• Nenhum resultado encontrado

PORTARIA SEMEB N. 22 DE 18 DE AGOSTO DE 2017.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PORTARIA SEMEB N. 22 DE 18 DE AGOSTO DE 2017."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

PORTARIA SEMEB N. 22 DE 18 DE AGOSTO DE 2017.

Dispõe sobre o processo de cadastramento de alunos, coleta de vagas, compatibilização demanda/vaga e matrícula para o atendimento à Demanda Escolar da Educação Básica no ano letivo de 2018, no Sistema de Ensino do Município de Bebedouro - São Paulo.

O Secretário Municipal de Educação de Bebedouro, no uso de suas atribuições

legais, considerando:

- os artigos 208 e 211 da Constituição Federal – CF/1988, que dispõe sobre a mútua colaboração dos sistemas de ensino, para assegurar a universalização do ensino obrigatório;

- o disposto no artigo 249 da Constituição do Estado de São Paulo – CE/1989;

- o disposto no inciso III do art. 5º da Lei nº 9394, de 20/12/1996, LDB, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;

- a Lei Municipal nº 5000 de 23/06/2015, que aprova o Plano Municipal de Educação – PME - de Bebedouro e dá outras providências;

- o Decreto nº 40.290, de 31/8/1995 que institui o Cadastramento Geral de Alunos do Estado de São Paulo;

- a Resolução SE 36, de 25/05/2016, que institui, no âmbito dos Sistemas Informatizados da Secretaria de Educação, a plataforma “Secretaria Escolar Digital” – SED;

- a Deliberação CEE nº 2/2000, que dispõe sobre o cadastramento geral dos alunos da Educação Básica no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo;

- a Deliberação CEE nº 73/2008 e as Indicações CEE nº 73/2008 e CEE 135/2015, que regulamentam a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, no âmbito do Sistema Estadual de Ensino;

- o Decreto Municipal nº 5915/2005, que dispõe sobre a "Implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos de Duração" nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino de Bebedouro

- o Parecer CME nº 01/2015, que dispõe sobre o corte etário para matrícula na Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental no Sistema Público Municipal de Ensino de Bebedouro;

- a Resolução SE nº 74, de 19/07/2012, que dispõe sobre a realização do Censo Escolar no âmbito do Estado de São Paulo;

- a formação da Rede Pública de Ensino, composta pela integração das redes estadual e municipal, visando a atender e acomodar integralmente a demanda escolar da Educação Básica; e

- a importância da continuidade do processo de planejamento antecipado para o adequado atendimento da demanda escolar, na Rede Municipal de Ensino de Bebedouro.

(2)

RUA CEL. CONRADO CALDEIRA Nº 470 – CENTRO – BEBEDOURO/SP - CEP-14701-000 -  17-3344-6100 Resolve:

Art. 1º As ações que visam à implementação do processo de atendimento à demanda escolar da Educação Básica, para o ano de 2018, inclusive na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA - deverão observar a ordem sequencial dos seguintes procedimentos:

I- garantir o atendimento aos alunos já matriculados, em continuidade de estudos; II- realizar a chamada escolar e a matrícula antecipada dos ingressantes na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Especial, na rede pública, para o ano de 2018;

III- efetuar o cadastramento e o atendimento das situações de transferência.

Parágrafo Único Todas as escolas municipais constituem-se postos de inscrição e de informações ao cidadão que procurar uma escola pública para participar do processo de matrícula.

Art. 2º Todas as fases do processo de matrícula antecipada para a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial, serão realizadas na Rede Pública Municipal de Ensino de Bebedouro por meio do Sistema Informatizado da SEE e efetuadas nas seguintes fases:

I- Fase 1 - período de 28/08 a 22/09/2017 – consulta e definição, no Sistema Informatizado da SEE, dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino, que em 2017, frequentam a 2ª Etapa da Educação Infantil candidatos ao ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental público.

