• Nenhum resultado encontrado

APRESENTAÇÃO. 2 DIREITO PREVIDENCIÁRIO. 5 PRINCÍPIOS DA SEGURIDADE SOCIAL. 12 PRINCÍPIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. 22 QUESTÕES PARA FIXAÇÃO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APRESENTAÇÃO. 2 DIREITO PREVIDENCIÁRIO. 5 PRINCÍPIOS DA SEGURIDADE SOCIAL. 12 PRINCÍPIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. 22 QUESTÕES PARA FIXAÇÃO."

Copied!
51
0
0

Texto

(1)

Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos

termos da Lei n.º 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a

legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.

AULA DEMONSTRATIVA

1. APRESENTAÇÃO ... 2

2. DIREITO PREVIDENCIÁRIO ... 5

3. PRINCÍPIOS DA SEGURIDADE SOCIAL ... 12

4. PRINCÍPIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. ... 22

5. QUESTÕES PARA FIXAÇÃO ... 24

6. RESUMO DE AULA ... 42

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 45

8. QUESTÕES TRABALHADAS EM AULA ... 46

Concurso: Ministério do Trabalho e Emprego

Cargo: Auditor Fiscal do Trabalho

Matéria: Direito Previdenciário

Professor: Paola Restini

(2)

1. Apresentação

Antes de iniciar os estudos, me apresento: meu nome é Paola Restini, sou professora de Direito Previdenciário e estarei aqui para um único objetivo: a aprovação de vocês!

A matéria será dividida em dois assuntos: Regulamento da Seguridade Social e Benefícios previdenciários.

O objetivo dessa divisão é fazer com que o leitor se prepare para a realização de provas de concursos, sem grandes dificuldades. A apresentação do tema será de forma clara, didática, sem embromação. A linguagem utilizada é simples e acessível a todos. Abordei os assuntos de modo objetivo com inúmeros quadros e tabelas comparativos, o que facilita o entendimento e a memorização. Ao final de cada titulo, inclui as questões mais recentes de provas, para que o leitor tenha a oportunidade de testar seu conhecimento e perceber de forma bem clara como os temas soa cobrados em provas.

É uma leitura que recomendo, pois quanto mais objetivo e simples for a leitura, maior será o grau de aprovação.

Agora chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre mim.

Me formei em direito e já obtive êxito na prova da OAB. Tentei advogar na iniciativa privada, mas não era o que realmente queria. Iniciei meus estudos para concursos públicos, e ao mesmo tempo, comecei a dar aulas nessa área e escrever livros. Me identifiquei muito lecionando.

A partir daí as oportunidades foram surgindo. Me aperfeiçoei em cursos de extensão em direito previdenciário e logo mais termino minha pós graduação na área.

Segue meu currículo para vocês me conhecerem melhor:

(3)

o Pós graduada em Direito Administrativo e Comercial com relações com o mercado;

o Pós graduada em Direito Previdenciário;

o Professora de Direito Constitucional, Administrativo e Previdenciário na escola preparatória para concursos Eclipse em Ribeirão Preto.

Para que vocês obtenham sucesso nessa escola que é o concurso publico basta manter o foco e ter disciplina, sendo objetivo e organizado.

Torço pelo sucesso de vocês!

Faço aqui o cronograma do curso de acordo com o edital:

1 Seguridade Social: origem e evolução no Brasil; conceituação; organização e princípios constitucionais.

2 Regime Geral da Previdência Social: beneficiário, benefícios e custeio.

3 Salário-de-contribuição: conceito, parcelas integrantes e excluídas, limites mínimo e máximo; salário-baseenquadramento, proporcionalidade e reajustamento.

4 Planos de benefícios da previdência social: espécies de benefícios e prestações, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor do benefício.

5 PIS/PASEP.

6 Legislação acidentária. 6.1 Regulamento do seguro de acidentes do trabalho (urbano e rural). 6.2 Moléstia profissional.

(4)

LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA:

1 Legislação Previdenciária: conteúdo; fontes e autonomia. (Lei nº 8.212/1991 - Títulos I a V, Título VI - Introdução e Capítulo I e Titulo VIII; Lei nº 8.213/1991). 2 Regulamento da Previdência Social. 2.1 Decreto nº 3.048/1999 e alterações. Seguiremos o seguinte método:

1. Das finalidades e dos princípios básicos.

2. Dos benefícios da Previdência Social: Dos Regimes da Previdência Social, Regime Geral da Previdência Social.

3. Das prestações em geral. 4. Do recolhimento da filiação.

5. Da habilitação e reabilitação profissional.

6. Das contribuições da União, das contribuições do segurado, da empresa e do empregador doméstico.

7. Do salário de contribuição.

8. Organização da Seguridade Social. 9. Recursos.

10. Convênios, contratos, credenciamentos e acordos.

11. Seguridade social: origem e evolução legislativa no Brasil; conceito; organização e princípios constitucionais.

12. Regime Geral da Previdência Social: beneficiário, benefícios e custeio. 13. Salário-de-contribuição: conceito, parcelas integrantes e excluídas,

limites mínimo e máximo; salário-base, enquadramento, proporcionalidade e reajustamento.

14. Planos de benefícios da previdência social: espécies de benefícios e prestações, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do salário-de-benefício, reajustamento do valor do benefício. 15. PIS/PASEP.

16. Legislação acidentária.

17. Regulamento do seguro de acidentes do trabalho (urbano e rural). 18. Moléstia profissional.

19. Reconhecimento da Filiação.

20. Contagem recíproca do tempo de contribuição. 21. Justificação administrativa.

(5)

2. Direito Previdenciário

Antes de iniciarmos nosso estudo, faremos uma breve síntese da cobrança da matéria direito previdenciário no concurso AFT. Destaco aqui que muitos concursos estão colocando previdenciário em suas provas, para que o candidato, além de ter conhecimento da legislação, deverá também conhecer como é feita a contribuição para o sistema e de onde vem as rendas que mantém a maior parte dos entes da Adminstração Pública.

Houve um grande alargamento do contéudo exigido em relação aos editais anteriores.

Até 2010 cobravam apenas a parte relacionada a benefícios, ou seja, a Lei n.° 8213/91. Atualmente o edital desmembrou o Direiro Previdenciário em duas vertentes: Seguridade Social e Legislação Previdenciária, cobrando conhecimentos constitucionais da Seguridade, legislação infraconstitucional, aspectos históricos, fontes, beneficio e custeio.

Portanto, CESPE e ESAF pegarão pesado nessa matéria, mas, vocês estarão plenamente preparados para enfrentar a prova.

Feitas as considerações, é de suma importância que o candidato esteja com a lei seca ao lado do material para que possa haver maior compreensão dos temas abordados. Agora, vamos iniciar nosso estudo!

A Seguridade Social, nos termos do art. 194 da Constituição Federal, “compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social”.

(6)

A Seguridade Social compreende uma rede social de proteção, sendo conhecida como Estado do bem estar social. Este tem o intuito de oferecer proteção ao cidadão nas situações de risco sócia, ou seja, dar proteção ao individuo caso ele incorra nas situações de risco, garantindo os meios necessários para que ele possa sobreviver. Com o intuito de alcançar esse objetivo, as políticas e ações públicas de saúde, assistência social e previdência social atuarão de modo integrado. Por esta razão, a ESAF considerou correta a assertiva abaixo:

A Previdência Social é vista como um serviço a ser prestado de forma integrada com a Assistência Social e a Saúde.

A Constituição preceitua que as ações na área da Seguridade Social não serão desempenhadas restritivamente pelo Estado, visto que a iniciativa dessas ações também pertencem a sociedade. No entanto, o art. 194 da CF estabelece que cabe ao poder público organizar a seguridade social, nos termos da lei.

