• Nenhum resultado encontrado

O F Í C I O C I R C U L A R. Bancos, Sociedades Corretoras e Outras Instituições Autorizadas a Operar no Mercado de Câmbio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O F Í C I O C I R C U L A R. Bancos, Sociedades Corretoras e Outras Instituições Autorizadas a Operar no Mercado de Câmbio"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Bancos, Sociedades Corretoras e Outras Instituições Autorizadas a Operar no Mercado de Câmbio

Ref.: Roda de Dólar Pronto – Processo de Implantação.

Prezados Senhores,

Em 15/08/2005, conforme o Comunicado Externo 070/2005-DG, de 18/08/2005, foram iniciados os testes com mensagens especificamente desenhadas para a roda de dólar pronto e incluídas no Catálogo de Mensagens do SPB – versão 2.0 –, que entrou em vigor no dia 05/09/2005. Desde então, têm havido constantes avaliações sobre os testes, bem como sobre todo o processo de implantação, em reuniões com participantes do mercado de câmbio, corretoras, bancos e também com as empresas responsáveis pelo desenvolvimento dos ajustes tecnológicos necessários nos sistemas desses participantes.

No período entre 15/08 e 05/09/2005, foram processadas 3.131 mensagens BMC0011, BMC0012 e BMC0010 entre os sistemas da BM&F – Clearing de Câmbio e pregão – originadas nos 27 bancos que participam dos testes.

Para os participantes intermediadores – sociedades corretoras, distribuidoras etc. – autorizados a intermediar operações de câmbio no mercado interbancário e que participarão das operações na nova roda, os sistemas são os mesmos já utilizados nas operações de pregão, com pequenos ajustes. Os testes desses ajustes serão feitos conforme cronograma publicado neste Ofício Circular.

Os sistemas dessa nova roda de negociação são integrados aos sistemas da Clearing de Câmbio . Portanto, todas as operações neles registradas serão contratadas para liquidação por intermédio da Clearing de Câmbio. Todo o material relativo à nova roda, cuja leitura recomendamos, já foi entregue para aprovação das autoridades competentes, conforme o Comunicado Externo 071/2005-DG, de 18/08/2005, e encontra-se à disposição no endereço www.bmf.com.br/rodadolarpronto.

(2)

104/2005-DG .2.

Operadores de Pregão – Instituições associadas e não-associadas

Para operar na nova roda, além do curso regular para operadores da BM&F, os operadores deverão participar de curso específico, que será promovido conforme cronograma a seguir. Cada associado da BM&F autorizado a intermediar operações no mercado de câmbio interbancário poderá alocar até quatro operadores nessa roda.

A participação de instituições não-associadas da BM&F, autorizadas a intermediar operações no mercado de câmbio interbancário, está condicionada a acordo operacional com associados da BM&F. Para cada associado será permitido um acordo operacional e para cada não-associado, dois acordos operacionais. Cada acordo operacional permitirá ao associado colocar à disposição do não-associado até dois operadores na roda de dólar pronto, quantidade que será deduzida de sua cota de operadores na roda de dólar pronto.

Acordo Operacional

O acordo operacional foi a forma encontrada pelo Conselho de Administração da BM&F, reunido em sessão ordinária no dia 22/06/2004, para que os não-associados que praticam a intermediação no mercado de câmbio possam participar da roda de dólar pronto, sem a necessidade de investimento na aquisição de título patrimonial da BM&F. O acesso à roda de dólar pronto, por meio do acordo operacional, custará ao não-associado R$120.000,00 por operador, cujo pagamento poderá ser efetuado em até 24 parcelas, mediante solicitação formal ao Diretor Geral da BM&F. Todos os acordos operacionais terão validade de dois anos. Ao final desse período, a matéria será novamente submetida ao Conselho de Administração da BM&F. Minuta de documento para a celebração de acordo operacional segue anexa a este Ofício.

Os associados e os não-associados, deverão depositar em garantia o valor mínimo de R$120.000,00 para cada um de seus operadores credenciados a atuar na roda de dólar pronto. O depósito deverá ser feito segundo as instruções que serão oportunamente divulgadas pela BM&F. Esse valor será contabilizado no Fundo Garantidor de volatilidades e outros custos gerados por falhas de responsabilidade dos participantes intermediadores e poderá, havendo redução no número de operadores credenciados, ser livremente movimentado desde que não haja nenhum custo pendente de pagamento ou operações pendentes de identificação ou aceitação pelos bancos identificados. A Bolsa aceitará para esse depósito qualquer dos ativos aceitos em garantia por suas Clearings, inclusive bloqueio parcial do título patrimonial BM&F, desde que livre de ônus.

