• Nenhum resultado encontrado

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTERIO DA EDUCAÇÃO"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO

UF RJ

1 - RELATÓRIO

Consta dos autos que "a profissão de Contador, foi regulamentada pelo Decreto no 9924, de 27 de maio de 1946,

e tem suas atribuições definidas pela Resolução no 560/63, do Conselho Federal de Contabilidade.

Seu campo de atuação implica o exercício junto a Pessoas Físicas ou Jurídicas, de Direito Público ou Privado, com ou sem fins lucrativos, de atividades de planejamento, exe cução, controle e análise, auditoria e perícias do sistema de

2 - Bases Legais, Filosóficas, Sócio-culturais e Instituições:

0 processo em epígrafe, de interesse da As_ sociação Educacional Machado de Assis, trata de pedido de au-torização do Curso de Ciências Contábeis, para funcionar na Faculdade Machado de Assis, novo estabelecimento de ensino su perior isolado, particular, a ser instalado no Rio de Janei-ro-RJ, com 80 vagas totais anuais.

Apreciado e aprovado na fase na Carta-Consulta, mediante o Parecer no 618/93, o pleito em apreço deve agora

ser avaliado nos aspectos relacionados ao projeto, com base no que dispõe a Resolução no 1/93 - CFE.

Associação Educacional Machado de Assis ASSUNTO:

Autorização (projeto) para funcionamento do curso de Ciências Contábeis, a ser ministrado pela Faculdade de Ciências Contá-beis Machado de Assis.

INTERESSADO/MANTENEDORA

(2)

informações econômico-financeiras.

0 Bacharel em Ciências Contábeis, exerce tais ati-vidades na condição de profissional autônomo, como sócio de empre sas especializadas no ramo ou ainda como empregado ou usuário.

Por conseqüência, a composição curricular foi elabo_ rado de tal forma, que contribuirá fundamentalmente, para que uma vez formado, o profissional de contabilidade possa exercer, com competência e responsabilidade, a função social que corresponda ao que dele a Sociedade espera.

Desta forma, o desenvolvimento do curso foi dividido em três categorias de atribuitos, indispensáveis na definição do do perfil do profissional que a Instituição pretende formar:

- Atributos de natureza humana - Atributos de natureza social

- Atributos de natureza profissional

Assim sendo, o desenvolvimento do curso pauta-se pe-la criação de repe-lações do aluno com seu espaço de vida, aguçando ' sua observação e espírito crítico , sua motivação e utilização pra. tica".

3 - Perfil Profissiográfico

"0 Contador deve ser um profissional que tenha gran de capacidade para pesquisar, analisar e discernir, a par de muito bom senso, já que ele é , no sentido mais lato da palavra, o responsável por todo o sistema de informações econômico-financeiras e patrimoniais de uma entidade. Para tal mister, deverá possuir só lida e eclética formação, uma vez que os relatórios e pareceres contábeis constituem o elemento básico para a tomada de decisões em uma Empresa Pública ou Privada.

0 Bacharelado em Ciências Contábeis objetiva atingir, fundamentalmente, os seguintes pontos: fornecer embasamento técnico-científico que proporcione condições para a realização de

escrituração contábil, de estruturação de controle e de análise ' das situações econômico-financeira e patrimonial de entidades em geral, através de aplicação das técnicas que constituem os sistemas de

contabilidade, e, ainda, prepara seu aluno para as funções de auditor,de perito judicial e de programador orçamentário de uma empresa.

(3)

3 - Organização Curricular e Metodologia Proposta

O currículo pleno do curso de Ciências contábeis é composto de desdobramento das matérias constitutivas do currículo mínimo.

De acordo com o Parecer, aprovado em 05/05/92, o curso está programado para funcionar, em sistema de crédito/semes-tral, distribuído em 10(dez) períodos letivos, a ser integraliza-do num prazo médio de 5(cinco) anos, com uma carga horária total de 3.000 horas/aula. A estrutura curricular está organizada obede-cendo aos principais aspectos formativos do curso:

- aspectos de formação geral; - formação profissional e os de; - formação complementar.

