• Nenhum resultado encontrado

02. Leia atentamente a afirmação abaixo, sobre produtos transgênicos:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "02. Leia atentamente a afirmação abaixo, sobre produtos transgênicos:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

brasileiro: Paulo Prado em Retrato do Brasil (1927), Gilberto Freyre em Casa grande e senzala (1933), Sérgio Buarque de Holanda em Raízes do Brasil (1936) e Darcy Ribeiro em várias obras, culminando em O povo brasileiro (1995).

(Autor Sergio D. J. Pena Extraído de Ciência Hoje, Vol.27, nº 159. Retrato Molecular do Brasil.) Uma equipe de pesquisadores brasileiros liderados pelo geneticista Dr. Sergio Pena utilizou ferramentas genéticas para traçar e compreender o caminho que formou o brasileiro, utilizando dois marcadores moleculares: o DNA mitocondrial e cromossomo

Y.

A partir da análise do DNA mitocondrial e do cromossomo

Y,

podemos afirmar que: a) O DNA mitocondrial é passado integralmente da mãe para seus filhos.

b) O DNA mitocondrial também pode ser usado em testes de paternidade.

c) O cromossomo

Y

faz parte do DNA nuclear, logo pode ser encontrado em homens e mulheres. d) Um neto do sexo masculino poderá afirmar que seu cromossomo

Y

veio de seu avô materno. e) Os dois marcadores moleculares podem não apresentar os resultados esperados, pois a maior precisão

seria usar todo o DNA nuclear da célula para os estudos.

02. Leia atentamente a afirmação abaixo, sobre produtos transgênicos:

Alimentos transgênicos são alimentos geneticamente modificados com alteração do código genético.

A afirmação é

a) correta, pois os organismos transgênicos possuem o código genético alterado para serem mais produtivos.

b) correta, pois a alteração do código genético faz com que os organismos sintetizem novas proteínas. c) correta, e por isso só são criados em laboratórios especializados que possuem tecnologia para

modificar o código genético.

d) incorreta, pois tanto organismos transgênicos como não transgênicos possuem o mesmo código genético.

e) incorreta, pois o código genético dos organismos transgênicos é alterado apenas em algumas partes do genoma.

03. O primeiro transgênico criado foi uma bactéria geneticamente alterada para produzir a insulina, em 1978. Em 1994, foi lançada a primeira planta transgênica aprovada para o consumo, um tipo de tomate, nos Estados Unidos. De lá para cá, o mundo viu um crescimento da comercialização de produtos que contêm genes modificados.

(Fonte: texto adaptado de:

<www.uai.com.br/app/noticia/saude/2016/10/07/noticias-saude,194867/alimentos-transgenicos-ocupam-gondolas-do-mercado-tire-suas-duvidas.shtml>.

Acessado em 15/10/16) A produção dos transgênicos descrita no texto acima só foi possível devido à descoberta das enzimas de restrição. Essas enzimas podem cortar a dupla-hélice de DNA em pontos específicos. Um fragmento do DNA humano cortado com a enzima de restrição EcoRI pode ser ligado a qual tipo de ácido nucleico?

Assinale a alternativa CORRETA:

a) RNA viral sem cortes com enzimas de restrição. b) DNA bacteriano sem cortes com enzimas de restrição. c) RNA viral cortado com uma enzima de restrição diferente. d) DNA bacteriano cortado com a mesma enzima de restrição. e) DNA humano cortado com uma enzima de restrição diferente.

(2)

04. O esquema representado abaixo ilustra os métodos de produção de camundongos com material genético ou celular de um organismo diferente, para estudos dos efeitos de uma determinada mutação gênica sobre o desenvolvimento inicial.

Tais camundongos (A e B) são denominados, respectivamente, de: a) Quiméricos e Mosaicos

b) Transgênicos e Mutantes c) Mosaicos e Transgênicos d) Transgênicos e Quiméricos

05. A figura a seguir ilustra fragmentos de um gene presente em 4 espécies identificadas com os números de 1 a 4 entre parênteses.

CACTTGTAAAACCAGTATAGACCCTAG (1)

CACTTGTAAAACCAGGATAGACGCTAG (2)

CACTTGTAAAACCAGTATAGACGCTAG (3)

CATTTTTAACACCAGGATAGACGCTAT (4)

Assinale a alternativa correta.

a) As espécies 1 e 4 são mais próximas entre si do que as espécies 1 e 3. b) As espécies 2 e 3 são mais próximas entre si do que as espécies 1 e 3. c) As espécies 1 e 3 são mais próximas entre si do que as espécies 3 e 4. d) As espécies 2 e 4 são mais próximas entre si do que as espécies 1 e 2.

