• Nenhum resultado encontrado

BITCLOUD: UMA IDEIA DE NEGÓCIO PARA ATENDER A DEMANDA DE SOFTWARE ACADÊMICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BITCLOUD: UMA IDEIA DE NEGÓCIO PARA ATENDER A DEMANDA DE SOFTWARE ACADÊMICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

BITCLOUD: UMA IDEIA DE NEGÓCIO PARA ATENDER A

DEMANDA DE SOFTWARE ACADÊMICO EM INSTITUIÇÕES

DE ENSINO

Jeferson Menegazzo1, Munyque Mittelmann1, Fábio Alexandrini1

1Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul

jef.menegazzo@outlook.com, munyquee@outlook.com, fabalex@ifc-riodosul.edu.br

Abstract. Limitations on access to knowledge materials such as technical books and

scientific articles, is recurrent in educational institutions. The costly physical distribution, space limitations libraries and difficulty in transport are some of the conditioning factors. Although common in other applications, technological means are still rare to allow full and ubiquitous access to these materials. Thereby, this paper presents a business idea to attend the demands of academic software by educational institutions through VirtualLib system, which consists of a virtual library, with full access to the contents of books and scientific publications, including all knowledge of materials over the internet, in a ubiquitous manner. The business idea proposal has several advantages for the consumer, especially by offering a lower cost information technology, space and material.

Key-words: Entrepreneurship; Digital Business; BitCloud.

Resumo. As limitações no acesso a materiais de conhecimento, como livros técnicos e

artigos científicos, é recorrente nas instituições de ensino do país. A distribuição física dispendiosa, as limitações de espaço de bibliotecas e a dificuldade no transporte são alguns dos fatores condicionantes. Embora comum em outras aplicações, meios tecnológicos ainda são raros para permitir o acesso integral e ubíquo a esses materiais. Em função desta problemática, neste trabalho é apresentada uma ideia de negócio para atender a demanda de software acadêmico por instituições de ensino, através do sistema VirtualLib, o qual consiste de uma biblioteca virtual, com acesso integral ao conteúdo de livros e publicações científicas, abrangendo todos os materiais de conhecimento através da internet, de forma ubíqua. A ideia de negócio proposta apresenta diversas vantagens para o consumidor, principalmente ao oferecer um menor custo em tecnologia de informação, espaço físico e material.

Palavras chave: Empreendedorismo; Negócios Digitais; BitCloud.

1. Introdução

O número reduzido de exemplares nas bibliotecas, atrelado à dificuldade de transporte e às poucas tecnologias para acesso virtual, dificultam o acesso à informação pelos alunos e servidores em inúmeras instituições de ensino do país. Além disso, as

(2)

instituições acadêmicas frequentemente não dispõem de condições para aumentar o acervo e espaço físico de suas bibliotecas.

Com o surgimento e a difusão das tecnologias de informação e comunicação (TICs), as formas de trabalho, socialização, comunicação e a própria cultura se moldaram à nova realidade. Os meios de acesso ao conhecimento, mais recentemente, também estão em adaptação às novas tecnologias. A Amazon, uma das pioneiras no segmento, possuí em seu portfólio o serviço Kindle Unlimited. O programa oferece locação de livros digitais através de mensalidades (AMAZON, 2016). Entretanto, o serviço é disponibilizado apenas para usuários únicos, ou seja, não há planos que abranjam vários usuários, não atendendo a necessidade de instituições acadêmicas. Além disso, o sistema tem seu acervo limitado a livros, em sua maioria romances e contos, de modo que não abrange conteúdos técnicos e publicações de periódicos científicos, havendo ainda um limite de e-books emprestados simultaneamente.

As pesquisas científicas, publicadas normalmente em periódicos, revistas e jornais, são disponibilizadas virtualmente através de portais, sejam eles da própria organizadora ou portais genéricos, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O portal de periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil um grande acervo de trabalhos científicos (PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES, 2016). Contudo, nem todas as instituições de ensino possuem acesso completo ao acervo e mesmo para as que possuem, nem sempre está disponível o acesso para alunos e servidores quando estão fora das instalações físicas da instituição. Além disso, o sistema não sugere artigos relacionados, sendo apenas baseado na pesquisa do usuário.

Em todos os sistemas disponíveis é possível notar a segmentação específica das aplicações, não havendo uma plataforma que integre todos os materiais de conhecimento. Além disso, funcionalidades de apoio a escrita acadêmica, assim como sistemas de busca inteligente não são encontrados nestas ferramentas.

