• Nenhum resultado encontrado

Válvulas, controles + sistemas Válvula controladora Termostática Aquastrom T plus com pré-ajuste, para tubulações de circulação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Válvulas, controles + sistemas Válvula controladora Termostática Aquastrom T plus com pré-ajuste, para tubulações de circulação"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Válvulas, controles + sistemas

Válvula controladora Termostática

“Aquastrom T plus”

com pré-ajuste, para tubulações

de circulação

Informações Técnicas Especificações Resumidas:

As Válvulas Controladoras Termostáticas Oventrop “Aquastrom T plus” com pré-seleção para tubulações de circulação, conforme DVGW folhas de testes W551 e W553.

Controle Térmico:

Faixa de Controle Recomendada: 55°C até 60°C

(faixa máx. controle 40°C até 65°C, precisão de controle ±1°C) A válvula promove automáticalmente desinfecção térmica. A vazão aumenta a temperatura cerca de 6K acima da temperatura ajustada e a vazão é reduzida -seja qual for a temperatura ajustada- à vazão residual quando atingir aprox. 73°C. Aválvula assim garante uma ótima desinfecção térmica no sistema de circulação. A vazão máx. pode ser pré definida e é independente em relação ao valor da temperatura de controle. O conjunto é equipado com uma válvula dreno com conexão para mangueira, permitindo drenar o sistema para trabalho de manutenção. A temperatura pode ser controlada com a ajuda de um termômetro ou um elemento sensor. O ajuste de temperatura pode ser protegido contra manuseio indevido através do uso de uma cobertura de proteção, não impedindo que temperatura ajustada possa ser lida. O Controlador de Temperatura não entra em contato com o fluido; todas as partes que ficam em contato com o fluido são feitas com material que não possua latão; material: corpo em bronze; Anéis de vedação em EPDM.

Temperatura Máx. de trabalho: 90°C Pressão Nominal: 16 bar Ajustado em Fábrica:

-Temperatura: 57°C

-Vazão: DN 15: 2.0 DN 20: 3.0 DN 25: 4.0 Aguardando certificação DVGW e WRAS. Vantagens:

– Controle térmico automático da vazão – Promove desinfeção térmica.

– A temperatura da vazão cresce cerca de 6K acima da tura ajustada, a temperatura da desinfecção na derivação é então atingida rápidamente

– A vazão é limitada acima de 73°C para garantir desinfecção térmica das seções subsequentes do sistema – resistente à corrosão, devido à utilização do bronze – O valor da temperatura pode ser conhecido mesmo que a manopla de ajuste esteja coberta.

– c o r p o c o m m a n g u e i r a p a r a v e d a ç ã o e f e t i v a – monitoramento de temperatura com a ajuda de um termometro ou um elemento sensor (acessórios) via sistemas de controle centralizados de edifícios

– pré-seleção da máx. vazão, seja qual fôr o valor da temperatura de controle ajustada, e isolação para trabalho de manutenção. – com válvula com dreno integrado para conexão com mangueira

Dimensões: Item no. DN L1 L2 H1 H2 H3 H4 D 420 65 04 15 110 188 83 96 100 142 34 420 65 06 20 123 188 83 96 100 142 1” 420 65 08 25 133 188 83 98 100 142 11 4” L1 L2 D H1 H2 H 3 H4 SW D H1 H2 H 3 H4 O Sistema de Gerenciamento de Qualidade Oventrop

(2)

Ajuste da temperatura nominal: – Retire a tampa de cobertura e travamento.

– Gire a manopla da unidade de controle de temperatura até que o valor desejado de temperatura na escala fique alinhado com a marcação existente no corpo da válvula.

Faixa de temperatura recomendada: 55°C até 60°C (DVGW W551)

Ajuste em fábrica: 57°C

– Recoloque a tampa de travamento empurrando a tampa da fenda para travamento sobre a saliencia de marcação no corpo. Isto possibilita uma fácil leitura da temperatura ajustada, mesmo com a tampa de cobertura colocada. – O valor da temperatura ajustada pode ser protegido contra manuseio não autorizado. Para isso, a tampa de cobertura é mantida por fio de lacração até o furo no corpo. Modificação da limitação da vazão máxima ajustada: O ajuste é efetuado na válvula estranguladora instalada atrás da unidade de controle. A válvula estranguladora pode também ser usada para isolação. Os valores de pré-ajuste necessários podem ser obtidos do gráfico 3. Todos os valores intermediários são ajustáveis indefinidamente.

Ajuste de fábrica: DN 15: 2.0 DN 20: 3.0 DN 25: 4.0

O pré-ajuste efetuado pode ser lido em duas escalas (ajuste básico = escala longitudinal, ajuste fino = escala periférica, ver ilustração). O encosto do limite é então mantido se a válvula estranguladora fôr fechada, para trabalho de manutenção. Pré-ajuste:

1. Girando-se a manopla, escolhe-se o valor do pré-ajuste da válvula estranguladora

a. O visor do ajuste básico é mostrado pela escala longitudinal juntamente com o indicador deslizante. b. O visor do ajuste fino está mostrado pela escala periférica na manopla, juntamente com a marcação.

