• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

1

RELATÓRIO FINAL

ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

António Luís Matias Lourenço | Nº2012139

6ºano

Regente da Unidade Curricular Estágio Profissionalizante: Prof. Dr. Rui Maio Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ana Neto

(2)

2 Índice

1.Introdução ... 3

2.Objetivos gerais ... 3

3.Corpo de trabalho... 4

3.1) Estágio Parcelar de Cirurgia Geral ... 4

3.2) Estágio Parcelar de Medicina Interna ... 5

3.3) Estágio Parcelar de Saúde Mental ... 5

3.4) Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar ... 6

3.5) Estágio Parcelar de Pediatria ... 7

3.6) Estágio Parcelar de Ginecologia-Obstetrícia ... 7

4. Reflexão crítica ... 8

(3)

3 1.Introdução

Na NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM), o currículo académico compreende uma fase inicial, composta pelo 1º e 2º anos, de índole mais teórica, seguida de 4 anos de maior aplicação prática, em contexto clínico, dos conhecimentos adquiridos, bem como a aquisição de novos conhecimentos e competências. Com isto, pretende-se uma formação sólida e polivalente, que integre conhecimentos, desenvolva o raciocínio clínico e transmita um conjunto de competências e atitudes indispensáveis à prática clínica. O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) integra um Estágio Profissionalizante, composto por Estágios Parcelares em seis especialidades distintas (Cirurgia Geral, Medicina Interna, Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar, Pediatria e Ginecologia-Obstetrícia), em que o aluno, de forma tutelada, é integrado numa equipa de trabalho, acompanhando as tarefas realizadas, de forma a adquirir uma autonomia gradual, baseada na prática clínica tutorada. O presente relatório pretende descrever as atividades e vivências desenvolvidas no contexto do Estágio Profissionalizante, começando por uma primeira parte em que são sucintamente enunciados os objetivos gerais do Estágio Profissionalizante; de seguida, uma breve descrição dos objetivos específicos e das atividades desenvolvidas ao longo de cada estágio parcelar e, finalmente, uma reflexão crítica sobre o cumprimento dos objetivos enunciados e uma avaliação retrospectiva global do ano letivo e do meu percurso académico. Em anexo, encontram-se o cronograma do ano letivo, referência a trabalhos realizados e atividades extracurriculares deste ano letivo e de anos letivos anteriores, que se constituem como elementos valorativos.

2. Objetivos gerais

De acordo com o documento “O Licenciado Médico em Portugal”, a formação médica pré-graduada pretende dotar o aluno de conhecimentos sólidos e competências clínicas, técnicas e relacionais, promovendo o desenvolvimento de aptidões e atitudes nucleares para o exercício da Medicina. Neste sentido, estabeleci como objetivos gerais para o Estágio Profissionalizante:

(4)

4 1) Aquisição e consolidação de conhecimentos teórico-práticos e sua aplicação em contexto

clínico nas diferentes especialidades;

2) Adquirir competência sólida na realização da história clínica e exame físico, exercício de raciocínio clínico e tomada de decisão diagnóstica e terapêutica, com desenvolvimento progressivo de autonomia na prática clínica;

3) Aperfeiçoar técnicas de comunicação com doentes, familiares, equipa médica e restantes profissionais de saúde;

4) Desenvolvimento da abordagem holística e biopsicossocial ao doente através da prestação de cuidados de saúde diferenciados e individualizados, integrando conhecimentos científicos com competências humanas.

3. Corpo de Trabalho

3.1) Estágio Parcelar de Cirurgia Geral (09/09/17-08/11/17)

Iniciei o presente ano letivo com o Estágio Parcelar de Cirurgia no Departamento de Cirurgia e Transplantação do Hospital Universitário Semmelweis, em Budapeste, no âmbito do programa Erasmus Estágios, sob a orientação do Dr. Gabor Telkes.

