• Nenhum resultado encontrado

JOSEANE SILVA DOS SANTOS GERENCIAMENTO DE PROJETO NA IMPLANTAÇÃO DE UM CONTRATO MULTIMODAL LOGÍSTICO NA PETROBRAS.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JOSEANE SILVA DOS SANTOS GERENCIAMENTO DE PROJETO NA IMPLANTAÇÃO DE UM CONTRATO MULTIMODAL LOGÍSTICO NA PETROBRAS."

Copied!
90
0
0

Texto

(1)

JOSEANE SILVA DOS SANTOS

GERENCIAMENTO DE PROJETO NA IMPLANTAÇÃO DE UM CONTRATO MULTIMODAL LOGÍSTICO NA PETROBRAS.

Trabalho apresentado ao curso MBA em Gerenciamento de Projetos, Pós-Graduação lato sensu, da Fundação Getulio Vargas como requisito parcial para a obtenção do Grau de Especialista em Gerenciamento de Projetos.

ORIENTADOR: Prof. André Valle

Salvador

(2)

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PROGRAMA FGV MANAGEMENT

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

O Trabalho de Conclusão de Curso

Gerenciamento de Projeto na Implantação de Contrato na Petrobras

Elaborado por Joseane Silva dos Santos

e aprovado pela Coordenação Acadêmica do curso de MBA em Gerenciamento de Projetos, foi aceito como requisito parcial para a obtenção do certificado do curso de pós-graduação, nível de especialização do Programa FGV Management.

Salvador, 16 Dezembro de 2014

André Bittencourt do Valle Coordenador Acadêmico Executivo

André Bittencourt do Valle Professor Orientador

(3)

DECLARAÇÃO

A empresa Muncks e Reboques Brasil (Guindastes Brasil), representada neste documento pelo Sr.(a) Daniel Marcos Oliveira Sousa, Diretor, autoriza a divulgação das informações e dados coletados em sua organização, na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Gerenciamento de Projeto na Implantação de Contrato na Petrobras, realizados pela aluna Joseane Silva dos Santos, do curso de MBA em Gerência de Projetos, do Programa FGV Management, com o objetivo de publicação e/ ou divulgação em veículos acadêmicos.

Salvador, 16 Dezembro de 2014

Daniel Marcos de Oliveira Sousa Diretor

(4)

TERMO DE COMPROMISSO

A aluna Joseane Silva dos Santos, abaixo assinado, do curso de MBA em Gerenciamento de Projetos, Turma 24 do Programa FGV Management, realizado nas dependências da ICEF, no período de setembro de 2012 a setembro 2014, declara que o conteúdo do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Gerenciamento de Projeto na Implantação de um Contrato multimodal logístico na Petrobras, é autêntico, original e de sua autoria exclusiva.

Salvador 16 de Dezembro de 2014.

(5)

Dedicatória

Dedico este trabalho a todas as pessoas que de alguma forma contribuíram e incentivaram para que fosse possível a concretização de mais um de muitos dos

(6)

RESUMO

A proposta desse Trabalho é aplicar os conhecimentos práticos de Gerenciamento de Projetos abordando as dez áreas de conhecimento conforme PMBOK, 5ª edição, para balizar a implantação de contratos na empresa Muncks e Reboques Brasil Ltda., desde a fase inicial até a sua mobilização final. A escolha do tema para elaboração do TCC deve-se ao fato da autora lidar diretamente com esdeve-se processo na empresa, o qual atualmente não há padronização, tendo grande relevância para a organização, uma vez que, possibilita a compilação das informações necessárias para garantir melhores resultados nas licitações, com a otimização dos recursos e a sistematização dos processos de implantação de contratos, servindo como parâmetro e metodologia para futuros contratos que a empresa venha implantar ao longo da sua existência.

(7)

ABSTRACT

The purpose of this work is to apply the practical knowledge of Project Management addressing the ten areas of knowledge as PMBOK, 5th edition, to guide the implementation of contracts in Muncks e Reboques Brasil Ltda., since the initial stage to its final mobilization. The choice of the theme for preparing this Course Final Work, is due to the fact that the author deal directly with this process at the company, where there is no currently standardization, being with great relevance for the organization as it allows the compilation of the needed information to ensure the best results in bids, with the optimization of resources and the systematization of contract implementation processes, as parameter and methodology for future contracts that the company will implant along its existence.

(8)

AGRADECIMENTOS

Não há caminho mais correto e mais belo para seguir do que aquele em que nosso coração sente alegria. Só assim temos força para enfrentar suas curvas, ultrapassar suas pedras e ainda continuar sorrindo. Num caminho trilhado com amor e devoção não sentimos medo nem dúvida, somente a certeza de que um trecho de nossas vidas foi percorrido.

Nesse percurso, muitas pessoas passam por mim, estas me deram forças para continuar, ou até mesmo, mim proporcionaram novos desafios. Agradeço a todas essas pessoas que contribuíram e contribuem para a minha jornada.

A Deus, agradeço pela vida, pela coragem e condições necessárias para atingir os meus objetivos, conseguir vencer graças a vossa força e bondade.

Aos meus familiares e esposo que estiveram sempre presentes nos difíceis momentos dessa caminhada, em que permaneceram dignamente compreensíveis e dispostos, quando as dificuldades pareciam aumentar. Em especial agradeço in memoriam a pessoa que me deu força para enfrentar tudo e a todos no início de minha jornada, minha irmã Nivaldete, o seu amor, estímulo e carinho foram as armas dessa vitória e mim acompanhará por toda minha vida. E

A todos meus amigos fica minha eterna gratidão pela companhia, pela luta, união, amor, confiança, carinho e principalmente a amizade.

A todos os mestres fica minha profunda gratidão, por toda troca de experiência e conhecimentos. E não poderia esquecer da equipe de trabalho que me deu força, em especial a Daniel Sousa que foi o maior colaborador deste trabalho, sempre me motivando e mostrando-me que sou capaz de alcançar o inesperado.

(9)

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO ... 12 1.1.CONSIDERAÇÕES INICIAIS ... 12 2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ... 14 2.1.CONSIDERAÇÕES INICIAIS ... 14 3. METODOLOGIA CIENTÍFICA ... 14 3.1.CONSIDERAÇÕES INICIAIS ... 14 4. GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO ... 16 4.1.TERMODEABERTURA ... 7 5.GERENCIAMENTODEESCOPO ... 23 6.GERENCIAMENTODETEMPO ... 36 7.GERENCIAMENTODECUSTOS ... 44 8.GERENCIAMENTODEQUALIDADE ... 52 9.GERENCIAMENTODERH ... 66 10.GERENCIAMENTO DECOMUNICAÇÕES ... 70 11.GERENCIAMENTODERISCOS ... 79 12.GERENCIAMENTODEAQUISIÇÕES ... 82

13.GERENCIAMENTODASPARTESINTERESSADAS ... 85

14. CONCLUSÕES... 86

(10)

LISTA DE FIGURAS E TABELAS

Tabela 1: Investimento Pretendido...21

Tabela 2: Custos Fixos do Projeto...22

Tabela 3: Funcionários atuais x funcionários com Projeto...22

Tabela 4: Análise SWOT...29

Tabela 5: Orçamento do Projeto...31

Tabela 6: Entregas e Marcos do Projeto...32

Figura 1 : EAP...33

Figura 2 : Fluxo de Controle de Mudanças...35

Tabela 7: Receita do Projeto...45

Tabela 8: Tributos...46

Tabela 9: Custo do Capital de Giro...47

Tabela 10: Custo dos equipamentos...49

Tabela 11: Demais Custos/Despesas do Projeto...50

Tabela 12: Fluxo de caixa do Projeto...51

Figura 3 : Organograma...63

Figura 4 : Riscos...80

Tabela 13: Matriz de Probabilidade...81

(11)

1. INTRODUÇÃO

1.1.Considerações Iniciais

Este capítulo tem por objetivo, a implantação de Contrato multimodal logístico na Petrobras, identificando os riscos, oportunidades e impactos negativos durante a mobilização dos contratos das Estações do Campo de operação de Petróleo da UO-BA.

A proposta do TCC é aplicar os conhecimentos práticos de Gerenciamento de Projetos abordando as nove áreas de conhecimento para balizar a implantação de contratos. A escolha desse tema para elaboração do TCC deve-se ao fato da autora lidar diretamente com esse processo na empresa, o qual atualmente não há padronização, tendo grande relevância para a mesma, uma vez que, possibilita a sistematização dos processos de implantação de contratos, servindo como parâmetro e metodologia para futuros contratos que a organização venha implantar ao longo da sua existência.

Segundo o PMBOK, 5ª edição, as áreas do gerenciamento de projetos descrevem o gerenciamento de projetos em termos de seus processos componentes, tais processos podem são organizados em dez grupos integrados, onde cada um tem seus detalhamentos específicos. Na 4ª edição do PMBOK era apresentado apenas nove áreas de conhecimento, porém foi adicionada a décima área na 5ª edição, a conhecer:

1- Gerenciamento da Integração: Área que engloba os processos requeridos para assegurar que todos os elementos do projeto sejam adequadamente coordenados e integrados, garantindo que o seu todo seja sempre beneficiado.

