• Nenhum resultado encontrado

Automação e integração de sistemas de óleo e gás

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Automação e integração de sistemas de óleo e gás"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

A rt S tu d io

(2)

Embora fundada em 1988, a METROVAL conta efetivamente com a experiência adquirida por seu corpo técnico na produção de medidores de líquidos industriais desde 1981, ano este que a ex-empresa Tecnobrás S/A - Americana - SP, fabricante de hidrômetros, celebrou um contrato de transferência de tecnologia com a Bopp & Reuther - Alemanha, conhecida mundialmente por sua longa tradição no setor de instrumentação e controles. Este contrato foi transferido à METROVAL em 1988.

Visando ampliar sua linha de medidores, em 1991 a METROVAL celebrou acordo de transferência de tecnologia com a empresa Rheonik Messgerate GmbH - Alemanha e iniciou, em caráter pioneiro no Brasil, a fabricação de Medidores Mássicos por efeito Coriolis.

Entre 2003 e 2004 a METROVAL, graças à sua experiência e posição de destaque no mercado brasileiro de medição de vazão, foi contemplada com o maior contrato de medição de vazão da história nacional: a adequação de quatro ativos da Petrobras na Bacia de Campos, totalizando 14 plataformas de petróleo, à Portaria nº 1 – ANP/INMETRO. Este feito resultou na instalação de uma Filial em Macaé – RJ a fim de prestar suporte técnico a este contrato bem como de outros serviços prestados à empresas locais.

Eventos também dignos de notas são os fatos de a METROVAL ter sido uma das primeiras empresas nacionais a obter, em 1994, a certificação ISO-9000 e em 2004 a acreditação do INMETRO de seus laboratórios de calibração de medidores de vazão para integrar a RBC-Rede Brasileira de Calibração.

A METROVAL possui atualmente mais de 18.000 medidores instalados nos mais variados segmentos industrias com marcante presença na medição de petróleo e seus derivados, de GNV e de GLP.

(3)

Medidores de vazão Sistemas de envasamento

Medição de gás natural veicular (GNV)

Manutenção e Calibração de medidores Treinamento

Diligenciamento e Inspeção

Engenharia Básica

Detalhamento de Projetos

Automação e integração de sistemas de óleo e gás Fabricação e montagem

Assistência Técnica

Manutenção e calibração de instrumentos Estações de medição de óleo e gás (EMEDS) Treinamento

METROVAL NOVA ODESSA

METROVAL MACAÉ

Macaé - RJ Nova Odessa - SP

(4)

Medidores de Engrenagens Ovais

Sistemas de Medição de GLP Medidores Mássicos Coriolis

Densímetros de alta exatidão

Medidores Vortex

Medidor tipo Sonar

Photon Control

Medidor de vazão de gás laser-óptico

Medidores para Água tipo Woltmann

(5)

Skids de Medição

Sistema de Recuperação de Compostos Orgânicos Voláteis

Skid para Descarga de Combustíveis

(6)

O Laboratório de Vazão da METROVAL é composto de 9 bancadas de calibração de medidores sendo 5 volumétricas e 4 mássicas. Auditado pelo INMETRO, ele atende a todos os requisitos da NBR-ISO / IEC 17025 e é integrante da Rede Brasileira de Calibração. É o único Laboratório de Vazão que, no Brasil, além de reunir a mais ampla gama de bancadas, trabalha com água e hidrocarbonetos.

Com base nesta estrutura, a METROVAL está capacitada para executar serviços de calibração na maioria dos tipos de medidores em operação no mercado nacional, inclusive de fabricantes estrangeiros. Em nosso laboratório tanto os trabalhos de ajustes quanto os de calibração podem ser testemunhados por técnicos do cliente.

A qualidade das calibrações feitas pela METROVAL não são asseguradas somente pela qualidade de suas instalações e capacitação de seus técnicos. Outro fator decisivo é o seu banco de dados que há cerca de 20 anos vem sendo alimentado com as informações de todos os medidores que passaram pelas suas bancadas de calibração. São milhares de aparelhos de vários tipos, procedência e de centenas de clientes. O banco de dados pode ser acessado de múltiplas formas tais como: nome do cliente, número de série, tipo de medidor, tipo de fluido medido, ano de fabricação, etc. Este banco de dados, tendo como base o histórico do desempenho do medidor, permite estabelecer com sólidos fundamentos, o período e a data das suas calibrações ou estabelecer com o cliente um programa otimizado de manutenção ou calibração preventiva de seus aparelhos.

Laboratório de Densidade Laboratório Volumétrico Laboratório Mássico Laboratório Volumétrico

(7)

Suporte Técnico

A equipe de suporte técnico da Metroval é composta por mais de 50 profissionais especializados em serviços de manutenção preventiva e corretiva, start-up de equipamentos, calibração de instrumentos de medição e controle de vazão, temperatura, pressão, BS&W (medição da % de sedimentos e água em óleo), fornecidos pela Metroval ou de outros fabricantes, tanto on-shore quanto off-shore.

A METROVAL fornece treinamentos nas áreas de instrumentação e controle industrial, sistema de vazão e projetos de sistemas de medição, além de organizar workshops e seminários para difundir as tecnologias mais atuais de medição de vazão.

