• Nenhum resultado encontrado

Fundação Bach-Coletânea Florais de Bach

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fundação Bach-Coletânea Florais de Bach"

Copied!
160
0
0

Texto

(1)

Florais de Bach

(coletânea)

(2)

Não devemos exigir a perfeição de nosso corpo,

mente e alma.

Apenas respeitá-los e ouvi-los, assim eles mostrarão o caminho para o

aperfeiçoamento.

Ser apenas nós mesmos.

E encontrar a verdade, a certeza e a paz

no silêncio do nosso coração.

(3)

FLORAIS DE BACH

As doenças se manifestam no corpo físico só depois de cristalizadas nos corpos sutis, isso significa que adoecemos primeiramente nesses corpos, como o emocional, mental e astral. Para corrigir essas disfunções e atingir esses corpos, tratando a doença onde ela surge inicialmente, é necessário então a administração de doses terapêuticas de energias sutis, de frequências específicas, que são encontradas apenas nos remédios

vibracionais. Isso quer dizer que para alterar terapeuticamente os nossos corpos sutis temos de administrar energias que vibram em frequência que estão além do plano físico. Os florais, assim como a homeopatia, possuem essa característica, dessa forma, alterando nos corpos sutis, esses benefícios se reverterão ao físico. Atualmente existe uma quantidade muito grande de remédios vibracionais obtidos a partir da mãe natureza e a modalidade mais conhecida são as essências florais. Existem vários florais: Bach, Californianos, Minas, Deserto, Alaska, da A mazônia, Saint Germain etc. Mas o nome mais respeitado, e que primeiro desenvolveu a terapia floral, é o do dr. Edward Bach, da Inglaterra.

No início do século XX, o dr. Bach era um respeitável médico de Londres, especializado em bacteriologia, trabalhava num grande hospital e desenvolvia vacinas administrando doses diminutas de substâncias tóxicas para curar doenças, semelhante à teoria homeopática de Hahnemann. No decorrer de seu trabalho observou que os pacientes que desenvolviam as mesmas doenças, possuíam um mesmo tipo específico de personalidade ou temperamento, e que a presdisposição geral para doenças era condicionada por diversos fatores relacionados com a personalidade e a estrutura emocional do paciente. Dentre esses fatores emocionais estão o medo e as atitudes negativas, que ele detectou como uma disfunsão entre a personalidade e o Eu Superior.

Para realinhar essas desarmonias emocionais, Bach intuiu que deveria buscar na natureza, nas flores, o remédio que recolocaria esse indivíduo em contato com as energias superiores. Corrigindo esses fatores

emocionais os pacientes teriam maior vitalidade física e mental, o que contribuiria para a cura da doença física. Ele descobriu os efeitos das várias flores através da observação do modo como elas o afetavam. Sendo um sensitivo, ao levar o orvalho matinal de uma flor aos lábios, sentia todos os sintomas físicos e estados

emocionais para as quais a essência da flor servia de antídoto. Identificou 38 remédios florais e esse processo acabou por debilitar ainda mais sua natureza física e emocional, desencadeando sua morte prematura, em 1936, aos 56 anos de idade. Assim os florais de Bach são usados não só para tratar as reações emocionais às doenças, mas atambém os temperamentos que favorecem o eventual surgimento de patologias. Em 1979 foi fundada, nos EUA, a SEF (Sociedade de Essências Florais), por Richard Katz. A sociedade proporcionou uma estrutura para que pesquisadores e terapeutas pudessem trocar informações, além disso foram introduzidas diversas novas essências, preparadas a partir de plantas nativas da Califórnia.

Numa análise clínica foi constatado que os florais californianos são particularmente eficazes nos

processos de crescimento interior e de despertar espiritual, muito útil nas fases em que esses questionamentos começam a despertar nas pessoas. Após a introdução dos florais californianos, várias partes do mundo

desenvolveram suas próprias essências florais, e ainda hoje há muito a ser desenvolvido, principalmente com relação às flores próprias de cada região, além de muitas delas e suas diversas variedades não terem sido ainda pesquisadas. Aqui em nosso país tem se mostrado extremamente eficazes as Essênc ias Florais de Minas, desenvolvidas pelo Dr. em Ciências pela USP, Breno Marques da Silva, e sua esposa Ednamara Batista Vasconcelos e Marques, e extraídas de flores do Quadrilátero Ferríferro de Minas Gerais, especialmente nas matas e roças de Itaúnas. Segundo Dr. Breno Marques a nossa flora é rica em espécies florais, chegando a cerca

(4)

de mais de 400 mil, nesse sentido tem incentivado outros pesquisadores a desenvolverem suas próprias pesquisas nessa área.

Atuação dos florais

Assim como as flores “florescem” no mundo físico, o mesmo ocorre na alma humana quando se faz uso dos florais. Um sensitivo que observasse o campo áurico de uma pessoa sob tratamento floral viria surgir “flores” no campo psicomental; estas “flores” seriam semelhantes àquelas com que os florais foram preparados, inclusive em forma, cor e tonalidade; elas inundariam esse campo, modificando as cores mórbidas deste campo. Mas assim como as flores têm um tempo de vida muito curto, também a sua permanência como vibração no campo áurico é temporária. Por esta razão, recomenda-se que um tratamento com florais seja mais prolongado e constante, quanto mais crônico for o problema. Nos casos mais crônicos, inclusive, para melhores resultados, recomenda-se a realização de algum tipo de psicoterapia durante o tratamento floral, ou que a pessoa se

submeta a uma profunda auto-reflexão durante a fase, de modo a permitir que a influência das essências florais no seu campo psicomental abra ainda mais a consciência.

Quem vai administrar os florais, no caso o terapeuta floral, deve ficar atento aos sintomas psíquicos comuns como angústia, ansiedade, medo, raiva, ódio etc., assim como características pessoais psicológicas típicas, ligadas ao temperamento individual e a idiossincrasias complexas, estes não devem ser o alvo do terapeuta, ele deve entender que estes fenômenos representam apenas aspectos externos, ou melhor são efeitos ligados a causas mais complicadas e centrais. Trabalhar apenas os sintomas superficiais com essências florais significa atingir apenas a superfície do problema, para tanto talvez seja necessário primeiramente fazer vir à tona a causa que desencadeou os sintomas apresentados, e assim usar os florais adequados. Por mais sutil e profunda que seja a atuação das essências, mesmo quando adequadamente selecionadas para cada caso, às vezes não se consegue atingir o núcleo principal dessas idiossincrasias psicomentais, que só podem desaparecer se compreendido o seu significado pela própria pessoa que passa por elas.

Mesmo que remédios florais apresentem um padrão vibracional sutil, isto só pode obviamente ser conseguido através da abertura de discernimento e da capacidade de compreensão do paciente, ou mais especificamente pelo seu crescimento interior. Estes remédios por mais eficazes e sutis que sejam, podem ajudar bastante, mas não podem fazer pela pessoa aquilo que ela tem que fazer por si própria. Podemos ir com a terapia floral até certo ponto, até onde o próprio paciente permitir, quanto a isso não devemos nos iludir, nem pacientes, nem terapeutas.

(5)

COMO É O TRATAMENTO COM AS

ESSÊNCIAS FLORAIS

A QUEIXA

Todo paciente, quando marca uma consulta, sabe os motivos que o levaram à consulta. Suas queixas iniciais serão o foco da consulta e aquilo que durante o tratamento se procurará melhorar.

A queixa pode ser física (crise de asma, pedra nos rins), pode ser emocional (tristeza, solidão), pode ser ideativa (“não consigo saber o que quero da vida”), pode ser relacional (“meu marido e eu não nos entendemos”) ou pode ser “ambiental” (“eu trabalho num lugar muito negativo”).

A PRIMEIRA CONSULTA

Na primeira consulta é determinado o foco do tratamento, ou seja, quais as queixas prioritárias que serão trabalhadas nesta fase do tratamento. Não se deve trabalhar muitas queixas ao mesmo tempo e todas as queixas que forem trabalhadas em conjunto devem estar significativamente relacionadas. Por exemplo: sou inseguro e não consigo dizer não para os outros. Ou, costumo chorar sem saber o motivo e não me interesso por nada.

Depois de determinar o foco o próximo passo é determinar as “forças psíquicas” que ajudam a estruturar este foco. Todo comportamento, pensamento e sentimento humano só ocorre por que está enraizado em crenças, em experiências passadas, em determinantes espirituais ou em conflitos emocionais. Ou seja, eu só vou me sentir inseguro se eu acreditar que não sou capaz de fazer algo. Eu só vou ser uma pessoa rancorosa se eu não aprendi a perdoar. Eu vou estar predisposto a ter pedra nos rins se o meu corpo físico-etérico funcionar de uma determinada forma.

