• Nenhum resultado encontrado

Atividade colinesterásica no plasma e em eritrócitos de pacientes com as formas cardíaca e indeterminada da doença de Chagas.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Atividade colinesterásica no plasma e em eritrócitos de pacientes com as formas cardíaca e indeterminada da doença de Chagas."

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

Revista da Sociedade Brasileira de M edicina Tropical

19(3): 157-160, Jul-Set, 1986

A T IV ID A D E C O L IN E ST E R Á S IC A N O P L A SM A E

E M E R IT R Ó C IT O S D E P A C IE N T E S C O M A S F O R M A S

C A R D ÍA C A E IN D E T E R M IN A D A D A D O E N Ç A D E C H A G A S

Roseli A. S. Gomes, Lineu J. Miziara, José Geraldo F. Gonçalves,

Kleber G. Franchini e Valdemar Hial.

A a ti v i d a d e c o lin e s te r á s ic a f o i d e te r m in a d a n o p l a s m a e e m e r itr ó c ito s d e 1 0 in d iv íd u o s n o r m a is e e m 2 6 p a c i e n te s c h a g á s ic o s c r ô n ic o s , s e n d o 6 c o m in su fic iê n c ia c a r d ía c a c o n g e s tiv a c o m p e n s a d a , 1 0 c o m c a r d io p a tia s e m in s u fic iê n c ia c a r d ía c a c o n g e s tiv a e 1 0 c o m a f o r m a in d e te r m in a d a . O s v a lo r e s e n z im á tic o s e n c o n tr a d o s f o r a m ( m é d ia ± s d ) : 2 1 9 6 ± 4 4 2 U I /L n o p l a s m a e 1 9 ,4 ± 3 ,3 U l / g H b e m e r itr ó c ito s d o g r u p o co n tro la ; 2 2 9 1 ± 3 1 7 U I /L no p l a s m a e 1 9 ,2 ± 3 , 7 U l / g H b e m e r itr ó c ito s d o s c h a g á s ic o s c o m in s u fic iê n c ia c a r d ía c a c o n g e s tiv a c o m p e n s a d a ; 2 4 4 5 ± 3 5 7 U I /L no p l a s m a e 1 8 ,3 + 3 , 0 U l / g H b e m e r itr ó c ito s d o s c a r d io p a ta s c h a g á s ic o s s e m in s u fic iê n c ia c a r d ía c a c o n g e s tiv a ; 2 0 0 6 ± 3 2 7 U I /L no p l a s m a e 1 7 ,8 ± 3 ,1 U l / g H b e m e r itr ó c ito s d e c h a g á s ic o s c o m a f o r m a in d e te r m in a d a .

N o s s o s d a d o s m o s tr a m q u e o c o m p r o m e tim e n to n e u r o n a l q u e o c o r r e n o s c a r d io p a ta s c h a g á s ic o s c r ô n ic o s n ã o é s u fic ie n te p a r a le v a r a a lte r a ç õ e s s ig n if ic a tiv a s

( p > 0 ,0 5 ) d a s a tiv id a d e s c o lin e s te r á s ic a s n o p l a s m a e em e r itr ó c ito s .

P a la v r a s c h a v e s: A tiv id a d e c o lin e s te r á s ic a . D o e n ç a d e C h a g a s. C ar d io p a tia c h a g á sic a . F o r m a ind eterm in a da .

A a tiv id a d e c o lin e s te r á s ic a , tan to n o p la sm a (E .C . 3 .1 .1 .8 .) c o m o e m er itró c ito s ( E .C . 3 .1 .1 .7 .) , tem sid o u tiliz a d a c o m o pa râm etro p ara s e d eterm ina r o grau d e e x p o s iç ã o a in se tic id a s o rg a n o fo sfo r a d o s 5, assim c o m o n o a u x ilio d ia g n ó stic o d a d o e n ç a de H irschsprung 3 4 .

