• Nenhum resultado encontrado

Estágio supervisionado alfabetização

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estágio supervisionado alfabetização"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Estágio supervisionado – alfabetização

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

OLIVEIRA, Rosane Machado de [1]

OLIVEIRA,Rosane Machado de. Estágio supervisionado – alfabetização. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 10, Vol. 07, pp. 16-35 Outubro de 2018. ISSN:2448-0959

RESUMO

Este trabalho tem por finalidade discutir o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mais precisamente no primeiro ano C em uma escola da rede pública do município de Bela Vista da Caroba - PR. O objetivo geral do Estágio Supervisionado - Alfabetização é observar o cotidiano da escola e da turma estagiada. O objetivo especifíco é verificar as possíveis soluções para situações-problemas enfrentadas no cotidiano escolar, buscando contextualizar a teoria estudada com a prática docente em sala de aula, verificando as metodologias de ensino utilizada. O procedimento metodológico é de natureza qualitativa desenvolvida através de pesquisa bibliográfica e de campo. O resultado do assunto investigado oportuniza compreender que alfabetizar e letrar nos anos iniciais do Ensino Fundamental não deixa de ser um grande desafio para os profissionais da educação contemporânea.

Palavras-Chave: Alfabetização, Ensino Fundamental, Parlenda

1. INTRODUÇÃO

A atividade de Estágio Supervisionado – Alfabetização se constitui através da prática, da pesquisa, e da reflexão sobre os conteúdos e os encaminhamentos metodológicos realizados pelo docente. No processo de alfabetização o estágio oportuniza o conhecimento da realidade escolar, do dia a dia formal, e das dificuldades encontradas em sala de aula. De fato, o estágio é o primeiro contato construtivo que o acadêmico consegue obter em sala de aula. Como afirma Passerini:

O Estágio Supervisionado é o primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação. Por meio da observação, da participação e da regência, o licenciando poderá refletir sobre e

(2)

vislumbrar futuras ações pedagógicas. Assim, sua formação tornar-se-á mais significativa quando essas experiências forem socializadas em sua sala de aula com seus colegas, produzindo discussão, possibilitando uma reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando, dessa forma, “um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem [e] a função do educador” (PASSERINI, 2007).

O Estágio Supervisionado – Alfabetização, foi realizado e concluído por mim Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia Rosane Machado de Oliveira. O estágio teve início no dia 15 de outubro do ano de 2014, e término no dia 05 de dezembro do ano de 2014, na Escola Municipal Bom Jesus, sendo observada a turma do 1°ano C (Anos Iniciais do Ensino Fundamental).

Os objetivos do Estágio Supervisionado - Alfabetização é observar o cotidiano da escola e da turma estagiada, ou seja, é refletir sobre o processo educacional, e as possíveis soluções para situações-problemas enfrentadas no cotidiano escolar, buscando contextualizar a teoria estudada com a prática docente em sala de aula, verificando as metodologias de ensino utilizada.

Assim como, refletir sobre o papel do docente frente ás situações adversas da educação na contemporaneidade. É como diz Januário (2008, p. 3) quando fala que:

O Estágio Supervisionado poderá ser um agente contribuidor na formação do professor, caracterizando-se como objeto de estudo e reflexão. Ao estagiar, o futuro professor passa a enxergar a educação com outro olhar, procurando entender a realidade da escola e o comportamento dos alunos, dos professores e dos profissionais que a compõem. Com isso, faz uma nova leitura do ambiente (escola, sala de aula, comunidade), procurando meios para intervir positivamente.

Nota-se, que Estágio Supervisionado – Alfabetização é de muita importância para a futura formação pedagógica. As observações, a participação direta, o contato com os educandos, com os profissionais da educação, e o entendimento das dimensões políticas, sociais, econômicas, e pedagógicas, propicia bases necessárias para a compreensão de questões relativas ao desempenho dos discentes, dos profissionais, e da situação atual da instituição de ensino, contribuindo também, para a análise da realidade em torno do processo de alfabetização, auxiliando o estagiário sobre os métodos e recursos a serem utilizados com turmas de alunos que apresentam características específicas.

Os procedimentos metodológicos adotados durante a realização e conclusão do relatório de Estágio Supervisionado, foram às aulas expositivas ao vivo, via satélite (tele aulas), via ambiente virtual de aprendizagem (fórum), realização de debates e explicação, via rádio web com esclarecimento de dúvidas e realização de discussões, via chat com o professor da disciplina, estudos na rota de aprendizagem, livro complementar de estágio, pesquisa na biblioteca Universitária do Polo presencial de Capanema – PR, e pesquisa de campo no ambiente escolar estagiado.

