c o m p r i m e n t o :

(3)

deixando-se e m m a c e r a ç ã o por 4 horas à t e m p e r a t u r a ambiente. Para se evitar oxidacão, f o r a m a d i c i o n a d o s cristais de h i d r o a u i n o n a .

U m a alíquota do extrato foi utilizada para d e t e r m i n a ç ã o gravi-m é t r i c a do teor de lipídeos e outra .evanorada a 50°C para as dosagens de colesterol, fração insaponificável e ácidos graxos livres.

O d e l i n e a m e n t o inteiramente casualizado ( P I M E N T E L G O M E S . 1970) foi a d o t a d o para análise estatística c o m 4 repetições. Para as espécies lambari. saguiru e m a n d i , u m a repetição consistiu cie mistura de 5 animais. Para piava e peixe-cachorro, c a d a repetição foi constituída p o r 3 animais. N o caso de piranha e pintado, p o r 1 animal.

Para c o m p a r a ç ã o das médias f o r a m utilizados os testes F e T u k e y e a d o t a d o o nível de 5% de probabilidade para verificação de

signifi-cância. T o d o s os dados f o r a m t r a n s f o r m a d o s e m arcoseno \ / % ( F I S H E R e Y A T E S , 1971).

A fração insaponificável foi determinada s e g u n d o t é c n i c a descrita p o r E L O V S O N (1964).

O teor de colesterol foi d e t e r m i n a d o s e g u n d o p r o c e d i m e n t o descrito n o M a n u a l Clínico K L E T T - S U M M E R S O N .

O teor de ácidos graxos livres foi o b t i d o p o r titulação de amostras de lipídeos p o r solução de K O H 0,01 Ν e m e t a n o l 8 0 % e expressos e m p o r c e n t a g e n s de olêico.

R E S U L T A D O S Ε D I S C U S S Ã O

No quadro 1, o b s e r v a m o s variações significativas n o teor de lipídeos entre as diversas espécies, sendo que o m a n d i apresentou o teor mais elevado e foi diferente significativamente de todas as outras spécies analisadas. Os teores m a i s b a i x o s f o r a m e n c o n t r a d o s para piranha e peixe-cachorro.

Os resultados citados n o Q u a d r o 1 para m a n d i , p o d e m ser consi-derados c o m o inferiores aos apresentados p o r G U R G E L e F R E I T A S

(1972) que c i t a r a m u m a variação de 21,9 a 26,4%,-no filé, entretanto, os autores n ã o fizeram referências ao c o m p r i m e n t o ou peso dos peixes analisados. A N D R A D E (1975) e s t u d a n d o a parte comestível d o m a n d i

(Pimeloãus darias) d o rio Piracicaba, e n c o n t r o u u m a variação de 7,42

a 22,29% de lipídeos na matéria ú m i d a , d u r a n t e os doze meses do a n o

(4)

Os teores mais baixos de lipídeos apresentados neste trabalho para mandi, podem ser explicados pelo pequeno tamanho dos peixes anali-sados (15-20 c m ) , pois segundo STANSBY (1951) teores mais elevados foram encontrados em peixes adultos comparados com peixes jovens.

O coeficiente de variação encontrado (14,99%) no Quadro 1 pode ser considerado como relativamente alto, o que pode indicar a neces-sidade de um maior número de repetições. Este alto valor seria explicado pela grande variação que a composição química dos peixes sofre em função do sexo e estação do ano (LOVE, 1957) e idade (STANSBY,

1951). !

Se for adotada a classificação de STANSBY (1961) apenas o mandi pode ser considerado como semigordo e todas as outras espécies analisadas como peixes magros.

No Quadro 2 observamos diferenças significativas entre algumas espécies no teor de ácidos graxos livres. Os teores mais elevados foram encontrados no peixe-cachorro e piranha.

(5)

Nos Quadros 3 e 4 são apresentados os teores da fração insaponi-ficável e do colesterol. Diferenças significativas foram observadas entre as diversas espécies. Os teores mais elevados tanto de colesterol como da fração insaponificável foram encontrados na piava, piranha e peixe--cachorro.

Foi encontrada uma correlação positiva e significativa (r = 0,86) entre a fração insaponificável e o colesterol indicando que possivelmente o colesterol é o principal constituinte desta fração.

Observando-se os dados apresentados nos Quadros 3 e 4, pode-se verificar que para as espécies pintado, mandi e piava, o colesterol contribuiu com 61 a 79% da fração insaponificável enquanto que as demais espécies analisadas com 91 a 95%.

