• Nenhum resultado encontrado

Apostila Massagem Estetica Modeladora

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apostila Massagem Estetica Modeladora"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

Massagem Estética

Massagem Estética

Modeladora

(2)

Modeladora

Modeladora

Nome do Aluno

(3)

Massagem Estética

Massagem Estética

Modeladora

Modeladora

Nome do Aluno Nome do Aluno

(4)

A

ADMINISTRAÇÃO

DMINISTRAÇÃO

 R

 REGIONAL

EGIONAL DODO

 S

 SENAC

ENAC NONO

 E

 ESTADO

STADO DEDE

 S

 SÃO

ÃO

 P

 PAULO

AULO

Gerência de Desenvolvimento

Gerência de Desenvolvimento

Roland Anton Zottele

Roland Anton Zottele

Técnico Responsável

Técnico Responsável

Sílvia Helena Mussolini de Oliveira

Sílvia Helena Mussolini de Oliveira

Elaboração do Recurso Didático

Elaboração do Recurso Didático

Cristina Amedor Pedrosa Pedro

Cristina Amedor Pedrosa Pedro

Cristiane de Luca

Cristiane de Luca

Sandra V

Sandra V

aléria Marques

aléria Marques

Sanches

Sanches

Editoração e Revisão

Editoração e Revisão

Globaltec Editora Ltda.

(5)

Massagem Estética Modeladora

SUMÁRIO

1. DEFINIÇÃO DE MASSAGEM / 5 2. COMPONENTES DA MASSAGEM / 6 2.1 DIREÇÃO DO MOVIMENTO / 7 2.2 INTENSIDADE DA PRESSÃO / 7 2.3 VELOCIDADE E O RITMO / 7 2.4 MEIOS / 7

2.5 POSIÇÃO DO CLIENTE E DO PROFISSIONAL / 7 2.6 DURAÇÃO E FREQUÊNCIA / 8

2.7 ÉTICA E PREPARO DO PROFISSIONAL / 8 2.8 POSICIONAMENTO DO CLIENTE / 9

3. OS OBJETIVOS E BENEFÍCIOS DA MASSAGEM: INDICAÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES / 10 4. MASSAGEM DO TECIDO CELULAR ADIPOSO: OBESIDADE LOCALIZADA COM OU SEM

CELULITE / 12

5. PRODUTOS COSMÉTICOS ASSOCIADOS ÀS MASSAGENS / 14 6. TÉCNICAS E MOVIMENTOS BÁSICOS DE MASSAGEM / 16

DESCRIÇÃO DOS MOVIMENTOS BÁSICOS DE MASSAGEM / 16 SEQUÊNCIA DA MASSAGEM MODELADORA / 17

7. INDICAÇÃO DA AUTOMASSAGEM COMO CONTINUIDADE DO TRABALHO NA RESIDÊNCIA DO CLIENTE / 24

ABDÔMEN – A CLIENTE DEVE ESTAR DEITADA / 24 COXAS – A CLIENTE DEVE ESTAR EM PÉ  / 24

8. ASSOCIAÇÃO DE DEMAIS PROTOCOLOS ESTÉTICOS CORPORAIS COM A MASSAGEM MODELADORA / 26

(6)

Não existe uma definição abrangente de massagem na literatura médica. O Thomas’s Medical Dictionary(1886) oferece esta descrição: “Massagem do grego – amassar. Ato

de pressionar.”

Segundo alguns autores existem também essas definições:

John S. Coulter (1885-1949) – “de acordo com o significado atual e geralmente adota-do da palavra, massagem consiste em um grande número de manipulações adota-dos teci-dos e órgãos do corpo, com finalidades terapêuticas.”

Gertrude Beard (1952) – “é o termo usado para designar certas manipulações dos tecidos moles do corpo; estas manipulações são efetuadas com maior eficiência com as mãos e são administradas com a finalidade de produzir efeitos sobre os sistemas nervosos, muscular e respiratório, e sobre a circulação sanguinea e linfática.”

