• Nenhum resultado encontrado

Urgente. de Solidarieda. o Aeeord Final. -áb. Verieziiela. no salão de honra do Congresso Nacional, sob o mesmo te-

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Urgente. de Solidarieda. o Aeeord Final. -áb. Verieziiela. no salão de honra do Congresso Nacional, sob o mesmo te-"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

JWBTiiWHi.-IPPPPP I|IW ll|_lii_^piMiWMWW''™'W'**W>*i^.. *r -. ^L,"

LIM

Assi

17 •4:5

(United Press)

A, 23

gnou a Becl

, Assegurando Assim

A Deieiguçíà©

Urgente •

de Solidarieda

o Aeeord© Final

muna

e e

da Con

Ârffe

Defesa ás

H^

a

Director-Presidenlc

HORACIO DE CARVALHO JÚNIOR

-áB

Fundador: J. E. DE MACEDO SOARES

^mamrmmm e» .¦ f/4: - m «a „„areiro ç, . ,T. B. MARTINS GUIMAR.*-E»--BCBKBEI!8__B_!BBIBBi9l

Anno XI — Numero 3.235

-..-.•-M,

i*£ Rio de Janeiro, Sabbado, 24 de Dezembro de 1938

osse do novo

Presidente do Chile

Será .solenne a investidura do sr. Aguirre Cerda,

primeiro presidente

da Republica eleito, na

America do Sul, por diversos partidos

constituiu-do uma frente popular

Sr. Aguirre Cerda SANTIAGO, 23 — Assume amanhã ás 17 horas o cargo cie presidente da Republica o sr. Pedro Aguirre Cerca. E' a primeira vez na America do Sul que chefia o governo de uma nação um candidato elei-to por diversos partidos cons-tituindo uma Frente Popular.

A cerimonia de transmissão do poder eflectuar-se-á de accordo com os preceitos cons-titucionaes perante as duas casas do Parlamento reunidas no salão de honra do Congres-so Nacional, Congres-sob o mesmo te-cto em que juraram . seus car-gos todos os presidentes'* "do* Chile desde ha mais de meio século.

A autoridade suprema da nação fica por alguns minutos nas mãos do presidente do Se-nado. que pela sua vez 6 pre-sidente do Congresso Nacional sr. Miguel Cruchàgá Tocornal,

que depois de recebel-a do pre-sidente Alessandri a transfe-rirá ao presidente eleito Pe-dro Aguirre Cerda, membro do Partido Radical e muitas ve-zes chefe de gabinetes duran-te a primeira administração do presidente Alessandri.

Assistirão ao acto, os cheíes de missões estrangeiras repre-sentando diversos paizes da America e da Europa, o corpo diplomático acreditado junto ao governo chileno, altas patentes do Exercito c da Marinha e chefes das repartições da ad-ministração publica.

A tradição republicana chi-lena determina o compareci-mento dos dois presidentes, mas a entrega da faixa sym-bolica é feita pelo presidente do Senado.

A' hora marcada, o presiden-te Alessandri deixará o Pala-cio de La Moncda e acompa-nhado de todos o.s membros do governo entrará no salão nobre do edifício do Congresso Na-cional, onde estarão reunidos os membros das duas casas do Parlamento. Um esquadrão da cavallaria escoltará o carro presidencial; O presidente Alos-sandri receberá pela ultima vez honras militares prestadas pelas forças da guarnição que estarão estendidas em linha de formatura entre o palácio presidencial e o Congresso Na-cional.

Uma commissão de parla-men tares receberá o presiden--te-'-Alessandri.-e o' conduzirá ao Salão de Honra. O sr. Ales-sandri oecupará um logar á mesa do Congresso ao lado es-querdo do presidente do Sene.-do. Aos ministros de Estado serão reservados logares

espe-(Conclue. na 2" pag.)

1 mW**m*.

ile %%m*

1

1w¥ w %+ -J

tf

^•Jig

rj& f* si ifs

yLO

\J»K*

tf\ &

w W 1 I VÃ C2 i í %** \Jà %mJ \tã %a>

r% rt pi ti: .3 ¥ í & o flflí?

1 VbITA AO CHEjE DO GOVERNO

Praça Tiradentes n.

77

nam a

ESTEVE NO CATTETE 0 COMMANDANTE DO

"JEANNE D'ARC

um ¦' m_-___-_i »*¦¦——*J**áJ^*—*^****^*^**~**,'*~" **.,*..'...;' ,",'' '..;..'y!*" .,„ W

Bogotá Será a Sede da

IX Conferencl

_3__

Em audiência especial, hon-tem á tarde, foi recebido pelo presidente Getulio Vargas, no Palácio do Cattete, o capitão de Mar e Guerra Paul Au-phan, commandante do .navio, escola '"Jeánhe D'Arc". que orlt, se encontra em nosso por-to.

O illustre visitante, que se fazia acompanhar de seus aju-dantes de ordens e do encar-regado de Negocies da França, si. Henry Gueyranct, foi

intro-duzido no salão de-#éspachos pelo capitão Manoel ./dos Ah-jos, official de sé_t'vl|ó%,.

O chefe do çbvé.r|ic,. em companhia ..do ;gehèitW%avicis-. co-* JÓsé-^Plntó'*^ ?lwQ&qB5mm«. danle Américo Pimentel res-pectivamente chefe e sub-chefe da Casa Militar da Presiden-cia. após as apresentações do protocollo, palestrou, longa-mente, com os officiaes, para saber detalhes do cruzeiro que ora realiza o "Jeanne D'Are".

cnsas ás

§ Estados Uni

Washington affirma que depende da attitude da Alie

futuras relações - Os observadores neutros não acrali

rompimento diplomático entre as duas

Bcmçoes Ent

^&Í__3-J _______H--____ -tWMh j*mM*\ *£F?tm m$ Ba* ____r____, áwm **t* áWJm *wm __$«5_r

l»*Cf9 K %9 MXl.

ema

rc

eích

O presidente Getulio Vargas

agradecendo a visita fez vo-tos para .que tivesse o maior exito essa viagem de ihstruc-ÇãQ po;. nayio-eseola francez.. . "¦'ka^vãfitt.dít *'àô '"paiáfiiij^ao5

Cattete, apôs' essa audiência, a objecliva da Agencia Nacional tirou o flagrante que illüstra esta noticia.

LIMA, 23 — Fontes merece-doras do maior credito infor-ntain tine as vinte nações ini-ciaram a assignatura da decla-ração dc solidariedade aceita hontem. com algumas modifi-cações destinadas a adaptar-se ao ponto de vista da Argentina. A delegação argentina aguar-da instrucções de Buenos Aires para appôr tambem sna assir gnaturn. Espera-se que o sc-nhor Kuiz Moreno receba essas instrucções pelo telephone, a qualquer momento.

Sabs-se que os governos de Ritenos Aires e Rio de Janeiro estão discutindo uma nova for-mula: mas acredita-sc que de-sistirão em favor da declaração já aceita e que está sendo as-signada pelas diversas delega-ções. Ponte absolutamente lide-digna declara ter recebido uma informação dc Buenos Aires, se-gunrio a qual o presidente Or-tiz garantiu esla manhã aos Estados Unidos, pelos canaes dl-plomaticos, que a delegação ar-gentina receberá instrucções para assignar a declaração.- as-segurando, assim, o accordo fi-nal ao principal objectivo da

Conferência. — (U. P... BOGOTÁ', SSE'DE DA IX CON-FERENCIA ' INTERNACIONAL

... ;, AMERICANA

'"^BÍMÃr ..8 ¦— Em suíi ses^io plenária de amanhã, sabl.nclo, a Con ferencia declarará que Bogotá será a sede da IN Cn-ferencia Internacional

America-SK_S______3_r " <* ^t[»f?*

mm

¦rv.'

-MM W

"

,

^^Síilã yy. yyyM.JÍÈà

Sr. CordcII Hull

na, approvando a resolução que a Commtósão da União Pan Americana e das Conferências Americanas adoptou líonfcsm nesse sentido. Usarão da pala-vra os srs. I.opcz Pumarejo, da Colômbia, c o sr. Éscalantc, da Verieziiela. — (U. P.).