II- Fase 2 - período de 28/08 a 22/09/2017 – consulta e definição, no Sistema Informatizado da SEE, dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino, que em 2017, frequentam o 5º ano do Ensino Fundamental, candidatos à vaga no 6º ano do Ensino Fundamental público;

III- Fase 3 - período de 25/09 a 27/10/2017 - chamada escolar e cadastramento nas escolas, das crianças que se encontram fora da escola pública, candidatos a matrícula em qualquer etapa da Educação Infantil, obedecendo aos mesmos critérios estabelecidos nos parágrafos 1° e 2° deste mesmo artigo.

IV- Fase 4 - período de 02/10 a 31/10/2017 - chamada escolar e cadastramento nas escolas, das crianças, jovens e adultos que se encontram fora da escola pública, candidatos a matrícula em qualquer ano do Ensino Fundamental, inclusive na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

§ 1º Os pais que pleitearem o direito de seus filhos efetivarem sua matrícula na Educação Infantil ou no 1º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, com base no Parecer CME de Bebedouro nº 01/2015 e tendo como fundamento legal a Indicação CEE nº 135/2015, que adota para corte etário de matricula a data de 30/06, deverão requerer por escrito na Unidade Escolar onde seu filho está matriculado, ficando os profissionais da escola responsáveis por emitir um relatório pedagógico do desenvolvimento da criança, que será analisado pela SEMEB.

(3)

§ 2º A efetivação da matrícula dos alunos em qualquer Etapa da Educação Infantil que se encontram fora da escola pública municipal, dar-se-á mediante o comparecimento dos pais e/ou responsáveis na U.E mais próxima de sua residência, munidos dos documentos constantes no Regimento Escolar da escola.

§ 3º A efetivação da matrícula dos alunos em qualquer ano do ensino fundamental que se encontram fora da escola pública municipal, dar-se-á mediante o comparecimento dos pais e/ou responsáveis na U.E mais próxima de sua residência, munidos dos seguintes documentos (original e xérox):

1. Certidão de nascimento do aluno; 2. Cópia do RG do aluno, caso o possua; 3. Cópia da carteira de vacinação; 4. Comprovante de endereço.

§ 4º No ato do cadastramento, a escola deverá obrigatoriamente proceder ao preenchimento da ficha cadastral completa de alunos sem RA (registro de aluno) e à atualização de endereço, inclusive com CEP válido e telefone para contato, dos alunos e demais candidatos que já possuem RA.

§ 5º Nos casos de transferência de alunos entre as escolas do município, é necessário exigir a apresentação de declaração de vaga da Unidade Escolar pretendida. Ou seja, a transferência somente será efetivada após comprovação de vaga na Unidade Escolar de destino do aluno.

Art. 3º No processo de atendimento à demanda de Educação Infantil, Ensino Fundamental e nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos e de Educação Especial, as autoridades educacionais devem observar os seguintes critérios:

I- garantia de atendimento aos alunos da própria escola, observadas as situações específicas para continuidade de estudos;

II- havendo vagas, disponibilizar matrícula prioritariamente para os alunos, que residem no bairro e/ou setor mais próximo da unidade escolar;

III- no caso da oferta de vaga ser inferior a demanda do entorno, haverá sorteio da vaga com a participação do Conselho de Escola e da comunidade escolar.

IV- no caso da oferta de vaga ser inferior a demanda de espera oriunda de bairros que não abrangem o entorno da unidade escolar e outros interessados, haverá sorteio da vaga com a participação do Conselho de Escola e da comunidade escolar.

Art. 4º A programação de vagas de todas as escolas municipais será feita exclusivamente por meio da digitação da coleta de classes ou turma no Sistema Informatizado da SEE, após planejamento do atendimento escolar para o ano letivo de 2018, assegurando-se a continuidade de estudos dos alunos já matriculados.

(4)

RUA CEL. CONRADO CALDEIRA Nº 470 – CENTRO – BEBEDOURO/SP - CEP-14701-000 -  17-3344-6100 Art. 5º A efetivação da matrícula dos alunos candidatos ao ingresso na Escola Pública Municipal na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial, será realizada após a compatibilização entre a demanda e as vagas existentes, mediante a digitação da formação das classes e a efetivação da matrícula no Sistema Informatizado da SEE, obedecendo à ordem de prioridade.