Os itens trabalhados neste relatório de estágio incluem: a caracterização da escola estagiada, a concepção pedagógica da instituição, a caracterização da sala de aula, a caracterização da professora da turma, a caracterização da turma em geral, a descrição de uma aula assistida, a descrição de algumas atividades de avaliação observada, a elaboração de um plano de aula, e a conclusão do relatório através dos dados coletados na instituição estagiada.

2. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

(3)

O Estágio Supervisionado – Alfabetização foi realizado na Escola Municipal Bom Jesus, situada na Av. Rio Grande do Sul - S/N, CEP: 85.745-000, localizada no município de Bela Vista da Caroba - PR, na região Sudoeste do Paraná. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (0**46) 3557-1105 ou pelo e-mail: escolabomjesus@hotmail.com, a escola funciona das 07: h15min ás 11: h15min no período matutino, e das 13: h00min ás 17: h00min no período vespertino.

A escola oferta atendimento aos anos iniciais do ensino fundamental (do primeiro ao quinto ano), no período matutino e vespertino, a qual atende 200 alunos durante manhã e tarde. A instituição de ensino formal é autorizada a funcionar através da resolução número 2936/96 do dia 11 de setembro de 1991 D.O. E 23/0991, inscrita no CNPJ: 03.135.964/0001 – 35, é mantida pela prefeitura municipal de Bela Vista da Caroba PR, CGC-/ MF 01612441/0001-07. O Estágio Supervisionado - Alfabetização foi realizado no período de 15 de outubro do ano de 2014 há 05 de dezembro de 2014, no período vespertino, sendo observada a turma do 1°ano C do Ensino Fundamental.

3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA

Por meio de consulta ao projeto político pedagógico e em entrevista com a pedagoga da escola estagiada, foi possível identificar que a concepção de educação adotada pela escola é a concepção de homem, de sociedade, do papel do pedagogo e do professor, é um processo contínuo e dinâmico de reflexão, de tomada de decisões, e de acompanhamento das atividades dos alunos. A pedagoga entrevistada acrescenta que a avaliação na escola acontece de forma contínua, diagnóstica e processual, por meio de observações, acompanhamentos, e registros.

O caráter eminentemente pedagógico da educação no contexto escolar fundamenta-se numa perspectiva de considerar que a criança está inserida em determinado contexto social e, portanto, deve ser respeitada em sua história de vida, classe social, cultura e etnia. Nesse sentido, a escola é vista como espaço para a construção coletiva de novos conhecimentos sobre o mundo, na qual a sua proposta pedagógica permite a permanente articulação dos conteúdos escolares com as vivências e as indagações da criança e do jovem sobre a realidade em que vivem. A educação, por sua vez é um dos aspectos da cultura entendida como, “por um lado à transformação que o homem opera sobre o meio, e por outro os resultados dessa transformação” (SAVIANI, 1991 p. 40).

A escola busca considerar os processos interativos, a cooperação, o trabalho em grupo, a arte, a imaginação, as brincadeiras, a mediação do professor, e a construção do conhecimento em rede como eixo do trabalho pedagógico voltado para o desenvolvimento da criança e do jovem, visando à constituição de sujeitos solidários, criativos, autônomos, críticos e com estruturas afetivo-cognitivas necessárias para operar em torno de sua realidade social e pessoal. Pois, o processo de desenvolvimento, na perspectiva histórico-cultural, é compreendido como o processo por meio do qual o sujeito internaliza os modos culturalmente construídos de pensar e agir no mundo. Este processo se dá nas relações com o outro, indo do social para o individual, ou seja, na relação com o outro.

4. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

(4)

dos processos que envolvem a docência na modalidade do Ensino Fundamental se desencadeia desde a concretização da ação docente realizada no cotidiano, na sala de aula, ou seja, na prática. O ensino tem como função primordial possibilitar aos alunos a apropriação e a reelaboração do conhecimento. As atividades docentes são organizadas e coerentes com a necessidade e dificuldade de cada aluno, ou seja, busca-se superar as dificuldades de aprendizagem, processo esse que não acontece sem que o ensino seja eticamente planejado e organizado.

O docente observado tem especificidades sobre os conhecimentos aplicados aos seus educandos, sobre a organização dos processos, e das ferramentas didáticas utilizadas. Analisou-se, que para a concretização desses processos o docente busca algumas alternativas, como, o trabalho coletivo, a articulação entre a instituição de ensino e a ampliação da pesquisa, em decorrência do construir, analisar e avaliar os conhecimentos na articulação entre a prática e a teoria. A ação docente revela a capacidade de confrontar problemas e buscar alternativas para o êxito das relações, e dos saberes na promoção da aprendizagem, isto é, aproximar, interagir e estabelecer programas de cooperação, articulando os problemas de leitura e de escrita, em que a teoria passa ser construída pela reflexão decorrente desse processo, no qual o docente passa a enfrentar esses desafios com entusiasmo no âmbito escolar juntamente com seus alunos.