Em uma paciente o foco do tratamento floral foram suas crises de asma (meus pacientes, que estão tratando de questões físicas, devem continuar com o seu tratamento médico) e uma grande insegurança, e uma das forças que mantinham esta situação de sofrimento era uma sensação de abandono materno. Neste caso, um tratamento floral adequado deve trabalhar o foco e este vínculo negativo com a mãe.

A prescrição: uma boa receita de florais deve englobar essências que vão trabalhar o foco e as forças que o

estruturam, pois assim trabalha-se o problema de forma completa.

A orientação: este é o “braço direito” da terapia floral, pois é através dela que a pessoa vai poder se ajudar (de

modo consciente) a melhorar. Em toda consulta é discutido com o paciente suas experiências e vivências, procurando deixar bem claro o porque a pessoa está enfrentando determinadas dificuldades e como ela pode se ajudar.

A metodologia: para se chegar a um diagnóstico floral preciso (lembre-se: o diagnóstico floral é completamente

diferente do diagnóstico médico) utilizamos de alguns recursos. O principal é o diálogo, mas também podemos usar teste de sensibilidade vibracional, desenhos artísticos e várias outras técnicas.

AS OUTRAS CONSULTAS

Quando o paciente sai da primeira consulta espera-se que ele leve duas coisas: a) a receita com os florais a serem tomados. b) uma maior clareza e entendimento do porque de suas dificuldades e como ele pode se ajudar. Quando ele volta para uma nova consulta serão discutidas suas transformações interiores, ele terá oportunidade de colocar mais

(6)

profundamente alguns aspectos de seu ser, poderá esclarecer dúvidas e o terapeuta fará a orientação. Enfim, ao final de cada consulta o paciente deve sair com uma nova receita, com mais conhecimento de si e sentindo sua transfor

mação interior.

Tempo entre as consultas: há uma grande variabilidade no tempo entre uma consulta e outra. Mas o tempo

médio é de um mês.

Mudança de foco e alta: O foco do tratamento que é estabelecido na primeira sessão continua até que o

problema seja plenamente superado. Neste momento a pessoa tem alta ou então trata-se outras queixas que não foram abrangidas no foco inicial. Na prática o estabelecimento de um novo foco é um novo tratamento que se inicia.

Tempo de duração do tratamento: é extremamente variado, sendo impossível determinar o tempo de duração.

Na maioria das vezes dura alguns meses.

Regis S. Mesquita de Oliveira Rua Barão de Jaguara, 655 sala 605 Centro Campinas - SP

Fone: (19) 3236-7511

(7)

Agrimony*

(Grupo: para os que têm sensibilidade excessiva a influências e opiniões) Agrimônia Eupatoria

VIBRAÇÃO da ALEGRIA - Descrição do Dr. Bach

Para pessoas joviais, animadas, de bom humor, que gostam da paz e que se desagradam com discussões ou com brigas, a ponto de devido a isso renunciarem a muitas coisas. Essas pessoas, ainda que amiúde tenham problemas, tormentos e inquietações, e sintam perturbações na mente e no corpo, escondem suas aflições por trás do seu bom humor e brincadeiras, sendo consideradas ótimas amigas. Com frequência tomam álcool ou drogas em excesso para se estimularem e continuarem suportando suas atribulações com ânimo.

Mesmo nas doenças sérias, farão pilhérias e troçarão de seu infortúnio. Mascaram seus problemas. Podem ser de aparência descuidada, são amáveis e cheios de interesse pela vida. Sente-se nelas uma tragédia oculta. Têm grande medo do presente e especialmente do futuro, o que pode levá- los ao suicídio. Não se preocupam com o perigo e são temerários em todos os sentidos. Não têm paz, são ativos, incansáveis, sempre fazendo alguma coisa. Precisam de poucas horas de sono e dormem tarde. Em geral têm muito interesse em ocultismo e magia.

- Descrição Geral

É indicado para pessoas com tendência a esconder seus sentimentos. Estas pessoas são aparentemente alegres, descontraidas mas de forma superficial. Apresentam conflitos emocionais e medo da solidão. É comum procurarem desculpas para não se conscientizar dos problemas. Apresentam tendência ao uso de alcool e drogas.

- Regis Mesquita

Nome popular: agrimônia. Coloração: amarela. Floração: junho a agosto.

Preparação da essência: método solar.

Florais de Minas: Fuchsia (Fuchsia sp / Brinco-de princesa).

A pessoa que necessita desta essência faz grandes esforços para não ter contato com o lado negro da vida. Para tanto ela evita ao máximo ficar sozinha, está sempre sorrindo e se esforçando para ser simpática e agradável. Se por um acaso adoece procura esconder o desânimo e a preocupação fazendo brincadeiras e pouco caso da doença. Interiormente, porém, estas pessoas estão angustiadas, aflitas, ansiosas e cheias de medo. Elas não encaram esta dura realidade interior e se refugiam numa aparência feliz.

A noite, quando estão sozinhos, não costuma ser um momento apreciado pois é comum sentirem-se inquietos, angustiados e com muitos pensamentos na mente. Insônia, pesadelos e um despertar “sufocante” costumam acontecer. O uso de bebidas alcoólicas e drogas pode ser um recurso para “inebriar” seu estado interior. Outros tipos de estímulos também podem ser utilizados para este fim, como ida à festas, compras e esportes radicais. Para estas pessoas Agrimony é um poderoso ansiolítico.

(8)

Enquanto a pessoa tipo Agrimony evita comentar suas ansiedades e angústias, a pessoa tipo Heather procura de todas as formas comunicar aos outros suas dificuldades interiores.

Esta essência ajuda a pessoa a ser honesta consigo mesma ao encarar o lado negro de sua vida. Seu prêmio é a paz de espírito e uma vida baseada na Verdade.

 Agrimony pode ser bastante útil se a pessoa estiver tentando entrar em contato com recordações dolorosas e sentimentos enterrados e reprimidos.

- Notas: Jessica Bear

O engano de Agrimony é que seu valor pessoal está na importância que os outros mortais dão a ele, porém seu grande engano, certamente, é que possa viver de acordo com expectativas alheias.

* Indicadores de Agrimony (Jessica Bear)

3 inquietude, sono agitado

3 armazenam emoções

3 temem não ser aceitos por sua história pregressa

3 lembranças os atormentam

3 precisam sentir-se seguros para contar a verdade

3 aprenderam a jogar com o sistema, mas não podem enganar-se

3 são a alma das festas, os piadistas

3 escondem-se atrás de uma cara alegre

3 gostam de esportes naturais, buscam a paz na natureza. * Uso em combinações:

3 relacionamentos- para uma comunicação honesta.

3 hábitos- muita ansiedade para largar um hábito.

3 aprendizado- para ficarem quietos, parados.

3 gripes e resfriados- sintomas acumulados.

3 depressão- tormento interno.

3 reação- põem tudo para fora.

3 insônia- sono agitado.

3 tratamento- para se tranquilizarem.

3 terminais - para os que negam a doença. * Indicadores Adicionais - (Mechthild Schefer)

3 na mulher: formas de comportamento social acentuadamente cortêses.

3 no homem: comportamento brincalhão, humor negro.

3 tendência a álcool, cigarros, consumo excessivo de pílulas, ânsia secreta por doces. * Benefícios - (Mechthild Schefer)

(9)

Agrimony - GERAL

Sintomas-chave: fazem-se tentativas de esconder pensamentos torturantes e ansiedade interior por trás de uma fachada de jovialidade e liberação das

preocupações.

Sintomas do bloqueio de energia:

- gosta de viver em paz, numa boa atmosfera, a discórdia e as perturbações no ambiente que cercam a pessoa causam-lhe tensão mental. - fará muita coisa só “por amor à paz”.

- Fará, praticamente qualquer sacrifício para manter a paz de espírito, dentro e fora de si mesmo, e evitar confrontação.

- Sua própria trubulência e desassossego interiores estão escondidos por trás de uma máscara de jovialidade e alegria. A divisa é “sorrir sempre...” - Dá-se grande importância à impressão que se causa.

- Os problemas são minimizados e não se fala a respeito deles, nem sequer são admitidos quando o assunto é trazido à baila por outros.

- Para escapar aos pensamentos persistentes, atormentadores, está permanentemente à procura de excitação e variedade - cinema, festas, ação de qualquer tipo. - É sociável, a fim de esquecer as próprias preocupações em boa companhia.

- É o bom amigo, o pacificador, o grande sujeito, a vida e a alma da festa.

- Recorre ao álcool, bolinhas, drogas, para superar tempos difíceis e abafar pensamentos desagradáveis. - Precisa estar sempre em movimento, para parar de pensar.

- Doente, minimiza os incômodos, faz piadas até para divertir o grupo de enfermagem.

- Dor e sentimentos internos secretos de solidão na infância, as crianças, porém, normalmente esquecem depressa os seus problemas.