(7)

Cada movimento de massagem tem características únicas. Os componentes essen-ciais são, entre eles:

• Apoio e posicionamento confortáveis dos clientes, de modo que possam ficar relaxados durante o procedimento;

• Manutenção das mãos flexíveis, de modo que se encaixem ao contorno da parte do corpo que está sendo massageada;

• Estabelecimento da velocidade correta dos movimentos; • Manutenção de um ritmo uniforme;

• Regulagem da pressão de acordo com o movimento que está sendo realizado, o tipo de tecido tratado e a finalidade do procedimento;

• Manutenção do posicionamento postural adequado.

Porém, existem fatores que devem ser levados em consideração na aplicação das téc-nicas da massagem, para que os componentes citados acima sejam atendidos com-pletamente e atendam aos resultados esperados, que são:

• direção do movimento; • intensidade da pressão;

• velocidade e o ritmo dos movimentos; • meios utilizados (outros instrumentos); • posição do cliente e do profissional; • duração e frequência do procedimento; • ética e preparo do profissional.

CAPÍTULO 2

COMPONENTES DA

MASSAGEM

(8)

2.1 Direção do movimento

A literatura mostra que, até a época de Hipócrates, a direção era centrífuga, ou seja, afastando-se do coração. Mennell (1945) diz que todos os movimentos profundos da massagem deviam ser realizados centripedamente, ou seja, em direção do coração, para ajudar o fluxo venoso e linfático.

2.2 Intensidade da pressão

Com relação à intensidade da pressão, é o ponto mais importante desde a descrição mais antiga dos movimentos de massagem, segundo Mennell (1945), que afirmou a intensidade da pressão depende somente do relaxamento muscular. Ele acreditava que o movimento poderia ser profundo, sem que fosse vigoroso.

2.3 Velocidade e o ritmo

Na história existem poucos relatos quanto à velocidade e ao ritmo, o importante é identificar que a velocidade do movimento inicial seja igual à do movimento de re-torno ou final.

2.4 Meios

O azeite de oliva era o meio preferido, pois na antiguidade acreditava-se que o azeite tinha algum valor terapêutico. Os usuários mais recentes da massagem têm opiniões diferentes acerca do uso de meios de massagem. Alguns fazem objeção a qualquer tipo de meio, outros usam algum. O importante é enfatizar que a escolha do meio depende da preferência e do foco do procedimento.

2.5 Posição do cliente e do profissional

Os autores mais antigos deram pouquíssimas indicações sobre a posição do cliente du-rante a prática da massagem. Nada foi publicado a esse respeito. Mennell (1945) dizia que os fatores mais importantes na realização de todos os movimentos da massagem são a posição do cliente e do profissional e a posição relativa de um para o outro.

As posições mais comuns do cliente são:

• Face voltada para o teto (decúbito dorsal); • Face voltada para o chão (decúbito ventral);

(9)

Massagem Estética Modeladora

Quando o cliente está deitado em uma maca, a melhor posição para o profissional é de pé. Os pés devem permanecer em contato com o chão em todos os momentos, para que o equilíbrio seja mantido. Porém, quando o cliente encontra-se na posição sentado, a melhor postura é sentado de frente para o cliente.

2.6 Duração e frequência

Frequentemente a duração do procedimento deve ser de 20 (vinte) a 30 (trinta) mi-nutos, conforme a necessidade do procedimento, e sua duração será adaptada de acordo com as patologias a serem tratadas. A frequência também deve respeitar o estado do cliente.

2.7 Ética e preparo do profissional

O profissional deve ter os padrões de higiene pessoal e limpeza, para que o cliente sinta-se confiante do procedimento que irá receber, do mesmo modo também deve ter um alto padrão de prática ética.

As mãos devem estar limpas e as unhas bem cortadas e cuidadas, pois isto é extrema-mente importante para a cliente e para o profissional. As mãos ideais para a massagem são bem carneadas, quentes, flexíveis e secas, devem expressar sensibilidade e suavida-de, firmeza e força. Devemos lavar as mãos antes e depois dos procedimentos.

Antes de iniciar o procedimento, o profissional deve explicar ao cliente qual será o procedimento utilizado. Deve estar sem relógio ou joias e deve demonstrar atitudes e movimentos espontâneos e relaxados.