§ 1º É obrigatória a efetivação de todas as matrículas da demanda compatibilizada, em todas as etapas do processo de matrícula antecipada para o ano de 2018, no Sistema Informatizado da SEE.

§ 2º Em qualquer momento do ano, é vedada a exclusão de matrícula de alunos que não comparecerem às aulas ou abandonarem a escola, sendo obrigatório o lançamento desses registros nas opções específicas, disponibilizadas no Sistema Informatizado da SEE.

§ 3º Na hipótese de haver candidato cuja matrícula foi efetivada e que não compareceu à escola no prazo de 20 (vinte) dias consecutivos, contados a partir do primeiro dia letivo imediatamente subsequente ao registro de sua matrícula, sem apresentar justificativa para as ausências, a escola deverá efetuar o lançamento de “Não Comparecimento” (N.COM) no Sistema Informatizado da SEE, de forma a liberar sua vaga.

§ 4º Quando os 20 (vinte) dias consecutivos de ausências não justificadas forem permeados por período de recesso e/ou de férias escolares, a contagem deverá ser interrompida, tendo continuidade somente a partir do primeiro dia letivo subsequente ao do término do referido período.

§ 5º Para as matrículas efetivadas após o término do período a que se referem os parágrafos 3º e 4º deste artigo, o registro de “Não Comparecimento” (N.COM) deverá ser efetuado, obrigatoriamente, depois de 10 (dez) dias consecutivos de ausências não justificadas, contados a partir do primeiro dia letivo subsequente ao da efetivação da matrícula do aluno.

§ 6º Excedido o prazo de 10 (dez) dias, ainda será possível efetivar o registro da situação dos alunos que realmente se enquadrem nessa opção, sendo considerado um “Não Comparecimento” (N.COM) fora de prazo.

§ 7º A vista do disposto no parágrafo 3º deste artigo, em caso de retorno do aluno, posterior ao lançamento de “Não Comparecimento” (N.COM), a escola deverá:

1. Na inexistência da vaga, efetuar a inscrição para nova compatibilização e definição da escola para atendimento do aluno;

2. Na existência da vaga disponível, efetivar imediatamente, nova inscrição e matrícula no Sistema Informatizado da SEE.

Art. 6º Os alunos com matrícula garantida, pois se encontram em continuidade de estudos, deverão manifestar interesse em permanecer na rede pública de ensino, comprometendo-se a frequentar regularmente as aulas no ano letivo de 2018, com a obrigatoriedade de atualização de todos os dados cadastrais.

(5)

Parágrafo Único A escola deverá alertar os pais/responsáveis, nos casos de alunos com registro de elevado número de ausências, zelando para que venham a apresentar frequência regular, conforme estabelece o inciso III do artigo 5º da LDB.

Art. 7º O cadastramento e a matrícula dos alunos que não se inscreveram no processo da Chamada Escolar 2017, será feita durante todo o ano letivo de 2018, no Sistema Informatizado da SEE, em opção que ficará disponível em caráter permanente.

Art. 8º O número de alunos para a organização das classes ou turmas por etapas/ anos/termos dos segmentos da Educação Básica oferecidos pela Rede Municipal de Ensino deverá observar os seguintes parâmetros:

I- Educação Infantil:

a) Berçário I - média de 06 (seis) alunos por turma. b) Berçário II - média de 08 (oito) alunos por turma. c) Maternal - média de 15 (quinze) alunos por turma.

d) Pré-Escola 1ª Etapa - média de 20 (vinte) alunos por turma. e) Pré-Escola 2ª Etapa - média de 20 (vinte) alunos por turma. II- Ensino Fundamental:

a) 1º, 2º e 3º Ano - média de 25 (vinte e cinco) alunos por classe. b) 4º e 5º Ano – média de 30 (trinta) alunos por classe.

c) Recuperação paralela – média de 20 (vinte) alunos por turma. III- Educação Especial (Sala de Recurso Multifuncional):

a) Deficiente Intelectual (DI), Deficiente Visual (DV), Deficiente Auditivo (DA), Deficiente Físico (DF) – turmas com a média de 15 alunos e atendimento em grupos de no máximo 04 (quatro) alunos.

