• Nenhum resultado encontrado

A INFLUÊNCIA DO JEJUM NO COMPORTAMENTO DO MUÇULMANO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A INFLUÊNCIA DO JEJUM NO COMPORTAMENTO DO MUÇULMANO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A INFLUÊNCIA DO JEJUM NO

COMPORTAMENTO DO

MUÇULMANO

] Português [

نلسلما ةايح في موصلا رثأ

[ ا ةغللا ةيلاغتبرل ]

www.islam.com.br

Revisão: Lic. Muhámmad Isa García ةعجاره

: دومح ايسراغ ىسيع

Escritório de Dawa na Rabwah - Riyadh ضايرلا ةنيدبم ةوبرلاب تايلالجا ةيعوتو ةوعدلل نيواعتلا بتكلما

(2)

A Influência do Jejum no Comportamento do Muçulmano

Louvado seja Allah, Senhor do Universo, Que abriu, durante o mês de Ramadan, as portas do Paraíso, e tornou o jejum e as orações noturnas durante este mês um escudo contra o Fogo Infernal. Presto testemunho de que não há outra divindade além de Allah, Único, sem parceiros. "Ó Allah, Soberano do poder! Tu concedes a soberania a quem Te apraz e a retiras de quem desejas; exaltas quem queres e humilhas a Teu bel prazer. Em Tuas mãos está todo o Bem, porque só Tu és Onipotente. Tu inseres a noite no dia e inseres o dia na noite; extrais o vivo do morto e o morto do vivo, e agracias imensuravelmente a quem desejas". Presto testemunho de que Mohammad é Seu servo e Mensageiro. Que Allah o abençoe e lhe dê paz, bem como aos seus familiares, seus companheiros e seus seguidores, amém.

O Profeta (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) narrando o hadice Cudsi, em que Allah

disse: "Todo ato do filho de Adão é dele, menos o jejum. Ele é Meu e Eu recompenso por ele. O jejum é um escudo. Se alguém estiver jejuando, não deverá dizer obscenidades, nem se irritar. Se alguém discutir com ele, deve dizer-lhe: 'estou jejuando'. Por Aquele em cujas mãos está a alma de Mohammad, no Dia da Ressurreição, o cheiro da boca do jejuador será mais agradável para Allah do que o cheiro de almíscar. O jejuador tem duas alegrias, quando quebra o jejum ele fica satisfeito com a quebra do jejum, se morrer, seu Senhor fica satisfeito com o seu jejum."

Aqui uma pergunta se faz: Por que especificamente o jejum pertence a Allah, quando os outros atos de culto são também dedicados a Ele, como a oração, o pagamento do zakat e a peregrinação? É porque todos os outros cultos são praticados perante as pessoas, eles abrangem algo que não é dedicado a Allah. O jejum, porém, é praticado em segredo, distante dos olhos das pessoas. A pessoa consegue comer, beber ter relações com a esposa, sem que ninguém o veja. Porém, ela se abstém disso, por amor a Allah, o Senhor do Universo. Por isso, Ele tornou a recompensa pelo jejum, condizente com a Sua generosidade.

O hadice também nos informa que o jejum é um escudo para o ser humano e uma contenção aos desejos de expressar termos imorais, ou brigar, ou humilhar alguém. Além disso, se alguém o agredir, não deve retaliar, mas dizer: "Estou jejuando", querendo lembrar ao agressor de seu jejum, como se quisesse dizer que sentia pudor perante Allah. Esta é a forma correta que Allah cita para nós no versículo: "Quando os ignorantes lhes falam, dizem: Paz!" (25:63). Ou seja, diz para o agressor: "Eu me queixo Àquele para Quem estou jejuando." O Profeta, então, faz um juramento de que o cheiro da boca do jejuador é mais agradável do que o cheiro do almíscar. Isso irá se manifestar no dia em que, com os rostos dos incrédulos ensombrecidos, o mal cheiro de suas bocas for sentido. A felicidade dos jejuadores se manifesta, quando quebram o seu jejum, porque Allah os auxiliou no cumprimento da obrigação do jejum, e se manifestará quando encontram a seu Senhor, pelo que irão sentir, satisfazendo a sua fome e mitigando a sua sede.

(3)

Faz parte das influências do jejum o nos ensinar o cumprimento da responsabilidade. Toda a comunidade se junta ao redor de um só objetivo e uma só atividade. Ao ser entoado o Azan, na alvorada, os jejuadores se abstêm, e ao ser entoado no crepúsculo, todos quebram o seu jejum. Quão fabulosa é essa unidade e essa responsabilidade, com todos submetidos à vontade e à ordem de Allah. O jejum também nos afasta do falso testemunho e do perjúrio. Allah diz: "Aqueles que não perjurarem e, quando se depararem com as futilidades, delas se afastarem com honra" (25:72). O Profeta (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) disse: "Quem não

abandonar o falso testemunho e o perjúrio, não precisa deixar de comer e beber." O mesmo se aplica aos perjúrios com seus escritos, pois se classificam como os que o fazem com suas línguas, e serão castigados, no Dia da Ressurreição.

