• Nenhum resultado encontrado

ENERGIAS RENOVÁVEIS: ESTUDO DE CASO EM ESCOLA DE FREDERICO WESTPHALEN, RS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ENERGIAS RENOVÁVEIS: ESTUDO DE CASO EM ESCOLA DE FREDERICO WESTPHALEN, RS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Apoio acadêmico 1 ÁREA TEMÁTICA: EDUCAÇÂO AMBIENTAL

ENERGIAS RENOVÁVEIS: ESTUDO DE CASO EM ESCOLA DE

FREDERICO WESTPHALEN, RS

Caroline Trombetta1 (caroltrombettaeas@gmail.com), Aline Ferrão Custódio Passini1 (alinefcustodio@gmail.com), Isadora Tagliapietra1 (isadoratagliapietra@gmail.com)

1 Universidade Federal de Santa Maria RESUMO

Um dos grandes desafios da atualidade é o abastecimento energético mundial. Por esta razão é notável o esforço de muitos países desenvolvidos para racionalizar o emprego de energia, seja por meio de pesquisas que busquem a maior eficiência dos aparelhos, seja por outras fontes de energias alternativas, tais como: solar, eólica, biomassa e das marés (LIMA, 2003). Com o intuito de levar informação sobre este tema tão importante, este projeto de extensão universitária, com foco na sustentabilidade ambiental, tem como objetivo sensibilizar a comunidade de maneira a utilizar de forma inteligente a energia, bem como informar sobre os tipos de energias renováveis existem e como funcionam. Ao longo do andamento das atividades, no ano de 2017, foram realizadas palestras e dinâmicas com crianças e adolescentes da Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Roncalli, localizada no município de Frederico Westphalen, RS. Em torno de 90 crianças participaram das palestras e mostraram -se motivadas e muito interessadas na temática abordada, pois tiveram uma participação ativa nas atividades propostas e demonstraram também muito conhecimento sobre algumas fontes de energias trabalhadas. Além disso, o projeto desenvolveu o 1º Concurso de Desenhos o qual era voltado para os tipos de energias renováveis, além da realização da III Mostra de Energias Alternativas na Escola, onde os acadêmicos fazem exposição de maquetes desenvolvidas na disciplina de Energias Alternativas do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Frederico Westphalen, RS.

Palavras-chave: Educação ambiental; Energias Renováveis; Meio Ambiente.

RENEWABLES ENERGIES: CASE STUDY IN SCHOOL OF FREDERICO

WESTPHALEN, RS

ABSTRACT

One of the major challenges of today is the global energy supply. For this reason, the efforts of many developed countries to rationalize the use of energy are noteworthy, whether through research that seeks to increase the efficiency of the equipment or through alternative sources of energy such as solar, wind, biomass and tides (LIMA, 2003). With the aim of providing information on this important topic, this university extension project, focused on environmental sustainability, aims to raise awareness in the community in order to use energy intelligently, as well as to inform about the types of renewable energy that exist and how they work. During the course of the activities, in 2017, lectures and dynamics were held with children and teenagers of the State School of High School Cardinal Roncalli, located in the municipality of Frederico Westphalen, RS. Around 90 children participated in the lectures and were motivated and very interested in the subject, since they had an active participation in the proposed activities and also demonstrated a great deal of knowledge about some sources of energies worked. In addition, the project developed the 1st Draw Contest, which focused on the types of renewable energies, as well as the III Exhibition of Alternative Energies in the School, where the students make exhibition of models developed in the discipline of Alternative Energies of the Course of Environmental and Sanitary Engineering of the Federal University of Santa Maria, Campus of Frederico Westphalen, RS. Keywords: Environmental education; Renewable energy; Environment.