O Estágio Supervisionado, componente obrigatório do currículo do curso, que constará de atividades pré-profissional,a ser serem exercidas em situações reais de trabalho, com o mínimo de 300 horas/aula.

Os autos trazem as ementas e bibliografia básica de cada disciplina, o que possibilita análise qualitativa do currículo proposto.

O currículo pleno encontra-se no Anexo I deste pa-recer.

3 - Corpo Docente

O corpo docente indicado é formado por 2 0 profes-sores, sendo 03 Doutores, 01 cursando Doutorado , 06 Mestres, 03 cursando Mestrado, 06 Especialistas e 01 Graduado com Parecer do CFE.

Os autos trazem que os integrantes da carreira Do-cente serão contratados nos termos da CLT, em regime de tempo par cial, integral ou por outra forma, nos termos da Legislação.

A relação do corpo docente , com respectiva titula_ ção e disciplinas encontra-se no Anexo II deste

(4)

4 - Organização Administrativa e Didático Pedagógica

A Faculdade de Ciências Contábeis Machado de Assis, com sede na Cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, é um estabelecimento isolado, particular de ensino superior, manti-da pela Associação Educacional Machado de Assis - AEMA, pessoa ju ridica de direito privado com sede e foro no Município do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, e com seus Estatutos inscritos no Registro civil de Pessoas Jurídicas sob o no 413075,livro "A" no 36 tendo sido alterados em 07 de junho de 1992, conforme regis_

tro no Cartório Civil de Pessoas Jurídicas, sob o no 45947, do

Li-vro "A" no 000000040.

A Faculdade de Ciências Contábeis Machado Assis, re-ger-se-á pelo seu Regimento, pela estatuto da Entidade Mantenedo-ra e pela legislação do ensino superior.

Em suas normas de trabalho, a instituição orienta-se pelos princípios cristãos e democráticos e não permite no âmbito de suas atividades, campanhas ou atos isolados em desacordo com tais diretrizes.

Em todos os atos educacionais e administrativos, a Faculdade de Ciências Contábeis Machado de Assis repele toda e qualquer manifestação discriminatória de raça, religião, condição social e nacionalidade.

Sua finalidade principal é promover a formação pro-fissional do estudante de contabilidade, elaborando e transmitin-do conhecimentos ordenatransmitin-dos de educação em nível superior, no cam po das Ciências Contábeis, visando a integração do profissional no processo de desenvolvimento cultural, científico e tecnológico do País.

A estrutura organizacional da Faculdade de Ciências Contábeis Machado de Assis, está assim constituída:

- Conselho Departamental - Diretoria

(5)

5 - Biblioteca

A Biblioteca adota o sistema de Classificação Deci-mal Universal. Cataloga suas obras seguindo as norma do Código Anglo Americano. 0 catálogo utilizado é o "Dicionário", em ordem alfabética.

A Biblioteca conta com as seguintes secções: . Setor de Procedimentos Técnicos

. Setor de Informação e Divulgação . Setor de Legislação e Intercâmbio . Setor de Mapoteca e Viodeca

0 acervo da biblioteca e proveniente de aquiçoes e

doações.

O horário de atendimento é das 17:00 às 23:00 horas. A biblioteca tem capacidade de atender, por turno , 200 alunos. Os recursos humanos disponíveis para a biblioteca ' são apresentados a seguir:

. 01 bibliotecária; - 01 auxiliar; - 02 atendentes.

O critério de seleção do acervo é por meio de con-sultas ao corpo docente, discente e por indicação dos docentes.

O acervo atual é formado por 657 títulos, e 1971 exemplares. As assinaturas de periódicos somam 3.

A associação Educacional Machado de Assis apresenta o Cronograma de aquisição do acervo bibliográfico para os 5 anos de implantação do Curso.

6 - Instalações

A Faculdade de Ciências Contábeis Machado de Assis funcionará em prédio especialmente projetado para o funcionamento do Colégio de 2° Grau , Técnico Profissionalizante e Cursos Superiores.