EXTRAORDINARIAMENTE ST-GNIFICATIVO

¦:%lj$t~À* Íi. "*^Í::-$à::h;.çfjes bòít" varinnas (Bolivia, Colômbia, Erpiatlo-.-, Panamá, Peru' e Ve-ticzuela), consideram como

ex-(Conclue na 2* pag.)

Agracsatío Com as Insígnias ila Legião

de Henra o Cardeal D. Siiiil LeK

A solennidade realizada a bordo do cruzador

"

Jeanne D'Are

iia a memória aas

am. «tudo, wm

potências

i'^ - «awiwwi*_ig*i*a-^^mmmmmuwiwmmmwímmww^^^mm^i^^^^^m^^»i *• -... ¦-.••,—*»i--.»-.i-*>i*. /. r.-/~---**ta'-*nrt*'«ii**»|»*wp-^w>-<'*^'^^ ' i WASHINGTON, 23 -- As rc lacões entre os Estados Uni-dos e a Allemanha estão fican-do cada vez mais tensas, che-gando a um ponto nunca ai-cánçado desde a terminação da Guerra mundial. Deve-se esta situação á rejeição do pro-testo allemão contra o discur-so rio sr. Harold Ickes. pelo sr. Summer Welles. Embora esla rejeição não tenha sido cai-c:'.ada para causar uma ru-ptura das relações diplomati-cas, não ha indicações dc uma uimiiHiição da tensão reinai.-te. Ao contrario o governo de Washington parece ter ado-piado uma attitude dç apoio para. com os termos do sr. Ha-rold Ickes mesmo, segundo de-clarou uma alta personalidade, se dessa attitude devesse sultr.r um rompimento da.s re-lações entre ambos os pai-zes.

O governo de Washington faz questão de írizar que as futuras relações hão de depen-der sobretudo da attitude da Allemanha. Esta attitude.. po-rém, acaba de ser manifesta-da clara e inequivocamente na imprensa illustraria allemã ri-riicularizanrio hoje o presiden-te Pranklin D. Roosevelt por ter sido conriecorario com a Medalha Hebraica.

Se o Departamento de Esta-do, já nutriu alguma

esperan-ça do que as criticas do sr. Summer Welles conseguiriam uma diminuição dos ataques da imprensa allemã contra o presidente Roosevelt e os de-mais membros do gabinete, elle encontrou a resposta na im-prenso ,allemá de hoje. que em logar rfe deste que inseriu com-mehtarios d.ztndc que não sõ-niente c picsidcnt-e Roosevelt mas. os demais men.bros do ga-binete, bem faziam jús a este dislinetivo hebraico.

Foi estu a resposta allemã, que abre desta maneira o ca-minho ao governo rie Washin-gt.on para iniciativas subse-quentes. Nas altas rodas go-vernamentaes de Washington, declara-se eme o presidente Roosevelt não está disposto a ceder, tendo mesmo resolvido, caso fôr necessário, pedir á Allemanha para cumprir com as cláusulas do seu tratado de "amizade" em que são garan-lidos os direitos e a liberdade individual de iodos os cida-dão, norte-americanos resi-dentes na Allemanha.

De facto existe no momento pouquíssima "amizade" consi-derando-se o estado das rela-ções diplomáticas entre as duas nações cujos respectivos embaixadores foram chamados pelo seu governo e que estão tão perto quanto possivel dum

(Conclue na 2" pag.)

Presidente Roosevelt

"A

SÃO PAULO" companhia

Nacional de Seguros (ie Vida

SUCCURSAL NESTA CAPITAL: AVENIDA RIO BRANCO N.n 131 — 1." ANDAR

Directores — DR. JOSÉ- MARIA WHiTAKER

DR. ERASMO TEIXEIRA DE ASSUMPÇAU DR. J C. DE MACEDO SOARES

1

rtr+*t^*Tm**T+T******* mTmT*r*r*»***r-*~

**-.."*-•¦,. -*- — m ¦ . it i maÉWÊa ¦'"' '" ••--¦¦'¦---¦.¦•----¦''«¦•^¦-¦¦¦•a-Mi^^ mammmmmmmimimMMmm

Deis aspectos tia visita do Rer«li--OU-se hontem. a boi-do boi-do cruzaboi-dor [rance/. "Jean-ne D'Arc" a solennidade da entrega ao cardeal D. Sebas-tião Leme das insígnias da

Lc-cardeal Dom Leme ao cruzador com honras militares agraciado pelo governo da França. Compareceram ao atto alias autoridades civis e mi-litares, podendo-se citar o ge-neral Enrico Gaspar Dutra. gião de Honra, com que foi i ministro da Guerra, o general j

francez, onde foi recebido Góes Monteiro, chefe do Esta-do Maior Esta-do Exercito, o chefe da Mhsá-i Militar Franceza, o genera! Francisco José Pinto. representanr'o o presidente da (Conclue na 2' pag.)

1

''t

i

1

...

''$-4

i

(2)

..'M'1'...VtKí'rw*'*ppihmmwiiui J! npif

¦w**» T"»**?r7:i?i»v *.*. ¦¦*-¦,¦ i"*r

DIARIO CARIOCA — Sabbado, 24 de Bezemb;

9 ti

lo,')0

NOTICIÁRIO

! //Va\\

de Amostras

I

AjSmlAEPvSLm mtAAJAtmfí^^r^M

W

A Fosse do Novo Presidente do Chile

)

(LEIPZÍG — ALLEMANHA)

FEIRAS A REALIZAR-SE EM 193» : Feira tlc Março : 5 a 10 dc Março.

(Gran-de Feira Technica e (Gran-de Construcções ; 5 a 13 de Março :

FEIRA DE AGOSTO : 27 a 31 de Agosto.

Cifras do movimento durante a Feira de Março de Í0..!8 : Visitantes Compradores : 3CI.0ÜO entre cllcs 33.000 do

es-trangeiro,

Expositores : 9.500, entre cllcs 821 do estrangeiro. Área dos stands : 186.000 metros quadrados.

Edifícios oecupados ; 23 palácios no centro ila cidade e 20 pavilhões monstros construídos especialmente para a

Feira Technica.

Importância das vendas realizadas : 543 milhões de marcos ou 3,5 milhões de contos de reis.

Demais informações acerca facilidades do visto, descontos nas estradas de ferro, com o Delegado Official para o Brasil rua Assembléa, 104 — Salas 907 a 913 (Edificio Gonçalves

Dias) — Tel- 42-7135, Caixa Postal 1597

"Dia da Musica

Popular

Brasileira"

0

GRANDIOSO

DESFILE

DE

ASTROS

"BROADCASTING" NO RECINTO DA EXPO

SIÇÃO NACIONAL DO ESTADO NOVO

fflmuyitflt H —i mi— i <nnnrannmnnnTi" ~~°"~~~~^^yy^^^

11,11 II JI '¦¦"¦ "«.¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦wiiiiwwM II I ll—Hlll (I—W—IB—MPWI

SYLVlIO CALDAS, em pales tra no Departamento de Propaganda com a senhorinha Ilka Labarthe, chefe da Scccão de Radio e com o dire ctor artístico da "Hora do

Brasil" Cresce o interesse publico em torno do "Dia da Musica Fo-pular Brasileira", a realizar-se a 29 do corrente, quinta-feira próxima, no recinto da Exposi-çáo Nacional do Estado Novo, por iniciativa do Departamen-to Nacional de Propaganda.

Nesse dia, conforme já tive-mos opportunidade de registar, terá logar inédita e excepcio-nalniente brilhante parada mu-sical, com a participação rie to-dos os "astros" e conjuntos ty-picos de nomeada do "broa-dcasting" carioca, interpretai!-do os grandes suecessos cio mo-mento, na mais bella e empol-gante demonstração folcklorica já levada a effeito entre nós.

