• Nenhum resultado encontrado

Assistência de enfermagem em saúde coletiva: uma nova abordagem da metodologia do ensino no programa de especialização em enfermagem.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Assistência de enfermagem em saúde coletiva: uma nova abordagem da metodologia do ensino no programa de especialização em enfermagem."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA: UMA NOVA ABORDAGEM DA M ETODOLOGIA DO ENSINO NO PROGRAMA DE ESPECIALAÇÃO EM ENFERMAGEM.*

Emiko Yosikawa Egy**

Rosa Maria Godoy Sepa de Fonseca* *

RESUMO: As autoras relatam uma experiência pedagógica vivenciada n o ensino de enfermagem n o n ível de especial ização, a patir da aplicação de u m método baseado nos pressupostos do referencial teórico-filosóico do materialismo h istórico e dialético .

ABSTRACT: The authors repot a pedagogica l experience applied to the teaching process of the students of the n u rsing Assistance Specializatio n Programo The new teaching methodology was gu ided by the conceptual framework based u po n the principies of the h istorical-d ialetical-materialism.

INTRODUÇÃO

Este elato se refere à epeiência pedagógica vivenciada durante a tsmissão de conhecimentos sobre a "Assistência de Enfermagem em Saúde Co­ letiva", que constituiu um bloco da Área Temática "Bases metodológicas da Assistência de Enferma­ gem" do Cuso de Especialiação em Metodologia da Assistêcia de Enfennagem", ministado pela Escola Superior de Enfenagem de MossoÓ (ESEM), da Fundação Uiversidade Reioal do Rio Gade do Norte, em MossoÓ (RN).

O ensio deste bloco foi desenvolvido com base no referencial teórico metodológico do materialismo histórico e dialético, cujos pressupostos têm embasa­ do uma linha de conhecimentos relativos à assistência de enfermagem. (6) Dado que exeriências pedagógi­ cas este refeencial são relativamente escassas, es­ pecialmente na áea de efenagem, reputamos como da maior impoância relatar a pesente. Além de dar a conhecê-la atavés do relato, isto fará com que se possa tocar cohecimentos com outos autores que têm experienciado tbalhos com base neste refer­ encial.

DESCRiÇÃO DO CURSO E DO BLOCO RELATIVO

À

ASSISTÊNCIA DE

ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA

Prticiparam de tal curso 20 enfeneias cuja caracteriação seá eplicitada mais adiante. O bloco em tela teve duração de apoximadamente 100 horas, divididas em ensino teórico-prático e tablo de campo, com os seguintes objetivos:

1. Conhecer a proposta metodolóica da assistêcia de enfenagem utiliado o efeencial materia­ lista histórico e dialético.

2. Conhecer a possibilidade de aplicação do método a assistência de enfenagem nos íveis indivi­ dual, familiar e de pequenos grupos.

3. Elaborar proostas de aplicação do método a realidade da assistência à saúde de MossoÓ (RN). - Paa popiciar o desenvolvimento deste conteúdo

foram abordados os seguintes temas:

- As dferentes interpretações do pocesso saúde­ doença.

- A teoria da deteinação social do processo saú­ dedoença.

- A concepção de sociedade e estrutura social na

* Trabalho apresentado no I I I Conresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 1 Encontro de Saúde Coletiva do Cone Sul, Porto Alegre

(RS), 16 a 20 de maio de 1992.

* * Professoras Doutors do Deptamento d e Enfemagem e m Saúde Coletiva d a Escola d e Enfemagem a Univesidade d e São Paulo.

(2)

visão do mateialismo histórico e dialético.

- As bases teóicas do materialismo histórico e dia­ lético paa a apoximação do objeto fenomênico: conceitos, pressupostos e leis da dialética materia­ lista.

