• Nenhum resultado encontrado

Fique Bem com o seu Corpo e a sua Mente Exercício físico, saúde, bem-estar e comportamento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fique Bem com o seu Corpo e a sua Mente Exercício físico, saúde, bem-estar e comportamento"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Fique Bem com o seu Corpo e a sua Mente

Exercício físico, saúde, bem-estar e comportamento

(2)
(3)
(4)

©2015 Wilmar dos Santos Villas

Direitos desta edição adquiridos pela Paco Editorial. Nenhuma parte desta obra pode ser apropriada e estocada em sistema de banco de dados ou processo similar, em qualquer forma ou meio, seja eletrônico, de fotocópia, gravação, etc., sem a permissão da editora e/ou autor.

V726 Villas, Wilmar dos Santos.

Fique Bem com o seu Corpo e a sua Mente: Exercício físico, saúde, bem-estar e comportamento/Wilmar dos Santos Villas. Jundiaí, Paco Editorial: 2015. 160 p. Inclui bibliografia.

ISBN: 978-85-8148-882-0

1. Educação Física 2. Esportes 3. Saúde 4. Bem-estar. I. Villas, Wilmar dos Santos.

CDD: 796

IMPRESSO NO BRASIL PRINTED IN BRAZIL Foi Feito Depósito Legal

Índices para catálogo sistemático:

Educação Física 796

Esportes 790

Saúde 613

Conselho Editorial

Profa. Dra. Andrea Domingues Prof. Dr. Antonio Cesar Galhardi Profa. Dra. Benedita Cássia Sant’anna Prof. Dr. Carlos Bauer

Profa. Dra. Cristianne Famer Rocha Prof. Dr. Fábio Régio Bento Prof. Dr. José Ricardo Caetano Costa Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes Profa. Dra. Milena Fernandes Oliveira Prof. Dr. Ricardo André Ferreira Martins Prof. Dr. Romualdo Dias

Profa. Dra. Thelma Lessa

Prof. Dr. Victor Hugo Veppo Burgardt

Av Carlos Salles Block, 658 Ed. Altos do Anhangabaú, 2º Andar, Sala 21

Anhangabaú - Jundiaí-SP - 13208-100 11 4521-6315 | 2449-0740 contato@editorialpaco.com.br

(5)

A

grAdecimentos

A grande fonte inspiradora para eu escrever este livro foi minha mãe, Dona Iole da Silva Santos, mulher dedicada e ca-rinhosa, que através de valores e princípios me ensinou, com longas conversas e grandes exemplos, a ser curioso e ter espí-rito crítico, usar a minha sensibilidade para perceber tudo a minha volta e abrir sempre uma porta para novas ideias e co-nhecimentos. Agradeço ao meu pai Victorio Chaves dos Santos, meu irmão Carlos Victor, minhas irmãs Maria Tereza e Rejane Mari por sempre acreditarem em mim.

Ao longo de 26 anos de experiência, muitos me instigaram a buscar informações e praticar diversas modalidades relacio-nadas ao fitness. Agradeço ao Time LesMills Brasil, aos

per-sonal trainers, professores de fitness e esportes que me acom-panharam e me acompanham nessa jornada incansável pela melhoria do padrão motor e da saúde das pessoas. Aos meus clientes de ginástica coletiva, musculação, personal training, que marcaram presença em diversos eventos de ciclismo

out-door, trekking e palestras sobre exercício físico, qualidade de vida e saúde.

Agradeço aos profissionais Herica Sanfelice, Meg Men-donça, Fernanda Queiroz, Inelia Garcia, Marina Hohmann e Duda Yankovich por cederem as suas imagens.

Obrigado aos gestores, diretores de academias e assesso-rias esportivas com os quais trabalhei, por incentivarem mi-nha carreira e me estimularem a ser um bom profissional. Com a ajuda deles e a base dos meus valores e princípios, acre-dito ter alcançado o que me permito chamar de um trabalho verdadeiramente digno.