Passaremos agora as principais características de cada seguinto da seguridade social, quais sejam: saúde, assistência social e previdência social.

2.1 SAÚDE

De acordo com o art. 196 da Constituição, saúde é direito de todos e dever do

Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e

SEGURIDADE SOCIAL SAÚDE Direito de Todos Independe de Contribuição ASSISTÊNCIA SOCIAL

Quem dela necessitar Independe de Contribuição PREVIDÊNCIA SOCIAL Regime Geral Caráter Contributivo Filiação Compulsória

(7)

serviços para a sua promoção, proteção e recuperação. O acesso aos serviços de saúde é universal, sendo que é dever do Estado manter os serviços de saúde para toda população independentemente de contribuição e da condição social ou econômica do individuo.

Cabe destacar aqui que não há necessidade que o individuo tenha contribuído para o sistema.

Os serviços de saúde é de competência do SUS – Sistema Único de Saúde, vinculado, no âmbito federal, ao Ministério da Saúde. Nos estados, no Distrito Federal e nos municípios, as ações de saúde são desenvolvidas no âmbito das respectivas Secretarias de saúde.

Cabe ao poder público dispor, nos termos da lei, de sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo os serviços serem prestados diretamente ou através de terceiros, como pessoal físicas ou jurídicas de direito privadol. Insta mencionar ainda que a execução dos serviços nem sempre serão feotas diretamente pelo Estado, porém, a fiscalização e controle sempre estarão sob seu domínio.

Podemos citar como exemplo a prestação de serviço de saúde por um hospital particular, remunerado obviamente, em que uma pessoa jurídica de direito privado presta um serviço público sendo remiunerada diretamente pelo Estado. A fiscalização e o controle, entretanto, incumbem sempre ao Estado.

O artigo 199 da Constituição, afirma que a assistência à saúde é livre à iniciativa privada e que as instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

Destaca-se que a participação, tanto direta quanto indireta, somente poderá se dar por empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no país, salvo nos casos previstos em lei.

(8)

A destinação dos recursos públicos somente poderá ser feita sob a forma de subvenção ou auxilio para as instituições privadas sem fins lucrativos, por haver permissão dessas entidades no SUS, e modo complementar, sendo certo que terão direito a remuneração pelos serviços prestados.

As ações e os serviços de saúde, de acordo com o art. 198 da Constituição, integram uma rede regionalizada e hierarquizada, constituindo um sistema único que deve ser DESCENTRALIZADO, com direção única em cada esfera de governo. Concluímos que cada Municipio e cada Estado possui sua própria secretaria de Saúde como órgão responsável pelas ações de saúde.

A comunidade deve acompanhar a gestão das ações relacionadas a saúde, sendo que os serviços prestados pelo SUS terão prioridade as atividades preventivas, sem que haja prejuizo dos serviços assistenciasi.

A Constituição exige a participação da comunidade no acompanhamento e na gestão das ações de saúde. O atendimento prestado pelo SUS será integral e terão prioridade as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais.

Cabe destacar que o Sistema Único de Saúde será financiado com recursos do orçamento da Seguridade Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. O art. 23, II da CF dispõe que os entes federativos tem competência para tomar conta da saúde pública, devendo cada um aplicar uma parcela de suas receitas no desenvolvimento das ações relacionadas à saúde.

Além dessas atribuições, o art. 220 da CF estabelece as funções do SUS, vejamos:  Controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para

a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos;

 Executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador;

(9)

 Participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico;

 Incrementar em sua área de atuação o desenvolvimento científico e tecnológico;

 Fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano;

 Participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos;

 Colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

Preste atenção!!!!!Essas funções merecem atenção redobrada, pois são cobrados em provas de concursos públicos de maneira bem literal.

2.2. ASSISTÊNCIA SOCIAL

De acordo com o art. 203 da CF/88, a Assistência Social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à Seguridade Social, ou seja, independe de contribuição assim como a saúde, porém, o acesso é restrito somente de quem dele necessitar.

Seu objetivo é a proteção aos desamparados e por essa razão há a necessidade de comprovar a insuficiência de recurso para gozar do beneficio.

O art. 203 da CF/88 estabelece os seguintes objetivos da Assistência Social:  A proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice;  O amparo às crianças e adolescentes carentes;

 A promoção da integração ao mercado de trabalho;

 A habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária;

(10)

 A garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei.  As ações governamentais na área da Assistência Social serão realizadas com

recursos do orçamento da Seguridade Social, além de outras fontes, e organizadas com base nas seguintes diretrizes:

 Descentralização político-administrativa, cabendo a coordenação e as normas gerais à esfera federal e a coordenação e a execução dos respectivos programas às esferas estadual e municipal, bem como a entidades beneficentes e de assistência social;

 Participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.

Há a possibilidade de vincular a receita tributária liquida dos Estados e do Distrito Federal a programas de inclusão social, sendo vedado que essa verba seja destinana a pagamento de despesas com pessoal, encargos sociais, serviços da divida e qualquer outra despesa corrente não vinculada aos investimentos.

BPC – LOAS.

É um beneficio de prestação continuada de assistência mensal no valor de um salário mínimo, previsto no art. 203, V da CF/88, devido ao necessitado, deficiente ou idoso que não tenha renda própria e cuja renda familiar mensal per capita seja inferior a 25% do salário mínimo.(renda per capita é o conjunto de pessoas que vivam sob o mesmo teto e que, somando-se suas rendas, esta seja inferiro ao estipulado em lei)

Destaca-se aqui que as pessoas consideradas como idosas devem possuir idade igual ou superior a 60 anos, porém, para o LOAS a pessoa somente será considerada idosa quando atingir a idade de 65 anos.

(11)

Importante!!!!! Para que o beneficiário receba o LOAS, há necessidade da observância dos seguintes requisitos:

REQUISITOS PARA A CONCESSÃO DO BPC-LOAS.

 Não possuir renda própria e ter renda familiar per capita inferior a 25% do salário-mínimo.

 Deficiente ou idoso (65 anos ou mais)

 Segundo o art. 201 da Constituição Federal, a Previdência Social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial.

A Previdência Social, distintivamente da Assistência Social e da Saúde, depende de contribuição prévia, sendo assim, o trabalhador e a empresa devem recolher contribuições para o sistema com o intuito de, caso aconteça alguma situação de risco, estar amparado pela Previdência, sob a forma de concessão de algum benefício ou de um serviço.

Frise-se que o trabalhador é obrigado a recolher para a Previdência Social a partir do momento que exerça uma atividade, que seja de filiação obrigatória, pois estará automaticamente vinculado ao sistema previdenciário, mesmo que não queira.

Houve uma mudança no texto constitucional a respeito da contribuição do trabalhador e empresa para a Previdência, a partir da EC n.° 20, o sistema previdenciário deverá obeceder a critérios que preservam o equilíbrio financeiro e atuarial. Isso quer dizer que deve haver um equilíbrio entre as contribuições e os valores que a previdência retorna a sociedade sob a forma de benefícios para que não aconteça a quebra do sistema.

(12)

De acordo com o art. 201 da CF, a Previdência Social deverá oferecer cobertura para os seguintes eventos:

 Doença, invalidez, morte e idade avançada;

 Proteção à maternidade, especialmente à gestante;

 Proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário;

 Salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda;

 Pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes.

3. Princípios da Seguridade Social

Atenção! Esse artigo é muito cobrado em prova, pois a banca sempre mescla os princípios constitucionais com os princípios da seguridade social, o que acarreta confusão por parte do candidato.