IV- Educação de Jovens e Adultos:

a) Média de 15 (quinze) alunos para classes que atendam o 1º termo e/ou 1º e 2º termos conjugados;

b) Média de 20 (vinte) alunos para classes que atendam o 2º termo;

Parágrafo único O número de alunos frequentes por turma não poderá ser inferior a 60%. No caso de baixa frequência, será feito adequações para o atendimento dos alunos e a classe será extinta.

Art. 9º São exigências para matrícula em termos de idade: I- Educação Infantil

(6)

RUA CEL. CONRADO CALDEIRA Nº 470 – CENTRO – BEBEDOURO/SP - CEP-14701-000 -  17-3344-6100 a) Creche:

Berçário I – crianças a partir de 04 (quatro) meses completos.

Berçário II – crianças de 02 (dois) anos completos ou a completar até 31/03/2018; Maternal – crianças com 3 (três) anos completos ou a completar até 31/03/2018. b) Pré-Escola:

1ª Etapa – crianças com 04 (quatro) anos ou a completar até 31/03/2018. 2ª Etapa – crianças com 05 (cinco) anos ou a completar até 31/03/2018. II- Ensino Fundamental:

Ingresso no Ensino Fundamental - 1º Ano: - crianças com 6 (seis) anos completos ou a completar até 31/03/2018.

III- Educação de Jovens e Adultos - 1° termo do Ciclo I A – 15 anos completos até 31/03/2018.

Art. 10 O processo de matrícula obedecerá ao cronograma constante do Anexo que integra a presente Portaria.

Art. 11 Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogada a Portaria SEMEB n° 22/2016.

Bebedouro, 18 de agosto de 2017.

RODOLFO AUGUSTO RODRIGUES

Secretário Municipal de Educação RG.26.789.767-4

(7)

ANEXO I

CRONOGRAMA PARA ATENDIMENTO À DEMANDA ESCOLAR DO ANO DE 2018 NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE BEBEDOURO. 10 a 25/08/2017 – Atualização de endereços dos candidatos ao 1º e aos 6º anos do Ensino Fundamental.

14/08 a 31/08/2017 – Digitação do quadro-resumo e coleta de classes de todos os níveis de ensino, previstas para o ano letivo de 2018.

28/08 a 22/09/2017 - Fase 1 – Consulta e definição, no Sistema Informatizado da SEE, dos alunos que, em 2017, frequentam a 2ª etapa da educação infantil nas escolas públicas municipais ou conveniadas e que deverão ser atendidos no 1º ano do ensino fundamental público.

28/08 a 22/09/2017 - Fase 2 – Consulta e definição, no Sistema Informatizado da SEE, dos alunos do Sistema Municipal de Ensino que em 2017, frequentam o 5º ano do Ensino Fundamental, candidatos à vaga no 6º ano do ensino fundamental público; 02/10 a 27/10/2017 – Digitação da matrícula, no Sistema Informatizado da SEE, dos candidatos ao ingresso no ensino fundamental (1º ano), identificados na Fase I, nas escolas municipais.

23/10 a 10/11/2017 – atualização de endereços dos alunos em continuidade.

30/10 a 14/11/2017 – digitação das matrículas, para o ano de 2018, dos alunos da Educação Infantil e dos alunos dos demais anos do Ensino Fundamental em continuidade de estudos (2º ao 5º/EJA).

04/09 a 29/09/2017 - Fase 3 - chamada escolar e cadastramento nas escolas, das crianças que se encontram fora da escola pública, candidatos a matrícula em qualquer etapa da Educação Infantil, obedecendo aos mesmos critérios estabelecidos nos parágrafos 1° e 2° deste mesmo artigo.

