• Nenhum resultado encontrado

20 Tempo Comum. SERRA DO PILAR, 16 agosto 2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "20 Tempo Comum. SERRA DO PILAR, 16 agosto 2020"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

20 Tempo Comum

SERRA DO PILAR, 16 agosto 2020

www.serradopilar.com

Como é admirável, Senhor, a vossa bondade: à sombra das vossas asas se refugiam os homens!

Como é admirável, Senhor, a vossa bondade: à sombra das vossas asas se refugiam os homens! Podem saciar-se da abundância da vossa casa e Vós os inebriais com a torrente das vossas delícias. Irmãos:

Já quiseram aprisionar o Evangelho nos muros de Jerusalém, de Atenas, de Roma, do Ocidente… Mas de todos eles ele se foi libertando, porque o Reino de Deus não está confinado por nenhum limite, nem geográfico nem humano.

Jesus bem nos preveniu que "os últimos são os primeiros" e que "bem-aventurados os pequenos e os simples, os pobres, os pacíficos, os humildes…". O Reino de Deus anda longe da força e da importância, da riqueza e do poder.

Tende compaixão de nós, Senhor,

Porque somos pecadores!

Mostrai-nos, Senhor a vossa misericórdia

E dai-nos a vossa salvação!

Deus misericordioso tenha compaixão de nós,

Perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna!

Amen!

Oremos (…) Ó Pai,

damos-te graças

porque revelaste aos pequenos os mistérios do teu Reino

e os ocultaste aos «sábios e inteligentes»,

para confusão de todos quantos se consideram «puros», bons e belos aos seus próprios olhos!

(2)

Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na Unidade do Espírito Santo.

Amen!

Leitura do Livro de Isaías (Is 56, 1.6-7)

Eis o que diz o Senhor: Respeitai o direito, praticai a justiça, porque a

minha salvação está perto e a minha justiça não tardará a manifestar-se. Quanto aos estrangeiros que desejam unir-se ao Senhor para O servirem, para amarem o seu nome e serem seus servos, se guardarem o sábado e não o profanarem, se forem fiéis à minha aliança, hei de conduzi-los ao meu santo monte, hei-de enchê-los de alegria na minha casa de oração. Os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceites no meu altar, porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.

Salmo responsorial (do Salmo 67)

O Senhor nos dê a sua bênção,

Resplandeça sobre nós a luz do Seu rosto.

Deus se compadeça de nós e nos abençoe fazendo brilhar sobre nós a luz do seu rosto. Se conheçam na Terra os seus caminhos e entre as Nações a sua salvação! Que os povos te louvem, ó Deus, todos os povos te louvem! O campo dá os seus frutos! Deus, o nosso Deus, nos abençoa!

Leitura da Carta de Paulo aos Romanos (Rm 11,13-15.29-32)

Irmãos: É a vós, os gentios, que eu falo: Enquanto eu for Apóstolo dos gentios, procurarei prestigiar o meu ministério a ver se provoco o ciúme dos homens da minha raça [os judeus] e salvo alguns deles. Porque, se da sua recusa [em receberem a Boa Nova] resultou [a pregação desta ao] mundo [pagão], o que será a sua reintegração senão uma ressurreição de entre os mortos? Porque os dons e o chamamento de Deus são irrevogáveis. Vós [os pagãos] éreis outrora desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia, devido à desobediência dos judeus. Tendo, pois, desobedecido eles, face à misericórdia que vós alcançastes, talvez também eles, por sua vez, alcancem agora misericórdia. Efetivamente, Deus permitiu a desobediência de todos, para usar de misericórdia também com todos.

(3)

Aleluia!

Jesus proclamava o evangelho do reino E curava todas as doenças entre o povo!

Aleluia!

Leitura do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 15, 21-28)

Naquele tempo, Jesus retirou-se para os lados de Tiro e Sidónia. Então, uma mulher cananeia, vinda daqueles arredores, começou a gritar: Senhor,

Filho de David, tem compaixão de mim. Minha filha está cruelmente atormentada por um demónio. Mas Jesus não lhe respondeu uma palavra.

Os discípulos aproximaram-se e pediram-lhe: Atende-a, senão ela vem

sempre a gritar atrás de nós. Jesus respondeu: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Mas a mulher veio prostrar-se

diante dele, dizendo: Socorre-me, Senhor. Ele respondeu: Não é justo que

se tome o pão dos filhos para o lançar aos cachorrinhos. Mas ela replicou: É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos. Então, Jesus respondeu-lhe: Mulher, é grande a tua fé. Faça-se como desejas. E, a partir daquele momento, a sua

filha ficou curada.

Aleluia!

Homilia

A antiga cidade fenícia de Tiro ligada ao território de Sídon, ao tempo de Jesus designava a Alta Galileia que já Isaías dizia “dos Gentios” (Is 9,1 e Mt 4, 15), mas não pertencia à Palestina.

Jesus nascera — sim — crescera e iniciara a sua pregação na autêntica Galileia. Participava da mentalidade e da cultura dominante do seu povo. Ou seja: Jesus cresceu e foi educado na sua grandeza de ânimo e, sobretudo, na sua bondade e na sua humanidade sem limites, no meio daquele povo e naquele ambiente. Que grandeza de ânimo, que bondade, e que humanidade sem limites!