O art. 194 da Constituição Federal dispõe que a seguridade social compreende um

conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:

I - universalidade da cobertura e do atendimento;

II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;

(13)

IV - irredutibilidade do valor dos benefícios;

V - eqüidade na forma de participação no custeio; VI - diversidade da base de financiamento;

VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.

Mais que memorizar, você tem que enteder o princípios. Por isso, ai vai um esquema para entender e se precaver das pegadinhas das bancas:

Esse é um dos pricipais pontos de todo nosso conteúdo. As bancas costumam inverter os conceitos, por exemplo:

• Universalidade da Cobertura e do Atendimento UCA

• Uniformidade e Equivalência dos Benefícios e Serviços às populações urbanas e rurais

UEBS

• Seletividade e Distributividade na prestação dos Benefícios e Serviços. SDBS

• Irredutibilidade do Valor dos Benefícios. IRRVB

• Equidade na Forma de Participação no Custeio. EFPC

• Diversidade da Base de Financiamento. DBF

• Caráter Democrático e Descentralizado da administração, mediante gestão Quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados DDQ

(14)

Viram?: Está incorreto, pois, o correto é UNIVERSALIDADE da Cobertura do Atendimento e IRREDUTIBILIDADE do Valor dos Benefícios.

O princípio da solidariedade não está expresso no parágrafo único do art. 194 da Constituição, mas sim no inciso I do seu art. 3º. Ali, a Constituição afirma que a construção de uma sociedade livre, justa e solidária constitui um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil. Embora não seja um princípio ou objetivo específico da Seguridade Social, a solidariedade é a própria razão de existência deste sistema. A criação de uma rede de benefícios sociais cujo objetivo é a proteção das pessoas que venham a se encontrar em situações de risco somente faz sentido, quando se entende que o risco não deve ser suportado por cada um individualmente, mas sim por toda a sociedade. Seguindo-se esta idéia, o fato de uma pessoa encontrar-se em uma situação de extremo infortúnio, por exemplo, porque não mais pode trabalhar em razão da doença, afeta não apenas a pessoa e aqueles que dela dependem, mas toda a sociedade.

Exatamente por essa situação, a sociedade se organiza para a criação de um sistema cujo objetivo é a proteção dessas pessoas em situação de risco.

A solidariedade aparece, por exemplo, no regime de repartição adotado pela Previdência Social.

Neste sistema, as contribuições vertidas pelos trabalhadores em atividade são utilizadas para o pagamento de benefícios àqueles que estão aposentados. Os benefícios devidos àqueles que hoje estão em atividade serão custeados pelas contribuições vertidas pela próxima geração de trabalhadores (solidariedade intergeracional e intrageracional). Assim, sucessivamente, as gerações ativas financiam os benefícios daquelas que estão na inatividade.

É o princípio da solidariedade que permite, por exemplo, que um trabalhador que venha a sofrer um acidente no seu primeiro dia de trabalho possa receber

IRREDUTIBILIDADE da

(15)

aposentadoria por invalidez durante toda a sua vida. Tendo sofrido o acidente no primeiro dia de trabalho, resta claro que não houve contribuição por parte deste segurado. Os recursos necessários ao pagamento daquela aposentadoria, portanto, serão bancados por toda a sociedade, pois se entende que o risco de perder a capacidade de trabalho por força de um acidente não deve ser suportado por cada um individualmente, mas sim por toda a sociedade.

É também o princípio da solidariedade que determina que um aposentado que retorna à atividade deve recolher normalmente as contribuições previdenciárias, mesmo não podendo receber uma nova aposentadoria.

3.1. UCA – Universalidade da cobertura e atendimento.

Deve abranger todas as contingências sociais que geram necessidade de proteção social. (maternidade, velhice, doença, invalidez, etc).

Todas as pessoas são indistintamente acolhidas pela seguridade.

Somente serão contemplados com os benefícios aqueles que contribuam previamente.

Cabe descatar aqui que a ESAF no último concurso de AFT, considerou errada a seguinte assertiva:

A doutrina subdivide a universalidade em objetiva, significando que o atendimento deve abranger pessoas de todo o país, no âmbito urbano ou rural, e subjetiva, significando que a abrangência deve abarcar os riscos sociais e a prevenção do surgimento da necessidade protetora em qualquer circunstância.

Houve na verdade a inversão dos coneitos de universalidade subjetiva e objetiva, o que justifica a resposta.

Quando a seguridade concede um beneficio a uma pessoa, há a imposição ao Estado de obrigações, pois as ações da seguridade demandam recursos, uma vez que o principio da universalidade deve ser imposto junto a outros princípios como o

(16)

da seletividade, sendo que os necessitados irão desfrutar muito mais dos benefícios dos que aqueles que possuem uma renda maior.

3.2. UEBS- Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.

Veda a criação de benefícios diferenciados para trabalhadores urbanos e rurais. Equivalência não se confunde com igualdade. O rural, no que diz respeito à aposentadoria, tem uma forma diferenciada de contribuir para o sistema.

Os benefícios oferecidos pela Seguridade Social deverão se extender para a população urbana e para a rural. Como são uniformes, os benefícios deverão ser equivalentes, ou seja, não se pode diferenciar os valores dos benefícios as populações urbanas e as rurais.

Isto porque a proteção social dada a população urbana sempre foi mais ampla devido sua criação iniciar na década de vinta através das Caixas de Aposentadorias e pensões nas empresas ferroviárias, conhecida como a Lei Eloy Chaves e serem destinadas aos trabalhadores urbanos tendo sua extensão aos rurais somente na decade de sessenta com a criação da Funrural – Fundo de Assistencia e Previdencia ao trabalhador rural.

A partir daqui os trabalhadores rurais passaram a fazer parte do recebimento dos benefícios concedidos pela previdência, porem, recebiam um valor inferior ao mínimo.

Por todo esse exposto, o legislador percebeu que não poderia haver essa diferença de contribuição, sendo garantia constitucional que os benefícios que substituíssem a renda do trabalhador não poderiam ser inferior a um salário mínimo, o qual se aplica, a partir de então, aos trabalhdores urbanos e rurais.

Insta mencionar aqui que este principio não impede a existência de algumas diferenciações na concessão dos benefícios, como por exemplo a redução em cinco

(17)

anos para obtenção de aposentadoria por idade para os trabalhadores rurais, bem como a contribuição paga pelos produtores rurais que exercem atividade em regime de economia familiar incidir sobre o resultado da comercialização da produção.

Podemos citar como exemplo uma questão da CESPE aplicada em 2009 no concurso de Juiz Federal, vejamor:

A CF estabelece expressamente que um dos objetivos do sistema de seguridade social é a uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais. Entretanto, o legislador ordinário poderá estabelecer benefícios diferenciados para essas populações, em determinadas hipóteses.

A CESPE considerou a questão como incorreta, pois há na legislação (especialmente na Constituicao Federal) requisitos diferenciados para a concessão de alguns benefícios aos trabalhadores rurais, como citamos acima, a idade para concessão de aposentadoria.

3.3. SD – Seletividade e distributividade.

O sistema estabelece preferências, de acordo com a possibilidade econômica financeira do contribuinte, ou seja, favorecer os indivíduos que se encontrem em situação inferior.

Ex: auxílio reclusão e salário família são devidos exclusivamente aos segurados de baixa renda. (pela portaria n. 333/2010, baixa renda significa ter renda de ate R$ 810, 18).

Esse principio pondera o principio da universalidade. Como?

Como não há possibilidade de se oferecer cobertura a todas as situações de risco social, o legislador impôs a seletividade, que consiste em selecionar quais as situações serão cobertas e qual q extensão da cobertura fornecida em cada uma das situcoes de risco social.