A massagem pode ser agressiva para as mãos do profissional. Os pulsos e até os an-tebraços podem cansar-se com facilidade, principalmente, se executar massagens longas. Conservar as mãos fortes e flexíveis ajuda a manter um ritmo regular de mas-sagem. Para isso, é necessário realizar exercícios físicos que não só melhoram o seu desempenho, como também ajudam a evitar distensões, fadiga e até lesões nas mãos e pulsos. Os seguintes exercícios podem ser realizados antes de cada massagem, e também lavar as mãos com água fria para ativar a circulação local.

Torcer a toalha

Segure uma toalha enrolada a sua frente e torça-a para trás e frente. Repita 10 vezes. Isto fortalece os pulsos, antebraços

e áreas sujeitas à fadiga especialmente durante as massagens de longa duração.

Apertar uma bola

Pegue uma bola de esponja e aperte-a na sua mão e depois relaxe. Aperte 10 vezes com cada uma das mãos. Esse

exercício ajuda a fortalecer os músculos das costas e palma das mãos, e os dedos.

(10)

Esticar os dedos

Mantenha as mãos a sua frente à altura do peito com os dedos e as palmas a tocarem-se. Baixe as mãos para esticar os pulsos e os dedos, e estimular

o fluxo sanguíneo para os pulsos. Repita 10 vezes, isso melhora a flexibilidade de massagear.

Durante uma massagem há uma troca de energia. Caso o profissional estiver tenso, com pressa, ou distraído, o cliente sentirá ao receber seu toque. Antes de começar, faça exercícios respiratórios, que duram alguns segundos, melhorando, assim, a oxi-genação e a circulação sanguínea.

2.8 Posicionamento do cliente

A posição do cliente é de suma importância para obter um bom resultado. Ele deve ser aquecido durante a massagem e a parte que não for massageada deve estar co-berta. O ambiente deverá ser tranquilo, iluminação suave, temperatura moderada, ambiente sem corrente de ar e uma área de procedimento limpa e arrumada, assim como os lençóis e as toalhas utilizadas.

Existem alguns fatores que podem inibir o relaxamento do cliente: • Dor ou medo da dor;

• Medo de um procedimento desconhecido; • Ambiente estranho ou novo;

• Ruído excessivo;

• Luzes intensas ou escuridão total; • Locais frios;

• Dificuldades respiratórias; • Medo de se despir;

• Odores do profissional e do ambiente de trabalho; • Fatores psicológicos.

Apesar de tratarmos de massagem modeladora, é importante que o cliente fique o mais relaxado possível, pois, à medida que os músculos se contraem, as manobras so-frem influências dos seus efeitos fisiológicos e, assim, o resultado do procedimento pode não ser o esperado.

(11)

A massagem influencia sempre a circulação dos diversos tipos de tecido. Condições patológicas que ocorrem em uma determinada estrutura irão refletir-se em outras estruturas interferindo na função de todo o organismo.

O efeito principal da massagem consiste em produzir estimulação mecânica dos tecidos por meio de uma pressão e estiramento ritmicamente aplicados. A pressão comprime os tecidos moles e distorce as redes de receptores nas terminações nervosas.

Ao aumentar a pressão dos vasos sanguíneos e espaços dos vasos linfáticos, essas forças afetam a circulação capilar, venosa, arterial e linfática. Alguns dos efeitos fisio-lógicos e terapêuticos consequentes da massagem são:

• Aumento da circulação sanguínea e linfática; • Aumento do fluxo de nutrientes;

• Remoção dos produtos catabólicos e metabólicos; • Estimulação do processo de cicatrização;

• Resolução de edemas e hematomas crônicos; • Aumento da extensibilidade do tecido conjuntivo; • Alívio da dor;

• Estimulação das funções viscerais;

• Aumento da temperatura periférica da pele e do corpo; • Promoção do relaxamento local e geral;

• Mobilização da pele e dos tecidos subcutâneos.

Os tipos de reações serão sempre os mesmos, mas a intensidade e duração podem variar, dependendo da severidade da patologia e da força do estímulo.

CAPÍTULO 3

OS OBJETIVOS E BENEFÍCIOS

DA MASSAGEM: INDICAÇÕES

E CONTRAINDICAÇÕES

(12)

Com os efeitos citados anteriormente, não podemos nos esquecer das contraindica-ções, em razão dos resultados desses efeitos. Assim, o profissional deve respeitar as limitações do cliente, que devem ser devidamente registradas na ficha de avaliação, antes da realização do procedimento.

