• Nenhum resultado encontrado

O subprojeto PIBID na formação dos licenciandos em matemática de São José do Rio Preto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "O subprojeto PIBID na formação dos licenciandos em matemática de São José do Rio Preto"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

O SUBPROJETO PIBID NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Rita de Cássia Pavani Lamas (Instituto de BioCiências, Letras e Ciência Exatas de São José do Rio Preto); Dalva Maria de Oliveira Villarreal (Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira);Maristela Albertoni Lisboa (Escola Municipal Paul Percy Harris) ;Creusa Vicente dos Santos(Escola Municipal Paul Percy Harris)

Eixo Temático- Formação Inicial e Continuada de Professores- CAPES

Introdução

O subprojeto PIBID de Matemática denominado “Cursos de Licenciatura em Matemática da UNESP de São José do Rio Preto, Ilha Solteira e Presidente Prudente” está vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UNESP intitulado “O processo de formação de licenciandos: ações conjuntas da Universidade Pública e da Escola de Educação Básica”, coordenado institucionalmente pela Professora Doutora Maria Antonia Granville da UNESP de São José do Rio Preto.

Especificamente em São José do Rio Preto, o subprojeto está sendo desenvolvido na Escola Municipal Paul Percy Harris de São José do Rio Preto, sob a coordenação da professora Dalva Maria de Oliveira Villarreall e supervisão da professora Maristela Albertoni Lisboa, desde abril de 2010. A professora Rita de Cássia Pavani Lamas colabora no subprojeto orientando os oito alunos da Licenciatura em Matemática do Instituto de BioCiências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto (IBILCE-UNESP), bolsistas da CAPES.

As atividades propostas no subprojeto permitiram aperfeiçoar a formação dos futuros professores. Os bolsistas vivenciaram o cotidiano da escola conveniada e participaram de experiências metodológicas e tecnológicas, as quais contribuíram para a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de matemática de sexto a nono ano. O relato de como isso ocorreu será apresentado neste trabalho.

Desenvolvimento

(2)

desenvolvimento de atividades de regência, participação em reuniões e preparação de materiais/aula.

As atividades de regência envolveram o desenvolvimento de conteúdos específicos em sala de aula e orientação a grupos de alunos extraclasse (Figura 1). A orientação a grupos de alunos teve por objetivos:

• Sanar as dificuldades dos alunos em relação aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula;

• Aprofundar e fixar conceitos relacionados às provas de Olimpíadas de Matemática, Olimpíada Regional de São José do Rio Preto e Olimpíada Brasileira de Matemática.

(3)

A participação em reuniões na escola ficou restrita a participação semanal na Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC)(Figura 2, quarta foto). Mensalmente participaram de reunião na UNESP, com todos os integrantes do subprojeto, para orientação, avaliação e reformulações quando necessárias (Figura 2).

Todos os integrantes do grupo participaram dos seminários e oficinas propostos até então, os quais tiveram como objetivos principais socializar materiais didáticos estudados ou propostos pelos alunos e a apresentação da metodologia de resolução de problema escolhida para ser utilizada no subprojeto em São José do Rio Preto.

Metodologia e materiais

Nas atividades de regência os bolsistas foram orientados a trabalhar com materiais didáticos e/ou recurso computacional, além do uso da metodologia de resolução de problemas, com os objetivos de:

• Aperfeiçoar os seus conhecimentos;

• Visualizar formas alternativas de ensino-aprendizagem;

(4)

• Motivar os alunos da escola municipal Paul Percy Harris em sala de aula.

Para isso, tiveram a oportunidade de conhecer além dos livros didáticos indicados na própria escola, alguns trabalhos nesta direção, entre eles destacamos Kodama e Silva(2008), MACENO(2000), BORIN(1998), CARDOSO (1992), SMOLE(2007), POLYA(1977). O conhecimento adquirido foi apresentado na forma de seminário como já comentado anteriormente. Isso auxiliou na decisão de como trabalhar e qual material didático utilizar em sala de aula.

Em 2010, a ênfase foi dada aos jogos matemáticos. Foram aplicados, por exemplo, os jogos da figura 3. No entanto, foi utilizado recurso de informática para abordar o conteúdo de fração e foi utilizado o material dourado para esclarecer as operações básicas de adição e multiplicação extraclasse.

No momento, os bolsistas além dos jogos estão introduzindo o uso da lousa digital e materiais geométricos para o desenvolvimento dos conteúdos de geometria em sala de aula, tomando como base os materiais propostos em LAMAS et al.(2007) e LAMAS et al.(2006).