Através dos artistas que as criaram victoriosamente, o po-vo carioca vae ouvir, numa competição singularmente at-traente, as composições pop.u-lares lançadas recentemente, e com as quaes o povo já se pre-liara para as grandes alegrias e festejos do carnaval oroximo. OS GRANDES SUCCÊSSOS E

SEUS CRIADORES Dessa forma num espèctaculo realmente encantador, desfi-larão aos applausos do publico as melodias de maior suecesso, na vóz dos interpretes que as consagraram. Assim é que Or-lando Silva cantará a "Jardi-neira", de Benedicto Lacerda e Humberto Porto, acompanhado pelo conjunto regional do pri-meiro: "Meu consolo é você", de Nassara e Roberto Martins; "Historia Antiga", de Nassara e J. Cascata, e "O homem sem mulher não vale nada", de Ar-lindo Marques e Roberto Ro-bertl; Francisco Alves interpre-tara "Paz e Amor", a linda marcha de Saint Clair Senna e Alcyr Pires Vermelho, e "Pri-meiro Amor", de Alcebiades Barcellos e Armando Marcai; Carmem Miranda, a "Boneca de Pixe". de Ary Barroso; Sylvio Caldas, a "Florisbella", de Nás-sara e Frazão e "Na mão direi-ta", de Mario Lago e Nassara; Dyrcinha Baptista, o "E' o que elle quer"; e "Tyroleza", de Os-waldo Santiago e Paulo Bar-bosa; Carlos Galhardo inter-pretará tres das suas ultimas criações. "Marcha para o Oés-te", de João de Barros e Alber-to Ribeiro; "Sei que é covar-dia, mas...", de Ataulpho Al-\es c Claudionor Ribeiro, e "Nosso amor não convém", de Peter Pan e Príncipe Pretinho; Almirante cantará "Boneca dc Pixe". em companhia dc Car-men Miranda e o "Hymno do Carnaval Brasileiro", de La-martine Babo; Patrício Tcixei-ra. "Desengano". "Neris tíe Tristeza". "Charlie Chan no Rio" e "Fique sentido"; da du-pia Milton de Oliveira e Harol-do Lobo: Aurora Miranda, a marcha "Menina do Regimen-lo", e "Barbeiro de Sevilha", de João de Barras; Neyrie Martins. "Uma estrella brilhou", dc Donga Sã Roriz c "Eterno so-nho". de Milton Amaral e Don-na: Petra de Barros a "Casta Ruzana*' de Ary Barroso e ain-ria outros interpretes e canções i-M-navalescas dc exito actual. OS PREMIOS SAO

CONTE-RIDOS PELO POVO A .Exnosicão Nacional do

Estado Novo instituiu dois premies de 2:5003000 para se-rem conferidos aos composito-res do samba e da marcha con-siderados os mais lypicos, mais bonitos e representativos do lyrismo popular da. cidade.

A escolha dessas musicas será feita directamente* pelo povo e mediante votação po-pular que se realizará logo após o desfile no próprio rc-cinto da Exposição Nacional do Estado Novo.

Para isso todo visitante no acto de adquirir o seu ingres-so receberá um coupon de vo-tação, devidamente rubricado peio Departamento Nacional do Propaganda, afim cie evitar fraudes, e no qual escreverá o seu nome e os titulos da mar-cha e do samba cie sua prefe-reneia. Esses vol os serão depo-sitados em grandes urnas nu-merosamente distribuídas em vários pontos do recinto da Exposição, dc maneira que o povo possa votar sem atropelos ü confusões.

A APURAÇÃO

(Conclusão da. 1" pag.) ciaes aos dois lados da mesa do Congresso.

Eni seguida chegará o novo chefe do Estado acompanhado de seus ministros, que presta-rão o juramento constitucional e assumirão os respectivos car-gos durante a cerimonia.

Após a entrega da faixa pre-sidencial ao sr, Aguirrc Cerda o presidente Alessandri deixa-rá o recinto do Congresso acompanhado de seus auxilia-res, .

O nevo chefe do Estado offe-recerá á tarde recepção no Pa-lacio da Moeda ás missões es-trangelras, ao corpo diplomatl-co, ao pessoal da administração publica e as pessoas que dese-jarem cumprimental-o. — (U. P*).

TUDO PREPARADO PARA A POSSE

SANTIAGO. 23 — Tudo está devidamente preparado para a cerimonia de transmissão do poder ao presidente eleito da

Republica sr. Pedro Aguirre Cerda.

A's 18.30 .o. presidente Ales-sandri receberá no Palácio de La Moneda sua residência- offi-ciai todas as missões extra-ordinárias que vieram repre-sentar seus respectivos gover-nos no acto da posse do novo chefe do Estado. Os diploma-las chegarão separadamente e so reunirão no salão pricipa* do Palacio, onde serão cumpri-mentados pelo vice presidente de. Republica.

Chegou hoje' por via aérea a esta capital a missão brasi-leira composta dos seguintes officiaes. do exercito e da ma-rinha dò Brasil: general Este-vão Leitão de Carvalho, capi-tão de Fragata Attila Montei-ro Aché"e tenente RamiMontei-ro Ta-vares Gonçalves. A embaixada brasileira foi cumprimentada pelos membros da represenla-cão diplomática .do Brasil, al-tos funecionarios do governo e representantes, das forças ar-madas do Chile. — (U. P.)

Vinte Nações Assipam a Declaração

de Solidariedade

(Conclusão da 1a pag.) traordinariamente significativo o facto dc Bogotá ter sido esco-lhida para sede da nona con-ferencia Pan-Americana, devi-do a que, pela segunda vez con-secutiva, um paiz bolivariano recebe essa grande honra, sen-do que a primeira coube agora ao Peru'.

As anteriores reuniões pan-americanas realizaram-se em Washington, .México, Pio dc Janeiro, Buenos Aires, Santiago do Chile,. Havana e Montevi-déo. — (U. P.l.

APROVADOS OS PROJECTOS CONTRA O EXERCÍCIO

COLLECTIVO

LIMA, 23 — A Commissão de Direito Internacional approvou os projectos que recommendam aos governos americanos ado-ptar as medidas necessárias contra o exercício collectivo pc-los estrangeiros dos direitos politicos que lhe outorgam as leis de seus respectivos paizes. Em virtude da approvação des-ses projectos as nações ameri-canas poderão rejeitar as the-ses favoráveis aos direitos das minorias. — (U. P.).

"BOMBA ARGENTINA" NOVA YORK, 23 — O

"He-raid Tribuno", em artigo edito-rial intitulado "Bomba Argen-tina", escreve: "Embora a Con-ferencia dc Lima não esteja correndo tão bem quanto era de esperai*, citividn-se que o ru-mo da historia venha a ser materialmente affectado por causa da redacção apropriada pela qual a "solidariedade" ve-nha a ser -finalmente assegura-da".

Declara, a. seguir, quo a Ar-gcntlna está ápparentcinciite fa-zendo politiea, cinquanto todas as declarações de boa vizinhan-ça feitas por Washington são insulTicientes para sustar a Ar-gentlna. Todavia, sc a "Argen-tina não pode repellir factos geograp bicos, do mesmo modo o sr. Hull não pode repellir fa-ctos politicos. Toda essa alter-cação cm torno dc phrases não fará secar o Oceano Atlântico, nem eliminará a sua influencia decisiva quanto ao futuro dns Américas'; A historia deste lie-mispherio será determinada por forças mais profundas, que ei-Ia não controla e que operarão quaesquer que sejam as deci-soes da Conferência". — (U. P.).

Tensas as RelaGões Entre

¦ 'os Estados Unidos e o Reid

(Conclusão da Ia pag.)

A apuração far-se-á no Be-partdmeiitò Nacional do Pm-paganda, para onde serão conduzidas as urnas. A "Hora do Brasil" do dia seguinte di-vulgará os resultados da con-tagem e os nomes dos compo-sitores e os titulos das musi-cas que obtiveram maior nu-mero de votos, fazendo-se sem demora a entrega dos premios. O Departamento de Propa-ganda mandará editar depois, em differentes idiomas, os ver-sos das composições premiadas para clistribuil-o, juntamente com uma parte para orchestra, cm vários paizes, proseguindq dessa forma lia sua obra de divulgação da bóa musica po-pular brasileira no exterior. AMPLIFICADORES EM

TO-DO O RECINTO DA EXPOSIÇÃO

Todas as providencias estão sendo tomadas no sentido de que a grande affluencia que se espera não redunde em des-conforto para os assistentes da grandiosa parada musical do dia 29 do coiTente.

Entre essas providencias destaca-se a intallação pelo Departamento de Propaganda de poderosa rede alto-falante no recinto da Exposição Nacio-nal do Estado Novo. de manei-ra que de qualquer ponto seja possivel acompanhar perfeita-mente u apresentação e exhi-bicão de todos os cantores nas suas criações de maior reper-cussão e brilho.

