• Nenhum resultado encontrado

Quintal Gratuito. Guia prático para quem tem vontade de plantar e nenhum dinheiro para investir!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Quintal Gratuito. Guia prático para quem tem vontade de plantar e nenhum dinheiro para investir!"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Quintal Gratuito

Guia prático para quem tem vontade de 

plantar e nenhum dinheiro para investir! 

(2)

Quintal gratuito!

Gostas de jardinagem? Queres plantar os teus próprios legumes? Não tens dinheiro para investir? Esta é uma lista de dicas para obter todas as coisas que necessitas para o teu jardim de forma gratuita! Só terás que comprar plantas caso não conheças alguém que troque contigo ou te ofereça sementes ou rebentos Eu uso todos esses métodos no meu quintal. Poderás utiliza-los caso habites num apartamento ou numa casa alugada e caso o senhorio não se importe que cultives alguma coisa no seu quintal ou jardim.

Vamos começar!

Fazer o teu composto gratuito: Se moras numa grande cidade ou área suburbana, facilmente encontrarás sítios onde existe borras de café, cartão, e material orgânico para fazeres o teu composto. Existem também várias receitas na internet sobre como fazer

diversos tipos de composto.

Muitas cidades dispõem já de estações de compostagem municipais, não haverá problema se pedires alguns quilos de composto. Contacta as autoridades locais e vê o que se pode arranjar.

(3)

Por vezes o composto pode não estar bem fermentado e acaba por queimar todas as plantas. Planta uma planta num vaso com esse

composto e verificar se ela se dá bem antes de colocares todas as espécies! Por vezes o solo precisa de ser tratado

Por vezes a compostagem é feita com lamas provenientes do departamento de gestão de água. É estéril e não tóxico, mas a água pode conter partículas de medicamentos e/ou outros produtos químicos que podem alterar geneticamente as plantas, portanto no caso da agricultura, plantar com o fim de alimentar, vamos tomar mais cuidado com o composto, produzindo o nosso.

Há portanto várias receitas para fazer composto, a que vai ser descrita aqui não necessita de pilha de compostagem, é feita no local onde se vai plantar o que quiser. Chama-se a este método a cobertura em lasanha. Aqui está uma receita básica para cobertura em lasanha.

Deixa de fora os passos 3, 5 ou 7, se necessário.

1. Escolhe o local onde queres plantar. Não deves cavar o terreno. Remove apenas as pedras grandes que encontrares e tenta torna-lo o mais plano possível.

2. Rega bem até a terra ficar bem encharcada. Vai ser difícil que a água chegue a este nível depois de estar

(4)

plantada.

3. Polvilha com uma leve camada de borras de café e solo de um vaso de plantas antigo em toda a área, isto deverá incentivar as minhocas e outros vermos decompositores a viver no teu composto.

4. Coloca entre 4 e 6 camadas de jornal molhado, sem anúncios coloridos ou 1 a 2 camadas de cartão de papelão. Isto faz com que as ervas daninhas não rebentem com tanta força.

5. Cobre os jornais ou cartão com restos orgânicos da cozinha (sobras que não foram cozinhados, não utilizes carne ou leite.)

6. Cobre os restos orgânicos com uma camada 6-12 cm de relva / resíduos de jardim, sem ramos grossos.

7. Cobre a área com composto já feito ou terra de jardim.

8. Cobre toda a área com vários centímetros de cobertura morta (folhas de arvores caducas. Folhas secas são utilizadas como cobertura de inverno para proteger as plantas do congelamento e descongelamento em áreas com invernos frios, estas são normalmente retiradas durante a primavera, relva cortada deve ser misturada com as folhas, estas fazem com que as folhas apanhem ar e se transformem num composto mais rapidamente, o musgo que quando molhado ou seco, ele pode formar uma crosta densa que não permite que a água se infiltre. Às vezes, é misturado com agulhas de pinheiro para produzir uma cobertura morta que é friável. Também pode diminuir o pH da superfície do solo).

Agora tens 2 opções:

Se foste capaz de preencher a pilha com terra no passo 7, podes plantar imediatamente. Se não, que é o mais provável para quem não têm jardim jardim, terá que esperar que todos os constituintes da matéria orgânica se

(5)

decomponham... ou seja 3-6 meses.