O jejum nos ensina, ainda, a cooperação social, pois durante o mês de Ramadan aparece a generosidade do muçulmano. Rendemos graças a Allah por presenciamos a prática de desjejum coletivas em todas as instituições islâmicas. Todos possuem o desejo de alcançarem a satisfação de Allah. O Profeta foi o exemplo mor nesse sentido. Ibn Abbass narrou: "O Profeta

(que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) era a pessoa mais generosa. E era mais generoso,

ainda, durante o mês de Ramadan, quando Gabriel o visitava, a cada noite de Ramadan, para ensiná-lo o Alcorão. Por isso, o Profeta era considerado mais generoso do que os ventos fecundantes."

O jejum constitui purificação da alma e do espírito. Isso só será alcançado se fazermos jejum com os nossos estômagos, com os nossos órgãos e com os nossos corações. A nossa mão não deve agredir ninguém, não devemos procurar praticar aquilo que é proibido, nossas línguas não devem pronunciar o que é ilícito ou inverídico, ou o que causa corrupção entre as pessoas. Nossos olhos não devem se dirigir para o que é haram. Não devemos permitir que os nossos ouvidos escutem o que Allah proibiu. Nossos corações devem jejuar, preocupando-se apenas com a recordação de Allah e com as práticas do bem. Não devemos invejar ninguém, não devemos desejar o mal de ninguém. Quem assim se comportar será o jejuador a quem será

comunicada a boa nova do Profeta (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele): "As cinco orações

diárias, de uma sexta-feira à outra, de um Ramadan a outro, são expiações dos pecados cometidos entre eles, se evitarmos os pecados capitais."

(4)

AS VIRTUDES DO JEJUM

E DOS JEJUADORES

] Português [

نئاصلا و موصلا لضف

[ ا ةغللا ةيلاغتبرل ]

www.islam.com.br

Revisão: Lic. Muhámmad Isa García ةعجاره

: دومح ايسراغ ىسيع

Escritório de Dawa na Rabwah - Riyadh ضايرلا ةنيدبم ةوبرلاب تايلالجا ةيعوتو ةوعدلل نيواعتلا بتكلما

(5)

As Virtudes do Jejum e dos Jejuadores

Louvado seja Allah, Louvado seja Allah Que tornou as bases do Islam o testemunho de fé, a prática da oração, o jejum durante o mês de Ramadan, o pagamento do zakat e a peregrinação para a Sua Casa Sagrada. Presto testemunho de que não há outra divindade além de Allah, Único, sem parceiros. Presto testemunho de que Mohammad é o Seu servo e mensageiro. Que Allah o abençoe e lhe dê paz, bem como aos seus familiares, seus companheiros e seus seguidores, amém.

A terra completou a sua revolução anual e estamos novamente vivendo o mês Sagrado de Ramadan. É o único mês que foi citado por Allah no Alcorão Sagrado. Ele disse: "O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão, orientação para a humanidade e evidência de orientação e Discernimento" (2:185). Allah nos instituiu o jejum, não por castigo ou para passarmos dificuldades, mas para nos purificar dos pecados. Isso é atestado pelas Suas palavras: "Ó crentes, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Allah" (2:183). O versículo Sagrado esclarece que o jejum foi prescrito a nós como foi prescrito para os povos anteriores a nós, dos povos de Moisés, de Jesus e de outros povos. Porém, esses alteraram o preceito, acrescentando-lhe dez dias, tornando-o quarenta dias. Outra estória diz que um dos seus prelados adoeceu e fez a promessa de acrescentar mais dez dias ao período do jejum se sarasse. Assim, o seu período passou a ser de cinqüenta dias. Quando era difícil cumprir o jejum durante o verão, mudavam-no para a primavera. O seu jejum difere do nosso, pois eles deixavam de consumir certos alimentos. Allah, porém, instituiu tanto o jejum como a peregrinação no calendário lunar, tornando a sua periodicidade alternada. Por outro lado, instituiu, também os dias determinados, que a ninguém cabe aumentar ou diminuir.

O Jejum, de acordo com os sábios, é uma abstinência legal, uma educação por intermédio da fome, e uma humildade perante Allah. Cada preceito tem a sua sabedoria, e a sabedoria do jejum reside no sofrimento manifesto e na misericórdia oculta. Ele faz manifestar a compaixão e incentiva a prática da caridade, faz dissipar a arrogância e ensina a paciência, tornando-nos piedosos.