A disponibilização virtual de materiais como livros e periódicos científicos é crescente, especialmente em função da ubiquidade da tecnologia. Entretanto, inexiste no mercado uma aplicação que integre todos os tipos de materiais de conhecimento, incorporando em uma única aplicação acesso à livros técnicos e artigos científicos, disponibilizando-os integralmente por meio digital, com foco em tratamento de demandas. A proposta do VirtualLib, principal sistema da BitCloud, surgiu com o objetivo de sanar as deficiências no acesso à livros e periódicos científicos no meio acadêmico. Neste trabalho, são descritas as características da BitCloud e de seu sistema VirtualLib.

2. BitCloud

A BitCloud surgiu com o propósito de fornecer aplicações com a abordagem

Software as a Service (SaaS), atendendo por demanda as necessidades de instituições

acadêmicas. Em função de seus serviços serem disponibilizados através da tecnologia de computação em nuvem, recebeu a denominação de BitCloud (Bit - Unidade de Informação, Cloud - Nuvem) sob a razão social BitCloud S/A. Seu portfólio inclui o

(3)

sistema VirtualLIB, aplicação que disponibiliza acesso integral ao conteúdo de livros e publicações científicas (artigos, periódicos, monografias, etc.) de forma online, além de ferramentas de apoio. Sua atuação será em nível nacional, com seu mercado voltado especialmente a centros de ensino superior. O logo da BitCloud, inspirado em seu nome, é demonstrado na Figura 1.

Figura 1 – Logo da empresa BitCloud.

A BitCloud tem como missão prover soluções diferenciadas de tecnologia da informação, focando em menos custo ao cliente a medida que fornece serviços com alto nível qualitativo, empregando sempre a criatividade, inovação, flexibilidade e agilidade no desenvolvimento. A visão da empresa é tornar-se referência na abordagem Software

as a Service (SaaS) para instituições acadêmicas, fornecendo diversos serviços com

acesso sob demanda, os quais seguirão critérios de excelência na qualidade de software.

2.1. Objetivos e Metas

Os objetivos e metas da BitCloud são:

 Prover softwares altamente escaláveis e confiáveis, velando custo-benefício para o cliente.

 Reduzir o alto custo de software convencional para as instituições de ensino, não apenas em relação às despesas em licenças, mas também pelo custo de infraestrutura extra e manutenção.

 A promoção do acesso ao conteúdo de livros e publicações científicas pelos usuários e o compartilhamento das pesquisas brasileiras em nível nacional.

 O desenvolvimento e a diversificação do conteúdo da VirtualLIB pela aquisição de novos títulos, bases de dados e outros tipos de documentos, tendo em vista os interesses da comunidade acadêmica brasileira.

 A ampliação do número de instituições usuárias dos serviços da empresa.

A empresa pretende atingir seus objetivos investindo no capital humano e no treinamento de funcionários. Além disso, buscará encontrar a segmentação de mercado ideal para os produtos oferecidos, de modo que seja possível um rápido crescimento, retendo clientes e evitando que eles saiam da base de usuários ativos. A empresa conquistará seus objetivos por acreditar na valorização do trabalho em equipe e compreende a importância de assumir riscos e aprender com erros, feedbacks e críticas.

(4)

2.2. Público-alvo e Problemática

O público-alvo é constituído majoritariamente por instituições acadêmicas. Segundo o Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP, 2014), em 2014 haviam cerca de 7,8 milhões de alunos inscritos em cursos superiores no Brasil. Estes alunos estão distribuídos pelas 2,368 mil instituições de ensino superior do Brasil, as quais oferecem mais de 32 mil cursos de graduação.

Neste cenário, percebeu-se a necessidade de ferramentas que auxiliem alunos e professores em seus estudos e escrita científica, devido a limitação de disponibilização de acesso integral e online a livros e materiais científicos. As bibliotecas das instituições de ensino muitas vezes não possuem materiais suficientes para suprir a necessidade dos alunos, isso ocorre devido ao alto custo de aquisição de livros e periódicos, assim como da despesa de expansão da estrutura física da biblioteca quando for necessário ampliar seu acervo. Demandando um maior gasto financeiro, a utilização de materiais didáticos e livros impressos também requer mais recursos ambientais que suas respectivas versões digitais. Outro aspecto importante, é a dificuldade que acadêmicos geralmente encontram na construção de citações e referências em suas produções textuais. A BitCloud tem o propósito de atenuar as dificuldades enunciadas, provendo softwares acessíveis e eficientes.

3. VirtualLib

O principal produto a ser disponibilizado pela BitCloud será o VirtualLib. O sistema consiste de uma biblioteca virtual, com acesso integral ao conteúdo de livros e publicações científicas (artigos, periódicos, monografias, etc.), integrando todos os materiais de conhecimento através da internet, de forma ubíqua. A ferramenta ainda contará com recursos de auxílio a produção textual acadêmica, como geração automática de referências e citações, sugestão de materiais correlatos, dentre outros.