2- Gerenciamento do Escopo: Área que engloba os processos necessários para assegurar que, no projeto, esteja incluído todo o trabalho requerido, e somente o trabalho requerido, para concluí-lo de maneira bem sucedida.

3- Gerenciamento de Tempo: Área que engloba os processos necessários para assegurar a conclusão do projeto no prazo previsto, sendo uma das áreas mais visíveis do gerenciamento de projetos.

4- Gerenciamento de Custo: Área que engloba os processos requeridos para assegurar que um projeto seja concluído de acordo com o seu orçamento previsto.

5- Gerenciamento da qualidade: Área que engloba os processos requeridos para assegurar que os produtos ou serviços do projeto estarão em conformidade com o solicitado pelo cliente contratante.

(12)

6- Gerenciamento de Recursos Humanos: Área que engloba os processos requeridos para fazer uso mais efetivo do pessoal envolvido com o projeto.

7- Gerenciamento das Comunicações: Área que engloba os processos requeridos para assegurar que as informações do projeto sejam adequadamente obtidas e disseminadas.

8- Gerenciamento de Riscos: Área que visa planejar, identificar, quantificar, qualificar, responder e monitorar os riscos do projeto.

9- Gerenciamento das Aquisições: Área que engloba os processos requeridos para adquirir bens e serviços de fora da organização promotora. Também conhecido como gerenciamento de suprimentos ou contratos.

10- Gerenciamento das Partes interessadas: Área criada na 5ª edição do guia que engloba os processos requeridos para garantir que as partes interessadas no projeto ( fornecedores, equipe, patrocinador, comunidade, etc) sejam identificadas, avaliadas e estrategicamente gerenciadas.

Esse projeto se dividirá em duas partes, a primeira constará o termo de abertura e os gerenciamento em cada área de conhecimento, a segunda parte constará com um subprojeto em forma de Plano de Negócio para captação de recurso para financiamento do projeto.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. Considerações Iniciais

Este trabalho tem como fundamentação teórica os conhecimentos adquiridos durante o decorrer do Curso de Gerenciamento de Projeto, o Manual Prático do Plano de Projeto de Ricardo Vargas 5ª edição, o PMBOK, bem como a série Gerenciamento de Projetos das publicações da Fundação Getúlio Vargas, mencionados detalhadamente na referência Bibliográficas.

(13)

O projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros predefinidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade. Suas principais características são temporariedade, a individualidade do produto ou serviço a ser desenvolvido pelo projeto, a complexidade e a incerteza.(Ricardo Vargas, 5.ed, 2014)

O PMBOK Guide 5ª Edição, é um guia de gerenciamento de projetos internacionalmente reconhecido, desenvolvido pelo Projet Management Unstitute (PMI), que fornece os conceitos fundamentais de gerenciamento de projetos. Neste são abordados 47 processos divididos nas 10 áreas de conhecimento, formando um fluxo de processos: Iniciação, Execução, Encerramento, Monitoramento e Controle.

3. METODOLOGIA CIENTÍFICA

3.1. Considerações Iniciais

Para realização desse Trabalho, foi realizado pesquisas bibliográficas de forma a ampliar a capacidade de análise, propiciando um embasamento teórico necessário para o desenvolvimento do estudo de caso sobre Implantação de Contrato multimodal logístico na Petrobras.

No estudo de caso foi utilizado principalmente os templates do Manual Prático do Plano de Projeto, 5ª edição, de Ricardo Vargas, embasados no PMBOK 5ª edição, alinhado aos conhecimentos adquiridos ao longo do Curso de MBA em Gerenciamento de Projetos.

O caso estudado é real, no qual a autora participa, no entanto o nome dos demais membros da implantação do Projeto foi preservado, sendo mencionados nomes meramente ilustrativos.

(14)

4. GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO.

Segundo o PMBOK 5ª edição, gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e atividades para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades dentro dos grupos de processos de gerenciamento do projeto. No contexto de gerenciamento de projetos, integração inclui características de unificação, consolidação, comunicação e ações integradoras que são essenciais para a execução controlada do projeto até a sua conclusão, a fim de gerenciar com sucesso as expectativas das partes interessadas, e atender aos requisitos. O gerenciamento da integração do projeto inclui fazer escolhas sobre alocação de recursos, concessões entre objetivos e alternativas conflitantes e gerenciamento das dependências mútuas entre as áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos.

O gerenciamento da integração de projetos é fundamental para o sucesso do projeto, pois ele consiste em trabalhos rotineiros que servem para garantir que todos os componentes do projetos trabalhem juntos, com os mesmo objetivos.

Através dos diversos processos apontados no decorrer do projeto, pode-se constatar a importância dos processos de integração para o sucesso do projeto como um todo.

Desenvolver o termo de abertura é a melhor forma de se iniciar um projeto formalmente e garantindo que o que será feito é o que o cliente busca. O desenvolvimento do Plano de gerenciamento do projeto visa definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares que constituem o projeto.

Orientar e gerenciar a execução do projeto é uma tarefa do dia-a-dia do projeto, onde monitorando e controlando as atividades do projeto é possível cenários que venha ocorrer durante a implantação do projeto, sendo analisado o controle integrado de mudanças, de forma a permitir que as mudanças ocorram de uma maneira ordenada e controlada, buscando garantir a satisfação das partes interessadas.

4.1 TERMO DE ABERTURA

O termo de abertura refere-se ao processo de desenvolvimento de um documento que formalmente autoriza um projeto ou uma fase e a documentação dos requisitos iniciais que satisfaçam ás necessidades e expectativas das partes interessadas.

(15)

Implantação de Contrato Na Petrobras Uo-BA

TERMO DE ABERTURA

PROJECT CHARTER

Preparado por Joseane Silva dos Santos Versão 1 Aprovado por Daniel Marcos Oliveira Sousa 15.12.2014

4.1.1 Título do projeto

Implantação de um Contrato multimodal logístico nas estações de campo de operação de Petróleo da Uo-Ba

4.1.2 Resumo das condições do projeto

Mercado de movimentação e transporte de cargas está em completa ascensão, pois, o setor de logística é o mais solicitado para a diminuição dos custos de serviços e produtos em todo o Brasil.

A Petrobras/Transpetro e outras empresas do setor de logística, tem solicitado através de licitações e consultas publicas para várias empresas, preços e prazos para montar um parque logístico em movimentação e transportes de cargas , porém para participação em licitações e convites todas as empresas devem estar em dia com suas CNDs Cartoriais e regularidade Fiscal e Previdenciária.

A Muncks e Reboques Brasil Ltda, é uma empresa genuinamente brasileira, atuante no ramo de movimentação e transporte de materiais e cargas há mais de 17 anos, nos últimos dois anos a empresa aumentou o seu portfólio de serviços, passando a atuar também no ramo de Operação Portuária e Marítima, sendo Concessionária do Terminal Marítimo de Maragojipe e do Atracadouro de São Roque do Paraguaçu, equipamento que hoje, entre outros, dá suporte à logística do transporte dos colaboradores do importante Estaleiro que está sendo construído na Bahia, o Estaleiro Enseada do Paraguaçu. Atualmente os principais serviços estão voltados principalmente para solução de demandas das indústrias de produção, transformação, petrolífera, química, petroquímica, construção civil e plataformas de perfuração de petróleo do litoral Brasileiro.

(16)

Tomando como signos de sua jornada empresarial, a inovação, agilidade e segurança, a empresa vem investindo em equipamentos de última geração, exclusivos e sofisticados, proporcionando uma melhor relação custo-benefício a seus clientes.

A estratégia de investimento da empresa está focada no diferencial mercadológico dos seus equipamentos, onde possa agregar ganhos de escala nos custos operacionais e racionalização da logística para realização de serviços mais complexos, para tanto vem investindo na aquisição de novos equipamentos com o objetivo de expandir e renovar sua frota, aumentando sua capacidade operacional e suprindo lacunas existentes no mercado.

Face a expressiva carência de embarcações de apoio Offshore, a empresa tem direcionado seus investimentos na aquisição das mesmas. Além disso, afim de dar apoio e sustentação ao plano do Governo Federal no tocante à exploração e produção de Petróleo e Gás, a GB busca disponibilizar ao mercado embarcações e equipamentos industriais do tipo “Cais de Atracação”, dotados de maquinário especializado e de última geração.

A aceitabilidade de seus produtos e serviços é afiançada pelo reconhecimento de parceiros e clientes na qual insere-se em um contexto de significativa importância socio-econômica no estado da Bahia, especialmente, a Região Metropolitana de Salvador (RMS) e outros estados da federação. A preocupação na captação, aperfeiçoamento e retenção de talentos humanos, resulta no trabalho realizado pelos profissionais altamente qualificados que geram segurança e satisfação a seus clientes.