A d e te r m in a ç ã o da c o lin e ste r a se n o p la sm a tem servido ain da c o m o in d ica d o r d a ca p a c id a d e d e sín tese d a c é lu la h e p á tic a . A a tiv id a d e c o lin e ste r á sic a dim inuída fo i en co n tra d a e m h ep a tite ag u da e cirro se h ep ática , o u se ja , n a q u e la s c o n d iç õ e s o n d e a sín te se h ep ática d e p ro teín a s e e m particu lar d a a lb u m in a e stá com p ro m etid a 5 1113 14.

H ia l e c o ls 8 m o stra ram sig n ific a tiv a red u çã o na atividade c o lin e ste r á s ic a n o p la sm a e e m er itró c ito s de in divíduos c o m m e g a c o lo c h a g á s ic o , e s ta n d o e m c o n ­ cor dân cia c o m o s a c h a d o s d e c o m p r o m e tim e n to c a u ­ sado p e lo T r y p a n o s o m a c r u z i, d a in e r v a ç ã o in tr ín se c a do c o lo , e x p r e ss o p e la le s ã o n e u r o n a l1 9 15, e d a s célu la s d e S c h w a n n 15.

N a for m a c r ô n ica ca r d ía c a d a d o e n ç a d e C h a g a s n ão e x is te um a p r e c isa co r r e la ç ã o en tre o grau d e

T r a b a lh o r e a l iz a d o n o D e p a r ta m e n to d e B io q u ím ic a e B io fí­ sic a e n o D e p a r ta m e n to d e M e d i c in a d a F a c u ld a d e d e M e ­ d ic in a d o T r iâ n g u lo M in e ir o . 3 8 1 0 0 U b e r a b a , M G . E s te t r a b a lh o foi r e a liz a d o c o m a u x íl io fi n a n c e ir o d o C N P q . E n d e r e ç o p a r a c o r r e s p o n d ê n c ia : P r o f . V a ld e m a r H ia l, D e ­ p a r ta m e n to d e B io q u ím ic a e B io fí s ic a , F a c u ld a d e d e M e d i­ c in a d o T riâ n g u lo M in e ir o , 3 8 1 0 0 U b e r a b a , M G , B ra sil. R e c e b id o p a r a p u b lic a ç ã o e m 1 8 /9 / 1 9 8 5 .

d e sn e r v a ç ã o e a form a d e e x p r e s s ã o c lín ic a d a ca r d io ­ pa tia 1 2 9 1 215) su g er in d o q u e e s ta d esn e r v a ç ã o ca r­ d ía c a n ã o é o ú n ic o fa tor r e sp o n sá v e l p e la p ro gr essiv a d eter io ra ç ã o co n trá til d o c o r a ç ã o a té a in su fic iê n c ia ca r d ía c a c o n g e s tiv a e q u e a m io ca r d ite cr ô n ica d ev e e x e r c e r im po rta n te p a p e l n a fisio p a to lo g ia d esta d o e n ç a 1 2.

A s s im se n d o , a e x e m p lo d o q ue fo i fe ito para o m e g a c o lo c h a g á s ic o 8, r e so lv e m o s v er ifica r o c o m ­ p or ta m ento d a a tiv id a d e c o lin e ste r á sic a eritrocitária e p la sm á tic a d e p a c ie n te s c o m as form as cr ô n ica s ca rd ía ca e in de term in a da d a d o e n ç a d e C h a g a s.

M A T E R I A L E M É T O D O S

F o r a m e stu d a d o s 10 in d iv íd u os clin ica m en te n or m a is e c o m r e a ç õ e s d e G u er re ir o -M a c h a d o e im u n o flu o r e sc ê n c ia indireta pa ra T r y p a n o s o m a c r u z i

n eg a tiv a s.

O s p a c ie n te s c h a g á sic o s , e m n úm er o de 2 6 , to d o s c o m so r o lo g ia p o sitiv a para a d o e n ç a , foram d istrib u íd o s e m 3 g ru p os, se g u n d o d a d o s c lín ic o s, ra d io ló g ic o s e eletro ca rd io g rá fico s: 6 ca r d io p a ta s co m in su fic iê n c ia c a r d ía ca c o n g e s tiv a c o m p e n sa d a , 10 c h a g á sic o s ca r d io p a ta s s e m e v id ê n c ia d e in su fic iê n cia c a r d ía ca e 10 c h a g á s ic o s c o m a form a indeterm in ada d a d o e n ç a . N e n h u m d o s p a c ie n te s c h a g á sic o s apre­ se n ta v a m a n ife s ta ç õ e s c lín ic a s e ra d io ló g ica s d e m e­ g a c o lo e /o u m e g a e sô fa g o .

A s a m o str a s d e sa n gu e fora m o b tid a s a p ó s 12 h ora s d e jeju m , e m 2 fr a sc o s , u m c o n ten d o E D T A e

(2)

Gomes RAS, M iziara LJ, Gonçalves JGF, Franchini KG, H ial V. Atividade colinesterásica no plasm a e em eritrócitos de

pacientes com as form as cardíaca v indeterminada da doença de Chagas. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina

Tropical 19:157-160, Jul-Set, 1986

ou tro se m an tic o a g u la n te. A segu ir fe z -s e a d eter m in a ­ ç ã o d a h e m o g lo b in a e d a a tiv id a d e c o lin e s te r á s ic a no sa n g u e to ta l e n o p la sm a o b tid o p or ce n tr ifu g a çã o a 3 0 0 0 rpni durante 1 0 m in u to s. N o so r o fe z -s e a d eter m in a çã o d o s n ív e is d e a lb u m in a e em algu ns c a s o s a e le tr o fo r e se d e p ro teín a s c o m o o b je tiv o de afa sta r tan to o co m p r o m e tim e n to d a sín te se h e p á tic a d e p ro teín a s c o m o h ip o p ro tein e m ia ca r e n c ia l n o s grup os e stu d a d o s.

D e te r m in a ç ã o d a a tiv id a d e c o lin e s te r á s ic a

A d e te r m in a ç ã o d a a tiv id a d e c o lin e ste r á sic a b a s e o u -se n o m é to d o d e E llm a n e c o ls 7. O s re a g en tes, c o m e x c e ç ã o d o su lfa to d e q u in id in a , fora m d e p r o c e ­ dência B o e h r in g er G M B D D ia gn ostica (C at. n? 1 5 .9 8 4 ). A s a b so rb â n c ia s fora m m e d id a s c o m e s p e c tr o fo tô m e -tro B a u sc h -L o m b , m o d e lo S p e c tr o n ic 8 8 .

M é to d o p a r a d o s a g e m d e c o lin e s te r a s e em e r itr ó c ito s

E m 3 ,0 m l d e ta m p ã o fo sfa to 5 0 m M , p H = 7 ,2 , c o n ten d o á cid o 5 ,5 ’ - d itio b is -n itro b en zó ic o 0 ,2 5 m M , a d ic io n o u -se 10 ;ul d e sa n g u e to ta l e 10 j u l d e su lfa to d e quin id in a 0 ,1 % (in ib id o r d a c o lin e ste r a se p la sm á tic a ). A p ó s a g ita ç ã o cu id a d o sa , a d ic io n o u -se 1 0 0 /xl d e io d e to d e a c e tilc o lin a 5 m M , m istu r o u -se p o r a g ita çã o e m ed iu -se a a b so rb â n c ia em 4 1 2 n m , a 2 5 ° C em in te rv a lo s d e 1 m in u to . R e a liz o u -s e 4 leitur as e m 4 in terv alos c o n se c u tiv o s .

A a tiv id a d e d a e n z im a fo i c a lc u la d a d e a co r d o c o m a eq u aç ão :

a = A A x 2 2 ,9 4 x 1 0 3 ju m o les/(m in x H b ) onde: A A = v a r ia ç ã o d e a b so r b â n c ia e H b = h e m o -b lo g in a e m g /L . O s re su lta d o s foram e x p r e s so s em U l / g H b .