(18)

Cabe destacar que somente seleciona as situações e não as pessoas, pois aqui estaríamos infringindo o principio da universalidade da cobertura e o principio constitucional da isonomia.

A doutrina reconhece esse principio como sendo prestações da Seguridade Social devida na medida da disponibilidade orçamentária. (chamamos de principio da reserva do possível)

Há uma seleção das situações de risco a serem cobertas pela Seguridade Social, ou seja, a Constituicao ira determinar a distribuição que a Seguridade Social atue como distribuidor de renda, concedendo os benefícios somente àqueles que mais necessitam.

Assim, conforme dispõe o art. 195 da CF/88, toda a sociedade irá financiar a Seguridade Social, que distribuirá os benefícios aos mais necessitados, sendo a escolha das situações de risco a ser coberta feita pela lei, sem que a Administracao Publica atue nessa escolha. Há uma vinculação total ao ente gestor, cabendo à administração apenas assegurar que a pessoa que esta solitando o beneficio preencha os requisitos da lei.

Podemos citar um exemplo típico de provas de concurso: salário família e auxilio reclusão são benefícios devidos somente aos dependentes de baixa renda. Verificamos que aqui há uma pequena exclusão de alguns segurados, aqueles que possuem uma renda considerável não terá acesso aos benefícios.

3.4. IRRVB - Irredutibilidade do valor dos benefícios. Os benefícios não podem sofrer reduções.

Deverá haver o reajustamento periódico dos benefícios, para preservar-lhes o seu valor real.

A Constituição Federal impede a redução do valor dos benefícios da mesma maneira que impede a recução dos salários dos trabalhadores.

(19)

Sendo assim, o valor dos benefícios também não podem sofrer reduções, sendo exigido seu reajustamento periódico para manter seu valor.

Destaca-se aqui a posição do STF a uma interpretação restritiva desse principio, o qual reduz a proteção dele decorrente ao valor nominal do beneficio, conforme podemos verificar em um julgado no qual se discutia a possibilidade de ex-ministros do STF continuarem a receber parcela remuneratória por tempo de serviço, vejamos:

“De resto, é mais que sedimentada na jurisprudência do Tribunal que nem mesmo à lei ordinária pode o agente público opor, a título de direito adquirido, a pretensão a que se preserve dada fórmula de composição da remuneração total, se, da alteração, não decorre a redução dela; o mesmo sucede com relação aos proventos da aposentadoria...” (MS 24.875-1. Relator Ministro Sepúlveda Pertence).

Preste atenção!!!!!!! Muitas provas de concursos esrao cobrando este entendimento.

A ESAF considerou incorreta errada a seguinte assertiva:

“o princípio da irredutibilidade do valor dos benefícios, segundo a orientação do Supremo Tribunal Federal, significa a irredutibilidade do valor real, protegendo-os do fenômeno inflacionário”.

Repito: não significa que o valor real do beneficio não esteja protegido, pois a CF em seu artigo 201, § 4º, exige que haja reajustes periódicos aos benefícios para que eles mantenham o poder de compra, porem, esse reajuste não necessariamente devera manter o indice aplicado no reajuste do salário mínimo, mesmo porque a Constituicao proíbe a vinculacao do salário mínimo para qualquer finalidade.

O resjute dos valores dos benefícios sera feito anualmente com base no índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC.

(20)

3.5. EPFC - Equidade na forma de participação e custeio.

Assegura que todas as pessoas que estiverem na mesma situação deverão contribuir da mesma forma, ou seja, os que ganham mais contribuem com mais e os que ganham menos contribuem com menos.

Ex: art. 198 do decreto n. 3048/99 – segurado empregado, avulso e doméstico obedecerá a um conjunto escalonado de alíquotas, conforme demonstrado abaixo.

Este princípio se relaciona com o princípio da capacidade contributiva, ou seja, quem pode mais paga mais, quem pode menos, paga menos, conforme já falado acima. Sendo assim, as contribuições das empresas possuem alíquotas superiores àquelas devidas pelos segurados, devido a sua maior capacidade econômica. Ocorre que, para que haja equidade, a participação no custeio deverás er graudada de acordo com os riscos proporcionados aos beneficiários.

Citaremos um exemplo: se uma empresa possui um alto risco de acidentes de trabalho esta deverá contribuir mais que uma empresa que não possui risco algum. Outro exemplo a ser citado é a empresa que investe em prevenção e segurança do trabalho, recolhendo contribuições menores do que uma empresa que não faz investimento algum em segurança.

Quando falarmos de cuteio veremos essa regra plenamente aplicada. Salário de contribuição Alíquotas

Ate R$ 1247,70 8%

De R$ 1247,71 ate R$ 2079,50 9% De R$ 2079,51 ate R$ 4159,00 11%

(21)

3.6. DBF - Diversidade da base de financiamento.

A seguridade social será financiada por toda sociedade, de forma direta e indireta, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do DF e dos Municípios, da empresa incidente sobre a folha de pagamento, a receita, o lucro, a remuneração paga para o trabalhador e da receita de concursos de prognósticos.

A União poderá instituir outras fontes destinadas a garantir a manutenção da Seguridade Social.

3.7. DDQ - Caráter Democrático e descentralizado da administração mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.

Caso haja discussão sobre direitos, todos os interessados deverão ter representantes para melhor garantir seus interesses.

3.8. Outros Princípios aplicáveis a Seguridade Social.

3.9. Progressividade das contribuições Sociais.

Empresa contribui conforme sua capacidade econômica, analisando: o Atividade da empresa;

o Utilização intensiva de mão de obra; o Porte da empresa;

o Condição estrutural do mercado de trabalho.

(22)

São vinculadas a seus respectivos orçamentos as receitas dos Estados, Distrito Federal e Municípios, não integrando o orçamento da União.

3.11. Anterioridade nonagesimal.

As contribuições só podem ser exigidas após decorridos 90 dias da data da publicação da lei que as houver instituído ou modificado.

4. Princípios da Previdência Social.

Importante!: Não confundir com os princípios da Seguridade Social. Os princípios da Previdência Social são os seguintes:

(23)

Bem, pessoal, não vou repetir a explicação dos princípios que se repetem. Vamos ver os demais:

4.1. Universalidade na participação nos planos previdenciários.

Todas as pessoas que exerçam atividades abrangidas pelo Regime Geral de Previdência Social serão filiadas obrigatoriamente a previdência social. Cabe destacar que nem todos os benefícios serão concedidos se não houver uma contribuição previa, como por exemplo, pensão por morte, auxílio-acidente e outros. A saúde e a assistência social independe de contribuição, sendo dever do Estado e direito do cidadão.

• Universalidade de participação nos planos previdenciários UPPP

• Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais

UEBS

• Seletividade e distributividade na prestação dos benefícios SDBS

• Cálculo dos benefícios considerando-se os salários de contribuição corrigidos monetariamente.

BSCC

• Irredutibilidade do valor dos benefícios, de forma a preservar-lhe o poder aquisitivo

IRRVB

• Valor da Renda Mensal dos Benefícios substitutos do salário de contribuição ou do rendimento do trabalho do segurado não inferior ao do salário mínimo

RMBSM

• Caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do governo nos órgãos colegiados

(24)

4.2. Cálculos dos benefícios considerando-se os salários de contribuição corrigidos monetariamente.

Todos os salários de contribuição utilizados para o calculo do valor do beneficio deverão ser corrigidos monetariamente.

4.3. Valor da renda mensal dos benefícios substitutos do salário de contribuição não inferior ao salário mínimo.

Nenhum beneficio que substitua o salário de contribuição ou rendimento do trabalho do segurado devera ser inferior ao salário mínimo vigente no país. Todos os benefícios deverão ter valor mensal igual ou superior que o salário mínimo.