A capacidade de firmar parceiras nacionais e externas, proporcionou uma grande vantagem competitiva, principalmente no que diz respeito a participação em concorrências abertas junto a empresas de grande porte como a Petrobras. Atualmente a empresa possui mais de 350 milhões em contratos com a Petrobrás, no entanto, sempre que irá implantar um novo contrato, perde-se muitas informações importantes, principalmente no que se refere a lições apendidas para serem aplicadas nos novos contratos.

Esse trabalho possibilita a compilação das informações necessárias para garantir melhores resultados durante o processo de implantação dos contratos desde o período inicial quando sai o resultado da licitação, até que todos os requisitos do contrato sejam atendidos e o mesmo esteja em perfeito andamento.

(17)

O gerente de Projetos será Joseane Santos, Administradora, com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e está cursando MBA em Gerenciamento de Projetos. Trabalha a mais de sete anos na empresa Muncks e Reboques Brasil.

O gerente de projetos tem autonomia de aprovar e alocar os recursos para o projeto. Captar os recursos necessários para garantir que o projeto seja concluído dentro do escopo, tempo e custo. Convocar reuniões e delegar responsabilidades.

O gerente tem como responsabilidades gerenciar a equipe de projeto com autonomia total nas decisões inerentes ao desempenho das atividades.

Analisar as mudanças, tendo autonomia de leva-las ao comitê de mudanças quando achar pertinente ou descarta-las.

O gerente de projetos é responsável pela coordenação e integração do projeto, atendendo os requisitos de qualidade determinados pelas partes interessadas.

4.1.4 Descrição do projeto

O Mercado de movimentação e transporte de cargas está em completa ascensão, pois, o setor de logística é o mais solicitado para a diminuição dos custos de serviços e produtos em todo o Brasil, a exemplo disso temos uma das maiores empresa do Brasil a Petrobras/Transpetro, que tem demandado através de licitações e consultas publicas para várias empresas, preços e prazos para montar um parque logístico em movimentação e transportes de cargas.

A GB é atuante no ramo de movimentação e transporte de materiais e cargas há mais de 15 anos, Atualmente os principais serviços estão voltados principalmente para solução de demandas das indústrias de produção, transformação, petrolífera, química, petroquímica, construção civil e plataformas de perfuração de petróleo do litoral Brasileiro.

Este projeto consiste em implantar um contrato multimodal logístico na Petrobras UO-BA desenvolvendo uma padronização, permitindo a compilação das informações

(18)

contrato desde o período inicial até a sua mobilização final, onde todos os requisitos do contrato forma atendidos, estando este em perfeito andamento. Além disso, possibilita também a sistematização do processo de forma a garantir melhores resultados para a empresa, visto que, permitirá a otimização dos recursos para atendimento das expectativas das partes interessadas dentro dos parâmetros de tempo, custo e qualidade.

4.1.5 Produto do projeto

1- Pesquisa de levantamento das necessidades do cliente; 2- Pesquisas e escolha dos fornecedores;

3- Plano de negócio para captação de recursos;

4- Relatório de investimento necessário para Mobilização do Contrato; 5- Aquisição de equipamentos;

6- Aquisição e construção de Bases administrativas; 7- Relatório de levantamento de necessidade de recursos;

4.1.6 Cronograma básico do projeto

O início previsto para implantação do projeto é de setembro de 2012 a Março de 2013. Após implantado o projeto terá duração de quatro anos, prorrogável para mais quatro anos.

4.1.7 Estimativas iniciais de custo

A estimativa de custos para mobilização do projeto é de 58.081.198,34, considerando todos os custos inerentes ao mesmo.

4.1.8 Administração

4.1.8.1Necessidade inicial de recursos

A Guindastes Brasil busca a perfeição no atendimento ao seu cliente, traça estratégias e metas a serem alcançadas, para atingir seus objetivos precisa traçar

(19)

estratégias que torne o caminho mais curto, seguro e rápido e com menor custo possível. A necessidade de recurso inicial é detalhada conforme a seguir:

Tabela 1: Investimento Pretendido

VALOR 128.443,91 R$ 171.258,55 R$ 30.921,69 R$ 142.715,46 R$ 473.339,61 R$ DESCRIÇÃO COFINS TOTAL CSLL IRPJ PIS IMPOSTOS - Lote A e B Tabela 2: Custos Fixos do Projeto

N° DE COLABORADORES ATUALMENTE N° DE COLABORADORES COM ESSE

PROJETO

277 1027

Tabela 3: Funcionários atuais x funcionários com Projeto

4.1.8.2 Necessidade de suporte pela organização

O projeto será considerado com um projeto isolado.

INVESTIMENTO PRETENDIDO PARA ATENDIMENTO AOS CONTRATOS

CAVALOS IMPLEMENTOS TOTAL

INVESTIMENTO INICIAL 25.253.955,34 10.445.680,00 35.699.635,34 INVESTIMENTO FINAL 5.214.140,00 2.167.423,00 7.381.563,00 TOTAL A SER INVESTIDO DOS DOIS LOTES (A

e B) 30.468.095,34 12.613.103,00 43.081.198,34

CAPITAL DE GIRO IMEDIATO 15.000.000,00

INVESTIMENTO IMEDIATO 50.699.635,34

INVESTIMENTO TOTAL (CAPITAL DE GIRO +

EQUIPAMENTOS) 58.081.198,34 VALOR 1.239.363,84 R$ 929.522,88 R$ 1.287.408,93 R$ 2.000,00 R$ 145.000,00 R$ 210.650,56 R$ 5.000,00 R$ 3.818.946,21 R$ TOTAL Alimentação Benefícios EPI e Uniformes

Encargos sociais sobre o salário Financiamento dos

equipamentos + capital de Giro Materiais de escritório

CUSTOS FIXOS MENSAIS - Lote A e B

DESCRIÇÃO

(20)

4.1.8.3 Controle e gerenciamento das informações do projeto

Todas as informações serão armazenadas no servidor da empresa, onde todos os membros do grupo de projetos tem o acesso controlado, com permissões específicas a cada tipo de documentações, para apenas leitura, alterações, contribuições, ou acesso negado.

Além do armazenamento eletrônico todos os documentados também serão guardado em pasta física que ficará em poder do gerente de projeto.

APROVAÇÕES

(21)

5. GERENCIAMENTO DE ESCOPO

5.1 Considerações iniciais

Segundo o PMBOK 5ª edição, o gerenciamento de escopo inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário para terminar o projeto com sucesso, sendo dividido em cinco processos:

1- Planejar o gerenciamento do escopo: Processo onde é criado um plano de gerenciamento que documenta como o escopo será definido, validado e controlado.

2- Coletar os requisitos: Processo onde determina, documenta e gerencia as necessidades dos requisitos das partes interessadas a fim de atender os objetivos do projeto.

3- Definir o escopo: Processo de desenvolvimento da descrição detalhada do projeto e do produto.

4- Criar a EAP: Processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis.

5- Validar o escopo: Processo de formalização e aceitação das entregas concluídas do projeto.

6- Controlar o escopo: Processo de monitoramento do andamento do escopo do projeto e do produto e gerenciamento das mudanças feita na linha de base do escopo.

5.2 DECLARAÇÃO DE ESCOPO

Implantação de um Contrato multimodal logístico na Petrobras Uo-BA.

(22)

SCOPE STATEMENT

Preparado por Joseane Santos Versão 1

Aprovado por Daniel Sousa 20/09/2014

5.2.1 Time do Projeto Joseane Santos Gerente de Projeto Helder Silva Gerente de Logística Edna Sousa Gerente Financeiro Mario Rocha Gerente de Compras Leandro Silva Coordenador de Projetos Emerson Almeida Gerente SMS Elton Macedo Supervisor de contratos Wagner Araújo Gerente Administrativo 5.2.2 Descrição do Projeto

O Mercado de movimentação e transporte de cargas está em completa ascensão, pois, o setor de logística é o mais solicitado para a diminuição dos custos de serviços e produtos em todo o Brasil, a exemplo disso temos uma das maiores empresa do Brasil a Petrobras/Transpetro, que tem demandado através de licitações e consultas publicas para várias empresas, preços e prazos para montar um parque logístico em movimentação e transportes de cargas.

A GB é atuante no ramo de movimentação e transporte de materiais e cargas há mais de 15 anos, Atualmente os principais serviços estão voltados principalmente para

(23)

solução de demandas das indústrias de produção, transformação, petrolífera, química, petroquímica, construção civil e plataformas de perfuração de petróleo do litoral Brasileiro.

Este projeto consiste em implantar um contrato multimodal logístico na Petrobras UO-BA desenvolvendo uma padronização, permitindo a compilação das informações necessárias para garantir melhores resultados durante o processo de implantação de contrato desde o período inicial até a sua mobilização final, onde todos os requisitos do contrato forma atendidos, estando este em perfeito andamento. Além disso, possibilita também a sistematização do processo de forma a garantir melhores resultados para a empresa, visto que, permitirá a otimização dos recursos para atendimento das expectativas das partes interessadas dentro dos parâmetros de tempo, custo e qualidade.