Objetivos específicos: aquisição e aprofundamento de conhecimentos teórico-práticos relativamente às síndromes cirúrgicas mais frequentes e prática de gestos cirúrgicos simples; contactar com a realidade cirúrgica em contexto internacional;

Atividade assistencial: durante as oito semanas, acompanhei o Dr. Gabor Telkes e restante equipa médica nas visitas diárias ao Serviço, onde a condição clínica de cada doente era resumida, procedendo-se de seguida ao exame objetivo. Senti alguma limitação nesta parte do estágio, uma vez que a maioria dos doentes não falava inglês. No restante estágio, diariamente pude frequentar o Bloco Operatório enquanto membro integrante da equipa participando nas cirurgias do dia como 2º ajudante. Face à considerável autonomia e elevado número e diversidade de cirurgias em que pude participar, este estágio permitiu-me aprofundar conhecimentos e competências e treinar gestos cirúrgicos, adquirindo maior perícia e confiança

(5)

5 na sua realização. Pelo número de horas realizado, este estágio permitiu-me equivalência ao Estágio de Cirurgia Geral e ao Estágio Opcional.

3.2) Estágio Parcelar de Medicina Interna (09/11/17-12/01/18)

Fui colocado no Serviço de Medicina Interna dos Hospital das Forças Armadas – Pólo de Lisboa (HFAR-PL) sob a tutela da Drª Anabela Alves (Regente: Prof. Dr. Fernando Nolasco).

Objetivos específicos: desenvolver o raciocínio clínico, hierarquização de hipóteses de diagnóstico e tomada de decisão terapêutica dirigida; desenvolvimento de autonomia na abordagem holística e biopsicossocial ao doente agudo e crónico.

Atividade assistencial: na Enfermaria, diariamente, era-me atribuído um conjunto de doentes, pelos quais era responsável pela avaliação dos registos de enfermagem e intercorrências, anamnese, exame objetivo, pedido e interpretação de meios complementares de diagnóstico, realização de procedimentos (gasimetria arterial e punção venosa) e registo do diário clínico, com discussão do plano com a equipa médica. Elaborei ainda, sob supervisão, notas de entrada e notas de alta. Observei um total de 25 doentes, com idades entre os 19 e os 87 anos, média de idades de 56 anos e cujos diagnósticos principais foram: cardiopatia isquémica, anemia de várias etiologias, infecção do trato urinário, entre outros. Participei ainda nas Sessões Clínicas Hospitalares, assisti a aulas leccionadas no Serviço e seminários teórico-práticos na NMS|FCM. Semanalmente, frequentei o Serviço de Urgência do Hospital de São José, sob a orientação da Drª. Ruth Correia, onde pude contactar com diversas patologias agudas e consolidar conhecimentos relativamente à abordagem diagnóstica e terapêutica mais adequada. No final do estágio, apresentei um trabalho sobre “Malaria Surveillance” e um caso clínico de “Síndrome Febril Indeterminado”.

3.3) Estágio Parcelar de Saúde Mental (22/01/18-16/02/18)

Estive na Unidade de Reabilitação do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), sob a orientação da Drª. Safira Hanemann (Regente: Prof. Dr. Miguel Talina).

(6)

6 Objetivos específicos: aquisição e aperfeiçoamento de competências e técnicas de entrevista clínica no contexto de doença mental; identificar sintomas de perturbação psiquiátrica e diferenciá-los do funcionamento psicológico normal do indivíduo; conhecer a abordagem terapêutica inicial dos casos psicopatológicos mais frequentes.

Atividade assistencial: na Unidade de Reabilitação acompanhei a entrevista clínica e abordagem terapêutica de doentes em diferentes fases do seu processo de reabilitação, com vista à reintegração social e inserção na comunidade. Participei em reuniões comunitárias e reuniões de equipa multidisciplinar. No Hospital de Dia assisti à triagem de doentes para internamento. No Serviço de Urgência contactei com casos de psicopatologia aguda. Tive ainda oportunidade de visitar a Unidade de Terapia Ocupacional e assistir a uma emissão da Rádio Aurora. Durante o estágio, frequentei as Sessões do Internato Médico sobre temas de relevância na área da Saúde Mental. Assisti também a seminários na NMS|FCM sobre casos clínicos comuns em contexto de urgência e sua abordagem diagnóstica e terapêutica e a importância do estigma na doença mental. No último dia de estágio, fiz a avaliação e discussão do relatório com o Prof. Dr. Miguel Talina.

