• Nenhum resultado encontrado

EDITAL PROJETO DE EXTENSÃO 2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL PROJETO DE EXTENSÃO 2019"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EDITAL PROJETO DE EXTENSÃO 2019.1 – PROCESSO SELETIVO PARA MEMBROS DA ACADEMIA E COMUNIDADE NO GRUPO DE DIÁLOGO UNIVERSIDADE-CÁRCERE-COMUNIDADE (GDUCC-PA ) DO 1º SEMESTRE DE 2019.

A Coordenação do GDUCC-PA - Grupo de Diálogo Universidade-Cárcere-Comunidade através da parceria entre Fortiori Consultoria em Psicologia e Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará – SUSIPE-PA, torna público aos interessados que abrirá inscrições para participação nos Encontros Teóricos e de Diálogo a se realizarem no primeiro semestre de 2019, na cidade de Belém-PA.

1. O Grupo de Diálogo Universidade-Cárcere-Comunidade, concebido pelo Professor Alvino Augusto de Sá, e sediado na Faculdade de Direito d Universidade de São Paulo – USP, objetiva o restabelecimento do diálogo entre a Academia, o Cárcere e a Comunidade - setores que, ordinariamente, encontram-se separados por barreiras sociais, econômicas e políticas. Visa, portanto, o diálogo horizontal com a população encarcerada, sem pretensões militantes, moralizantes e/ou disciplinares.

2. Poderão ocorrer alterações em face de imprevistos em relação às Penitenciárias. Tais alterações podem ser, por exemplo, mudanças ou cancelamentos nos dias dos Encontros, ou, até mesmo, cancelamento de turmas.

3. Casos omissos neste edital serão resolvidos pela Coordenação do GDUCC-PA. DAS INSCRIÇÕES

4. Serão oferecidas, ao total, 30 (trinta) vagas para a participação nos Encontros Teóricos e de Diálogo, a serem realizadas nas terças-feiras pelo período vespertino. 5. As inscrições serão realizadas via e-mail gducc.pa@gmail.com com envio de currículo e carta de intenção em formato PDF que deve conter nome completo e quais os interesses em participar do projeto. E-mails que não contemplem esses dois elementos serão automaticamente desclassificados.

6. Poderão se inscrever pessoas de qualquer curso e de qualquer semestre, de qualquer universidade ou faculdade que sejam maiores de 18 (dezoito) anos e com as tardes de terça e quinta feira livres para realização das atividades.

7. Participantes de outras edições do GDUCC-PA poderão submeter-se as inscrições para terem a experiência em outros locais onde não foram da primeira vez. Ficando a cargo dos coordenadores a escolha dos mesmos para realizarem as atividades novamente.

8. Após a inscrição, o candidato receberá um e-mail com data, hora e local para entrevista com os coordenadores do Projeto. As convocações serão realizadas apenas por e-mail. Não havendo outro meio de contato.

9. O GDUCC-PA será realizado em dois centros penitenciários do estado do Pará localizados na região metropolitana de Belém.

10. É por conta de cada participante a mobilidade de ir e voltar de cada um dos centros para realização do Diálogo.

11. Os encontros de terça-feira deverão ocorrer no cárcere e os encontros de quinta-feira deverão ocorrer na sede da Fortiori Consultoria em Psicologia para supervisão.

12. Ao final do projeto com duração de 05 encontros de treinamento e estudo teórico, 10 encontros de Diálogo e 10 encontros de supervisão, será emitido um certificado com carga horária total de 120 (cento e vinte) horas.

(2)

DO CRONOGRAMA

13. O semestre será composto de 05 (cinco) Encontros Teóricos, além de 10 (dez) Encontros de Diálogo no Cárcere e 10 encontros de supervisão (VIDE ANEXO 1). DOS ENCONTROS TEÓRICOS

14. Os Encontros Teóricos possuem como finalidade a compreensão dos fundamentos, objetivos e metodologia do GDUCC .

15. Tais Encontros acontecerão das 14:00 as 17:00 entre os dias 15 de abril de 2019 até 18 de abril de 2019.

16. Será exigida a leitura de textos para os Encontros Teóricos, que terão debates como metodologia básica. As leituras referentes a cada Encontro Teórico encontram-se dispostas no ANEXO 2 deste Edital.