5. Questões para fixação

1 - ( Prova: CESPE - 2013 - TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO) - Analista Judiciário - Execução de Mandados / Direito Previdenciário / Princípios Básicos da Previdência Social; Princípios Constitucionais da Seguridade Social; )

Com base nas disposições emanadas do direito previdenciário, julgue o item abaixo.

O princípio do caráter democrático da administração da seguridade social preconiza que sua gestão será quadripartite, com a participação da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal.

( ) Certo ( ) Errado Comentários

Assertiva incorreta. De acordo com o art. 194 § único, VI, da Constituição Federal, o caráter democrático e descentralizado da administração da seguridade social estabelece que sua gestão será quadripartite com a participação dos trabalhadores, empregadores, aposentados e do governo nos órgãos colegiados. Cabe ressaltar aqui que antes da EC 20/98 havia somente a menção da participação da comunidade, em especial trabalhadores, empresários e aposentados, sem instituir a gestão quadripartite nos moldes atuais.

(25)

2 - ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social / Direito Previdenciário / Princípios Básicos da Previdência Social; )

Em relação à seguridade social brasileira, sua organização e seus princípios, julgue os seguintes itens.

O princípio da distributividade na prestação de benefícios e serviços tem sua expressão maior na área de saúde, dado o amplo alcance conferido pela intensa utilização do Sistema Único de Saúde.

( ) Certo ( ) Errado Comentários

A assertiva esta incorreta. O art. 194, III da CF menciona que a Seguridade Social deverá ser seletiva e distributiva na prestação dos benefícios e serviços, ou seja, não há seleção de pessoas, mas sim dos benefícios e serviços que serão prestados a comunidade.

A saúde tem seu caráter na universalidade absoluta uma vez que é direito de todos e dever do Estado, podendo, qualquer pessoa, ter aceso ao Sistema Único de Saúde. Destaca-se aqui que no campo da saúde somente é oferecido serviços.

Com relação ao principio da distributividade o tratamento dado será desigual aos desiguais, na medida de suas desigualdades, ou seja, pessoas que comprovam baixa renda recebem salário família e auxílio reclusão, já pessoas que possuem uma renda maior não será beneficiada por estes benefícios, destacando aqui que tais independem de contribuição.

Portanto, o princípio que mais se encaixa ao direito estudado (saúde) é o principio da Universalidade da cobertura e do atendimento, pois tem ele o objetivo de atender a todas as pessoas necessitadas e cobrir todas as contingências sociais. Vejamos:

TÍTULO II DA SAÚDE

Art. 2º A Saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Parágrafo único. As atividades de saúde são de relevância pública e sua organização obedecerá aos seguintes princípios e diretrizes: a) acesso universal e igualitário;

b) provimento das ações e serviços através de rede regionalizada e hierarquizada, integrados em sistema único;

(26)

d) atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas; e) participação da comunidade na gestão, fiscalização e acompanhamento das ações e serviços de saúde;

f) participação da iniciativa privada na assistência à saúde, obedecidos os preceitos constitucionais.

3 - ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social / Direito Previdenciário / Princípios Básicos da Previdência Social; Princípios da seguridade social; Princípios Constitucionais da Seguridade Social; )

De acordo com o princípio da uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais, uma das condições para a aposentadoria por idade do trabalhador rural é a exigência de que atinja 65 anos de idade, se homem, ou 60 anos de idade, se mulher.

( ) Certo ( ) Errado Comentários

Assertiva incorreta. De acordo com o art.201, § 7º, II, da CF, para se ter acesso ao beneficio da aposentadoria por idade do trabalhador rural, devera haver a comprovação de sessenta e cindo anos de idade, se homem e sessenta anos de idade, se mulher, reduzido em cinco anos o limite para os trabalhadores rurais de ambos os sexos e para os que exerçam suas atividades em regime de economia familiar, nestes incluídos o produtor rural, o garimpeiro e o pescador artesanal. (Incluído dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998). 4 - ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social / Direito Previdenciário / Seguridade Social; Princípios Básicos da Previdência Social; Princípios Constitucionais da Seguridade Social; )

Julgue os próximos itens, relativos à seguridade social.

A seguridade social tem como objetivo o caráter democrático descentralizado da administração mediante gestão quadripartite, que envolve aposentados, trabalhadores, empregadores e representantes do governo nos órgãos colegiados.

( ) Certo ( ) Errado Comentários

Assertiva correta. Conforme já visto anteriormente, de acordo com o art. 194 § único, VI, da Constituição Federal, o caráter democrático e descentralizado da administração da seguridade social estabelece que sua gestão será quadripartite

(27)

com a participação dos trabalhadores, empregadores, aposentados e do governo nos órgãos colegiados menciona o Decreto n. 3048/99, em seu art. 1, VII,

5 - ( Prova: CESPE - 2013 - TC-DF - Procurador / Direito Previdenciário / Princípios Constitucionais da Seguridade Social; )

Acerca da seguridade social, julgue os itens a seguir.

Conforme jurisprudência do STF fundamentada no princípio da seletividade, operações e bens relacionados à saúde são imunes a tributação.

( ) Certo ( ) Errado Comentários

Assertiva incorreta.

De acordo com a jurisprudência do STJ: “Vilipêndio do dever fundamental de prestação de serviços de saúde (art. 196 da Constituição), pois o bem tributado é equipamento médico (sistema de tomografia computadorizada). Impossibilidade. Não há imunidade a tributação de operações ou bens relacionados a saúde. Leitura do princípio da seletividade.” (RE 429.306, Rel. Min. Joaquim Barbosa, julgamento em 1º-2-2011, Segunda Turma, DJE de 16-3-2011.)

A seletividade atua na escolha dos benefícios e serviços a serem mantidos pela seguridade social, enquanto a distributividade direciona a atuação do sistema protetivo para as pessoas com maior necessidade.

6 - ( Prova: CESPE - 2012 - AGU - Advogado / Direito Previdenciário / Princípios Constitucionais da Seguridade Social; )

Com base na jurisprudência do STF, julgue os itens a seguir, acerca da seguridade social.

Em face do princípio constitucional da irredutibilidade do valor dos benefícios previdenciários, a aplicação de novos critérios de cálculo mais benéficos estabelecidos em lei deve ser automaticamente estendida a todos os benefícios cuja concessão tenha corrido sob regime legal anterior. ( ) Certo ( ) Errado

Comentários Assertiva incorreta.

(28)

De acordo com a jurisprudência do STF os benefícios previdenciários se regerão pela legislação vigente a época de sua concessão. (súmula 359 do STF).

O artigo 195 da Constituição Federal, § 5º dispõe que “Nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total”.