Situado ã Praça Marquês do Herval 4, em Santa Cruz, Município do Rio de Janeiro, o prédio contará com laboratórios, salas especiais, auditórios e Biblioteca, dentre outras dependen cias, conforme planta em anexo, no processo.

(6)

7 - Laboratórios

Conforme se verifica nas plantas em anexo, a AEMA disporá de 2(dois) laboratórios especialmente montados para as aulas de informática aplicadas ã contabilidade e outras áreas afins.

Atualmente, a AEMA dispõe de:

. 04 Microcomputadores AT 286 completos . 10 Microcomputadores AT 386 completos . 05 micromputadores AT 386 com Monitores SVGA Coloridos e de

alta definição . 01 Impressora matricial EPSON FX 1050 . 01 Microcomputador AT 386 completo com 4MB, HD 130 MB

Monitor Syncmaster 3 SVGA Color, destinado ã MULTIMÍDIA.

Consta dos autos que a AEMA, no periodo de abril a maio estará adquirindo mais dez microcomputadores AT 386 comple-tos e uma impressora DESK JET 500.

Estará , também , a disposição dos alunos o Escritó-rio modelo para o Curso de Ciencias Contábeis, que funcionará em sala especial, com 43 m2. A relação do material existente é par;

te integrante do processo.

8 - Planejamento Econômico-Financeiro

O planejamento econômico-financeiro prevê a aplica. ção de recursos financeiros específicos para a implantação e o funcionamento do curso de Ciências Contábeis, notadamente a pre_ visão de receitas por meio de anuidades escolares e despesas com pessoal, material, manutenção, bolsas de estudos etc, além de investimentos necessários à infra-estrutura fisica e recursos materiais.

0 presente processo foi encaminhado à SESu/MEC nos termos da legislação vigente a epoca tendo retornado a este Conselho. II - VOTO DO

RELATOR

Face ao exposto, vota o Relator favoravelmente ã aprovação do projeto para funcionamento do Curso de Ciências Contábeis, a ser ministrado pela Faculdade de Ciências Contábeis Machado Assis , a ser instalado na cidade do Rio de

(7)

Aprovado o presente parecer o referido processo de verá ser encaminhado à SESu/MEC, para os procedimentos relativos ã designação da Comissão Verificadora, nos termos dos artigos 19 e 20 da Resolução no 1/93 - CFE.

Ill - CONCLUSÃO DA CÂMARA

A Câmara de Ensino Superior acompanha o Voto do Rela. tor.

Sala das Sessões, em de março de 1994.

Presidente e Relator

(8)

1o PERÍODO CARGA HORARIA Administração Financeira I 60 Contabilidade de Seguros 60 Direito Tributário 60 Contabilidade Gerencial 6 0 Mercado de Capitais 60 TOTAL 300 2o PERIODO Administração Financeira II 60

Contabilidade de Instituições de Previdência

Privada 60

Contabilidade Pública 60

Contabilidade das Instituições Financeiras I 60 TOTAL 240

3 o PERÍODO

Orçamento Empresarial I 60

Auditoria 60

Ética Geral e Profissional 60

Contabilidade das Instituições Financeiras II 60 TOTAL 240

4 o PERÍODO

Orçamento Empresarial II 60

Perícia Contábil 60

Análise das Demonstrações Contábeis 60

Monografia I 60

Educação Física I 30

TOTAL 270

5 o PERÍODO CARGA HORÁRIO

Planejamento Contábil e Tributário 60

Teoria da Contabilidade 60 Ciência Política 60 Monografia II 60 Educação Física II 30 TOTAL 270 6 o PERÍODO Matemática I 60 Introdução a Economia 60 Língua Portuguesa 60 Introdução a Contabilidade 60

Introdução as Ciências Sociais 60

(9)

P a r e c e r n?

Pág. n?