DO PROCESSO SELETIVO

17. Serão selecionados 15 (quinze) integrantes em cada uma das turmas para participar dos Encontros no Cárcere.

18. Os(as) inscritos(as) serão convocados(as) a participar de 04 (quatro) Encontros Teóricos e, aqueles que estiveram presentes em todas as reuniões (incluindo a Aula Magna), estarão aptos a entrarem no Projeto.

19. A presença em todos os Encontros Teóricos, incluindo a Aula Magna, é obrigatória. O não comparecimento em qualquer um deles acarreta na automática exclusão do(a) participante do processo seletivo. (VIDE “DAS AUSÊNCIAS NOS ENCONTROS TEÓRICOS E PRÁTICOS”).

20. O resultado do processo seletivo será divulgado por e-mail e pelas redes sociais da Fortiori até o dia 12 de abril de 2019.

DOS ENCONTROS DE DIÁLOGO NO CÁRCERE

21. Os Encontros de Diálogo no Cárcere objetivam a efetivação do diálogo entre os membros da Academia, da Comunidade e do Cárcere, como será explicado e debatido nos Encontros Teóricos.

22. Tais Encontros ocorrerão 14:00 às 16:00 horas as terças-feiras.

23. É necessário ser maior de 18 (dezoito) anos para ingressar na Unidade Prisional. 24. Os integrantes deverão levar para os Encontros de Diálogo no Cárcere, obrigatoriamente, Documento de Identificação original com foto (RG, Carteira de Motorista, Passaporte, Carteira do Órgão de Classe, etc). Caso contrário, a entrada do membro no Cárcere será impedida pela Administração da Unidade Prisional.

25. Cada Encontro de Diálogo terá a duração aproximada de uma hora e meia a duas horas.

26. De modo a fomentar o diálogo durante os Encontros no Cárcere, membros da Academia, da Comunidade e do Cárcere organizarão dinâmicas em grupo.

27. Não serão admitidos, em nenhuma hipótese, atrasos aos Encontros de Diálogo. Não é permitida a entrada após o início do encontro.

DAS AUSÊNCIAS NOS ENCONTROS TEÓRICOS E PRÁTICOS

28. A ausência em qualquer dos Encontros Teóricos, inclusive na Aula Magna, acarreta a automática exclusão do(a) integrante do Processo Seletivo (VIDE “DO PROCESSO SELETIVO”).

(3)

29. O(a) integrante poderá se ausentar no máximo 01 (uma) vez nos Encontros de Diálogo no Cárcere.

30. A ausência em número superior ao acima descrito impede a emissão de Certificado de Participação.

DO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO

31. Será fornecido Certificado de Participação pela Fortiori Consultoria em Psicologia com carga horária total de 120 (cento e vinte) horas de participação em atividades de extensão.

32. A participação nos Encontros Teóricos não possibilita a emissão do Certificado de Participação. Para tanto, é necessário o comparecimento aos Encontros de Diálogo no Cárcere.

DÚVIDAS, SUGESTÕES E CRÍTICAS

33. Caso haja alguma dúvida, sugestão ou crítica, favor encaminhar e-mail para gducc-pa@gmaill.com.

Belém, 01 de Março de 2019.

