• Nenhum resultado encontrado

Relatório Mensal. Março 2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório Mensal. Março 2010"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

PATROCÍNIO:

Relatório Mensal

Março 2010

(2)

Relatório Mês Março

As atividades no Projeto, com as crianças, tiveram início no mês de Fevereiro.

Todo um trabalho de socialização, orientação geral e integração é desenvolvido nos primeiros meses, com o objetivo de preparar as crianças iniciantes para o entendimento da proposta e dos objetivos do Projeto, bem como oferecer suporte para as famílias .

No dia 12, realizamos a reunião com os pais das crianças iniciantes de 2010, a grande maioria convocada compareceu, e neste encontro passamos as informações a respeito do Projeto, seus objetivos, informações sobre a equipe gestora e demais atores sociais, atividades e rotina diária.

Nos dias 18 e 19 as crianças iniciantes tiveram seu primeiro contato com educadores, espaço e principalmente com orientações a respeito do funcionamento e da rotina diária no Projeto.

Já no dia 22 todas as 223 crianças retornaram e as atividades de integração foram desenvolvidas durante a semana toda, tivemos gincanas culturais, jogos cooperativos, brincadeiras em grupo e muita conversa para orientação geral. Os educadores aproveitaram para descrever o planejamento das atividades para 2010 e também relembrar algumas regrinhas básicas de convivência.

Nos dias 23 e 25 realizamos a avaliação geral das crianças de 10, 11 e 12 anos para definição dos grupos de pesquisa ( crianças que apresentaram maiores dificuldades em português e matemática) .

No dia 02 de março realizamos uma segunda reunião com os pais ausentes da primeira reunião, oferecendo uma segunda oportunidade para que as crianças selecionadas tivessem acesso ao Projeto, pois o comparecimento da família nas reuniões de pais é condição para a permanência da criança.

No dia 04 de março tivemos palestra do grupo USP Recicla para as crianças iniciantes, com a posterior entrega da caneca durável para todos, para uso no Restaurante Central, durante as refeições.

No dia 11 iniciamos o processo de higienização com todo o grupo de crianças, neste momento o banho é caprichado, cabelos são aparados, unhas, etc. Um dia dedicado a orientação e à higiene corporal.

No dia 19 realizamos a primeira reunião pedagógica do mês, com leitura e discussão de texto : “Porquê essas diferenças – Aguillo, Afonso . Neste dia o grupo de educadores avaliou e definiu, através da observação realizada durante o mês, as crianças que passaram pelo período de experiência e que receberiam no dia 24 o certificado de efetivação no Projeto Pequeno Cidadão.

(3)

No dia 24, realizamos uma “mini solenidade”, em que os alunos iniciantes que seguiram e se adaptaram a rotina diária no Projeto, receberam um certificado, fizeram a leitura do “juramento do Pequeno Cidadão” e ainda receberam kit higiene para ser usado em casa e no Projeto.

No dia 29 de março realizamos a primeira “Sexta Bacana” do ano. Trata-se de um momento de descontração e lazer que as turmas recebem em troca do bom comportamento durante o mês. Infelizmente a turma da tarde, não participou, devido a seguidos eventos de mau comportamento, por parte de algumas crianças.

Foram vários eventos seguidos de problemas com o ônibus que realiza gratuitamente o transporte escolar e por este motivo a turma da tarde ficou sem a sexta bacana.

No dia 29 a coordenação realizou uma chamada geral no Campus e demais entidades educacionais da cidade, para uma reunião para interessados em desenvolver atividades voluntárias no Projeto. Algumas sugestões surgiram e esperamos um grupo bom de voluntários para 2010.

Neste dia 29 também as crianças iniciantes tiveram uma palestra informativa com a nutricionista do Restaurante Universitário explicando a importância da boa alimentação e do funcionamento do restaurante.

Atividades Administrativas:

Durante o mês de março foram realizadas cotações para compra de itens do kit uniforme e demais materiais do Projeto (material escritório, artísticos, de estudos, etc).

Foram entrevistados para seleção candidatos a vagas de educadores e bolsistas. Atendimentos diários a pais e responsáveis, além de acertos internos em listas de chamadas, arquivos, prontuários, etc.

Elaine Trimer Ruggiero Coordenadora Pedagógica Projeto Pequeno cidadão São Carlos

(4)

Anexos abaixo:

• Certificado de Efetivação no Projeto Pequeno Cidadão • Juramento do Pequeno Cidadão

• Regras de Convivência 2010

São Carlos, 24 de Março de 2010

C E R T I F I C A D O

Certificamos que seu (sua) filho(a)

_________________________________________________ passou pelo

período de adaptação (experiência), e a partir desta data __________ está efetivo como aluno do Projeto Pequeno Cidadão São Carlos. Isso não quer dizer que ele(a) não estará sujeito(a) a perder a vaga caso apresente problemas de comportamento.

Esperamos a colaboração dos pais ou responsáveis para acompanharem o desenvolvimento e comportamento da criança no dia a dia.