(3)

Cronograma de Procedimentos para Implantação

Feitas essas avaliações e esclarecimentos, principalmente considerando os primeiros resultados dos testes e as reuniões mantidas com os participantes, diretamente ou pela Câmara Consultiva da Clearing de Câmbio, foi estabelecido o cronograma a seguir, para conforto e segurança na implantação da nova roda.

1. Testes iniciais para avaliações das novas mensagens e ajustes iniciais de sistemas (Comunicado Externo 070/2005-DG)

§ Início em 15/08/2005 § Término em 09/09/2005 2. Testes de estresse

Execução de testes de carga, verificação da robustez de todos os sistemas desenvolvidos, incluindo pregão, Clearing de Câmbio, intermediadores e bancos. Serão previamente convidados intermediadores e bancos.

§ Início em 03/10/2005 § Término em 07/10/2005

3. Treinamento para intermediadores (corretoras, distribuidoras etc.)

Apresentação dos procedimentos que deverão ser adotados internamente, como telas, procedimento para identificação de bancos compradores e vendedores etc. Esse treinamento será realizado em ambientes próprios da BM&F.

§ Início em 03/10/2005 § Término em 11/10/2005 § Horário: 19:00 às 21:00

As inscrições poderão ser feitas via Instituto Educacional BM&F, pelo endereço www.bmf.com.br/educacional.

4. Treinamento de operadores de pregão

Estão previstas, inicialmente, três turmas, com duas vagas para cada participante intermediador (corretora, distribuidora etc.) que efetivamente participará das operações na roda de dólar pronto.

§ 10/10/2005 § 11/10/2005 § 13/10/2005

§ Horário: 18:30 às 22:30

§ Local: Praça Antonio Prado, 48, 3º andar

As inscrições poderão ser feitas via Instituto Educacional BM&F, pelo endereço www.bmf.com.br/educacional.

(4)

104/2005-DG .4.

Posteriormente, serão oferecidas novas turmas, até que toda a demanda seja atendida.

5. Simulação de pregão

Para os operadores que participaram das três turmas iniciais de treinamento.

§ 17/10/2005 § 18/10/2005

§ Horário: 19:00 às 21:30 § Local: Pregão da BM&F

6. Certificação de intermediadores (corretoras, distribuidoras etc.)

Fluxo completo de cumprimento de cenários de testes, iniciando com o cartão de registro de negócios (boleto), passando por bancos previamente convidados e encerrando com a PCAM383.

§ Início em 03/10/2005 § Término em 21/10/2005 7. Certificação de bancos

Fluxo completo de mensagens e PCAM383, cumprindo cenários de testes definidos e distribuídos previamente para cada banco que se habilitar. § Início em 13/09/2005

§ Termino em 21/10/2005

8. Início das negociações da roda de dólar pronto

Data em que a roda de dólar pronto – BM&F e participantes – estará em condições de funcionamento.

§ 24/10/2005

Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos com as Diretorias da Câmara de Câmbio (Isney e Fabio), de Pregão (Branco, Edson e Ronaldo), pelo telefone (+11) 3119-2319, e de Sistemas e Tecnologia (Eirado, Walter e Tereza), pelo telefone (+11) 3119-2231, inclusive para a marcação de reuniões objetivando sanar as dúvidas que surgirem, se houver necessidade.

Atenciosamente,

Edemir Pinto Diretor Geral

(5)

Pelo presente instrumento e na melhor forma de direito, de um lado,

(i) _______ (nome e qualificação da corretora não associada), neste ato representada por _______ (nome e qualificação do representante legal), doravante designada “Contratante”, e, de outro,

(ii) _______ (nome e qualificação do intermediário associado à BM&F), neste ato representada por _______ (nome e qualificação do representante legal), doravante designada “Contratada”,

Considerando,

Que a Contratante, sociedade corretora autorizada pelo Banco Central do Brasil a intermediar operações de câmbio no mercado interbancário, nos termos da regulamentação em vigor, decidiu participar da Roda de Dólar Pronto organizada e administrada pela BM&F;

Que, uma vez que a contratante não é associada à BM&F, ela deve, para tal e nos termos de deliberação do Conselho de Administração da referida Bolsa, manter acordo operacional com instituição associada e que, nos termos da regulamentação em vigor, seja autorizada a intermediar operações daquela natureza;

Que a Contratada é associada à BM&F, autorizada a intermediar operações em nome de seus clientes, e está disposta a firmar acordo operacional com a Contratante, nos termos acima referidos, colocando à disposição desta

(6)

.2.

parte da infra-estrutura operacional necessária para as atividades de intermediação na Roda de Dólar Pronto,

As Partes assinam o presente Instrumento Particular de Acordo Operacional para fins de Atuação na Roda de Dólar Pronto da Bolsa de Mercadorias & Futuros-BM&F (“Acordo”), conforme os termos e condições abaixo.