Vejamos os seguintes julgados do Supremo Tribunal Federal:

Ementa: MUTUO. MONTEPIO DA FAMILIA MILITAR. CABIVEL SEREM ALTERADOS - SEM MALTRATO AO PAR-3. DO ART-153 DA LEI MAIOR - OS VALORES DAS CONTRIBUIÇÕES PARA O MONTEPIO DA FAMILIA MILITAR A FIM DE QUE POSSAM SER ASSEGURADAS PENSÕES, POR MORTE, REFERIDAS AO SOLDO DE DETERMINADA PATENTE, SE OS CRITÉRIOS DE REAJUSTAMENTO DAQUELAS PRIMEIRAS NÃO PODEM COMPORTAR TAIS PENSÕES, ANTE, INCLUSIVE, O DESPROPORCIONADO AUMENTO DOS SOLDOS A QUE DEVEM CORRESPONDER. O PREVIO CONSENTIMENTO PARA AS ALTERAÇÕES ESTATUTARIAS COM VISTAS A PROPORCIONAREM OS NECESSARIOS REAJUSTAMENTOS NÃO FEREM O DISPOSTO NO ART-115 DO CÓDIGO CIVIL, SE A NATUREZA ASSOCIATIVA DA ENTIDADE EXIGE NATURALMENTE QUE HAJA A CORRESPONDENCIA CONTRIBUIÇÕES PENSÕES. NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE SUBSISTIR QUALQUER SOCIEDADE MUTUA SE A RECEITA PROVENIENTE DAS CONTRIBUIÇÕES SE DESAJUSTAR AS EXIGENCIAS DAS DESPESAS COM OS BENEFÍCIOS. ENTIDADES DESSA NATUREZA DE BASEAR-SE EM CALCULOS ATUARIAIS E SEMPRE LEVANDO EM CONTA A POSSIBILIDADE DE OS BENEFÍCIOS SEREM PAGOS COM BASE NAS CONTRIBUIÇÕES. NÃO HÁ SISTEMA SECURITARIO OU PREVIDENCIÁRIO QUE POSSA RESISTIR A UM DESCOMPASSO ENTRE RECEITA E DESPESA (RE 100106 / RS).

EMENTA: PREVIDENCIÁRIO E CONSTITUCIONAL. BENEFÍCIO CONCEDIDO ANTERIORMENTE À MAJORAÇÃO DO COEFICIENTE DE CÁLCULO DAS PARCELAS PREVIDENCIÁRIAS, IMPLEMENTADA PELAS LEIS 8.213/91 E 9032/95. IMPOSSIBILIDADE DE RETROAÇÃO. ENTENDIMENTO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. RECURSO PROVIDO. REVOGAÇÃO DA TUTELA ANTECIPATÓRIA CONCEDIDA, SEM REPETIÇÃO DOS VALORES, DE CARÁTER ALIMENTAR E DE BOA-FÉ PERCEBIDOS.

Ressalvado entendimento pessoal, a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal firmou-se no sentido de que os benefícios previdenciários se regerão pela legislação vigente à época de sua concessão. Súmula 359, STF.

As Leis 8.213/91 e 9.032/95, ao majorarem o coeficiente de cálculo dos benefícios previdenciários por elas disciplinados, sem conferirem retroatividade a seus efeitos, submetem-se à exigência normativa estabelecida no art. 195, § 5º, da Constituição: “Nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total” (RE 518124 /

(29)

PE).

7 - ( Prova: CESPE - 2011 - PREVIC - Analista Administrativo - Área Administrativa / Direito Previdenciário / Princípios Constitucionais da Seguridade Social; )

Com relação às normas constitucionais que regem a previdência social, julgue os itens a seguir.

Na lei, constam dispositivos sobre o sistema especial de inclusão previdenciária relativo ao atendimento de trabalhadores de baixa renda e daqueles sem renda própria que se dediquem exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência, desde que pertencentes a famílias de baixa renda. Por meio desses dispositivos, garante-se o acesso a benefícios de valor igual a um salário mínimo e veda-se a estipulação de alíquotas e carências inferiores às vigentes para os demais segurados do regime geral de previdência social.

( ) Certo ( ) Errado

Comentários

Assertiva incorreta. De acordo com o art. 201, § 12. “Lei disporá sobre sistema especial de inclusão previdenciária para atender a trabalhadores de baixa renda e àqueles sem renda própria que se dediquem exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência, desde que pertencentes a famílias de baixa renda, garantindo-lhes acesso a benefícios de valor igual a um salário-mínimo. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 47, de 2005)”

§ 13. O sistema especial de inclusão previdenciária de que trata o § 12 deste artigo terá alíquotas e carências inferiores às vigentes para os demais segurados do regime geral de previdência social. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 47, de 2005).

O erro aqui poderia passar despercebido, pois a lei não faz menção ao veda-se a estipulação de alíquotas.

8 - (Prova: CESPE - 2010 - DETRAN-ES - Advogado / Direito Previdenciário / Princípios Constitucionais da Seguridade Social; )

A respeito da evolução legislativa, da organização e dos princípios constitucionais da seguridade social, julgue os itens seguintes.

(30)

Segundo entendimento do STF, o princípio constitucional da irredutibilidade do valor dos benefícios impede a redução da renda mensal da aposentadoria, ainda que esta tenha sido concedida em desacordo com a lei.

( ) Certo ( ) Errado Comentários

Assertiva incorreta.

De acordo com a jurisprudência predominante no STF, o princípio da irredutibilidade veda apenas a redução do valor nominal dos benefícios. Mas se o benefício for concedido em desacordo com a lei, até mesmo o valor nominal poderá ser reduzido. O STF entende que “a redução de proventos de aposentadoria, quando concedida em desacordo com a lei, não ofende o princípio da irredutibilidade” (STF, MS 25552/DF, Rel. Min. Cármen Lúcia, DJ 30/05/2008).

IRRETUDIBILIDADE DO VALOR DO BENEFÍCIO, de forma a preservar-lhe o poder aquisitivo

"Observe que o que está garantido é o valor real dos benefícios, e não o valor nominal. Não há razão para confundir os conceitos. Enquanto o primeiro garante que o poder de compra dos benefícios não sofrerá redução com o passar do tempo, o segundo garante somente o valor inicial dos mesmos. Dentro desse contexto, o art. 201, paragrafo 4°, da constituição, estabelece o reajustamento periódico dos benefícios, para preservar-lhes, em caráter permanente, seu valor real"

Fonte: Curso de Direito Previdênciário de Italo R. Eduardo e Jeane T A Edurado

Editora Elsevier

9 - (Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21ª Região (RN) - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito Previdenciário / Princípios da seguridade social; Princípios Constitucionais da Seguridade Social; )

Julgue os itens seguintes, que versam sobre a seguridade social e o regime geral da previdência social (RGPS).

A despeito do princípio constitucional da universalidade da cobertura e do atendimento, os menores de dezesseis anos não podem ser segurados do RGPS.

( ) Certo ( ) Errado Comentários

(31)

Assertiva incorreta. De acordo com a LEI N° 8212, em seu Art. 14. “É segurado facultativo o maior de 14 (quatorze) anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social.”

IVAN KERTZMAN em seu livro CURSO PRÁTICO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO - 7º EDIÇÃO conceitua: "É segurado obrigatório: o aprendiz, maior de quatorze e menor

de vinte e quatro, ressalvado o portador de deficiência, ao qual não se aplica o limite máximo de idade, sujeito à formação técnica-profissional metódica, sob a orientação de entidade qualificada.

10 - ( Prova: CESPE - 2010 - TCE-BA - Procurador / Direito Previdenciário / Princípios Constitucionais da Seguridade Social; )

Julgue os próximos itens, a respeito da seguridade social.

O princípio constitucional que estabelece a uniformidade e a equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais representou um avanço na proteção social do trabalhador rural, que, até a CF, era mais restrita quando comparada à do trabalhador urbano.

( ) Certo ( ) Errado Comentários

Assertiva correta.

Os trabalhadores rurais foram, provavelmente, os que tiveram os maiores avanços em termos de cidadania a partir da Constituição de 1988. Com a nova Carta, saíram de um sistema assistencialista, o Funrural, com poucas opções de benefícios, para um programa de proteção social universalista, inclusivo, com base nos princípios de cidadania e tiveram seus direitos equiparados aos trabalhadores urbanos. A partir da Constituição, com as leis 8.212 e 8.213, de 1991, todo o grupo familiar envolvido na produção rural (marido, mulher e filhos maiores de 16 anos) obteve acesso ao conjunto de benefícios da Previdência Social e não mais a uma parcela. Os trabalhadores rurais, que antes tinham direito apenas à aposentadoria e pensão por morte, obtiveram benefícios pagos aos trabalhadores urbanos, entre eles o auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e o salário-maternidade.