Mas não se deixou ficar só por ali, terra sagrada! Foi-se também ”para os lados de Tiro e Sidónia”, para a dita “Galileia dos Gentios”. Aí, apareceu-lhe uma mulher que queria e procurava a cura da filha. E Jesus não só realizou o que a mãe lhe pediu como lhe elogiou a fé, ela que era pagã portanto mulher de outras crenças!

Ou seja: Jesus diz que a natureza da fé não consiste nem em acreditar umas quantas verdades, nem em cumprir umas quantas regras ou ritos

(4)

religiosos. A mulher acreditava que Jesus era capaz de remediar o sofrimento seu e da sua filha.

E, perante a fé e a humildade desta mulher, Jesus mudou a sua maneira de pensar e de atuar. Desde logo, percebeu que a missão que ele tinha começado na Galileia, estendia-se também para “as ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mt 15,24). Ou seja: a fé da mulher mudou a sua maneira de pensar e de atuar de Jesus.

Diz o teólogo: “A nossa fé põe Deus ao nosso serviço”!

Preces

OREMOS ao Senhor pela Igreja Santa espalhada dum extremo ao outro da Terra, Igreja que o Senhor adquiriu pelo Sangue de Cristo: que ele a guarde inabalável ao abrigo das tempestades, até à consumação dos séculos!

Ouvi-nos, Senhor!

OREMOS pelo Episcopado: que transmita fielmente a Palavra da Verdade!

Ouvi-nos, Senhor!

OREMOS pelos Presbíteros e pelos Diáconos e por todas as ordens de ministérios, serviços e empenhamentos: que a todos encha a sabedoria do Espírito de Deus!

Ouvi-nos, Senhor!

OREMOS pelos que presidem às nações e as governam, com todo o corpo da administração e do exército, para que possamos viver em paz, na tranquilidade e na confiança e, em liberdade e sem medo, possamos glorificar Jesus Cristo, nossa esperança!

Ouvi-nos, Senhor!

OREMOS pelo Povo de Deus reunido em Igreja, para que se torne o Louvor de Cristo, um reino de Sacerdotes e uma Nação Santa!

Ouvi-nos, Senhor!

OREMOS por esta cidade e seus habitantes, pelos seus doentes e escravos, pelos exilados, pelos marginais, navegantes e viajantes (pelos que estão ausentes em férias), para que o Senhor os assista e seja o seu asilo e defesa!

(5)

Ao lavar das mãos…

Bendito sejas, ó Pai, Deus do Universo, Senhor da Criação inteira!

Comunhão

Eu sou o pão vivo descido do céu,

quem dele comer viverá eternamente; tomai e comei.

O pão de Deus é o que desce do céu para dar a vida o mundo.

Meu Pai é quem vos dá o pão do Céu; só Eu posso dar a vida ao mundo. Isto é o meu corpo entregue por vós. Este é o cálice da Nova Aliança.

Se não comerdes a carne do Filho do Homem; não tereis a vida em vós.

A minha carne é verdadeira comida; e o meu sangue é verdadeira bebida.

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em Mim e Eu nele.

Oração final Oremos (…)

Senhor, nosso Deus!

Cada «primeiro dia da semana», escutamos a tua Palavra

e, reunidos em fraternidade, damos-te graças pela nossa vida,

fazendo memória da morte e ressurreição de Jesus. Que todos estes gestos - sacramentos da fé - sejam expressão do nosso acreditar,

nós, que nos reunimos em teu nome e no do Senhor Jesus

à sombra do Espírito Santo.

(6)

Final

Magnificat, Magnificat!

A minha alma glorifica o Senhor

e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador! O Senhor pôs os olhos na pobreza da sua serva; toda a terra me chamará bem-aventurada! O Altíssimo fez em mim maravilhas: Santo! Santo é o nome de Deus!

O seu amor passa de geração em geração sobre aqueles que o reconhecem!

O Senhor aplicou a força do seu braço e derrotou a arrogância dos poderosos! Arrancou de seus tronos os grandes da terra, exaltou os pequenos e os pobres!

NIB da Comunidade 0018 0000 0576 8070 0013 9 Leitura diária 2.ª feira Ez 24, 15-24; Dt 32, 18-19.20-21; Mt 19, 16-22 3.ª-feira Ez 28, 1-10; Dt 32,26-27ab.27cd-28.30.35cd-36ab; Mt 19, 23-30 4.ª-feira Ez 34, 1-11; Sl 22; Mt 20, 1-16a 5.ª-feira Ez 36, 23-28; Sl 50; Mt 22, 1-14 6.ª-feira Ez 37, 1-14; Sl 106; Mt 22, 34-40 Sábado Ez 43, 1-7a; Sl 84; Mt 23, 1-12

Referências

Documentos relacionados

A luta feminista tem que ser ao mesmo tempo uma luta antir- racista, uma luta anticapitalista e a gente não pode ficar somente defendendo as mulheres, menos ainda a “liberdade

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

¢ll', ™pe• oÙ m£qon œrga qalassopÒrwn ¡li»wn ka• buq…hj oÙk o‧da dolorrafšoj dÒlon ¥grhj, Leukoqšhj œce dîma baqÚrroon, e„sÒke pÒntou ka• s ka•

A análise dos dados meteorológicos foi dividida em três etapas a partir de um esquema de decomposição temporal-cronológica, iniciando pela série de dados de longo

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

A Seqüência de Três Níveis oferece um quadro mais amplo de uma situação e pode ser útil para fazer perguntas a respeito da situação de pessoas que não estão fisicamente