• Nenhum resultado encontrado

Descobrindo o que tem no

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Descobrindo o que tem no"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

pocket

Moléculas e

seus estudos

Pág 04

Raio-X – Conjunto

Física Básico

Pág 06

Ano 3 – Edição 31 – Agosto/2018

Pág 05

Descobrindo

o que tem no

(2)

Estamos muito satisfeitos com o atendimento e os

produtos oferecidos por esta conceituada empresa, a

Homelab. Vejo esta empresa como uma família que

buscam acima de tudo sempre nos atender segundo nossas necessidades.

Parabéns para toda equipe. Que a Mãe Virgem do Amparo, continue abençoando e protegendo todos vo-cês. Conselho Editorial Marketing Homelab Gerente de Relacionamento Celso Rocha Sugestões e Comentários homelab@homelab.com.br Contato homelab.com.br 41 99261-4839 / 41 3212-7899

Depoimento

Irmã Sheila Gomes da Silva

Colégio N. S. do Amparo

Surubim - PE

07 -

A importância de modelos em 3D nas aulas de biologia

08 -

(Des)complica

06 -

Raio-X – Conjunto de Física Básico

03 -

Ensino de ciências

04 -

Moléculas e seus estudos

(3)

ENSINO DE

CIÊNCIAS

A ciência procura discutir os princípios básicos dos fenômenos que ocorrem na natureza, assim como também procura descobrir as causas desses fenômenos e como eles influenciam nossa vida. Ela tem proporcionado mudanças mais acelera-das, tendo como objetivo único a melho-ria das condições de vida.

Hoje bate à nossa porta a necessidade de realizar uma nova conexão entre a te-oria e a prática e ter um ensino globaliza-do. A intenção de que o aluno relacione os conteúdos e as aprendizagens é uma das orientações expressas no século XXI e também uma preocupação da realidade social e cultural contemporânea.

O que muitas vezes temos dificuldade é em encontrar materiais didáticos que nos auxiliem nesta prática. Tomo a liber-dade de indicar o Conjunto para

Múl-tiplas Ciências - Material destinado ao

estudo da Química, Física, Matemática e Biologia para o 9º ano do Ensino Funda-mental e Ensino Médio.

Gestão

Celso Rocha

Gerente de Relacionamento

Conjunto para Múltiplas Ciências / Cód: 21308

Ele facilita o desenvolvimento das ati-vidades em sala de aula ou nas práticas experimentais no laboratório. Em um só conjunto estão os materiais necessários para o progresso dos conteúdos.

Permite o trabalho interdisciplinar, fa-zendo com que os alunos percebam a re-lação entre as ciências.

Em sala de aula ou no laboratório é possível trabalhar com os alunos dividi-dos em grupos de interesse, realizando diversas atividades, promovendo a dis-cussão e o debate. Dá a possibilidade do envolvimento de todos os alunos de uma classe em um só projeto de estudo.

Entre em contato conosco e o conheça melhor, teremos o prazer em conversar com você.

(4)

MOLÉCULAS E SEU

As moléculas são formadas por uma quantidade exata de átomos que se ligam covalentemente. São estruturas que pos-suem uma massa molar determinada e um número relativamente pequeno e exato de átomos ligados entre si por meio de com-partilhamento de elétrons.

Exemplos:

Gás oxigênio: Suas moléculas são

for-madas cada uma por uma ligação dupla, isto é, pelo compartilhamento de dois pa-res de elétrons entre dois átomos de oxi-gênio (O2).

Água: ela é formada por moléculas de

H2O. O que significa que cada molécula possui dois átomos de hidrogênio compar-tilhando um par de elétrons cada um com um átomo de oxigênio.

Metano: esse composto é formado por

moléculas de CH4, em que quatro átomos de hidrogênio se ligam covalentemente a um átomo de carbono.

As substâncias moleculares possuem algumas propriedades características, tais como:

• Solubilidade variada em água e em

outros solventes;

• Podem se apresentar nos três

esta-dos físicos;

• De modo geral, são isolantes elétricos,

tanto no estado sólido como no líquido. Todas as moléculas são formadas por elementos não metálicos, isto é, incluem somente o hidrogênio, os ametais e os semi metais.

Um excelente material para fazer a de-monstração de forma prática para os nos-sos alunos é o Modelo Molecular

Avan-çado, Orgânica e Inorgânica com 810 Peças – Cód: 22227.

Fonte: https://goo.gl/b1H9yp

Modelo Molecular Avançado, Orgânica e Inorgânica com 810 peças / Cód: 22227

ESTUDO

(5)

experimentando

Descobrindo o

que tem no céu

Objetivo

Identificar os planetas que compõem o Sistema Solar; evidenciar a amplitude e complexidade do universo; desenvolver as capacidades de observação, compara-ção e classificacompara-ção e aguçar os sentidos e expressões por meio das observações em relação ao Sistema Solar.

Material

• 1 Flipchart • 1 Planetário iluminado – Cód: 6282 • Giz de cera • Canetas hidrocor • Lápis de cor • Tinta guache • Papel sulfite • Cartolina

Procedimento

1 - Reunir as crianças em uma roda e

parta dos conhecimentos prévios que elas têm, bem como aguce suas hipóteses em relação ao assunto: O que tem no céu?