M é to d o p a r a d o s a g e m d e c o lin e s te r a s e no p la s m a

E m 3 ,0 m l d e tam p ão fo sfa to 5 0 m M , p H = 7 ,2 , c o n ten d o á c id o 5 ,5 - d itio b is -n itr o b e n z ó ic o 0 ,2 5 m M , a d ic io n o u -se 2 0 jul d e p la sm a . A seg u ir a d ic io n o u -se 1 0 0 /d d e io d e to d e a c e tilc o lin a 5 m M , m istu r o u -se por a g ita çã o c u id a d o sa e m e d iu -se a a b so rb â n c ia em 4 1 2 nm , a 2 5 ° C e m in te rv a lo s d e 1 m in u to . R e a liz o u -se 4 leituras em 4 in te rv alos c o n -se c u tiv o s .

A ativid ad e d a en z im a fo i c a lc u la d a d e a co rd o c o m a eq u a çã o :

a = A A x 1 1 ,4 7 x 1 0 3 /u m o les/(m in x L )

onde: A A = v a r ia ç ã o d e a b so rb â n c ia . O s r e su lta d o s foram e x p r e s s o s e m U I /L .

A n á lis e e s ta tís tic a

O s re su lta d o s o b se r v a d o s n o s gru p os d e p a c ie n ­ te s c h a g á sic o s foram a n a lisa d o s e m r e la ç ã o a o grupo

co n tr o le , p e lo te ste t d e S tu d e n t a o n ív el d e 5% d e sig n ific â n cia .

R E S U L T A D O S

O s v a lo r e s d a a tiv id a d e c o lin e ste r á s ic a n o p la s-.na e e m e r itró c ito s d e in d iv íd u o s c o n tr o le s e d o s p a c ie n te s c h a g á s ic o s s ã o m o str a d o s n a F ig u r a 1 e T a b e la 1.

A s m é d ia s e o s d e s v io s p a d r õ es d a s a tiv id a d e s c o lin e s te r á sic a s n o p la sm a e em er itró c ito s d o grupo controle foram: 2 1 9 6 ± 4 4 2 U I / L e 19 ,4 ± 3 , 3 U l / g H b re sp e c tiv a m e n te . O s v a lo r es en co n tra d o s pa ra o s grup os d e c h a g á sic o s foram : 2 2 9 1 ± 3 1 7 U I /L n o p la sm a e 1 9 ,2 ± 3 ,7 U l / g H b e m er itró c ito s d e p orta­ d o res d e c a r d io p a tia c h a g á s ic a c o m in su fic iê n c ia c a r d ía ca c o n g e s tiv a c o m p e n sa d a ; 2 4 4 5 ± 3 5 7 U I /L n o p la sm a e 1 8 ,3 ± 3 , 0 U I / g H b em er itró c ito s d e p or ta do res d e c a r d io p a tia c h a g á sic a se m in su fic iê n c ia c a r d ía ca c o n g e s tiv a e 2 0 0 6 ± 3 2 7 U I / L no p la sm a e 1 7 , 8 ± 3 , 1 U l / g H b em er itró c ito s d e c h a g á s ic o s c o m a fo rm a ind eterm in a da .

A a n á lise e s ta tís tic a n á o m o stro u d ifere n ça en tre o s g ru p os d e c h a g á s ic o s c r ô n ic o s e o grupo co n tro le

D I S C U S S Ã O

O s a c h a d o s d e co m p r o m e tim e n to d e n eu rô n io s e d a s c é lu la s d e S c h w a n n d o c o lo o b se r v a d o s por T a f u r i15 e s tâ o e m c o n c o r d â n c ia c o m o s r e su lta d o s o b tid o s p or H ia l e c o ls 8, q u e m o stra ram sig n ific a tiv a re d u çã o da a tiv id a d e c o lin e s te r á sic a n o p la sm a e em er itró c ito s d e in d iv íd u o s c o m m e g a c o lo c h a g á sic o .

P o r o u tro la d o , c o m o m o str a o p resen te traba­ lh o , n as fo rm as c r ô n ic a s c a r d ía ca e in d ete rm in a d a da d o e n ç a d e C h a g a s, as a tiv id a d e s c o lin e s te r á s ic a s p la sm á tic a e er itrocitária n ã o se m o strara m a lter ad a s q u a n do co m p a ra d a s c o m a q u e la s d o gru po co n tro le norm al.

