• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA MUNICIPAL DE MAUÉS SECRETARIA DE ADM. E PLANEJAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFEITURA MUNICIPAL DE MAUÉS SECRETARIA DE ADM. E PLANEJAMENTO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

OFÍCIO N° 787/SEPLAN

Maués/AM, 23 de Julho de 2007.

Senhor Presidente,

Cumprimento-vos respeitosamente na oportunidade em que encaminho a Vossa Excelência e demais pares dessa Casa Legislativa, a Lei Municipal n° 138/2007, que

"dispõe sobre as diretrízes para â elaboração da Lei Orçamentaria para o exercício de 2008, e dá outras providências", Lei Municipal n° 139/2007, que "dispõe sobre o Programa Renda Cidadã do Município de Maués, e dá outras providências" e Leí

Municipal n° 140/2007, que "autoriza o Chefe do Poder Executivo a fazer doação do

imóvel de domínio do património municipal, e dá outras providências" devidamente

sancionadas.

Por ser oportuno, encaminhamos cópia do Decreto Municipal n° 546/2007, que regulamenta a Lei Municipal 140/2007, para conhecimento dessa Corte.

Sem mais para o momento, ao ensejo manifestamos protestos de elevado respeito e admiração.

Atenciosamente,

JACKSON MONTEIRO MARTINS

Sec. de Aom. e Planejamento

T

•CAMARÁ WUMICtmJL DE MAUÉ3 R E C E B I D O

A sua Excelência o Senhor

Ver. MIGUEL ANTÓNIO GONÇALVES DE SOUZA

Presidente da Câmara Municipal de Maués Nesta

(2)

PREFEITURA MUNICIPAL DE MAUES

SECRETARIA EXECUTIVA DE GOVERNO LEI M U N I C I P A L N^ 139, DE 17 DE J U L H O DE 2007

DISPÕE SOBRE O PROGRAMA RENDA CIDADÃ DO MUNICÍPIO DE MAUÉS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

0 PREFEITO MUNICIPAL DE MAUÉS, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município de Maués, etc,

FAÇO SABER que a Câmara Municipal promulgou e eu sanciono a seguinte LEI:

Art. l2. O Programa Renda Cidadã instituído no Município de Maués,

passa a ser regido pelas disposições previstas nesta lei.

Art. 2-. O Programa Renda Cidadã tem como objetivos:

1 - assegurar a melhoria das condições de vida do grupo familiar, por meio da concessão de benefício pecuniário;

II - promover o acesso do grupo familiar à rede sócio assístencíal no território do Município de Maués;

III - estimular a frequência escolar;

IV-fortalecer os vínculos familiares e a convivência comunitária.

Parágrafo único. O Poder Executivo Municipal, por rneio de uma comissão a ser designada, articulará e integrará as políticas sociais municipais ao de outros níveis de governo para oferecer atendimento ao grupo familiar beneficiários do Programa, objetivando o desenvolvimento de ações, programas e atividades destinadas ao atendimento integral ao grupo familiar em pobreza e extrema pobreza.

Art. 3-. À Secretaria Municipal de Geração de Emprego e Renda e Ação Social caberá a gestão do Programa, no que se refere a sua coordenação, orientação, execução, acompanhamento e avaliação.

Art. 49. Compete à Secretaria Municipal de Finanças promover os atos

administrativos e de gestão necessários à execução orçamentaria e financeira.

Art. 5°. O controle e a participação social no Programa Renda Cidadã serão realizados, ern âmbito local, pela Secretaria Municipal de Geração de Emprego e Renda e Ação Social, na sua sede administrativa, ou em local previamente determinado.

(3)

Art. 6-. Considera-se grupo familiar a unidade nuclear, eventualmente ampliada por outros indivíduos que com ela tenham ou não laços de parentesco, ou de afinidade que forme um grupo doméstico vivendo sob o mesmo teto, mantendo-se pela contribuição de seus mernbros/ em relação de interdependência.

§ 12. Considera-se dependente aquele que assim for definido por lei ou por decisão judicial.

§ 22. Considera-se renda familiar bruta mensal o resultado obtido mensalmente pela soma dos rendimentos monetários advindos do trabalho, auferidos por todos os membros da farnííía. que tenham idade igual ou superior a 15 (quinze) anos completos, bern como de benefícios previdenciarios e de outros provenientes de programas de complernentação de renda instituídos em âmbito federal, estadual e municipal, ou mantidos por instituições não-governarnentais.

Art. 72. Terá direito a perceber o benefício o grupo familiar que não seja assistido por programas de complernentação de renda instituídos em âmbito federa!, estadual ou por instituições civis não-governamentaís e que possua renda per capta que não ultrapasse o valor equivalente a 25% do salário mínimo vigente.

Art. S9. A permanência do beneficiário no programa Red á Cidadã,

dependerá do cumprimento das seguintes condícíonalidades: I - acompanhamento pré-natal;

II - acompanhamento do crescimento e desenvolvimento (peso/idade); III - acompanhamento de vacinação;

IV - frequência escolar de 75% {setenta e cinco por cento) em estabelecimento de ensino regular;

V - inclusão na rede de ensino regular de membros do grupo familiar, que estejam fora da idade escolar, em programas de escolarização de jovens e adultos.

VI — participar de programas de qualificação profissional, organizacional e empreendedora promovidos pela Prefeitura Municipal e/ou instituições parceiras.

Art. 92. O Poder Executivo deverá compatibilizar a quantidade de beneficiários do Programa Renda Cidadão com as dotações orçamentarias existentes.

Art. 10. São responsáveis pelo fiscalização do cumprimento das condicionalidades para a permanências no Programa Renda Cidadã:

l - A Secretaria Municipal de Saúde, no que diz respeito ao acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, da assistência ao pré-natal, da

(4)

SECRETARIA EXECUTIVA DE GOVERNO

vacinação, bem como da vigilância nutricíonal de crianças e adolescentes de seis a quinze anos.

II - A Secretaria Municipal de Educação e Desporto, no que diz respeito à frequência escolar mínima de 75% (setenta e cinco, por cento) da carga horária mensal, ern estabelecimentos de ensino regular, de crianças e adolescentes de seis a quinze anos.

III - A Secretaria Municipal de Geração de Emprego e Renda e Ação-Social

no cumprimento das condicíonalidades do Programa Renda Cidadã, dispostas no art.S^ desta Lei.

Art. 11. A aferição da renda do grupo familiar e dos demais requisitos para a concessão ou prorrogação do benefício será realizada quando do cadastramento, ou em qualquer fase do Programa, a critério da comissão coordenadora.

Parágrafo único - Os cadastros dos grupos familiares beneficiários do Programa e a documentação comprobatória dessas informações serão mantidos pelo Município de Maués por prazo fixado em normatízação específica.

Art. 12. O Programa Renda Cidadã consistirá na cornplementação mensal da renda do grupo familiar, que esteja em situação de pobreza e extrema pobreza e/ou que não seja beneficiário de outros programas de cornplementação de renda instituídos em âmbito federal, estadual, ou mantidos por instituições civis não-governarnentais.

§1. O valor do benefício mensal a que se refere o caput será de R$ 50,00 (cinquenta reais), concedido ao grupo familiar referido no art.7° desta Lei.

§ 2^. O pagamento do benefício será feito mensalmente através de cheque nominal ao responsável legal cadastrado no Programa/conforme calendário específico.

§ S^. Nas hipóteses de falecimento do responsável legal pelo grupo familiar, de sua efetíva separação, quer de fato, quer judicial, e da perda do poder familiar ou da guarda dos filhos e/ou dependentes, em razão de cumprimento de decisão judicial, o sucessor ou o novo responsável deverá comunicar imediatamente o fato à comissão coordenadora do Programa, para as alterações necessárias no cadastro e no pagamento do

benefício.

§ 4°. Havendo impedimento temporário, de qualquer natureza, do responsável legal pelo grupo familiar beneficiário, será aceita procuração por instrumento particular por ele outorgada, com firma reconhecida, conferindo a outro membro da família, maior e capaz, poderes específicos para receber o benefício, por prazo expressamente determinado e enquanto perdurar o impedimento.

§ 5°. O benefício a que se refere o "caput" deste artigo será mantido até a cessação das condições de elegibilidade de cada um dos beneficiários que lhe deram origem.

(5)

§6°. O ingresso do grupo familiar ocorrerá por rneio do cadastrarnento único, conforme procedimentos específicos.

Art. 13. Perderá o direito ao benefício o grupo familiar que:

§15. Elevar sua renda per capita mensal acirna de 25% (vinte e cinco, por cento} do salário mínimo vigente.

§25. Transferir residência para outro Município; §35. Não cumprir as exigências do art.10 desta lei;

§45. Explora r trabalho infantil, nos termos da legislação aplicável;

§55. Fraudar ou prestar informações incorretas quando do cadastrarnento; §65. Desligar-se voluntariamente por meio de seu responsável legal ou por determinação judicial;

§75. Comprovado o trabalho infantil, o caso em questão deverá ser encaminhado aos órgãos competentes.

Art. 14. A relação dos beneficiários e dos respectivos benefícios do Programa são de acesso público,

Art. 15. O servidor público que inserir ou fizer inserir dados ou informações falsas ou diversas das que deveriam ser inscritas, com o fim de alterar a verdade sobre o fato, ou contribuir para a entrega do benefício à pessoa diversa do beneficiário final, será responsabilizado civil, penal e administrativamente.

Art. 16. Ao servidor público que concorra para a concessão ilícita do benefício, aplica-se, sem prejuízo das sanções civis, penais e administrativas cabíveis, multa equivalente ao dobro dos rendimentos ilegalmente pagos, corrigidos na forma prevista em regulamento.

Art. 17. São de inteira responsabilidade do representante legal do grupo familiar as informações cadastrais necessárias para concessão do benefício.

Art. 18. O representante legai do grupo familiar que prestar informações falsas em seu cadastro, com o fim de alterar a verdade sobre os fatos, será responsabilizado civil, e penalmente.