- A proosta metodológica de assistência de enfer­ magem baseada no materialismo histórico e dialé­ tico a indivíduos, famílias e pequenos gruos.

o PROCESSO ENSINOAPRENDAGEM

PERCORRIDO - PRESSUPOSTOS E ETAPAS DO MÉTODO

o processo ensino-apendizagem (PEA) adota­ do, baseou-se nos mesmos pressuostos e eapas da proposta metodológica assistencial oa em tela, en­ volvendo alunos e docentes em interação dialética, de foma que "o que aprender" se constituía em substa­ to teóico-prático do "como aprender".

Para aclaar a irmação acima, alguns pontos devem ser apofundados, como segue.

Em pimeiro lugar, á que se frisar que o conteú­ do teórico-pático do pograma foi bseado na eali­ dade das condições assistenciais de· saúde da região onde se localia o Município de MossoÚ (). Dos exemplos citados aos exercícios práticos, tudo se referia à realidade vivenciada, potanto conecida pelas alunas. Para que isto fosse ossível, ouve minucioso exame prévio, pelas docentes, de vários documentos que se referiam à estruturação sócio-eco­ nômica da região, dados do peil epidemiológico, estruturação do sistema político e de assistência à

saúde.

Além disto, as próprias etaps do método de assistência de efemagem, em esecial, a captação e a itepretação a elidade objetiva, em mito favo­ recé'm o coecimento sobre a realidade local para que a ela, a todo nstante, se pudesse eportar.

Com relação aos pressuostos do PEA, foram fomulados com base nas diferentes categoias do materialismo istóricó e dialético, cujo substato, por sua vez, é aquele das leis fudamentais da dialética mateialista.

Assim, deve ser considerado que a realidade ob­ jetiva de ensio-aprendizagem da temática em tela é

histórica, ou seja, depende da maneira como os ho­ mens istoicente se organizam em sociedade para prduzir e cO$tir,.o qe necessitam ara sobrevi­ ver e se eproduzir socialmente. Isto leva a que, na nossa elidade, orgaizada sob o modo de prodção

capialista, existam determinadas leis geis que re­ gem o aprendizado sobre as questões elativas à as­ sistência à saúde, compativeis com a ideologia que ermeia a organiação social sob este modo de po­ dução. (3)

Além disso, essa realidade é dinâmica ou seja. encontra-se em consante transfomação, sofrendo sucessivas modiicações no tempo e no espaço. Essas modiicações que são tanto quantiativs como qali­ tativas, não ocoem desordenaamente, mas sim, num processo sujeito a determinaas leis (3). Essas modiicações odem ser projetadas como o horizonte

que é "a antevisão da qualidade nova a que se quer chegar, enquanto lugar, conteúdo e pocesso; ão sendo meamente objetivo ou mea, é continuamente e-situado e re-osicionado no decorrer do caminho para o seu alcance. " (2) Ainda, este horizonte é diâ­ mico, históico e fomulado em conjunto com os diferentes atores sociais que participam do processo.

Disto decorre que o pocesso é funamentalmen­ te participativo, ou seja, as manifestações pessoais são colocadas no grupo paa que "sofam as amplia­ ções que lhes impõem as contaposições das vontades aleias; com isto, as pessoas odem compreender as aiculações entre as diferentes dimensões do objeto fenomênico (no caso, o PEA) e, em conjunto, cons­ truir alteativas de equacionamento das questões dentro de pesectivas grupais. (2)

As eapas do método são constituídas pela capa­ ção e intepretação da realidade objetiva refeente à situação dos conhecimentos dos alunos sobre a temá­ tica, paa que, ancoados nessa crítica, possam ser sugeridas e implementadas poostas de intervenção essa realidade. Isto deve ser feito, sem que se erca de vista que a mesma é apreendida em diferentes imensões ou totalidades, que aticuladas entre si, "manifestam o caráter interativo da unidade concrea das contadições eistentes. " Ainda, á que se consi­ der que uma dada totalidade encona-se subordia­ da ou sobredetemlinada por outa e tem elatividade istórica, ou seja, mutabilidade e limitabilidade tem­ oral e espacial. (2)

A inteveção na realidade objetiva se . dá de aneira ordenada e gradual, sendo redimensionada a partir de eintepetações que superam a contradição saber-não saber sobe deteminados conhecimentos. Estes, redimensioados, devem explicitar novas con­ tdições teórico-páticas de saber sobe-não saber sobre e e-situados.

