• Nenhum resultado encontrado

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL LiGEA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL LiGEA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL – LiGEA

Introdução

O curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental (LiGEA) teve início no ano de 2004 (Toledo et al. 2005), e seu currículo recebeu modificações em outubro de 2005 no sentido de adequá-lo às exigências do Programa de Formação de Professores da USP (PFUSP), criado para cumprir as exigências da resolução CNE/CP 2/2002, com relação aos cursos de formação de professores da USP.

Uma segunda modificação no currículo do curso foi implementada a partir de fevereiro de 2008, mais no sentido de unificar disciplinas de 2 créditos e com conteúdos afins. No início de 2010, foi discutida e proposta nova estrutura curricular, com retirada de algumas disciplinas a fim de melhor adequar o currículo ao perfil definido para o Educador em Geociências que se pretende formar. O presente projeto pedagógico foi refeito a fim de se adaptar a essa nova estrutura curricular e mantém parte do projeto original do curso, publicado na integra em Toledo et al. (2005).

Objetivos do curso

O curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental (LiGEA) tem por objetivo formar educadores na área de Ciências Exatas com formação em Geociências a fim de atuar no ensino escolar, em escolas de ensino técnico e em atividades interdisciplinares voltadas à Educação Ambiental, e não-escolar, com atividades educativas em museus, centros de ciências, centros de educação ambiental de empresas, organizações não-governamentais e demais congêneres.

Perfil do formando

O Licenciado em Geociências e Educação Ambiental tem formação básica em Ciências Exatas e conhecimento da Dinâmica Interna e Externa do Planeta Terra e da interação dessas dinâmicas com as atividades humanas e utiliza desse conhecimento para atividades educacionais formais e não formais na área de meio ambiente, com

(2)

ênfase nos recursos minerais, hídricos e energéticos, com o objetivo de formar cidadãos críticos e preparados para enfrentar os desafios ambientais na Sociedade atual.

A essa definição, acrescenta-se a necessidade de proporcionar ao formando a visão sistêmica do Planeta Terra, ou seja, do Sistema Terra.

Competências e habilidades

O licenciado em Geociências e Educação Ambiental recebe uma formação básica em Ciências Exatas e em Geociências, complementada com conteúdos de Biologia, além de sua formação pedagógica que o habilita a ser um educador.

De forma mais específica, pretende-se que o formando desenvolva o raciocínio geológico e o entendimento da evolução do Sistema Terra ao longo do Tempo Geológico, ou seja, de como ocorre a interação entre geosfera, biosfera, hidrosfera e atmosfera e de como essa interação variou ao longo da história do Planeta Terra e de como vem se dando as mudanças nessas alterações pelas intervenções humanas.

Com relação aos conteúdos geológicos que estão presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, o licenciado em Geociências e Educação Ambiental poderá tratá-los de maneira atualizada e conectada às questões maiores do desenvolvimento da sociedade (esgotamento dos recursos, degradação ambiental e recuperação de áreas degradadas). O licenciado deverá estar apto a tratar esses temas sob as perspectivas: a) da origem natural de todos os recursos materiais e energéticos utilizados e b) da aquisição de uma idéia mais clara da real dimensão do tempo e das condições envolvidas na sua gênese, o que ampliará a compreensão do significado da sua utilização inconsequente.

Sendo formado numa instituição de ensino fortemente ligada à pesquisa, o licenciado em questão terá noção do processo de construção do conhecimento geocientífico, o que poderá ser transmitido aos alunos na forma de questionamento das soluções prontas, muitas vezes apresentadas para os problemas ambientais e de recursos. O licenciado terá, ainda, as habilidades necessárias para organizar programas interdisciplinares de estudo do meio, aplicando ou não trabalhos de campo, e considerando sempre que possível os parâmetros regionais e locais para dar um sentido prático e próximo aos conteúdos ministrados.

(3)

Componente objetivo e prático do curso é a ênfase dada à elaboração de projetos e relatórios, o que é exigido desde o início do curso e dada continuidade em demais disciplinas, em parte, como Práticas como Componentes Curriculares, o que os alunos passam também a aplicar em seus projetos de iniciação científica de extensão universitária.

Áreas de Atuação

O mercado de trabalho para atuação do egresso do curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental configura-se no âmbito escolar e não-escolar.