Projeto Pequeno Cidadão

________________________ ________________________

Elaine Trimer Ruggiero Glória I. Sanches de Lima

Coordenadora Pedagógica Psicóloga Social

___________________________________

(5)

JURAMENTO DO PEQUENO CIDADÃO

Eu, aluno do Projeto Pequeno Cidadão,

PROMETO, à partir de hoje,

Respeitar os meus colegas e professores, Seguir as regras do Projeto e,

EM TODAS AS HORAS ser um pequeno BOM Cidadão,

Não jogando lixo no chão, Respeitando todas as pessoas,

Estudando e fazendo os meus deveres e, Sempre me esforçando e

Me dedicando para que a cada dia eu aprenda coisas boas Para a minha vida e o meu próximo!

REGRAS DE CONVIVÊNCIA

Regra 1. Toda criança matriculada tem o direito de freqüentar o Projeto Pequeno Cidadão no horário das 8h30 até 11h45 e das 14h30 até 17h45 e tem o dever de cumprir os mesmos.

Regra 2. Toda criança tem o direito a receber um kit uniforme (camiseta, bermuda, agasalho, tênis, meia, mochila, toalha e sunga/maiô) e usa-lo diariamente bem como a carteirinha de identificação. Tendo como dever conservá-los. Em caso de perda, ou qualquer estrago, será cobrado uma taxa para reposição.

Obs. Não será permitido uso de acessórios.

Regra 3. Toda criança tem o direito, se houver necessidade, a quatro faltas durante o mês, caso ultrapasse esse número sem justificativa, poderá ser desligado.

Regra 4. Toda criança tem o direito de receber atendimento especializado proporcionado pelo Projeto Pequeno Cidadão e tem como dever participar de todas as atividades oferecidas com interesse.

Regra 5. Toda criança tem o direito de ser respeitado pelos educadores e colegas, não podendo ser vítima de agressões verbais ou físicas e tem o dever de respeitar seus educadores e colegas, tratando- os com igualdade.

(6)

Regra 6. Toda criança tem o direito de utilizar o transporte oferecido pelo Projeto Pequeno Cidadão e o dever de utilizá-lo com responsabilidade. Conservando e mantendo atitude respeitosa.

Regra 7. Obrigatoriamente todas as crianças deverão estar matriculadas na escola, mantendo um bom aproveitamento e freqüência.

Regra 8. Toda criança tem o direito a utilizar espaço físico, materiais e equipamentos oferecidos e tem o dever de cuidar dos mesmos, zelando pela boa conservação e limpeza.

Regra 9. Toda criança tem o direito a duas refeições diárias no Projeto Pequeno Cidadão e tem o dever de aproveitá-las da melhor forma possível sem desperdício, agindo com educação e respeito, inclusive colaborando com a limpeza do local onde as mesmas são oferecidas.

Regra 10. Toda criança tem o direito a receber orientação em relação à saúde e higiene, inclusive materiais para uso. É dever de toda a boa conservação dos mesmos sem provocar desperdício.

(7)

Galeria de fotos

(8)

Conhecendo o Projeto, suas instalações e fazendo seu crachá de identificação

Por dentro do Projeto !!!

(9)

Higiene e bate papo

Festa de Carnaval – Integração novos e antigos

(10)

Gerações que passam por aqui...

Alunas iniciantes 2010 –“ Geovana e Cristiane”

Visita “ex aluna”- Valkiria - formanda de 2004 – grávida

(11)

Dia do amigo ( toda sexta feira )

(12)

Esporte para todos !!

(13)

Orientação para a boa alimentação !

Palestra USP Recicla- Entrega das canecas duráveis

Referências

Documentos relacionados

O presente estudo consiste em um levantamento epidemiológico das patologias respiratórias mais frequentes no ambulatório de fisioterapia de um hospital universitário

E Ernesto Faria, sem defender para este exclusivismos indefensáveis, lealmente reconhece que os objectivos fundamentais do latim são agora diversos, como é

∴ Porque um sistema de referência é baseado na cinemática do movimento dos corpos, só os três últimos movimentos interessam à definição do sistema de referência

somente após tomar conhecimento dos requisitos e das condições exigidos para o Processo Seletivo. Não serão aceitos pagamentos de inscrições por depósito em

Rodrigues (1999) explica que a avaliação pode ser vista de diferentes ângulos: dos alunos; dos sistemas educativos e de inovação; dos professores, dos currículos. De

constitucionais do artigo 170, incisos III, VIII e IX da Carta Maior; esta Magistrada lança mão do Poder de Cautela Geral do Juízo, para que seja possibilitada a oportunidade

*Considerado informações provenientes dos dados contábeis da recuperanda e gerenciais recebidas da empresa, assinadas pelo contador e sócio da empresa pelo arquivo Relatório de

Médio Tejo, EPE, o Hospital Distrital de Santarém, EPE, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE, e a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE, remeteram os