3.4) Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar (19/02/18-15/03/18)

Realizei este estágio na USF Linha de Algés, sob a orientação do Dr. Francisco Carvalho (Regente: Prof. Drª. Maria Isabel Santos).

Objetivos específicos: aperfeiçoamento e aplicação prática de estratégias de promoção de saúde e prevenção de doença; adopção de uma abordagem centrada na pessoa; identificação e gestão dos problemas de saúde mais frequentes na comunidade.

Atividade assistencial: assisti a Consultas de Saúde Infantil, Saúde Materna, Planeamento Familiar, Saúde de Adultos, Doença Aguda e Domicílios, num total de cerca de 180 consultas. Ao longo do estágio, fui adquirindo experiência na abordagem holística e biopsicossocial ao doente, adquirindo progressiva autonomia na realização da anamnese e exame objetivo e orientação diagnóstica e terapêutica. Elaborei um folheto informativo sobre “Exames de rotina”.

(7)

7 Realizei também um Diário de Exercício Orientado, que foi discutido e submetido a avaliação onde fiz uma análise de situação e uma apresentação do caso de uma doente polimedicada. 3.5) Estágio Parcelar de Pediatria (18/03/18-20/04/18)

Fui colocado no Serviço de Pediatria Médica do Hospital Dona Estefânia (HDE), sob a orientação da Drª. Paula Kjöllerström (Regente: Prof. Dr. Luís Varandas).

Objetivos específicos: aquisição de experiência na abordagem ao doente pediátrico em várias fases de desenvolvimento e à sua família; conhecer as orientações diagnóstica e terapêutica para as patologias mais frequentes do doente pediátrico; reconhecer critérios de gravidade e repercussão da doença no crescimento e desenvolvimento psicomotor.

Atividade assistencial: na Enfermaria acompanhei a minha tutora na observação dos doentes, discutindo os casos observados. Na Consulta de Hematologia Pediátrica, observei o seguimento de crianças e adolescentes com patologias do foro hematológico num total de 56 doentes. No Serviço de Urgência, contactei com patologia aguda diversa e respetiva abordagem. Assisti a uma aula, várias consultas e participei na 7ª Reunião de Imunoalergologia de Lisboa. Participei ainda em reuniões e sessões clínicas hospitalares. Em conjunto com três colegas, apresentei um seminário sobre “Distúrbios de Potássio na criança”.

3.6) Estágio Parcelar de Ginecologia-Obstetrícia (23/04/18-18/05/18) Este estágio decorreu na Maternidade Alfredo da Costa (MAC) sob a tutela da Drª. Nádia Charepe e da Drª. Catarina Júlio (Regente: Prof. Drª. Teresa Ventura).

Objetivos específicos: prática e aperfeiçoamento do exame ginecológico; conhecimento da abordagem à mulher grávida e diferentes estádios do desenvolvimento fetal; conhecimento das patologias mais frequentes na área Ginecológica e sua orientação diagnóstica e terapêutica. Atividade assistencial: o estágio foi dividido em duas semanas de Obstetrícia e duas semanas de Ginecologia. Em Obstetrícia, estive na enfermaria, onde observei maioritariamente grávidas de alto risco e puérperas. Participei também na reunião clínica de Obstetrícia, estive no Bloco Operatório, onde vi partos distócicos por cesariana e fórceps, e na Consulta de Alto Risco. Em Ginecologia, estive no Centro de Medicina Reprodutiva, onde assisti à realização de técnicas de

(8)

8 Procriação Medicamente Assistida. Estive nas consultas de Planeamento Familiar, Ginecologia Geral, Senologia e Uroginecologia e na Unidade de Colposcopia. Assisti também a ecografias e histeroscopias e realizei citologias e colheita anorretal. Semanalmente, frequentei o Serviço de Urgência, contactando com casos agudos. No último dia de estágio, apresentei, em conjunto com dois colegas, um workshop sobre “Infeções do Trato Urinário na Gravidez”.