3.1 Modelo de Negócio

A abordagem adotada para os produtos da start-up BitCloud será Software as a

Service (SaaS), no qual a empresa se responsabiliza pela estrutura tecnológica

necessária para a disponibilização do sistema (servidores, conectividade, segurança) e o cliente utiliza o software via internet, alocando o serviço por demanda. Neste modelo de negócio, o cliente não adquire a licença do software, mas paga pelo seu uso como um “serviço”.

O VirtualLib utiliza de um modelo de negócio baseado em parcerias. Desta forma, os livros e publicações cientificas fornecidas integralmente na aplicação não são adquiridas, mas realizar-se-á parcerias com editoras para que disponibilizem seus livros na ferramenta, sendo remuneradas em função da quantidade de acessos aos seus

(5)

materiais e ao número total de usuários do serviço. Já a utilização do serviço pelas instituições acadêmicas será sob demanda. Desta forma, o pagamento é proporcional ao serviço utilizado.

Figura 2 – Modelo de negócio para o sistema VirtualLib.

Na Figura 2 é ilustrado o funcionamento do negócio. As instituições de ensino pagam uma mensalidade com base na quantidade de acadêmicos que utilizam o serviço (demanda). A soma das mensalidades de todos os clientes resulta em um valor X recebido pela BitCloud. Este valor é subdividido: 2/3 são para custeio da infraestrutura de T.I. e funcionários, e 1/3 corresponde ao lucro. Este lucro é então dividido em 1/2 para a BitCloud e 1/2 para as editoras. Da parte das editoras, divide-se 1/2 igualitariamente entre as editoras parceiras, e a outra parte correspondente a 1/2 divide-se proporcionalmente em função da quantidade de acessos aos divide-seus respectivos materiais disponibilizados.

3.2. Custo Benefício

A abordagem de negócio idealizada para a empresa BitCloud apresenta uma série de vantagens, tanto em relação a disponibilização de um serviço, como o acesso digital a materiais de conhecimento.

Algumas das vantagens são apresentadas abaixo:

Menor custo com T.I., uma vez que toda a infraestrutura é mantida pela start-up.

 Flexibilidade de custo em função da alocação por demanda.

 Acessibilidade ao material didático.

 Ferramentas de apoio ao acadêmico (geração de referências, citações, etc.), assim como busca inteligente e sugestão de materiais correlatos.

 Redução de custos com espaço e material, em função da disponibilização de uma biblioteca virtual.

(6)

 Redução na utilização de recursos ambientais, uma vez que os livros não são impressos, mas disponibilizados virtualmente.

 Combate à pirataria, em função da disponibilização de material virtual a qualquer momento e em qualquer lugar.

4. Conclusão

Este trabalho apresentou a empresa BitCloud e seu principal produto, o VirtualLib. A empresa busca atenuar dificuldades e problemas encontrados em instituições de ensino superior, majoritariamente ao que tange a obtenção e disseminação do conhecimento científico nestes ambientes. A ideia de negócio proposta apresenta diversas vantagens para o consumidor, principalmente ao oferecer um menor custo em tecnologia de informação, espaço físico e material. Além disso, a abordagem de software as a service, que a empresa adota, é uma tendência promissora no ramo da tecnologia. O modelo de negócios está bem estruturado e visa a parceria com editoras e um bom custo benefício para instituições acadêmicas, que investem de acordo com sua necessidade.

Referências

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP (2014).

Censo da Educação Superior 2014 - Notas Estatísticas. Disponível em:

<http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2015/nota s_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2014.pdf>. Acesso: 01 de junho de 2016. Amazon (2016). Termos de Uso do Kindle Unlimited. Disponível em: <https://www.amazon.com.br/gp/help/customer/display.html?nodeId=201556940>. Acesso: 01 de junho de 2016.

Portal de Periódicos da Capes (2016). Missão e Objetivos. Disponível em: <http://periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pcontent&view=pcontent&alias =missao-objetivos&Itemid=126>. Acesso: 01 de junho de 2016.

Referências

Documentos relacionados

Os sais hidratados podem ser considerados ligas de um sal inorgânico e água, formando um sólido crsitalino de fórmula geral

Os artigos 14.º e 15.º tipificam contra-ordenações e estipu- lam os valores das respectivas coimas, sendo que, no caso da contra-ordenação referida no artigo 14.º, a

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

Este artigo está dividido em três partes: na primeira parte descrevo de forma sumária sobre a importância do museu como instrumento para construção do conhecimento, destaco

(2013 B) avaliaram a microbiota bucal de oito pacientes submetidos à radioterapia na região de cabeça e pescoço através de pirosequenciamento e observaram alterações na

A participação foi observada durante todas as fases do roadmap (Alinhamento, Prova de Conceito, Piloto e Expansão), promovendo a utilização do sistema implementado e a

Para atingir este fim, foram adotados diversos métodos: busca bibliográfica sobre os conceitos envolvidos na relação do desenvolvimento de software com

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para