(2)

Apoio acadêmico 2 1. INTRODUÇÃO

Rios (2006) aponta que o aumento da demanda de energia é um processo natural e irreversível e está baseado no crescimento populacional, na busca da melhoria de qualidade de vida das populações, e na democratização da energia. Por isso, justificam Goldemberg e Villanueva (2001), que a conexão energia versus meio ambiente tem sido objeto de muitos estudos e, algumas vezes, é possível estabelecer uma relação de causa e efeito entre o uso da energia e os danos ao meio ambiente.

O desenvolvimento sustentável tornou-se uma realidade indiscutível nos primeiros anos do século atual e a busca pelo equilíbrio entre os progressos econômico, ambiental e social é pauta constante nos encontros nacionais e internacionais (WROBEL, 2015).

De acordo com Wrobel (2015), atualmente, muita importância é dada a energia renovável, obtida de fontes naturais capazes de se renovar. Por essa razão, o incentivo em pesquisas por fontes alternativas ao petróleo, e renováveis, são indispensáveis para fomentar a diversificação do parque energético brasileiro. Energia eólica, solar, biomassa, hidrelétrica, e geotérmica são alguns exemplos de fontes de energias renováveis.

Diante disto, o Projeto Eco Escola de extensão universitária, com foco na sustentabilidade ambiental tem como objetivo sensibilizar crianças e adolescentes a utilizar de forma inteligente a energia elétrica e também transmitir conhecimento das diversas maneiras de se obter energia, com foco nas energias renováveis, que causam impactos ambientais menores que as energias não renováveis.

2. OBJETIVO

O projeto de extensão Eco Escola tem como objetivo principal sensibilizar e informar a comunidade, sobre os tipos de energias alternativas ao petróleo, existentes, e formas de consumo consciente das mesmas. Ainda, visa a realização de estudos de viabilidade para instalação de diversos componentes, formas de energias alternativas, que auxiliem no desenvolvimento sustentável de empresas e escolas da região, como, por exemplo, instalação de placas solares, captação da água da chuva para fins não potáveis, melhor aproveitamento da iluminação natural, entre outros.

2.1 Objetivos específicos

Como objetivos secundários, o Projeto Eco Escola visa: a realização de palestras e dinâmicas nas escolas da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul; a continuidade do Concurso de Desenhos e Mostra de Energias Alternativas Renováveis; realização de estudos de viabilidade de instalação de fontes de energias alternativas em empresas da região, entre outros.

3. METODOLOGIA

De acordo com os objetivos propostos, este trabalho classifica-se com um estudo de caso. No ano de 2017 durante os turnos da manhã e tarde, membros do projeto EcoEscola ministraram palestras para os alunos dos 4ºs e 5ºs anos da Escola Cardeal Roncalli, situada no município de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul. Ao longo das discussões foram abordados assuntos como, resíduos sólidos e a importância da separação dos mesmos para a coleta seletiva, visto que, o município no mesmo ano (2017) iniciou um projeto de coleta seletiva em alguns bairros. Além disso, abordou-se os principais problemas ambientais atuais, e os diversos tipos de energias renováveis e não renováveis e os impactos ambientais causados por cada tipo. Após a realização das palestras, os alunos participaram de dinâmicas respondendo perguntas sobre os temas e ganhando brindes doados pela Universidade Federal de Santa Maria campus Frederico Westphalen. Estas atividades foram extremamente importantes pois trabalharam de uma forma lúdica temas tão importantes para a sociedade e para a sustentabilidade ambiental do planeta (figuras de 1 a 3).

(3)

Apoio acadêmico 3 Figura 1. Palestra durante o turno da manhã

Fonte: Agência da Hora, UFSM.

Figura 2. Dinâmica no turno da manhã.

Fonte: Agência da Hora, UFSM.

Figura 3. Alunos do turno da tarde

(4)

Apoio acadêmico 4 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

As visitas foram realizadas no segundo semestre de 2017 e as mesmas foram muito bem aceitas pela escola, o que facilitou a construção de um projeto que se adequasse as necessidades da mesma.