No caso da educação escolar, o licenciado pode atuar nas escolas de nível fundamental e médio em disciplinas nas quais são tratados, de forma contextualizada, temas específicos de Geociências e ainda temas e programas interdisciplinares envolvendo as Ciências da Natureza e a Educação Ambiental. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, ao apresentarem os temas em Geociências dentro de diversas disciplinas das Ciências da Natureza, e mesmo nas Ciências Humanas, evidenciam e reconhecem a necessidade de um profissional educador com o perfil apresentado.

Ainda no ensino formal (escolar), há a possibilidade do licenciado atuar em escolas técnicas estaduais e federais, que ministram diversas disciplinas de cunho geocientífico, inseridas na formação de profissionais de diversas áreas como Mineração, Edificações, Ambiente, Agricultura, Agrimensura, Topografia e Meio-Ambiente.

A grade curricular do curso propicia formar um profissional inédito e qualificado para atuar na formulação de Programas de Educação Ambiental. Em junho de 2002 foi assinado o Decreto Federal nº 4.281, que regulamenta a Lei Federal nº 9.795, de 27.04.1999, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental. Esta inclui a Educação Ambiental em todos os níveis e modalidades de ensino, a ser integrada às demais disciplinas e aos programas já vigentes de formação continuada de educadores. Nesta regulamentação, é também incentivada a implantação da Educação Ambiental em empresas, entidades de classe e instituições públicas e privadas, ampliando ainda mais a área de atuação do futuro educador em Geociências e Educação Ambiental.

Além disso, escolas privadas têm estabelecido disciplinas optativas na área de estudo do meio para as quais inexistem ainda educadores em número suficiente e com

(4)

capacitação adequada, havendo, portanto, um amplo espaço a ser ocupado pelo licenciado em Geociências e Educação Ambiental.

No tocante às atividades extra-curriculares da educação escolar, em especial do ensino fundamental e médio, o perfil do novo profissional é estratégico no sentido de complementar a formação dos estudantes em temas ligados aos processos geológicos em geral e, particularmente, ao meio ambiente.

Adicionalmente, deve ser considerado o mercado quantitativamente significativo e em franca expansão no país, representado por universidades e faculdades privadas de Engenharia, Geografia, Química e Biologia, que ministram disciplinas obrigatórias tais como Geologia Geral, Geologia Física, Mineralogia, Paleontologia, entre outras mais específicas (Cunha 1995) Pesquisas da Unicamp na área de Educação aplicada às Geociências (Cunha 1995), mostram a existência de disciplinas deste conjunto ministradas por profissionais não licenciados e formados fora da visão abrangente em Ciências da Natureza pretendida pela Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental do IGc-USP.

Com relação à educação não-escolar, o licenciado em Geociências e Educação Ambiental encontrará campo de trabalho nas organizações que privilegiem a divulgação científica e Educação Ambiental, como museus, centros de ciência, bibliotecas, parques, associações civis, organizações não-governamentais, empresas e ainda outras. Incluem-se aqui aquelas ligadas ao planejamento de atividades de turismo com preocupações ecológicas, ou de programas de educação ambiental em empresas, seja para seus funcionários ou em atividades promovidas para a comunidade, nas quais poderá suprir uma lacuna deixada pela falta de conhecimento sobre a Terra, materiais e processos geológicos e riscos urbanos, entre outros temas, por parte das equipes participantes desta atividade. Tal lacuna decorre do fato de que poucos profissionais possuem formação específica em Geociências.

Área em franca expansão na Europa e em países do Oriente, em especial na China, é o Geoturismo, especialmente em Geoparques, área essa com grande potencial de trabalho no Brasil, onde o Geoturismo se inicia, mas ainda de forma incipiente, mas já demonstra a potencialidade de absorção do Educador em Geociências.

Em síntese, a variedade de âmbitos de atuação indica que o Licenciado em Geociências e Educação Ambiental insere-se em importante demanda da sociedade e

(5)

poderá suprir a lacuna atual na difusão do conhecimento do funcionamento do Sistema Terra, contribuindo assim para a formação de cidadãos responsáveis e críticos nas questões de uso e ocupação do solo e dos recursos naturais.

Organização curricular

O curso LiGEA é uma licenciatura na qual as disciplinas de formação pedagógica são ministradas desde o primeiro ano, em consonância ao que é sugerido pelo Programa de Formação de Professores da USP (PFPUSP).