4.1 CARACTERIZAÇÃO DA SALA DE AULA ESTAGIADA

O espaço físico da sala de aula na qual realizou-se o estágio supervisionado possuía um tamanho ideal ao número de alunos atendidos, com excelente iluminação e ventilação, sendo um ambiente de diversidade onde cada aluno é singular, com identidade originada de seu grupo social, estabelecida por valores, crenças, hábitos, saberes, e padrões de condutas. As carteiras e as cadeiras estão em excelente aspecto e disponíveis há todos os estudantes e a comunidade escolar, sendo bem higienizadas e preservadas pela comunidade escolar. Nota-se, que há muita dedicação por parte dos professores e da equipe escolar em receber bem seus educandos.

Nas aulas assistidas e participadas, foi possível verificar que a professora utilizou-se de muitos recursos pedagógicos em prol ao desenvolvimento da alfabetização de seus alunos. Na sala de aula estagiada, havia pequenas decorações nas “paredes da sala” como por exemplo: imagens ilustrativas com letras do alfabeto em colorido, desenhos diferenciados pintados a mão, números, cartazes com letras maiúsculas e minúsculas bem exemplificados, e um varal didático.

4.2 PROFESSORA DA TURMA ESTAGIADA

Foi possível analisar juntamente com a professora da turma do 1° C (Ensino Fundamental), que a docente tem uma formação qualificada. A professora é Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia, e Pós-Graduação na área de Alfabetização e Letramento, incluindo cursos propostos pelas secretarias de educação SEED, seminários, equipe pedagógica, conselho de classe, hora atividade, qualificação tecnológica, entre outros. Observou-se ainda, que algumas dessas formações acontecem na própria escola, no local de trabalho dessa profissional.

Com mais de vinte anos de experiência e atuação ativa em sala de aula, a relação entre a professora e os alunos foi amigável, mediadora e acolhedora. A docente buscou incentivar, auxiliar, e colaborar com os aprendizes em todas as atividades propostas.

(5)

4.3 CARACTERIZAÇÃO DA TURMA

Na sala de aula estagiada o número total de alunos totalizava quinze, sendo oito do gênero feminino e sete do gênero masculino. A relação dos alunos diante das aulas e dos conteúdos foi de intensa participação, os educandos foram espontâneos, apresentaram interesse e dedicação nas aulas, buscaram trabalhar em equipe, e com o auxílio da professora estabeleceram diálogo entre as demais áreas do conhecimento, apropriando–se, de saberes alfabéticos.

Notou-se, que o relacionamento entre os aprendizes do primeiro ano C é composto principalmente pela amizade, pela convivência e pelo diálogo, entre a professora e os demais colegas. Nas aulas participadas, os discentes se comportaram de maneira participativa e disciplinada, os quais fizeram uso de uma linguagem padrão com o uso de algumas gírias. Verificou-se, que os alunos foram bastante ativos, buscaram transmitir e compartilhar ideias.

O diálogo é um princípio educativo que beneficia alunos e professores, sendo a base de uma boa convivência social e coletiva. A comunicação foi frequente entre a docente e a turma observada, sendo que o diálogo e o interesse em aprender é relevante para a turma do 1° ano C do ensino fundamental. O nível socioeconômico e cultural dos educandos é composto pela sua maioria de classe baixa.

Referências

Documentos relacionados

§ 2º Os órgãos e entidades municipais competentes definirão, em 6 (seis) meses, contados da vigência desta Lei Complementar, as atividades cujo grau de risco seja

pequeno porte nas licitações, a Administração Pública Municipal deverá instituir cadastro próprio, de acesso livre, ou adequar os cadastros existentes, para identificar

O LIPE ® mostrou ser eficiente como indicador de digestibilidade em eqüinos, uma vez que os resultados obtidos através de sua utilização não diferiram (p>0,05) dos obtidos com

A Harvard Business Review designou a inteligência emocional — que descarta o QI como a única medida para as capacidades de qualquer pessoa — como “uma ideia. revolucionária

Uma, entre várias técnicas a fim de tratar a dor lombar, é a manipulação articular que pode definir-se como uma técnica de terapia manual, envolvendo o

De certa forma acho que são os próprios alunos porque se eles se sentem insa-.. tisfeitos com a metodologia do curso e de alguma forma eles vão demonstrar isso, ou através do

Pensando nestas ações, cabe destacar que em 2017, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), localizada na Mesorregião Grande Fronteira Mercosul, foi

No teste de permutação realizado entre os dois grupos (> de 14 dias de internação e < de 14 dias de internação), foram encontradas as médias demonstradas na Tabela 2,