TRANSFORMAÇÃO POSTERIOR:

- Uniformidade de índole, discernimento, objetividade. - Alegria interior genuína.

- Otimista confiante, diplomata talentoso, pacificador incansável. - Capaz de integrar os aspectos menos agradáveis da vida. - Os problemas são vistos à luz correta.

- Capaz de rir-se das próprias preocupações, pois tem consciência da falta relativa de importância delas. - Consciente da unidade na diversidade.

* CARMEM MONARI:

3 Limpeza dos venenos: Agrimony limpa o elemento água (emoções, sentimentos); processos de

hipersensibilidade alérgica; agindo principalmente no fígado e pulmão. Limpa os venenos do corpo e da alma. Lembremos que as emoções negadas se tornam veneno dentro de nós.

3 Em fases que damos a essência indicada e esta não mexe porque a pessoa não quer assumir o que é. Para assumirmos os nossos atos e vermos realmente o que estamos sentindo e até pensando.

3 Tem medo do abandono, da solidão, da perda afetiva, da rejeição. 3 Tendência alérgica.

3 Angústia no peito.

3 Problemas pioram à noite.

3 Tendências a doenças auto-imunes e auto -destrutivas.

3 Limpeza das vias digestivas sem provocar a catarse do Crab Apple. 3 Não usar junto com Aspen (duplo confronto).

(10)

Aspen

(Grupo: para os que sentem medo) Populus Tremula

VIBRAÇÃO do DESTEMOR - Descrição do Dr. Bach

Para medos indefinidos e desconhecidos, que não têm nem explicação nem razão de ser. O paciente também pode estar apavorado diante do pressentimento de que algo terrível vai acontecer, sem que saiba exatamente o que será.

- Descrição Geral

Indicado para estados emocionais em que as pessoas são tomadas por medo de algo que não sabem identificar. Neste estado há um aumento da ansiedade ,apreensão, podendo levar ao pânico.

- Dr. Edward Bach Centre

É o remédio para qualquer temor onde a causa não é conhecida. No final do espectro o medo de Aspen pode não ser mais do que um mau pressentimento, uma ansiedade preocupante que algo desagradável ou assustador vai acontecer. Por outro lado pode ser um terror real, com sintomas físicos, como queda de cabelos. Para este extremo Rock Rose também pode ser útil.

Às vezes as pessoas pensam que Aspen é para medo noturno, quando sem causa aparente as emoções parecem misteriosas. E é claro que se você acordar em um quarto escuro assustado com algo mas não sabe o que é, Aspen pode ser o remédio. Mas de fato o Dr. Bach disse que para medo do escuro em si, Mimulus pode ser o remédio mais apropriado, desde que a causa do medo (o escuro) seja conhecida. E medos Aspen

desconhecidos são justamente como os que ocorrem à luz do sol tanto quanto na noite escura.

- Regis Mesquita Nome popular: choupo. Coloração: verde e cinza. Floração: março e abril.

Preparação da essência: método de fervura.

Florais de Minas: Passiflora (Passiflora edulis / Maracujá).

Os indivíduos que necessitam de Aspen sofrem por terem uma forte ansiedade inconsciente que inunda suas mentes com pensamentos e imagens que eles tem dificuldade de entender ou identificar. Desta tensão mental tem origem os maus-presságios e os medos do desconhecido, de fantasmas, de espíritos, medos de crendices, etc.

São pessoas altamente influenciáveis e com pouca confiança em si. Ficam apreensivos com a

possibilidade de ocorrerem fenômenos paranormais, com a opinião de “bruxos” sobre o futuro, etc. A maior parte tem estórias incríveis de fenômenos paranormais ou esotéricos que presenciaram. Sentem-se

profundamente atraídas por ocultismo, esoterismo e paranormalidade. Algumas, inclusive, tornam-se estudiosos destes temas.

(11)

algum mal iminente está para acontecer ou porque sentem medo de serem perseguidos ou castigados. Na maioria das vezes o medo está relacionado à idéias de morte ou religião. A pessoa pode descrever este medo

como um “medo de dar calafrios” ou como um “terror de suar frio”. Durante o sono é comum

acontecer pesadelos.

Muitos dos que necessitam de Aspen tem dificuldade em falar de seus medos com receio de serem considerados ridículos. Eles sabem que não conseguirão explicar o porque destes medos.

A essência Aspen ajuda-os a desenvolver os conceitos de determinação, coragem e fé tão necessários para superar este problema. Estas qualidades permitem com que a pessoa confronte seus medos e derrote- os. Pois onde o medo chega, se a fé o recebe, ele desaparece.

O medo Aspen se diferencia do medo Mimulus pois este é um medo de origem conhecida: medo de elevador, de acidente, de ser mordido por um cachorro, etc. No medo Aspen a origem é desconhecida: medo de maus-presságios, apreensões sem motivos, medo que um fantasma venha roubar seu corpo, etc.

 Para indivíduos com ansiedade oscilante, inquietação, apreensão, pressentimentos ou ataques de pânico.

- Notas: Jessica Bear

Aspen traz o destemor necessário para se viver em paz, permitindo-nos expressar verdadeiros sentimentos de alegria. Protege os indivíduos sensíveis das influências negativas projetadas por pessoas vindas de outros planos. É a proteção contra a energia abrupta do medo. Indicado para dores de cabeça em virtude da terceira visão. Órgãos sensíveis à luz: olhos, pele, baço, tireóide, pineal, terceira visão, hipotálamo. Sistema renal: medos. Baço: medo da ruína, apreensão em relação ao futuro.

* Combinações mais comuns:

Clematis: os tipos Aspen e Clematis são muito sensíveis a influências vibracionais e passam facilmente para o outro lado.

Oak- para permanecerem centrados.

Gentian: aos tipos inseguros de Gentian falta resistência para aguentar os problemas da vida, frequentemente projetando a imagem de

vítimas. Aspen livra-os do medo de ser uma presa fácil e do temor de ficarem desamparados. Gorse- para evitar a desesperança.

Agrimony: Aspen ajuda-os a acalmar a sua mente atormentada, a permanecerem sozinhos sem temer que lembranças os persigam.

Em particular para o tipo Agrimony que tem dificuldade para dormir ou está tentando livrar-se de alguma droga. Gorse- para a desesperança.

Cerato: aquieta os medos que Cerato tem de errar. Irá faze-los arriscar e serem mais espontâneos sem ter de pedir conselhos.

Oak- para dar estabilidade.

Heather- acalmar seu constante questionamento.

Scleranthus: aquieta o conflito resultante da tomada de decisão, ajudando Scleranthus a optar sem oscilar.

Olive- para lhes dar energia.

Wild Oat- para acalmar a tensão do desemprego temporário.

Mimulus: acalma o medo de Mimulus por todos os seus sentimentos de inadequação. Dá coragem para eles dizerem o que “desejam”

sem receio de perseguição.

Vine- para instilar autoridade e exigir o respeito dos outros.

* Indicadores Adicionais (M.S.)

3 Grande sensibilidade.

3 Tendência à superstição e ao misticismo.

3 O paciente exterioriza medos coletivos, tais como de assaltos, estupros, catástrofes atômicas, ou aranhas e cobras. *Benefícios (M.S.)

(12)

Florais de Bach & Abordagens Psicoterápicas

(Theresinha Breyer Di Piazza, Ursula Schmeling, Dagmar Konrath Behrmann e Maria Isabel Machado Mutzberg). Indicações:

- Para medos vagos que tenham relação com algo desconhecido e nunca vivenciado pela pessoa. Surgem sem explicação ou motivo definido. Medos infundados que podem ser contínuos e ocorrem tanto quando a pessoa está só quanto acompanhada.

- Para ataques súbitos de ansiedade, sem razão definida.

- Para pessoas que têm pressentimentos inexplicáveis e terríveis.

- Para terrores noturnos e pesadelos. A pessoa pode apresentar terror ao acordar de um pesadelo e, embora o tenha esquecido, teme dormir novamente. Para sonâmbulos que se deslocam e falam durante o sono. Para insônia sem causa.

- Para medos do escuro, de desastres, de inimigos ocultos, de ficar só, do abandono e medos ligados a situações pessoais anteriores.

- Para medos que estão ligados à morte e à religião, ao sobrenatural.

- Dificuldade de compreensão; perplexidade; prejuízo nas funções associativas, em ocasiões de forte tensão emocional.

- Diminuição da atenção em relação à clareza das percepções, tanto interiores quanto exteriores.

- Tendência à percepção deformada dos objetos, por motivo afetivo (impulsos reprimidos, desejos, temores, etc.). - Diminuição em número e clareza das representações mnêmicas; as recordações estão inibidas por razões

psicológicas.