A formação pedagógica é dada por disciplinas da Faculdade de Educação e os conteúdos desenvolvidos, em grande parte, por disciplinas do Instituto de Geociências, ao qual o curso se encontra vinculado, mas com forte participação do Instituto de Biociências, Instituto de Física, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosférica, Instituto de Matemática e Estatística, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e Instituto de Química.

Assim, além da integração com conteúdos e profissionais de várias áreas, o licenciando terá contato com uma diversidade de temas das Ciências da Natureza e das Humanidades, de forma a embasar sua formação de caráter interdisciplinar e a possibilitar escolhas para aprofundamentos segundo seus interesses e vocações.

O conjunto de atividades didáticas, teóricas e práticas, definido no currículo do curso, deve permitir a percepção, por parte do licenciando, da complexidade do contexto social e tecnológico moderno, proporcionando a reflexão sobre o papel do educador na construção contínua da sociedade, em geral, e do educador em Ciências Naturais e Ambientais, em particular, na formação dos alunos da escola básica, técnica e superior.

Ademais, com a demanda crescente por divulgação das Geociências, o IGc também oferece aos licenciandos a oportunidade de participação em atividades de extensão, seja no Museu de Geociências, seja nas atividades expositivas, palestras ou aulas práticas solicitadas por escolas, seja nas solicitações de apoio ao uso de materiais didáticos naturais ou modelos e materiais informatizados para ilustrar processos e materiais geológicos, ou, ainda, em cursos de atualização de professores da rede pública ou privada, em consonância com os princípios gerais da formação de professores por esta Universidade.

(6)

Desde o início do curso o aluno é treinado em Metodologia Científica e preparado para pensar e organizar um projeto de pesquisa e na elaboração de relatórios com base na pesquisa bibliográfica, observação e análise crítica das informações. A elaboração de projetos e relatórios é uma constante ao longo das demais disciplinas e principal componente das Práticas como Componentes Curriculares.

A aplicação na prática dos conteúdos curriculares adquiridos em Geociências e de sua formação pedagógica se dá nos estágios supervisionados e na execução de projetos de iniciação científica e de extensão universitária. Já no início do curso, no segundo ano do curso, o aluno desenvolve estágios supervisionados preferencialmente em escolas, nas disciplinas de formação pedagógica da Faculdade de Educação. No terceiro ano, o aluno realiza estágio supervisionado vinculado às disciplinas do Instituto de Geociências de Recursos Didáticos e Práticas de Educação Ambiental com Ênfase em Geociências, preferencialmente em escolas, onde é incentivado a criar novos recursos didáticos com aplicação, observação e avaliação nos seus estágios supervisionados. No quarto ano do curso, ocorre o aprofundamento desse processo nas disciplinas de Metodologia do Ensino de Geociências I e II, quando completará a carga horária exigida de estágio supervisionado, considerado parte fundamental do curso por se entender que representa etapa prática que possibilita ao licenciando um contato com a realidade da Educação e das escolas; através do qual ocorre a preparação do futuro professor em sua missão de transformar a realidade por meio do ensino de sua disciplina específica, contribuindo para a formação da mais completa dos estudantes, que se tornarão cidadãos mais responsáveis com relação às questões ambientais.

Procedimentos didáticos

As atividades didáticas são desenvolvidas em salas de aula (aulas expositivas e práticas), no campo (aulas práticas de campo), em laboratórios diversos, bibliotecas e várias outras dependências como Museus, Centros de Ensino ou divulgação de Ciências, e ainda nas escolas-campo de estágio.

Atividades didáticas em sala de aula

1. Aulas expositivas: são essencialmente expositivas e apoiadas por material ilustrativo de várias origens, principalmente das experiências investigativas dos docentes do IGc e das unidades que participam do curso. Têm como objetivo,

(7)

basicamente, a apresentação de aspectos teóricos (ilustrados) dos ambientes geológicos diversos, dos processos geológicos e seus materiais, temas estes organizados na sua compartimentação disciplinar consagrada.

2. Aulas práticas: são atividades supervisionadas ou com acompanhamento muito próximo de professores, sendo desenvolvidas em salas de aula, em laboratórios ou no campo. Têm como objetivo proporcionar aos estudantes a oportunidade de manipularem materiais geológicos e paleontológicos diversos, possibilitando a aquisição de uma prática na identificação de minerais, rochas e fósseis, além do reconhecimento das características estruturais e morfológicas que permitem interpretação dos fenômenos geológicos registrados em cada material e seus ambientes característicos.