Por isso, Allah, designou muitas virtudes para o jejum e para os jejuadores. Ele disse: "Se jejuardes, será preferível para vós, se quereis sabê-lo" (2:184). Ele também disse: "Comei e bebei com satisfação, pelo bem que propiciastes em dias passados!" (69:24), que são os dias do jejum, como os sábios nos explicam. Conta-se que os jejuadores, sairão de seus túmulos, e serão reconhecidos pelo cheiro de suas bocas, pois será mais agradável do que o cheiro do almíscar. Eles serão levados para o Paraíso e o adentrarão pela porta chamada Raian. É uma porta pela qual só entrarão os jejuadores. Quando lá se instalarem, ser-lhes-ão trazidos os

(6)

satisfação, pelo bem que propiciastes em dias passados!" Allah, também disse: "Quanto aos … jejuadores e às jejuadoras, aos recatados e às recatadas, aos que se recordam muito de Allah e às que se recordam d'Ele, saibam que Allah lhes tem destinado a indulgência e uma magnífica recompensa" (33:35). O Profeta (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) disse, repetindo as palavras de seu Senhor: "Todo ato do filho de Adão é dele, menos o jejum. Ele é Meu e Eu recompenso por ele. O jejum é um escudo. Se alguém estiver jejuando, não deverá dizer obscenidades, nem se irritar. Se alguém discutir com ele, deve dizer-lhe: 'estou jejuando'. Por Aquele em cujas mãos está a alma de Mohammad, no Dia da Ressurreição, o cheiro da boca do jejuador será mais agradável para Allah do que o cheiro de almíscar. O jejuador tem duas alegrias, quando quebra o jejum ele fica satisfeito com a quebra do jejum, se morrer, seu Senhor fica satisfeito com o seu jejum."

O Profeta (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) disse, ainda: "Os atos, para Allah, se classificam em seis categorias: Dois são retribuíveis por merecimento. Dois são retribuídos em igualdade. Um é retribuído em dez vezes, e um retribuído por setecentas vezes. E um cuja retribuição só Allah conhece o seu valor. Quanto aos dois primeiros, quem encontrar Allah, adorando-o com sinceridade e não Lhe atribuir parceiros, merecerá o Paraíso, e quem Lhe associar parceiros, merecerá o Inferno. Quem fizer o bem, será recompensado por ele. Quem intenciona fazer o bem e não o fizer, será também recompensado por isso. Quem fizer um bem, será recompensado em dez vezes. Quem gastar os seus bens pela causa de Allah, será retribuído em setecentas vezes por cada centavo. Quanto ao jejum, ele é de Allah e a

recompensa por ele só é do conhecimento d'Ele." O Profeta (que a Paz e a Bênção de Deus estejam

sobre ele) disse mais: "Há no Paraíso uma porta chamada de Raian, só será usada pelos

jejuadores. Quando eles entrarem, ela se fechará e ninguém mais entrará por ela." Isso esclarece as delícias que esperam o jejuador por ter passado sede e fome. Por isso, o Profeta

(que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) e seus companheiros praticavam muitos jejuns

voluntários, porque encontravam neles a felicidade de seus corações.

Que sigamos o exemplo dos jejuadores e alcancemos os graus que o Profeta (que a Paz e a

Bênção de Deus estejam sobre ele) estipulou, dizendo: "O silêncio do jejuador é glorificação, seu

sono é culto, sua prece é atendida, seus atos são recompensados em dobro e seu pecado é perdoado."

Pedimos a Allah que nos considere deles, e Ele tem poder para isso.

Referências

Documentos relacionados

Deste modo, na busca de indicadores que permitam um planejamento escolar visando contribuir com um crescimento saudável de nossos escolares, é que este estudo foi

Entre as estratégias de enfrentamento analisadas, os dados indicam maior frequência das Práticas Religiosas e Pensamentos Fantasiosos entre os participantes, seguida de

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Assinale a alternativa correta com relação ao conceito de direitos humanos. a) Direitos humanos é uma forma sintética de se referir a direitos fundamentais da pessoa

Há alunos que freqüentarão o AEE mais vezes na semana e outros, menos. Não existe um roteiro, um guia, uma fórmula de atendimento previamente indicada e, assim sendo, cada aluno terá

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

 Supervisor Responsável pelo Estágio, indicando a qualificação acadêmica do mesmo. 5.4 Todas as atividades a serem desenvolvidas pelo estagiário deverão constar do

Verificar a efetividade da técnica do clareamento dentário caseiro com peróxido de carbamida a 10% através da avaliação da alteração da cor determinada pela comparação com