• Hipertensão arterial e hipotensão; • Doenças de pele (infectocontagiosa); • Insuficiência renal;

• Flebite; • Trombose;

• Fraturas recentes; • Varizes;

• Tumores malignos ou benignos; • Local com edema;

• Gestantes;

• Doenças contagiosas; • Placas metálicas; • Próteses;

(13)

O corpo humano é constituído por vários tecidos, dentro dos quais encontramos o tecido adiposo, que é uma modalidade de tecido conjuntivo constituído basicamente por células gordurosas denominadas adipócitos.

Essas células são grandes, arredondadas e contêm um vacúolo contendo lipídio, que armazena gordura na forma de triglicerídeo, que ocupa 9/10 de seu volume. O cito-plasma possui as organelas habituais de uma célula, e um núcleo achatado, localiza-do na periferia da célula.

A distribuição do tecido adiposo corporal abrange a pele, parede abdominal, ao redor dos rins e intestinos e se mostra diferenciada ao longo dos corpos feminino e mascu-lino. Nas mulheres concentra-se mais nas regiões inferiores do corpo, principalmen-te nas regiões pélvica, nádegas e coxas, e no homem, principalmenprincipalmen-te, no abdômen. O tecido adiposo tem função metabólica, constituindo reser va de energia do corpo; função plástica que modela a silhueta conforme o sexo, idade, etnia e estado nutri-cional; função mecânica, oferecendo proteção física para vasos e nervos; função de termorregulação, isolando naturalmente o corpo em relação ao meio ambiente; e função hormonal, sendo considerado o maior tecido endócrino do corpo.

Nas áreas subcutâneas (pele), também são encontrados vasos sanguíneos, nervos, fibras colágenas vindas da pele, que se fixam aos músculos ou ao perióteo dos ossos. Para que os efeitos fisiológicos e terapêuticos sejam obtidos, a massagem modelado-ra deve ser mais vigorosa, mas nunca deve exceder os limites orgânicos. A força exa-gerada poderá causar o rompimento de vasos sanguíneos e linfáticos, causando he-matomas e edemas prejudiciais ao organismo, demonstrando o mau uso da técnica. A distribuição da gordura no tecido subcutâneo não é uniforme em todas as regiões do corpo. Depende do segmento corporal, idade e sexo dos indivíduos.

CAPÍTULO 4

MASSAGEM DO

TECIDO CELULAR

 ADIPOSO: OBESIDADE

LOCALIZADA COM OU

SEM CELULITE

(14)

As mulheres possuem maior quantidade de gordura corporal que os homens, e sua mobilização ocorre de maneira diferenciada da dos homens. Portanto, a espessura do tecido subcutâneo é variável, dependendo da maior ou menor quantidade de gordu-ra localizada no cliente.

A massagem no tecido subcutâneo adiposo localizado facilita a mobilização de líqui-dos corporais, aumentando a diurese e o trabalho intestinal.

Muitos profissionais afirmam que a massagem pode “queimar” gorduras ou emagre-cer. Esses profissionais apenas deturpam os conhecimentos de anatomia e fisiologia, pois a massagem não “queima” gordura e também não emagrece.

Na literatura médica (Guyton, 2002 e Jacbson, 1988) não há menção de algo desse tipo, a única forma de “queimar” gorduras é fazer um sério trabalho de reeducação alimentar e exercícios físicos, neste caso, a massagem poderá auxiliar em uma desin-toxicação.

A redução perimétrica pode ser justificada, segundo Domenico (1998), pelo efeito do estímulo mecânico sobre os tecidos, fazendo com que aumente a secreção sebácea e sudorípara, a circulação periférica e a renovação celular, além do aumento do retorno venoso, justificando o relato de melhora da circulação e redução do edema (inchaço). Pesquisas realizadas em relação a HLDG obtiveram maiores resultados nos casos de HLDG – graus II e III , pois detectou involução do estágio. O seu efeito pode ser po-tencializado com a associação de outras terapias estéticas e um acompanhamento de médico dependendo dos casos. Considerando as variáveis da HLDG, apenas os efeitos da massagem modeladora não seria o procedimento suficiente para tratar da patologia. Lembrando que a pressão e o ritmo deverá respeitar a sensibilidade do cliente.

