• Nenhum resultado encontrado

DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO TURISMO RURAL, ECOLÓGICO E CONTEMPLATIVO NA FAZENDA PONTAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO TURISMO RURAL, ECOLÓGICO E CONTEMPLATIVO NA FAZENDA PONTAL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO TURISMO RURAL, ECOLÓGICO E CONTEMPLATIVO NA

FAZENDA PONTAL Léa Christye de Oliveira Silveira

Rafael Carlotto Ribas Sidharta Fioravante Valle Resumo

O presente trabalho tem o propósito de sugerir para Campo Grande o aproveitamento do potencial turístico de uma área rural, denominada Fazenda Pontal, que se caracteriza com relevância em relação aos recursos naturais e culturais. Para demonstrar a importância da prática do turis mo desenvolvido em espaço rural, parte-se do princí-pio de que no Brasil a atividade de lazer em espaços rurais vem sendo difundida de forma conside rável, demonstrando ser uma atividade economicamente viável em tais propriedades, diversifi cando a forma de renda, dando estrutura às ativida des dessa categoria. O turismo em espaço rural tem como fi nalidade um maior contato e envolvimento do turista na zona rural, interagindo nas atividades ecológicas e cotidianas proporcionando o descanso para o cor po, a mente e o espírito. A pro-posição da modalidade do turismo rural, ecológico e contemplativo, na área objeto de estudo, vem evitar a decadên cia e a estagnação da economia local e regional. Na referida mono grafi a estão apresentados os aspectos metodológicos, a localização geográfi ca, realçando-se os aspectos físicos, ambientais e históricos culturais. Ainda, na respectiva monografi a, trata-se do inventário da fazenda, abrangendo todos os recursos viáveis à implantação do turismo em espaço rural e reúnem- se as diretrizes propostas para implantação de tal modalidade.

Palavras-chave: 1. Campo Grande, 2. espaço rural, 3. turismo Abstract

The work in hand has the purpose of suggesting that Campo Grande make good use of the tourist potential of a rural area, deno-minated Pontal Farm, which is characterized relevantly in relation to

(2)

natural and cultural resources. To demonstrate the practical importance of developing tourism in a rural area, according to the principle that in Brazil leisure activity in rural areas is spreading considerably, beco-ming a viable economic activity on such properties, diversifying the form of income, and structuring the activities of this category. Rural tourism has as its aim a great contact and involvement for the tourist in a rural zone, interacting with ecology and daily activities and offering rest for body, mind and spirit. The proposal of this type of ecological and contemplative tourism, in the area studied, is revitalizing the area and avoiding decadence and stagnation of the regional and local economy. In this study methodological aspects are introduced, also the geographical location, physical, environmental, historical and cultural facets. The study also presents the farm inventory, covering all the viable resources for tourism in a rural area, and brings together the proposed directives for the implantation of this form of tourism. Key words: 1. Campo Grande, 2. rural area, 3. tourism.

Introdução

Existe na Fazenda Pontal um potencial que atualmente não está sendo explorado, como os costumes, o trato com o ambiente natural, a lida na fazenda e a tranqüilidade da vida no campo, recursos que podem ser adaptados à modalidade do turismo no ambiente rural, oferecendo ao público local e turistas visitantes em nosso Estado, uma alternativa a mais para o lazer. Potencialidade, recursos naturais preservados, infra-estrutura, cultura e marcos históricos são aspectos importantes para a viabilidade do setor turístico na propriedade. Recursos que possibilitam a exploração do turismo na Fazenda Pontal

Localizada no município de Campo Grande no Estado de Mato Grosso do Sul, a pesquisa tem como objetivo diagnosticar os recursos naturais e culturais da área e propor diretrizes para implantação do turismo rural, ecológico e contemplativo.

Para elaboração deste trabalho a coleta de dados foi realizada através de levantamento bibliográfi co, registros fotográfi cos, aplicação

(3)

de formulários baseados no Plano de Desenvolvimento Turístico Sus-tentável no Estado de Mato Grosso do Sul (PDTUR) e diagnóstico de viabilidade turística, para uma melhor visualização e avaliação do local.

Com os estudos e registros efetuados analisou-se a potencialidade dos recursos naturais e equipamentos usados no meio de produção da propriedade. Por meio do embasamento teórico estabeleceu-se o grau de atratividade e a melhor forma de sua utilização no seguimento turístico.

A atividade de lazer em espaços rurais vem sendo difundida em nosso país de uma forma considerável, demonstrando ser uma atividade economicamente viável em propriedades que pretendem diversifi car a forma de renda, dando estrutura às atividades turísticas dessa categoria.

O turismo rural, na acepção da palavra, compreende as diver-sas formas de turismo no espaço rural. O meio rural é rico pelo seu patrimônio, sua cultura e se caracteriza pela abundância de recursos naturais suscetíveis de atrair pessoas que buscam o lazer, descanso e recuperação física e mental.

Como atividade econômica, o turismo rural parece ser uma via natural para o progresso de zonas rurais marginalizadas, permitindo uma diversifi cação das atividades agrícolas, desenvolvimento de novos serviços profi ssionais e valorização de suas produções. Além de rendimentos complementares, o turismo produz melhoria na infra--estrutura e nos serviços de apoio, benefi ciando, em primeiro lugar, a população local.

Como fator de desenvolvimento econômico e social, o turismo rural promove a geração de empregos, o aumento na demanda de pro-dutos agropastoris, a construção de instalações receptivas apropriadas e o incentivo a pequenas e médias empresas.