A partir dos dados dos Quadros 1 e 4 pode-se verificar que os teores médios de colesterol, expressos em miligramas por 100 gramas de carne fresca, foram: 169,03 para pintado; 376,89 para mandi; 224,24 para piava; 373,70 para piranha; 226,35 para peixe-cachorro; 124,58 para saguiru e 150,29 para lambari.

(6)
(7)

S U M M A R Y

L I P I D I C F R A C T I O N C H A R A C T E R I S T I C S O F S O M E B R A Z I L I A N F R E S H -- W A T E R F I S H E S

Several species o f brazilian fresh-water fishes: pintado (Pseudoplatysma corruscans),

mandi (Pimelodus darias), lambari (Astianax bimacidatus), peixe-cachorro (Acestrorhynchus

falcatiis), saguiru (Curimata elegans), piava (Leporinus s p . ) and piranha, were analised

in relation to lipid content, cholesterol, free fatty acids and ruonj-saponifiable fraction. Singinificant differences were observed between species in these several analysis. Higher oil e cholesterol contents were observed in mandi. Cholesterol was probably the principal

constituent of non-saponifiable fraction of the fishes studied.

L I T E R A T U R A C I T A D A

A N D R A D E , M A R Í L I A O . de. 1975 — Preparo, seleção, armazenamento e estudos químicos e sensorials de conservas de mandi, Pimelodus darias, Bloch. Dissertação de Mestrado.

Faculdade de Ciências Farmacêuticas. U S P São Paulo.

C A M A R G O , L . A . de Α . , W . J . Y A S A K A e S. O G A . 1973 — Constantes físicas e químicas dos extratos etéreos de alguns peixes brasileiros. Arch. Latinoam. Nutr., 2 3 :

135-144.

E L O V S O N , J. 1964 — Metabolism of some monohydroxys stearic acids in the intact rat. Biochim. Biophys. Acta;, 8 4 : 275-284.

F I S H E R , R . A . and F . Y A T E S . 1971 — Tabelas Estatísticas para Biologia, Medicina e

Agricultura. Editora Universidade de São Paulo.

F O L C H , J., M . L E E S and G . H . S L O A N E - S T A N L E Y . 1957 — A simple method for the isolation and purification of total lipids from animal tissues. J. Biol. Chem. 226:

497-509.

GURGEL, J . J . S . e J . V . F . F R E I T A S . 1972 — Sobre a composição química de doze espécies de peixes do valor comercial de açudes do Nordeste brasileiro. Boletim Técnico

( D N O C S ) , 30: 45-58.

K L E T T - S U M M E R S O N — Clinicai Manual Klett Manufacturing Co. New Y o r k .

L O V E , R . M . 1957 — The biochemical composition of Fish. In: Brown, M . E . The

Physiology of Fishes, vol. 1, p . 401-415. Academic Press. New Y o r k .

P I M E N T E L G O M E S , F . 1970 — Curso de Estatística Experimental. 4 .a ed. Escola Superior

de Agricultura "Luiz de Queiroz". Piracicaba.

S T A N S B Y , M . E . 1951 — Fish, shellfish and crustácea. In: J A C O B S , Μ . Β . The

Chemistry and technology of food and food products, vol. 2, p. 943-4. 2n d ed.

Inter-science. New Y o r k .

(8)

Referências

Documentos relacionados

expressão plástica, linguagem escrita, área de formação social e pessoal, respeito por si e pelo outro. Alunos do

Ao se fazer os contrastes não ortogonais para esta característica, apenas a comparação entre os híbridos obtidos no dialelo foi significativa, tendo a média dos materiais

Neste estudo foram analisado o potencial bactericida de tratamentos de superfície na liga Ti7,5Mo.. As amostras foram anodizadas em NH 4 F/H 2 O/glicerol para crescimento de

[r]

acolhida e a todos os professores que nos auxiliaram nessa caminhada... SUMÁRIO ,I RESUMO ABSTRACT APRESENTAÇÃO ... O professor e sua metodologia Do tradicional

f) A paratireoidectomia impôs uma correção mais rápida e significativa do cálcio e fósforo e apresentou maior taxa de função normal da glândula paratireoide ao

Com o título que pode ser traduzido como ―trabalho significativo: uma revisão sobre as mudanças organizacionais em direção à saúde e bem estar no trabalho‖

Para simulação foi desenvolvido um controle vetorial orientado pelo fluxo que controla uma fonte de alimentação, representando um conversor de frequência com topologia