(3)

06. O DNA é o material genético dos seres vivos. A molécula é uma dupla hélice formada pela união de nucleotídeos e sua estrutura possibilita a duplicação, o que é fundamental para a hereditariedade, bem como para a expressão da informação genética.

Com base nos conhecimentos sobre ácidos nucleicos e genética, pode-se afirmar:

a) Um exame de DNA, para avaliar a paternidade de uma criança, não tem a capacidade de diferenciar gêmeos monozigóticos.

b) A sequência de nucleotídeos que compõe o DNA de uma espécie é o seu código genético.

c) Em células eucarióticas, o RNAm é traduzido no núcleo e, em seguida, transportado para o citoplasma, onde será processado e transcrito.

d) As diferentes células de um mesmo organismo sintetizam proteínas distintas porque apresentam diferenças no código genético.

e) A complexidade de um organismo está diretamente relacionada à quantidade de DNA que ele possui, quanto maior a quantidade de DNA, maior o número de genes e mais complexo o organismo.

07. Observe a tira abaixo.

Organismos transgênicos são aqueles que receberam e incorporaram genes de outras espécies. A aplicação da tecnologia do DNA recombinante na produção de alimentos apresenta várias vantagens, apesar de ser vista com cautela pela população.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes aos aspectos moleculares envolvidos no desenvolvimento de transgênicos.

( ) Os vírus podem ser usados como vetores para DNA de eucariontes.

( ) Os plasmídios são bons vetores por apresentarem replicação dependente da replicação bacteriana. ( ) As enzimas de restrição cortam o DNA em uma sequência de bases específica, chamada de sítio de

restrição.

( ) As bactérias são utilizadas para expressar os genes humanos, por apresentarem os mesmos íntrons de um gene eucariótico.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a) V – F – V – F. b) V – V – F – V. c) F – V – V – F. d) F – F – V – V. e) V – F – F – V.

08. A maioria dos recifes de coral em climas temperados consegue suportar temperaturas de até

29 C

antes de branquearem – processo em que corais expelem as algas simbióticas que vivem em seus tecidos, tornando-se vulneráveis a doenças e morte. Corais nos recifes do Golfo Pérsico, no entanto, tipicamente toleram temperaturas de até

36 C

durante o verão, já que possuem mecanismos genéticos que os ajudam a sobreviver a essas temperaturas extremas.

(Disponível em: <www2.uol.com.br>. (Adaptado). Acesso em: 8 set. 2015.) Um alerta de um evento global de branqueamento devido ao aquecimento das águas fez com que cientistas discutissem a reprodução cruzada de corais do Golfo com aqueles de climas temperados, uma vez que esse método poderia

a) reverter o aquecimento das águas. b) produzir descendentes termorresistentes. c) substituir os corais de climas temperados.

(4)

09. Aedes aegypti modificados (transgênicos) têm sido utilizados no combate à dengue. Esses mosquitos produzem uma proteína que mata seus descendentes ainda na fase de larva. Mosquitos machos modificados são soltos na natureza para procriar com fêmeas nativas, mas os filhotes resultantes desse cruzamento não sobrevivem. É possível monitorar a presença de ovos resultantes do cruzamento de machos modificados com fêmeas nativas a partir da luz fluorescente emitida pelos ovos.

a) Descreva o princípio da técnica utilizada para produzir os mosquitos modificados.

b) Por que os ovos resultantes do cruzamento dos machos modificados com fêmeas nativas emitem luz fluorescente? O que é preciso fazer com os ovos para saber se eles emitem luz fluorescente?

10. Plantas transgênicas podem ser produzidas com a utilização da técnica de DNA recombinante. Assim, uma variedade de arroz pode ser produzida a partir da manipulação do arroz original, com a transfecção, para este, do DNA de interesse (a fim de produzir, por exemplo, betacaroteno, o precursor da vitamina A) retirado de outro organismo de espécie diferente.

O arroz transgênico golden rice passará a manifestar a presença de betacaroteno porque:

a) o RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante será traduzido pelas células do vegetal. b) ocorrerá duplicação do DNA transferido, que só então será incorporado ao genoma hospedeiro. c) ocorrerá transcrição do RNA transportador a partir do DNA transferido.

d) proteínas serão sintetizadas a partir do DNA não hibridizado.

e) ocorrerá síntese de carboidratos a partir da ativação do DNA do vegetal original.