1. – Objeto

1.1. – O presente Acordo tem por objeto o estabelecimento de regras e procedimentos para a prestação de serviços pela Contratada à Contratante, nos termos do regime estabelecido pelo Conselho de Administração da BM&F.

1.2. – Os serviços referidos na cláusula 1.1 acima estão relacionados, exclusivamente, ao provimento da necessária infra-estrutura operacional para a atuação da Contratante na Roda de Dólar Pronto da BM&F, intermediando operações em nome dos bancos que sejam seus clientes.

2. – Das Obrigações da Contratada

2.1. – A Contratada apresentará formalmente à BM&F a Contratante, seus administradores e demais representantes, declarando conhecê-los e assumindo plena responsabilidade por todos os atos por eles realizados nos sistemas de negociação ou de liquidação de operações administrados pela Bolsa, assim como nas instalações desta.

2.1.1. – A responsabilidade da Contratada, nos termos desta cláusula 2.1, abrange o cumprimento de todas as obrigações financeiras da Contratante perante a BM&F, inclusive daquelas decorrentes de sua responsabilidade operacional relacionadas nas cláusulas 3.1.1 e 3.1.2.

2.1.2. – O disposto nesta cláusula 2.1 não exime a Contratante do cumprimento de obrigações cadastrais e de outras obrigações que lhe forem diretamente demandadas pela BM&F.

(7)

2.1.3. – A apresentação da Contratante pela Contratada será efetuada pelo registro de uma via deste Acordo na BM&F, acompanhado dos demais documentos e declarações que vierem a ser por esta requeridos.

2.2. – A Contratada colocará à disposição da Contratante, para o desenvolvimento das atividades descritas na cláusula 1 acima, até 2 (dois) operadores de pregão designados para operar em nome da Contratante na Roda de Dólar Pronto, com os correspondentes auxiliares.

2.2.1. – Os procedimentos de designação e alocação dos operadores e auxiliares referidos nesta cláusula 2.2, assim como o regime e as restrições para tal atuação, serão aqueles estabelecidos pela BM&F.

2.3. – A Contratada permanecerá responsável, perante a Contratante e perante a BM&F, pela qualificação e pela regular inscrição dos operadores de pregão e auxiliares designados nos termos da cláusula 2.2 acima.

2.3.1. – A Contratada assume plena responsabilidade pelos operadores e auxiliares designados por força deste Acordo, que, em conformidade com o regime estabelecido pela BM&F, serão seus funcionários.

2.4. – Sem prejuízo das demais responsabilidades assumidas neste Acordo, a Contratada responderá, ainda, pela regularidade e pela idoneidade das operações intermediadas pela Contratante, que deverão atender a todas as regras e princípios aplicáveis à negociação em bolsa.

2.5. – A Contratada fornecerá à Contratante todas as informações necessárias para o desenvolvimento de suas atividades.

2.5.1. – As informações referidas nesta cláusula 2.5 abrangem:

(i) informações gerais e específicas sobre o funcionamento da BM&F, seus estatutos, regulamentos e procedimentos;

(ii) as responsabilidades assumidas pela Contratante e, inclusive, as penalidades a que ela está sujeita ao atuar no âmbito da BM&F; e

(iii) quaisquer alterações nos regimes acima descritos que alterem as obrigações ou as responsabilidades da Contratante.

2.5.2. – Sem prejuízo do disposto nesta cláusula 2.5, a Contratante não se exime da responsabilidade, perante a BM&F e perante quaisquer terceiros,

(8)

.4.

pelo conhecimento de todas aquelas informações, regimes de atuação e procedimentos.

3. – Das Obrigações da Contratante

3.1. – A Contratante deverá, em razão do presente Acordo, pagar à Contratada o valor de ... (estabelecer o preço dos serviços, assim como a periodicidade e a forma de pagamento).

3.1.1. – Sem prejuízo do pagamento do valor referido nesta cláusula 3.1, a Contratante reconhece que permanecerá diretamente responsável perante a BM&F:

(i) pelo pagamento de todos os valores correspondentes ao seu direito de acesso à Roda de Dólar Pronto; e

(ii) pelo depósito de todas as quantias e ativos necessários para a garantia da sua atuação na Roda de Dólar Pronto, nos termos e condições fixados e divulgados pela BM&F.

3.1.2. – Além do cumprimento das obrigações referidas na cláusula 3.1.1 acima, a Contratante fica obrigada, perante a BM&F, ao pagamento de todos os valores decorrentes de sua responsabilidade operacional, inclusive aqueles referentes a perdas ou despesas que decorram, direta ou indiretamente, de suas atividades na Roda de Dólar Pronto.

3.1.3. – A Contratada declara, neste ato, estar ciente de que o descumprimento de qualquer obrigação da Contratante perante a BM&F, de cunho financeiro ou meramente operacional, ensejará a sua responsabilização, nos termos da cláusula 2.1 acima.

3.2. – A Contratante declara, neste ato, estar ciente de todas as regras, critérios e condições estabelecid as pela BM&F para a atuação na Roda de Dólar Pronto, assim como dos princípios que norteiam a negociação em bolsa.

3.2.1. – A Contratante compromete-se, perante a Contratada, a BM&F e quaisquer terceiros, a observar as regras, critérios, condições e princípios referidos nesta cláusula 3.2, fazendo com que todos os que estejam a ela submetidos também os observem.

(9)

4. – Da Denúncia e Rescisão

4.1. – O presente Acordo é assinado por prazo indeterminado e poderá ser denunciado por qualquer das Partes, com o envio de comunicação escrita à outra, com antecedência de ... (...) dias.

4.2. – Sem prejuízo do disposto na cláusula anterior, qualquer das partes poderá rescindir o presente Acordo em caso de descumprimento, pela outra parte, das obrigações nele estabelecidas.

4.3. – Em qualquer hipótese, a denúncia ou rescisão não afetará o cumprimento das obrigações já assumidas entre as Partes ou perante a BM&F.

5. – Disposições Gerais

5.1. – O presente Acordo não representa obrigação de exclusividade para a Contratante, que poderá, nos termos do regime estabelecido pela BM&F, contratar outros associados para a prestação de serviços da mesma natureza.

5.2. – O presente Acordo e a relação entre Contratante e Contratada sujeitam-se ao disposto nos Estatutos Sociais da BM&F, no Regulamento de Operações desta e nas demais normas, gerais ou específicas, aplicáveis à matéria.

5.3. – As partes, desde já, assumem espontaneamente o compromisso, em caráter irrevogável e irretratável, de submeter, de forma definitiva, toda e qualquer divergência ou disputa relacionada ao presente Acordo, ao Juízo Arbitral da BM&F, com funcionamento na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, nos termos da regulamentação aplicável, para os fins da Lei nº 9.307/96.

5.3.1. – As partes declaram conhecer e aceitar as normas de funcionamento e de instalação do Juízo Arbitral da BM&F emanadas de seus Estatutos

(10)

.6.

Sociais, do respectivo Regulamento e das demais normas editadas pela BM&F.

5.3.2. – Para os fins do disposto no artigo 7º, no § 2º do artigo 13 e no artigo 25 da Lei nº 9.307/96, fica eleito o Foro Central da Capital do Estado de São Paulo, inclusive para execução da sentença arbitral.

E, por estarem justas e contratadas, as partes assinam este Acordo em 3 (três) vias de igual teor e forma, na presença das testemunhas ao final qualificadas.

São Paulo, ... de ... de 2005

____________________________________________ (Contratante – nome da instituição e do representante)

____________________________________________ (Contratada – nome da instituição e do representante)

Testemunhas:

1. ______________________ 2. ______________________

Nome: Nome:

Referências

Documentos relacionados

Tendo em vista as importantes revisões a respeito da eficiência das macroalgas como biofiltros no tratamento de efluentes aquícolas, o presente estudo fez uma avaliação do

A região sertaneja pernambucana possui características peculiares intrínsecas a sua geografia e dentro desse contexto surge a divisão em três territórios: O território do Araripe,

PROPOSTA INCLUSIVA DE ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA Educação Inclusiva 7) Inglis Gomes Juliana Salvadori Elciana Andrade Katia Leite. A

Tendo como objeti- vo identificar os efeitos positivos na utilização do fogão agroecológicos, enquanto tecnologia social, na melhoria da qualidade de vida das mulheres, divisão

Em relação aos valores de densidade energética da dieta por tercis, os resultados mais próximos aos encontrados na literatura são da média da densidade para

Este manual contém informações e advertências que devem ser seguidas para uma operação segura do instrumento e para manter o instrumento em condições seguras de operação. Se

Para estes polos, a mediana de distância entre o município de residência do aluno e o polo é maior que 60 quilômetros, ou seja, pelo menos 50% dos alunos que não residem no