02/10 a 31/10/2017 - Fase 4 - chamada escolar e cadastramento nas escolas, das crianças, jovens e adultos que se encontram fora da escola pública, candidatos a matrícula em qualquer ano do Ensino Fundamental, inclusive na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

16/11 a 13/12/2017 – Matrícula dos candidatos inscritos nas fases 3 e 4 de inscrição. A partir de 14/12/2017 – Divulgação pela escola, dos resultados da matrícula dos alunos cadastrados na Fase de Inscrição, informando devidamente aos responsáveis a escola em que foi disponibilizada a vaga para 2018.

(8)

EXTRATO DE JULGAMENTO DE RECURSO

Vem à deliberação superior, devidamente informado, os autos do processo licitatório em referência, com orecurso administrativo interposto tempestivamente pela empresa recorrente GS CORPORATIVA COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA - ME, em face da decisão proferida pelo Pregoeiro na ata da sessão

pública de processamento do certame licitatório.

Notou-se que depois da r. decisão proferida pelo Pregoeiro na ata da sessão pública de processamento da licitação em referência, na qual foi declarada vencedoras as empresas licitantes: M.T.TEIXEIRA DE OLIVEIRA MONTAGEM ELETRICA ME, nos itens: 02, 03, 08, 09, 12, 15, 16, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 26, 27, 29, 32, 33, 34, 36, 37, 38, 39, 41, 45, 46, 47, 48, 49, 50, 51, 61, 63, 64, 71, 72, 73, 74, 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88, 89, 90, 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98, 99, 100, 101, 102, 103, 104, 105, 106, 107, 108, 114, 115, 116, 117, 118, 119, 120, 121, 122, 123, 124, 125, 126, 127, 128, 129, 131, 136, 140, 142, 143, 146, 147, 152, 153, 154, 155, 156, 157, 158, 159, 160, 161, 162, 163, 164, 165, 166, 167, 170, 171, 173, 176, 177, 178, 180, 181, 182, 183, 184, 185, 186, 188, 190, 191, 192, 193, 194, 195, 197, 198, 199, 204, 205, 206, 207, 208, 215, 216, 217, 218, 219, 220, 221, 222, 223, 224, 225, 226, 227, 228, 229, 230, 231, 232, 233, 234, 235, 236, 237, 238, 239, 240, 241, 242, 243, 244, 245, 246, 247, 248, 249, 255, 256, 257, 258, 259, 260, 261, 262, 263, 264, 265, 266, 267, 268, 270, 275, 276, 277, 279, 281, 282 e 283; ELETRICA RADIANTE MAT. ELETRICOS LTDA - EPP, nos itens: 10, 11, 13, 14, 17, 24, 28, 30, 35, 40, 42, 44, 53, 54, 55, 57, 58, 60, 62, 65, 66, 67, 68, 69, 109, 132, 133, 134, 137, 138, 144, 168, 172, 174, 179, 189, 201, 202, 209, 210, 211, 212, 213, 250, 271, 272 e 273; e MARIO SERGIO CASLINI CONSTRUTORA - ME, nos itens: 01, 04, 05, 06, 07, 25, 31, 43, 52, 56, 59, 70, 110, 111, 112, 113, 130, 135, 139, 141, 145, 148, 149, 150, 151, 169, 175, 187, 196, 200, 203, 214, 251, 252, 253, 254, 269, 274, 278 e 280, que o representante presente da empresa licitante GS CORPORATIVA COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA - ME, manifestou sua intenção de apresentar recurso, abrindo-se

então o prazo de 3 (três) dias para apresentação de suas razões recursais, bem como, ficando as

demais licitantes intimadas para apresentarem as contrarrazões, em igual número de dias, a contar do término do prazo do recorrente.

Dentro do prazo estabelecido, verificou-se a insurgência do recurso administrativo interposto pela

empresa recorrente: GS CORPORATIVA COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA - ME, devidamente

protocolado sob nº 9947/2017, às 11h:30m:28s, do dia 26/07/2017. Por outro lado, as demais licitantes

regularmente intimadas, não se manifestaram.