11. Após a germinação, normalmente, os tomates produzem uma proteína que os faz amolecer depois de colhidos. Os cientistas introduziram, em um tomateiro, um gene antissentido (imagem espelho do gene natural) àquele que codifica a enzima "amolecedora". O novo gene antissentido bloqueou a síntese da proteína "amolecedora".

(SIZER, F.; WHITNEY, E. Nutrição: conceitos e controvérsias. Barueri: 2002. Adaptado.) Um benefício ao se obter o tomate transgênico foi o fato de o processo biotecnológico ter

a) aumentado a coleção de proteínas que o protegem do apodrecimento, pela produção da proteína antissentido.

b) diminuído a necessidade do controle das pragas, pela maior resistência conferida pela nova proteína. c) facilitado a germinação das sementes, pela falta da proteína que o leva a amolecer.

d) substituído a proteína amolecedora por uma invertida, que endurece o tomate. e) prolongado o tempo de vida do tomate, pela falta da proteína que o amolece.

12. Para verificar a eficácia do teste de DNA na determinação de paternidade, cinco voluntários, dentre eles o pai biológico de um garoto, cederam amostras biológicas para a realização desse teste. A figura mostra o resultado obtido após a identificação dos fragmentos de DNA de cada um deles.

Após a análise das bandas de DNA, pode-se concluir que o pai biológico do garoto é o a) 1º voluntário.

b) 2º voluntário. c) 3º voluntário. d) 4º voluntário. e) 5º voluntário.

(5)

Resumo das questões selecionadas nesta atividade Data de elaboração: 20/11/2017 às 02:33

Nome do arquivo: tarefa 2°ano

Legenda:

Q/Prova = número da questão na prova

Q/DB = número da questão no banco de dados do SuperPro®

Q/prova Q/DB Grau/Dif. Matéria Fonte Tipo

1 ... 168170 .... Elevada ... Biologia ... G1 - ifba/2017 ... Múltipla escolha 2 ... 164974 .... Média ... Biologia ... Puccamp/2017 ... Múltipla escolha 3 ... 168302 .... Elevada ... Biologia ... Ufjf-pism 3/2017 ... Múltipla escolha 4 ... 172192 .... Média ... Biologia ... Fcmmg/2017 ... Múltipla escolha 5 ... 165786 .... Média ... Biologia ... Unicamp/2017 ... Múltipla escolha 6 ... 163584 .... Elevada ... Biologia ... Ebmsp/2016 ... Múltipla escolha 7 ... 156138 .... Média ... Biologia ... Ufrgs/2016 ... Múltipla escolha 8 ... 151333 .... Baixa ... Biologia ... G1 - cftmg/2016 ... Múltipla escolha 9 ... 153968 .... Média ... Biologia ... Unicamp/2016 ... Analítica

10 ... 163054 .... Média ... Biologia ... Ufpa/2016 ... Múltipla escolha 11 ... 171822 .... Baixa ... Biologia ... Enem PPL/2016 ... Múltipla escolha 12 ... 171828 .... Média ... Biologia ... Enem PPL/2016 ... Múltipla escolha

Referências

Documentos relacionados

Se você ainda não percebeu que isso é uma realidade, então reflita sobre a seguinte questão: como pode, um sistema de previdência, tida como “social”, usar

WOQ-19: 19-item wearing-off questionnaire; MDS-UPDRS: Movement Disorder Society Unified Parkinson’s Disease rating scale; SD: standard deviation.. Student’s t-test was used

A higiene do trabalho propõe-se combater, dum ponto de vista não médico, as doenças profissionais, identificando os fatores que podem afetar o ambiente do trabalho e o

Inversor: Conversor estático de potência que converte a corrente contínua (por exemplo, do gerador fotovoltaico) em corrente alternada apropriada para a injeção de

Dentre as fontes para a coleta de dados, optamos pela literatura acadêmica e científica cujo tema estivesse direcionado à compreensão do elo entre alfabetização/letramento

Em 1950, Luciano Moreira de Sá (FC Porto) sagrou-se campeão nacional; João Lourenço classificou-se em 3º lugar na corrida '9 de Julho', em São Paulo, com o mesmo tempo do vencedor;

Estes são os trabalhadores para quem os retornos são provavelmente mais elevados. Mas é necessario continuar