Por outro lado a localização da assistência será feita de maneira a permittir desafoga-damente a accommodação do maior numero de pessoas em frente ao auiliiorium. onde se realizará o desfile.

O INICIO DO DKSFILE

I

O desfile será iniciado ás 21 horas em ponto, quando o programma, abrir-se-á com um coro composto de centenas de vezes, começando em seguida a parada do* "astros" do ra-dio r dos compositores cias mu-.--mas que serão aoresentadas.

estado de rompimento não de-clarado.

A tensão germáno-america-na originou-se em princípios de 1933. quando a Allemanha deu inicio ao seu. systema de trocas commerciaes que preju-dicavam accordos commerciaes vigentes entre varias nações. — (ü. P.)

A referida tensão, comtudo, não chegou a ter proporções sérias antes de março passado quando a Allemanha absorveu ti Áustria, o que fez com que os Estados Unidos pedissem ao governo allemão para assumir o compromisso das dividas aus-trincas. O governo allemão collocott-se num terreno juridi-co etn que allegava não poder assumir o compromisso dc sal-dar dividas não contraídas e\-pressamente por elle mesmo.

Dahi em diante, houve nu-merosos conflictos diplomáticos devido ás criticas americanas contra vários modos de proce-der allemães e mais especial-mente contra o sr. Hitler. Es-tas criticas culminaram a va-rias semanas, quando o presi-dente Hoosevelt denunciou in-dignado a perseguição dos na-zislas contra os judeus c con-tra oucon-tras minorias raciaes c religiosas,

Pouco após, o presidente Roosevelt ordenou o regresso do embaixador sr. Wilson, pa-ra que este ultimo "relatasse e desse parecer". A Allemanha retrucou, ordenando ao embai-xador sr. Dieckhoff que voltas-se a Berlim.

Desde então, tem havido va-rias trocas tlc notas relativas aos decretos anti-setniticos na Allemanha, mas até a presente data, nenhum dos protestos do governo dos listados Unidos mereceu uma resposta satisfa-ctoria.

Os matutinos e vespertinos de hoje, em Nova York, annun-ciam a tensão gerinario-ameri-cana em grandes cabeçallios. O "New Vork Post" em cabeça-lho sobre sete columnas decla-ra que "a ruptura entre os Estados Uniiios e os nazistas cabe exclusivamente a Hitler" — "Roosevelt ficará firme". O "World Telegram" declara so-| mao bre quatro columnas : "A ini-prensa nazista ataca Rooseveit emquanto (pie o governo alie-mão examina o caso da rejei-cão do protesto pelos listados Unidos".

O editorial do "World Tele-gram" ó intitulado : "A cami-nho da guerra", e declara : "'A ; liberdade da palavra c uma das nossas heranças mais sagradas, porém isto não quer dizer que seja sempre opportuno falai'; o silencio ás vezes pode ser de

ques muito mais graves desfe-ridos durante annos contra os Sovicts pela imprensa . e por personalidades officiaes alie-mãs, com revide po:- parte da Rússia, sem que se chegasse a um rompimento daquella na-tureza. Similarmente, as rela-ções germano- (checas foram mantidas durante a crise.

Os matutinos não alludem ao protesto allemão contra certos trechos do discurso pronuncia-do pelo sr. Harold Ickes, secre-tario do Interior dos Estados Unidos, nem á resposta do sé-nhor Stimncr Welles. O "Lo-kal Anzeigcr" - o único órgão que faz alltisão ao si". Ickes, alacando-o vivamente pela sua pretensa resposta ao "Heil" com que foi .acolhido pelos jor-nalistas, por oceasiâo da con-ferencia concedida aos repre-sentantes da imprensa, e decla-ra: "Os representantes dos jor-naes, com essa "arlequinada", certamente causaram satisfação ao sr. Ickes, e deixaríamos o estúpido passatempo dessa com-panhia desmiólada sem com-mentarios, sc o facto não re-prcséntasse um insulto á Alie-manha. Muitas coisas grotescas acontecem nos Estados Unidos, mas essa tola brincadeira ul-trapassa ainda o máo gosto que sc torna commum a certos cir-culos. E a scena, entre outras coisas, mostra que os collabora-dores do presidente Roosevelt. parecem ter autorização para sempre se mostrarem iiidulgen-tes a uma nova provocação, grata ao coração dos israelitas. O discurso pronunciado pelo se-nhor Ickes em ClÒveland ain-da não tinha sido esquecido c já elle procurava uma oppor-tunidade parti, fazendo máo uso do posto que oecupa, prejudi-car as relações germano-norte americanas. A quadrilha a que alludimos nada tem a ver com n nação norte-americana. Co-nhecenios a imprensa israelita, nos seus esforços para desna-turar o quadro das condições allemãs e europeus, mas não podemos acreditar que os Esta-dos UniEsta-dos não consigam com-preender (jue taes "arlequina-das" são preparadas de

anto-- (U. P.).

Agraciado Com as

In-signias da Legião de

Honra o Cardeal D.

Sebastião Leme

(Conclusão da Ia pag.) Republica, os embaixadores da França, de Portugal, o nuncio apostólico e outras pessoas gra-ouro" e aconselha moderação j das.

nos discursos para não peorar O cardeal D. Sebastião Lc-uma situação já bastante com- . me, foi recebido, naquelle vaso plicada. i de guerra, com iodas as hon-A OPINIÃO DOS OBSERVA- | ras. de estilo Uma companhia

DORES NEUTROS BERLIM. 23 — Os observa-dores neutros não acreditam na imminencia de um rompimen-I to diplomático entre os Esta-I dos Unidos e ,, Allemanha

cie marinheiros prestou-lhe as continências cie nraxe. oiivirdo-se nessa oceasiâo a Ma».'oiivirdo-selhe- Ma».'selhe-za. Trocados c"= cumprimentos o príncipe da Igreia foi con-e ! duzido ao salão dcon-e honra onde

Embaixador

Nobre de Mello

tmiasmmffâmfiwmvixfiuiíisfwma&iam Faz ..mios hoje o embaixador de Portugal, dr. Martinho Nobre de Mello.

-Tal facto, auspicioso para lo-dos quantos estimam e admi-ram o eminente diplomata, que é tambem um dos maiores es-criptores do seu paiz, dá-nos a opportunidade de pór mais uma vez cm destaque, não apenas o valor cio seu espirito e o nó-der da sua cultura, mas a obra fecunda de aproximação e de amizade entre Portugal c o Bra-sil, que lem sido uma das suas constantes preoccupaçóes e é tambem uma das suas mais le-gitlnías glorias.

Quando veiu para o Brasil o dr. Martinho Nobre de Mello, já tinha oecupado posições do maior destaque na sua terra, onde, aos 23 annos alcançava o posto ch- professor çathedratl-co da Universidade de Lisboa, aos 2(1 era ministro da Justiça dc Sidoiiio Paes R cm 11)12(5 oc-empava a pasía de ministro dos Negócios Estrangeiros, no go-verno instituído pela Revolução Nacional dc 28 dc maio daquel-lc anno, dc que resultou a actual sltüaçHo politiea e administra-tiva de Portugal.

Deante dos resultados da sua actuação diplomática e das ami-zades que conquistou nestes diiasi sete annos de pcrintuien-cia no Brasil, nós temos, po-rém, a impressão de que o re-preseniante de Portugal nunca foi outra coisa senão diploma-In. c diploma!'-i moderno, que allla ao conhecimento profun-do profun-dos problemas econômicos e á natural sympalhia dc seus actos. as qualidades vigorosas cie escriptor c de artista.

Multas serão, ' por isso. ns provas dc estima o dc admira-ção que o dr. Martinho Nobre cie Mello, apesar de ausente des-ta capides-tal., receberá hoje de to-cios os circulos ¦ da. sociedade brasileira,- e da colônia' portu-guezã, que se ufana cada vez mais rio grande embaixador que

Portugal tem no Brasil.

8 r®siafeel©éippsiS^

ih tòisSro

r

rmbi-am, a prooosito. os ata- ¦ lhe íoi apo&ta a insígnia pelo

SERÁ' REZADA MISSA EM ACCAO DE GRAÇAS NA FOREM DE NOSSA SE-NHORA DE COPACABANA

Em acçào cie graças pelo restabelecimento do eminente ministro ria Justiça, dr. Fran-cisco Campos, varias institui-ções cathpliças, seus amigos, admiradores o auxiliares, man-darão celebrar missa no altar-mór ria igreja do Nossa Senho-ra de Copacabana, na praça Serzedello Corrêa.