S e g u n d o K ò b e r le 10, a p rin cip a l c a u sa d a s a lte­ r a ç õ e s c a r d ía c a s n a d o e n ç a d e C h a g a s c r ô n ic a é a d e str u iç ã o d e n eu rô n io s p a ra ssim p á tic o s in tracardía-c o s . L o p e s 12 o b ser v o u q u e tracardía-c h a g á s itracardía-c o s q u e tivera m v id a a p a ren tem en te n orm al e q ue m orreram por a cid e n te (a tr o p e la m en to , h o m ic íd io , e tc .) a p resen ta ­ v a m d e s p o p u la ç ã o n eu ro n a l c a r d ía ca im po rta n te. P a ra A lm e id a e c o ls 1 2 a in su fic iê n c ia ca r d ía c a c o n ­ g e s tiv a n o c h a g á s ic o c r ô n ico d ep e n d e b a sic a m e n te da m io ca rd ite c r ô n ic a e n ã o d a d e sn e r v a ç ã o .

N o s s o s d a d o s m o str a m q ue o co m p ro m etim en to n eu ro n a l q ue o co r re n o s ca r d io p a ta s c h a g á s ic o s c rô n i­ c o s n ã o le v a a a lte r a ç õ e s sig n ific a tiv a s d a s a tiv id a d es c o lin e s te r á s ic a s n o p la sm a e e m er itró c ito s. P ro v a ­ v e lm e n te , e s te co m p ro m etim en to n ã o é su fic ie n te m e n ­ te in te n so a fim d e lev a r a a lte r a ç õ e s e n zim á tic a s

(3)

Gomas RAS, M iziara U , Gonçalves JGF, Franchini KG, H ial V. Atividade colinesterásica no plasma e em eritrócitos de

pacientes com as form as cardíaca e indeterminada da doença de Chagas. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina

Tropical 19:157-160, Jul-Set, 1986

P -c_> <

3 0

1 0

10

— •

P >

0 , 0 5

*

3

íf 4

• *

1

r

I

••

1

r —

1

^

•• J

L

*

0 5

t—

3

<

UJ O <

o

L

B

V

4 0

3 0

2 0

1 0

P

> 0 , 0 5

$ if Íf

Figura 1 - V a ío res in d iv id u a is d a a tiv id a d e c o lin e ste rá sic a p la s m á tic a e e r itro c itá ria em in d iv íd u o s c o n tro le s (A ); e m p a c ie n te s c a r d io p a ta s c h a g á s ic o s c o m in su fic iê n cia c a r d ía c a c o n g e stiv a c o m p e n s a d a (B ); em p a c ie n ­ te s c a r d io p a ta s s e m in su fic iê n cia c a r d ía c a co n g e s tiv a (C ) ; e e m p a c ie n te s c h a g á sic o s c o m a f o r m a in d e­ te r m in a d a (D ). A C P = a tiv id a d e c o lin e s te r á s ic a p la s m á tic a ; A C E = a tiv id a d e c o lin e ste rá sic a eritro­ c itá ria ; U I /L — u n id a d e in te r n a c io n a l p o r litro; U l / g H b = u n id a d e in te r n a c io n a l p o r g r a m a d e h em o ­ g lo b in a .

T ab ela 1 - A t i v i d a d e c o lin e s te r á s ic a n o p l a s m a e e m e r itr ó c ito s d e in d iv íd u o s c o n tr o le s n o r m a is e d e p a c ie n te s c h a g á s ic o s crô n ic o s.

G ru p o

A t i v i d a d e C o lin e s te r á s ic a

P la s m á tic a ( U I / L )

E r itr o c itá r ia ( U I / g H b )

C o ntroles n orm ais 2 1 9 6 ± 4 4 2 1 9 ,4 ± 3 , 3

( N = 1 0 )

C ha g á sico s c o m I C C 2 2 9 1 ± 3 1 7 * 1 9 , 2 ± 3 ,7 *

co m p en sa da ( N = 6 )

C h ag á sico s 2 4 4 5 ± 3 5 7 * 1 8 , 3 ± 3 ,0 *

cardiopa ta s s e m IC C ( N = 1 0 )

C h a g á sico s c o m a 2 0 0 6 ± 3 2 7 * 1 7 , 8 ± 3 , 1 *

form a in d ete rm in a d a ( N = 1 0 )

U I / L = U n id a d e in te r n a c io n a l p o r litr o .

U l/g H b = U n id a d e in te r n a c io n a l p o r g r a m a d e h e m o g lo b in a . IC C = I n s u f ic iê n c ia c a r d í a c a c o n g e s tiv a .

* p > 0 ,0 5 ( c h a g á s ic o s x c o n tr o le s n o rm a is ) .

(4)

Gomes RAS, Miziara LJ, Gonçalves JGF, Franchini KG, H ial V. Atividade colinesterásica no plasma e em eritrócitos de

pacientes com as form as cardíaca e indeterminada da doença de Chagas. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina

Tropical 19:157-160, Jul-Set, 1986

d e te c tá v e is p e lo m é to d o b io q u ím ic o em p re g a d o n este trabalho.

E n treta n to , u sa n d o m e to d o lo g ia s se m e lh a n te s na d o sa g em e n z im á tic a , o s re su lta d o s q u a n do c o m p a ­ rados a o s d e B o s to n e c o ls 3 4 e H ia l e c o ls 8 p erm item e s ta b e le c e r d ife re n ç a s en tre m e g a c o lo c h a g á s ic o , m e-g a c o lo c o n e-g ê n ito e c h a e-g á sic o s c r ô n ic o s n ã o p o rta d or es d e “ m e g a s ” .

A s s im s e n d o , a a tiv id a d e c o lin e ste r á sic a n o p la sm a e e m eritró cito s e s tá d im in u íd a e m p a c ie n te s c o m m e g a c o lo c h a g á sic o , a u m e n ta d a em p a c ie n te s c o m d o e n ç a de H ir sc h sp ru n g e in a lter a d a e m p a c ie n ­ tes c o m fo rm as ca r d ía ca e in de term in ad a da d o e n ç a de C h a g a s.

S U M M A R Y

C h o lin e s te r a s e a c t iv i ty w a s m e a s u r e d in th e p l a s m a a n d e r y th r o c y te s f r o m 1 0 h e a lth y in d iv id u a is a n d 2 6 c h r o n ic c h a g a s ic p a tie n t s . T h e c h r o n ic c h a g a s ic p a t i e n t s w ere d is t r ib u te d in 3 g r o u p s : 6 c h a g a s ic p a tie n t s w ith c o m p e n s a te d h e a r t f a ilu r e ; 1 0 c h a g a s ic p a tie n t s w ith c a r d io p a th y b u t w ith o u t h e a r t f a ilu r e ; a n d 1 0 c h a g a s ic p a tie n t s w ith th e in d e te r m in a te fo r m . T h e e n z y m a tic le v e is a c h ie v e d in p la s m a a n d e r y th r o c y te s w ere. re s p e c tiv e ly : 2 ,1 9 6 ± 4 4 2 U I /L a n d 1 9 .4 ± 3 .3 U l / g H b f r o m

C o n tro ls; 2 ,2 9 1 ± 3 1 7 U I /L a n d 1 9 .2 ± 3 . 7 U l / g H b f r o m c h a g a s ic p a tie n t s w ith c o m p e n s a te d h e a r t f a ilu r e ; 2 ,4 4 5 ± 3 5 7 U I /L a n d 1 8 .3 ± 3 . 0 U l / g H b

f r o m c h a g a s ic p a tie n t s w ith c a r d io p a th y b u t w ith o u t h ea rt f a ilu r e a n d 2 ,0 0 6 ± 3 2 7 U I /L a n d 1 7 .8 ± 3 . 1 U l / g H b f r o m c h a g a s ic p a t i e n t s w ith th e in d e te r m in ­ a te f o r m .

O u r d a t a s h o w t h a t n e u r o n a l in ju r y in th e c h ro n ic c a r d io p a th y is n o t s u ffic ie n t to p r o m o t e sig n ific a n t a lte ra tio n s ( p > 0 ,0 5 ) in th e c h o lin este ra se

a c t iv i ty in th e p l a s m a a n d e r y th r o c y te s .