5.2.3 Objetivo do projeto

Implantar um Contrato multimodal logístico na estações do campo de operação de petróleo da UO-BA, alcançando os padrões de qualidade exigidos pelo cliente, dentro do prazo e do orçamento planejado.

5.2.3.1 Objetivos específicos:

1- Adicionar ao faturamento da companhia R$ 57 milhões anuais já no primeiro exercício de atividade plena com a implantação dos dois contratos

2- Proporcionar considerável retorno financeiro para o município, tanto quanto a arrecadação de impostos, quanto a geração de emprego local, além de notável crescimento no comércio local em no mínimo 15%.

3- Adquirir todos os equipamentos necessário para o início do contrato dentro de 90 dias.

4- Gerar mais empregos, aumentando o quadro funcional em 370%.

5.2.4 Justificativa do projeto

O projeto é de extrema relevância, uma vez que, possibilita a sistematização dos processos de implantação de contratos, servindo como parâmetro para os futuros contratos que a organização irá implantar ao longo de sua existência.

(24)

5.2.5 Produto do projeto

1- Pesquisa de levantamento das necessidades do cliente; 2- Pesquisas e escolha dos fornecedores;

3- Plano de negócio para captação de recursos;

4- Relatório de investimento necessário para Mobilização do Contrato; 5- Aquisição de equipamentos;

6- Aquisição e construção de Bases administrativas; 7- Relatório de levantamento de necessidade de recursos;

5.2.6 Expectativa do cliente

 Receber toda estrutura exigida no contrato dentro do prazo;

 Todas as entregar ser efetuadas conforme previsto no contrato;

 Qualidade no produto;

5.2.7 Fatores de sucesso do projeto

 Escolha de fornecedores que atendem o prazo determinado;

 Economia do País estável ou em crescimento;

 Equipe treinada e comprometida;

 Obtenção de Financiamento para o projeto dentro do prazo e custo financeiro esperado;

5.2.8 Restrições

 Prazo de entrega de 180 dias;

 Equipamentos com fabricação superior ao ano de 2009;

 75% dos equipamentos devem ser nacionais;

 Utilizar somente pessoal próprio na execução dos serviços;

(25)

 A equipe deve está treinadas e uniformizadas conforme memorial descritivo do contrato.

5.2.9 Premissas

 O contrato poderá ser dado como garantia aos investidores em até 40% do valor;

 A Petrobrás fornecerá todas as informações necessárias do produto;

 A Petrobrás cederá uma área dentro da Base para montagem do escritório de apoio;

 A Petrobrás fornecerá os crachás dentro do prazo de até 20 dias antes do início das atividades;

 A Petrobras garantirá condições estruturais para execução dos serviços.

 A Petrobras fornecerá espaço para implantação dos canteiros de obra.

5.2.10 Exclusões específicas

 Não está incluso o frete e a logística de entrega dos equipamentos;

 Não está incluso o processo de seleção de Pessoal;

 Não está incluso treinamento do operacional;

 Não está incluso processo de acesso as áreas da contratante;

 Não está incluso processo de integração nas Bases da contratante.

5.2.11. Principais atividades e estratégias do projeto

5.2.11.1 Análise SWOT

a) Negócio

Implantação de um contrato multimodal logístico nas estações de campo de operação de Petróleo da UO-BA.

(26)

Análise Fatores Externos

OP

ORTU

NIDA

DES

 Descoberta de novos Poços de Petróleo;

 Surgimento de DTM;

 Parada para Manutenção, montagem e desmontagem de Sonda;  Crescimento da demanda de serviços na Petrobrás;  Aditivo da quantidade de equipamentos no contrato;

Aditivo de prazo do contrato

Aditivo de preço do contrato

AM

E

AS

 Crise no Mercado;

 Recensão da demanda dos serviços;

 Concorrência de novas empresas;

 Facilidade de adquirir equipamentos na China, ocasionando a baixa de preço nos serviços;

 Não liberação do Finame;

 Não liberação do Capital de Giro

 Redução da demanda de equipamentos;

Atraso dos fornecedores

Análise Fatores Internos

P

ONTOS

FORTE

S

 Experiência em contratos com o cliente em mais de 10 anos;

 Grande relacionamento com fornecedores;

 Estrutura organizacional enxuta e eficiente.

 Equipe comprometida e experiente;

 Bom relacionamento com o cliente;

P

ONTOS

FRA

COS

 Preço abaixo do mercado;

 Equipe reduzida;

 Concentração das decisões;

 Equipe com pouca

experiência em Projetos;

 Desvios de recursos

 Desperdícios de recursos.

(27)

b) Missão

Gerenciar com qualidade atividades para concepção, execução e implantação de contratos na Petrobras UO-Ba.

c) Entregas do projeto

1- Relatório de Pesquisa de levantamento das necessidades do cliente; 2- Relatório de Pesquisas e qualificação dos fornecedores;

3- Plano de negócio para captação de recursos;

4- Relatório de investimento necessário para Mobilização do Contrato; 5- Propostas de Aquisição de equipamentos;

6- Relatório de levantamento de necessidade de recursos; 7- Bases de apoio Administrativo.

5.2.12. Orçamento do projeto

NOME DA TAREFA CUSTO

Projeto de Implantação de um contrato multimodal logístico na Petrobras UO-BA.

R$ 58.081.198,34

Gerenciamento do Projeto R$ 10.000,00

Reuniões Kick off R$ 2.500,00

Reuniões de acompanhamento R$ 3.300,00 Reuniões de comitê de mudanças R$ 3.500,00 Relatório de levantamento das necessidades do

cliente

R$ 3.000,00

Visita técnica na unidade de Taquipe R$ 500,00 Visita técnica na unidade de Pojuca R$ 800,00 Visita técnica na unidade de Entre Rios R$ 800,00

(28)

Relatório de pesquisa e qualificação dos fornecedores

R$ 5.000,00

Viagem a Feira de Santana R$ 500,00 Viagem a Caxias do Sul R$ 8.000,00

Viagem a São Paulo R$ 6.000,00

Plano de negócio R$ 8.000,00 Almoço com instituições financeiras R$ 2.000,00 Despesas com deslocamento R$ 2.500,00 Mobilização dos equipamentos para o contrato R$ 3.092.700,00 Compra de Cavalos Mecânicos R$ 30.468.095,34

Compra de implementos R$ 12.613.103,00

Combustível R$ 600.000,00

Emplacamento R$ 400.000,00

Licenças R$ 150.000,00

EPI’s R$ 400.000,00

Construção/Adequação das Bases Administrativas de apoio

R$ 600.000,00

Compra de Carros de apoio R$ 200.000,00 Reserva de capital para folha de pagamento R$ 3.500.000,00 Reserva de capital de giro para o contrato R$ 6.000,000,00 Tabela 5: Orçamento do Projeto

5.2.13. Plano de entregas e marcos do projeto

Entrega Descrição Término

Pesquisa das

necessidades do Cliente.

Conclusão do levantamento das exigências do MD do contrato.

05.10.2012

(29)

Pesquisa de fornecedores.

Levantamento dos fornecedores da região e/ou os mais próximos.

21.09.2012

Escolha de no mínimo cinco fornecedores 25.09.2012 Levantamento dos prazos de entrega. 25.09.2012 Escolha do fornecedor com melhores

condições de preço/prazo e qualidade.

26.09.2012

Aceite das Propostas 30.09.2012

Plano de Negócio Conclusão do Pano de Negócio 20.10.2012 Entrega do Plano de Negócio as Partes

interessadas 30.10.2012 Relatório de Investimento necessário para a mobilização do contrato Conclusão do levantamento 14.10.2012 Entrega do relatório 15.10.2012 Aquisição de equipamentos

Levantamento e Análise das propostas 10.10.2012 Escolha e fechamento das propostas 13.10.2012 Bases de apoio

Administrativo

Levantamento do local das implantação das Bases

10.10.2012

Análise de compra/Arrendamento ou Construção das Bases

10.11.2012

Reforma da Base 05.12.2012

Implantação do escritório 03.02.2013 Tabela 6: Entregas e Marcos do Projeto

REGISTRO DE ALTERAÇÕES

Data Modificado por Descrição da mudança

(30)

junto a Prefeitura do Município

15.10.2012 Fornecedor Guerra O fornecedor Guerra informa alteração no Prazo de entrega dos equipamentos, ocorrendo um atraso de 21 dias do previsto.

APROVAÇÕES

Joseane Santos Gerente de Projeto

Assinatura Data

5.3 EAP- Estrutura Analítica do Projeto

Figura 1 : EAP

(31)

5.4 Priorizações das Mudanças do Escopo

As mudanças serão priorizadas conforme o seu grau de importância no projeto, serão classificadas em três níveis de importância, Alta, média e baixa.

a) Prioridade Alta (1) – Requer ação imediata do gerente de projeto por se tartar

de mudanças urgentes e ter grande impacto no projeto, o mesmo deve acionar o patrocinador imediatamente.

Para mudanças de prioridade alta, a decisão só podem ser tomadas pelo gerente de projeto e patrocinador.

b) Prioridade média (2) – Por não ter tanto impacto no projeto requer o gerente

de projeto pode tomar a decisão ou convocar a reunião do comitê de mudança para discutir, analisar e aprovar ou não.

c) Prioridade Baixa (3)- Podem ser implementadas quando proporcionar

benefícios ao projeto, porém não exige um tratamento imediato. Também devem ser aprovadas pelo comitê de mudanças.

5.5 Procedimentos para Mudança

Ao ser identificado a necessidade de mudança, deve ser encaminhado a solicitação de mudança no formulário controlado por numeração conforme abaixo para o Gerente de Projeto, onde o mesmo analisará a priorização e a necessidade de mudança, levando a para o comitê de controle de mudança.

Análise de Impacto para Solicitações de Mudanças

MUDANÇA Nº 1 Solicitado por: Data:

___/___/___ Descrição e Motivo da Solicitação de Mudança

(32)

32 Análise dos impactos em:

1- Escopo 2- Tempo 3- Custo 4- Qualidade

Altera Linha de Base? ( ) sim ( ) Não Aprovada ( ) Rejeitada ( ) OBS:_____________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ Preparado por:

Analisado por: Data:

Solicitação de Mudança

Solicitação Relevante ?

Analise dos Impactos da Mudança Correção ou Inovação? Impacto no Escopo? Urgência da Mudança Impacto no Custo ou Prazo? Impacto em outras áreas?

Não

Sim

Negociar com Sponsor

Inovação

Correção

Ignorar

Baixo

Alto

Prioridade 3

Baixa

Alta

Prioridade 2

Baixa

Alta

Prioridade 1

Baixo

Alto

(33)

Figura 2 : Fluxo de Controle de Mudanças

6. GERENCIAMENTO DE TEMPO DO PROJETO

O Projeto deve ser concluído em 180 dias, onde todas as exigências do Contrato serão atendidas e todos os equipamentos e equipe a disposição do cliente.

Após o período de Implantação o projeto continuará por mais 1460 dias, podendo se estender por mais 1460 dias a ser acordado entre o fornecedor e cliente.

IMPLANTAÇÃO DE UM CONTRATO MULTIMODAL LOGÍSTICO NA PETROBRAS UO-BA

PLANO DE GERENCIAMENTO DO TEMPO

SCHEDULE MANAGEMENT PLAN

Preparado por: Joseane Santos Versão: 1

Aprovado por: Daniel Sousa Data:

Descrição dos processos de gerenciamento de tempo

 O acompanhamento da evolução das atividades será controlado através do percentual concluído e a executar, estando 100% quando finalizada.

 A duração das atividades ocorrerá conforme tabela a seguir:

IMPLANTAÇÃO DE UM CONTRATO MULTIMODAL LOGÍSTICO NA PETROBRAS UO-BA

LISTA DE ATIVIDADES

Preparador por: Versão:

(34)

desenvolvimento da atividade em % 1. GERENCIAMENTO DE PROJETO Gerente de Projeto 1.1 DOCUMENTOS INICIAIS

2dd GP, Supervisor de projetos, Gerente Administrativo. 100% 1.1.1 TERMO DE ABERTURA 3dd Gerente de Projeto 100% 1.1.2 DECLARAÇAO DE ESCOPO

10dd Gerente de Projeto, Gerente de Contrato, Gerente Administrativo, supervisor de Projetos.

100%

1.2

PLANO DE PROJETO

15dd Gerente de Projeto, Gerente de Contrato, Gerente Administrativo, supervisor de Projetos.

100% 1.2.1

ESCOPO

8dd Gerente de Projeto, Gerente de Contrato, Gerente Administrativo, supervisor de Projetos.

100%

1.2.2 TEMPO 2dd

Gerente de Projeto, Gerente de Contrato, Gerente Administrativo, supervisor de Projetos, Gerente de logística.

100%

1.2.3 CUSTO 3dd

Gerente de Projeto, Gerente de Contrato, Gerente Administrativo, supervisor de Projetos, Gerente Financeira.

100%

1.2.4 QUALIDADE 2dd

Gerente de Projeto, Supervisor de Projeto, Gerente de SMS.

100%

1.2.5 RECURSOS HUMANOS 2dd

Gerente de Projeto, Gerente Administrativo, Gerente Financeira.

100%

1.2.6 COMUNICAÇÃO 3dd

Gerente de Projeto, Supervisor de Projeto, Gerente Administrativo.

100%

1.2.7 RISCOS 2dd

Gerente de Projetos, Gerente Administrativo, Supervisor de Projetos.

100%

1.2.8 AQUISIÇÕES 8dd Gerente de Projeto, Gerente de Compras, Gerente de logística,

(35)

Gerente de Contrato.

1.2.9 PARTES INTERESSADAS 2dd

Gerente de Projeto, Supervisor de projeto. 100% 2. PESQUISA E LEVANTAMENTO DE DADOS 2.1 NECESSIDADE DO CLIENTE 2dd

Gerente de Contrato, Gerente Administrativo. 100% 2.2 NECESSIDADE DE RECURSOS FINANCEIROS 2dd Gerente financeira. 100% 2.3 QUANTITATIVO DE EQUIPAMENTOS 2dd

Gerente de Logística, Gerente de contrato, Gerente de Compras.

100%

2.4 EXIGÊNCIAS DO CONTRATO 1dd

Gerente de contrato, Gerente administrativo.

100%

2.5 CUSTO DA MOBILIZAÇÃO 5dd

Gerente financeira, Gerente de Contrato, Gerente de logística, Gerente de Compras, Supervisor de Projetos.

100%

2.6 CUSTOS FIXOS 3dd

Gerente financeira, Gerente de Contrato, Gerente de logística, Gerente de Compras, Supervisor de Projetos.

100%

2.7 PESQUISA DE PREÇOS 5dd Gerente de Compras. 100%

3. AQUISIÇÃO

3.1 COMPRA DE CAMINHÕES 90dd

Gerente de Compras, Gerente Financeira.

100%

3.2 COMPRA DE IMPLEMENTOS 90dd

Gerente de Compras, Gerente Financeira.

100%

3.2 COMPRA DE CARRO DE APOIO

45dd

Gerente de Compras, Gerente Financeira, Gerente de Logística.

75%

4. INFRAESTRUTURA

(36)

4.1 REFORMA BASE POJUCA 70dd Gerente de SMS, Gerente de Compras.

80%

4.2 REFORMA BASE ENTRE RIOS 45dd

Gerente de Projetos, Gerente de Contrato, Gerente Administrativo, Gerente de SMS, Gerente de Compras.

100%

4.3 REFORMA BASE DOM JOÃO 30dd

Gerente de Projetos, Gerente de Contrato, Gerente Administrativo, Gerente de SMS, Gerente de Compras.

100%

4.4 REFORMA BASE ARACÁS 30dd

Gerente de Projetos, Gerente de Contrato, Gerente Administrativo, Gerente de SMS, Gerente de Compras.

100%

4.5 COMPRA DED MOVÉIS E UTENSILIOS

45dd

Gerente de Compras, Gerente Financeira. 100% 5. MOBILIZAÇÃO 5.1 EMPLACAMENTO 30dd

Gerente Administrativo, Gerente Financeira.

100%

5.2 COMBUSTÍVEL 15dd

Gerente Administrativo, Gerente Financeira, Gerente de Compras.

100%

5.3 PNEUS 15dd

Gerente Administrativo, Gerente Financeira, Gerente de Compras.

100%

5.4 FARDAS E EPI 45dd Gerente de Compras. 100%

5.5 DEMAIS DEMANDAS DA MOBILIZAÇÃO 60dd Gerente de Compras 100% 6. ENCERRAMENTO 6.1 REUNIÃO DE ENCERRAMENTO 1dd

Gerente de Projeto, Supervisor de Projeto. 100% 6.2 RELATÓRIO LIÇÕES APRENDIDAS 15dd

Gerente de Projeto, Supervisor de Projeto

100% FECHAMENTO Gerente de Projeto, Supervisor de

(37)

6.3 ADMINISTRATIVO 5dd Projeto 100%

6.4

ARQUIVAMENTO DO

PROJETO

1dd

Gerente de Projeto, Supervisor de Projeto

10%

6.1 Priorizações das Mudanças nos Prazos

As mudanças serão priorizadas conforme o seu grau de importância no projeto, serão classificadas em três níveis de importância, Alta(1), média(2) e baixa(3).

d) Prioridade Alta (1) – Requer ação imediata do gerente de projeto por se tartar

de mudanças urgentes e ter grande impacto no projeto, o mesmo deve acionar o patrocinador imediatamente.

Para mudanças de prioridade alta, a decisão só podem ser tomadas pelo gerente de projeto e patrocinador.

e) Prioridade média (2) – Por não ter tanto impacto no projeto requer o gerente

de projeto pode tomar a decisão ou convocar a reunião do comitê de mudança para discutir, analisar e aprovar ou não.

f) Prioridade Baixa (3)- Podem ser implementadas quando proporcionar

benefícios ao projeto, porém não exige um tratamento imediato. Também devem ser aprovadas pelo comitê de mudanças.