Refletindo sobre o embasamento legal da r. decisão recorrida, em relação aos critérios e requisitos estabelecidos no Edital nº 46/2017 da licitação modalidade Pregão Presencial nº 41/2017 e nas razões

de recurso apresentadas pela empresa recorrente, bem como, amparado no parecer emitido pela

Assessoria Jurídica desta Prefeitura, a qual assim se manifestou: I – DOS FATOS

1. Trata o presente de consulta elaborada pelo senhor Presidente da Comissão de Licitação, onde o mesmo

requer a elaboração de parecer jurídico relativo ao provimento ou não do Recurso Administrativo, apresentada pela empresa GS CORPORATIVA COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA - ME, em face da decisão proferida pelo

Pregoeiro de inabilitar a empresa recorrente, que deixou de apresentar a Certidão da Secretaria da Fazenda Estadual solicitado no item 6.1.2.3.2 do edital da licitação modalidade Pregão Presencial n. 41/2017.

2. Passo a opinar. II – DO PARECER

3. A empresa protocolou o presente recurso administrativo, tempestivamente, solicitando que seja anulada a

decisão do Pregoeiro, declarando a empresa GS CORPORATIVA COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA - ME habilitada para o certame e vencedora do mesmo, por ter ofertado o menor preço. Alegando, em síntese, que a certidão apresentada pela empresa supre o exigido em lei, no tocante a regularidade fiscal, e, que exigir a Certidão de débitos Não Inscritos é rigor excessivo.

(9)

III – prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domicilio ou sede do licitante, ou outra equivalente, na forma da Lei”.

O dispositivo mencionado não faz qualquer menção a tributos, exigindo, em verdade, que o licitante demonstre a regularidade para com as fazendas das três esferas federativas. E isso independentemente da área de atuação da empresa interessada. Nesse sentido, o Superior Tribunal de Justiça já se manifestou:

“A Lei nº. 8666/93 exige prova de regularidade fiscal perante todas as fazendas, Federal, estadual e Municipal, independentemente da atividade do licitante” (STJ Recurso Especial n. 138.745/RS Relator: Min. Franciulli Netto. DJ 25.06.2001).

Assim, só estará habilitado o licitante que comprovar estar em dia com as obrigações relativas a todas as fazendas. E essa condição, destaca-se, não se comprova tão-somente com o pagamento de tributos. O interessado no certame não poderá ter qualquer pendencia para com o fisco, como a imposição de multas, por exemplo.

Apesar de ser mais restritiva, essa interpretação garante a isonomia do certame uma vez que só admite a participação de licitante em iguais condições fiscais: a de regularidade absoluta. Lembre-se que o tratamento isonômico constitui finalidade primária da licitação.

Regra geral, as certidões de débitos emitidas pelas fazendas dão conta de todas as obrigações para com o fisco respectivo. Todavia, principalmente na esfera estadual, é comum as certidões se destinem a comprovar a regularidade em face de obrigações específicas. Assim, há uma certidão que atesta a regularidade perante

Débitos Tributários da Dívida Ativa e outra com a finalidade de atestar a regularidade da licitante em faze de Débitos Tributários Não Inscritos na Dívida Ativa. Nesses casos, o licitante deverá apresentar uma certidão

negativa para cada obrigação, sob pena de não comprovar sua regularidade fiscal na forma da Lei n. 8666/93, como é solicitado no edital.

Assim, se o licitante apresentar apenas a certidão relativa aos Débitos Tributários da Dívida Ativa, por exemplo, além da não comprovação de regularidade fiscal, também não apresentou todos os documentos solicitados no edital, p Edital, faz lei entre as partes e é claro em solicitar as duas Certidões, não apresentando a Certidão de Débitos não inscritos, as empresas não apresentaram um dos documentos exigidos no edital para habilitação na licitação, além de não comprovar a regularidade fiscal como exigido pelo art. 29, III da Lei de Licitações. O Tribunal de Contas da União, também adota o entendimento pela necessidade de comprovação da condição de regularidade perante as Fazendas se dar de forma ampla:

Acórdão n. 1788/2003 – Plenário. “A Lei n. 8666/1996. Em seu art. 29, inciso II, disciplina: Art. 29. A documentação relativa à regularidade fiscal, conforme o caso, consistirá em: (...)

III – prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domicilio ou sede do licitante, ou outra equivalente, na forma da lei.

Não há dúvida de que, para fazer prova de regularidade para com a Fazenda Federal, deve-se apresentar certidões atinentes aos créditos tributários, ainda não inscritos em dívida ativa, e aos créditos já integrantes da dívida ativa inscrita, conforme o art. 62 do Decreto-lei n. 147/1967. (...)

Salvo, melhor juízo, entendo que a determinação acima, com os ajustes necessários, também deve ser aplicada à prova de regularidade fiscal para com as Fazendas estaduais e municipais.

A Lei de Licitações exige a comprovação de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal, sem especificar quaisquer espécies de créditos que comprovem a regularidade atinente a todos os créditos das mencionadas fazendas. Portanto, os licitantes devem buscar certidões, emitidas pelos órgãos federais, estaduais e municipais competentes, que atestem a plena regularidade fiscal. Deste forma, diante da inercia da Construtora Celi Ltda. Em apresentar certidões que suprissem a falha apontada, parece-me que as razões oferecidas no recurso interposto pela Construtora Mafrense Ltda. Justificavam o julgamento pela inabilitação da empresa autora desta representação.”

Diante das informações relatadas, entende-se que na situação descrita exige-se para comprovar a regularidade fiscal, no tocante, a Fazenda estadual, a apresentação das duas certidões exigidas no edital.

III – DA CONCLUSÃO

5. Por todo o exposto, com relação à solicitação acima, OPINO pelo não provimento do Recurso

Administrativo.

Convenço-me de que o Pregoeiro acertou na sua decisão anteriormente proferida. Com efeito, a decisão do Pregoeiro é licita e deve ser validada. Com desenvoltura, o jurista Marçal Justen Filho versa:

“Portanto, o benefício reside não na dispensa de apresentação de documentos de regularidade fiscal. Nem se trata da dilação quanto à oportunidade própria para exibição dos documentos. O que se faculta é a desnecessidade de perfeita e completa regularidade fiscal no momento da abertura ou de julgamento do certame. Em outras palavras, o benefício outorgado às pequenas empresas, no âmbito da habilitação, está sintetizado no parágrafo 1º do art. 43: trata-se da faculdade de regularização dos defeitos existentes e comprovados nos documentos de regularidade fiscal apresentados na oportunidade devida pela pequena empresa. Daí se segue que o licitante que tiver deixado de apresentar documento de regularidade fiscal, exigido no ato convocatório, deverá ser inabilitado” (in O Estatuto da Microempresa e as Licitações Públicas, 2º Ed, São Paulo: Dialética, 2007, p. 67).

(10)

legal e sob a ótica do posicionamento estabelecido no Edital, bem como, amparo no parecer emitido pela Assessoria Jurídica desta Prefeitura, pelo conhecimento do recurso administrativo interposto pela

empresa GS CORPORATIVA COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA - ME, e pelo improvimento do mesmo,