Esse acto religioso, que terá logar ás 10.30 horas, amanhã, será cfíiciado pelo padre Cas-tello Branco, cantando hym-nes sacros o barytono Asdru-bai Lima.

O altar-mór da igreia de Nos-sa Senhora de Copacabana será ricamente ornamentado para esse fim, sendo irradiada e filmada a cerimonia religio-sa.

Comparecerão incorporados os funecionarios do Ministério de. Justiça, que levarão ao dr. Francisco Campos os seus cum-primentosi

O titular da pasta da .lusli-ça estará presente á justa ho-nienagém que lhe será presta-da, em companhia de sua fi-lha, senhorinha Dorínha Cam-pos.

A Igreja estará ricamente ornamentada, de rosas bran-cas. palmas de São José e ly-rios, que representam a pureza do caracter de que é possuidor o eminente titular da pasta da Justiça.

O ministro será recebido á porta do templo por uma com-missão, organizadora das lio-menagens, constituida dos il-lustres e di.stinctos cavalhei-ros — clflíenibargodor Auto Forte:»* juiz Nelson Hungria, dr. .losé Buarque de Macedo, dr. José Eduardo da Silva Fer-nandes, dr. Jcão Olyntho Ma-chado. dr. Oiticica Filho, con-de Dolabella Portella. dr. An-tonio Olcgario da Costa e juiz Israel de Carvalho Câmara, dr. Pedro Baptista Martins. Mu-cio Continentino. dr.' Wladi-mir Bernardes. Mario cie Ma-galhães e Joaquim de Salles.

Actos do Governo

O presidente da Republica as-si-mou os seguintes decretos:

NA PASTA' DAS RELAÇÕES EXTERIORES

Designando o 2" secretario Dedo Honorato dc Moura, pa-ra servir provisoriamente, na Embaixada em Washington.

NA PASTA DA MARINHA Nomeaudo guardas-marinha, os aspirantes Paulo- Ribeiro Jardim, Ivo Accioly Corseuil. Walter da Silva Valente, Viter-bo Tasso de Moraes Passos, Ray-inundo Eduardo Jansen, Heimi-lio de Gusmão Castello Branco, Arlindo Manso Brandão, Hélio Marroig dc Mello, Mario Soa-res Castello Branco, (leraIdo Monteiro de Barros Bittencourt, Carlos Portugal de Carvalho, Jaclyr Carneiro Toscano de Bri-to, Israel Sezetrcdo de Lemos, Antônio Marroig dc Mello, Jor-ge Osório de Noronha, lide-no de Barros Ramos, Paulo Bo-rdli Guimár&es, Sylvio Trilho da Silva, Altino dc Miranda Galvão. Sylvio da Fontoura Rangel Filho.. Paulo Bracy Ga-ma da Silva, Reginaldo Carpen-ter Ferreira. Roberto Pereira Teixeira dc Freitas, Milton I'*iu-za de Castro. Fernando Gon-çalves Reis Vianna, Paulo Ce-sar Ribeiro, Boiis Warkenscn, George Octavio dc Alencar Ca-In-al. Raymundo Edmilso.n Go-mes Fontenellc. José Cais ae Oliveira, José Barreto de As-snmpçao. João Luiz dc Castro e Silvai Jonatiias do Rego Mon-teiro Porto, Adolpho Barroso de Vasconcellos. Joaquim Américo dos Sanl os Coelho Lobo. José Cláudio Beltrão Frederico, Ro-cioval Costa Couto ric Freitas, Floriano Peixoto Faria Uma, Álvaro dc Rezende Rocha. Os-waldo dc Assumpção Moura, Geraldo Luiz Peixoto, Marcilio Cláudio Barbosa, João Luiz Ra-mos Agàpíto da Veiga, Oleon Ramos de Azevedo Leite, Or-iancio Ferreira da Costa. Geral-do da Cruz Ribeiro, Antônio Jo-vino, Pavan, Manoel Geraldo Gondlm .luaçaba. João Carlos Palhares dos Santos. Frederico Giaimnil, João Botelho Macha-do e Archanjo Pereira da Silva.

NA PASTA DA GUERRA Nomeando primeiros tenentes médicos, os seguintes médicos, approyaílos no concurso da Es-cola fie saude, do Hxcrcíto: drs. Antônio T.ouzada Vianna, Fer-nando Mangia; GU Goulart Hor-ta Barbosa, Fernando Lins, AU-ino Soares Tocantins. Sylvio de Queiroz Câmara, Walter Joa-quim Gos Santos, Luiz de La-cerda Werneck, Samuel dos Santos Freitas, Paulo Ourlcur.v, J.Vnnei Carlos Netto Souto, An-lonlo Francisco da Silva Acciõ-ly, Durval Pinto Cordeiro, Itur-1 lides Gouvêa do Amaral, Luiz Comes Nogueira Ribeiro, Ruy Barbosa dc Faria, Newton Li-nhares d'Avlla. Dario Castro Dias Alves, Lucilio Cebas Cos-ta, Mario Alcântara, Luiz de Azevedo Guimarães, Oswaldo Camargo de Queiroz. Rubens dc Lacerda Ma nna, Altino Cortes Pires. Mauro Miguel Corrêa-Ro-mero. Gabriel de Souza Andra-cie, José de Freitas Pinto, Syl-vio Moreira, Alcyr cio Castro Neves. Luiz Gonçalves Bogado, Álvaro Dodsworth Machado. Edmyrthen Arthur Ferreira dc Gòuvêá, Manoel Júlio Diniz, Jayme Brown Martins, Gllbcr-to d**: Assis Pacheco, Mario Na-vaia Ilenriques. Raul Moura. Mario da Costa Moreira, Júlio César Monteiro de Barros. Luiz Octacíema Figueiredo Pessoa, Mario Euricio Álvaro, Camillo Borges de Castro, José Nobrcga Espinola, Milton de Queiroz Palm o Jayme Leite da Cunha. Nomeando Djalma Soares da Rocha e Walclemiro Martins cia Cruz para a carreira dc dese-nliistàs im quadro 1; o tenente medico da 2a classe, da reserva dc 1» linha para servir na 2a região militar, o dr. José do Nascimento Borges; e o reser-vista de Ia categoria José Ma-rlnho de Mattos, interlnamen-te, para official de justiça da auditoria da Directorla Provi-sorla de Armas.

Promovenrio ao posto de ma-ior O capitão medico cir. Tito Osório Torres.

Transferindo, na infantaria, do 11° para o 12" regimento, o coronel Ricardo Augusto Mn-veira; o coronel Francisco de Paula Cidade c o tenente-coro-nel Carlos Santiago, do qua-dro ordinário para o supple-mcnlar e o tenente-coronel Car-los Soares do Lago do quadro supplementar para o 2° regi-mento; e o major Severino José da Costa Junior, do quadro or-dlnario para o supplementar; na aviação, o tenente-coronel Carlos Pfaltagroff Brasil, do quadro supplementar para o or-dinario, sendo classificado no Io regimento como commandante; o tenente-coronel Samuel Ri-beiro Gomes Pereira e os ma-iores Casciniro Montenegro Fi-lho e José Sampaio de Mace-do, do quadro ordinário para o siipplcmcntar: bem como o rcl Gastão Pereira de Almeida, Io adjunto de promotor bocha-da Ia jiara a 2a auditoria dn 2a ião militar.

DR. JOSE' LYRA

!*, s ** í*

1

AAmffl$A0$LWN®%

¦HPHB

commaudanle ú,< D'Are"". Ao sc retirar, t arcebispo foi coiiclti portaló por todo-- ( presentes, oiivm;". te a Marselheza. "Jeatu.e cardeal-!o até o os officiaes e uovanu-n. l'c;

Mandando considerar no pos-to de 2" tenente a reforma dõ primeiro sargento Nicolau To-lentino de Menezes.

Mandando aggregar ao qua-dro da arma de infantaria, o capitão André Fernandes cie Souza c o 1" tenente Alberto dos Santos Lisboa e no quadro da arma de cavallaria. os ca-mtães Pedro Augusto Menna Barreto Filho e Sebastião Da-hsao Menna Barreto.