Na aplicação dos jogos os bolsistas estão aprimorando as situações problemas para um melhor desempenho dos alunos em relação a 2010. Na aplicação dos materiais geométricos as atividades estão sendo desenvolvidas de modo a possibilitar que o aluno visualize as propriedades geométricas antes de sua formalização.

(5)

Resultados

O desenvolvimento do subprojeto PIBID foi de estrema importância para a formação dos alunos da Licenciatura em Matemática de São José do Rio Preto. Resumidamente, o projeto permitiu:

• Conhecer o cotidiano da escola; • Aperfeiçoar os seus conhecimentos;

• Visualizar formas alternativas de ensino-aprendizagem;

• Aquisição da prática docente tanto na sala de aula quanto extraclasse; • Aquisição de responsabilidade;

• Conviver em grupo.

Também puderam participar de eventos científicos apresentando os resultados obtidos com os alunos da escola. Dentre eles citamos:

• Melhora na aprendizagem; • Melhora no comportamento;

• Melhores resultados nas avaliações da escola;

• Motivação dos alunos em aprender a matemática com o uso do material didático em sala de aula.

Essa foi uma prática que quase todos experimentaram pela primeira vez.

Conclusões

Pelos resultados apresentados o PIBID é um programa de suma importância para melhorar a aprendizagem dos alunos do ensino fundamental com relação aos conteúdos de matemática e na formação dos alunos de Licenciatura em Matemática.

Nas atividades de regência o bolsista pode perceber as dificuldades dos alunos e propor formas alternativas para solucioná-las. A participação no HTPC também foi enriquecedora para compreender toda a dinâmica da escola. Os estudos por eles realizados, além de enriquecer o seu conhecimento, levou a motivá-los a desenvolver pesquisa na área de educação matemática.

Referência Bibliográfica

(6)

[2]CARDOSO, VIRGÍNIA CARDOSO. Materiais didáticos para as quatro operações. São Paulo: IME/USP, 1992.

[3] KODAMA, H. M. Y., SILVA, Aparecida Francisco. Feche a Caixa da multiplicação. In: Núcleos de Ensino da Unesp, v.5, p. 214-226, 2008.

[4] LAMAS, R. C. P., CÁCERES, Alexsandra R, COSTA, Fabiana Mara da, PEREIRA, Inaiá Marina Constantino, MAURI, Juliana. Ensinando Área no Ensino Fundamental.In: Núcleos de Ensino da Unesp ed.São Paulo : Cultura Acadêmica, p. 430-449, 2007.

[5] LAMAS, R. C. P., CÁCERES, Alexsandra R, CHIRE, Verônica A Q, MAURI, Juliana, GALÃO, Paulo H. Atividades de geometria no Ensino Fundamental. In: Núcleos de Ensino da Unesp ed. São Paulo : Cultura Acadêmica, p. 576-584, 2006.

[6]MACEDO, L.; PETTY; A.L.S.P.; PASSOS, N.C. Aprender com Jogos e Situações Problemas. Porto Alegre: Artmed, 2000.

[7]POLYA, G. A. A arte de resolver problemas, Interciência, Rio de Janeiro, 1977. [8]Secretaria da Educação.Diretrizes Curriculares Para a Educação Básica da Disciplina de Matemática., 2008.

Referências

Documentos relacionados

traduz programas escritos em linguagem de alto nível para instruções de máquina – foi naturalmente escrito em assembler!.  A máquina era um IBM 704 –

Assim, quando desenvolvemos os talentos artísticos visando o louvor e a exaltação do nome do Senhor, na verdade, estamos exercitando na plenitude uma capacidade que nos foi

CONCEDER ½ (meia) diária ao servidor EDVAN ANTONIO DE SOUZA FERREIRA, AUXILIAR DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO, Matrícula 999.491, conforme autorização no âmbito do expediente

As demonstrações contábeis, que devem ser elaboradas pela entidade sem finalidade de lucros, são o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Período, a Demonstração

O Todos Pela Educação tem como missão trabalhar para que todas as crianças e jovens brasilei- ros tenham uma Educação de qualidade. Para isso, estabeleceu 5 Metas que devem

Como na Semana de Matemática do IBILCE- UNESP há participação de alunos e professores universitários da região de São José do Rio Preto e a maioria dos eventos em que os

São Paulo - No Brasil, pelo menos três drogas contra o câncer metastático (que se espalha pelo corpo) deverão chegar ao mercado até o fim do ano.. Duas estão em fase de

03 agosto/2019 Saúde coletiva e Políticas Públicas: obesidade e doenças associadas 8hs.. 17 agosto/2019 Saúde coletiva e Políticas Públicas: obesidade e doenças