(3)

res-ta cocretizá-la com o relato do processo pedagógico vivenciado, o que será feito, percorrendo-se as fases do mesmo. (4)

1 . Captação da real idade objetiva

Além do conhecimento anteior das cacterísi­ cas sociais da região, paa se proceder à capação da realidade, foi importante caracteriar as alunas que paticipavam do cuso, como segue.

O gruo era composto por 20 enfermeiras, a maioria com idade ente 25 e 40 anos (70%). As demais tinha idade acima desta faixa, sem o entanto ultrapassar os 50 anos.

Quase todas tinam cursado 1Raduação em enfer­ magem no Esado do Rio Gande do Note (90%), sendo que a maioia na pópria cidade de Mossoró, na Escola onde estava se desevolvedo o presente cur­ so. A éoca de término do Curso de Graduação vaiou do ano de 1 972 a 1 988, sendo que paticamente a metade duante a década de 70 (55%), e o restante durante a década seguinte (45%). A maior parte das alunas havia se formado entre 1 975 e 1 980 (45%).

As atividades que desemenhavam eram predo­ minaÚemente ligadas à formação de ecursos hua­ nos em enfermagem. Assim, das 20 paticiantes do cuso, 1 1 erm docentes da ESEM (5 5%), sendo que 2 delas desemenavm outras unções como enfer­ meiras hospitalares, além da docência. Além a dire­ toa e da vice-diretoa da escola e das coordenadoras de cursos de graduação e ós-gaduação "sensu latu", estavam presentes professoras de quase todas as dis­ ciplinas esecíicas de enfemagem.

Além s docentes, avia inda pessoas deseme­

nado funções administativas em várias instituições públicas (secetarias mnicipais e esadual de saúde, Istiuto Nacional de Seguridade Social, Hospitais e Unidades Básicas de Saúde) e privadas (hospiais). Aina qunto ao tabalho, 1 3 aluas tinham apes um vínculo empregaicio, 6 im 2, e 1 ia 3 .

Quanto à formação poissional, 1 1 alunas ti­ m outros cursos além da gaduação, entre habili­ tações e esecializações, sendo que 4 delas tiam mais de um cuso deste tio.

Paa conhecer melhor a realidade objetiva foam ainda veriicadas as epectativas ds alunas em rela­ ção ao pograma a ser desenvolvido.

A maioria delas revelou que tinha como expecta­ tiva compreeder o método poposto com a ialidade de rediecionar ou transformr a sua pática de

enfer-magem, ssistenci}l ou de ensio. Paa algumas alu­ nas, compreender uma proposta metodológica de as­ sistência, baseaa num referecial diferente do que havia direcionado a sua prática até então, constituía num desio. Declaavam aida que espeavam en­ contrar nestes conhecimentos, alteativas paa a su­ peração as fustações que esa prática lhes causava.

Alguns depoimentos odem ilustar ests airma­ ções:

"Diante daformação positivista que tive durante a graduação, tenho curiosidade de conhecer o método dialético e aprofun­ dar sobre o mesmo para poder optar por uma linha de pensamento, na perspectiva de redirecionar a minha prática. "

"Minha expectativa em relação a esta unidade é grande, pois sinto-me ansiosa em relação à nossa prática. Gostaria de junto com vocês rever esta prática, pro­

curando o porquê dela ser assim e procu­ rar ransformá-Ia, na medida do possível, aceitando os avanços e retrocessos. "

Além das expectativas, foi pedido que as alunas explicitassem as conceções de saúde�oença e de enfermagem que subjzian à sua pática assistencil, pática esa objetivada atrav

s da narrativa de uma situação vivenciada de assistência de enfermagem.

