• Nenhum resultado encontrado

Perdoeavocêmesmo O perdãocomeçadedentroparafora.àsvezesestamos magoadosconoscomesmos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Perdoeavocêmesmo O perdãocomeçadedentroparafora.àsvezesestamos magoadosconoscomesmos."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Não existe família perfeita,existe família que sabe perdoaruns aos outros.O perdão é a chave para se teruma família feliz.O perdão faz parte da vida.

É

É admirávela maneira como Deus,que é conhecedorda natureza humana,insiste,na sua Palavra,em ensinare encorajara perdoar.Uma família saudávelemocionalmente não é aquela cujos membros não cometem erros,mas sim aquela em que a prática do perdão é natural e espontânea. A família é o lugar onde somos mais exigidos a perdoar,porque num convívio tão íntimo e tão carregado de emoções as chances de magoare sermagoado aumentam consideravelmente.

A

A vida em família é uma montanha russa de emoções, ora estamos todos muito satisfeitos e contentes,ora decepcionados e tristes.Assim,a prática do perdão no convívio familiar,se impõe como elemento indispensávelpara a preservação dos laços de fraternidade,amore cumplicidade.

Se

Se não houverperdão,não haverá paz para quem foimagoado e nem motivação de recomeço para quem magoou. Por isso a Palavra de Deus insiste: “Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros,caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa.Assim como o Senhor perdoou vocês,perdoem uns aos outros” (Cl3.13 NTLH).

I

NTRODUÇÃO

TEXTO

BLI

CO:

EFÉSI

OS

4.

31-32

Fonte:Revista Palavra & Vida

Res

gat

ando

a

prát

i

ca

do

perdão

na

f

amí

l

i

a

(2)

Uma pessoa que não perdoa armazena desejos de vingança no coração e este desejo lhe causa doenças emocionais, como depressão, por exemplo, e também doenças físicas originadas nas emoções.Há muitas famílias lutando contra doenças de seus membros,gastando dinheiro com remédios e consultas médicas porcausa da falta do perdão que cura e liberta.

Mulheres

Mulheres adoecem ao serem magoadas por seus maridos e não conseguirem perdoá-los. Maridos adoecem por conta de esposas que lhes magoam e eles não conseguem liberaro perdão.Há filhos sofrendo com raiva dos pais e pais sofrendo com raiva dos filhos.Falta cura,falta perdão.

Existe

Existe uma categoria de doenças que são chamadas de psicossomáticas – psico,de psique (emoções) e soma, de corpo (físico) – a maioria dessas enfermidades são originadas pela falta de perdão,tanto o não recebido quanto o não dado.São doenças no corpo físico causadas pelos desajustes emocionais em razão da falta de perdão.

1.

FALTA

DE

PERDÃO

ADOECE

AS

PESSOAS

O perdão é poderoso para libertar.Ele nos liberta de nós mesmos,de nosso orgulho e vaidade.O perdão nos faz reconhecernossas imperfeições e nossos limites humanos, mas também revela que somos capazes de sempre recomeçar.Quem perdoa e pede perdão livra-se de sentimentos capazes de gerara morte.Perdoarnão é fácil,pois nossa natureza humana sempre vairequerera vingança e a justiça,mas quem aprende a praticaro perdão alcança a bênção de libertar-se de seu piorsentimento.

A

A Bíblia diz que Jesus jantou e cantou antes de se dirigirpara o lugaronde seria traído: “Então eles cantaram canções de louvor e foram para o monte das Oliveiras” (Mt 26.30 NTLH).Quem teria o prazerde jantardiante de uma traição que sofreria? Que coração teria a alegria de cantar,sabendo que os amigos o trairiam?Somente um coração disposto a perdoar.O perdão é libertador!Quem perdoa se liberta.

Querseruma pessoa melhorpara sua família?Querservisto como alguém que leva luz e alegria para o convívio conjugal,na relação com os filhos e com os pais?Então

pe

perdoe a todos da sua família que lhe magoaram, mantenha seu coração sempre disposto a perdoare seja este instrumento de luz,paz e alegria.Seja livre!

(3)

O perdão também tem o poderde libertarquem causa a ofensa.Quando Davipecou contra Deus e contra um de seus soldados,ele fez uma oração pedindo a Deus que lhe perdoasse,a fim de que pudesse sentirnovamente a alegria em seu coração:“Tira de mim o meu pecado,e ficareilimpo;lava-me,e ficareimais branco do que a neve. Faze-me ouvir outra vez os sons de alegria e de felicidade;e,ainda que tenhas me esmagado e quebrado,eu sereifeliz de novo” (Sl51.7-8 NTLH).Veja que Davipede perdão, a fim de se sentir livre novamente. Quando perdoamos alguém nós o libertamos.

libertamos.

Como seria bom se todos na família pudessem praticaro perdão sem medida!Isso faria com que o larfosse mais alegre,mais saudávele mais acolhedor,pelo fato de todos se sentirem livres.

3.

LI

BERTANDO

O

OUTRO

Para que a prática do perdão seja resgatada na família,é importante saberque:

O perdão não é um sentimento – Perdoar não é fácil, pois o perdão não é um sentimento espontâneo.Algumas pessoas dizem:“Vou perdoar,mas ainda não estou pronto para isso. Ainda não senti o desejo de perdoar”. Na verdade, o que essas pessoas não sabem (ou sabem)é que elas estão esperando um tempo para que aquele que a ofendeu sofra um pouco.Nenhuma pessoa ofendida,magoada ou injustiçada

vai

vaisentirdeliberadamente o desejo de perdoar.O perdão não é fácil.Assim,para resgatara prática do perdão na família é preciso não esperartero desejo de perdoar, pois ele nunca virá.