As subdivisões da escala periférica correspondem a 1/10 de meia-volta da manopla.

2. Limitação do valor pré-ajustado girando-se o eixo interno no sentido horário até o encosto. Isto pode ser feito usando-se uma chave de fenda com largura de 3 a 4mm.

3. O valor pré-ajustado pode ser travado com a ajuda de um pino de travamento (acessório).

Informação referente à instalação de acessórios: A válvula controladora “Aquastrom T plus” pode ser integrada em um sistema centralizado de controle de edifícios existente com a ajuda do elemento sensor PT1000, que pode ser instalado subsequentemente. Para isso o termometro é removido e é substituido pelo elemento sensor PT1000 (acessório). Acessórios:

420 55 91 Termômetro 20°C – 100°C como ítem de reposição. 420 55 92 Sensor elemento PT1000 para sistemas de controle centralizado de edifícios

420 55 93 Válvula dreno como ítem de reposição.

420 55 81 Capa Isoladora para DN 15/DN 20 como ítem de reposição. 420 55 83 Capa Isoladora para DN 25 como ítem de reposição. 1061792 Pino de travamento com fio para lacração, para limitação da vazão.

108 90 91 Conjunto para lacração. .

Ajuste da Temperatura Nominal

Ajuste da Vazão Manopla Indicador Deslizante Marcação Manopla Pino de travamento Orifício para fio de lacração Orifício para fio de lacração Escala de Ajuste fino (escala periférica)

Escala de Ajuste Básica (escala longitudinal)

(3)

Descrição do comportamento do controle térmico

O comportamento do controle térmico da válvula de circulação é descrito no gráfico 1.

Com a temperatura da água subindo durante a fase da desinfecção térmica cerca de 6K da temperatura de controle ajustada, a válvula Oventrop “Aquastrom T plus” instalada em uma derivação de circulação controla automaticalmente de uma pequena vazão, para um valor mais elevado. Quando fôr obtida uma temperatura de aprox. 73°C, esta vazão aumentada é limitada a uma vazão mínima novamente. Como resultado, uma pressão diferencial maior é obtida na respectiva derivação e a desinfecção térmica nas demais derivações é acelerada. Estas tubulações então alcançam a temperatura de desinfecção mais rápido que as tubulações que não tenham apoio hidráulico durante a fase de desinfecção. Êste apoio hidráulico ajuda a reduzir a fase de desinfecção em um sistema de circulação, tendo por objetivo poupar energia. Quando a desinfecção é completada e a temperatura da água cai, a válvula “Aquastrom T plus” retorna à operação normal e a temperatura é limitada ao valor nominal.

. Gráfico1

Durante operação normal (faixa de temperatura até 60°C), a Válvula de circulação limita a vazão derivada da

temperatura nominal a uma vazão residual.

Limitação da vazão:

A máxima vazão (que está situada na faixa de temperatura antes do valor nominal ajustado) pode ser limitada com o auxílio da válvula de circulação “Aquastrom T plus”. Isto possibilita o equilíbrio hidráulico das bombas de circulação especialmente no caso de uma significativa queda de temperatura, por ex.,em caso de falha da caldeira ou em caso de um consumo muito elevado de água. A vazão é limitada dentro da faixa de vazão pré-selecionada pelo controle de temperatura, conforme as características de controle apresentadas no gráfico 2. Os valores de fluxo e os valores correspondentes de pré-ajuste podem ser obtidos do gráfico 3.

Temperatura da água [°C] Vazão [l/s ] Pré-ajuste 6 Pré-ajuste 5 Pré-ajuste 4 Pré-ajuste 3 Pré-ajuste 2 Pré-ajuste 1

A Válvula limita a vazão

derivada da Temperatura Nominal a uma vazão residual

Faixa de Controle Ajustável 40 °C – 65 °C Faixa de Controle

Recomendado 55 °C – 60 °C Faixa de Disinfecção > 70 °C

Vazão Residual condorme a VP 554

Fluxo de Desinfecção

A Válvula abre acima de 6°C após haver atingido a mínima vazão residual

Havendo alcançado aprox. 73°C, a válvula limita novamente à vazão residual Vazão [l/s ] Cont.:

(4)

Estão disponíveis, também os seguintes modelos da válvula “Aquastrom T plus”:

Com capacidade de isolação, porém sem válvula dreno para conexão com mangueira, sem termômetro e sem isolação.

Explicações:

O suprimento imediato de água quente para abastecer pontos de uma rede de água potável é feito através da distribução de água quente do aquecedor de água potável para uma ou diversas derivações de circulação. Cada derivação de circulação alimenta a água quente para abastecer pontos através de uma tubulação de suprimento que esteja ligada à derivação principal e a água retorna ao aquecedor da rede de água potável através de uma tubulação de retorno.