4. Reflexão Crítica

O Estágio Profissionalizante tem como principal objetivo a profissionalização do estudante de Medicina, mediante a aquisição e consolidação de conhecimentos e competências e o progressivo desenvolvimento de autonomia através da prática clínica tutelada. Com o seu término, urge reflectir sobre os objetivos estabelecidos e o percurso efetuado.

Tendo em conta as competências nucleares a serem adquiridas no término da educação médica pré-graduada, definidas no documento “O Licenciado Médico em Portugal”, considero que: em termos de conhecimentos, o Estágio Profissionalizante me permitiu adquirir e consolidar conhecimentos, mediante a sua aplicação prática nos estágios, realização de trabalhos, assistência a aulas e participação em palestras e conferências ao longo do ano. Identificando as lacunas nos meus conhecimentos, pude perceber a importância de procurar uma atualização constante e assumir responsabilidade pela minha própria formação. No que concerne às atividades clínicas e práticas, considero que, mediante a prática clínica tutelada, adquiri progressiva autonomia na realização da história clínica, exame físico e orientação diagnóstica e terapêutica. Em termos de atitudes e comportamentos profissionais, considero que o contacto próximo com profissionais, doentes e familiares nos vários estágios, permitiu o desenvolvimento de competências como o profissionalismo, sentido de responsabilidade, empatia, humanismo, respeito e sensibilidade ao sofrimento. Simultaneamente, considero que desenvolvi as minhas aptidões de comunicação, crescendo na consciência da centralidade da relação médico-doente, do papel do médico enquanto “instrumento” terapêutico e da importância da integração de critérios científicos, éticos e morais na tomada de decisões. Em

(9)

9 termos específicos, para além do reforço de conhecimentos teórico-práticos em cada uma das especialidades, considero que: em Cirurgia Geral, através de um estágio essencialmente prático, adquiri confiança na realização de gestos cirúrgicos simples, em contexto médico internacional; em Medicina Interna adquiri progressiva autonomia na abordagem de doentes com patologia multifactorial, cresci na consciência da importância da Medicina Interna como especialidade integradora e aprendi mais sobre a realidade de Saúde das Forças Armadas; em Saúde Mental aperfeiçoei competências e técnicas de abordagem ao doente psiquiátrico e orientação diagnóstica e terapêutica adequada nas condições psiquiátricas mais frequentes, conheci mais profundamente a realidade da Reabilitação e as várias fases do processo de reintegração social e percebi a importância da luta contra o estigma associado à doença mental; em Medicina Geral e Familiar fortaleci conhecimentos nas áreas de promoção de saúde e prevenção de doença, testemunhei a importância da abordagem holística e biopsicossocial ao doente e, de forma tutelada, desenvolvi autonomia na tomada de decisão clínica; em Pediatria obtive experiência na abordagem ao doente pediátrico e à sua família e consolidei conhecimentos relativos à abordagem diagnóstica e terapêutica para as patologias mais frequentes na área da Hematologia Pediátrica e o seu impacto no crescimento e desenvolvimento; em Ginecologia-Obstetrícia pratiquei e adquirir maior experiência na realização do exame ginecológico e consolidei conhecimentos sobre gravidez, desenvolvimento fetal e patologias mais frequentes em Ginecologia. Em suma, concluo ter cumprido os objetivos gerais e específicos a que me propus e faço um balanço muito positivo do Estágio Profissionalizante, que me permitiu um notável crescimento pessoal e profissional. Reconheço que tal se deve, em larga medida, à disponibilidade de todos os tutores e restantes profissionais de saúde para a partilha de conhecimentos, esclarecimento de dúvidas, exemplo de atitudes e auxílio no desenvolvimento de aptidões e competências e o rácio tutor-aluno 1:1, presente em quase todos os estágios, e que distingue pela positiva a NMS|FCM como entidade formadora.