Altiere Duarte Ponciano Lima Psicólogo

Coordenador do GDUCC-PA Fortiori Consultoria em Psicologia

Ércio Teixeira Psicólogo

Coordenador do GDUCC-PA

(4)

ANEXO 1: CRONOGRAMA SEMESTRAL

As informações contidas neste Cronograma são passíveis de alteração em virtude de eventuais mudanças nos dias e horários disponibilizados pelas unidades prisionais. Turmas Regulares

TURMA 1:

Terças feiras: 14:00 às 16:00

Local: CRF- Ananindeua – População: Mulheres Quintas feiras: 14:00 às 15:00

Local: Fortiori Consultoria em Psicologia TURMA 2:

Terças feiras: 14:00 às 16:00

Local: CTM – 2 – Ananindeua – População: LGBTTQI+ Quintas feiras: 15:00 às 16:00

Local: Fortiori Consultoria em Psicologia. Encontros Teóricos:

Encontro I:

Aula Magna do Professor Altiere Ponciano: A Criminologia Clínica de Inclusão Social Encontro II:

O que é o GDUCC Encontro III : Contexto carcerário Encontro Teórico IV:

Ferramentas utilizadas pelo GDUCC - O diálogo e as dinâmicas de grupo Diálogo no Cárcere I (visita institucional)

Dia: 23/04/2019 Diálogo no Cárcere II Dia: 30/04/2019

Diálogo no Cárcere III Dia: 07/05/2019 Diálogo no Cárcere IV Dia: 14/05/2019 Diálogo no Cárcere V Dia: 21/05/2019 Diálogo no Cárcere VI Dia: 28/05/2019

Diálogo no Cárcere VII Dia: 04/06/2019

(5)

Diálogo no Cárcere VIII Dia: 11/06/2019 Diálogo no Cárcere IX Dia: 18/06/2019 Diálogo no Cárcere X Dia: 25/06/2019

Prazo para entrega dos Relatórios Finais Dia: 25/06/2019

ANEXO 2: BIBLIOGRAFIA OBRIGATÓRIA E COMPLEMENTAR

ENCONTRO TEÓRICO I: A CRIMINOLOGIA CLÍNICA DE INCLUSÃO SOCIAL

● Leitura Obrigatória

○ SÁ, Alvino Augusto de . Criminologia Clínica e Execução Penal . Capítulo 4. P. 226-330.

○ CALDERONI, Vivian, SHIMIZU, Bruno. Criminologia Clínica e Execução Penal. P. 461-466.

● Conteúdo Complementar

○ SÁ, Alvino Augusto de . Criminologia Clínica e Execução Penal . Capítulo “Introdução”. P. 23-30.

ENCONTRO TEÓRICO II: O QUE É O GDUCC? ● Leitura Obrigatória

○ CORTELLA & TAILLE . Nos Labirintos da Moral . P. 27-39.

○ SÁ, Alvino Augusto de . GDUCC: uma estratégia de reintegração que visa a inclusão social . in GDUCC Grupo de Diálogo Universidade-Cárcere-Comunidade: uma experiência de integração entre a sociedade e o cárcere. SÁ, Alvino Augusto de. BRAGA, Ana Gabriela Mendes. BRETAN, Maria Emilia Accioli Nobre. CALDERONI, Vivian (coord.). Brasília: Ministério da Justiça, 2013; P. 25-38.

○ BRAGA, Ana Gabriela Mendes . GDUCC: apresentação, trajetória e algumas reflexões . in GDUCC Grupo de Diálogo Universidade-Cárcere-Comunidade: uma experiência de integração entre a sociedade e o cárcere. SÁ, Alvino Augusto de. BRAGA, Ana Gabriela Mendes. BRETAN, Maria Emilia Accioli Nobre. CALDERONI, Vivian (coord.). Brasília: Ministério da Justiça, 2013; P. 41-51.

● Conteúdo Complementar

○ “IBCCRIM - Sala dos Professores - Alvino Augusto de Sá - Parte 01”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ljl-4h8lcrs>.

○ “IBCCRIM - Sala dos Professores - Alvino Augusto de Sá - Parte 02”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=m0EbOpWSZkU&t>.

(6)

● Leitura Obrigatória

○ CALDERONI, Vivian . O agente penitenciário aos olhos do judiciário paulista . Dissertação de mestrado. Faculdade de Direito. Universidade de São Paulo, 2013. P. 29-78.