Eu sei que é muito tempo! Mas vale a pena porque no fim terás um solo muito bom para plantar. Se vives numa zona fria ou moderada, deverás realizar este projecto durante o Inverno para na Primavera o composto esteja pronto a ser usado. Se moras num lugar quente, deverás faze-lo no Verão para que a chuva e calor intenso ajudem a decompor estes materiais mais rápido. Lembra-te que uma pilha de compostagem seca é uma pilha de compostagem morta!

Não te preocupes se a pilha de compostagem ficar um pouco desalinhada da primeira vez. É normal até os materiais se darem todos.

Precisas de um fertilizante para as plantas? Gostas de café?

Se respondeste que sim a estas duas perguntas então começa a aproveitar as borras de café para as introduzir nas tuas hortas. As borras de café são ricas em nitrogénio (azoto) um elemento químico que as plantas necessitam para crescer. As borras de café são praticamente livres de acido pois este é transferido no processo de percolação (quando se tira um café a parte ácida é transferida para a bica ). No caso de não beberes café poderás enviar um e-mail para a delta ou nescafé a pedir café já usado para utilização agrícola. Nos EUA a Starbucks envia para casa um caixote de borras de café com instruções de fertilização. Vamos tentar que estas iniciativas aconteçam também em Portugal com empresas que comercializam em território portuguesas.(como a Delta, e a Nescafé, e outras) 

Dar o chá ás plantinhas.

Podes fertilizar as tuas plantas com uma infusão dando a elas a força que precisam quando parece que estão mais murchas.

(6)

A infusão acrescenta bactérias benéficas ao solo, ajudando a combater as doenças de solo, doenças foliares, e dá as plantas os nutrientes de que precisam para crescerem fortes e saudáveis.

A seguinte receita é muito fácil e gratuita:

• Para fazer a infusão utiliza pontas de verdura, e outros restos resultantes da poda de arvores tenras, ferves num latão e deixas repousar a solução entre 12 a 24 horas. Depois regas as plantas com este liquido tonificante.

Há muitas outras receitas para o chá de fertilizantes na Internet, e dependendo dos recursos podes ser capaz de fazer alguns deles sem gastar dinheiro. Experimenta com os recursos que tens disponíveis e adapta-os a ti e ao teu jardim.

Empresta ai a tua caneta!

Emprestar ferramentas agrícolas é desde á muitos anos uma tradição entre vizinhos. Tem em conta que deves devolver o material em condições e a tempo. Assim que as plantas começarem a dar fruto, poderás dar alguns deles aos vizinhos que te têm emprestado o material, fica bem e estás a garantir que te emprestem a ferramenta sempre que achares necessário. Família mais chegada, á partida, poder-te-á emprestar a ferramenta por períodos de tempo mais longo. Aproveita!

(7)

Uma pequena lagoa.

Uma pequena lagoa para o jardim? Sem problema, vais precisas de uma caixa plástica grande, umas pedras, água, e as plantas.

• Primeiro necessitas de uma caixa grande, tipo Tupperware grande (daquelas para guardar tralha

brinquedos, livros, etc…). Caso não tenha nenhum caixa assim tão grande poderá usar um ecoponto de casa estragado, visto que o tamanho é mais ou menos o mesmo.

Se a caixa for transparente é conveniente que a pintes ou que a enterres p porque a luz vai fazer com que as algas crescem sem parar…

• Precisarás de rochas suaves para cobrir o fundo da caixa, ou utilizar aquele granulado de isolamento térmico Leca normalmente de cor vermelha escura/bordeou e colocas uma camada de 4 a 7 cm de altura. Este tipo de granulado é óptimo e é geralmente utilizado em plantações hidropônicas.

• Enche o recipiente com água é deixe descansar por 48 horas. Isto permite que os sedimentos agarrados ás pedras/granulado se deposite e que todo o cloro e outros desinfectantes químicos se dissipem. As plantas ajudam a criar e manter um ecossistema natural no teu lago.

Bons lugares para encontrar as plantas são lagos e tanques onde já habitem peixes. Basta colocá-las suavemente contra as rochas no fundo do teu lago e esperar para ver se elas pegam e se mantêm.