Art. 19. Será excluído do Programa automaticamente o grupo familiar, cujo responsável prestar declaração falsa ou usar de qualquer outro meio ilícito para a obtenção de vantagens.

(6)

PREFEITURA MUNICIPAL DE MAUES

SECRETARIA EXECUTIVA DE GOVERNO

Art. 20. Sem prejuízo das sanções penais cabíveis, o beneficiário que gozar ilicitamente do auxílio será obrigado a efetuar o ressarcimento integral da importância recebida indevidamente, corrigida na forma disposta ern regulamento.

Art. 21. A restituição das parcelas recebidas indevidamente serão efetuadas de acordo com as normas estabelecidas em regulamento.

Art, 22. Os valores dos benefícios e o valor referencial para efeito de ingresso no Programa Renda Cidadã poderá ser majorado a qualquer tempo pelo Poder Executivo.

Art, 23. O pagamento do benefício será automaticamente interrompido se verificada a inobservância, a qualquer tempo, das condicionalidades previstas no art.8^ desta lei.

Art. 24. Fica o Poder Executivo autorizado a celebrar ajustes com quaisquer entidades de direito público ou privado, visando ao acompanhamento, execução, avaliação e fiscalização do Programa Renda Cidadã, bem como para o desenvolvimento de suas atividades e dos demais programas a ele vinculados.

Art. 25. A complernentação de renda dos grupos familiares constitui apoio financeiro temporário mediante avaliação de resultados, a cargo da coordenação do

Programa, e não constitui direito adquirido.

Art. 26. O Poder Executivo poderá excepcionar o cumprimento dos critérios a serem estabelecidos por decreto, nos casos de calamidade pública ou de situação de emergência reconhecidos pela Administração Municipal, para fins de concessão do benefício, em caráter provisório, respeitados os limites orçarnentários e financeiros.

Art. 27. O Programa Renda Cidadã, contará com uma Comissão de Apoio e Controle Social, presidida pelo Secretário Municipal de Geração de Emprego e Renda e Ação Social, constituída por titulares ou representantes de órgãos governamentais e não-governarnentais.

§ 12. A Comissão mencionada no "copuí" deste artigo terá por atribuições o contínuo acompanhamento, avaliação e a formulação de sugestões visando ao aprimoramento do Programa.

§ 22. A composição da Comissão será instituída por decreto, sendo suas atividades consideradas serviço público relevante, pelos quais seus membros não perceberão nenhuma remuneração.

Art. 28. O Poder Executivo .regulamentará esta lei no prazo de 30 (trinta) dias, contados da data de sua publicação, especialmente no que se refere ao estabelecimento de critérios para a priorização do ingresso no Programa Renda Cidadã.

(7)

Art. 29. As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta

das dotações orçamentarias próprias, suplementadas se necessário.

Art. 30. O apuramento de denuncias serão efetuadas pela Secretaria

Municipal Geração de Emprego e Renda e Ação Social.

Art. 31. Aos denunciados será dado o direito de ampla defesa, que deverá

ser encaminhado à comissão de apoio e controle social.

I - O denunciado será comunicado por meio de notificação;

II - O Prazo de defesa será de 05 (cinco) dias úteis, contados a partir do recebimento da notificação;

III - Aplica-se subsidiariamente a este artigo as regras do Código de Processo Civil Brasileiro.

Art. 32. Terá o benefício suspenso pelo prazo de:

I - 30 (trinta) dias o grupo familiar que desatender os requisitos do art.S9

desta lei;

II - 60 (sessenta) dias o grupo familiar reincidente no inciso anterior;

III -terá o benéfico cancelado o grupo familiar que for reincidente no inciso II do artigo anterior.

Art. 33. Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as

disposições em contrário.

SECRETARIA EXECUTIVA DE GOVE^ÍC^ EJtfQMAUÉS-AM, 17 DE JULHO DE 2007.

ODIVALBJJWI€SUEL DE O. PAIVA

Prefeito Muri/cipal de Maués

PUBLICADO A PRESENTE LEI [/NA SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO, EM CONFORMIDADE AO PREVISTO NO §is DO ARTIGO 91 DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE MAUÉS, EM 17 DE JULHO DE 2007.

JACKSON MQNTEIRÕNVLARTINS Sec. Adrra. e Planejamento

Referências

Documentos relacionados

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Deste modo, pretende-se:  Analisar espaços livres intraurbanos do bairro Centro de Panambi/RS, ao considerar os seus aspectos físico-ambientais recursos naturais, estruturas

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Estudos ecológicos com MG realizados nos EUA revelaram não somente a infectividade desse agente para aves de vida livre bem como a relação direta entre o tamanho da população

[...] a essência do próprio trabalho e, ainda mais, aos outros tipos de práxis que dele brotam, que colocam na vida sempre formas mediadas mais complicadas, mais puramente

Uma alternativa é monitorar os parâmetros demográficos (abundância, distribuição etária, mortalidade, taxa de crescimento) e genéticos (heterozigosidade esperada,

detecção e a classificação de pontos críticos na trajetória primária de equilíbrio de sistemas estruturais. Utiliza-se a Formulação Lagrangiana Total para descrever a