6.2 Procedimentos para Mudança

Ao ser identificado a necessidade de mudança, deve ser encaminhado a solicitação de mudança no formulário controlado por numeração conforme abaixo para o Gerente de Projeto, onde o mesmo analisará a priorização e a necessidade de mudança, levando a para o comitê de controle de mudança.

(38)

38

MUDANÇA Nº 1 Solicitado por: Data: ___/___/___

Descrição e Motivo da Solicitação de Mudança

Análise dos impactos em: 2- Escopo __________ __________ __________ __________ 2- Tempo __________ __________ __________ __________ 3- Custo __________ __________ __________ __________ 4- Qualidade __________ __________ __________ __________

Altera Linha de Base? ( ) sim ( ) Não

Aprovada ( ) Rejeitada ( ) OBS:_______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ Preparado por:

Analisado por: Data:

Solicitação de Mudança

Solicitação Relevante ?

Analise dos Impactos da

Não

(39)

Frequência de avaliação dos prazos do projeto

A avaliação dos prazos será efetuada semanalmente em reunião com a equipe do Projeto, e documentada, atualizando o status de andamento do projeto e analisando as folgas ou atrasos nas atividades.

(40)

Administração do plano de gerenciamento de tempo

Responsável pelo plano

Joseane Santos - Gerente de Projeto. Elton Macedo - Supervisor de Projetos

Frequência de atualização do plano de gerenciamento de tempo

Os planos de gerenciamento de tempo serão atualizados sempre que ocorrer alguma mudança, e de acordo o status do andamento do projeto.

Outros assuntos relacionados ao gerenciamento de tempo do projeto não previstos neste plano

REGISTRO DE ALTERAÇÕES

Data Modificado por Descrição da mudança

APROVAÇÕES

7. GERENCIAMENTO DE CUSTO DO PROJETO 7.1 Planejamento dos Recursos

O planejamento dos recursos foi efetuado conforme levantamento do MD do contrato, as pesquisas de mercado e as cotações efetuadas.

(41)

7.2.1 Receita do Projeto RECEITA DO PROJETO DESCRIÇÃO QTD. VALOR POR EQUIPAMENTO TOTAL Cavalo mecânico 4x2 - 9H 20 R$ 20.500,00 R$ 410.000,00 Cavalo mecânico 4x2 - 24 H 35 R$ 44.100,00 R$ 1.543.500,00 Caminhão tanque 6x2, 15m³ 5 R$ 18.500,00 R$ 92.500,00 Caminhão tanque 6x2, 15m ³- ( fracionado de 5 e 10m³) 2 R$ 18.500,00 R$ 37.000,00

Caminhão tanque 6x2, 15m³ ( fracionado de 5, 5 e 5m³) 1 R$ 18.500,00 R$ 18.500,00

Caminhão tanque 4x2, 10m³ - ( fracionado de 5 e 5m³) 1 R$ 10.220,00 R$ 10.220,00 semirreboque tanque de 02 eixos, 20.000 litros 32 R$ 1.800,00 R$ 57.600,00 semirreboque tanque de 02 eixos, 20.000 litros com bomba

centrifuga 13 R$ 2.500,00 R$ 32.500,00 semirreboque tanque de 3 eixos, 30.000 litros,

compartimentado com 10,10,5 e 5 mil litros, com bomba 2 R$ 4.800,00 R$ 9.600,00 semirreboque tanque de 3 eixos, 30.000 litros,

compartimentado com 5.000 litros 2 R$ 4.800,00 R$ 9.600,00 semirreboque tanque de 3 eixos, 30.000 litros 4 R$ 4.898,00 R$ 19.592,00 semirreboque tanque de 03 eixos, 30.000 litros com

sistema de aquecimento 2 R$ 8.720,00 R$ 17.440,00 cavalo mecânico 4x2 -9TDM 11 R$ 19.900,00 R$ 218.900,00 cavalo mecânico 4x2 -24TDM 24 R$ 35.000,00 R$ 840.000,00 cavalo mecânico 4x2 -9 h por chamada 30 R$ 670,00 R$ 20.100,00 Cavalo mecânico 6x4, 9h TDM 30 R$ 27.300,00 R$ 819.000,00 Cavalo mecânico 6x4, 24 TDM 1 R$ 45.000,00 R$ 45.000,00 Cavalo mecânico 6x4, 9h por chamada 30 R$ 895,00 R$ 26.850,00 Cavalo mecânico 6x4, com guincho de arrasto de 30 t, 9h

TDM 1 R$ 33.000,00 R$ 33.000,00

Cavalo mecânico 6x4, com guincho de arrasto de 30 t, 24

(42)

Cavalo mecânico 4x2, com guindauto hidráulico, 24 TDM 1 R$ 40.000,00 R$ 40.000,00 Semi reboques prancha baixa, plataforma reta, 3 eixos, 45t 25 R$ 2.400,00 R$ 60.000,00 Semirreboques prancha baixa, plataforma reta, 3 eixos, 45t

com rampa de embarque 3 R$ 3.500,00 R$ 10.500,00 Semirreboques prancha baixa, plataforma reta, 3 eixos, 45t

por chamada 30 R$ 2.375,00 R$ 71.250,00 Semirreboque prancha rebaixada, plataforma reta 3 eixos 2 R$ 10.000,00 R$ 20.000,00 Semirreboque prancha alta, 3 eixos, 14m, 27 t 27 R$ 2.400,00 R$ 64.800,00 Semirreboque prancha alta, 3 eixos, 14m, 27 t, por

chamada 30 R$ 501,00 R$ 15.030,00

Semirreboque prancha alta, 3 eixos, 27 t, com guardas 5 R$ 3.020,00 R$ 15.100,00 Semirreboque prancha alta, 3 eixos, 27 t, 18m 3 R$ 4.000,00 R$ 12.000,00 Dolly 2 eixos 1 R$ 600,00 R$ 600,00 Veículo escolta 100 R$ 300,00 R$ 30.000,00 Semirreboque prancha baixa, plataforma reta, 04 eixos 1 R$ 17.000,00 R$ 17.000,00 Semirreboque prancha baixa, plataforma reta, 04 eixos 1 R$ 20.000,00 R$ 20.000,00 Semirreboque prancha baixa, extensiva de 4 eixos, 40 t 1 R$ 15.000,00 R$ 15.000,00 Semirreboque prancha baixa, plataforma reta, 05 eixos 1 R$ 25.000,00 R$ 25.000,00

TOTAL R$ 4.757.182,00

Tabela 7: Receita do Projeto

7.2.2 Despesas com Tributos

TRIBUTOS DO FATURAMENTO CSLL R$ 128.443,92 IRPJ R$ 171.258,55 PIS R$ 30.921,69 COFINS R$ 142.715,46 Tabela 8: Tributos

(43)

IMPLANTAÇÃO DE UM CONTRATO MULTIMODAL LOGÍSTICO NA PETROBRAS UO-BA

CUSTO CAPITAL DE GIRO Valor do Financiamento: R$ 15.000.000,00 Prazo do Financiamento: 48 meses Valor da Parcela: R$ 447.236,31 Taxa de Juros: 1,57%

Total dos Juros R$ 6.467.342,68 Nº parcela Saldo Valor da Parcela Amortização Juros 1 R$ 15.000.00,00 R$ 447.236,31 R$ 211,736,31 R$ 235.500,00 2 R$ 14.788.263,69 R$ 447.236,31 R$ 215.06,57 R$ 232.175,74 3 R$ 14.573.203,12 R$ 447.236,31 R$ 218.437,02 R$ 228.799,29 4 R$ 14.354.766,11 R$ 447.236,31 R$221.866,48 R$ 225.369,83 5 R$ 14.132.899,63 R$ 447.236,31 R$ 225.349,78 R$ 221.886,52 6 R$ 13.907.549,84 R$ 447.236,31 R$ 228.897,78 R$ 218.348,53 7 R$ 13.678.662,07 R$ 447.236,31 R$ 232.481,31 R$ 214.754,99 8 R$ 13.446.180,75 R$ 447.236,31 R$ 236.131,27 R$214.754,99 9 R$ 13.210.049,48 R$ 447.236,31 R$ 239.838,53 R$ 207.397,78 10 R$ 12.970.210,95 R$ 447.236,31 R$ 243.604,00 R$ 203.632,31 11 R$ 12.726.606,96 R$ 447.236,31 R$ 247.428,58 R$ 199.807,73 12 R$ 12.479.178,38 R$ 447.236,31 R$ 251.313,21 R$ 195.923,10 13 R$ 12.227.865,17 R$ 447.236,31 R$ 255.258,82 R$ 191.977,48 14 R$ 11.972.606,35 R$ 447.236,31 R$ 259.266,39 R$ 197.969,92 15 R$ 11.713.339,96 R$ 447.236,31 R$ 263.336,87 R$ 193.899,44 16 R$ 11.450.003,09 R$ 447.236,31 R$ 267.471,26 R$ 179.765,05 17 R$ 11.182.531,83 R$ 447.236,31 R$ 271.670,56 R$ 175.565,75 18 R$ 10.910.861,27 R$ 447.236,31 R$ 275.935,79 R$ 171.300,52 19 R$ 10.634.825,48 R$ 447.236,31 R$ 280.267,98 R$166.968,33 20 R$ 10.354.657,51 R$ 447.236,31 R$ 284.668,19 R$ 162.568,12 21 R$ 10.069.989,32 R$ 447.236,31 R$ 289.137,48 R$ 158.098,83 22 R$ 9.780.851,84 R$ 447.236,31 R$ 293.676,93 R$ 153.559,37 23 R$ 9.487.174,91 R$ 447.236,31 R$ 298.287,66 R$ 148.948,65 24 R$ 9.188.887,25 R$ 447.236,31 R$ 302.970,78 R$ 144.265,53 25 R$ 8.885.916,47 R$ 447.236,31 R$ 307.727,42 R$ 139.508,89 26 R$ 8.578.189,05 R$ 447.236,31 R$ 312.558,74 R$ 134.677,57 27 R$ 8.265.630,31 R$ 447.236,31 R$ 317.465,91 R$ 129.770,40 28 R$ 7.948.164,40 R$ 447.236,31 R$ 322.450,13 R$ 124.786,18 29 R$ 7.625.714,27 R$ 447.236,31 R$ 327.512,59 R$ 119.723,71 30 R$ 7.298.201,68 R$ 447.236,31 R$ 332.654,54 R$ 114.581,77 31 R$ 6.965.547,14 R$ 447.236,31 R$ 337.877,22 R$ 109.359,09 32 R$ 6.627.669,92 R$ 447.236,31 R$ 343.181,89 R$ 104.054,42