O contratante é responsável pelo projeto de tal rede de água potável. Êle deve observar as condições hidráulicas dentro desta rede de tubulações para se certificar de que uma temperatura suficiente é mantida em todas as derivações de circulação. As condições da tubulação devem garantir que seja evitada uma concentração nociva de agentes patogênicos (especialmente legionelas) . Por um lado, as condições hidraulicas são determinadas pelas perdas de vazão na tubulação de circulação das derivações, e por outro lado, pelas perdas de calor da água quente, quando fluindo através da tubulação de circulação. Estas perdas de calor dependem de parâmetros diferentes (extensão da tubulação e dimensões, isolação ambiente, e temperatura da tubulação) e devem ser consideradas individualmente para cada sistema.

Para compensar as perdas de calor e manter suficientemente alta a temperatura, deve existir uma certa vazão ou, falando com precisão, deve existir um certo fluxo de calor através da tubulação de circulação. Por esta razão, uma quantidade maior de água deve fluir através das derivações de circulação que estão localizadas mais distantes do aquecedor de água potável do que através das derivações mais próximas. Isto se consegue por uma limitação da vazão nas derivações de circulação das tubulações mais próximas para estabelecer uma pressão diferencial correspondente com a ajuda de válvulas controladoras. Levando-se em consideração certos limites de temperatura , estas pressões diferenciais podem ser determinadas pelo contratante com a ajuda dos procedimentos de cálculo da DVGW, folha W 553. O cálculo de uma tubulação de circulação dentro de uma instalação doméstica de água sómente pode ser feito aproximadamente para operação estacionária (sem drenagem de água quente). Como as quantidades retiradas variam conforme os diferentes aposentos (banheiro, cozinha, etc.) durante a operação normal, a quantidade de água necessária para manter a tubulação de circulação também varia continuamente. Uma ótima adaptação a estas condições de mudanças hidráulicas é garantida pela válvula automática de controle termostático “Aquastrom T plus”. Ilustração de Sistema: Tubulação de Circulação

Sistema com ramific. pelos andares

Circulação Total sem ramificações pelos andares

DN 15 34” x 34 420 66 04 DN 20 1” x 1” 420 66 06 DN 25 114” x 114 420 66 08 DN 15 12” x 12 420 56 04 DN 20 34” x 34 420 56 06 DN 25 1” x 1” 420 56 08

Orifício de Drenagem 1/4” pol. em frente da unidade de controle térmico fechada com um plugue.

Dimensões como nos itens nos. 420 55/65 (página 1).

ambas extremidades com rosca fêmea, de acordo com EN 10226

Água Potável Tubulação circulação

Água Potável Água Quente Potável

(5)

Perda de Pressão ∆p [mbar ] Perda de Pressão ∆p [kPa ] Vazão [l/s] medido à temperatura de 20 °C Perda de Pressão ∆p [mbar ] Perda de Pressão ∆p [kPa ] Vazão [l/s] medida a um valor pré-ajustado 3.0 “Aquastrom T plus” DN 20 Chart 3: Perda de Pressão ∆p [mbar ] Perda de Pressão ∆p [kPa ] Vazão [l/s] medida a um valor pré-ajustado 4.0 “Aquastrom T plus”DN 25 Perda de Pressão ∆p [mbar ] Perda de Pressão ∆p [kPa ] Vazão [l/s] medida a um valor pré-ajustado 2.0 “Aquastrom T plus” DN 15 Desinfecção Térmica a 40°C e ajuste em fábrica 2.0 Máx. estrangul. Desinfecção Térmica a 40°C e ajuste em fábrica 3.0 Máx. estrangul. Desinfecção Térmica a 40°C e ajuste em fábrica 4.0 Máx. estrangul.

(6)

OVENTROP UK LTD. Unit I – The Loddon Centre Wade Road Basingstoke, Hampshire RG24 8FL Telephone (01256) 330441 Telefax (Sales) (01256) 330525 Telefax (General) (01256) 470970 E-Mail sales@oventrop.co.uk Subject to technical modification without notice.

Product group 12

ti 130-1/10/MW Printed on paper free from

. g n i h c a e l b e n ir o l h c 5 0 0 2 n o it i d E

F. W. OVENTROP GmbH & Co. KG Paul-Oventrop-Straße 1 D-59939 Olsberg Telephone (02962) 82-0 Telefax (02962) 82-450 Internet www.oventrop.de E-Mail mail@oventrop.de Representante exclusivo para o Brasil:

VL Indústria Elétrica e de Automação Ltda. Rua Santa Gertrudes, 543-Tatuapé - São Paulo - SP

CEP: 03408-020 Fone 11-2832-4000 www.vlindustria.com.br

comercial@vlindustria.com.br

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

FIGURA 1: Valores médios da porcentagem de germinação de sementes de Hymenaea stigonocarpa submetidas a diferentes tratamentos pré-germinativos.. contrapartida, Souza et

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Os métodos estatísticos utilizados foram: o método cluster (ou agrupamento) que compara as principais características semelhantes entre as amostras e classifica

Porém, a dialogicidade interna só pode se tornar esta força criativa e fundamental apenas no caso em que as divergências individuais e as contradições sejam

Também temos duas importantes análises sobre os processos de construção da memória das esquerdas armadas a partir do processo de redemocratização: Valesca de Souza Almeida (A

Além da multiplicidade genotípica de Campylobacter spp., outro fator que pode desencadear resistência à desinfecção é a ineficiência dos processos de limpeza em si,

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos