• Nenhum resultado encontrado

Parkinsonismo associado a tumor cerebral relato de caso.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Parkinsonismo associado a tumor cerebral relato de caso."

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

PARKINSONISMO ASSOCIADO A TUMOR CEREBRAL

RELATO DE CASO

EGBERTO R. BARBOSA * — MANOEL J. TEIXEIRA * CLAUDIA J. CHAVES ** — MILBERTO SCAFF ***

RESUMO — Descreve-se o caso de paciente com síndrome parkinsoniana à direita, associada a dis-funções cognitivas e síndrome de hipertensão intracraniana. A tomografia de crânio e o estudo angiográfico de vasos intracranianos demonstraram a presença de volumoso processo expansivo fronto-temporal esquerdo. A eletromiografia revelou tremor de repouso com frequência de 4 a 6 ciclos por segundo. A paciente foi submetida a ressecção cirúrgica da massa tumoral, cujo exame histológico revelou tratar-se de meningioma. A evolução pós-operatória foi exce-lente e após dois meses todas as anormalidades neurológicas haviam desaparecido. Um ano após a remoção do tumor a paciente permanecia assintomática sem uso de qualquer medi-cação. São discutidos aspectos fisiopatológicos do parkinsonismo por processo expansivo e as particularidades do presente caso são analisadas em confronto a dados da literatura.

RESUMO — Descreve-se o caso de paciente com síndrome parkinsoniana à direita, associada a dis-funções- cognitivas e síndrome de hipertensão intracraniana. A tomografia de crânio e o estudo angiogfáfico de vasos intracranianos demonstraram a presença de volumoso processo expansivo fronto-temporal esquerdo. A eletromiografia revelou tremor de repouso com frequência de 4 a 6 ciclos por segundo. A paciente foi submetida a ressecção cirúrgica da massa tumoral, cujo exame histológico revelou tratar-se de meningioma. A evolução pós-operatória foi exce-lente e após dois meses todas as anormalidades neurológicas haviam desaparecido. Um ano após a remoção do tumor a paciente permanecia assintomática sem uso de qualquer medi-cação. São discutidos aspectos fisiopatológicos do parkinsonismo por processo expansivo e as particularidades do presente caso são analisadas em confronto a dados da literatura.

Parkinsonism associated to brain tumor: case report.

SUMMARY — We are presenting an uncommon case of cerebral tumor whose major mani-festation w a s parkinsonism. The patient was a 50-year-old woman presented with a 5-month history of tremor of the right hand, particularly at rest, and headache. On neurological examination of March, 1987 there were: slight right-sided hemiparesis with symmetrical hiperreflexia; discrete bradykinesia in combination with cogwheel rigidity also on the right-side; resting tremor of the right hand; and bilateral papilledema. The neuropsycho-¬ logycal examination disclosed: nominative aphasia, impaired recent memory and right-left disorientation. The computed tomography showed a large, left frontotemporal tumor. Angio-grams of the left internal and external carotid arteries revealed a tumor blush in the left frontotemporal region supplied by a enlarged middle meningeal artery. An electromyogram revealed a 4-6 HZ tremor on right hand. A course of treatment with dexametasone 16mg/day and levodopa plus benzerazine (500mg/day) was unsuccessful. A left fronto-temporo-parietal craniotomy was performed and an attached sphenoid wing tumor was mtacroseopically com-pletely removed. Microscopy indicated that the tumor was a meningioma. Postoperativelly, the patient made an uneventful recovery. After two weeks, her right-sided palsy and parkinsonism had disappeared, and neuropsyehologyeal deficits improved. Two months later there was no abnormalities on neurological and neuropsyehologycal examination. It was concluded that the parkinsonism was caused by mechanical pressure on the basal ganglia.

Síndrome parkinsoniana ( S P ) raramente tem como causa um processo expan-sivo intracraniano. As primeiras descrições dessa condição, porém, datam do início do século 4,10.

O presente relato tem como objetivo a apresentação de paciente com tumor cerebral cuja principal manifestação neurológica era uma S P .

Trabalho do Grupo de Estudos de Afecções Extrapiramidais da Divisão de Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP): * Médico Assistente; ** Médica Preceptora; *** Professor Titular.