Nessas narativas, apesar de algumas vezes, não apaecerem clmente acoadas à situação assisten­ cial, as concepções de saúde-doença revelavam a visão multicausal do processo saúde�oença, atri­ buindo as suas manifestações a fatoes isolados ou ao equilíbrio/desequilíbrio do organismo humano. Vá­ rias aluns identiicaram na sua arativa, um concei­ to de saúde reduzido, sigicado apeas a ausêcia de doença. Com base nisto, a assistência de eferma­ gem prestada foi identiicada como "cuativa", "in­ dividual ", "assistencialisa", reiterativa' e voltada apeas pra a recueração momenâea de um dado equilíbio orgânico. >ara algumas delas, no mximo, atendia a algumas �'necessidades" bio-psíquicas afe­ tadas, expliciadas sob a ótica do agente que assiste.

2. A interpretação da realidade objetiva

Além do exame inucioso dos dados obtidos or escrito, houve a discussão em gupo das concepções de saúde�oença e de assistência de efenagem pre­ dominantes no gruo, explicitadas atavés de cola­ gens e exemplos de situações vivenciadas, ou obser­ vads, durante a captação da realidade objetiva a

(4)

situação assistencial de saúde da Região.

Em todas essas ocasiões, a interpeação ea feita tomando-se como base os conhecimentos atais, em relação às diferentes cocepções ilosóicas, que em­ basavam o entendimento do gupo sobre os temas abordados.

Veriicou-se que a prática hegemônica cores­ polia a uma visão idealista de mudo, reletindo pressupostos mecanicistas para a abordagem e inter­ venção a elidade. Esta, por isto mesmo, nem sem­ pre provocava tnsformações no sentido desejado pelas aluas, gerndo sentimentos de fustação e impotêcia diante da enormidade dos pobleas de­ tectados. Isto explicava, iclusive, s expectativas em relação a proostas ais ansformadoras, mais ade­ rentes s necessidades de saúde da coletividade e mais ataentes e realiadoras paa as execentes de enfer­ magem.

3. A reconstrução de um projeto de intevenção na realidade objetiva

A progmação com o seu corespodente desdo� bamento temático, projetada extemente ao conta­ to com o gupo de aluas, como foi relatado anteior­ mente, baseou-se s conadições existentes dento da totalidade aior, ou seja, a possibiliade e a ne­ cessidade da abordagem fenomênica, passndo da conceção mecanicista à conceção dialética do pro­ cesso edagóico e do pocesso saúde-doença.

Ao se tor concreto a totalidade subaltea à anterior, re-situada a parir da visualização a praxis que opea a realidade local, o projeto de inteVeção foi reorientado o sentido de dar ligação do "viven­ ciado da pática" à poositura teórica, para pemitir a articulação entre as duas totalidades subaltes e conseqüentemente, entre outas totalidades reveladas a ptir do exame detalhado e dialético da realidade.

Nessa (reconstrução do pojeto de inteVenção, é feita a confrontação entre a inteVeção projeada e a ealidade objetivada, da seguinte maneira: as neces­ sidades e as ossibilidades de desevolvimento do processo edagóico em São Paulo (onde residem e tabalam as docentes) e as possibilidades e as neces­ sidades de desenvolvimento do projeto em Mossoró. Petencentes mbas s cidades à mesa estrutuação de sciedade, a brasileira, o entanto, guardam espe­ ciicidades difeenciais da correlação de foças exis­ tente as difeentes formas de relações de produção

(aesar de no mesmo sistema). Destaca-se, neste sen­ tido, a confonação e luta de oder quase "à pele"

existente em regiões diferentes da grande metrópole,

onde esta também persiste, orém peVersamente di­ luída.

O orizonte antevisto permite, no entanto, epen­ sar o caminho para a sua apeensão e neste caminho buscar os pontos de vulnerabiliade paa a transfor­ ação, sempre quantitativas a priori, para se transfor­ maem em qualitativas, a osterior.

4. A intevenção na realidade objetiva

Foi feita tomado-se como base o desenvolvi­ mento do póprio conteúdo proposto (temas), articu­ lado às condições concretas da realidade local, prin­ cipalmente no que se .referia à abordagem da poble­ mática de saúde regional.