(8)

Arte e natureza

Para introduzires a arte no teu quintal ou jardim apenas necessitas de duas coisas: paciência e criatividade.

As mais bonitas peças de mobiliário de jardim que vi até hoje foram feitas de materiais encontrados no lixo. Dá uma volta pelo bairro e vê o que podes encontrar. No entanto se não encontrares nada pelo teu sitio, porque não aproveitar aquelas cadeiras estragadas que estão na garagem? As duas cadeiras, viradas uma para a outra, com uma tábua em cima e pode colocar vários vasos ou canteiros em cima da tábua e aproveitar para plantar debaixo das pernas das cadeiras feijão verde ou tomateiros, que são plantas trepadeiras e vão

aproveitar as cadeiras para subir ao céu. Com portas de armários antigas, poderás criar bancos aqui e ali no teu espaço. Decora-los a preceito também é uma forma de dar o teu cuidado a algo menos natural no teu jardim, mas é bastante útil para quando realizas trabalhos na horta e estás a reaproveitar materiais que já chegaram ao fim do seu propósito inicial.

Cobertura orgânica!

Cobertura é maravilhosa. Isola as plantas, mantém-nas húmidas e dá um óptimo aspecto às nossas hortas e quintais. Infelizmente, somos levados a pensar que a cobertura só é possível com carrascas de pinheiro, quando na verdade pode ser feito com qualquer material seco, folhas secas agulhas de pinheiro, serradura, algas secas e mais.

(9)

Então aproveita, dá uma volta pelas ruas, fala com os teus vizinhos. Eles estão tão ansiosos por se livrarem das folhas secas como nós de conseguirmos tê-las. Por vezes já estão ensacados e tudo. É só recolher!

Tem cuidado ao usar serradura. Não uses serradura tratada à pressão e na serradura normal junta-lhe borra de café ou aparas de relva para que ela não comece a absorver o nitrogénio

do solo.

Uma nota importante!

Não uses feno para a cobertura. O feno contém sementes, e uma espessa cobertura de feno vai causar-te inúmeras horas de capinagem. Li algures que ao mergulhar em água alguns dias as sementes acabariam por morrer, mas eu não aproveito o feno para esta técnica.

(10)

Começa a plantar!

Agora que já conheces os passos básicos começa a plantar! Poderás usar a tua criatividade e amor para florir o mundo. 

(11)

Links:

http://permaculturaportugal.ning.com/

Como fazer Composto:

http://www.treehugger.com/files/2007/07/green-basics-compost.php http://www.instructables.com/id/Hints-for-a-health-compost/

http://www.howtocompost.org

http://www.agroforestry.net/pubs/Sheet_Mulching.html

“Quintal gratuito” foi escrito por Nelson Santos mailto:bob.tux@gmail.com

Referências

Documentos relacionados

Diante desses aspectos, o novo empreendimento proposto, a “CASA DO BOLO” pretende colaborar para desenvolver não apenas a área econômica da Cidade mas,

Com o fortalecimento de um relacionamento da criança com o cavalo, que se baseia no conhecimento e compreensão das particularidades do parceiro cavalo, percebe-se,

utilizadas popularmente, há o fato de que a fitoterapia representa parte importante da cultura dos povos, sendo parte de saberes utilizados e difundidos pelas populações ao longo

A auditoria constitui uma espécie de radiografia, do ponto de vista económico, da entidade consumidora e tem por objectivos:  determinar as formas de energia utilizadas;  verificar

Logo abaixo está um exemplo de tela do utilitário COMIRQ para uma placa Exprecium instalada utilizando a IRQ 5 tendo seu “batimento cardíaco” ou “Heartbeat” ligado pelo

Esses resultados, tanto a alteração pura e simples da lâmina de água de 150 L para 100 L, que representa uma economia de 33% no consumo diário de água, quanto a utilização de 50

Fonte: Distrito Sanitário Bandeira.. Sífilis Doenças Transmissíveis: Sífilis Congênita Sífilis Congênita 2018 2019 1º sem 2020. Nº de casos notificados

OBS : Devemos diferenciar também características radiológicas dos achados da atelectasia pulmonar e do derrame pleural: enquanto que no primeiro as estruturas mediastinais