O

O perdão é uma decisão O perdão é uma decisão com base no entendimento de que ele é necessário,que faz bem e que é a única maneira de seguircom a vida em paz. Perdoaré uma escolha soberana.Ninguém é obrigado a perdoar,quem perdoa o faz poruma escolha pessoal.A Bíblia diz que Deus resolveu nos perdoare nos amar.Deus, ao vero male o pecado da humanidade,sem vermérito no serhumano,decidiu, soberanamente,perdoar:“Então Jesus disse:Pai,perdoa esta gente!Eles não sabem o que estão fazendo” (Lc 23.34 NTLH).

O

O perdão é um ato de obediência a Deus Deus manda perdoar,então o perdão é também um ato de obediência à Palavra do Senhor.Uma família feliz é aquela em que a obediência ao Senhoré praticada.Não adianta tentarserfeliz em família se não estiver disposto a obedecer a Deus. Quando perdoamos as pessoas, estamos, na verdade,tomando a decisão de nos libertarmos,libertaro ofensore obedecera Deus.

(4)

Perdoarnão é um ato simples e nem pode seralgo da “boca para fora”.O perdão primeiro se processa no coração do perdoador,e só então é externado em direção ao perdoado. Sendo assim, é importante conhecer algumas atitudes que precisamos tomar,a fim de que o perdão que liberarmos seja um perdão reale libertador.

Identifique sua mágoa Tente se esforçarpara identificara verdadeira razão que te fez se sentirmagoado.Se você não soubero que te magoou de fato,como vaisabero que

que deve perdoar?Reconheça que você tem emoções sensíveis e dolorosas – raiva, tristeza, solidão, culpa, etc. são emoções que podem estar bloqueando o fluir do perdão em você.Saiba que mesmo os filhos de Deus,salvos porJesus,têm estas emoções.

Perdoe a você mesmo O perdão começa de dentro para fora.Às vezes estamos magoados conosco mesmos.

T

Tenha empatia Pormais difícilque seja este exercício,tente se colocarno lugardo outro e identificaro que o levou a magoarvocê.Isso ajudará a liberaro perdão.Jesus fez isso na cruz:“Então Jesus disse:Pai,perdoa esta gente!Eles não sabem o que estão fazendo” (Lc 23.34 NTLH).

P

Perdoe – Perdoar não é esquecer (isso seria amnésia). Perdoar é não imputar ao ofensora pena que lhe é devida.O perdão não é uma questão de justiça,quem faz o maldeveria pagarporele,então quando perdoamos não estamos fazendo justiça, mas um ato maiorque a justiça.Perdoaré cortara corrente da prisão,é seguire deixar seguirem frente.

P

Permita-se seguir em frente Olhe para frente e não para trás.Creio que diante de muitas culpas e mágoas o apóstolo Paulo tomou a decisão certa:“Porém uma coisa eu faço:esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória” (Fl3.13-14 NTLH).

(5)

l

ei

t

ura

bl

i

ca

di

ári

a

Ef

ési

os

4.

31-

32

Col

ossenses

3.

13

Mateus

26.

30

Sal

mos

51.

7-

8

Lucas

23.

34

Fi

l

i

penses

3.

13-

14

Ma

Mateus

6.

12

SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

QUI

NTA

SEXTA

SÁBADO

D

DOM I

NGO

-

Ser

á

que

al

guém

pr

eso

na

sua

f

amí

l

i

a

por

f

al

t

a

de

per

dão

da

sua

par

t

e?

-

Ser

á

que

mágoas

no

t

eu

cor

ação

que

est

á

l

he

i

mpedi

ndo

de

ser

e

f

azer

pessoas

da

sua

f

amí

l

i

a

f

el

i

z?

-

Per

doe

e

sej

a

f

el

i

z,

poi

s

a

f

el

i

ci

dade

est

á

à

sua

esper

a,

cabe

a

você

mesmo

chegar

at

é

el

a.

“O

que

é

cr

i

st

i

ani

smo?

Não

f

ui

eu

que

o

i

nvent

ei

.

E

al

i

,

bem

no

mei

o

del

e,

encont

r

o

as

pal

avr

as:

Per

doa

as

nossas

vi

das,

assi

m

como per

doamos aos nossos devedor

es’

.

Não há a menor

i

nsi

nuação

de

que

exi

st

a

out

r

a

manei

r

a

de

obt

er

mos

o

per

dão.

Est

á

per

f

ei

t

ament

e

cl

ar

o

que,

se

não

per

doar

mos,

não

ser

emos

per

doados.

Não

al

t

er

nat

i

va.

O

que

podemos

f

azer

?

(

C.

S.

Lewi

s)

Referências

Documentos relacionados

Os dados contínuos ou de contagem geralmente podem ser convertidos para dados de classificação ou hierarquização, mas não na direção inversa. Por exemplo, as medições

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Os impedimentos são determinados ou pela verificação de um interesse pessoal do juiz, cônjuge e parentes, na causa; ou pela sua participação no processo noutra qualidade

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise

É importantíssimo que seja contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho para atualização do laudo, já que a RFB receberá os arquivos do eSocial e

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

“Fernando estava disposto a continuar investindo e pretendia convencer os sócios da empresa que a melhor opção era a mudança, através de uma ou mais, das propostas