As estratégias utiliadas paa a reconstrução do

saber foram exposições· dialogadas, leituas de textos

básicos e discussões em grupo, elaboração de exercí­

cios e trabalhos de camo,· sempre que possível nos

própios locais de rabalho das alunas.

5. A reinterpretação da realidade objetiva

Além de ercorer todas as demais fases para propiciar, quado necessário, o edirecionamento do pocesso inteVentivo; a. rei nte pretação da realidade objetiva se deu, priicipahnente, através de avaliações parciais durante o desenvolvimento do programa e uma avaliação ial do pogranla, referente tanto à apreciação do conteúdo como da forma de abordagem da temática. Esta foma,. por sua vez, referia-se ao

pocesso peagógico implementado. .

Esta avaliação revelou que quanto ao conteúdo, foi ossível atender às exectativas iniciais, sendo que algumas alunas Citrl que estas foam mesmo sueradas. Muitas reconheceam ser possível, com os ovos conhecimentos adquiridos, visualizar a tans­ formação da sua pática. Esta visão, no entanto, não evelava uma ostua ingênua de. oerar milagres atavés da implementação de uma proposta inovado­

a, senão que o progama desenvolvido havia se cons­

tiuído em um início de tansformação, necessitando

o apofundamento osterior paa que, efetivamente, a

práica pudesse ser transfomada. Alns depoimen­

tos ilustam estes achados:

(5)

minha cabeça se enconra bastante con­ fusa (uma confusão positiva), pois o peso

da responsabilidade agora é bem maior em relação à ransformação da prática . . . " (..) o positivo deste bloco é que, a partir da troca de experiêncis, entendemos a necessidade de fazer várias leituras, no meu entender, não só leituras, mas tentar construir um grupo que tenha interesse em aprofundar para juntos construirmos algo mais concreto. "

Quanto à fona, O processo pedagógico foi con-siderado excelente or várias azões:

propiciou adeência entre a teoria e a prática; manteve-se ancorado a realidade local, o que tomou cocreta a abordagem das questões relati­ vas à poblemática da assistência à saúde; propiciou a participação de ambos, professores e alunos, num processo efetivo de troca de exeriên­ cias e conhecimentos.

Alguns depoimentos exempliicam a avliação feita:

"Quanto ao processo pedagógico foi óti­ mo porque para mim tratou-se de uma inovação. "

"(..) no decorrer do curso tive êxito pois os pressupostos estavam bem explícitos; em cada exemplo citado, tive maior ino­ vação para o nosso trabalho. As etapas foram interessantes pois sem elas não se­

ria possível alcançar o horizonte. " "O processo pedagógico deixou o aluno à vontade para manfestar suas dúvidas. "

"A teoria e a práticaforam coerentes, nos levando a ver a realidade objetiva dentro de uma nova concepção. "

A importncia dessas mifestações sobre o po­ cesso vivenciado, eside nu fato de que, a cosciência . mior sobre o processo de trabalho de caa um e a aiculação deste com a realidade social, em que e sem as iferençs no Ívl desta consciência, er­ mitem edeinir o oizote de tansfonação de cada realidade objetiva. Aos agentes extenos (nós

docen-tes, pertencentes a lugaes e espaços diferenciados) e passageiros, não é dado o conecimento ampliado da totalidade no curto espaço de temo em que se inter­ faceia com a ealidade. Potanto, a estes, comete tão somente introduzir os mecismos de apreesão dia­ lética da totalidade, espriando as lteativas de sueação visulizadas da persectiva de outro foco vivencia!.

Buscr os pontos de vulnerabilidade, por eferên­ cia à compreensão da iâmica e historicidade da costução da realiade mossoroense, é o ssível so­ mente numa construção conjunta enraizada o saber e no reensar critico sobre este saber, oriundos dos quotidianos vividos.