- Evocações deformadas ou distorcidas da ralidade ou com detalhes imaginários, sob influência afetiva. - Expressão verbal perturbada ou lentificada por causas afetivas: bradilalia, tartamudez, etc.

- Pode mostrar pensamentos de cunho mágico (que não segue os princípios racionais da lógica) por influência emocional: dificuldades na coordenação coerente e lógica das idéias afins; idéias supervalorizadas de cunho místico, de perseguição, de maus presságios, de esoterismo, de mediunidade, de medos do sobrenatural. Ruminação obsessiva. Pensamento lentificado.

- Incremento de sentimentos desagradáveis: mal estar vago e indefinido, melancolia, inutilidade, incapacidade para realizar atividades, perda de interesses, cansaço ou abatimento, ansiedade, medo, tensão, ambivalência,

sentimento de irrealidade em relação a si e ao seu meio, perda da convicção da própria identidade e do sentido de identificação com o controle sobre o seu próprio corpo, estranheza em relação ao ambiente, sentimentos de cunho depressivo, angústia e hipersensibilidade.

- Diminuição ou inibição das atividades motoras, acompanhada de tensão da musculatura voluntária; atos compulsivos (rituais); ambitendência; distúrbios do sono (insônia, sonambulismo, acordar mal e com medo de dormir novamente); enurese; distúrbios sexuais (impotência, frigidez, esterilidade, medo da definição sexual). - Isolacionismo, timidez, retraimento.

- Sintomas neurovegetativos do medo: sudorese, tremores, náuseas, arrepios, taquicardia, sensação de falta de ar, palidez, desmaio, etc.

- Espasmos vasculares com má circulação periférica (cianose nas mãos e lábios). - Cefaléia, cãimbras, prisão de ventre, perturbações alimentares.

- Sintomas de patologias renais, do estômago e do fígado. - Dores musculares, problemas de coluna (por tensões).

Precauções:

- Scheffer cita que é bem indicado para pessoas muito vulneráveis às energias do ambiente e para quem, em consequência do uso de drogas, tenha feito “viagens de horror”.

- Também o recomenda no tratamento dos alcoólatras, de pessoas com idéias obsessivas, de crianças maltratadas e de pessoas violentadas.

- É recomendado associar Aspen primeiramente com Rescue, porque age profundamente na personalidade. - Por despertar o lado sombrio da pessoa, pode causar reação de pânico e/ou reações no coração e no pulmão. - Pessoas em estado Aspen podem resistir ao tratamento por se sentirem, intimamente, envergonhadas de serem ajudadas no que diz respeito a sua personalidade e também por temerem que seus problemas poderão ser interpretados de maneira crítica.

(13)

- Para os que têm medo do próprio medo e não falam com os outros sobre esse sentimento por ser vago e indefinido.

Crianças:

A criança elabora fantasias, temores naturais e fatores traumáticos, principalmente através de suas atividades lúdicas. Daí a importância da permissão para o brincar. O jogo catártico constitui o melhor recurso egóico do qual ela dispõe, para solucionar seus conflitos de qualquer tipo. A criança que se mostra incapaz de brincar apresenta indícios de sério comprometimento em seu desenvolvimento. Isto simplesmente já é uma indicação para se dar Aspen. Seus medos e temores naturais (conscientes e/ou inconscientes) não estão sendo ab-reagidos e elaborados, podendo desenvolver, gradativamente, uma personalidade em estado Aspen desequilibrado. Neste estado

apresenta, frequentemente, hipersensibilidade, perturbações de sono com pesadelos, terrores noturnos, medo de dormir sozinha, necessidade de luz ao dormir, fuga impulsiva e inesperada (por exemplo, de festas ou

comemorações), inibição da agressividade, enurese, apegos excessivos, etc.

Na puberdade, tal como explicado em profundidade através da teoria de Melanie Klein, as mudanças corporais e o aparecimento da menarca e da ejaculação podem estar acompanhados de intensa ansiedade persecutória, quando se faz necessária a indicação de Aspen. Nestes casos, o adolescente evita o “brincar” tal qual na infância, mas agora foge de festas e de encontros, do namorar e do “ficar”, das rodas de companheiros ou gangues típicas, que buscam desafios e aventuras (viajar, acampar), dos debates no colégio ou em grupos de jovens, onde poderia realizar atividades várias que o ajudariam a organizar-se emocionalmente e socialmente. Enfim, foge do

enfrentamento com o novo período exploratório, próprio da adolescência. Retira-se destas atividades e realizações, isolando-se por medo. Também evita o esporte e a competição. Já o adolescente que se permite realizar os

comportamentos citados está enfrentando o novo e as mudanças que daí decorrem, com qualidades Aspen positivas. O adolescente tipo “bode expiatório” também revela características Aspen em desequilíbrio por absorver demais, ou introjetar em excesso, as projeções do seu ambiente, normalmente do mundo dos adultos, com seus conteúdos não resolvidos.

Sugestões de apoio:

- Realizar atividades físicas e de contato com a terra, como jardinagem, modelagem panificação, artes plásticas... - Evitar tudo que possa perturbar a mente como álcool, filmes de terror, drogas, muita exposição ao sol, etc. - Realizar exercícios de respiração e postura (com ênfase na inspiração).

Aspen - GERAL

Sintomas-chave: medos vagos, inexplicáveis, apreensões, medo secreto de algum mal iminente. Sintomas do bloqueio de energia:

- Medo sem fundamento, dia e noite.

- Súbitos ataques de ansiedade quando a pessoa está só ou no meio de outras pessoas. - Sensação arrepiante de medo, como se a pessoa estivesse enfeitiçada.

- Auto sugestão, ilusões. - A imaginação desembesta.

- Fascínio assustador em relação a fenômenos esotéricos, supersticiosos. - Medo de perseguição, de castigo; medo de alguma força ou poder invisível.

- Pesadelos, a pessoa acorda com medo e tomada de pânico, e não se atreve a dormir outra vez. - Medo de pensamentos e sonhos sobre assuntos religiosos, medo da escuridão e da morte. - Medo dos próprios medos, mas não se atreve a falar sobre isso com ninguém.

- Acessos de ansiedade, acompanhados de tremores, suores, arrepios.

TRANSFORMAÇÃO POSTERIOR:

- Capacidade de entrar em planos mais sutis de consciência, e em decorrência disso, introvisão de linhas de pensamentos esotéricos e religiosos. - Acesso a esferas espirituais superiores. A pessoa sente-se atraída por elas, e sem medo, põe-se a explorá-las, sem atentar para possíveis dificuldades.

(14)

* CARMEM MONARI:

3 Aspen é o confronto com a nossa sombra.

3 Não usar junto com Agrimony.

3 Tem muitas premonições e presságios, como o Red Chestnut (podemos associá-los). 3 Medo da morte e do escuro.

3 Tremores e arrepios pelo corpo.

3 Pânico e depressão (núcleo é o problema com o lado feminino ou com a Mãe). 3 Problemas no pulmão.

3 Muita sensibilidade no plexo solar. 3 Doenças no sangue ; alterações genitais.

3 Pessoas muito racionais, que tentam se espiritualizar e não conseguem. 3 Na terceira idade.

3 A energia do Aspen é a Energia Lunar, do cordão prateado, que é a força do Inconsciente, da

recepção das mensagens do nosso Eu Superior. É a força do Novo, a força do Desconhecido, da Energia da Aventura do Viver. Já o Rock Rose é a energia Solar, fortalecendo nosso cordão dourado, na luta do herói em grandes provas do Consciente.

(15)

Beech

(Grupo: excessiva preocupação com o bem-estar dos outros) Fagus Sylvatica

VIBRAÇÃO da TOLERÂNCIA - Descrição do Dr. Bach

Para os que sentem necessidade de ver mais beleza e bondade em tudo o que os rodeia. E, mesmo que muitas coisas pareçam andar mal, necessitam ter a capacidade de ver o bem crescendo ali, para que possam ser mais tolerantes, indulgentes e compreensivos com as diferentes maneiras com que cada indivíduo e cada coisa caminha até sua perfeição final.

- Descrição Geral

Neste estado emocional as pessoas mostram-se muito rígidas. Possuem critérios muito definidos ao fazer julgamento sobre os outros e tem dificuldade em aceitar seus próprios erros.

OBS: muitas vezes também evidenciado no caso de falta de capacidade crítica (M.S.)

- Dr. Edward Bach Centre

Foi descrito pelo Dr. Bach como o remédio para as pessoas que “sentem a necessidade de parecerem melhores e mais belas em tudo que se refere a elas”. Pessoas Beech - ou pessoas em um estado Beech - são intolerantes com quem não é como elas. Elas carecem de compaixão e entendimento das diferentes

circunstâncias e diferentes padrões que outras pessoas têm, e falham em ver que os outros também estão trabalhando para atingir a perfeição, mas de maneiras diferentes.

