• Nenhum resultado encontrado

PROJETO DE LEI Nº 87/2012 Poder Executivo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO DE LEI Nº 87/2012 Poder Executivo"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROJETO DE LEI Nº 87/2012 Poder Executivo

Introduz modificações na Lei n.° 8.109, de 19 de dezembro de 1985, que dispõe sobre a Taxa de Serviços Diversos. Art. 1º No art. 3º da Lei n.º 8.109, de 19 de dezembro de 1985, que dispõe sobre a Taxa de Serviços Diversos, ficam introduzidas as seguintes modificações:

I - o inciso XIII passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 3° ...

...

XIII - as alterações de registro de veículo automotor, bem como de reboque e semi-reboque não autopropulsores, para qualquer veículo, registrados nesta ou em outra unidade da Federação, quando decorrentes de transações acobertadas por nota fiscal, modelo 1 ou 1-A, prevista na legislação do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), desde que o emitente do documento fiscal seja o proprietário do veículo, constante no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo;

...”

II – ficam acrescidos os incisos XXIII e XXIV e o § 5º, conforme segue: “Art. 3º ...

...

XXIII – a expedição da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação – CNH - e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV - quando solicitadas em decorrência de roubo, mediante a comprovação do registro policial; e

XXIV – a remoção e a estada de veículos envolvidos em ilícitos criminais e em acidentes de trânsito com morte e/ou lesão corporal.

...

§ 5° A isenção mencionada no inciso XXIV não se aplica nos casos em que a remoção pelo ilícito criminal e pelo acidente de trânsito com morte e/ou lesão corporal ocorrer em concomitância com infração administrativa que culmine com a remoção do veículo, até a regularização da infração geradora.”

Art. 2° A redação do item IV – Serviços de Trânsito - da Tabela de Incidência da Lei n.° 8.109/85, passa a vigorar conforme segue:

“TABELA DE INCIDÊNCIA (em UPF-RS) ...

IV - SERVIÇOS DE TRÂNSITO 1 - Expedição:

I - de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Permissão para Dirigir (PD) e Permissão Internacional para Dirigir (PID), por documento:

a) CNH ou PD, primeira via 2,8373

b) CNH ou PD, segunda via 2,8373

c) PID 3,1526

d) Prestação de serviço pelo Centro de Formação de Condutores (CFC) na Renovação da

CNH 5,0000

II – de Certificado de Registro de Veículo (CRV), primeira e segunda vias 7,5698 III - de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV):

a) – primeira via 4,4754

(2)

2 - Exame:

I – de Aptidão Física e Mental, por exame 3,6254

II – de Avaliação Psicológica, por exame 3,6254

III – Teórico Técnico, por exame 1,9748

IV – Prático de Direção Veicular, por exame 3,4345

V- Perícia em Junta Médica e Psicológica 21,2599

3 - Licença:

I – para gravação ou regravação de número de chassi ou de motor ou alteração de

características de veículo 5,6047

II – para trânsito de veículos 4,0284

III – placas de experiência 11,0342

4 - Alvará anual de:

I – Pessoas Jurídicas e Oficiais de Registro 29,7748

II - Instrutor Prático, Instrutor Teórico, Identificador Veicular Documental, Preposto de Despachante, Inspetor de Segurança Veicular e Ambiental e demais profissionais

credenciados relacionados com atividades de trânsito 3,5023

III – Diretor-Geral, Diretor de Ensino, Médico, Psicólogo e Despachante de

Trânsito 17,5146

5 – Remoção:

I – veículo Pesado - deslocamento até 20 km 29,2754

II – veículo de porte médio - deslocamento até 60 km 13,9542

III – motocicletas e similares - deslocamento até 60 km 11,1633

IV – adicional incidente na remoção de veículo por quilômetro excedente ao deslocamento previsto nos incisos I a III deste item (qualquer tipo de veículo) 0,4688 V – adicional incidente na remoção de veículo pesado por hora trabalhada no local da remoção

(por hora cheia) 14,6369

VI – adicional incidente na remoção de veículo de porte médio, motocicletas e similares acima

de duas horas trabalhadas no local da remoção 7,3185

6 – Estada:

I – diária de Motocicleta e Similares 1,1448

II – diária de Veículo de Porte Médio 1,4310

III – diária de Veículo Pesado 3,1360

7 – Vistoria e identificação de veículo:

I – motocicleta e similares 2,9859

II – veículo de Porte Médio 4,0284

III – veículo Pesado 6,0422

8 – Inspeção de segurança veicular:

I – motocicleta e similares 7,0058

II – veículo leve 8,7573

III – veículo pesado (2 eixos) 17,5146

IV – eixo Adicional (veículo pesado) 3,5029

9 - Alteração de registro do respectivo certificado de veículo automotor, bem como de reboque e semirreboque não autopropulsores e, quando decorrentes de transferência de propriedade, para qualquer veículo registrado em outra unidade da Federação, conforme o quadro abaixo (valores em UPF/RS):

(3)

Referências de tempo de fabricação/TIPO Até o 4° ano subsequente ao da fabricação A partir do 5° ano subsequente ao da fabricação Motocicleta e similares 4,7289 2,4520

Automóveis e camionetas até 100 cv (cem cavalos-vapor) ou

reboque leve e médio

17,8649 7,7064

Automóveis e camionetas acima

de 100 cv (cem cavalos-vapor) 35,7298 15,4129

Caminhão e caminhão trator/

reboque e semirreboque pesado 33,1026 16,1134

Ônibus, micro-ônibus e motorcasa 56,2219 19,4579

10 – Registro de contrato de financiamento de veículo gravado com cláusula de alienação fiduciária, arrendamento mercantil, reserva de domínio, penhor e gravames similares 8,0500

11 – Comunicação de Venda 1,8000

12 – Escolha e reserva de caracteres alfanuméricos de placas de veículos 18,3341 ...”

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, produzindo seus efeitos a partir de 1º de janeiro de 2013.

Art. 4º Revoga-se o art. 26 da Lei nº 11.284, de 23 de dezembro de 1998, que autoriza o Poder Executivo a conceder os serviços de remoção e depósito de veículos automotores envolvidos em infrações de transito de competência do Estado e da outras providências.

JUSTIFICATIVA

O Projeto de Lei que ora encaminho a essa Egrégia Casa visa a introduzir alterações na Lei nº 8.109, de 19.12.1985, que dispõe sobre a Taxa de Serviços Diversos, especialmente na Tabela de Incidência, no Título de n° IV – Serviços de Trânsito.

A presente proposição se destina inicialmente a realizar alguns ajustes na Lei n° 8.109/85 em função da observância ao Princípio da Legalidade. Desta forma, passam a constar da Lei de Taxas nos itens 5, 6 e 12 do Título IV da Tabela de Incidência, as taxas referentes à prestação dos Serviços de Estada, Remoção de veículos e reserva de placas, culminando com a regularização de sua cobrança na forma como constitucionalmente exigida.

Para além disso, o projeto propõe a equalização das taxas de expedição do Certificado de Registro de Veículo – CRV - e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV - utilizando como

(4)

dispêndios, do tratamento e da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos deste bloco geográfico.

A esse respeito é importante destacar que embora a fixação de taxas se dê em Unidade Padrão Fiscal – UPF - e esta seja reajustada anualmente, a expedição de CRV e CRLV passou a albergar novas exigências e normativas fixadas pelos órgãos superiores de trânsito o que a torna mais complexa repercutindo na necessidade de ampliação de infra-estrutura, tecnologia, pessoal e aumento do custeio para seu atendimento.

Esse aumento na despesa da Autarquia vem sendo enfrentado com sua arrecadação, entretanto, ao longo dos anos, para atender as suas competências originárias, o DETRAN/RS vem diversificando e aprimorando cada vez mais suas ações. Nessa linha estão registrados significativos avanços que beneficiarão a população tomadora dos serviços do Departamento, tais como a filmagem e armazenamento de provas práticas, filmagem das vistorias, curso de especialização para motociclistas, implantação da Divisão de Desmanches – que dialoga com a questão da segurança pública e com a questão ambiental – e também a ampliação de ações de fiscalização de amplo alcance e reconhecimento, como as Operações Balada Segura e Viagem Segura que já estão em curso.

Todas estas atividades acarretam investimento e para tanto requerem a adequação e atualização dos valores das taxas defasadas.

Também por questão de equidade, a Taxa de Vistoria passou a contemplar as diferenças existentes entre o porte dos veículos a ela submetidos. Para que se possa visualizar a modificação, destaca-se que até o presente momento uma motocicleta, um veículo de porte médio e um veículo de grande porte praticavam o mesmo valor da taxa de vistoria. Todavia, não se pode comparar o trabalho exigido, o tempo despendido e o grau de dificuldade para se proceder a vistoria entre os três tipos de veículos mencionados. A partir das adequações propostas pelo Projeto em exame, o valor da Taxa de Vistoria se distinguirá conforme o porte dos veículos.

Outra providência importante para os destinatários dos serviços do DETRAN/RS é a simplificação dos processos burocráticos e financeiros, contida no agrupamento das taxas referentes à Alteração de Registro e expedição de Alvará de Credenciamento.