Atividades didáticas em laboratório

Em laboratório, são utilizados equipamentos que permitem a obtenção de informações detalhadas para a identificação de materiais geológicos em seus constituintes minerais e químicos, além de recursos de informática para o tratamento de informações geológicas (geoprocessamento).

Atividades didáticas de campo

As atividades de campo, tão fundamentais como as do curso de bacharelado em Geologia do IGc, mas distintas, ocorrem em finais de semana e em períodos determinados das férias escolares.

Estas atividades incluem a observação e interpretação da evolução e significado de paisagens e de exposições diversas de materiais e situações geológicas, além da preparação de coleções didáticas e de material gráfico (desenhos, fotografias, mapas, perfis) que permitam a reconstituição dos aspectos estudados no campo. Envolvem ainda o aprendizado de técnicas de campo, como descrição, coleta de dados e amostragem (solo, rocha, água), cartografia geológica de terrenos sedimentares, ígneos e metamórficos, incluindo confecção e interpretação de mapas e perfis geológicos. Neste particular, são aproveitadas ao máximo as exposições de rochas ou situações geológicas de interesse (parques, minerações, registros de desequilíbrios do meio como escorregamentos e outros, construções civis associadas ao uso e ocupação dos materiais naturais, como barragens etc.), particularmente as situadas no entorno de São Paulo, complementadas por outras áreas, de modo a contemplar toda a diversidade

(8)

geológica necessária à formação do licenciando. Assim, ao final do curso, os licenciados estarão aptos a organizar atividades de campo para seus futuros alunos, de todos os níveis, como também a preparar coleções científicas com finalidades didáticas e ainda reconhecer e mostrar, na prática, as intervenções humanas na dinâmica natural que trazem impactos indesejáveis em diferentes níveis, além de discutir possíveis ações no sentido da remediação dos problemas.

Especial atenção é dada às aulas de campo, onde se pretende promover, através de questionamentos e direcionamentos das interpretações, o aumento do interesse no aprendizado através do processo da descoberta, como sugere Perkins (2007).

Estrutura curricular do curso

Na resolução CNE/CP 2/2002 é estabelecido que os cursos de licenciatura, de graduação plena, devem garantir em seus projetos pedagógicos, quatro componentes comuns: a) prática como componente curricular (duração mínima de 400h), b) estágio curricular supervisionado (duração mínima de 400h), c) conteúdos curriculares de natureza científico-cultural (1.800h) e d) atividades acadêmico-científico-culturais (duração mínima de 200h), totalizando pelo menos 2.800h, ao longo de, no mínimo, três anos.

A estrutura curricular do curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental atende essas exigências, e estas se encontram distribuídas conforme descrito abaixo.

a) prática como componente curricular (duração mínima de 400h)

As 400 horas exigidas para práticas como componentes curriculares são distribuídas nas disciplinas do curso com ênfase na elaboração de projetos e relatórios, montagem de coleções e recursos didáticos e no desenvolvimento de atividades orientadas de ensino. As disciplinas com horas previstas como práticas como componentes curriculares (PCCs) são as relacionadas abaixo, com o total de 380 horas:

- 0440101 Sistema Terra - 30h de PCC;

- 0440102 Metodologia Cientifica em Geociências - 20h de PCC; - EDF029_ Optativa Eletiva (Psicologia da Educação) -20h de PCC;

- EDF028_ Optativa Eletiva (Introdução aos Estudos da Educação) - 20h de PCC; - EDM0402 Didática - 20h de PCC;

(9)

- GSA0218 Paleontologia para Licenciatura - 30h de PCC; - 0440001 Técnicas de Campo em Geociências - 30h de PCC; - 0440002 Técnicas de Mapeamento Geológico - 30h de PCC;

- EDA0463 Política e Organização da Ed. Básica no Brasil - 20h de PCC; - GMG0221 Minerais e Rochas I - 20h de PCC;

- GMG0222 Minerais e Rochas II - 20h de PCC;

- 0440318 Recursos Didáticos em Geociências - 60h de PCC;