(10)

10 Como pontos menos positivos, destaco a barreira linguística em Cirurgia Geral e as lacunas de conhecimentos específicos de cada especialidade, que procurei ir colmatando ao longo do ano. Avaliando retrospectivamente os seis anos do MIM, concluo que o curriculum da NMS|FCM permitiu a aquisição dos conhecimentos e competências essenciais à prática clínica, através de uma formação teórica sólida e um amplo contacto prático. Como sugestão de melhoria, creio que seria importante uma melhor organização dos estágios dos anos anteriores, com melhor definição de objetivos concretos e tarefas a realizar.

Finalmente, porque “o Médico que só sabe Medicina nem Medicina sabe" (Abel Salazar), não posso deixar de mencionar a importância das atividades extracurriculares na minha formação pessoal e profissional, nomeadamente a experiência de monitor voluntário das Unidades Curriculares de Anatomia, Fundamentos de Neurociências e Infecção, que estimularam o gosto pelo ensino; a representação dos alunos no Conselho Pedagógico que me consciencializou do papel do aluno na comunidade académica; as experiências Erasmus em Estrasburgo e Budapeste que me permitiram estudar e estagiar em contexto internacional e estabelecer paralelismos e contrastes no exercício da Medicina; os projetos de voluntariado em que me envolvi neste ano, através das organizações “Médicos do Mundo” e “Serviço Jesuíta aos Refugiados”, e em anos anteriores, nomeadamente o “Marca Mundos”, “Missão País” e o mês de voluntariado em São Tomé com o Projecto SABI, após o 5ºano, que me permitiram contactar com populações vulneráveis, com características particulares e diferentes valores culturais. Gostaria de finalizar com um agradecimento à minha família e amigos, aos meus tutores, professores e a todos os funcionários da NMS|FCM por todo o apoio prestado, por tudo o que me transmitiram e pela sua importância na minha aprendizagem e crescimento profissional e pessoal. Finalmente, gostaria de agradecer a todos os doentes com quem tive o privilégio de contactar ao longo destes anos e que me mostraram que a Medicina é Ciência e Arte e que permanece verdadeira e atual a frase de Sir William Osler “Quem estuda Medicina sem livros, navega em mares desconhecidos; quem estuda Medicina sem doentes, nunca chega ao mar”.

(11)

11 5. ANEXOS

I) Cronograma do ano letivo 2017/2018

II) Trabalhos realizados no âmbito do Estágio Profissionalizante

III) Transcript of Records do Estágio Erasmus na Semmelweis Univesity, Budapeste IV) Atividades extracurriculares do ano letivo 2017/2018:

A) Certificado de Participação no Web Summit 2018

B) Curso de Formação Profissional – Suporte Básico de Vida Adulto

C) Palestra "Medicina Tropical - Infeções mais preponderantes em Moçambique” D) Portugal eHealth Summit

E) Certificado de participação na 7ª Reunião de Imunoalergologia de Lisboa F) Certificado de Participação no XVII Hospital da Bonecada

G) Sessão Saúde Mental nos Cuidados de Saúde Primários – Dúvidas Frequentes H) Voluntariado “JRS Portugal”

I) Voluntariado “Médicos do Mundo”

V) Atividades extracurriculares dos anos letivos anteriores:

J) Declaração de monitor voluntário das Unidades Curriculares de Anatomia e Fundamentos de Neurociências

K) Declaração de monitor voluntário da Unidade Curricular Infecção – etiologia, patogénese e bases terapêuticas

L) Declarações Representante de Alunos no Conselho Pedagógico

M) Transcript of Records do período Erasmus na Universidade de Estrasburgo N) Voluntariado Internacional Projecto SABI – Associação NAVEGAR

O) Certificado de participação no projeto de voluntariado “MarcaMundos” P) Voluntariado Missão País

(12)

12 I) Cronograma do ano letivo 2017/2018

Estágio Parcelar

Regente Período de estágio

Local Tutor Cirurgia Geral Prof. Dr. Rui Maio

09/09/2017-08/11/2017 Hospital Universitário – Semmelweis University Dr. Gabor Telkes Medicina Interna Prof. Dr. Fernando Nolasco 06/11/17-12/01/18 Hospital das Forças Armadas – Pólo de Lisboa Dr.ª Anabela Alves