Reformando por invalidez o major medico dr Tito Osório Torres.

Licenciando, por terem atti*v gido a idade limite para o *er-viço activo. os 2's. tenentes da reserva, convocados, Antônio

¦'¦¦mm mi

ISP

:

s=lifc?:\:.-Transcorre, hoje, a data na-talicia do nosso prezado com-pánheiro de redacção Josei Lyra.

Espirito brilhante e coração boníssimo, José Lyra impôz-se pela sua intelligencia e se fez estimar na nossa sociedade pelas suas qualidades de gen-tleman. Como alto funeciona-rio da ínspectoria das Estra-das, o anniversariante tem dado o melhor da sua capacidade profissional á causa publica; como chronista e theatrologo de indiscutível valor, Jo.sc Lyra possue uma personalida* de marcada pelo "liiimoitr" sadio e espontâneo.

Por tudo isso, na data ele hoje, muitas homenagens ne-rão prestadas ao nosso que-rido companheiro. E a essas manifestações sc associam todos quantos trabalham nesta casa.

Mata! dos pobres

no palácio do

Cattete

A LINDA FESTA SOB O I'A-TROCINTO DA A. B. 1. Já sc lornoii tradição grátis-slnia para, os pobres .\ festa que se vem realizando, niinualineu-te, na época do Natal, nos jar-dins do Palacio do Cattete, soh a generosa é.ddc da primeira dama do paiz, a exma. sra. Ge-tullo Vargas.

Este anno, como nos anterio-res, perto dc dez mil crianças pobres receberão, entre alegrias, das mãos da sra. Getulio Var-i?as. brinquedos, roupas, hon-bons e doces que a gencrosida-de magnifica da promotora da fesla destinou aos filhos dos desamparados da sorte, que te-rão, assim, um pouco dc alegria em seus lares pobres.

Como das vezes passadas, a primeira dama do paiz poz sob o patrocínio da Associação Bra-silolrá ric Imprensa, corno uma homenagem á classe jornalisti-ca, a 'lindíssima cerimonia, que terá logar nos jardins do Pa-lacio do Cattete, hoje, sabbado, das 11 ás 17 lioras.

Albreto Fagundes dos Santos e Villa dei Consiant Ferreira.

Declarando que a nomeação de adjunto do promotor ba-criarei Bernardo Antônio Mar-ra é paMar-ra a 1" auditoria da 2* Região Militar e não para a 2", como foi publicado; e que a reforma do stib-tenente Eva-risto Raymundo da Silva, tam-bem se enquadra no art. 25 cio decreto n". 23.347, de 13 de novembro de 1933.

Declarando sem effeito o de-creto que manda conlar anti-guidade desse posto dc 7 de setembro cie 1937, ao 1" tenen-te de Infantaria Octavio Ro-cha de Figueiredo Lima. cm face do parecer da Commissão de Promoções,

NA PASTA DA EDUCAÇÃO Nomeando Francisco Cássia-no Gomes, lente cm disponibl-ücladc, da Escola Superior de Agricultura e Medicina Vete-rinarla para o cargo de pro-fessor da cadeira de chimica toxicologica e bromatologica da Escola de Pharmacia da Uni-versidade do Brasil; Nice Ma-galhães da Silveira para o car-go da carreira de medico psychiatra e Sylvio Braga Ara-nha de Moura, para idênticas funeções.

NA PASTA DA VIAÇÃO Effectivando nos cargos que exercem interinamente, da carreira de escripturario cia classe D. do quadro XIV, Au-gusto José Fnbiano, José An-mbal Moreira Marcondes, Ama-2iba dos Anjos, José Messias Ven, Miguel Doria, Alcides dc Souza Motirão, Argemiro Emy-gdio Gonçalves e José de Aguiar.

NA PASTA DA FAZENDA Autorizando a comprar pe-aras preciosas, os cidadãos Manoel Tòrrillías Biel Baldes, residente em Cuyabá, Matto Grosso; Alcisio Pereira Alves, icsidente em Palmeiras,

na ^ania; Rosimiro Teixeira rie Almeida c Joaquim Alves de Cotiza, residentes em Lagea-do, Matto Grosso; José Porei-,L „a," ''csidenie em Lcn-Ções Bahia. Benedicto da Sil-U! Pontes, residente na cidade de Tiros. Mhlas Geraes e a ,'V",? ,^flb P-àpéu & Souza, estabelecida em Theophilo Ot-toni, Minas Geraes

Nnn?ST? ü0 TRABALHO: Nomeando o consultor tech-de I imiBe£heiro José c-'l™iid0 o ^"!f freira para exerce selhngiS de membro d0 Con-"ronc

wC",nal ci0 Trabalho Concedendo á sociedade ano-njma Ala Littoria. s a au-R°S,1c0aPara f»-clon,.' \ia

(3)

m&V

r Hfc

NOTICIÁRIO

DIÁRIO CARIOCA — Sabbado, 24 de Dezembro de 1938

osição Naciona

SAB

stado Movo

ADO e DOMINGO,

abertura ás 14 lioras

il fwli

nistro do Trabalho

ontem a Exposição

do Instituto dos Commerciario;

0 INSTITUTO DOS COMMERCIARI OS ARRECADOU DURANTE ESTE

ANNO PERTO DE 120 MIL CONTOS

!

n w i»ti

(RECINTO DA FEIRA INTERNACIONAL

DE AMOSTRAS)

Visitem os magníficos mostruarios da

EXPOSIÇÃO NACIONAL DO ESTADO NOVO

PROGRAMMA PARA HOJE :

FESTA INFANTIL - Distribuição de

brin-quedos pela Associação S. 0. S.

0 Parque de Diversões em pleno

funecio-namento e a preços reduzidos.

0 Pato Donald no cinema ao ar livre.

Bandas da Escola da Aeronáutica do Exercite

e da Policia Militar

A's 24 horas, missa de NATAL, celebrada por

s. ex. rev. bispo D. Mamede, havendo uma

parte musical que constará da execução da

"Missa

do Gallo", de autoria do maestro

Vil-la Lobos, com um corpo coral de cento e

cin-coenta executantes

Eleita a nova directoria

do Syndicato dos

Jor-nalistas Profissionaes

i

ÍW.

¦¦'" ¦iwwfaiHHfcMlilMllir^llWi—llwll "i lim1"!" ¦ i •*¦¦ i i mmmm ¦ mmmmmmmmM í.m im ¦ —- ¦ -""""' "*•¦- ^-''

O ministro Waldemar Fal ãi no Serviço dc Publicidade do

' *? €^\o^°y

Instituto Coinmerciarics

São João Marcos

A propósito do tópico que li ontem publicamos com o tilu-lo acima, recebemos a seguinte carta:

"S. João Marcos, 21 de de-zembro de 193S. — Sr. redactor — No vosso apreciado jornal, vem hoje publicada nma local, sob a epigraplie "S. João Mar-cos"; entre os períodos da no-licia referente á extincção des-se bi-des-secular municipio. des-se lê o seguinte:

"A extiiieção justifica-se pelo decréscimo cada dia maior de suas rendas. A represa que a Dig-ht ali mantém alagou gran-de parte do seu território e jíi se sabe que dentro em breve, coín o levantamento de mais ires metros do nivel das águas do Ribeirão das Lages, até as casas da cidade serão attlngi-da.s".

Permitta-me v. ex. unia in-formação: as rendas do muni-elpio de S. João Marcos, ao Contrario, cresceram. Pelos da-dos estatísticos constantes da Contabilidade do Estado do Itio, verifica-se qne nri periodo de 1930 a 193S, inclusive no-vembro ultimo, a arrecadação effectiva das rendas estaduaes foi por exereicios a seguinte: Exercícios — Receita — 1930, 8'5:397'S0OO; 1931, 44:574$; 1932, 39:51*;t.5G00; 1933, 56:190$8; 1.93*1, 73:738*1500; 1935, 55:720S100; .. 1036. G5:657ÇC'0n; 1937 SG:4S0$!500; 193S, (inclusive no-vembro, exercicio nSo encerra-do), 109:250r,','!00. Total

5GG:S23$000.

A. renda effeetivamente arre-nadada pela Collectoria Munici-pai, neste Iriennio, íoi a que se segue:

Kxeroieios — Receita — 193G, 33:I72S750; 1937, 48:559$5G0; ... 193S, (Inclusive novembro, ex-ercíció não encerrado 51:2115400, Total — 132:!I72$710.