2 - Elenque no flip chart todas as

hipó-teses das crianças e as oriente a fazer o mesmo na folha de sulfite;

3 - Após caminhe com as crianças

pe-los espaços abertos da escola, onde elas possam ver o céu. Oriente-as a observa-rem o céu e tudo o que encontraobserva-rem nele, durante o dia;

4 - Combine com as crianças que

ob-servem o céu da janela de suas casas à noite;

5 - Na próxima aula, após as duas

ob-servações feitas, em roda de conversa, discuta com elas as diferenças entre as observações feitas. Faça os seguintes questionamentos:

• Como estava o céu durante o dia? • O que aconteceu com ele durante a

noite?

6 - Divida a turma em duplas, entregue

uma cartolina dividida ao meio. Com au-xílio da tinta guache e pincéis, cada dupla deve representar o que observou de um lado durante o dia e o que observou, de outro lado, durante à noite;

7 - Após a apresentação das duplas,

le-ve-as para ficar em volta do planetário ilu-minado, aguce a curiosidade sobre o que temos além do que podemos ver a “olho nu”, com os seguintes questionamentos:

a) Quem nos ilumina de dia? b) Quem nos ilumina a noite? c) O que tem no céu?

d) O que é uma estrela? e) O que é um planeta?

f) Em qual planeta nós vivemos? g) Será que sem o sol, haveria vida em

nosso planeta?

Com todo este estímulo, deixe que as crianças toquem no planetário, façam os movimentos e depois peça que as crian-ças desenhem seu próprio planetário e faça uma exposição com os desenhos de-les.

Fonte:https://goo.gl/jB9YBX

Planetário Iluminado Bivolt / Cód: 6282 5

(6)
(7)

A Importância de Modelos em

nas Aulas de Biologia

A grande utilidade dos modelos em 3D nas aulas de biologia vem da ideia de que este material permite a visualização real do objeto de estudo, o que facilita muito o aprendizado, afinal, esta matéria necessi-ta de tonecessi-tal compreensão da localização de cada tópico e da sua anatomia. Modelos em 3D fazem com que essa noção de loca-lização necessária ao estudo da biologia seja facilitada e todas as dúvidas tiradas.

O torso bissexual possibilita que os alunos visualizem a estrutura do corpo humano em tamanho real, permitindo assim que compreendam mais profun-damente a ligação que existe entre os órgãos de um mesmo sistema. Por exem-plo, é possível visualizar o caminho que a comida faz dentro do corpo humano e o

professor pode utilizar essa oportunida-de para explicar o que ocorre exatamente em cada órgão, só que dessa vez, de for-ma muito for-mais dinâmica graças a ajuda dos modelos em 3D. Assim facilita a assi-milação do conteúdo e o processo de me-morização da matéria, além de incentivar o estudo da anatomia.

Os modelos promovem muito mais do que apenas uma visualização da matéria de modo mais completo, eles transfor-mam estruturas microscópicas em algo tátil que fica gravado na memória do alu-no e como consequência, se torna mais um conteúdo aprendido com facilidade graças ao auxílio dos materiais da Home-lab.

Torso Bissexual 85cm Coluna Exposta 24 partes / Cód: 6215S

(8)

REMETENTE: Rua General Potiguara, 1428 |Cond. Conesul | Lote 10 | Novo Mundo | Curitiba - PR | Brasil | 81050 -500

(Des)

complica

homelab.com.br

/homelabcasadolaboratorio /homelabcasadolaboratorio

(41) 99261-4839

homelab@homelab.com

(41) 3212 -7899

Para progredir cada vez mais na investigação da natureza, o homem construiu ins-trumentos capazes de estender os limites impostos por seus órgãos sensoriais. Assim como o telescópio abriu as portas do infinitamente grande, o microscópio permitiu ver estruturas de dimensões ínfimas, como a célula, base da vida, e até átomos.

• Muito usado em laboratórios de

análises clínicas, laboratórios de controle de qualidade, indústrias, laboratórios de universidades e também laboratórios de patologia.

• Sua unidade binocular permite

visu-alização de maneira tridimensional.

• Serve para enxergar objetos

opa-cos, aqueles que a luz não passa, alguns exemplos disso são os cristais, os fósseis e também as moedas.

• Permite uma operação com uma luz

direta como quando cristais são analisa-dos, porém em alguns casos o iluminador de luz direta pode ser utilizado para ob-servar objetos que são transparentes.

• Tem aumento de 10x à 1600x.

Per-mite uma operação com uma luz direta e observar objetos que são transparentes.

Referências

Documentos relacionados

Entre os bairros avaliados o Santa Rita apresentou as condições mais precárias de saneamento básico no ano de 2007 em função da ausência de fornecimento de

Os dados contínuos ou de contagem geralmente podem ser convertidos para dados de classificação ou hierarquização, mas não na direção inversa. Por exemplo, as medições

Atención: el soporte de la palanca de cambios es un accesorio para la Playseat Evolution que permite fi jar la palanca de cambios del volante del Logitech G25.. a la

As TIC nas Escolas: Multimídia, hipermídia e redes nas escolas Programa Mídias na Educação (2005):. Convergência de distintas mídias para a tecnologia digital; Integração

à sua atuação como lobista junto ao Partido dos Trabalhadores. PABLO KIPERSMIT também não soube informar o porquê dos pagamentos, uma v e z que nunca contratou serviços

Você não deve aplicar cetoconazol creme nos olhos, porque este medicamento não é indicado para infecções nos olhos. Devem ser praticadas medidas gerais de higiene

intermedia apresenta a constituição típica de aranhas haplóginas: uma cavidade gentital – útero externo ou bursa copulatriz – e duas espermatecas separadas espacialmente, do

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma