• Nenhum resultado encontrado

Av. Cristiano Machado, nº , ao lado da Estação Vilarinho de Metrô - Vila Clóris Belo Horizonte - MG CEP: Tel.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Av. Cristiano Machado, nº , ao lado da Estação Vilarinho de Metrô - Vila Clóris Belo Horizonte - MG CEP: Tel."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)
(2)

Partindo da velha máxima, “não basta ser pai tem que participar”, venho reconhecer as várias atribuições agrega-das ao pai moderno, hoje, visto não ape-nas como provedor financeiro da família, mas também aquele que divide com a mãe, as angustias da falta de tempo.

O pai contemporâneo executa tarefas desconheci-das aos pais de um passado relativamente próximo. De per-fil meio maternal, troca fraldas, dá banho, põe o per-filho para dormir, além de ser presença marcante nas reuniões escola-res.

Sabe ouvir e aconselhar os filhos sem a necessidade da ponderação de uma terceira pessoa, afinal, a relação pai e filho tem sido solidamente construída dia a dia, ouvin-do e falanouvin-do “eu te amo”, de forma leve e descontraída.

Parabéns aos pais, que tem desempenhado com destreza novas habilidades inerentes do mundo moderno...

Geovana Ribeiro.

PA R A S E R PA I .

NESTAEDIÇÃO:

Dia dos Pais 1 Fala Professor 3 Aniversários 4 + Cultura 4 Protestos Junho/13 5 Horário Aulas 6 Provas 1º Etapa 6

ANO: 02 EDIÇÃO: Nº 16 - AGOSTO 2013. FAMINAS-BH / BELO HORIZONTE-MG

INTERESSESESPECIAIS:

Promover a socialização entre os colegas de curso. Propiciar maior expressi-vidade ao Curso de Servi-ço Social junto à FAMI-NAS-BH.

Buscar uma interação entre os Docentes e os Discentes.

Fique Por Dentro 7 PL Educação 8 Cantinho da Fé 10

(3)

O

livro "Espaços em Diálogo", orga-nizado pelas Dras. Jacqueline Leão e Claudia Rech e publicado com apoio institucional da FAMINAS - BH, bus-ca estabelecer um diálogo abrangente entre a educação, a filosofia, a literatura e as áreas do conhecimento que se imbri-cam de maneira inter e multidisciplinar. Espaços em diálogo: Educação, Literatura, Gestão Ambiental e filosofia.

Página 3 Serviço Social em Ação .

A obra é valiosa para todos aqueles que buscam a aprimorar as técnicas edu-cacionais e desenvolver novos aparatos que se mostram eficientes, não apenas nas salas de aula, como também no desenvolvimento das pesquisas e métodos relativos à educação, abrindo espaços para o diálogo com a literatura, a gestão ambiental e a filosofia. Lançamento em breve na FAMINAS-BH.

PARABÉNS as Professoras Jacqueline Leão e Cláudia Rech por este lindo trabalho.

(4)

Página 4 Serviço Social em Ação .

Parabéns as Aniversariantes de Agosto.

Muita Paz, Saúde e Prosperidade sempre.

Sinopse do filme : "Uma História de Amor e Fúria” é um filme de animação que retrata o amor entre um herói imortal e Janaína, a mulher por quem é apaixonado há 600 anos. Como pano de fundo do romance, o longa de Luiz Bolognesi ressalta quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o Regime Militar e o futuro, em 2096, quando haverá guerra pela água. Destinado ao público jovem e adulto com traço e linguagem de HQ, o filme traz Selton Mello e Camila Pitanga dublando os protagonistas. O longa conta ainda com a participação de Rodrigo Santoro, na pele do che-fe indígena e de um guerrilheiro.

Fonte: http://www.umahistoriadeamorefuria.com.br/

Dica: Marcelo Ferreira.

Sônia Ap. Silva -13/08

Profa. Eveline Oliveira - 22/08

Geovana Ribeiro - 24/08

Profa. Simone Gomes 31/08

(5)

Página 5 Serviço Social em Ação .

Em junho de 2013, durante a Co-pa das Confederações, a sociedade presenciou grandes e difusos protes-tos, alguns contra os exorbitantes gas-tos públicos patrocinados pelas três esferas do poder executivo em está-dios de futebol e em algumas obras viárias, que pretendem atender a mo-bilidade dos turistas em 2014 e 2016, tempos dos jogos da Copa do Mundo e Olimpíada, respectivamente.

Ou seja, são bilhões de reais gas-tos que podem enriquecer ainda mais as grandes empreiteiras e empresas transnacionais, em detrimento das classes subalternas que sobrevivem com os péssimos serviços públicos de saúde, educação, moradia e trans-porte, e que ainda são aviltados pela lógica mercantilista.