K e y w o r d s : C h o lin e s te r a s e a c tiv ity . C h a g a s ' d is e a s e . C h a g a s ic c a r d io p a th y . I n d e te r m in a te f o r m .

R E F E R Ê N C I A S B I B L I O G R Á F I C A S

1. A lm e id a H O . A c a r d i o p a ti a e m c h a g á s ic o s c r ô n ic o s c o m e se m “ m e g a s ” . T e s e p a r a P r o f e s s o r T it u la r , F a c u ld a d e d e M e d ic in a d o T r iâ n g u l o M in e ir o , U b e r a b a , M G , 1 9 8 2 . 2 . A lm e id a H O , T e ix e i r a V P A , G o b b i H , R o c h a A ,

B ra n d ã o M C . I n f la m a ç ã o a s s o c ia d a a c é lu la s m u s c u la ­ re s c a r d ia c a s p a r a s ita d a s p e lo

Trypanosoma cruzi

e m c h a g á si c o s c r ô n ic o s. A r q u iv o s B ra si le iro s d e C a r d io lo - g ia 4 2 : 1 8 3 - 1 8 6 , 1 9 8 4 .

3 . B o sto n V E , D a le G , R il e y K W A . D ia g n o s is o f H ir s c h s p r u n g ’s d is e a s e b y q u a n tita tiv e b io c h e m ic a l a s s a y o f a c e ty lc h o lin e s te r a s e in r e c ta l ti s s u e . L a n c e t 2: 9 5 1 - 9 5 3 , 1 9 7 5 .

4 . B o s to n V E , C y w e s S , D a v ie s M R Q . S e r u m a n d e ry th ro c y te a c e ty lc h o lin e ste ra se a c tiv ity in H ir s c h s p ru n g ’s d is e a s e . J o u r n a l o f P e d ia t r i c S u r g e r y 13: 4 0 7 - 4 1 0 , 1 9 7 8 . 5. Brown SS, K alow W , Whittaker M , W oronick CL. The plasma cholinesterases: a new perspective. A dvances in C lin ic a i C h e m istr y 2 2 : 1 - 1 2 3 , 1 9 8 1 .

6 . S iq u e ira M E , F e m í c o l a N A G G , B o r g e s E L . D e te r m i­ n a ç ã o d e n ív e is n o rm a is d e c o lin e s te r a s e p la s m á t ic a e e ri tr o c itá r ia . R e v is t a d e S a ú d e P ú b li c a d a F a c u ld a d e d e S a ú d e P ú b li c a U n iv e r s id a d e d e S ã o P a u lo 12: 3 4 0 - 3 4 4 , 1 9 7 8 .

7 . E ll m a n G L , C o u r tn e y K D , A n d r e s J R V , F e a th e r s to n e R M . A n e w r a p i d c o lo r im e tr ic d e te r m in a tio n o f a c e t y l­ c h o lin e s te r a s e a c ti v it y . B io c h e m ic a l P h a r m a c o lo g y 7: 8 8 - 9 5 , 1 9 6 1 .

8 . H ia l V , U lh ô a J P , R e is V F , G o m e s R A S , P e r e z A C . A tiv id a d e c o lin e s te r á s ic a n o p la s m a e e m e ri tr ó c ito s d e p o r ta d o r e s d e m e g a c o lo c h a g á s ic o . R e v is ta d a S o c ie d a d e B r a s ile ir a d e M e d ic in a T r o p ic a l 16: 4 1 - 4 5 , 1 9 8 3 . 9 . J u n q u e i r a J r L F , G a l l o J r L , M a n ç o J C , M a r i n N e t o , J A ,

A m o r im D S . S u b tl e c a r d i a c a u to n o m ic im p a ir m e n t in C h a g a s ’ d is e a s e d e te c te d b y b a r o r e f le x se n s itiv it y te s tin g . B r a z ilia n J o u r n a l o f M e d ic a i a n d B io lo g ic a l R e s e a r c h , 18: 1 7 1 - 1 7 8 , 1 9 8 5 .