(15)

CAPÍTULO 5

PRODUTOS COSMÉTICOS

 ASSOCIADOS ÀS

MASSAGENS

As manobras da massagem modeladora são realizadas com cosméticos que contém princípios ativos específicos com a finalidade a que se destinam, manipulados ou industrializados.

Aqui, deixaremos uma sugestão para a realização dessa massagem potencializando a ação dos cosméticos utilizados.

É importante enfatizar que ao utilizar o cosmético deve-se seguir a recomendação do fabricante e prestar atenção principalmente nas indicações e contraindicações.

Princípio ativo Ação cosmética

Nicotinato de metila Hiperemiante, vasodilatador. Bioex antipilêmico

Estimulante metabólico, ativador da microcirculação, anti-inflamatório,

descongestionante.

Extrato de café verde Ação ativadora da circulação e lipolítica. Liporeductyl Ativo lipossomado de ação lipolíticae ativadora da microcirculação Complex AD Descongestionante dos fluídos tissulares,lipolítico e anti-inflamatório. Ginkgo biloba Estimulante das circulaçõessanguínea e linfática.

Cafeisilane C (silício orgânico) anti-inflamatória e hidratante.Atividade lipolítica, Algisium C (silício orgânico) Antiedema.

Adipol Hiperemiante, vasodilatador. Cafeína Efeito lipolítico e vasodilatador.

(16)

Princípio ativo Ação cosmética

Guaraná descongestionante, lipolítico.Estimulante metabólico, Castanha-da-índia Estimulante da circulação periférica. Extrato de alcaçuz Depurativo.

Menta Ativador da microcirculação e descongestionante.

Extrato de maçã-verde Descongestionante dos fluídos tissulares. Fucus vesiculosos

(alga marinha escura) Desintoxicante, hidratante e nutritiva. Fosfatidilcolina Lipolítico.

Centella asiática Anti-inflamatória, antiedematosa. Espirulinas regeneradoras do tecido.Algas muito proteicas, Extrato de bétula Ativador da microcirculação,descongestionante.

(17)

TÉCNICAS E

MOVIMENTOS BÁSICOS

DE MASSAGEM

CAPÍTULO 6

Descrição dos movimentos básicos de massagem

Deslizamento– superficial ou profundo a médio.

O deslizamento estimula a circulação sanguínea e a linfática a eliminar as toxinas e dá maior nutrição celular.

Modo de aplicação – com as palmas e os dedos em contato com os tecidos, realizam--se manobras de deslizamentos alternados.

Amassamento – o amassamento estimula as trocas metabólicas provocando maior

nutrição celular no tecido muscular e no tecido adiposo. Técnica indicada para adi-posidade localizada e HLDG.

Modo de aplicação – com as palmas e os dedos em contato com os tecidos, realizam--se manobras de torção de vai e vem envolvendo os tecidos muscular e adiposo.

Fricção circular – pode ser executada de modo energético e rápido visando a uma

massagem profunda no tecido adiposo.

Modo de aplicação – com os dedos indicadores, médio, anelar e mínimo juntos, realizar movimento circular profundo a moderado no sentido horário, executado de modo rápi-do.

Bracelete com deslizamento – o deslizamento em bracelete estimula o sistema

linfá-tico a produzir mais rápido eliminação das toxinas.

Modo de aplicação – com as palmas e os dedos em contato com os tecidos e em for-ma de bracelete, realizam-se movimentos de deslizamento em todo o tecido que se está trabalhando de maneira moderada ou profunda.

Deslizamento em forma de leque – com a palma da mão apoiada no local da

(18)

A massagem modeladora NUNCA deve produzir dor ou qualquer tipo de lesão na pele (hematoma).

Sequência da massagem modeladora

Diante do que foi abordado até o momento, temos a intenção de apresentar a sequên-cia da massagem estética modeladora. É importante ressaltar que o foco do procedi-mento é o ponto inicial para realizar a massagem.

A partir do foco definido, a duração e a frequência adequadas para o procedimento, respeitando-se a sensibilidade do cliente.