7o PERÍDODO

Matemática II 60

Economia I 60

Introdução ao Estudo do Direito 60

Contabilidade Geral I 60 Administração Geral I 60 Processamento de Dados I 60 TOTAL 36 0 8 o PERIODO Matemática Financeira I 60 Economia II 60

Instituições de Direito Público 60

Contabilidade Geral II 60

Administração Geral II 60

Processamento de Dados II 60

TOTAL 360

9 o PERIODO CARGA HORÁRIA

Matemática Financeira II 60

Estatística 60

Instituições de Direito Privado 60

Contabilidade de Custos 60

Introdução a Psicologia 60

Processamento de Dados III 60

TOTAL 360 10 o PERIODO Análise de Investimentos 60 Contabilidade Comercial 60 Legislação Social 60 Análise de Custos 60 Psicologia Organizacional 60 TOTAL 300

(10)

r

. Corpo Docente indicado

0 Corpo Docente indicado é formado por 20 professores, sendo: 0 3 doutores, 01 cursando doutorado, 06 Mestres: 0 3 cursando mestrado, 06 es-pecialistas e 01 graduado com parecer do CFE. Abaixo os indicados com o mesmo de sua qualificação:

1. ANZILDO VASCONCELOS DA SILVA Disc.: Língua Portuguesa Qual.: Doutor - Letras - UFRJ/1977

Mestre - Lit. Brasileira - UFRJ/1973

Licenciado - Letras - UEG/1970

2. DULCÍDIO JOÃO PETRUCIO Disc; Economia

Contabilidade Geral Qual.: Mestranto - Administração - UFF

Bacharel - Ciências Econômicas - UFF/1977

Possui experiência docente no magistério superior e tem pa recer de aprovação para a disciplina Economia Internacional e Teoria e Prática Cambial - 721/91.

3. LOURDES OBERG GUEDES

Disc: Psicologia Organizacional Introdução ã Psicologia

Qual.: Mestre - Psicologia Social - UGF/1984 Licenciada - Psicologia - UGF/1984 Bacharel - Psicologia - UGF/1984

Possui experiência docente no magistério superior comprovada.

4. MARIA ENCARNACIÓN DEL PILAR MARTINEZ GONÇALVES Disc: Mestre - Informática - PUC/1974

Bacharel - Matemática - UFRJ/19 70 Licenciada -

Matemática - UNF - RJ/1986 Especialista em Inteligência Artificial - UFF/1988 Possui experiência no magistério superior comprovada.

5. MIGUEL FERREIRA LIMA Disc: Análise de Custos

Introdução ã Economia Qual.: Mestrando - Administração - UFF

Especialista - Relações Internacionais - UERJ/1990 Bacharel - Ciências Econômicas - UFF/1982

Possui experiência no magistério superior e tem parecer de aprovação para as disciplinas Sistemática do Comércio e Transportes e Serguros - Parecer 721/91.

(11)

6. RONALDO DA COSTA FORMIGA

Disc: Introdução às Ciências Sociais

Ciência Política Qual.: Mestre - Antropologia Social - UFRJ/1985

Graduado - Psicologia - USU/1989 Graduado - Sociologia - PUC/1979

Possui experiência no magistério superior comprovada.

7. WALDIR DE VITA RIBEIRO

Disc: Introdução ao Estudo do Direito Qual.: Doutor - Direito - UGF/1991

Mestre - História - UFF/1978 Bacharel - Direito - FBCJ/1986 Licenciado - História - UFF/1965

Possui experiência no magistério superior e tem pareceres de aprovação para as disciplinas História Econômica Geral do Brasil, Direito do Trabalho e Sociologia.

Pareceres 338/71, 574/72, 2.956/75, 854/87, 1732/76 e 007/90.

8. DIONYSIO FRUCTUOSO MODERNEL

Disc: Instituições de Direito Público e Privado Direito Tributário Qual.:

Mestre - Letras - UFF/1986

Bacharel - Direito - UB/1966 Licenciado - Letras - UEG/196 5

Possui experiência no magistério superior e tem parecer de aprovação para as disciplinas: Direito - CFE no 965/88, D_i

reito Público e Privado, Direito Fin. e Triburário e Direi to do Trabalho - 443/93.