As manifestações revoltosas

contra as entidades do grande capi-tal mostram o grande descontenta-mento de segdescontenta-mentos da sociedade civil acerca da nefasta exploração

PROTESTOS DE JUNHO/2013.

que estas empresas e partidos políticos conservadores submetem grande parce-la da popuparce-lação Brasileira.

Observa-se a emergência de parti-dos políticos de esquerda, sindicatos de trabalhadores e movimentos sociais pro-gressistas que vislumbram uma revolução na infraestrutura e dos valores sociais reifi-cados pela lógica do capital, e suprimem as ideias político-econômico-religiosas de segmentos sociais ultraconservadores, ra-cistas e homofóbicas e que destronam o imperialismo hegemônico burguês, para que refundem uma nova sociabilidade democrática e socialista!

(6)

Página 6 Serviço Social em Ação .

Horário das aulas 6º Período.

Segunda Feira Terça Feira Quarta feira Quinta feira Sexta feira

Política Social Setorial V (Educação, Educação

Especial)

Simone Gomes

Política Social Setorial VI (Idoso, 3º Setor)

Liliane Ribeiro

Trabalho Profissional ll

Eveline Oliveira

Política Social Setorial IV (Judiciário, Criança e Adolescente) Marisaura dos Santos Estágio Supervisionado II

Política Social Setorial IV (Judiciário, Criança e Adolescente) Marisaura dos Santos Trabalho e Sociabilidade Clarice Barreto

Política Social Setorial V (Educação, Educação Especial) Simone Gomes Trabalho Profissional ll Eveline Oliveira Estágio Supervisionado II

Datas de Prova 1ª Etapa 6º P.

Dia Matéria

03-09 Terça Feira

Política Social Setorial VI (Idoso, 3º Setor)

Liliane Ribeiro 11-09 Quinta Feira Trabalho Profissional II Eveline Oliveira 17-09 Terça Feira Trabalho e Sociabilidade Clarice Barreto 16-09 Segunda Feira

Política Social Setorial IV (Criança, Adolescentes e Judiciário)

Marisaura dos Santos

Em aberto

Política Social Setorial V (Educação, Educação Especial)

(7)

Página 7 Serviço Social em Ação .

Abaixo os e-mails dos representantes desta comissão. Vamos encaminhar para eles o nosso interesse na aprovação desse projeto.

Décio Lima – Presidente da Comissão (PT/SC) E-mail: dep.deciolima@camara.leg.br

Mauro Benevides - 1º Vice Presidente (PMDB/CE) E-mail: dep.maurobenevides@camara.leg.br Luiz Carlos - 2º Vice Presidente (PSDB/AP) E-mail: dep.luizcarlos@camara.leg.br

Carlos Bezerra - 3º Vice Presidente (PMDB/MT) E-mail: dep.carlosbezerra@camara.leg.br

Acesse este link para saber quais são os outros Deputados Federais que estão voltados para a defesa de tal projeto.

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/ccjc/conheca/membros

Leia mais nas páginas seguintes deste boletim e fique por dentro. Caros Colegas do Curso de Serviço Social;

Vamos nos mobilizar acerca deste Projeto de Lei 3688/2000 (PL da Educação), junto à Comissão de Cons-tituição, Justiça e de Cidadania (CCJC).

(8)

Que a presença de assistentes sociais e psicólo-gos/as nas redes básicas de ensino é uma estratégia fun-damental ao desenvolvi-mento da política de edu-cação no Brasil já é compro-vado, haja vista a experiên-cia dos diversos municípios que já inseriram esses/as pro-fissionais na área. Nesse sen-tido, foi com muita articula-ção e mobilizaarticula-ção que o CFESS compareceu hoje a mais uma sessão da Comis-são de Educação da Câma-ra dos Deputados, em BCâma-rasí- Brasí-lia (DF). Com a presença maciça de estudantes e pro-fessoras de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB) e do CRESS-DF, mais uma vitória foi conquistada: o Projeto de Lei 3688/2000 (conhecido como PL Educa-ção) foi aprovado por

una-nimidade na comissão.

A expectativa era gran-de, diante da última sessão, em que o PL foi à votação e terminou empatado, com 10 votos a favor e 10 contra. As-sim, a questão foi enviada à Consultoria Jurídica da Câ-mara, que forneceu alternati-vas para a resolução do im-passe. Por isso, o CFESS, repre-sentado pelas conselheiras Alessandra Souza e Ramona Carlos, e pelas assessoras es-peciais Adriane Dias e Cristina Abreu, se articulou com a re-latora do Projeto, deputada Keiko Ota (PSB-SP), e com o Conselho Federal de Psicolo-gia (CFP) para conseguir, dentre as alternativas apre-sentadas, que o PL fosse sub-metido a nova votação.