tudo na correta aplicação dos preceitos legais atinentes à espécie, mantendo-se a r. decisão recorrida que outrora a vista da habilitação, declarou vencedoras as empresas licitantes: M.T.TEIXEIRA DE OLIVEIRA MONTAGEM ELETRICA ME, nos itens: 02, 03, 08, 09, 12, 15, 16, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 26, 27, 29, 32, 33, 34, 36, 37, 38, 39, 41, 45, 46, 47, 48, 49, 50, 51, 61, 63, 64, 71, 72, 73, 74, 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88, 89, 90, 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98, 99, 100, 101, 102, 103, 104, 105, 106, 107, 108, 114, 115, 116, 117, 118, 119, 120, 121, 122, 123, 124, 125, 126, 127, 128, 129, 131, 136, 140, 142, 143, 146, 147, 152, 153, 154, 155, 156, 157, 158, 159, 160, 161, 162, 163, 164, 165, 166, 167, 170, 171, 173, 176, 177, 178, 180, 181, 182, 183, 184, 185, 186, 188, 190, 191, 192, 193, 194, 195, 197, 198, 199, 204, 205, 206, 207, 208, 215, 216, 217, 218, 219, 220, 221, 222, 223, 224, 225, 226, 227, 228, 229, 230, 231, 232, 233, 234, 235, 236, 237, 238, 239, 240, 241, 242, 243, 244, 245, 246, 247, 248, 249, 255, 256, 257, 258, 259, 260, 261, 262, 263, 264, 265, 266, 267, 268, 270, 275, 276, 277, 279, 281, 282 e 283; ELETRICA RADIANTE MAT. ELETRICOS LTDA - EPP, nos itens: 10, 11, 13, 14, 17, 24, 28, 30, 35, 40, 42, 44, 53, 54, 55, 57, 58, 60, 62, 65, 66, 67, 68, 69, 109, 132, 133, 134, 137, 138, 144, 168, 172, 174, 179, 189, 201, 202, 209, 210, 211, 212, 213, 250, 271, 272 e 273; e MARIO SERGIO CASLINI CONSTRUTORA - ME, nos itens: 01, 04, 05, 06, 07, 25, 31, 43, 52, 56, 59, 70, 110, 111, 112, 113, 130, 135, 139, 141, 145, 148, 149, 150, 151, 169, 175, 187, 196, 200, 203, 214, 251, 252, 253, 254, 269, 274, 278 e 280.

Diante do exposto, ordeno a publicação dessa decisão na Imprensa Oficial Eletrônica do Município disponibilizada no site oficial: www.bebedouro.sp.gov.br, para a devida ciência de todos os participantes, em atendimento ao item 16.3 do Edital nº 46/2017 da presente licitação.

Por fim, em atendimento ao parágrafo 5º, do artigo 109, da Lei Federal nº 8.666/93 e ulteriores

alterações, coloque-se os autos do processo licitatório com vista franqueada aos interessados no Setor de Licitação da Prefeitura, situado à Praça José Stamato Sobrinho nº 45, Centro, nesta cidade de Bebedouro, Estado de São Paulo.

Bebedouro/SP., 17 de agosto de 2017.

FERNANDO GALVÃO MOURA PREFEITO MUNICIPAL

(11)

incluindo a Cessão, Instalação e Manutenção, sem nenhum ônus a Prefeitura, a título de comodato, de 01 (um) Tanque de Combustível e Bomba com capacidade mínima de 10.000 (dez mil) litros, durante todo o período de vigência do contrato, para a Frota de Ônibus da Educação, para a Frota do Corpo de Bombeiros e para Frota do Departamento Municipal de Saúde. Prazo de Vigência: 12 meses Modalidade: Pregão Presencial nº 45/2017 Proponentes: 1.

Fernando Galvão Moura Prefeito Municipal

Referências

Documentos relacionados

Essa parceria entre a Compactor e o Banco Nacional de Habitação, assim como o convênio do município de Nova Iguaçu com a fábrica para a construção da Escola Compactor, nos

Instrumentação: Eletrônica, Temperatura, Campo Magnético, Vácuo, Filmes Finos e etc..

a) Carlos mobilou o consultório com luxo. Indica o tipo de sujeito das seguintes frases.. Classifica as palavras destacadas nas frases quanto ao processo de formação de palavras..

(iv) estimate technological profile for Brazil and BLUM regions considering zoo technical indexes and calculated productivities (beef and dairy sectors); (v) estimate costs

São muitas as articulações empreendidas pelo fotógrafo para alcançar seu leitor. Claro está que, a depender de objetivo a objetivo, umas estratégias são mais indicadas que

O perfil de expressão de ncRNA de células CD34 + e estromais de SMD-ARSA foram claramente distintos dos obtidos de células CD34 + e estromais de indivíduos saudáveis,

O resultado do Seletivo será válido apenas para os candidatos que irão se inscrever no Processo Seletivo para o Projeto Bolsa de Assistência ao Aluno/2012 com atuação nos

• Composição Composição Composição Composição da da da contribuição da contribuição contribuição contribuição mensal mensal mensal mensal - 5% do salário mínimo