• Nenhum resultado encontrado

Caça à minhoca a selecção natural em acção

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Caça à minhoca a selecção natural em acção"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves de Odemira Disciplina de Biologia e Geologia

Ano Lectivo 2009/2010

Caça à minhoca a selecção natural em acção

Trabalho realizado por:

× André Ribeiro, nº3 × Beatriz Cavaco, nº5 × Carina Guerreiro, nº 6 × Daniela Jacinto, nº9 11ºA Abril/2010

(2)

2

Índice

Página(s) Introdução………3-4 Procedimento experimental………5 Resultados obtidos………...6 Pontos de discussão………7 Conclusão………...8 Bibliografia……….9

(3)

3

Introdução

O trabalho que foi realizado consiste em verificar se a coloração das minhocas afecta a probabilidade destas serem devoradas pelos pássaros.

Para tal, a experiência que foi feita, consistiu em fazermos minhocas falsas, com esparguete cozido com corantes alimentares de duas cores (verde e castanho), para depois tentarmos “enganar” os pássaros e fazê-los pensar que são minhocas verdadeiras. Com esta actividade prática podemos observar e tirar conclusões relativamente às cores das minhocas que foram mais comidas pelos pássaros, e as que foram menos comidas, baseando-nos na teoria da selecção natural de Darwin.

A Selecção natural é a teoria da evolução proposta por Charles Darwin. De acordo com este processo, os seres mais aptos de uma população sobrevivem e transmitem os caracteres mais favoráveis. Dado que o ambiente não possui os recursos necessários para a sobrevivência de todos os indivíduos que nascem, deverá acorrer uma luta pela sobrevivência durante a qual serão eliminados os menos aptos.

A teoria de Darwin pode ser resumida no seguinte raciocínio:

× Todas as espécies, apresentam dentro de uma dada população, indivíduos com pequenas variações nas suas características, como por exemplo, na forma, no tamanho e na cor.

× Uma vez que as espécies originam mais descendentes do que aqueles que podem sobreviver, os descendentes que possuem variações vantajosas, relativamente ao meio em que se encontram, têm maior taxa de sobrevivência. Nessa luta pela sobrevivência são eliminados os indivíduos que possuem variações desfavoráveis (sobrevivência diferencial).

× Através deste mecanismo de selecção natural, o ambiente condiciona a sobrevivência dos diferentes indivíduos da população. Os indivíduos portadores de variações favoráveis sobrevivem, transmitindo as suas características à descendência (reprodução diferencial).

× A selecção natural, actuando ao longo de muitas gerações, conduz à acumulação de características que, no seu conjunto, poderão vir a originar novas espécies.

As minhocas não têm carapaça, dentes nem garras. Não se movem suficientemente rápido para saírem a tempo da frente de um bico de um pássaro ameaçador.

Quando estão em cima da terra, a única defesa da minhoca, reside na sua capacidade em se camuflar ou confundir com o ambiente. Por isso a sua

(4)

4 cor, o brilho, a forma, o tamanho, o cheiro podem influenciar a selecção por parte dos predadores.

A visão dos pássaros é melhor que a nossa. Os pássaros conseguem observar a luz ultravioleta e nós não. A cor verde reflecte luz ultravioleta no solo, mas o castanho não o faz.

(5)

5

Procedimento experimental

Materiais

× Esparguete

× Corante alimentar castanho e verde

× Luvas × Régua × Tesouras × Sacos de plástico × Sementes de engodo Procedimento

1. Cozemos o esparguete e pusemos corante alimentar para ficar castanho e verde.

2. Cortámos tiras de 5 cm, que ao todo fizeram 150 minhocas de cada cor e dividimo-las em 3 sacos diferentes, respectivamente.

3. Pusemo-las no frigorífico.

4. Preparámos o espaço a estudar com engodo para que os pássaros se fossem habituando a ir procurar lá o alimento.

5. Fizemos isto durante 3 dias.

6. Nos três dias seguintes colocámos as “minhocas” no espaço e observámos o que aconteceu.

7. Depois de cada dia fomos recolher as “minhocas” que sobreviveram. 8. Fizemos a contagem destas e a 50, retirámos o número das recolhidas e

verificámos quantas foram comidas.

9. Para saber quantas minhocas de cada cor tínhamos que repor, fizemos as seguintes contas:

9.1. N x an em que o “N” é o número total de minhocas das duas cores, “n” é o número total recolhido e “a” é o número de minhocas castanhas recolhidas.

9.2. N x bn em que o “N” é o número total de minhocas das duas cores, “n” é o número total recolhido e “b” é o número de minhocas verdes recolhidas.

(6)

6

Resultados obtidos

Dia da recolha Castanhas Verdes

10.03.2010 35 100 × 35 72 = 49 37 100 × 37 72 = 51 11.03.2010 33 100 × 33 67 = 49 34 100 × 34 67 = 51 12.03.2010 21 Este foi o último dia de recolha, não tivemos que repor 24 Este foi o último dia de recolha, não tivemos que repor

Figura 2 – Gráfico da recolha de dados

0 5 10 15 20 25 30 35 40 10-03-2010 11-03-2010 12-03-2010 N º d e m in h o cas r e co lh id as Tempo

Recolha de dados

Minhocas Castanhas Minhocas Verdes

(7)

7

Pontos de discussão

1. De que cor são as "minhocas" que sobreviveram em maior número?

Durante todo o processo de recolha “as minhocas” que sobreviveram mais foram as verdes.

2. Se essas "minhocas" fossem reais e se reproduzissem, que coloração esperarias que fosse mais abundante nas minhocas da geração seguinte?

Nas minhocas da geração seguinte seria mais abundante a coloração verde. 3. Como é que a tua observação suporta esta hipótese?

As minhocas verdes serão mais abundantes devido ao facto da cor “verde” se confundir (camuflar) mais com o meio ambiente.

4. A visão dos pássaros é melhor que a nossa. Os pássaros conseguem observar a luz ultravioleta no solo, mas o castanho não o faz. Utiliza esta informação para formulares uma hipótese que explique porque é que esperaríamos que sobrevivessem mais minhocas castanhas do que verdes.

A cor “verde” reflecte a luz ultravioleta, porém como as minhocas castanhas são mais parecidas com as minhocas verdadeiras, não se confundem com a vegetação, sendo assim mais comidos pelos pássaros.

5. Descreve, com as tuas próprias palavras, de que modo e que a tua investigação oferece evidências para suportar a teoria da Evolução por Selecção Natural.

Por o processo de selecção natural as “minhocas” verdes são as que sobreviveram em maior número, por isso são as que se reproduzem em maior quantidade, então no futuro, vão existir mais “minhocas” verdes do que castanhas.

(8)

8

Conclusão

Apesar das minhocas verdes reflectirem luz ultravioleta e as castanhas não, os pássaros na nossa actividade, curiosamente, o que aconteceu foi o contrário: os pássaros comeram mais minhocas castanhas do que verdes.

Figura 3 – Fotografia das “minhocas” no meio ambiente estudado

As “minhocas” castanhas vão acabar por se extinguir, por serem as mais comidas, segundo a experiência realizada.

Contudo, os nossos resultados são pouco precisos, devido ao pouco tempo de observação e recolha de dados.

As “minhocas” verdes confundem-se com o meio ambiente, esta é

a razão pela qual os pássaros comeram

mais “minhocas” castanhas.

(9)

9

Bibliografia

× PERCEPÇÃO E CONSCIÊNCIA DAS DIMENSÕES ESPACIAIS | Facebook [online] Disponível na Internet via :

http://www.facebook.com/topic.php?uid=41875283377&topic=10414 , 19 de Abril de 2010

× REIS, Jorge; LEMOS, Paula; GUIMARÃES, António (2009), Preparação para o Exame Nacional 2009, Acesso ao ensino superior, Biologia e Geologia - 11º ou 12º (ano 2), Porto Editora, Porto, 1º edição, p. 168 e 169

× [online] Disponível na Internet via:

http://galeria.colorir.com/images/painted/9f1c603ac1ecd9a8013fd28f542 b0854.png , 20 de Abril de 2010

× [online] Disponível na Internet via:

http://scrapetv.com/News/News%20Pages/Science/Images/charles-darwin-portrait.jpg , 20 de Abril de 2010

Referências

Documentos relacionados