Colocado em pauta, o debate se concentrou

nova-mente na questão do

financiamento das

medidas para materia-lizar o Projeto de Lei, em caso de aprova-ção. Deputados da base aliada do gover-no e representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais

da Educação

(Undime) voltaram a alegar dificuldades or-çamentárias dos esta-dos e municípios para adequação do PL. De-vido a isso, em um acordo entre parla-mentares presentes, a sessão foi interrompida para que as partes tentassem chegar a um acordo, antes de o Projeto de Lei ser vota-do novamente.

Serviço Social em Ação . Página 8

PL DA EDUCAÇÃO 3688/2000

Assistentes Sociais nas redes básicas de ensino.

(9)

Unanimidade na aprovação Após o intervalo, ficou definido em consenso entre instituições apoia-doras do PL e parlamentares, que o texto do Projeto, referente à fonte de financiamento seria alterado, de modo a incluir que, além da Educação, os recursos para a adequação dos esta-dos e municípios ao Projeto virão tam-bém da Saúde e da Assistência Social. Colocado em votação simbólica, o PL Educação foi aprovado por unanimi-dade e segue agora para seus dois últi-mos passos: a tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidada-nia (CCJC) e, após aprovado, no ple-nário da Câmara dos Deputados.

A conselheira do CFESS Alessan-dra Souza ressalta ser fundamental rei-terar que a presença de assistentes so-ciais e psicólogos/as nas redes básicas de ensino, conforme diz o PL 3688/2000, não significa uma nova des-pesa, mas um investimento no desen-volvimento da política brasileira de educação. “As equipes multiprofissio-nais na rede básica só vêm a contribuir

para um atendimento integral e de qualida-de a todos/as aqueles/as que compõem o processo ensino-aprendizagem, no entendi-mento de que a educação é um direito soci-al”, destaca.

Ela acrescenta ainda que a mobiliza-ção da categoria e de estudantes continuará sendo de extrema importância para pressio-nar parlamentares, mostrar a necessidade de aprovação desse PL e unir forças para seguir lutando em defesa dos direitos da classe tra-balhadora e de toda a sociedade. Os/as es-tudantes deixaram o plenário da comissão, aos gritos de “a nossa luta não se esgota, va-mos à CCJ”.

Fonte: http://www.cress-mg.org.br

Serviço Social em Ação . Página 9

(10)

Serviço Social em Ação .

Organização 6º Período Serviço Social.

Revisão textual: profa. Jacqueline Leão.

IMAGENS RETIRADAS DA INTERNET.

Equipe Boletim Informativo: Geovana Ribeiro, Jacqueline Leão,

Luciana Damacena, Luiz Angelo e Marcelo F. Ferreira.

“O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência”.

Henry Ford.

Representação de Turma 2013. Luiz Angelo e Isabella Carvalhais.

Página 10

Um novo recomeço, um novo período, nova porta que se abre para gran-des gran-desafios, para novas possibilidagran-des. Mais uma vez, transitaremos por essa es-trada, desbravada simultaneamente à construção de novos saberes e à realiza-ção dos nossos sonhos. Nesse percurso, somos autores e atores da nossa historia, contracenando uns com os outros, respeitando sempre o papel de cada um. É por isso que, muitas vezes, somos chamados a atuar como expectadores. Sim, isso porque em alguns momentos precisamos deixar a cena para um compa-nheiro mais bem preparado, contudo sem nos esquecer que os aplausos da pla-teia também fazem parte do espetáculo, tornando-o ainda mais brilhante .Nesse momento, o dom da humildade está sendo trabalhado em nós, visto que NADA podemos sozinhos. Na busca do conhecimento, o show não pode parar.

Luciana Damacena.

“Somente a ti, ó Senhor Deus, a ti somente, e não a nós, seja dada a glória

por causa do teu amor e da tua fidelidade.” Salmo 115.1

Cantinho da fé

Agradecemos aos Colaboradores desta edição!!! Cláudia Rech, Jacqueline Leão, Geovana Ribeiro,

Luciana Damacena e Marcelo Ferreira.

Referências

Documentos relacionados

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

As diferenças mais significativas de humidade do solo entre tratamentos manifestam-se no final do Inverno e início da Primavera em resultado do grau de

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) é um estágio profissionalizante (EP) que inclui os estágios parcelares de Medicina Interna, Cirurgia Geral,

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

A eleição em todo o Estado do Espirito Santo é nula de pleno direito, de vez que não houve sigilo absoluto de voto porquanto as sobrecartas oficiais distribuídas nos

O jacarandá (Dalbergia brasiliensis) mostrou crescimento em altura próximo à altura média entre as espécies ensaiadas (1,23m), destacando-se também como espécie alternativa para

este volume contém os contos escritos por sir Arthur Conan doyle que guardam algumas de suas histórias mais famosas e queridas: As aventuras de Sherlock Holmes, Memórias de Sherlock

Selecione a opção “0” para acessar a consulta por numeração única que é padronização dos números dos processos no âmbito do Poder Judiciário, com o intuito de facilitar