(44)

34 R$ 5.935.918,18 R$ 447.236,31 R$ 354.042,39 R$ 93.193,92 35 R$ 5.581.875,70 R$ 447.236,31 R$ 359.600,86 R$ 87.635,45 36 R$ 5.222.274,93 R$ 447.236,31 R$ 365.246,59 R$ 81.989,72 37 R$ 4.857.028,34 R$ 447.236,31 R$ 370.980,96 R$ 76.255,34 38 R$ 4.486.047,38 R$ 447.236,31 R$ 376.805,36 R$ 70.430,94 39 R$ 4.109.241,02 R$ 447.236,31 R$ 382.721,21 R$ 64.515,10 40 R$ 3.726.520,81 R$ 447.236,31 R$ 388.729,93 R$ 58.506,38 41 R$ 3.337.790,88 R$ 447.236,31 R$ 394.832,99 R$ 52.403,32 42 R$ 2.942.957,89 R$ 447.236,31 R$ 401.031,87 R$ 46.204,44 43 R$ 2.541.926,02 R$ 447.236,31 R$ 407.328,07 R$39.908,24 44 R$ 2.134.597,95 R$ 447.236,31 R$ 413.723,12 R$ 33.513,19 45 R$ 1.720.874,83 R$ 447.236,31 R$ 420.218,57 R$ 27.017,73 46 R$ 1.300.656,25 R$ 447.236,31 R$ 426.816,00 R$ 20.420,30 47 R$ 873.840,25 R$ 447.236,31 R$ 433.517,02 R$ 13.719,29 48 R$ 440.323,23 R$ 447.236,31 R$ 440.323,23 R$ 6.913,07 Tabela 9: Custo do Capital de Giro

7.2.4 Custo Financiamento de Equipamentos

IMPLANTAÇÃO DE UM CONTRATO MULTIMODAL LOGÍSTICO NA PETROBRAS UO-BA

CUSTO FINANCIAMENTO DE EQUIPAMENTOS

Valor do Financiamento: R$ 43.081.198,34

Prazo do Financiamento: 60 meses com seis meses de carência.

Valor da Parcela: R$ 840.172,62

Taxa de Juros: 0,199% Total dos Juros R$ 2.288.123,23

(45)

Nº parcela

Saldo

Valor da

Parcela Amortização Juros 1 43.081.198,43 R$ 840.172,62 758.339,67 81.832,95 2 42.322.858,76 R$ 840.172,62 759.780,14 80.392,48 3 41.563.078,53 R$ 840.172,62 761.223,35 78.949,28 4 40.801.855,18 R$ 840.172,62 762.669,29 77.503,33 5 40.039.185,89 R$ 840.172,62 764.117,99 76.054,63 6 39.275.067,90 R$ 840.172,62 765.569,43 74.603,19 7 38.509.498,47 R$ 840.172,62 767.023,64 73.148,98 8 37.742.474,83 R$ 840.172,62 768.480,60 71.692,02 9 36.973.994,23 R$ 840.172,62 769.940,33 70.232,29 10 36.204.053,90 R$ 840.172,62 771.402,84 68.769,78 11 35.432.651,06 R$ 840.172,62 772.868,12 67.304,50 12 34.659.782,94 R$ 840.172,62 774.336,19 65.836,43 13 33.885.446,75 R$ 840.172,62 775.807,05 64.365,58 14 33.109.639,69 R$ 840.172,62 777.280,70 62.891,93 15 32.332.358,99 R$ 840.172,62 778.757,14 61.415,48 16 31.553.601,85 R$ 840.172,62 780.236,40 59.936,22 17 30.773.365,35 R$ 840.172,62 781.718,46 58.454,16 18 29.991.647,00 R$ 840.172,62 783.203,34 56.969,28 19 29.208.442,66 R$ 840.172,62 784.691,04 55.481,58 20 28.423.752,62 R$ 840.172,62 786.181,56 53.991,06 21 27.737.571,06 R$ 840.172,62 787.674,92 52.497,70 22 26.849.896,14 R$ 840.172,62 789.171,11 51.001,51 23 25.960.725,03 R$ 840.172,62 790.670,14 49.502,48 24 25.170.054,89 R$ 840.172,62 792.172,03 48.000,60 25 24.377.882,86 R$ 840.172,62 793.676,76 46.495,86 26 23.684.206,10 R$ 840.172,62 795.184,35 44.988,27 27 22.889.021,75 R$ 840.172,62 796.694,81 43.477,81 28 22.092.326,94 R$ 840.172,62 798.208,14 41.964,49 29 21.294.118,80 R$ 840.172,62 799.724,34 40.448,29 30 20.479.394,46 R$ 840.172,62 801.243,42 38.929,20 31 19.693.151,05 R$ 840.172,62 802.765,38 37.407,24

(46)

32 18.890.385,67 R$ 840.172,62 804.290,24 35.882,38 33 18.086.095,43 R$ 840.172,62 805.817,93 34.354,63 34 17.280.277.43 R$ 840.172,62 807.348,65 32.823,97 35 16.472.928,79 R$ 840.172,62 808.882,21 31.290,41 36 15.664.046,58 R$ 840.172,62 810.418,69 29.753,93 37 14.853.627,89 R$ 840.172,62 811.958,08 28.214,54 38 14.041.669,81 R$ 840.172,62 813.500,40 26.672,22 39 13.228.169,41 R$ 840.172,62 815.045,65 25.126,97 40 12.413.123,76 R$ 840.172,62 816.593,83 23.578,79 41 11.596.529,93 R$ 840.172,62 818.144,96 22.027,67 42 10.778.384,97 R$ 840.172,62 819.699,03 20.473,60 43 9.958.685,95 R$ 840.172,62 821.256,05 18.916,57 44 9.137.429,90 R$ 840.172,62 822.816,03 17.356,59 45 8.314.613,87 R$ 840.172,62 824.378,97 15.793,65 46 7.490.234,90 R$ 840.172,62 825.944,88 14.227,74 47 6.664.290.02 R$ 840.172,62 827.513,77 12.658,85 48 5.836.776,25 R$ 840.172,62 829.085,64 11.086,99 49 5.007.690,61 R$ 840.172,62 830.660,49 9.512,13 50 4.177.030,13 R$ 840.172,62 832.238,33 7.934,29 51 3.344.791,79 R$ 840.172,62 833.819,17 6.353,45 52 2.510.972,62 R$ 840.172,62 835.403,02 4.769,61 53 1.675.569,60 R$ 840.172,62 836.969,87 3.182,75 54 838.579,74 R$ 840.172,62 838.579,74 1.592,89 Tabela 10: Custo dos equipamentos

(47)