1 0 . K õ b e r le F . D ie C h a g a s k r a n k h e it: e in e e r k r a n k u n g d e r n e u ro v e g e ta tiv e n p e rip h e rie . W ie n e r K lin is c h e W o c h e n s - c h r if t 6 8 : 3 3 3 - 3 3 9 , 1 9 5 6 .

1 1 . L e m b e r g A , M a c c h i M C . U s e f u ln e s s o f s e r u m p s e u d o - c h o lin e s te r a s e is o e n z y m e s in a c u te a n d c h r o n ic liv e r d is e a s e s a n d n e o p la s m s (e x p e rim e n ta l a n d c lin ic ai stu d y ). A c ta G a s tr o e n t e r o l ó g i c a L a t i n o a m e r i c a n a 1 1 : 1 2 5 - 1 3 2 , 1 9 8 1 .

1 2 . L o p e s E R . E s t u d o c o m p a r a tiv o d o s g â n g lio s s u b e p ic á r - d ic o s n a s c a r d io p a tia s c h a g á s i c a c r ô n ic a , r e u m á ti c a e h ip e r te n s iv a . T e s e p a r a D o c ê n c ia - L iv r e d e P a to lo g ia , F a c u ld a d e d e M e d ic in a d o T r iâ n g u lo M in e ir o , U b e r a b a , M G , 1 9 6 9 .

1 3 . M a g r is D , M o t to l a A , M i a n G , M in u tillo S , T r o lo L , D ’A g n o lo N . D ia g n o s tic a n d p r o g n o s tic sig n ific a n c e o f c h o lin e s te r a s e ( C H E ) in c h r o n ic liv e r d is e a s e . M in e r v a M e d ic a 7 0 : 4 8 3 - 4 8 7 , 1 9 7 9 .

1 4 . S p o r tie llo V , P a c e M , F e r n a n d e s D , S te f a n C . S e r u m le v e is o f C H E ( P s e u d o c h o lin e s te r a s e ) in a lc o h o lic c ir - rh o s is p a tie n ts . C o r r e la tio n w ith th e e x te n t o f a n a to m o - f u n c tio n a l d a m a g e : u n f a v o u r a b le p ro g n o s is . A r c h iv io p e r le S c ie n z e M e d ic h e 1 3 8 : 3 0 7 - 3 1 3 , 1 9 8 1 .

1 5 . T a f u r i W L . A lte r a ç õ e s u lt r a - e s tr u tu r a is d o s c o m p o n e n ­ te s m u s c u la r , in te r s tic ia l e n e r v o s o d o c o r a ç ã o e in te s ti­ n o s , n a d o e n ç a d e C h a g a s e x p e r im e n ta l e h u m a n a . T e s e p a r a P r o f e s s o r T itu la r , U n iv e r s id a d e F e d e r a l d e M in a s G e r a is , B e lo H o r iz o n te , M G , 1 9 7 4 .

Referências

Documentos relacionados

To overcome these constrains, this work proposes reducing the size of the hyperbaric chamber while compen- sating for the output power variations by incorporating a

Considerando esses pressupostos, este artigo intenta analisar o modo de circulação e apropriação do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no âmbito do ensino

Inspecção Visual Há inspeccionar não só os aspectos construtivos do colector como observar e controlar a comutação (em

A gestão do processo de projeto, por sua vez, exige: controlar e adequar os prazos planejados para desenvolvimento das diversas etapas e especialidades de projeto – gestão de

Grande parte das professoras revela que apenas vê o PPP da unidade como um instrumento burocrático a ser entregue para a Secretaria de Educação no início do ano e não o utiliza

Como foi visto, a primeira etapa do processo decisório de consumo é o reconhecimento da necessidade, com isso, observou-se que, nessa primeira etapa, os consumidores buscam no

Costa (2001) aduz que o Balanced Scorecard pode ser sumariado como um relatório único, contendo medidas de desempenho financeiro e não- financeiro nas quatro perspectivas de

Este trabalho se refere ao instituto processual conhecido como fundamentação das decisões judiciais, que em razão da divergência doutrinária quanto a nomenclatura