A SíNTESE DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA

A condução desta exeriêcia trouxe uma contri­ buição vliosa paa o reensar do prCesso edagógi­ co equanto instrumento paa a constução do saber cítico e orientado paa a� possibilidades e ecessida­ des de intevenção a ealidade objetiva de esino, assistêcia e planiicação da saúde da egião, onde foi desenvolvido o progama de ensio.

É

preciso sempre recolocr que o mateilismo histórico e dialético, ou seja, o efeencial ilosóico em que este abalho se fudamenta, introduz uma visão de mudo e portanto um dado modo de air ele e diante dele. Esa visão de mundo se refere, de fato, ao conjunto de princípios, ontos de visa e covic­ ções que determim a atiude do homem em relação

à realidade e a si próprio e, or coseqüência, a orientação da atividade de cada essoa concea, gu­ o social, classe ou sociedade em gera!. (5)

Além disso, paa entender a visão de mundo do conjunto das essoas envolvidas e a pópria ealidade objetiva em que esta visão se dá, ao desenvolver este pocesso, deve-se buscar a dialetiação das icula­ ções, ente outas: da conformação do sistema de saúde e de educação vigentes e dos tbalhadores em saúde e de enfenagem; s ecessidades da popula­ ção, difeenc)das pela sua iseção em dfeentes classes sociais; da expessão da singulaiade do nexo bio-psíquico; 0 discrso e a concretude s olíti­ cas de educação e de saúde. ( 1 )

(6)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

" "

I . EGR Y, E. Y. Sistematização da ssistência de enfenllagem em saúde coletiva orientada pelo materialismo histórico e dialético: em busca da unicidade entre o saber e o fzer. In:

SEMANA WANDA DE AGUIAR HORTA, 3, São Paulo, 1 989. A nais ... São Paulo, Escola de Enfemlagem da USP, 1 990. p. 97- 1 10.

2. FONSECA, R.M.G.S. da; BERTOLOZZI, M. R. Método de assistência de enfermagem em saúde coletiva orientado pelo materialismo histórico e dialético: o entendimento do processo para a aplicação do instrumento. Apresentado ao 42° Congresso Brasileiro de Enfenagem, Natal, 1 990. (mimeo).

3. . Mulher, reprodução biolgica e c/asse social:a compreensão do nexo coesivo através do estudo dialético do peil reprodutivo biológico de mulheres aten­ didas nas Unidades Básicas de Saúde. São Paulo, 1 990. 336 p. Tese (Doutorado) - Escola de Enfennagem, Univer­ sidade de São Paulo.

4. et aI. Desenvolvendo um processo ensino

-aprendizagem: pressupostos e método de ensino da disci­

plina Enfenllagem Preventiva e Comunitária do Curso de Graduação em Enfenagem. Rev. Esc. Enf USP, 1 993 (no prelo)

5. HANN, E., KOSING, A. A ilosoia marxista-leninista: curso básico. Lisboa: Avnte, 1983.

6. QUEIRÓZ, V.M. e EGRY, E.Y. Bases metodológicas pra 1

assistência de efenagem fundamentada no materialismo

histórico e dialético. Rev. Bras. Enf, v. 4 1 , n. 1, p. 26-33,

Referências

Documentos relacionados

No universo infantil, os conhecimentos prévios podem ser considerados como o resultado das concepções de mundo das crianças, estruturado a partir das interações sensoriais, afetivas e

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

Vale ressaltar que, para direcionar os trabalhos da Coordenação Estadual do Projeto, é imprescindível que a mesma elabore seu Planejamento Estratégico, pois para Mintzberg (2006,

As análises do Projeto de Redesenho Curricular (PRC) das três escolas pesquisadas tiveram como suporte teórico os estudos de Mainardes (2006). Foi possível perceber

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

O Documento Orientador de 2013, dispondo sobre as atribuições do (a) professor (a) articulador (a) de projetos, determina que ele (a) deverá estar lotado (a) na unidade escolar,

Para solucionar ou pelo menos minimizar a falta ou infrequência dos alunos dos anos finais inscritos no PME, essa proposta de intervenção pedagógica para o desenvolvimento

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado