• Nenhum resultado encontrado

Unidade: Instituto de Psicologia Departamento de Psicanálise e Psicopatologia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Unidade: Instituto de Psicologia Departamento de Psicanálise e Psicopatologia"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Unidade: Instituto de Psicologia

Departamento de Psicanálise e Psicopatologia Dados de identificação

Disciplina: Psicopatologia II-A Período Letivo: 2020/2

Professor Responsável: Marta Regina de Leão D’Agord Sigla: PSI03014 Créditos: 4

Carga Horária: 60 h CH Autônoma: 40h CH Coletiva: 20h

CH Individual: 05h

Súmula

Fundamentação teórico-metodológica do diagnóstico em Psicopatologia através da descrição, análise e interpretação dos processos de formação das estruturas clínicas. Estudo de procedimentos para a investigação dos processos psicopatológicos de psicose, neurose, perversão, somatose, adições e estados limites. Leitura e interpretação de casos clínicos.

Currículos

Currículos Etapa Pré-Requisitos Natureza

PSICOLOGIA - HABILITAÇÃO PSICÓLOGO PSICOLOGIA NOTURNO - HABILITAÇÃO PSICÓLOGO 4 4 (PSI03013) PSICOPATOLOGIA I-A (PSI03013) PSICOPATOLOGIA I-A Obrigatória Obrigatória Objetivos

Dar continuidade ao estudo do psicopatológico, por meio dos métodos da hetero-observação, da auto-observação e da escuta psicanalítica. Propiciar aos estudantes as condições para a construção de elaborações conceituais rigorosas acerca do psicopatológico.

Conteúdo Programático

Semana Título Conteúdo

1 Apresentação do Programa.

Texto-base: Dalgalarrondo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais.

(2)

2 A formação de sintomas

Distinção teórico-metodológica entre sintoma como sinal ou signo e sintoma como

mensagem. 3-4 As psiconeuroses como a contribuição freudiana para a psicopatologia Histeria e Neurose

Obsessiva: 2 Casos clínicos. Histeria - Caso Katharina

Neurose obsessiva- Homem dos Ratos - e Filme

5 Fobias e

fetichismo

Distinção teórico-metodológica entre objeto como fenômeno e objeto como significante, para

introduzir o estudo dos objetos (fóbico e fetiche) como significantes. 6-11 sintomas contemporâneos e suas classificações atuais.

Síndromes relacionadas ao consumo de alimentos (Transtornos Alimentares, DSM-V). Transtorno da Personalidade do grupo B - Borderline e

Antissocial); Transtornos Disruptivos, de Controle de Impulsos e da Conduta (Transtorno de Personalidade Antissocial e outros).

Adições e Toxicomanias.

TDAH e medicalização da infância. 12-14

Integração dos Conteúdos e Avaliação

Elaboração de escritos individuais. Apresentações dos trabalhos dos grupos. Apoio a Dúvidas.

15 Recuperação Nova Elaboração de escritos individuais

Metodologia

Serão realizadas atividades síncronas e assíncronas. As aulas síncronas serão realizadas através da plataforma Teams da Microsoft. Serão gravadas e disponibilizadas através de link no Moodle da disciplina para que os alunos com problemas de conexão possam acessá-las em outo momento. As atividades assíncronas serão realizadas autonomamente a partir de indicações do docente. Será utilizada o Moodle como AVA institucional. Poderão ser realizadas ao longo do semestre atividades de discussão utilizando a ferramenta fórum disponível no Moodle ou Microsoft Teams. Estas atividades serão propostas de acordo ao interesse da turma no aprofundamento de alguma temática abordada na disciplina e de acordo com as possibilidades de acesso remoto dos alunos. Durante as aulas síncronas será disponibilizado apoio a dúvidas sobre as Leituras propostas na fora assíncrona.

(3)

Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem:

Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais.

Todos os materiais de terceiros que venham a ser utilizados serão referenciados com a devida autoria.

A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou alternativas;

Todas as gravações de atividades síncronas serão previamente informadas por parte dos professores.

Somente poderão ser gravadas as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais.

Não será disponibilizado, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do professor, sem autorização específica para a finalidade pretendida. Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licença de uso e distribuição específica, sendo vedada a distribuição do material cuja a licença não permita ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria.

Carga Horária Teórica: 60 horas

Experiências de Aprendizagem

Trabalhos individuais escritos, atividades de leitura em grupo (organizados pelos alunos em combinação com professora), filmes e debates.

Critérios de Avaliação

Critério 1: trabalho escrito individual tem a forma de um texto ensaístico que explicite a competência de análise e interpretação de processos psicopatológicos por parte do estudante. (Em torno de 2500 palavras). (Peso 50%)

Critério 2: Participação em um trabalho em grupo sobre tema do programa. Os estudantes apresentam o relatório do grupo através de vídeo, slides ou utilizando os recursos de Web Conferencia (MConf ou Microsoft Teams). (Peso 50%)

As notas dos trabalhos serão dadas através de valores numéricos: A: 9 a 10

B: 7,5 a 8,99 C: 6 a 7,49 D: 0 a 5,99

(4)

De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no Parágrafo 2º, do Artigo 44, da Resolução nº 11/2013 do CEPE.

Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema acadêmico.

Para os casos previstos no Parágrafo 1º, a justificativa do registro NI deverá conter a referência ao período de excepcionalidade.

Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde.

Atividades de Recuperação Previstas

Elaboração ou Reelaboração do Escrito individual nos casos em que os critérios 1 e/ou 2, acima especificados, não foram atingidos.

Prazo para Divulgação dos Resultados das Avaliações

O prazo de divulgação dos resultados estará de acordo com o calendário acadêmico.

Bibliografia Básica Essencial

1. Freud, S. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago (Disponível em pdf) ou outras edições. ISBN 85-312-0989-7.

2. American Psychiatric Association.. DSM-5 Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais.. Porto Alegre: Artmed. Já Disponível em pdf.

2014. ISBN 978-85-8271-088-3.

Básica

1. Revista latinoamericana de psicopatologia fundamental. São Paulo. Disponível no portal Scielo.

2. Dalgalarrondo, P. (2019). Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed. ISBN 978-85-8271-505-5. (há três edições deste livro, vamos utilizar aquela que estiver disponível em pdf ou outro formato digital).

Complementar: Outras obras acessíveis aos estudantes poderão ser incluídas no programa a partir de combinação com os estudantes.

(5)

Referências

Documentos relacionados

Aos sete dias do mês de janeiro do ano 2002, o Perito Dr. OSCAR LUIZ DE LIMA E CIRNE NETO, designado pelo MM Juiz de Direito da x.ª Vara Cível da Comarca do São Gonçalo, para proceder

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

As medidas antiparasitárias devem está voltadas principalmente para os animais jovens de até 2 anos de idade, com tratamento a cada 30, 60 ou 90 dias conforme infestações.

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director