A renda estadual effectiva-mente arrecadada em Rio Cia-ro, consta eseiipturada:

Exercícios — Receita — 1930, 36--UGÇ10U; 1931, 29:*ir.3$300; .. 1932, 29:359S.«?00; 1933 39:4265300; 1934, 33:500$; 1935. 31:5005700; 193G, 44:000?; 1937, 71:5755400; 1938, (a retida des-te anno não está ainda lança-da). Total — 316:2685000;

A renda Municipal de Rio Claro, neste Iriennio, não me foi pos.sivel obter, no entanto, o comte, Ary Parreiras, ex-m-terventor do Estado do Rio em exposição rcita ao exmo. sr. dr. Getulio Vargas, presidente da Republica, em 1934, pag. 357, dizia desse municipio o seguin-le: "Rio* Claro & o município mais pobre do Estado. Sutis rendas são irrisórias. No mo exercício não attinfíirani urna. vintena de contos''. Con-sta do annexo junto a osse re-latorlo que a rencia municipal no exercicio de 1938. do muni-cipio do Rio Claro, foi do reis

17:5175000.

Emquanto í=. João Marcos deu de impostos ao Estaqo, nesses exercícios, 568:S33i*00O, e-Kio Claro nesses mesmos exer- ¦ ciclos, apenas offereceu ...-••

316:36SS000i verifica-se assim' que S. João Marcos deu mais do que Rio Claro a Importância de 250:4555000. Contra isso nao ha argumento, em que pese. aos manes da T.iglit and Power.

A attençâo ao "Correto oa Manha" apraz-me dizer que cin relação ao levantamento de mais tres metros na barragem do Salto, no Ribeirão das La-ges, como pretende a poderosa empresa, para augmento do Po-tencial I-Iydraüllco, para V>>'°" iluzir energia electrica para fornecer á Central do Brasil* Convém aecontuar que o pro-prio governo do listado já se oppoz a esse levantumenio. adoplando o parecer do en-genheiro do Estado, sr. dr. A-A. Meira Júnior, contrario a esse altcamonto, e favore.-endo esse alteamenlo é que as águas dn açude aiiiii-.-.iriam as portas d.i -édo de S. João

Males-Agora, porém jã "ão cabe ao -.-overtio do listado a concessão pretendida pela empresa cana-drnse, para represar mai"i quantidade de água. e sim ao governo federal, conforme " recente decreto-lei alterando em pari,- o Código tle Afíuas.*

Permitta-me ainda, sr- reda-¦

dizr.i* qne se a Mfihl ;,M" ,

.1J -ii-í^i t i vos

¦'¦¦-cumprisse os di-p"si.'* * de seus contrato** com o ¦ vptni, n.imiiiense. eiiltlvand" ii.eni.dn e colonizando a

,:•* s-.-*u laiifundio. a" le . riu de S. João Mar.--.-s,

maio-Reuniu-se hontem a Commis-sâo Executiva do Syndicato dos Jornalistas Profissionaes. Esta-vam presentes todos os seus membros, cxcépítò apenas o vi-ce-presidente, sr. Lafayette Sil-va, cuja ausência loi justifica-da, pois se acha enfermo, aca-mado.

Participaram ainda dos tra-balhos os membros da Commis-são Fiscal, srs. Nestor Guiiiia-rães, durante parte da sessão, e Moysés Viuocur, durante lo-da ella. Também tomou parle da reunião o si*. Carlos Santos, membro da Commissão dc Syn-dicancia.

Dc accordo com o artigo IS" dos Estatutos; que dá á Com-missão Executiva um mandato de tres annos c n attribuição de eleger a Directoria, que exer-ct-rá o mandato de uni anno, procedeu-se á eleição da nova Directoria para o exercício de 1930.

Foram escolhidos escrutinado-res os membros das Commis-soes Fiscal e de Syndicancia, respectivamente, srs. Moysés Vi-nocur e Carlos Santos.

Recolhidas as ccdulas e fei-ta a apuração, verificou-se c seguinte resultado:

Presidente, Attila dc Carva-lho; vice-presidente, Arthur Octavio da Silva Araújo; 1o cretario, Djalma Maciel; 2° se-cretario, Dias da Cruz; thesoü-reiro, Pedro Timothco.

Houve inteira liberdade no pleito, que não soffreu inílu-encia alguma de cabala prévia, bastando dizer que, por duas vezes verificou-se empate na votação para a vice-presidência e tres vezes na tio 1" secreta-rio. Os últimos escrutínios dt-cl-diram pela fôrma acima, sen-do, então, pelo presidente Pe-dro Timotheo proclamados os eleitos para a nova directoria,. A r>ossc desta rtializar-se-á no dia 12 de janeiro próximo, em sessão plena.

Conforme estava annunciado, o ministro Waldemar Falcão inaugurou hontem a exposição que o Instituto dos Commercia-rios organizou, na sede da sua Administração Central, cm com-plcmento á demonstração apre-sentada na Exposição do Esta-do Novo,

O sr. Waldeina.- Falcão, aeom-punhado do seu secretario par-ticular, sr. Marcial Dias Peque-no, foi recebido na porta do edificio do Instituiu pelo senhor José Polydoro Machado da Sil-va, presidente dos Commercia-rios, e por Iodos ns chefes de serviço. Inaugurando a exposl-cão, o sr. ministro do Trabalho

recebia, deante de cada "stand" detalhadas e completas infor-inações prestadas pelo presiden-te do Instituto, pelo chefe da Secção dc Publicidade, ou pelo próprio chefe do serviço.

A impressão colhida pelo se-nhor Waldemar Falcão, scj»tm-do declarou cm rápidas pala-vi-as, foi a melhor possivel, pois os graphicos, as photographias c os dados estatísticos, apre-sentados com a technica das exposições dessa ordem, possi-bilitam, num simples golpe de vista, a appreensão rápida e completa de todas as aclivida-des tio Instituto, aclivida-desde a sua criação, até lioje, c em todas as

regiões do Brasil. Assim é que o Instituto, tendo um quadro de 450.000 associados, previu, pelos seus cálculos actuariaes, uma arrecadação de 100.000:000? no corrente anno. „

Entretanto, a perfeita orga-nlzação ,technica dos seus ser-viç.os em todo o Brasil, conlri-buiu para que. até o dia 15 do corrente aqueila estimativa se elevasse a 120 mil contos.

Em todas as demais secções do Instituto o sr. ministro do Trabalho fez idênticas observa-ções.

A visita do sr. Waldemar Fal-cão ,1 exposição dos Commer-cia.ios durou mais de uma hora.

0 Julgamento ie Honlem

no Tribunal k Seprança

CONDEMNADO A SEIS MEZES DE PRISÃO 0

JORNALISTA GONDIM DA FONSECA

ii twwiemi cra*i

LANÇADO FESTIVAMENTE 0 MERCURY 8

ulti-a tm **-£"

íão do

Prk©ir

¦ 1WWiihmi»II11i »l ' Hl i -—-¦-—-¦ - ; - -.¦¦."',..¦ ^'ZT*'?^ í ¦ III III... ¦¦!¦ ¦¦

Sob a presidência do desem-bargador Barros Barreto reu-niu-se, hontem, em sessão pie-na, o Tribunal de Segurança Nacional, afim de julgar em gráo de appellação o jorna-lista Gondim da Fonseca, Fio-res da Cunha e outros.

Foi relator o juiz Pedro Bor-ges que opinou pela reforma da sentença que absolveu, em primeira instância, o collabo-rador do "Correio da Ma-nhã. Em seguida falou o procurador MacDowell da

Cos-ta, sustentando a accusação e, finalmente, o advogado de de-fesa, sr. Romeiro Netto que pleiteou a absolvição do seu constituinte.

Terminados os debates, os juizes reuniram-se em sessão secreta para o julgamento do feito, tendo os mesmos con-firmado a pena imposta ao ex-interventor do Rio Grande do Sul, sr. Flores da Cunha e convertendo em pena de seis mezes de prisão, a sentença que absolveu o sr. Gondim da Fori-seca.