○ BIONDI, Karina . Junto e Misturado: uma etnografia do PCC . P. 23-44. ○ SÁ, Alvino Augusto de. O caos penitenciário… Seria mesmo um caos? Boletim 203, out. 2009, IBCCrim.

● Conteúdo Complementar

○ Documentário “Sem Pena” , de Eugenio Pupo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2pctKmjMigQ&t>.

ENCONTRO TEÓRICO V: FERRAMENTAS UTILIZADAS PELO GDUCC - DIÁLOGO E DINÂMICAS DE GRUPO.

● Leitura Obrigatória

○ BOHM, David. Diálogo: Comunicação e Redes de Convivência . P. 33-69 e 128-132. ○ SOLIGUETO, Mônica. As técnicas de dinâmicas de grupo no contexto do GDUCC . in GDUCC Grupo de Diálogo Universidade-Cárcere-Comunidade: uma experiência de integração entre a sociedade e o cárcere. SÁ, Alvino Augusto de. BRAGA, Ana Gabriela Mendes. BRETAN, Maria Emilia Accioli Nobre. CALDERONI, Vivian (coord.). Brasília: Ministério da Justiça, 2013; P. 143-147.

○ CALDERONI, Sila. O movimento do grupo em um semestre de GDUCC: um olhar. in GDUCC Grupo de Diálogo Universidade-Cárcere-Comunidade: uma experiência de integração entre a sociedade e o cárcere. SÁ, Alvino Augusto de. BRAGA, Ana Gabriela Mendes. BRETAN, Maria Emilia Accioli Nobre. CALDERONI, Vivian (coord.). Brasília: Ministério da Justiça, 2013; P. 181-198.

OBSERVAÇÃO

A obra Criminologia Clínica e Execução Penal , a ser estudada no Encontro Teórico I , pode ser adquirida nas seguintes livrarias, entre outras:

● Livraria Saraiva ● Livraria da Folha ● Livraria Cultura ● Cia. dos Livros ● Estante Virtual ● Fnac

● Amazon

● Submarino.com

ANEXO 3: CONTEÚDO ADICIONAL

A Coordenação do GDUCC entendeu por bem recomendar outras obras e estímulos, que mantêm relação com a proposta do Grupo. Este conteúdo não será exigido.

Textos, artigos, livros e relatórios:

● SHECAIRA , Sérgio Salomão. Criminologia.

(7)

● ESPINOZA , Olga. A mulher encarcerada em face do poder punitivo.

● WACQUANT , Loïc JD. Punir os pobres: a nova gestão da miséria nos Estados Unidos.

● CERNEKA , Heidi Ann. Homens que Menstruam: Considerações a Acerca do Sistema Prisional as Especificidades da Mulher.

● QUEIROZ , Nana. Presos que menstruam. ● DINIZ , Debora. Cadeia: Relato sobre mulheres. ● VARELLA , Drauzio. Estação Carandiru. ● VARELLA , Drauzio. Carcereiros.

● VARELLA , Drauzio. Prisioneiras.

● GOFFMAN , Erving. Manicômios, prisões e conventos. ● FOUCAULT , Michel . Vigiar e punir.

● Relatório Dar à Luz na Sombra: condições atuais e possibilidades futuras para o exercício da maternidade por mulheres em situação de prisão.

Vídeos, filmes, documentários e séries: ● Bagatela, de Clara Ramos

● Juízo, de Maria Augusta Ramos ● Pixote, a Lei do Mais Fraco ● Última Parada 174

● Orange is The New Black ● 13 a Emenda

● O Povo Contra O.J. Simpson: American Crime Story ● Nascidos no Cárcere, de Luiz Fernando Barp

● O Cárcere e a Rua

● Gosto Mais do que Lasanha ● A Casa dos Mortos

● Experimento de Aprisionamento de Stanford ● O Experimento de Milgram

Referências

Documentos relacionados

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Sabe-se que a produtividade e a satisfação dos colaboradores esta ligada a sua qualificação profissional e treinamentos recebidos no ambiente de trabalho ou em cursos apoiados

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em