Defi ne-se a atual situação da referida fazenda como um local de potencialidade para criação de um atrativo turístico. Como indica-dores para esta modalidade cita-se o envolvimento Histórico Cultural da Fazenda com o desenvolvimento da região e da cidade de Campo Grande, destacando os recursos naturais como cachoeira, córregos, mata nativa e os equipamentos de produção como criação de gado de corte, suínos e gado leiteiro.

(4)

Outro fator que fomenta a possibilidade de se adaptar o turismo na referida propriedade é a sua localização acessível, pois está situada apenas a 18 km da capital, e é servida por uma rodovia pavimentada em bom estado de conservação.

Com a pequena quantidade de atrativos turísticos no município, a população, juntamente com os turistas fl utuantes que passam pela cidade, sofrem pela falta de opção na escolha de um atrativo ou de uma atividade de lazer. A implantação deste empreendimento contribuiria para a quebra do paradigma de que Campo Grande é simplesmente uma cidade de passagem, dando oportunidade aos turistas e à comu-nidade local de mais uma forma de entretenimento.

Para que tal empreendimento se concretize é de fundamental importância melhoria na atividade turística, nos equipamentos já exis-tentes para que a fazenda possa receber visitantes, pois na atualidade a mesma está voltada apenas para a prática de produção rural. Conclusão

A propriedade estudada, denominada Fazenda Pontal é dotada de um considerável potencial natural e cultural para o desenvolvimento da atividade turística. A diversidade e riqueza dos recursos naturais e culturais tem gerado uma expectativa grande para introdução da atividade do turismo.

Ressalta-se que a Fazenda Pontal tem um foco total para a pro-dução rural e, para viabilizar a intropro-dução da atividade turística em espaço rural, é necessário uma readequação ou aplicação de técnicas que melhorem os aspectos de distribuição das áreas construídas.

O turismo, em espaço rural, tem que ser exercido com um ca-ráter de educação, abordando o conhecimento do espaço geográfi co, da história e do ambiente natural.

Por meio dos estudos efetuados e considerando os pontos fortes, fracos e as diretrizes propostas, conclui-se que o desenvolvimento do turismo em espaço rural, na propriedade estudada, é de fundamental importância para o município de Campo Grande, como forma de alternativas para o lazer e estímulo para o fomento do turismo.

(5)

Em vista dos resultados obtidos através do Inventário dos Recur-sos Naturais e Culturais, a monografi a conclui que a Fazenda Pontal dispõe de capacidade para desenvolver o turismo no espaço rural. Bibliografi a

ALMEIDA, Joaquim Anécio; FROEHLICH, José Marcos; RIEDL, Mário. Turismo rural e desenvolvimento sustentável. Curso de Pos--graduação em extensão rural departamento de educação agrícola e extensão rural centro de ciência rural.

AZEVEDO, Fernando. Um trem corre para o oeste. São Paulo : Martins, 1950.

CAMPOS, Luiz Cláudio de A. Menescal. Lazer e recreação. São Paulo : SENAC, 1998.

DENCKER, Adade Freitas Maneti. Métodos e técnicas de pesquisa

em turismo. São Paulo : Futura, 1998.

LINDBERG, Kreg; HAWKING, Donaldee. Ecoturismo: um guia para planejamento e gestão. São Paulo : SENAC, 1995.

MOLLETA, Vania Florentino. Turismo rural. Porto Alegre : SEBRAE, 1999.

PELLEGRINI FILHO, Américo. Ecologia, cultura e turismo. Cam-pinas : Papiros, 1993.

RIBEIRO, Lélia Rita E. de Figueiredo. Campo Grande, o homem e

a terra. São Paulo : [s.n.], 1993.

RODRIGUES, Adyr Balastreri. Turismo e ambiente: refl exõrs e pro-postas. São Paulo : Hucitec, 1997.

RUSCHMANN, Doris Van de Meene. Turismo e planejamento

sus-tentável: a proteção do meio ambiente. Campinas : Papiros, 1997.

SARTOR, Lourdes Fellini. Turismo rural: uma alternativa de pro-dução. Porto Alegre : Escola Superior de Tecnologia São Leopoldo de Brides, 1981.

Referências

Documentos relacionados

É importante expor que, conforme apresentado por Schvarstzhaupt (2018), não existe geração de informações sobre a realidade dos parques urbanos de Porto Alegre para auxiliar

Ao problematizar os diferentes paradigmas de comunicação em disputa, evidenciamos lógicas e contradições internas, mas também destacamos estratégias desenvolvidas para potencializar

Contudo, alguns ajustes foram realizados, tais como: a válvula em acrílico foi construída com duas peças, uma representando a válvula submersa e outro o monobloco (Figura 1a),

Nome: José da Silva Costa Data da carta: 25 de Junho de 1870 Local da Carta: Rio de Janeiro Número da carta: 110 Assunto: Resposta a carta de 21 do mês passado; Palavras de conforto

A partir da compreensão do serviço de Ater como um esforço para contribuir com o desenvol- vimento rural sustentável, acreditando no turismo rural como um elemento significativo

An increase of R$ 1 million in credit at the municipality level in the Caatinga, which corresponds to 27.5% of the average municipal credit supply of this biome, increases

Entretanto, considerando-se a importância de se utilizar matéria-prima padronizada, o total aproveitamento do caju e o baixo custo de produção, bem como o fato de que as minifábricas

Embora a área plantada de milho segunda safra tenha diminuído nas safras 2017/2018 e 2018/2019 em comparação com a safra 2016/2017, ganhos de produtividade propiciaram o aumento