• Nenhum resultado encontrado

Sintomas-chave: atitude possessiva, interferindo excessivamente e manipulando secretamente. Exigindo apoio total dos circunstantes e caindo na automiseração

quando não vê satisfeita a sua vontade.

Sintomas do bloqueio de energia:

- Egoísta, dominador, exige muito, o que enerva os outros.

- Presta atenção às necessidades, desejos e progressos da família e do círculo de amigos, como disciplinador menor. - Sente prazer em fazer comentários constantes sobre coisas, corrigindo, criticando.

- Precisa ter “entes queridos” à sua volta, como uma corte, a fim de lhes monitorar e dirigir discretamente a vida. - Faz tudo pelos outros, obrigando-os praticamente a aceitar suas boas ações. Note: “Você o terá, ainda que isso o mate!” - Egoísmo, amor condicional. Eu o amo, contanto que...

- Com certo orgulho íntimo de propriedade, brinca com a afeição oferecida pelos outros.

- Brincando de diplomata, manipula e habilmente consegue angariar a vontade de outrem, ou conservar sua influência sobre ele. - Chantagem emocional.

- Quer manter laços emocionais que já tiveram o seu momento, como por exemplo o relacionamente entre mãe e filho, a situação entre a noiva e noivo, etc. - Acha difícil perdoar e esquecer.

- Medo secreto de perder amigos, relações ou propriedade. - Sente-se facilmente desprezado, deixado para trás ou ferido. - Exagera na descrição do seu suplício.

- Pode recorrer à doença, em determinadas ocasiões, para ganhar simpatia ou lograr os seus fins.

- Fica muito zangado quando as coisas não correm de acordo com os seus desejos, possivelmente bancando o mártir; pode debulhar-se em lágrimas diante da ingratidão alheia.

- Fala do que “o outro me deve”.

- Supermães, seguram com firmeza as rédeas da família.

- Crianças constantemente necessitadas de atenção, não gostam de ver-se independentes, agarram-se, etc. - Evita o contato físico com os outros.

TRANSFORMAÇÃO POSTERIOR:

- A “mãe eterna” (arquétipo).

- Dedica-se aos outros com muito amor e devoção. - Dá sem nada esperar em troca ou sem precisar disso. - Calor, bondade, sensibilidade, seguro de si.

- Proporciona segurança e um sentido de proteção aos outros.

* CARMEM MONARI:

3 Chicory age desgrudando as raízes profundas que o nosso Eu prendeu pelas carências. Que os nossos

sentimentos não nos engulam. Preenche o Vaso de Base. 3 Preenche nossas perdas e abandonos.

3 Olhar marcante (olhos escorpioninos).

3 Somatizações no trato genital e digestivo (constipação). 3 Desapego de órgãos retirados em cirurgias.

3 Problemas nos rins e/ou infecções no trato urinário.

3 Desapego em relacionamentos, inclusive nos homosexuais. 3 Para as meninas irritadas, ansiosas e agitadas.

3 Para os homens possessivos e ciumentos.

3 Chicory + Aspen = quando o vazio do vaso da base gera pânico. 3 Nas fases de mudança hormonal feminina: menarca/menopausa. 3 Não usar em pacientes terminais ou muito debilitados.

3 Mulheres: possessividade com insatisfação (+ Heather), descrença em sua capacidade feminina (+

Larch), cansaço no baixo ventre e dor no quadril (+ Hornbeam - não usar no período menstrual). 3 CRIANÇAS CHICORY (c.m.): que sofreram o abandono, para ajudar no desmame e retirada da

chupeta. Se a criança é muito apegada à mãe, as duas devem tomar Chicory.