Os cursos são ministrados por profissionais altamente qualificados e reconhecidos em suas áreas de atuação. Os programas de treinamento são altamente flexíveis, adaptando-se sempre as necessidades do cliente, seja em conteúdo, horário ou localização.

Treinamento

(8)

O Departamento de Engenharia da Metroval está capacitado a desenvolver projetos de sistemas de medição, envolvendo as disciplinas : Processos, Instrumentação e Automação, Tubulações, Estruturas Metálicas e Eletricidade.

Nossa Engenharia atua intensamente no desenvolvimento de projetos conceituais e básicos, proporcionando aos nossos clientes multiplas soluções tais como:

• Levantamentos de campo (on-shore e off-shore) para elaboração de orçamentos e propostas.

• Análise de instalações e estudos de melhorias.

• Elaboração de Memoriais Descritivos e Especificações Técnicas para contratação de serviços.

• Consultoria para adequação de sistemas de medição de óleo e gás à Portaria Conjunta nº. 001, ANP/INMETRO.

• Elaboração de fluxogramas de processo (PFDs) e fluxogramas de engenharia (P&Is).

• Levantamento de dados de processo e e m i s s ã o d a s r e s p e c t i v a s F D s p a r a especificação de sistemas de medição.

• Dimensionamento de elementos primários de vazão, tais como placas de orifício e V-Cone.

• Dimensionamento e especificação de trechos retos de medição, de acordo com as normas AGA 3 e ISO 5167.

• Elaboração de folhas de dados e e s p e c i f i c a ç õ e s d e e q u i p a m e n t o s , instrumentos, painéis e sistemas de automação.

• Projeto detalhado, englobando todas as atividades que possibilitem a instalação, manutenção e operação conveniente dos sistemas instalados, tais como detalhes de instalação, plantas, diagramas, listas de materiais, isométricos de tubulação, detalhamento de estruturas metálicas, diagramas unifilares, distribuição de alimentação elétrica.

• Projetos tridimensionais em PDS (Plant

Design Systems), aplicado principalmente a

instalações existentes, possibilitando a geração de fluxogramas, plantas de locação, isométricos de tubulações, encaminhamento de bandejas elétricas e de instrumentação com a geração de lista de materiais de instalação.

• Apoio a suprimentos.

• Certificação de documentos de fornecedores para composição de “Databooks” de sistemas.

(9)

Óleo & Gás

O conhecimento em medição de vazão, adquirido pela Metroval ao longo de duas décadas rendeu-lhe a adjudicação do maior contrato de medição de vazão do país, para a adequação de quatro ativos da bacia de Campos, compreendendo 14 plataformas à portaria conjunta número 1 ANP/INMETRO.

Visando o bom andamento destes contratos e a otimização do fornecimento de produtos e serviços para a indústria de óleo e gás a Metroval inaugurou em 2002 sua filial de Macaé - RJ. A filial de Macaé possui corpo técnico e estrutura para desenvolver todas as atividades de engenharia, assistência técnica e treinamento no campo da medição de vazão de fluídos para a indústria petrolífera.

(10)

PRODUTOS TREINAMENTO SUPORTE TÉCNICO ENGENHARIA MANUTENÇÃO E CALIBRAÇÃO DE MEDIDORES

(11)

Petrobras Celpav Clariant S/A. Elekeiroz Basf Atofina Solvay Uniroyal Bayer Texaco Ambev Petróleo Ipiranga Kodak Tecumseh Grupo Votorantim Citrosuco Unilever Kaiser Rhodia Cargill Braskem Boticário Daimler Chrysler Ara Química PPG 3M do Brasil Akzo Nobel Ultratec Usina Santa Luiza S/A. Cia. Ometto SGH Crios Resinas Sucos Del Valle DSM Elastômeros Buckman Eka Chemicals Agfa Gevaert Goodyear Soenergy Henkel Fuji Hunt Klabin Laticínios Alhambra Lab. Stiefel Cognis Magnesita Guascor Renault do Brasil Saint Gobain Schincariol Robert Bosch Stahl Brasil Polibrasil Resinas Stoller do Brasil IGL Industrial Viscofan do Brasil Tintas Coral White Martins Synteko Shell Brasil (*) Relação parcial de clientes

Petróleo & Gás

Petroquímica

Química

Tintas e Vernizes

Celulose e Papel

Farmacêutica

Sucro Álcool

GNV

Alimentícia

Bebidas

Automotiva

Siderúrgica

Clientes

(*)

(12)

A rt S tu d io vendas@metroval.com.br

Referências

Documentos relacionados

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

Para assegurar que a solução de cali‐ bração não alterou a condutibilidade devido a evaporação ou propagação, recomendamos vivamente que a conduti‐ bilidade da solução

Durantes nove dias, 30 de abril a 11 de maio, a CEDEAO for- mou em Eurotrace SQL quatro colaboradores do INE, dois do sexo feminino e dois do sexo masculino, um do Depar- tamento

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

In order to obtain such better approximations, we adapt the origi- nal prepivoting method of Beran to this context of tail estimation.... To illustrate the validity of this

Também, foram apresentadas as recomendações (Quadro 11), visando promover o acesso aberto imediato aos trabalhos finais da FACISA. Em um momento inicial,

Apresenta a Campanha Obra-Prima, que visa a mudança comportamental por meio da conscientização diante de algumas atitudes recorrentes nas bibliotecas da