A única exceção é a aposentadoria por tempo de contribuição. Além disso, a aposentadoria, que era devida a partir dos 65 anos, agora pode ser requerida quando o trabalhador completa 60 anos (homem) ou 55 anos (mulher).

Outra modificação importante foi a equiparação do piso previdenciário garantido pela Constituição, no valor de um salário mínimo, que nivelou os valores dos benefícios mínimos rurais e urbanos. Anteriormente, o maior benefício na área rural era de meio salário mínimo. A pensão por morte era menor ainda, representava um terço do mínimo.

(32)

Fonte: www.previdenciasocial.gov.br

11 - ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social / Direito Previdenciário / Princípios Básicos da Previdência Social; Princípios da seguridade social; Princípios Constitucionais da Seguridade Social; )

Em relação à seguridade social brasileira, sua organização e seus princípios, julgue os seguintes itens.

De acordo com o princípio da uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais, uma das condições para a aposentadoria por idade do trabalhador rural é a exigência de que atinja 65 anos de idade, se homem, ou 60 anos de idade, se mulher.

( ) Certo ( ) Errado Comentários

Assertiva incorreta. De acordo com o art. 201, § 7º, II, da CF, para que o beneficiário faça jus a aposentadoria por idade, tanto o trabalhador urbano quanto o rural, deverão comprovar sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, reduzido em cinco anos o limite para os trabalhadores rurais de ambos os sexos e para os que exerçam suas atividades em regime de economia familiar, nestes incluídos o produtor rural, o garimpeiro e o pescador artesanal. (Incluído dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998).

12 - ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social / Direito Previdenciário / Seguridade Social; Princípios Básicos da Previdência Social; Princípios Constitucionais da Seguridade Social; )

Julgue os próximos itens, relativos à seguridade social.

A seguridade social tem como objetivo o caráter democrático descentralizado da administração mediante gestão quadripartite, que envolve aposentados, trabalhadores, empregadores e representantes do governo nos órgãos colegiados.

( ) Certo ( ) Errado Comentários

Assertiva correta. De acordo com o art. 194 da CF, a seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:(...)VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação

(33)

dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)

13 - ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Técnico do Seguro Social / Direito Previdenciário / Princípios Constitucionais da Seguridade Social; )

Acerca da seguridade social no Brasil, de suas características, contribuições e atuação, julgue os itens a seguir.

A instituição de alíquotas ou bases de cálculos diferentes, em razão da atividade econômica ou do porte da empresa, entre outras situações, apesar de, aparentemente, infringir o princípio tributário da isonomia, de fato atende ao comando constitucional da eqüidade na forma de participação no custeio da seguridade social.

( ) Certo ( ) Errado Comentários

Assertiva correta.

De acordo com o art. 195 da CF, a seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais: I - dos empregadores, incidente sobre a folha de salários, o faturamento e o lucro; II - dos trabalhadores; I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre: a) a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício; b) a receita ou o faturamento; c) o lucro; (...)§ 9º As contribuições sociais previstas no inciso I do caput deste artigo poderão ter alíquotas ou bases de cálculo DIFERENCIADAS, EM RAZÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA, DA UTILIZAÇÃO INTENSIVA DE MÃO-DE-OBRA, DO PORTE DA EMPRESA ou DA CONDIÇÃO ESTRUTURAL DO MERCADO de trabalho. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 47, de 2005)

JURISPRUDÊNCIA DO STF:EMENTA: PROCESSO CIVIL. MEDIDA CAUTELAR. EFEITO SUSPENSIVO A RECURSO EXTRAORDINÁRIO. INSTITUIÇÃO FINANCEIRA. CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A FOLHA DE SALÁRIOS. ADICIONAL. § 1º DO ART. 22 DA LEI Nº 8.212/91. A sobrecarga imposta aos bancos comerciais e às entidades financeiras, no tocante à contribuição previdenciária sobre a folha de salários, NÃO FERE, à primeira vista, O PRINCÍPIO DA ISONOMIA TRIBUTÁRIA, ante a expressa previsão constitucional (Emenda de Revisão nº 1/94 e Emenda Constitucional nº 20/98, que inseriu o § 9º no art. 195 do Texto permanente). Liminar a que se nega referendo. Processo extinto. (AC 1109 MC / SP - SÃO PAULO)

(34)

14 - ( Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21ª Região (RN) - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito Previdenciário / Princípios da seguridade social; Princípios Constitucionais da Seguridade Social; )

Julgue os itens seguintes, que versam sobre a seguridade social e o regime geral da previdência social (RGPS).

A despeito do princípio constitucional da universalidade da cobertura e do atendimento, os menores de dezesseis anos não podem ser segurados do RGPS.

( ) Certo ( ) Errado Comentários

Assertiva incorreta.

De acordo com o art. 7º, XXXIII da CF e CLT, art. 403 é proibido qualquer trabalho a menores de 16 anos de idade, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos.

Cabe ressaltar que, em regra, os menores de 16 anos não podem ser considerados como segurados da previdência social, porém, o menor aprendiz pode, sendo exceção a regra. Como o menor aprendiz pode iniciar o trabalho a partir dos 14 anos de idade ele é considerado como segurado obrigatório da previdência social, na qualidade de segurado empregado.

Sendo assim, o menor aprendiz é considerado como segurado que pode filiar-se ao RGPS com idade inferior aos 16 anos. Podemos citar aqui também a IN RFB nº 971/2009 que traz essa regra.

15 - ( Prova: CESPE - 2010 - PGM-RR - Procurador Municipal / Direito Previdenciário / Princípios da seguridade social; )

Julgue os itens a seguir, relativos às legislações previdenciária e da seguridade social.

A equidade na forma de participação no custeio é princípio constitucional atinente à seguridade social, no entanto, as entidades beneficentes de assistência social que atenderem às exigências estabelecidas em lei serão isentas de contribuição para a seguridade social.

( ) Certo ( ) Errado Comentários

Assertiva correta.

Equidade na forma de participação e custeio é um princípio constitucional da seguridade social, contido no parágrafo único do art. 194 da Constituição Federal.

(35)

Seu destinatário é o legislador ordinário, tendo o dever de instituir as contribuições sociais destinadas ao financiamento da seguridade social, que serão pagas por seus destinatários na medida de sua condição econômica, ou seja, quem pode mais paga mais e quem pode menos paga menos.

Cabe destacar aqui que há uma isenção a essas contribuições. As entidades beneficentes de assistência social que atendam às exigências estabelecidas em lei não pagam contribuição social, norma esta, prevista no art. 195, § 7º da CF.

16 - ( Prova: CESPE - 2008 - PGE-ES - Procurador / Direito Previdenciário / Princípios da seguridade social; )

A seguridade social compreende um conjunto de ações destinadas a assegurar a saúde, a previdência e a assistência social. Sua organização pelo poder público, por meio de lei, deve observar alguns objetivos. Acerca da base para a organização da seguridade social, conforme previsto na Constituição brasileira, julgue os próximos itens.

A seletividade e a distributividade dos benefícios e dos serviços da seguridade social referem-se à capacidade individual contributiva dos possíveis beneficiários, que determina a aptidão para usufruírem prestações da seguridade social.

( ) Certo ( ) Errado Comentários

Assertiva incorreta. A seletividade e distributividade dos benefícios e serviços da seguridade social referem-se a princípios constitucionais cuja aplicação ocorre no momento da elaboração da lei.