3 Podemos combinar o Chicory a outras essências, para nos ajudar a ter o entendimento da

nossa Mãe Interna:

3 Nas pessoas que vêem a mãe como uma sombra ou não sabem quem é sua mãe verdadeira, ou seja, nos casos de filhos que não aceitam a mãe adotiva e vivem à sombra da mãe biológica (a que os gerou). Nunca estão felizes, podem se sentir insatisfeitos, vazios, porque não receberam o amor da mãe adotiva, por mais que ela os ame e doe o seu amor, eles não querem receber. A sombra atrapalha tudo. Neste caso é importante trabalharmos o floral Aspen, que desvelará a sombra da mãe do inconsciente, e o

Chicory para preencher seus vazios e a carência, doando o amor de Mãe Divina para os acolher e

sentirem-se amados. Toda pessoa adotiva sempre tem uma ligação muito forte com sua mãe biológica. Se não resolver esse problema de rejeição, formará um vazio que será muito difícil de ser preenchido por qualquer outra mãe.

3 Nos casos que a mãe morreu, por exemplo, quando a criança nasceu, ela será criada por outra pessoa, mas o vazio da mãe que se foi poderá ser preenchido com o Chicory e daremos o Star of Bethlehem para o trauma da perda.

3 Naqueles casos em que a mãe abandonou os filhos, deixou-os com o pai ou com outra pessoa, ficará a ausência da Mãe, novamente o Chicory será o floral de como cada pessoa reagiu perante o abandono. Nestes casos também pode se criar uma sombra sobre esta mãe e novamente podemos associar o

Aspen.

3 Naqueles que mataram a Mãe interiormente, que têm ódio dela por algo que ela lhes fez, devemos nos lembrar da associação dos florais Holly e Chicory. O Holly fará com que perdoem sua mãe. Como já disse, o maior crime que alguém pode cometer é matar a mãe; estará matando parte de si mesmo, o seu interior ficará morto.

3 Naqueles para quem a Mãe é um modelo de Anima do homem, que se fixa nesse modelo e nunca encontrará uma mulher que a supere, pois eles têm um sentimento doentio pela mãe. Lembremo-nos do

Chicory para trabalhar a mãe interna verdadeira e o desapego à mãe, com o intuito de ele buscar uma

mulher como companheira. E a ajuda do floral Wild Rose para auxiliá-lo a sair da apatia e da

resignação da vida, para trabalhar a Anima desse homem dando-lhe luz e fazendo com que ele se abra para um feminino exterior.

3 Para as mulheres que necessitam de uma estruturação do seu Modelo Feminino, quando o Vaso de Base está sem energia, é importante lembrar a associação dos florais Hornbeam e Chicory; por exemplo, uma mulher que fez uma cirurgia ginecológica e retirou o útero, os ovários e fica o vazio da retirada dos órgãos, o Chicory será muito importante e o Hornbeam ajudará a estruturar o espaço vazio e dará energia criativa para o Vaso de Base material que ficou ausente, trabalhará o espaço energético.

Clematis*

(Grupo: falta de interesse pelas circunstâncias atuais) Clematis Vitalba

VIBRAÇÃO do IDEALISMO CRIATIVO - Descrição do Dr. Bach

De grande utilidade para as pessoas sonolentas, indolentes, que nunca estão totalmente despertas, nem demonstram grande interesse pela vida. Para pessoas paradas, que não estão muito felizes com a situação em que se acham, e que vivem mais no futuro do que no presente, alimentando esperanças de que cheguem melhores dias, quando seus ideais tornar-se-ão realidade. Algumas dessas pessoas, quando estão doentes, se esforçam muito pouco para se recuperar e, em alguns casos, chegam a desejar a morte, na esperança de tempos melhores ou de encontrar uma pessoa querida que tenham perdido.

- Descrição Geral

Pessoas com grande dificuldade de concentração e de viver o presente devido à falta de interesse pelas coisas. Aquelas pessoas que parecem estar sempre com o pensamento distante e tem dificuldade em memorizar.

- Dr. Edward Bach Centre

É para pessoas cuja mente tende a fugir do presente para fantasiar o futuro, ou para versões alternativas do presente. Muitas vezes seus sonhos são de um futuro de grande sucesso, empreendimentos criativos e aquisições, mas o perigo da pessoa neste estado é que seus sonhos permanecerão fantasias pois a pessoa Clematis não está suficientemente ancorada na realidade para fazer acontecer.