9. JOSÉ JAYME DE SOUZA SANTORO Disc: Aditi. Financeira

Auditoria

Mercado de Capitais Qual.: Pós-Graduação em Adm. de Empresas-Faculdades Cândido Mendes

Administração Pública - Fundação Getúlio Vargas Problemas Brasileiros - Escola Superior de Guerra Graduação - Direito - Faculdade Bennett

Possui experiência no Magistério Superior e tem parecer de aprovação para as disciplinas: Adm. Financeira e Orçamenta ria, Auditoria e Controlador, Dir. Bancário e Mere Capi -tais - CFE - 443/93

(12)

10. MARIO SITNOVERTER

Disc: Ética Geral e Profissional

Analise das Demonstrações Contábeis

Qual.: MBA - Master Business Administration - Syracuse University School of Management

Possui experiência no Magistério Superior e tem aprovação para as disciplinas: Teoria e Prática Cambial, Sistemática do Comércio Exterior, 501/88 - Relações Internacionais; Ética Geral e Profissional - Análise e Balanço, Contabilidade Bancária, 443/88.

11. RONALDO SAVAGET PINTO DE CARVALHO

Disc.: Contabilidade das Instituições Financeiras Contabilidade Gerencial Contabilidade de Custos

Qual.: Especialista MBA em Finanças - IBMEC

Bacharel em Ciências Econômicas ,'■ Administrativas e Contábeis - UERJ.

Possui experiência no magistério superior e tem parecer de aprovação para as disciplinas: Contabilidade - CFE no 501/88; Teoria da Contabilidade - 443/88; Contabilidade Gerencial; Contabilidade Anal. de Custos

12. IVAN FERREIRA DE SÁ

Disc.: Legislação Social

Administração Geral Qual.: Especialização - Recursos. Humanos - UFRJ

Bacharel - Administração de Empresas - FCCAMJ

Possui experiência docente no magistério superior e tem parecer de aprovação para as disciplinas: Recursos Huma_ nos - CFE-721/91; Técnicas de Chefia e Liderança, Conta bilidade Social - 443/88

13. ANTONIO CARLOS DE MELLO SEVERIANO RIBEIRO Disc: Contabilidade Seguros

Contabilidade Comercial Qual.: Especialista - Didática do Ensino Superior - UGF

Cursos de Aperfeiçoamento na área de mercadologia/comuni cação. Cursos diversos na área Educacional (treinamento), Cursos diversos na área de Administração; Bacharel Adm. de Empresas - FCCAMJ.

Possui experiência no magistério superior e tem parecer de aprovação para as disciplinas.

Teoria geral da Adm. - CFE no 501/88; Int. ã Administra-ção; Contabilidade Seguros; Contabilidade Industrial -CFE 443/93.

(13)

14. SILVIO BROCK Disc: Matematica

Matemática Financeira Qual.: Doutor em Ciências dos Polímeros - North Caroline - State University - USA/85

Possui experiência docente no magistério superior e tem parecer de aprovação para as disciplinas - Matemática e Física - CFE 488/91; Matemática - 443/93, Matemática 311/92 15. JORGE SADYL SAVAGET

Disc: Contabilidade de Instituições de Previdência Privada

) Contabilidade Pública

Qual.: Bacharel em Ciências Econômicas - SUESC Bacharel em Ciências Jurídicas - SUESC

Possui experiência no magistério superior, além de inúme-ros cursos de extensão universitária. Tem parecer de apro vação para as disciplinas: Teoria Econômica, Economia Bra leira - CFE no 501/88 - 446/88.