47 Tabela 11: Demais Custos/Despesas do Projeto

7.3 Fluxo de caixa do Projeto

Custos/Despesas

Salário dos colaboradores R$ 1.239.363,84 MÊS

Encargos Sociais R$ 929.522,88 MÊS

Material Administrativo R$ 2.000,00 MÊS

Alimentação R$ 145.000,00 MÊS

Benefícios R$ 210.650,56 MÊS

EPI e Uniformes R$ 5.000,00 MÊS

MÊS JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO JULHO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO SALDO INICIAL R$ 12.100.000,00 R$ 9.095.123,11 R$ 6.090.246,22 R$ 3.085.369,33 R$ 80.492,44 R$ 1.832.797,55 R$ 3.585.102,66 R$ 4.049.998,84 R$ 4.514.895,02 R$ 5.059.509,86 R$ 5.524.406,04 R$ 5.989.302,22 FATURAMENTO R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 CUSTOS FIXOS R$ 2.531.537,28 R$ 2.531.537,28 R$ 2.531.537,28 R$ 2.531.537,28 R$ 2.531.537,28 R$ 2.531.537,28 R$ 3.818.946,21 R$ 3.818.946,21 R$ 3.818.946,21 R$ 3.818.946,21 R$ 3.818.946,21 R$ 3.818.946,21 ENCARGOS R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 SALDO INICIAL R$ 9.095.123,11 R$ 6.090.246,22 R$ 3.085.369,33 R$ 80.492,44 R$ 1.832.797,55 R$ 3.585.102,66 R$ 4.049.998,84 R$ 4.514.895,02 R$ 4.979.791,20 R$ 5.524.406,04 R$ 5.989.302,22 R$ 6.454.198,40

MÊS JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO JULHO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO SALDO INICIAL R$ 6.454.198,40 R$ 6.919.094,58 R$ 7.383.990,76 R$ 7.848.886,94 R$ 8.313.783,12 R$ 8.778.679,30 R$ 9.243.575,48 R$ 9.708.471,66 R$ 10.173.367,84 R$ 10.638.264,02 R$ 11.103.160,20 R$ 11.568.056,38 FATURAMENTO R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 CUSTOS FIXOS R$ 3.818.946,21 R$ 3.818.946,21 R$ 3.818.946,21 R$ 3.818.946,21 R$ 3.818.946,21 R$ 3.818.946,21 R$ 3.818.946,21 R$ 3.818.946,21 R$ 3.818.946,21 R$ 3.818.946,21 R$ 3.818.946,21 R$ 3.818.946,21 ENCARGOS R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 SALDO INICIAL R$ 6.919.094,58 R$ 7.383.990,76 R$ 7.848.886,94 R$ 8.313.783,12 R$ 8.778.679,30 R$ 9.243.575,48 R$ 9.708.471,66 R$ 10.173.367,84 R$ 10.638.264,02 R$ 11.103.160,20 R$ 11.568.056,38 R$ 12.032.952,56

MÊS JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO JULHO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO SALDO INICIAL R$ 12.032.952,56 R$ 12.497.848,74 R$ 12.962.744,92 R$ 13.427.641,10 R$ 13.892.537,28 R$ 14.357.433,46 R$ 14.822.329,64 R$ 15.287.225,82 R$ 15.752.122,00 R$ 16.217.018,18 R$ 16.681.914,36 R$ 17.146.810,54 FATURAMENTO R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 CUSTOS FIXOS R$ 3.818.946,21 R$ 3.818.946,21 R$ 3.818.946,21 R$ 3.818.946,21 R$ 3.818.946,21 R$ 3.818.946,21 R$ 3.818.946,21 R$ 3.818.946,21 R$ 3.818.946,21 R$ 3.818.946,21 R$ 3.818.946,21 R$ 3.818.946,21 ENCARGOS R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 R$ 473.339,61 SALDO INICIAL R$ 12.497.848,74 R$ 12.962.744,92 R$ 13.427.641,10 R$ 13.892.537,28 R$ 14.357.433,46 R$ 14.822.329,64 R$ 15.287.225,82 R$ 15.752.122,00 R$ 16.217.018,18 R$ 16.681.914,36 R$ 17.146.810,54 R$ 17.611.706,72

MÊS JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO JULHO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO SALDO INICIAL R$ 17.611.706,72 R$ 18.076.602,90 R$ 18.541.499,08 R$ 19.006.395,26 R$ 19.471.291,44 R$ 19.936.187,62 R$ 20.401.083,80 R$ 20.865.979,98 R$ 21.330.876,16 R$ 21.795.772,34 R$ 22.260.668,52 R$ 22.725.564,70 FATURAMENTO R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00 R$ 4.757.182,00

PROJEÇÃO DE FLUXO DE CAIXA DO PROJETO - 2015

PROJEÇÃO DE FLUXO DE CAIXA DO PROJETO - 2016 PROJEÇÃO DE FLUXO DE CAIXA DO PROJETO - 2013

(48)

Tabela 12: Fluxo de caixa do Projeto

8. GERENCIAMENTO DA QUALIDADE NO PROJETO.

IMPLANTAÇÃO DE UM CONTRATO MULTIMODAL LOGÍSTICO NA PETROBRAS UO-BA

PLANO DE GERENCIAMENTO DA QUALIDADE

QUALITY MANAGEMENT PLAN

Preparado por Joseane Santos – Gerente de Projeto Versão 1 Aprovado por Daniel Sousa- Patrocinador Data:

a)Descrição dos processos de gerenciamento da qualidade

Identificação dos clientes

Cliente 1: Unidades de Extração de Petróleo da Petrobras Cliente 2: Fornecedores

Cliente 3: População

Cliente 4: Instituições Financeiras Cliente 5: órgãos Governamentais

(49)

b) Priorização dos clientes

Priorização dos clientes

C lie n te 1 :U n ida d e s d e E x tr a ç ã o d e P e tr ó leo C lie n te 2 : For n e c e d o re s C lie n te 3 :P o p u laç ã o C lie n te 4 :I n s ti tu iç õ e s Fina n c e ira s C lie n te 5 :ó rg ã o s Go v e rn a men ta is Total da linha V alor decimal relativo = total da linha / total geral

Cliente 1:Unidades de Extração de Petróleo

5 ,00 1 0,00 5 ,00 5 ,00 25,00 0 ,5285 Cliente 2: Fornecedores 0 ,20 5 ,00 5 ,00 5 ,00 15,20 0 ,3214 Cliente 3: População 0 ,10 0 ,20 1 ,00 1 ,00 2,30 0 ,0486

Cliente 4: Instituições Financeiras

0 ,20 0 ,20 1 ,00 1 ,00 2,40 0 ,0507

Cliente 5: Órgãos Governamentais

0 ,20 0 ,20 1 ,00 1 ,00 2,40 0 ,057 To tal Geral 47,30

(50)

c) Identificação das necessidades

Necessidade 1: Transporte e logística Necessidade 2: Venda

Necessidade 3: Emprego

Necessidade 4: Ganhos Financeiros Necessidade 5: Normas de Emissões

d) Priorização das necessidades

Priorização das necessidades:

Cliente 1: Unidades de Extração de Petróleo

N e c e s s ida d e 1 : Tr a n s p o rt e s e log ís ti c a N e c e s s ida d e 2 : V e n d a N e c e s s ida d e 3 : E mpr e g o N e c e s s ida d e 4 : Ga n h o s Fina n c e ir o s N e c e s s ida d e 5 : N o rma s e e mi s s õ e s

Total da linha Valor

decimal relativo = total da linha / total geral

Necessidade 1: Transportes e logística 5,00 1,00 1,00 5,00 12,00 0,3061

Necessidade 2: Venda 0,20 0,20 0,20 0,20 0,80 0,0204

Necessidade 3: Emprego 1,00 5,00 1,00 1,00 8,00 0,2041

Necessidade 4: Ganhos Financeiros 1,00 5,00 1,00 5,00 12,00 0,3061

Necessidade 5: Normas e emissões 0,20 5,00 1,00 0,20 6,40 0,1633

(51)

Priorização das necessidades:

Cliente 2. Fornecedores N e c e s s ida d e 1 : Tr a n s p o rt e s e log ís ti c a N e c e s s ida d e 2 : V e n d a N e c e s s ida d e 3 : E mpr e g o N e c e s s ida d e 4 : Ga n h o s Fina n c e ir o s N e c e s s ida d e 5 : N o rma s e e mi s s õ e s

Total da linha Valor

decimal relativo = total da linha / total geral

Necessidade 1: Transportes e logística 0,20 1,00 5,00 0,20 6,40 0,1226

Necessidade 2: Venda 5,00 0,20 5,00 1,00 11,20 0,2146

Necessidade 3: Emprego 1,00 5,00 10,00 1,00 17,00 0,3257

Necessidade 4: Ganhos Financeiros 0,20 0,20 0,10 10,00 10,50 0,2011

Necessidade 5: Normas e emissões 5,00 1,00 1,00 0,10 7,10 0,1360

Referências

Documentos relacionados

Após a implantação consistente da metodologia inicial do TPM que consiste em eliminar a condição básica dos equipamentos, a empresa conseguiu construir de forma

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

O conjunto de variáveis oriundo da combinação das técnicas de dinamometria isocinética e de eletromio- grafia de superfície mostrou algumas tendências de

A devolução da taxa de inscrição somente será efetuada em caso de desistência de participação no processo seletivo mediante requerimento emitido pelo candidato

A regulação da assistência, voltada para a disponibilização da alternativa assistencial mais adequada à necessidade do cidadão, de forma equânime, ordenada, oportuna e

Neste presente estudo foi aplicado um questionário sobre a aceitação de um dos seus detergentes comparado a dois concorrentes utilizando a escala ideal , além