O remédio ajuda a trazer esta pessoa para a terra e para si mesma para que possa construir castelos na terra em vez de no ar.

Algumas vezes o estado Clematis é confundido com o estado Honeysuckle, mas de fato os dois são realmente diferentes. No estado Honeysuckle a pessoa está vivendo em fantasias nostálgicas do pessado ou revivendo velhos pesares; mas a pessoa Clematis tende a imaginar o futuro.

Clematis é um dos ingredientes do Rescue Remedy, onde é utilizado para ajudar na confusão, iluminando sentimentos que podem aparecer em momentos de emergência.

- Regis Mesquita Nome popular: clematis. Coloração: branca.

Floração: julho a setembro.

Preparação da essência: método solar.

Existem pessoas que não conseguem se fixar no aqui-agora. Elas estão sempre “voando”, buscando nos sonhos o prazer que não conseguem desfrutar no presente. Acabam vivendo superficialmente o presente, e por isto tem dificuldade em guardar detalhes. A memória fica, assim,

prejudicada.

Como são distraídos, estão mais propensos a se envolverem em acidentes. Cair, trombar, cortar, etc. tende a ser mais comum neste tipo de personalidade. Sua capacidade de concentração é baixa, o que pode levar a baixos resultados na aprendizagem.

Eles vivem presos em seus próprios mundos de fantasias. Com isto seu interesse pelo mundo real decai. Costumam ficar sozinhos curtindo seus devaneios sem sentir a falta de ninguém. Seu olhar fica “solto” ou “perdido”, se tornam mais passivos e indiferentes ao que acontece. As atividades cotidianas podem ser

prejudicadas pois é comum apresentarem soluções “fora da realidade” para os problemas mais corriqueiros. São imaginativos e criativos, mas com pouco senso prático. São sonolentos.

É muito útil quando ocorre perda dos sentidos, estados de coma, em caso de acidentes e em situações estressantes em que a pessoa tem que manter o pé no chão.

A essênc ia Clematis ajuda estas pessoas a “encarnarem-se de verdade” no aqui-agora. Ajuda-

os a aprender a viver o mundo real tendo prazer.

 Para pessoas que perderam o interesse pela vida cotidiana. Geralmente são infelizes em sua vida real. Pode ser muito útil para crianças com dificuldades de aprendizado.

- Notas: (Jessica Bear)

O engano é achar que podem escapar dos desafios da vida no plano material, ignorando-os e fixando-se nos próprios sonhos e pensamentos.

* Indicadores de Clematis (J.B.):

3 os s onhadores

3 procrastinadores; falta-lhes ação para manifestarem seus pensamentos.

3 sensíveis a dramas ecológicos e à vida.

3 passam facilmente para o “outro lado” (anímico-espiritual).

3 médiuns naturais, intuitivos.

3 vivem com naturalidade em outros pla nos. * Uso em combinações (J.B.):

3 sucesso- materializa os dons.

3 hábitos- iniciar e fixar-se num hábito.

3 aprendizado- aumenta a concentração.

3 exames- permanecerem focados e alertas.

3 viagens- permanecerem acordados, centrados.

3 energia- para os que adormecem facilmente.

3 resgate- para situações de inconsciência.

3 meditação- para não entrar em devaneios.

3 terminais - para condições comatosas.

* Indicadores Adicionais (M.S.):

3 O paciente parece sonolento, desatento, ausente, “cabeça-de-vento”.

3 Na criança: olhar perdido ao longe.

3 Fraco instinto de conservação, o paciente mostra, em caso de doença, pouca pressa em recuperar rapidamente a saúde.

3 Eventualmente talentos artísticos e idéias românticas, ou também irreais ou enganosas.

3 O paciente se queixa de tendência a desmaios, distúrbios visuais ou auditivos, tendência a fraca circulação sanguínea periférica. * Benefícios (M.S.):

3 Estar mais presente.

3 Utilizar os dons criativos em coisas práticas.

No documento Fundação Bach-Coletânea Florais de Bach (páginas 37-41)