Seletividade implica em prestações de benefícios e serviços a quem realmente necessita, desde que demonstre essa pertinência com base na lei. Cabe ressaltar aqui que os recursos não são ilimitados.

Ivan Kertzman define a seletividade como: “Serve de contrapeso ao princípio na universalidade da cobertura, pois, se de um lado, a previdência precisa cobrir todos os riscos sociais existentes, por outro lado, os recursos não são ilimitados, impondo à administração pública a seleção dos benefícios e serviços a serem prestados. é o chamado princípio da reserva do possível" (IVAN KERTZMAN - CURSO PRÁTICO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO - 7º EDIÇÃO)”

"Entretanto, a escolha deve recair sobre as prestações que, por sua natureza, tenham maior potencial para reduzir a desigualdade, concretizando a justiça social. a distributividade propicia que se escolha o universo dos que mais necessitam de proteção" (MARISA FERREIRA DOS SANTOS - DIREITO PREVIDENCIÁRIO ESQUEMATIZADO"

(36)

17 - ( Prova: CESPE - 2008 - PGE-ES - Procurador / Direito Previdenciário / Princípios da seguridade social; ) A administração da seguridade social possui caráter democrático mediante gestão quadripartite, com a participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do governo nos órgãos colegiados.

( ) Certo ( ) Errado Comentários

Assertiva correta. De acordo com o art. 194, paragrafo único da CF, Compete ao

Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: (...)

VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.”

18 - ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social / Direito Previdenciário / Princípios da seguridade social; )

Em relação à seguridade social brasileira, sua organização e seus princípios, julgue os seguintes itens.

As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada, que constitui um sistema único, organizado de acordo com as diretrizes de descentralização, atendimento integral e participação da comunidade.

( ) Certo ( ) Errado Comentários

Assertiva correta. A Cespe utilizou a literalidade do art. 198 da CF. Vejamos: "Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo; II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; III - participação da comunidade." 19 - ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social / Direito Previdenciário / Princípios Básicos da Previdência Social; Princípios da seguridade social; Princípios Constitucionais da Seguridade Social; )

De acordo com o princípio da uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais, uma das condições para a

(37)

aposentadoria por idade do trabalhador rural é a exigência de que atinja 65 anos de idade, se homem, ou 60 anos de idade, se mulher.

( ) Certo ( ) Errado Comentários

Assertiva incorreta. Conforme já mencionado em questões anteriores, o art. 201, § 7º, II, da CF, estabelece a idade mínima para que os trabalhadores urbanos e rurais possam gozar do beneficio da aposentadoria por idade, sendo sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, reduzido em cinco anos o limite para os trabalhadores rurais de ambos os sexos e para os que exerçam suas atividades em regime de economia familiar, nestes incluídos o produtor rural, o garimpeiro e o pescador artesanal. (Incluído dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)

20 - Prova MTE 2013

Os benefícios concedidos pelo RGPS, segundo a CF, devem ser reajustados como forma de preservar-lhes, em caráter permanente, o valor real, conforme critérios definidos em lei. A respeito do valor dos benefícios do RGPS, julgue o item abaixo.

Na data do reajustamento, o valor dos benefícios do RGPS não poderá exceder o limite máximo do salário-de-benefício, respeitados os direitos adquiridos, salvo no caso da aposentadoria por invalidez, quando o segurado necessitar da assistência permanente de outra pessoa, situação em que o valor será acrescido de 25%, ainda que o valor da aposentadoria atinja o limite máximo.

( ) Certo ( ) Errado Comentários.

Assertiva correta. De acordo com o Art. 41-A, §1º, da Lei nº 8.213/91 + Art. 45, § único, “a”, da Lei nº 8.213/91.

O salário-maternidade da empregada e da trabalhadora avulsa também pode ser superior ao limite máximo do salário-de-benefício. Para estas duas seguradas, o salário-maternidade consistirá numa renda mensal igual a sua remuneração integral (Lei nº 8.213/91, art. 72). Como a questão faz uma única ressalva, fica subentendido que o examinador diz que o único benefício que pode ter valor superior ao limite máximo do salário-de-benefício é a aposentadoria por invalidez, nos casos em que o segurado necessitar da assistência permanente de outra pessoa, situação em que o valor será acrescido de 25%. Assim, o gabarito deve mudar de CERTO para ERRADO.

(38)

21 - ( Prova: ESAF - 2009 - MF - Assistente Técnico Administrativo / Direito Previdenciário / Princípios da seguridade social; Princípios Constitucionais da Seguridade Social; )

Assinale a opção correta entre as assertivas abaixo relacionadas à organização e princípios constitucionais da Seguridade Social.

a) Diversidade da base de financiamento é objetivo da Seguridade Social. b) O valor dos benefícios pode ser diminuído gradativa- mente.

c) Pode haver benefícios maiores para a população urbana em detrimento da rural.

d) A gestão da Seguridade Social é ato privativo do Poder Público.

e) Os serviços previdenciários devem ser sempre o mesmo, independente do destinatário.

Comentários.

Assertiva correta. Letra A. De acordo com o art. 194 da CF/88, são 7 os objetivos da Seguridade Social citados no texto constitucional:

1. Universalidade da cobertura e do atendimento;

2. Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;

3. Seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços; 4. Irredutibilidade do valor dos benefícios;

5. Equidade na forma de participação no custeio; 6. Diversidade da base de financiamento;

7. Caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.

C.F - Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:

(39)

I - universalidade da cobertura e do atendimento;

II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;

III - seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços; IV - irredutibilidade do valor dos benefícios;

V - eqüidade na forma de participação no custeio; VI - diversidade da base de financiamento;

VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados 22 - ( Prova: ESAF - 2005 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Área Tributária e Aduaneira - Prova 3 / Direito Previdenciário / Seguridade Social; Princípios Constitucionais da Seguridade Social; )

Indique qual das opções está correta com relação aos objetivos constitucionais da Seguridade Social:

a) Irredutibilidade do valor dos serviços. b) Eqüidade na cobertura.

c) Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.

d) Seletividade na prestação dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.

e) Diversidade de atendimento. Comentários.

Alternativa correta. Letra C.

Conforme art. 194, II, da CF. Senão vejamos:

Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. Parágrafo Único. Compete ao Poder Público, nos termo da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: I – universalidade da cobertura e do atendimento;

Referências

Documentos relacionados

Desse modo, para os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente municipais e estaduais, a base de regulamentação nacional é definida pelo Conselho Nacional de Direitos da

Assim, buscou-se com este trabalho realizar um levantamento soroepidemiológico da leishma- niose tegumentar e doença de chagas em um assen- tamento rural localizado no município

O programa financia 10 bolsas de matrícula, alojamento e manutenção para a realização de estudos oficiais de Mestrado Universitário na Universidade de Córdoba destinadas a

A Constituição Federal de 1988, preocupada com a parcela hipossuficiente da população, elencou no artigo 203 os objetivos dessa assistência, quais sejam a proteção à família,

NA INICIAL: COLOCAR QUEM FAZ PARTE DA FAMÍLIA, NÚMERO DE PESSOAS DA FAMÍLIA, RENDA DE CADA UM, DESPESAS PELA FAMÍLIA E COM O REQUERENTE DEFICIENTE OU IDOSO;

Embora a Constituição Federal de 1988 (CF) arrole entre os objetivos da organização da seguridade social o caráter democrático da administração, sua gestão está a

Como a torta de girassol, mesmo tratada, apresentou alto teor de óleo, estudos de aproveitamento do farelo industrial para a produção de carvão e obtenção

O papel de proteção do tegumento, portanto, é transferido para o pericarpo na região do núcleo seminífero, que possui intensa lignificação e grande quantidade de