(2)

OBSERVAÇÃO

LfMS (RG-HC 2467947-F), paciente com 50 a n o s de idade, do sexo feminino, cor branca, foi a t e n d i d a inicialmente no Ambulatório de Afecções E x t r a p i r a m i d a i s da Divisão de Clínica Neurológica do H C - F M U S P em março-1987. R e l a t a v a cefaléia holocraniana há 5 meses e t r e m o r no m e mb r o s u p e r i o r direito (D) associado à dificuldade de movimentação desse seg-m e n t o corpóreo há 1 seg-mês. O exaseg-me neurológico evidenciou: heseg-miparesia D coseg-mpleta, discreta, com predomínio facial; reflexos miotáticos vivos e simétricos; oligocinesia, rigidez e t r e m o r de repouso envolvendo o hemicorpo D, de modo mais acentuado o m e m b r o superior. O exame de fundo de olho mostrou edema de papila bilateral. A avaliação neuropsicológica demonstrou déficit de memória de fixação, disfasia nominativa e desorientação d i r e t a - e s q u e r d a . A tomo-grafia de crânio (TC) revelou presença de processo expansivo fronto-temporal esquerdo ( E ) , isoatenuante em relação ao p a r ê n q u i m a adjacente e a p r e s e n t a n d o captação homogênea do meio de c o n t r a s t e ( F i g u r a IA). O estudo angiográfico de vasos i n t r a c r a n i a n o s m o s t r o u : desvio redondo, acentuado, p a r a a D d a s a r t é r i a s c e r e b r a i s anteriores e em m e n o r g r a u da veia cerebral i n t e r n a ; r e b a i x a m e n t o a n t e r i o r do t r i â n g u l o silviano à E; e volumosa lesão expansiva frontal E n u t r i d a p r e d o m i n a n t e m e n t e pela a r t é r i a meníngea média ipsilateral, que se apre-sentava d i l a t a d a ( F i g u r a 1B). À eletromiografia foi r e g i s t r a d o t r e m o r na mão D com fre-qüência de 4 a 6 ciclos por segundo. F o i i n t r o d u z i d a d e x a m e t a s o n a (16 m g / d i a ) e levodopa e benzerazida ( 5 0 0 m g / d i a ) , com discreta melhora do tremor.

A paciente foi s u b m e t i d a a craniotomia fronto-têmporo-parietal E, sendo removida tumo-r a ç ã o que se implantava na potumo-rção latetumo-ral da asa do esfenóide e se e x p a n d i a medialmente e p a r a cima em direção à região frontal. O exame histológico revelou meningioma. A evo-lução pós-operatória ioi excelente e após duas semanas (sem medicação antiparkinsoniarua) os sinais parkinsonianos haviam desaparecido, assim como a hemiparesia D. P e r s i s t i r a m , atenua-dos, o edema de papila e as disfunções neuropsicológicas. A reavaliação após dois meses já não revelava q u a i s q u e r anormalidades. Após 1 ano a paciente permanecia assintomática e a TC de controle de 15-07-88 revelava apenas pequena á r e a hipodensa frontal E ( F i g u r a 1C).

COMENTÁRIOS

SP consequente a processo expansivo intracraniano admite dois mecanismos

fisiopatológicos. O primeiro está relacionado à presença de lesão axial ou extra-axial

no compartimento supratentorial, exercendo efeito compressivo (ou infiltrativo)

so-bre os gânglios da base e/ou eferências nigrais, que se destinam ao striatum, ou

ainda sobre áreas corticais pre-motoras (ou mesmo área motora suplementar) que

mantém conexões com o sistema extrapiramidal

1 , 6 , 1 1 , 1 2 ; n o

presente caso, a

locali-zação do tumor na região fronto-temporal sugeria que processos fisiopatológicos da

natureza dos mencionados estavam implicados na gênese da SP. A segunda condição

que pode determinar o aparecimento de SP é aquela em que o processo expansivo

está localizado na fossa posterior e exerce compressão direta sobre o mesencéfalo

afetando os neurônios nigrais 9; essa situação é mais rara porém, já em 1893, Blocq

e Marinescu (cit. por F a h n

4

) descreveram caso de tuberculoma localizado no

teg-mento mesencefálico e provocando uma SP no hemicorpo contralteral.

Polyzoidis e col. n, em revisão de literatura sobre essa condição, constataram

que, de 49 casos analisados, 19 eram meningiomas (38,8%). Portanto, assim como

no presente caso, este é o tipo de processo expansivo mais frequentemente

relacio-nado à SP e as localizações mais comuns são, pela ordem: região parietal, temporal

e frontal. No presente caso, o tumor, embora de localização predominantemente

fron-tal, tinha sua origem na região temporal (asa do esfenóide). Os gliomas, em

nú-mero de 14 (28,5%f), representaram o segundo tipo mais frequente. Mais raramente

podem estar presentes: adenoma de hipófise, hematoma subdural, cisto de fossa

pos-terior, craniofaringioma e meduloblastoma 3,4,7,8,13.

(3)

craniofarin-gioma, com evolução fatal; o exame pós-mortem mostrou acentuada redução da

con-centração de dopamina no striatum, além de diminuição de receptores dopaminérgicos

no putâmen; neste caso ficaram documentadas bioquimicamente as alterações que,

su-põe-se, devam estar presentes nos casos de SP induzida por processo expansivo.