(6)
(7)

s

umário

P

refácio

...9

i

ntrodução

...11

Capítulo 1

e

xcelênciAnAentregAdoProduto

...15

Wilmar dos Santos (Villas) Capítulo 2

P

erguntAsmAisfrequentesreferente àsAúde

,

bem

-

estAre

f

itness

...17

Wilmar dos Santos (Villas) Capítulo 3

P

rogrAmAideAldebem estAre condicionAmentofísico

...45

Wilmar dos Santos (Villas) Capítulo 4

o

vertrAininge

o

veruse

...51

Wilmar dos Santos (Villas) Capítulo 5

P

rogrAmAdemusculAçãonA obtençãode sAúde

,

quAlidAde de vidA e estéticA

...57

Cauê La Scala Teixeira Capítulo 6

A

liAndoumA boAestrAtégiA AlimentArAum ProgrAmAde

AtividAdefísicA

...67

Marcelo Ferro Capítulo 7

e

ntendendoocomPortAmento hormonAle emocionAldA

mulherdurAnteo ciclomenstruAl e no exercíciofísico

....71

Wilmar dos Santos (Villas) Capítulo 8

o

método

P

ilAtes no seu ProgrAmAde AtividAde físicA

...75

Inélia Ester Garcia Capítulo 9

o Y

ogA no seuProgrAmA de AtividAde físicA

...87

(8)

Capítulo 10

e

xercícios deforçAfuncionAlcomo melhoriAPArA

reAlizAçõesdeAtividAdesdiáriAseesPortivAs

...93

Wilmar dos Santos (Villas) Capítulo 11

o lPo (l

evAntAmentode

P

eso

o

límPico

)

emum

ProgrAmAde AtividAdefísicA

...99

Wilmar dos Santos (Villas) Capítulo 12

o b

oxeem um ProgrAmAde AtividAde físicA

...103

Miguel de Oliveira Capítulo 13

A dAnçAe suAimPortânciAnos ProgrAmAsdeAtividAde físicA...109

Meg Mendonça Capítulo 14

A

longAmentoesuAsconsiderAções sobreAPlicAçãoAntes e

dePoisdA musculAçãoouAtividAdesextenuAntes

...115

Wilmar dos Santos (Villas) Capítulo 15

Pnf: f

AcilitAção

n

euromusculAr

P

roPriocePtivA

-

m

étodo

K

AbAt

...125

Wilmar dos Santos (Villas) Capítulo 16

A

ginásticAcoletivAemum ProgrAmAdeAtividAde físicA

...131

Wilmar dos Santos (Villas); Cristina Tourinho Capítulo 17

c

orridAdeAventurAemumProgrAmAdeAtividAdefísicA

...143

Aulus Sellmer Capítulo 18

c

orPo

,

AlmAe menteequilibrAdA determinAmonosso

futuro

...151

Wilmar dos Santos (Villas)

s

obreosAutores

...155

(9)

9

P

refácio

A missão dos profissionais da área da saúde é cuidar das pessoas, entre eles os médicos, nutricionistas, psicólogos, fisio-terapeutas, pelas suas características de atuação, têm total si-nergia com a ação do profissional de educação física que, mais recentemente, faz parte deste grupo de cuidadores.

O profissional de educação física considerado, portan-to, um profissional da área da saúde, utiliza como principal meio o exercício físico para ajudar seus alunos à alcançarem os objetivos relacionados a saúde e bem-estar, estética ou performance. A importância da prática da atividade física e, em especial, dos exercícios físicos orientados por profissionais competentes tem sido valorizada pela sociedade atual, no en-tanto, os anos 70 foram primordiais para mudanças no com-portamento da população.

A Federação Internacional de Educação Física, por meio do Manifesto Mundial de Educação Física (1971, p. 13), fez o seguinte posicionamento:

A Atividade física é hoje considerada um meio educati-vo privilegiado, porque abrange o homem na sua totali-dade. O caráter de “unidade” de educação, por meio das atividades físicas é reconhecido universalmente.

Saber utilizar o exercício físico como meio para promover mudanças nas várias dimensões do bem-estar é uma das prin-cipais características do Prof. Villas, assim conhecido pelos seus alunos e professores; apelido que recebeu aos 12 anos de idade quando praticante de capoeira, atividade que praticou até os 23 anos de idade.

Professor de ginástica coletiva e personal trainer, sempre estudando e se atualizando, tem contribuído para o desenvol-vimento da educação física ministrando cursos de capacitação em congressos e encontros, reúne neste livro sólidos fundamen-tos científicos, experiências práticas pessoais, contando com a colaboração de profissionais especialistas de diferentes áreas.