Algumas vezes a intolerância de Beech é manifestada como explosões de irritabilidade: o remédio ajuda a encorajar a tolerância e o entendimento, e quando isso acontece então a irritabilidade também desaparece.

- Regis Mesquita Nome popular: faia. Coloração: vermelha. Floração: abril e maio.

Preparação da essência: método de fervura.

Florais de Minas: Mirabilis (Mirabilis jalapa / Bonina).

O perfil de quem necessita desta essência é aquela pessoa cuja crítica, intolerância e arrogância é muito grande. Muitos a consideram “ranzinza”, chata, ranheta, petulante, etc. Aqueles que são mais frágeis sofrem com estas pessoas pois são criticadas e “crucificadas” o tempo todo.

Não buscam as qualidades positivas nas outras pessoas ou situações, mas sim os defeitos. Carecem de humildade e sentem-se superiores. São indivíduos rígidos e tensos que não tentam entender e nem se colocar no lugar do outro. Muitas vezes demonstram um prazer sádico em julgar e condenar.

São pessoas irritadiças que se incomodam com pequenas coisas, como gestos, modo de falar, hábitos, manias, etc. Sua tolerância a estímulos sensoriais (luzes, som, contato físico, dor, etc.) é bem baixa. Na realidade qualquer coisa que fuja daquilo que ele espera e gosta é fonte de irritação (baixa capacidade

(16)

de resistência a frustração). Muitos são racistas.

Como são arrogantes perdem grandes chances de evoluir e aprender na vida, pois carecem da capacidade de percepção e avaliação dos próprios defeitos. São impacientes quando a situação não está de acordo com sua expectativa.

A essência Beech ajuda-os a resgatar sua capacidade de tolerância e compreensão das dificuldades alheias. Ajuda-os a perceber o lado bom das situações e dos outros. Ajuda-os a restaurar a humildade e assim sua capacidade de aprender e superar seus próprios defeitos.

 Para indivíduos excessivamente arrogantes ou extremamente preconceituosos.

- Notas: (Jessica Bear)

Para que sejam mais tolerantes e menos juízes das imperfeições alheias. Frequentemente aquilo que Beech critica ou não tolera é um tema -chave em sua pro blemática. Alergias. Timo e estômago: gratidão.

* Combinações mais comuns (Jessica Bear):

Impatiens: um excelente assistente para os perfeccionistas do tipo Impatiens.

Crab Apple- adicioná-lo para os que são muito exigentes com limpeza.

Vervain: para a intolerância crônica.

Rock Water- para a rigidez.

Chicory: este tipo usa a crítica como uma forma de manipulação, para obrigar as pessoas a satisfazerem seus desejos. Agrimony: para os que são intolerantes com os outros. Para crianças que manipulam por meio de lamentação e choro.

Heather- para a possessão, visando controlar os outros a fim de obter ganhos pessoais.

* Indicadores Adicionais: (M.S.)

3 Bom discernimento; modo de expressão professoral; feições austeras, tenso formalismo.

3 O paciente se queixa de hipersensibilidade do estômago e intestino. * Benefícios (M.S.)

3 Mais compaixão e tolerância.

Florais de Bach & Abordagens Psicoterápicas

(Theresinha Breyer Di Piazza, Ursula Schmeling, Dagmar Konrath Behrmann e Maria Isabel Machado Mutzberg). Indicações:

- Para pessoas intolerantes, de vontade forte e opiniões fixas, arrogantes, que criticam e reprimem os demais, irritadas com pequenas coisas.

- Para pessoas solitárias, que se mantêm distantes interiormente, com hipersensibilidade para com o social e para com o ambiente físico.

- Para pessoas exigentes por ordem, disciplina e eficiência, escravas de horários e normas. - Intolerância a ruídos, à dor, a luzer e odores.

- Hipercriticidade, incompreensão, tensão mental, onipotência, rigidez de pensamento. - Dificuldade de adaptação e relacionamento.

- Conduta perfeccionista, controladora, detalhista, estereotipada e compulsiva. - Maneirismos, isolacionismo e negativismo.

- Prepotência e agressividade encoberta. - Afeto rígido, repressão, “la belle indiference”. - Hipervigilância.

- Hipersensibilidade cutânea.

- Dispepsia, hiperacidez estomacal, dificuldades de digestão. - Constipação intestinal, problemas na vesícula biliar.

(17)

- Sequelas resultantes de rigidez existente no corpo devido a energia nelas concentrada: hipertonia muscular, rigidez e tensão no peito, braços, mandíbula (bruxismo), mãos (aferram os punhos) e parte superior do corpo. - Pode apresentar artrose.

- Distúrbios imunitários.

Precauções:

- É preferível não iniciar um tratamento com Beech para não privá-la de suas defesas, prematura mente.

- O tratamento pode ser iniciado com Holly ou Centaury, que podem fazer aflorar o lado Beech, intolerante e crítico, quando houver.

- Evitar ser metódico sem estabelecer objetivos muito rígidos para não forçar a obsessividade do cliente, usando técnicas ativas.

- O terapeuta deve trabalhar mais tempo com as flores indicadas para pessoas cujo estado emocional se encontra cronicamente alterado, como no caso do Beech.

Crianças:

São as “certinhas”, queixosas, implicantes e intolerantes. Gostam de aliar-se a professores ou figuras de autoridade no controle de tarefas, disciplina e ordem. Chegam a tornar-se “puxa-saco” e “dedurar” seus companheiros em qualquer tipo de arte ou transgressão. Não conseguem ser livres e espontâneas, são menos criativas, são inseguras e carentes, o que escondem por trás de sua falsa segurança e pseudomaturidade.

Sugestões de apoio:

- Demostrar o que sente e pedir ajuda quando necessário. - Fazer as coisas como pode, no seu tempo e do seu jeito. - Ser mais delicado, bondoso consigo e com os demais.

- Tomar consciência de que cada um vê uma parte do todo e não podemos nos arrogar de donos da verdade; que somos uma pequena parte dentro de um ser muito maior, buscando um sentimento de unidade e harmonia. - Fazer relaxamento, exercícios físicos, para atenuar a rigidez interna e externa, brincar, dançar, soltar-se... - Aprender a não projetar nos demais seus sentimentos negativos e apreensões.

- Buscar dentro de si e dos outros os reais valores, mesmo em meio aos defeitos, incrementando a capacidade de percepção do todo.

Beech - GERAL

Sintomas-chave: Atitude crítica, arrogância, intolerância. Criticar sem ter a menor idéia dos pontos de vista e da situação dos outros. Sintomas do bloqueio de energia:

- Incapaz de mostrar compreensão nem paciência pela incompetência alheia.

- Incapaz de perceber os sentimentos dos outros, uma vez que os seus próprios sentimentos estão bloqueados. - Arvora-se em juiz dos outros, vendo-lhes os erros e confirmando-os.

- Só vê o que está errado numa situação, as fraquezas, incapaz de enxergar os resultados positivos que podem sobrevir.

- Não toma em consideração o fato de que nem toda a gente tem as mesmas vantagens e potenciais, e que cada pessoa só pode desenvolver-se de acordo com o próprio potencial interno.

- Tem princípios firmes, estreitamente definidos, e procede interiormente como um severo capataz. - Reage mesquinha, pedantemente, e às vezes, de maneira desajeitada.

- Pequeninos gestos e maneiras de falar dos outros irritam-no, o grau de irritação não tem relação alguma com a causa. - Tenso por dentro, rígido.

- Hipercrítico, propende a manter-se isolado dos seus semelhantes.

TRANSFORMAÇÃO POSTERIOR:

- Acuidade mental, capaz de captar os diferentes padrões de comportamento humano e desenvolvimento individual. - Tolerante, com os pés no chão, reconhece a unidade na diversidade.

(18)

* Revista Brasileira de Terapia Floral:

3 Beech resgata a tolerância, a compreensão e a habilidade de tecer críticas construtivas. Elimina o mau humor e a sisudez.

3 Estimula a respeitar as diferenças, conscientizar-se de que ninguém - nem mesmo ele- é perfeito, e aceitar isso.

3 Inspira a prestar mais atenção às qualidades do que aos defeitos dos outros, dissolvendo a mania de julgar e criticar.

3 Diminui a arrogância dos que se comportam assim para se protegerem das humilhações e decepções que estão sujeitos a sofrer, vítimas de racismo ou preconceitos sociais.

3 Quebra as barreiras emocionais de quem tem d ificuldade de expressar o que sente, por receio de parecer um fraco.

3 Ensina a pessoa a olhar para dentro de si, entrar em contato com suas experiências e emoções mal resolvidas, e digeri-las, a fim de que isso não se somatize em forma de problemas digestivos e tensão no peito, braços e mandíbula.