A SP associada a processo expansivo consiste na combinação em graus

variá-veis de oligocinesia, rigidez e tremor e, portanto, não tem peculiaridades que

indi-quem sua causa. A suspeição de parkinsonismo secundário pode advir da associação

em alguma fase da evolução de sintomas, ou sinais indicativos de hipertensão

intra-craniana ou lesão piramidal.

A resposta à levodopa no caso em questão foi insatisfatória mas nos pacientes

descritos por Lhermitte e col.6

e

Straube e Sigel 12 a eficácia dessa droga

compara-va-se à observada no tratamento da doença de Parkinson.

Concluindo, a SP determinada por massas intracranianas, embora rara,

justi-fica a investigação de rotina por métodos de neuro-imagem de todos os casos de

parkinsonismo sem etiologia definida, pois as manifestações clínicas dessa condição

podem ser indistinguíveis da doença de Parkinson.

R E F E R Ê N C I A S

1. Bonduelle M, L o r m e a u G, Zalzai P. T r e m b l e m e n t d ' a t t i t u d e du m e m b r e superior gauche, révélateur d ' u n volumineux méningioma de la, faux c o n t r a l a t e r a l ( p r é s e n t a t i o n de m a l a d e ) . Rev Neurol ( P a r i s ) 1970, 122:375-376.

REFERÊNCIAS

(4)

2. F a h n S. Secundary parkinsonism. In Goldensohn ES, Appel SH (eds) : Scientific Approa-ches to Clinical Neurology. P h i l a d e l p h i a : L e a and P e b i g e r , 1977, p 1159-1189.

3. Garcia de Yebenes I, Gervas J J , Iglesias J, Mena AA, Martin de Rio R, Somoza E. Biochemical findings in a case of parkinsonism secondary to brain tumor. Ann Neurol 1982, 11 : 313-316.

4. H u n t EL, Lisa J R . F r o n t a l lobe t u m o r : a case s i m u l a t i n g epidemic encephalitis with P a r k i n s o n ' s syndrome. J Am Med Ass 1927, 89 : 1674-1676.

5. L e e n d e r s K L , F i n d l e y L J , Cleeves L. P E T before and after s u r g e r y for t u m o r induced parkinsonism. Neurology 1986, 36 : 1074-1078.

6. L h e r m i t t e F, Agyd Y, S e r d a r u M, Guimarães J. Syndrome parkinsonien, t u m o r frontale et L-DOPA. Rev Neurol ( P a r i s ) 1984, 140:138-139.

7. Musella R, Elvibge AR. P a r k i n s o n i a n - l i k e s y n d r o m e caused by cyst in posterior fossa. J N e u r o s u r g 1964, 21 : 62-65.

8. Okada K, N a k a s h i m a H, I s h i b a s h i A, W a t a n a b e M, K u r a m o t o S. P a r k i n s o n i s m associated with a brain t u m o r : a case of convexity meningioma. K u r u m e Med J 1983, 30 : 97-101. S. Oliver L. P a r k i n s o n i s m due to m i d b r a i n compression. Lancet 1959, 2 : 817-819.

10. P a k e r H L . T u m o r s of the brain s i m u l a t i n g epidemic encephalitis and involving the third ventricle, t h e fourth ventricle, and t h e basal g a n g l i a : r e p o r t of t h r e e cases. J Nerv Ment Dis 1923, 58 : 1-15.

11. Polysoidis K S , McQueen J P , R a j p u t AH, M c F a d y n D J . P a r k i n s o n i s m as a manifestation of brain tumor. S u r g Neurol 1985, 23:59-63.

12. S t r a u b e A, Sigel K. P a r k i n s o n i s m s y n d r o m e caused by a t u m o u r of t h e left supplemen-t a r y m o supplemen-t o r area. Neurology 1988, 730-731.

Referências

Documentos relacionados

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Segundo cartas convites elaboradas pelo CAEd para os cursistas que participaram das oficinas de divulgação dos resultados do Avalia BH, o propósito desse evento

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

Pensar a formação continuada como uma das possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal é refletir também sobre a diversidade encontrada diante

Para além deste componente mais prático, a formação académica do 6º ano do MIM incluiu ainda disciplinas de cariz teórico, nomeadamente, a Unidade Curricular de

A Rhodotorula mucilaginosa também esteve presente durante todo o ensaio, à excepção das águas drenadas do substrato 1 nos meses de novembro, fevereiro e março, mas como

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Correlação entre os valores do limite de liquidez obtidos pelos métodos de Casagrande e cone de queda livre para diferentes materiais.. Bruno de Oliveira