(10)

Wilmar dos Santos Villas

10

Com uma linguagem clara e objetiva, o livro aborda as-pectos relacionados ao produto que o profissional de educa-ção física deve entregar para seus alunos clientes e questões mais frequentes que deixam “dúvidas” entre os praticantes de exercício físico.

Orientações sobre a elaboração de um programa ideal de treinamento, os perigos dos over training e over use e a prática da musculação fazem parte do conteúdo do livro.

O método Pilates, Yoga, exercícios de força funcional, dan-ça, alongamento, ginástica coletiva, modalidades de exercícios mais praticadas nos clubes, academias, centros esportivos, são abordados de forma clara e objetiva, propiciando ao leitor um conhecimento de fácil aplicação prática.

Tratar do corpo e cuidar da alma e da mente, buscando um equilíbrio corpo-mente , são os relatos finais desta excelente obra que, seguramente, trará uma grande contribuição para os profissionais e entusiastas da prática do exercício físico.

Meus agradecimentos ao Prof. Villas pelo convite e meus cumprimentos pela iniciativa de colocar no papel o resultado de seus 25 anos de trabalho em prol de nossa querida Edu-cação Física.

Prof. Villas, continue com seu entusiasmo e energia para estudar e praticar.

São Paulo, setembro de 2014

Prof. Dtd. Mauro Guiselini Diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa Mauro Guiselini Diretor de Conteúdo EAD – Instituto PHORTE de Educação Professor da Faculdade de Educação Física da FMU

(11)

11

i

ntrodução

o início de uma era de experiências

“A imaginação é mais importante que o conhecimento”. Albert Einstein Há 26 anos ouço de meus alunos e amigos diversas pergun-tas acerca do universo da atividade física, saúde, bem-estar e performance. Embora conseguisse responder algumas, para muitas busquei embasamento em artigos, livros e experiências pessoais. Infelizmente, ainda existem questões sem respostas conclusivas, porém, a ciência do esporte e da saúde caminha na velocidade de uma locomotiva que nunca para. A cada ano descobre-se ou resgata-se algo que gera melhoria na prática do exercício físico, da saúde e do esporte.

Comecei a me interessar por tudo isso aos 9 anos de idade. Praticante de esportes como basquete (apesar da altura não contribuir muito, o que me salvava era uma boa impulsão nos saltos) e artes marciais (judô, muay thay e, por 12 anos, capo-eira) dos 9 aos 23 anos, a paixão pelo exercício físico contribuiu para o meu engajamento nas mais diversas experiências nessa área. Como acredito que tudo na vida se trata de aprendiza-gem, qualquer experiência pode gerar oportunidades futuras. Por falar em aprendizagem, gostaria de compartilhar uma his-tória que me aconteceu quando eu tinha 16 anos.

Em minha cidade natal, Curitiba, durante a estação de chu-vas e mau tempo, um grande amigo e mestre, que embora viven-ciasse outras artes marciais, fez de mim um excelente capoei-rista, teve uma grande e louca ideia: um treinamento com base em eletroestimulação. Na época, ele estava no último período do curso profissionalizante de eletrotécnica da Escola Politécnica.

O equipamento era uma enceradeira e nós ficávamos des-calços em um piso seco. Então, para aumentar a intensidade da corrente, pisávamos no molhado sempre segurando firme com ambas as mãos nos cabos da enceradeira ligada.

(12)

Wilmar dos Santos Villas

12

Praticávamos por um tempo determinado, conforme a to-lerância à fadiga de cada um, realizando de 3 a 4 séries, com descansos de 2 a 3 minutos entre elas. É claro que não tí-nhamos conhecimentos necessários a respeito de fisiologia do exercício, mas sim uma curiosidade imensa sobre os limites do corpo humano.

Resultado: alta fadiga de membros superiores e região do tronco, com visível vascularização dos músculos peitorais e dorsais, ombros, abdômen e membros superiores, devido à for-te contração isométrica induzida pela correnfor-te elétrica.

Atenção! Não tentem isso em casa! Foi apenas uma fase louca de experiências de dois adolescentes, sendo que eu era o mais novo (4 anos mais novo).