Economia CFE no 34 2/72

Teoria Econômica - CFE no 14/71

Economia Brasileira e Contemporanea, Contabilidade Pública e Técnicas Comerciais CFE no 443/93

I

16. AGAMÊMNON ROCHA SOUZA Disc: Perícia Contábil Monografia

Teoria da Contabilidade Qual.:

Doutorando - Filosofia - UGF Mestre EPB - UERJ - 1988 Especialista EPB - UERJ - 19 79

Especialista em Ensino Superior - FICEL - 1979 Bacharel em Ciências Contábeis - FICEL - 1979 Bacharel em

Administração de Empresas - FICEL - 1977 Possui experiência no magistério superior e tem parecer de

aprovação para as disciplinas Mercadologia - CFE 501/88. Análise de Balanços, Perícia Contábil, Tópicos Especiais em Contabilidade, Estágio Supervisionado (cont.) CFE 443/93

17. GUSTAVO SENECHAL DE GODOFREDO Disc: Const, e Legal. Empresas

(14)

Qual.: Mestre - Direito e Relações Internacionais - PUC Bacharel - Ciências Jurídicas - UGF

Possui experiência no magistério superior e tem parecer de aprovação para as disciplinas Direito Internacional Públi-co - CFE 501/88, Direito Comercial, Legislação Tributária, Cont. e Legalização de Empresas - CFE 443/93.

18. AMARO ALVES DOS SANTOS FILHO Disc: Educação Fisica

Qual.: Especialista em Docência Superior UVA - 1993 Licenciado em Educação Física UERJ - 1970 Possui experiência no magistério superior e tem parecer de

aprovação para a disciplina Educação Fisica CFE 2494/73,o 433/93, 383/72, 567/86, 778/86, 446/88, 559/88, 558/88.

19. ANTÔNIO JOSÉ BRUNO Disc: Estatística

Qual.: Especialista em Ensino Superior FACEN/FUBRAE 1984 Bacharel em Estatística UERJ - 19 80

Possui experiência no magistério superior e tem parecer de aprovação para as disciplinas: Estatística CFE 501/88

Economia CFE 599/88; Análise Estatística CFE 306/88; Econo metria e Estatística; Estatística, Economia e Análise Micro-econômica CFE no 443/93.

20. AUGUSTO FELIPE DE SOUZA LEÃO Disc: Análise de Investimentos

Orçamento Empresarial Qual.: Mestrando - UGF

Especialista - Met. Ensino Superior UFF 1986

Especialista - Org. e Métodos - Minist. da Marinha/89 Bacharel em Estatística - ASOEC/88 Bacharel em Direito - FCM/75

Possui experiência no magistério superior e tem parecer de aprovação para as disciplinas : Economia e Organização e Mé todos CFE 488/88; Org. Sist. e Met/Anal. de Demonst. Conta beis/Sistemas Contábeis - 443/93, Economia - 311/92.

(15)

IV - DECISÃO DO PLENÁRIO

O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou,por una-nimidade, conclusão da Câmara.

Sala Barreto Filho,em de

(16)

Referências

Documentos relacionados

Essas datas permitem que o aluno tenha finalizado o módulo anterior, desde que realize a avaliação presencial e seja aprovado, antes da solicitação de trancamento.. Após

1- Designar Comissão composta pelos Professores ANGELO MARIO DO PRADO PESSANHA, matrícula SIAPE 311702; CESAR FREDERICO DOS SANTOS VON DOLLINGER, matrícula SIAPE 2321560; FRANCISCO

A aceitabilidade de seus produtos e serviços é afiançada pelo reconhecimento de parceiros e clientes na qual insere-se em um contexto de significativa importância socio- econômica

Sobre o princípio da “Champions League” da inovação alimentar, cada país europeu organiza a sua competição nacional para selecionar o projeto mais inovador

O sistema de transmissão/recepção de dados por RDS, visa a difusão de informações para a grande massa que utilizam de receptores de FM domésticos ou nos automotivos. As

O grupo discute as conseqüências causadoras de sofrimento psíquico, que advêm dos contextos de preconceito e discriminação racial existentes na sociedade, além de

São de grande importância, derivados de atividades desenvolvidas sob pressão de tempo, em função da tensão nervosa à qual o trabalhador se expõe. Vamos imaginar a situação de

Verificar o potencial fitorremediador das espécies aquáticas Eichhornia crassipes e Pistia stratiotes na fitorremediação das águas poluídas do Córrego Santa Rita, Araxá