Departs

N

acionai

RESOLUÇÃO N. 407

¦m e n to

KJtXJ

\ayll %*

a m$m

cornai®

"

a Região

Passaram, hontem, a dlsposi-qfló do commando da 1" Região Militar, os seguintes officiaes do 2U R. T.: cap. Celestino Del-gado c primeiros tenentes Os-car Marques de Almeida. Eval-do Baptista Eval-dos Santos. Alexan-dro Calazans de Moraes e Leo-nardo Hasah.

res seriam ainda as rendas pro-duzidas neste município.

A extlhcqão de P. .loào Mar-uos, não determinará a desis-t.-ncia dos festejos, como bem disse v c-x.. pois que as festi-vidades' civico-religiosas cm comnienioração do bl-eentena-rio da fundação de S. João Marcos, a realizarem-se em 1939, serão ef fectuadas

tindo neus. com o

tlltlSiasmO O bln,ian„í„„«

povo Si João Marquense, que] uão vê nessa extincção senão , o interesse de uma poderosa empresa estrangeira, em favor da qual operam seus agentes ocòültos.

O sr. Interventor Estado (Io Rio mado pelos acompanharam decreto u . G35, bro corrente tuação econ. ile *-;, João formações si ras. liariam municipio *¦ ( _ M;u.. permlt-maior eu-brilhantismo do

Regressou o dr. Edson

Passos

Procedente de Buenos Aires, onde acaba de passar uma se-mana, regressou bontem pelo avião "Douglas" da Pan Ame-ricàn Airways, o dr. Edson Pas-sos secretario da Viaçâo e Obras Publicas do Districto Fe-deral.

O desembarque do dr. Edson Passos esteve muito concorrido, lendo comparecido também o cir. Henrique Dodsworth, inter-ventor federal, além dc nume-rosos collegas c amigos do il-lustre viajante c pessoas dc sua familia. ao |.',.\v xand eos. isso o o justiça.. Agradecendo a bliea-.ão destas sr. reda tante lei lor

,niy. .\«**c.' ,Tran-i'il ,.,.*. Manha , 'le 193S). federal, no i mal infor-i.*onsiileranda" que o projecto do ... de 1 I de üenem-em relação á si-inica do municipio .Marcos, essas In-fossem verdadel-eomo extineto o de Ri" Claro,

anne-de S, João

dos

pu-dos

que inspira moral ,|!n» V. ex Unhas. |*. VO*-*-!. i-icnor criadi |):i ..Ia**"* dp "Correio de dezembru a pu- ereia-ria de

Natal dos orphãos ia

Federação dos

Martimos

SBRA' HOJE A DISTRIBUIÇÃO DE CADERNETAS DA CAIXA ECONÔMICA — O MINISTRO i DO TRABALHO PRESIDIRA A SOLENNIDADE D-, Federação Nacional Marítimos solicitam-nos a blicação do seguinte:

"A Federação Nacional Marítimos convida os orphãos dos marítimos que percebam pensões inferiores a 20S000 no instituto de Aposentadoria o Pensões dos Marilimos. a com-parecer hoje. dia 24, ás 13 ho-ras, ii sua sede social, á rua Theophilo Ottoni n. 3, '2° andar, para receberem aS cadernetas da Caixa Econômica, doadas pelo benemérito ex-presidente rto 1. A. P. M- dr Llliz Aranha, com o deposito cquitativo de •'.'-!--."¦:.() para cada orphão.

A solennidade será presidida oeln e.xino. Sr. ministro do Tra-balho, tendo o órgão controla-dor das class:s marítimas do paii* expedido convites ás altas j autoridades c organizações

ira-balhistas".

¦tWHM

Constituiu um acontecinlen-to de relevo social o lançamen-to do "Mercury 8" — nova li-nha da Ford Motor Company, representada, com oxclusivida-de, nesta capital pela Agencia de Representações Amendoeira S. A.

A's 16 horas encontravam-se reunidos, na maior cordialidade no elegante salão daquella Agencia, á Avenida Ruy Bar-bosa 8 (Curva da Amendoeira) innumeras pessoas de nossa melhor sociedade e vários re-presentantes da imprensa, to-dos curiosos por admirar a li-nha elegante e sóbria do novo carro, que representa um inter-mediario entre o conhecido Ford V-8 e o luxuoso Lincoln-Zephyr.

Usaram da* palavra, numa exposição clara e perfeita so-bre a finalidade daquella reu-nião. o sr. Harry Braunstein.

director da Ford Motor Compa-ny e o sr. Sebastião de Britto, director da Agencia Amendoei-ra, tendo sido as svas palavras iretransmittidas pelo Radio Club do Brasil. Encerrando a solennidade foram servidos do-ces e champagne, quancio en-tão, num brinde á imprensa, o dr. Murillo Lavrador proferiu algumas palavras de agradeci-mentos.

O Departamento Nacional do Café, usando das attribuições que lhe são conferidas por lei,

RESOLVE:

Art. único — Fica prorogado até o dia 10 dc Janeiro de 1939, inclusive, o prazo estabelecido no art, 3." da Resolução n. 4Uò, tíe 13 do corrente mez.

Rio de Janeiro, 23 de Dezembro de 193S.

JAYME FERNANDES GUEDES — Presidente.

no Campo

"

leváo

O URASIt. JOVKNS Al

[-"OSSTJE JIATS ftOO TOS' PARA jV sua DEF1SSA

Na manha de hontem, reali-zou-se com grande brilhantts-mo, uo Campo de S. Christovão, a cerimonia do compromisso ti bandeira pelos atiradores das Escolas de Itiistrucção Militar

do 1" classe. A cerimonia que love Inicio ás !l horas, com a presença de altas autoridades civis o militares, foi presidida polo general Meira de Vascon-coitos, commandante da Ia Re-tíião Militar, quo, após o ceri-monial do compromisso profe-riu patriótica oração.

O UE SIM 1,1*1

Em seguida leve logar o des-file pelos jovens íltiradores em numero do 500, em eontinencia as alias autoridades presentes. Nessa oceasião, a numerosa as-sistencia, que enchia litoral-mente o pavilhão do Campo do S Chrlstovflo. prorompeu cn. prolongadas «alvas de palmas.

«1*9*1 «Ua.

i*,*=^,i'.-inalrnersteSArste-Hontc

Inaugurad o o vineac

STsFoí

T.

nanoh

Em todas as parochias

serão celebradas as

mis-sas do Natal

UMA DETERMINAÇÃO DO CARDEAL ARCEBISPO Emanada tia Cúria Metropo-litana por determinação do car-deal arcebispo, o clero e os ca-tholicos deverão celebrar, com o maior fervor, as cerimonias cio Natal.

Segundo os desejos de sua eminência, todas as egrejas. ca-pellas e collégios deverão ceie-'.rar a missa da meia noite, bem como se promovam os soecorros | aos pobres, as primeiras com-munhões das crianças e as pro-cissões infantis do Menino Deus no dia dc Natal, ou no domin-.uo seguinte.

Em comnienioração ao acon-tecimento do Salvador da hu-manidade, haverá missas uas matrizes das parochias, na Casa do Congregado, ao ar livre jun-i fo ao monumento do Christo j 1 lledemptor e no recinto da Fei- j ' ra de Amostras. 1

aMBaiaMMMWaaaaiaM—M——aa»*» ¦ -..ri-****--. ,****.** nnmin ¦— ¦¦ iin.-i>,. ¦¦ i***..,. «u>.¦». ,..^.».,^Ml ¦¦¦¦—m* *m,

m**mmt J. JHIIIIi'—¦I—— ¦!!¦ T — "- "TT1—T I T"" I III 1)11. ' |' J ||^ ' jPl

,:-.

Um aspecto da inauguração do Ciueac Trianon

- í. EiÉi

Referências

Documentos relacionados

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Em síntese, no presente estudo, verificou-se que o período de 72 horas de EA é o período mais ad- equado para o envelhecimento acelerado de sementes de ipê-roxo

I, Seltan Segued, emperor of Ethiopia, believe and profess that Saint Peter, prince of the Apostles was nominated head of the Christian Church by Christ our Lord, who bestowed

Entrar no lar, pressupõem para alguns, uma rotura com o meio ambiente, material e social em que vivia, um afastamento de uma rede de relações sociais e dos seus hábitos de vida

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Keywords Object representation, object recognition, object classification, object detection, object extraction, scene segmentation, ensemble of classifiers, the semantic robot