No primeiro caso, Alteração de Registro, passar-se-á de dezoito taxas existentes para se praticar doze, mediante uma classificação mais simétrica e simples.

No que tange aos alvarás de credenciamento, a forma de classificação do fato gerador da taxa respectiva, a exemplo do que se construiu no tema da alteração de registro, procedeu-se a significativa simplificação, por meio do agrupamento das atividades credenciadas que se equivalem no porte.

Ainda, cabe o esclarecimento de que a Permissão Internacional para Dirigir – PID - passou a constar na Tabela de Incidência exatamente nestes termos, em atendimento ao padrão estabelecido na Convenção de Viena, firmada em 8 de novembro de 1968 e promulgada pelo Decreto nº 86.714, de 10 de dezembro de 1981. Trata-se tão-somente de adequação de nomenclatura, sem desdobramentos econômicos.

Por fim destaca-se a instituição da Taxa de Comunicação de Venda e também da Taxa de Perícia em Junta Médica e Psicológica.

A Comunicação de Venda vinha sendo praticada sem regulamentação pelos Centros de Registro de Veículo Automotor - CRVA’s -, passando a estar formalmente prevista garantindo segurança ao dono de

(5)

veículo que transfere a propriedade do bem. Importante destacar que a realização de tal procedimento continua sendo opcional.

A Perícia Médica, por sua vez, também vem sendo realizada sem cobrança, o que acarreta um déficit considerável à Autarquia – equivalente a R$ 1,05 milhão - que suporta os custos de sua realização, tais como o pagamento de honorários para a junta médica, composta por três profissionais, bem como o pagamento da contribuição previdenciária destes, somados de despesas com infraestrutura e equipamento.

A proposta também tem por objetivo isentar do pagamento da taxa de expedição de segunda via da Carteira Nacional de Habilitação – CNH – e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV – quando solicitadas em decorrência de roubo, mediante a comprovação do registro de ocorrência policial.

Cabe destacar que a isenção das taxas acima referidas, em decorrência de roubo, já foi objeto de propostas legislativas de iniciativa de Parlamentares dessa Casa, mais recentemente de autoria dos Deputados Heitor Schuch e Carlos Gomes.

______________________________________________ RC 70/2012

OF.GG/SL - 083 Porto Alegre, 3 de maio de 2012.

Senhor Presidente:

Dirijo-me a Vossa Excelência para encaminhar-lhe, no uso da prerrogativa que me é conferida pelo artigo 82, inciso III, da Constituição do Estado, o anexo Projeto de Lei que introduz modificações na Lei n.° 8.109, de 19 de dezembro de 1985, que dispõe sobre a Taxa de Serviços Diversos, a fim de ser submetido à apreciação dessa Egrégia Assembleia Legislativa, no regime de urgência previsto no artigo 62 da Carta Estadual.

A justificativa que acompanha o Expediente evidencia as razões e a finalidade da presente proposta.

Atenciosamente,

BETO GRILL,

Governador do Estado, em exercício.

Excelentíssimo Senhor Deputado ALEXANDRE POSTAL, Digníssimo Presidente da Assembleia Legislativa,

Palácio Farroupilha, NESTA CAPITAL.

Referências

Documentos relacionados

SPINATO – Associação de Moradores do Jardim Ipiranga – ASMOJI: Nós temos que 450. ver a questão da própria reestruturação da Prefeitura e, consequentemente,

ÂNGELO JOSÉ GONÇALVES BOS – Instituto de Geriatria e

Os critérios de inclusão foram estudos que trouxessem como tema, os pacientes prostatectomizados com IU que receberam como intervenção o BF isoladamente ou combinado

As coordenadas geodésicas e as altitudes ortométricas das estações da rede foram determinadas com precisão decimétrica em relação ao Sistema Geodésico Brasileiro (SGB):

As pistas principais, ramos e alças deverão ser projetados dotados de espiral de transição, superlargura e superelevação, adotando como veículo de projeto, no mínimo, o semi-

Monte Belo- Poços de Caldas Rodoviário Poços de Caldas-Campinas Ferroviário Campinas-Itarapina Ferroviário Itarapina-Bauru Ferroviário Bauru-Maracaju Ferroviário

“HIStÓRIAS COM AUtOeStIMA” APÓLICeS AUtOMÓVeL ReNDIMeNtO MAIS SÉRIe 5 LeVe PPR 2.ª SÉRIe 1.º CICLO COMeRCIAL 2015 VIAGeM À COLÔMBIA ReDe De MeDIAÇÃO MeDIADOReS

A conurbação entre os municípios de Esteio e Sapucaia do Sul é o único caso que apresenta o Índice de Conurbação acima de um o que, para o presente estudo, apresenta