As palestras foram muito atrativas aos alunos onde os mesmos conheceram como a energia elétrica pode chegar as suas casas e quais são as suas principais formas de geração. Além disso, as dinâmicas desenvolvidas para trabalhar a educação ambiental foram muito aproveitadas pelos alunos, que puderam, por vários meios de participação, mostrar seus conhecimentos e esclarecer suas dúvidas.

Além das palestras e dinâmicas, no ano de 2017, desenvolveu-se o 1º Concurso de Desenhos de Energias Renováveis, como mostra a figura 4, onde os alunos teriam que desenhar algum tipo de energia de fonte renovável. Dois alunos, um do turno da manhã e outro da tarde receberam premiação pela elaboração dos desenhos mais criativos sobre o tema proposto.

Ainda, realizou-se também na mesma escola, a III Mostra de Energias Renováveis (figura 5), onde houve a exposição de maquetes de vários tipos de enregias de fontes renováveis, desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFSM, FW.

Figura 4. 1º Concurso de Desenhos

Fonte: Agência da Hora, UFSM.

Figura 5. Ganhador do 1º Concurso de Desenhos- turno da tarde

(5)

Apoio acadêmico 5 5. CONCLUSÃO

O trabalho teve grande ênfase na escola onde pôde-se notar o interesse dos alunos e que a escola em si apresentou uma receptividade ao projeto.

Ademais, pretende-se dar continuidade no projeto EcoEscola para os próximos semestres trabalhando o tema em diferentes escolas, tanto do município como de toda de região. Para alcançar a disseminação deste assunto que é de tanta validade nos dias atuais e para também auxiliar os acadêmicos a ter esse contato com o ambiente fora da Universidade. Além de proporcionar aos mesmos a chance de conseguir mudar algumas realidades atuais que possam melhorar o futuro das gerações.

REFERÊNCIAS

LIMA, Juliana Beboni Arruda. Otimização de sistema de aquecimento solar de água em edificações residenciais unifamiliares utilizando o programa Trnsys. Dissertação (mestrado) Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

GOLDEMBERG, J. & VILLANUEVA, L. D. Energia, meio ambiente & desenvolvimento. 2.ed. rev. São Paulo:Universidade de São Paulo, 2001.

RIOS, A. W. S. Educação em energia: fator essencialde mudança comportamental para o uso racional deenergia. Revista ciências exatas, Taubaté, v.12. n.2,2006.

WROBEL, M. C. P. O papel da educação ambiental no estuda das fontes renováveis de energia nas escolas brasileiras. Revista Interfaces Científicas, Aracaju, v.3, n.2, p. 73-87, fev. 2015.

Referências

Documentos relacionados

LEITÃO, Luís Manuel Teles de Menezes - Direito das Obrigações. A proposta de contrato obriga o proponente nos termos seguintes:.. Assim se averigua que o recetor da proposta não

É cada vez mais urgente que cada país enfrente a realidade das alterações climáticas, que demonstre liderança e, acima de tudo, vontade política para com os restantes países

Não foram observadas diferenças significa- tivas no número de folhas vivas entre as formas de multiplicação ao longo do ciclo, com exceção de 150 dias após plantio, onde as

Este texto explora relações entre arte e cultura visual a partir de projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos junto ao Laboratório Artes Visuais e I/Mediações –

Em um programa separado, a eficácia de 150 mg ao dia de bicalutamida para o tratamento de pacientes com câncer de próstata localmente avançado não-metastático, para os quais

De acordo com Carter et al.(2006), as metodologias que são utilizadas para a avaliação do nível de serviços se dividem em duas categorias: as que utilizam os critérios

Tendo sido feitas estas ressalvas, é necessário aprofundar a análise sobre a concentração dos imóveis rurais e urbanos. Apesar de Pelotas também possuir grandes propriedades

Leave No Trace: Ridges, Troughs & Phantom Limbs, ISCP, Brooklyn, New York, U.S.A Inéditos, Presença Gallery, Porto, Portugal. Financial District, ISCP, Brooklyn, New York, U.S.A