3 Traz maleabilidade e soltura ao tipo exigente, que vive reclamando, sempre impaciente demais com os erros alheios. Dissolve a rigidez e equilibra as emoções que podem gerar desde cansaço e dores nas pernas até problemas de coluna, artrose, artrite, cálculos renais ou biliares e hipocondria.

3 Conscientiza a pessoa sobre sua atitude mental super crítica e sobre o poder da palavra. Essa força pode levá-la a promover o crescimento pessoal de alguém, mostrando-lhe no que deve melhorar, ou então machucar e aniquilar a pessoa, usando sua língua ferina e afiada. A falta de equilíbrio entre essas polaridades costuma causar problemas de garganta.

3 Convida o moralista e os donos da verdade a ouvir o que os outros têm a dizer.

* CARMEM MONARI:

3 Beech é um grande floral para relacionamentos familiares e profissionais. Ele trabalha a

Sabedoria que vem do coração para ajudar em todos os sentidos da educação, seja familiar ou escolar, desenvolvendo as qualidades da tolerância e do discernimento. No nível da educação no lar, ele ajudará os pais a transmitirem suas vivências e a conseguirem despertar o potencial positivo e a individualidade em seus filhos, respeitando suas opiniões. Trabalha o nosso lado interno do Pai Conselheiro e

Orientador, aquele que nos acolhe em seus braços para nos ouvir e transmitir sua sabedoria. 3 Tensão e rigidez no quadril e lombar.

3 Falta de respeito pelo limite da mente do outro. 3 Medos de doenças (combinar com outros florais). 3 Pode somatizar nos genitais (miomas, hemorragias). 3 Trabalha o Pai interno (proteção).

(19)

Centaury*

(Grupo: sensibilidade excessiva a influências e opiniões) Erythroea Centaurium

VIBRAÇÃO da AUTODETERMINAÇÃO - Descrição do Dr. Bach

Para pessoas delicadas, silenciosas e suaves, que se mostram demasiadamente ansiosas em servir aos demais. Supervalorizam a própria força na ânsia de agradar.

Seu anseio cresce de tal modo que elas se convertem mais em escravos do que em voluntários no auxílio aos outros. Sua bondade as leva a cumprir mais tarefas do que lhes é possível fazer e, assim, a descuidar da sua própria missão nesta vida.

- Descrição Geral

Pessoas com a personalidade centaury geralmente tem dificuldade em impor sua vontade, suas idéias e são facilmente dominadas . Espera que os outros lhe digam que atitudes tomar e quais caminhos devem seguir. A essência vai ajudar a despertar as características positivas reconhecendo a própria individualidade sem se influenciar pelas opiniões alheias.

- Dr. Edward Bach Centre

É para as pessoas que têm dificuldade em dizer “não” às outras. Algumas vezes pessoas cruéis tirarão vantagem disso, e o Centaury se tornará como um escravo. O remédio não vai endurecer a personalidade do Centaury. Ao invés disso ele dará suporte ao desenvolvimento da coragem e auto-determinação para que a pessoa Centaury esteja mais apta a delinear um limite e ganhar espaço onde possa ser si mesma e livre dos desejos e comandos dos outros.

- Regis Mesquita

Nome popular: centáurea menor. Coloração: rosa.

Floração: junho, julho, agosto e setembro. Preparação da essência: método solar.

Floral de Minas: Ruta (Ruta graveolens / Arruda).

Para aquelas personalidades fracas e inseguras que se submetem à influência dos outros.

Geralmente são pessoas prestativas, obedientes, de boa índole e boa vontade, que na ânsia de agradar esquecem de suas próprias necessidades. Não conseguem dizer não e nem colocar limites. Muitas vezes tornam-se capachos de pessoas inescrupulosas que se aproveitam de suas fragilidades.

São pessoas que evitam disputas e que se moldam ao que supõe seja o esperado delas. Muitas

vezes chegam a copiar gestos, modos de falar, modo de se comportar e idéias daqueles a quem servem. Os desejos alheios tornam-se os seus desejos, a vida dos outros a sua vida. Uma pessoa pode dizer: “depois que meu pai morreu, minha mãe me deu a incumbência de cuidar dela. E ainda hoje, tudo que eu faço na vida é cuidar dela.” Estes indivíduos abandonam seu próprio caminho na vida, e com isto perdem grande parte da alegria e da experiência que poderiam adquirir nesta vida. Como acumulam muitas responsabilidades é comum reclamarem de cansaço. Normalmente possuem baixa vitalidade.

(20)

Elas buscam agradar ao próximo e receber em troca reconhecimento e aprovação. Possuem egos frágeis e dependentes do afeto alheio. Nestas pessoas encontramos o desejo de ajudar e servir sendo utilizados de forma errada.

A essência Centaury ajuda-os a sair da dependência e reassumirem o controle de suas vidas. Elas devem aprender a saber quando dizer sim e quando dizer não e ter força interior para decidir o que é o melhor para a realização de sua missão de vida.

 Questões de co-dependência muitas vezes estão presentes.

- Notas: Jessica Bear

O engano do tipo Centaury é achar que é seu dever sacrificar-se (ou renunciar à sua vontade) para ser útil e ajudar seus semelhantes. Então, se diminui com o intuito de acrescentar algo a outrem. Isto não acrescenta nada.

* Indicadores de Centaury (Jessica Bear):

3 não podem dizer “não”. Pessoas obsequiosas.

3 não vivem para si mesmos, mas morrem pelos outros.

3 esperam até que todos estejam servidos. Ajudam na limpeza.

3 mães por natureza. A família é muito importante. * Uso em combinações (J.B.):

3 sucesso- para não serem passados para trás no trabalho.

3 rompimentos- aprenderem a viver por si mesmos.

3 hábitos- o poder de dizer “não”.

3 energia- quando se exaurem em favor dos outros.

3 ataques psíquicos- para manter a vontade. * Indicadores Adicionais (M.S.):

3 O paciente parece fraco, frágil, pálido ou cansado.

3 O paciente mostra pouco interesse pelo rumo de sua p rópria vida. * Benefícios (M.S.):

3 Estabelecer limites. Conhecer melhor suas próprias necessidades e expressá-las.

Centaury - GERAL

Sintomas-chave: vontade enfraquecida, reação exagerada aos desejos dos outros, boa índole facilmente explorada, incapaciadde de dizer não. Sintomas do bloqueio de energia:

- Passivo, vontade fraca, guiado por outros. - Individualidade mal desenvolvida.

- Disposto, obediente, servil, até subserviente. - Reage mais aos desejos alheios do que aos seus.

- Permite que o desencaminhem, no desejo de agradar, a ponto de negar-se a si mesmo em casos extremos. - Às vezes um mártir.

- Mais escravo do que auxiliar consciente.

- Vive sob o jugo ou dominação de outra personalidade meio egoísta - pais, cônjuge, superior, etc. - Deixa-se persuadir facilmente.

- Natureza dócil, facilmente explorada.

- Muitas vezes Gata Borralheira para os outros, ou mero capacho.

- Adota inconscientemente gestos, expressões e opiniões de uma personalidade mais forte. - Facilmente cansado, pálido, usado até a exaustão.

- Evita disputa, não defende os próprios interesses. - Tende a dar mais do que tem.

(21)

- Perigo de não realizar sua verdadeira missão.

TRANSFORMAÇÃO POSTERIOR:

- Sabe quando dizer sim, mas também é capaz de dizer não, se necessário.

- É capaz de integrar-se bem em grupo, etc., mas preserva sempre a própria identidade. - Presta serviços sábia e discretamente, seguindo seus próprios objetivos interiores. - É capaz de viver de acordo com sua verdadeira missão.

* CARMEM MONARI:

3 Centaury é o simbolismo de Chiron: sente o sofrimento na carne. O Centaury provoca catarse em

nossa ferida. Portanto, para melhorar o nosso sofrimento emocional, muitas vezes elimina pela pele (erupções) ou gripes, etc.

3 O Centaury não consegue esconder seu sofrimento. 3 Tem duas grandes tendências auto-destrutivas:

- Depressão

- Doenças auto-imunes 3 Tem dores de grande intensidade.

3 Somatização frequente na pele, principalmente no tronco (lembrar do Star of Bethlehem e Wild Oat para ajudar na cicatrização).

3 Para ajudar na valorização do Eu, lembrar do Crab Apple e Wild Rose. 3 Para ajudar a fortalecer a palavra, lembrar do Scleranthus.

3 Dificuldades na digestão (fraqueza do Eu).

3 Tensão na musculatura abdominal, dos quadris e coxas (área do centauro).

3 Nos casos em que há reação com a saída das raivas, mágoas e tristezas, não é oportuno dar o Beech, mas sim ajudar a superar essa fase com Holly, Willow, Cherry Plum ou Star of Bethlehem.

3 Walnut ajuda o Centaury a preservar a individualidade.

3 Não consegue dizer “não” por sua submissão ao outro; tem medo de perder seu carinho, sua aprovação. Uma característica sua é a fraqueza, pela personalidde fraca ou dominada.

(22)

Cerato*

(Grupo: para os que sofrem de indecisão) Ceratostigma Willmottiana

VIBRAÇÃO da SEGURANÇA INTERIOR - Descrição do Dr. Bach

Para os que não têm bastante confiança em si mesmos para tomar as próprias decisões. Estão constantemente pedindo conselhos aos outros, sendo muitas vezes mal-aconselhados.

- Descrição Geral

Pessoas com pouca confiança em si próprias. Tendem a duvidar de sua capacidade de julgamento. Tendência a imitar atitudes dos outros não assumindo responsabilidade por suas experiências. A essência do cerato vai devolver a autoconfiança e ajudar a lidar com o sentimento de incapacidade.

- Dr. Edward Bach Centre

Este é o remédio para pessoas que temem falhar em seu próprio julgamento. Deparadas com a necessidade de tomar uma decisão elas não se comportam como Scleranthus, que hesita e não toma a decisão, porque eles podem tomar uma decisão sem ter muita complicação. Mas tendo feito, então as dúvidas se arrastam e eles não têm certeza se o que decidiram está certo. Então eles vão por aí perguntando pelas opiniões e conselhos de outros. Terminam sem esperança e confusos ou fazendo algo que sabem em seus corações que não é o certo para eles.

Cerato é o remédio que dá à pessoa um estado de mais fé em seu julgamento, então ela pode ouvir sua voz interior e confiar em sua intuição.

- Regis Mesquita

Nome popular: plumbago. Coloração: azul.

Floração: agosto e setembro.

Preparação da essência: método solar.

Florais de Minas: Emilia (Plumbago capensis / Bela-emília).

O tipo psicológico daqueles que necessitam de Cerato corresponde à pessoa que possui fraca convicção, que tem dúvidas na tomada de decisão (por mais simples que seja), e é dependente, passivo e sugestionável. Constantemente mudam de opinião, uma vez que é sempre difícil escolher entre as opções que a vida lhe oferece. Seu erro é não confiar em sua intuição e no seu conhecimento.

Possuem uma opinião própria, mas não confiam nela. Ficam, assim, requisitando a opinião dos outros e acabam seguindo o que lhes é aconselhado. Muitas vezes admitem que erraram ao seguir a opinião alheia em vez da sua própria. Mas não aprendem a confiar em si e voltam a cometer o mesmo erro.

Se ficam doentes, estão sempre inclinados a experimentar um novo tratamento que lhes recomendaram. Se vão comprar uma roupa sentem-se mais seguros se compram algo que está obviamente na moda. Desta forma estão sempre seguindo e imitando os comportamentos e idéias alheias.

(23)

A essência do Cerato vai ajudar este tipo a desenvolver uma forte convicção interior, segurança, liberdade de escolha e de pensamento.

A dúvida do tipo Scleranthus é decidir entre duas alternativas. Quando decide é uma decisão pessoal. As dúvidas do tipo Cerato acontece por ele não confiar em sua própria opinião e pedir ajuda aos outros para

decidir. Normalmente segue a opinião alheia.

- Notas: Jessica Bear

O engano de Cerato é crer que o sentimentalismo é legítimo. Acreditam nisso tão radicalmente que, sem essa constante estimulação em suas vidas, acham que não há vida. Consequentemente, atraem naturalmente para si muitos relacionamentos difíceis, com o objetivo de produzir emoções.

* Indicadores de Cerato (Jessica Bear):

3 fazem perguntas impossíveis de responder.

3 correm de um conselho para o outro ou de um médico para o outro.

3 têm medo de serem punidos por estarem errados.

3 sentem-se estúpidos; crédulos; ingênuos.

3 vítimas fáceis dos dominadores por não acreditar em sua própria sabedoria.

3 são, com facilidade, enganados mental e emocionalmente. Têm dificuldade em se manter firmes.

3 vampiros de energia.

3 são bobos do amor. Para as mulheres muito lindas ou iludidas por um homem charmoso.

3 complexo de Messias. Para os que acreditam que todos possam ser redimidos.

3 idealistas da humanidade.

3 para mulheres e homens que amam demais. * Uso em combinações (Jessica Bear):

3 relacionamentos- os ingênuos.

3 hábitos- para não desviarem da trilha.

3 aprendizado- distraem-se nos estudos.

3 vampirização- ligam para todos os amigos.

3 influenciáveis - facilmente explorados.

3 ansiedade (fórmulas)- mergulhados em confusão.

3 opressão- facilmente influenciados. * Indicadores Adicionais (M.S.):

3 Grande necessidade de falar.

3 Roupas no rigor da moda.

3 Sempre com as informações mais atualizadas.

3 Forte crença na autoridade. * Benefícios (M.S.):

3 Reconhecer a própria intuição e confiar nela.

(24)

Florais de Bach & Abordagens Psicoterápicas

(Theresinha Breyer Di Piazza, Ursula Schmeling, Dagmar Konrath Behrmann e Maria Isabel Machado Mutzberg). Indicações:

- Para os que não confiam em sua própria intuição e duvidam de suas decisões e julgamentos. Repetidamente buscam a confirmação e os conselhos dos outros.

- Para os que são do tipo “Maria vai com as outras”. Seguem modismos e opiniões alheias.

- Para os que falam muito, imiscuem-se nas conversas alheias, fazem muitas perguntas e deixam os outros irritados. - Para os que têm excessiva fome de informações, mas não utilizam os conhecimentos que possuem.

- Para os que não acreditam no seu saber. Perguntam exatamente aquilo que já sabem para confirmar o seu conhecimento.

- Diminuição da atenção concentrada.

- A memória pode estar comprometida por dificuldades na fixação da atenção.

- Expressão verbal comprometida por causas afetivas (questionamento contínuo que não leva a conclusões e resoluções).

- Pensamento predominantemente lógico, porém de cunho mágico (pouco sujeito à lógica e aos fatos reais objetivos e de raciocínio não conclusivo, dificuldade em aprender com experiências vividas).

- Pensamento egocêntrico, vincula-se mais à realidade subjetiva do que à realidade objetiva. - Empobrecimento da capacidade de julgamento crítico.

- Leve tendência à fuga de idéias.

- Ansiedade, tensão, inquietude mental, ambivalência, insegurança.

- O afeto tende à hipomodulação, pela dificuldade de ligar-se em profundidade.

- Multitendência ou multivalência na conduta, em função de sua imaturidade e vulnerabilidade (impulsos que se fazem conscientes simultaneamente).

- Mostra uma obsessividade através de seus inesgotáveis questionamentos. - Disfunções endócrinas.

- Tensão na região occipital, envolvendo boca, garganta, cordas vocais, traquéia, nuca e vértebras cervicais. - Inflamações e infecções em geral.

- Dificuldades no sistema digestivo, envolvendo assimilação, elaboração e eliminação de alimentos. - Problemas nas articulações: ombros, joelhos, tornozelos, articulação coxo-femoral, etc.

- Problemas no aparelho respiratório.

Precauções:

- Útil nas crises de identidade, de questionamento e de reavaliação da vida, como na adolescência, meia idade, terceira idade...

- Para os que têm dificuldades em comunicação oral e escrita.

- Em crianças libera o potencial da mente para o aprendizado e reduz a tendência à dispersão e à imaturidade. - Auxilia no medo do escuro e nos pesadelos noturnos.

- Para terapeutas ou profissionais que necessitam desenvolver uma boa escuta de si mesmos e dos outros.

- Aconselhado nos problemas alérgicos e suas complicações, desencadeados por emoções em desequilíbrio como: rinites, hipertrofia da adenóide, sinusite, amigdalite.

- Para problemas de obstrução das vias aéreas que dificultam a oxigenação cerebral. - Nas psicoses, diminui a dispersão, auxiliando na concentração.

- Algumas pessoas não devem iniciar um tratamento tomando Cerato, pois esta essência faz “mergulhar muito fundo”, podendo causar pesadelos. É recomendado, nestes casos, começar com Centaury, que dará à pessoa uma consciência maior para o corpo e uma base para a manifestação da intuição bloqueada. Também Larch pode ser necessário para proporcionar que a sabedoria bloqueada seja colocada em ação.

Crianças:

Desde pequenas tendem a ser superprotegidas ou criticadas. Demoram a aceitar a substituição do leite pelos alimentos salgados e a abandonar a mamadeira e a chupeta. Verbalmente foram estimulados, mas sem uma correspondente permissão interna da mãe, para crescer. Por isso também andam e falam mais tarde, mas, quando o conseguem, mostram uma independência motora e cognitiva rápida, como que buscando compensar a

dependência subjacente. Da mesma forma, aprendem com facilidade o controle dos esfíncteres, mas mais para agradar, com submissão, do que para exercitar sua maior independência.

(25)

A criança em estado Cerato não aprendeu a vivenciar o grupo, a renunciar, a esperar, a colaborar, a competir, a dar sugestões, a ser liderada e liderar, a trocar papéis, etc.

Evitam as concorrências de fato, com adversários poderosos (irmãos, pais, amigos), pois no fundo sabem que não estão preparados para aprender de fato com as derrotas e/ou vitórias. Todo esse funcionamento tende a se repetir na escola, onde é exigido que construa tarefas e contribua com seu grupo.

Outra característica é a de se dar a brincadeiras solitárias, a sonhos e devaneios. É aí que consegue ser alguém forte e independente, uma criança especial ou um “príncipe”.

Demora mais para experimentar a busca da própria identidade, por exemplo, não querendo esco

lher a própria roupa, pedindo que alguém diga com quem pode “ficar” ou “namorar”, aceitando uma carreira profissional imposta pela tradição familiar, adotando conceitos ou posicionamentos políticos e sociais sem contestá-los, enfim, mostrando a mesma fragilidade emocional, em termos de negativismo e autonomia, que já vivenciou na primeira infância.

Costuma viver uma adolescência muito prolongada, com dependência sócio econômica que excede as suas aquisições intelectuais. Mesmo já possuindo formação superior, demora muito mais para desgarrar-se da família. São aspectos narcisistas e regressivos que lhe custa muito a abandonar.

Sugestões de apoio:

- Aprender a usar e valorizar o conhecimento que possui.

- Ouvir a própria intuição, deixando de lado a imitação de atitudes alheias, os modismos e o armazenamento de muitas informações não usadas. Colocar em prática sua própria sabedoria.

- Não permitir que ninguém reprima suas energias, opiniões, idéias, conceitos, ideais. Aprender a perguntar-se e a responder-se, a pensar no que exatamente deseja.

- Permitir a abertura para o real recebimento de afeto, toque, carinho e amor.

- Realizar exercícios respiratórios que auxiliam a entrar em contato com o seu Eu Superior e com a natureza. - Realizar passeios, meditação, em ambientes abertos, em comunhão com a natureza.

- Fortalecer o físico com trabalho corporal, como por exemplo, natação, caminhadas...

- Realizar meditação sobre sons. Ouvir Mozart, Vivaldi, Bach... músicas bem estruturadas em relação à harmonia de composição.

Cerato - GERAL

Sintomas-chave: Falta de confiança nas próprias decisões. Sintomas do bloqueio de energia:

- Não confia nos próprios julgamentos. - Pede constantemente conselhos aos outros.

- Fala muito, dando nos nervos de outras pessoas, ao meter-se na conversa fazendo perguntas. - Tem sede excessiva de informações.

- Os conhecimentos são acumulados mas não usados. - Deixa que as decisões dos outros o tornem inseguro.

- Permite a si mesmo ser desencaminhado, contra a sua própria maneira de pensar e para sua desvantagem. - Precisa da aprovação dos outros.

- Suas opiniões são incertas, mutáveis, vacilantes. - Parece crédulo ou simplório, até estúpido. - O sentimento de identidade é fraco.

- Aprecia a convenção, e quer saber o que há “dentro” dela. - Propende a imitar atitudes alheias.

- Concentração fraca, em virtude de falta de confiança no próprio julgamento. - Como não confia nos outros, tampouco confia no próprio julgamento.

TRANSFORMAÇÃO POSTERIOR:

- Intuitivo e capaz de entusiasmo, curioso, ávido por aprender. - Capaz de coligir informações, organizá-las e usá-las. - Sente-se feliz transmitindo conhecimentos.

- Boa coordenação do pensamento abstrato com o concreto.

(26)

- Procede judiciosamente.

* CARMEM MONARI:

3 Diferenciamos o Clematis do Cerato porque o Clematis tem um olhar sonhador, e o Cerato tem

um olhar penetrante de dúvida, em busca das respostas dentro do outro. 3 Podem ter problemas nos dentes e parte óssea.

3 Podem ter problemas de aprendizado e dificuldades de comunicação e expressão, apresentando certa imaturidade no corpo e na mente (ajudar com Chestnut Bud).

3 Linguagem confusa e abundante, buscando a compreensão do outro (diferente de Heather, que é o centro das atenções).

3 Somatização frequente na audição. Podem ter hipertrofia nas adenóides, otites, sinusites e rinites. 3 Se costumam ter pesadelos, tomar o Cerato durante o dia para trabalhar os conteúdos inconscientes enquanto estão acordados, principalmente se a pessoa tem estrutura física frágil. Nos casos de medo da escuridão, idem (associando com o Mimulus).

3 CRIANÇAS CERATO: olhar marcante, grandes olhos. Dificuldades no desenvolvimento estrutural e intelectual. Introvertidas e solitárias. Aparência imatura. Podem precisar do auxílio de Chicory. Também aqueles que falam e perguntam demais, mas ficam na superfície. Estimular o trabalho corporal.

(27)

Cherry Plum

(Grupo: para os que sentem medo) Prunus Cerasifera

VIBRAÇÃO da SERENIDADE - Descrição do Dr. Bach

Para quando se tem medo que a mente se esgote, de que se perca a razão, de que se faça coisas espantosas e horríveis, indesejáveis e prejudiciais, embora se pense nelas e se sinta impelido por elas.

- Descrição Geral

Esse Floral irá ajudar as pessoas que tendem a perder o controle sobre seus pensamentos e ações. Neste estado emocional podem apresentar impulsos violentos contra si mesmo e os outros tornando-se batante deprimidas.

- Dr. Edward Bach Centre

É um dos remédios que o Dr. Bach agrupou sob o título de “Medo”. O medo Cherry Plum é muito específico: é o medo de perder o controle de si mesmo e fazer algo terrível, que pode incluir ferir outros ou se suicidar. Cherry Plum é também o remédio para a perda de controle quando ela já tem lugar. (Pense no medo de uma criança pequena numa briga de fúria irracional). Medos de enlouquecer e de agir irracionalmente são medos Cherry Plum. Ele é um dos ingredientes do Rescue Remedy.

- Regis Mesquita Nome popular: cerejeira. Coloração: branca. Floração: fevereiro a abril.

Preparação da essência: método de fervura.

Floral de Minas: Psidium (Psidium virescens / Gabirobeira).

Cherry Plum ajuda aqueles que temem perder o controle sobre seus atos e atitudes. Eles temem pelo que possa vir a acontecer se isto se concretizar. Uma pessoa em desespero, que perde o controle sobre si, é capaz de se matar ou de matar alguém. Eles sabem disto e pressentem que o limite de resistência de sua mente está próximo. Normalmente esta situação acontece quando a pessoa está desesperada, deprimida ou passando por situação de muito sofrimento. Uma paciente relata que “depois que meu filho morreu, nas horas que a tristeza vem mais forte, eu penso que a única solução é me matar para acabar com essa dor. Eu tenho medo de acabar fazendo isto...”.

Alguns pacientes podem se definir como uma bomba ambulante, relatam que estão quase perdendo a cabeça ou que sentem que vão ficar loucos. Todos estes termos demonstram que eles temem sofrer um colapso nervoso. Eles temem mais ainda as consequências que este fato pode gerar: loucura, suicídio, agressão a entes queridos ou pessoas que são próximas e várias outras coisas terríveis.

Estas pessoa também estão sujeitas a explosões emocionais, pois seu nível de tensão interior está muito elevado. Crianças que fazem birra são particularmente auxiliadas por esta essência.

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho objetiva apontar algumas influencias da atividade física na promoção da qualidade de vida e bem estar dos portadores do HIV, uma vez que o

Para tal, serão expostas hipóteses explicativas relativamente aos potenciais fatores que possam influenciar as decisões de financiamento das empresas,

* Pode ser feita a substituição do fermentador e maturador pelo fermentador cônico. A diferença (R$) será incluída no valor

O desenvolvimento acentuado dessa nova modalidade, observado nos últimos anos, provocou questionamentos, principalmente dos Estados das Regiões Norte, Nordeste

Só não foi possível, segundo os dados coletados, verificar-se associação entre personalidade do consumidor e estilos de decisão de compra adotados, nos casos de

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.. Interações medicamento-medicamento: O ácido ascórbico interage

Santos, Maria Cristina Nogueira Godinho dos Tratado de medicina floral: sugestões para prescrição das essências florais dos sistemas:.. Bach, Minas, Austrália e Saint

Para Florais de Bach e Produtos de Homeopatia e de Revenda (não manipulados pela Pharmakon) o desconto é de 10% à vista, ou parcelado em até 6 vezes no cartão de crédito.