- 0440418 Práticas de Educação Ambiental com ênfase em Geociências - 60h de PCC; As restantes (20 horas) são cumpridas através de projetos de iniciação científica, monitoria em disciplinas, projetos de extensão universitária, estágios em museus, estações de ciências, organização e participação em exposições e feiras de ciências e demais atividades correlacionadas ao longo do curso, principalmente na Feira de Geociências, organizada anualmente pelos alunos da LiGEA e na FENAFEG – Feira Nacional de Fornecedores e Empresas de Geologia, organizada pela Geo Júnior – Empresa Júnior do IGc a cada dois anos que tem apresentado importante componente na área de ensino de Geociências e Educação Ambiental.

b) estágio curricular supervisionado (duração mínima de 400h)

400h - Os estágios supervisionados do curso ocorrem nas disciplinas Didática; Psicologia da Educação (optativa eletiva); e Política e Organização da Educação Básica no Brasil, totalizando 60h (20h em cada uma), nas disciplinas de Metodologia de Ensino em Geociências e Educação Ambiental I e II, com 120h em cada uma, todas elas sob responsabilidade da Faculdade de Educação. Outras atividades de estágio incluem 50 horas vinculadas à Disciplina Recursos Didáticos em Geociências e 50 horas de estágio na disciplina Práticas de Educação Ambiental, ambas de responsabilidade do Instituto de Geociências. Para as atividades de Estágio Supervisionado, a USP destina um educador para acompanhamento das mesmas, através de visitas aos locais de estágio e avaliação de relatórios, em conjunto com os professores responsáveis pelas disciplinas.

c) conteúdos curriculares de natureza científico-cultural (duração mínima de 1.800h)

A carga horária dos conteúdos curriculares, no total de 1965 horas-aulas, é correspondente aos conteúdos curriculares acadêmicos, científicos e culturais, de

(10)

conhecimentos específicos em Geociências, Educação Ambiental e no conjunto das disciplinas consideradas básicas para o desenvolvimento daqueles conteúdos, relacionadas diretamente às áreas de Física, Química, Matemática, Biologia e Geografia Física. Esse conteúdo é acrescido ainda de 180 horas-aulas em disciplinas optativas.

d) atividades acadêmico-científico-culturais – AACCs (200h)

As atividades acadêmico-científico-culturais, para as quais são exigidas 200 horas, são cumpridas através da participação em eventos científicos e culturais, palestras, cursos de extensão universitárias e demais atividades consideradas pertinentes pela CoC-LiGEA, a partir do ingresso no curso. A Seção de Graduação contabilizará a carga horária correspondente aos certificados apresentados lançando no histórico escolar no final do respectivo semestre. O aluno poderá integralizar as 200 horas em um único semestre ou em até quatro semestres através das disciplinas Atividades Acadêmico-Científico-Culturais, sem conteúdo programático e sem semestre ideal para oferecimento.

Para as AACCs será incentivada a visita aos inúmeros museus existentes no campus Butantã da USP como os demais de São Paulo, assim como visita às exposições temáticas e eventos que frequentemente acontecem em São Paulo e na própria USP.

Disciplina Requisito Aula Trab. Crédito horária Carga CE CP AACA Semestre Ideal 0440101 Sistema Terra

0440102 Metodologia Científica em Geociências GSA0101 Introdução à Educação Ambiental com ênfase nas Geociências

MAT0111 Cálculo Diferencial e Integral I QFL0607 Química Básica

0440101 Sistema Terra

4300151 Fundamentos de Mecânica 4300152 Introdução às Medidas Físicas AGG0110 Elementos de Geofísica 0440201 Geoquímica do Sistema Terra BIO0103 Biologia Evolutiva

GMG0221 Minerais e Rochas I 0440101 / QFL0607 0440101 05 02 04 06 04 21 05 04 04 04 17 04 04 04 12 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 01 01 075 030 060 090 060 315 075 060 060 060 255 060 060 090 210 15 20 15 20 1 1 1 1 1 1 2 2 2 2 3 3 3

(11)

Disciplina Requisito Aula Trab. Crédito horária Carga CE CP AACA Semestre Ideal AGA0105 Conceitos de Astronomia para Licenciatura