Infelizmente, certo dia, em um batizado de Capoeira (even-to em que acontece a graduação através da troca ou aquisição do cordel ou cordão de capoeira), durante um jogo com um ca-poeirista sofri uma entrada de golpe no meu joelho direito. De-pois de três anos, aos 23, tive que passar por cirurgia e parei de praticar e ministrar aulas.

Muito antes disso, aos 18 anos de idade (1987), eu traba-lhava em uma clínica de recuperação com um excelente corpo de médicos e fisioterapeutas. Certa vez, o médico pneumolo-gista da clínica, que era também o principal sócio, recebeu um convite para participar de um curso de ginástica aeróbica e localizada no Sesc de Curitiba. Foi então que ele me convidou para ajudá-lo a carregar o equipamento que projetava transpa-rência, que hoje seria equivalente a um data show. Na ocasião, ele ministraria o conteúdo sobre aerobiose e anaerobiose com duração de 4 horas. Como eu tinha um porte bem atlético e ele sabia que eu gostava de esportes e da prática de exercícios físicos, sugeriu que eu participasse de todo o curso, que tinha carga horária total de 20 horas e direito a certificação.

Paixão a primeira vista, ou melhor, a primeira experiên-cia. Foi aí que se iniciou a maior realização da minha vida:

Prazer pelo exercício físico;

(13)

Fique Bem com o seu Corpo e a sua Mente

13

Desejo de cuidar da saúde das pessoas.

Como educador físico também tenho a função de comunica-dor, com a missão de transmitir aos meus alunos as melhores práticas relacionadas ao movimento humano e hábitos de vida saudáveis para contribuir com a melhora do estilo de vida.

(14)
(15)

15

Capítulo 1

e

xcelênciA

nA

entregA

do

Produto

Wilmar dos Santos (Villas)

Quanto você acredita que custa uma saca de café? Quanto você acha que custa um café no bar do Manoel?

Por volta de dois reais. Com uma saca de café, faz-se mais de cem cafezinhos. Imagine-se em Paris tomando um café na Champ-Elysées

ao lado de alguém especial em uma linda tarde... Quanto você acha que custaria o café? Por volta de

sete euros. Você acredita que está pagando só o café? Não, você está pagando pela experiência de estar em um lugar lindo e agra-dável com a pessoa que você mais gosta ao seu lado. E é isso que torna a função do educador físico tão especial. Uma exce-lente entrega de serviço se dá pela ótima competência técnica e humana, ou seja, atualização frequente do conhecimento téc-nico, bom humor, chamar sempre pelo nome, boa apresentação pessoal, interesse verdadeiro pelo cliente e percepção do perfil comportamental para a melhor estratégia de atendimento.

Com essa expertise, professores e personal trainers de aca-demias, clubes, escolas e parques, entregarão a melhor experi-ência de atendimento, carinho e senso de cuidado garantindo satisfação e resultados.

Referências

Documentos relacionados

Vale destacar, ainda, que, apesar de a ação de Saturnino de Brito em Passo Fundo ser mencionada pela historiografia especializada, não se dispõem de estudos aprofundados na

O objetivo deste trabalho foi apresentar o relato de caso de um lactente masculino de 45 dias com hemangioendotelioma kaposiforme associado à síndrome de Kasabach-Merritt, por se

Esse trabalho tem por objetivo apresentar um mapeamento das teses e dissertações que englobam o tema Building Information Modeling (BIM), assim como exibir,

Dados os benefícios clínicos do exercício físico para o paciente em hemodiálise, as recomendações internacionais aconselham que todos os pacientes devem

devidamente assinadas, não sendo aceito, em hipótese alguma, inscrições após o Congresso Técnico; b) os atestados médicos dos alunos participantes; c) uma lista geral

Com base nos fatores considerados durante a pesquisa, pôde-se observar que o grupo Algar (através da universidade corporativa – UniAlgar), em seus 20 anos de

A gestão do objeto deste contrato será feita pelo(a) gestor de contratos previamente designado por Portaria, sob a coordenação geral da Diretoria de Gestão de

Considerando, portanto, que a preferência pelo atendimento de crianças ou adultos pode iniciar-se desde a graduação e envolver condições relacionadas tanto às características