Saúde Mental Prof. Dr. Miguel Talina 22/01/18-16/02/18 Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa Drª. Safira Haneman Medicina Geral e Familiar Prof. Dr.ª Maria Isabel Santos 19/02/18-15/03/18 USF Linha de Algés Dr. Francisco Carvalho

Pediatria Prof. Dr. Luís Varandas 18/03/18-20/04/18 Hospital Dona Estefânia Drª. Paula Kjöllerström Ginecologia-Obstetrícia Prof.ªDr.ª Teresa Ventura 23/04/18-18/05/18 Maternidade Alfredo da Costa Drª. Nádia Charepe e Drª. Catarina Júlio

(13)

13 II) Trabalhos realizados no âmbito do Estágio Profissionalizante

Estágio Parcelar Tema e Autor(es)

Medicina Interna “Malária Surveillance” - António

Lourenço

“Síndrome febril Indeterminado – Caso clínico” – António Lourenço,

Rúben Margaço, Sara Cunha

Medicina Geral e Familiar

Folheto informativo “Exames de rotina” – António Lourenço

Pediatria “Distúrbios de Potássio na Criança” – António Lourenço,

Bárbara Gaspar, Bernardo Pimentel, Mariana Miranda

Ginecologia-Obstetrícia

“Infeções do Trato Urinário na Gravidez” – António Lourenço,

Bernardo Pimentel, Rúben Margaço

(14)

14 IV) Atividades extracurriculares do ano letivo 2017/2018:

(15)

15 Anexo B) Curso de Formação Profissional – Suporte Básico de Vida Adulto

(16)

16 Anexo C) Palestra "Medicina Tropical - Infeções mais preponderantes em Moçambique"

(17)

17 Anexo E) Certificado de participação na 7ª Reunião de Imunoalergologia de Lisboa

(18)

18 Anexo G) Sessão Saúde Mental nos Cuidados de Saúde Primários – Dúvidas Frequentes

(19)

19 Anexo I) Voluntariado Missão Esperança – Médicos do Mundo

(20)

20 V) Atividades extracurriculares dos anos letivos anteriores:

Anexo J) Declaração de monitor voluntário das Unidades Curriculares de Anatomia e Fundamentos de Neurociências

(21)

21 Anexo K) Declaração de monitor voluntário da Unidade Curricular Infecção – etiologia, patogénese e bases terapêuticas

(22)

22 Anexo L) Declarações Representante de Alunos no Conselho Pedagógico

(23)

23 Anexo M) Transcript of Records do Período de Erasmus na Universidade de Estrasburgo

(24)

24 Anexo N) Voluntariado Internacional Projecto SABI – Associação NAVEGAR

(25)

25 Anexo P) Voluntariado Missão País

Referências

Documentos relacionados

HARD FR 117 é uma argamassa epóxi de cura rápida, de alta resistência mecânica, composto por resina, endurecedor e cargas minerais1. 1.2

atenção e associado não só à evolução da engenharia do ambiente e daquilo que se entende por planeamento ambiental e à própria formulação e avaliação dos planos

A combinação dessas dimensões resulta em quatro classes de abordagem comunicativa, que podem ser exemplificadas da seguinte forma: interativo/dialógico: professor e

Decorreu entre 10 de Setembro de 2018 e 17 de Maio de 2019, sob a regência do Professor Doutor Rui Maio, englobando os estágios parcelares de Medicina Geral e Familiar,

Durante este ano, no âmbito do estágio de Cirurgia Geral, completei o curso TEAM (Anexo VII); ainda no decorrer deste estágio, participei no congresso Game of Thrones in

Celebrada pelos círculos literários como a primeira mulher moçambicana a publicar um romance, Paulina Chiziane vem ganhando amplitude, ao lado de nomes como o de Lília Momplé, como

A AdC - Águas de Cascais, S.A., é a concessionária do Sistema Municipal de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais de Cascais, tendo iniciado a sua atividade em

1. Créase o rexistro de establecementos distribuidores e dispensadores de medica- mentos veterinarios e establecementos elaboradores de autovacinas de uso veterinario, rexistro