EDM0402 Didática

FLC0289 Leitura e Produção de Textos Escritos GMG0222 Minerais e Rochas II

GSA0217 Ambientes de Sedimentação GSA0218 Paleontologia para Licenciatura 0440041 História da Terra e evolução biológica 0440303 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais I 0440318 Recursos Didáticos em Geociências ACA0225 Meteorologia para Licenciatura FLG0607 Introdução à Geomorfologia FLG0608 Introdução ao Estudo dos Solos GMG0301 Tectônica

GSA0320 Geotecnologia

0440001 Técnicas de Campo em Geociências 0440304 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais II 0440314 Geologia do Brasil para Licenciatura (ID) 0440418 Práticas de Educação Ambiental com ênfase em Geociências

EDA0463 Política e Organização da Educação Básica no Brasil

0440002 Técnicas de Mapeamento Geológico 0440401 Geologia Ambiental

0440413 Recursos Minerais

0440421 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais III BIE0212 Ecologia

EDM0471 Metodologia do Ensino de Geociências e Educação Ambiental I

0440312 Recursos Naturais

0440422 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais IV EDM0472 Metodologia de Ensino de Geociências e Educação Ambiental II

EDM0684 História das Ciências

GMG0221 0440101 0440101 0440101 0440101 GMG0222 / GMG0301 GMG0301 0440318 / GSA0101 0440001 0440201 GMG0221 / GMG0222 0440101 / 0440102 0440101 / 0440102 / EDM0471 04 04 04 02 05 03 22 04 00 02 02 02 02 02 02 16 03 00 02 04 04 13 04 05 03 00 04 04 20 04 00 04 02 10 00 00 00 01 00 00 01 00 00 01 00 00 00 01 00 02 01 00 01 01 00 03 01 00 00 00 00 02 03 00 00 02 00 02 060 060 060 060 075 045 290 060 000 060 030 030 030 060 030 300 075 000 060 090 060 285 090 075 045 000 060 120 390 060 000 120 030 210 20 50 50 20 120 120 20 20 30 60 30 60 20 30 4 4 4 4 4 4 5 5 5 5 5 5 5 5 6 6 6 6 6 7 7 7 7 7 7 8 8 8 8

(12)

Nº de créditos e carga horária necessários para a conclusão do curso: Obrigatórias: créd.aula = 131 = 1.965 horas

créd.trab. = 12 = 360 horas Optativas Eletivas: créd.aula = 08 = 120 horas créd.trab. = 00 = 00 horas Optativas Livres: créd.aula = 12 = 180 horas créd.trab. = 00 = 00 horas Total = 163 = 2.625 horas

Referência bibliográfica

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999. 364 p.

Cunha, C. A. L. Geologia introdutória nas instituições de ensino superior no Brasil: análise dos cursos de ciências e geografia. 1995. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

PERKINS, D. 2007. What Should Our Students Learn? Elements, 3(3): 101-106.

TOLEDO, M. C. M. ; MACEDO, A. B. ; MACHADO, R. ; RICCOMINI, C. ; SANTOS, P. R.; Egydio da Silva, M. ; W. TEIXEIRA ; MARTINS, V. T. S. 2005. Projeto de criação do curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental. Geologia USP. Publicação especial, São Paulo, 3: 1-11.

Referências

Documentos relacionados

sistema respiratório, sendo responsável por inervar um músculo fundamental dentro dos movimentos de ventilação normal dos serem humanos. Marque a alternativa que

Proporção da produtividade total disponível em um nível trófico que é consumida (ingerida) por um nível trófico acima. Número

Os experimentos foram realizados em célula eletroquímica convencional com capacidade volumétrica de 10,0 mL, confeccionada com vidro pirex ® com tampa em Teflon ® , contendo

As atividades práticas de ensino ocorrem no interior das disciplinas, por meio de vivências práticas nos espaços poliesportivos, laboratoriais, intra e interdisciplinares

São previstas práticas pedagógicas em alguns componentes curriculares, conforme a matriz curricular. Essas práticas são fundamentais para o desenvolvimento de

II - LANCHES: Os empregados que, em regime de trabalho extraordinário, trabalharem após as 19h00 (dezenove horas), desde que excedidos 45:00 (quarenta e cinco)

Antes da era do VIH, os testes específicos do treponema eram maioritariamente usados para confirmar resultados positivos obtidos através de um teste de

Avaliar o desenvolvimento de plantas nativas de Mata Atlântica semeadas em diversos tipos de substrato, subsidiando recomendações de fertilização orgânica mais adequada à