Decúbito dorsal (face voltada para o teto)

Abdômen:

1. Iniciar a massagem com deslizamento em círculo (sempre no sentido horário); 2. Realizar amassamento ao redor do umbigo;

3. Amassamento das laterais até a linha Alba – utilizar a linha umbilical como di-visória;

 4. Deslizamento alternado profundo e vigoroso com toda a mão partindo da lateral direita para a esquerda e da esquerda para a direita;

5. Deslizamento profundo alternado da lateral até o centro do abdômen (linha Alba);

6. Com as mãos sobrepostas, pressionar o abdômen no sentido horário. Realizar movimentos circulares com as pontas dos dedos ao redor do umbigo. Encerrar o movimento fazendo um “ponto de interrogação” na parte inferior do colo; 7. Realizar deslizamento com as mãos paralelas partindo: púbis/laterais/centro/púbis.

1. 2.

(19)

Massagem Estética Modeladora

5. 6.

7. Anotações:

Coxa:

1. Iniciar a massagem com um deslizamento alternado suave, em seguida, aumen-tar a pressão até um deslizamento profundo;

2. Realizar amassamento em 3 (três) linhas imaginárias em toda a extensão da coxa; 3. Executar deslizamento alternado com os punhos fechados em toda a área;

 4. Realizar deslizamento alternado com os polegares nas regiões com depressões (respeitar a sensibilidade da cliente);

5. Bracelete contínuo do joelho até a região inguinal;

6. Encerrar a sequência com as manobras deslizamento alternado, profundo/suave.

1. 2.

(20)

5. 6.

 Joelho:

1. Realizar fricção circular (sentido horário) por toda a região; 2. Executar amassamento na região interna do joelho;

3. Finalizar com as mãos paralelas na lateral interna e deslizar até a região poplítea.

1. 2.

Braço:

1. Iniciar a massagem com deslizamento alternado suave, depois aumentar a pres-são;

2. Fazer o amassamento com braço abduzido (afastado);

3. Colocar a mão da cliente na nuca e realizar o amassamento da parte posterior do braço;

 4. Voltar o braço da cliente na posição anatômica e finalizar com o deslizame nto no braço todo.

Decúbito ventral (com a face voltada para o chão)

Pernas:

1. Iniciar a massagem com um deslizamento alternado suave, em seguida, aumen-tar a pressão até um deslizamento profundo;

(21)

Massagem Estética Modeladora

3. Com as mãos em concha e paralelas, fazer deslizamento do maleolo até o joelho com pressão no trajeto da safena: sobe com pressão, desce com a mão espalma-da (deslizando);

 4. Realizar deslizamento alternado com os polegares na região com depressões (respeitar a sensibilidade da cliente);

5. Realizar o deslizamento alternado profundo/suave para finalizar.

1. 2.

3. 4.

(22)

Coxas e glúteos:

1. Iniciar a massagem com um deslizamento alternado suave, em seguida, aumen-tar a pressão e realizar um deslizamento profundo;

2. Realizar o amassamento em 3 (três) linhas imaginárias em toda a extensão da coxa;

3. Realizar o amassamento na região glútea, trabalhando na lateral oposta;

 4. Deslizamento alternado com os punhos fechados em toda a área, inclusive no glúteo;

5. Deslizamento alternado com os polegares nas regiões com depressões, inclusi-ve no glúteo;

6. Bracelete contínuo do joelho até a região inguinal;

7. Terminar as manobras com deslizamento profundo/suave.

1. 2.

(23)

Massagem Estética Modeladora

5. 6.

7. Anotações:

Costas:

1. Iniciar a massagem com um deslizamento alternado suave, em seguida, aumen-tar a pressão e realizar um deslizamento profundo.

2. Fazer o amassamento nas laterais das costas, incluindo a região escapular.

(24)
(25)

CAPÍTULO 7

INDICAÇÃO DA

 AUTOMASSAGEM

COMO CONTINUIDADE

DO TRABALHO NA

RESIDÊNCIA DO CLIENTE

A automassagem poderia definir-se como um método pessoal de estímulo global do or-ganismo. Quando não se pode desfrutar de uma massagem realizada por outra pessoa, o cliente pode ser ele próprio o autor de seu bem-estar ou, em alguns casos, o profissional pode orientá-lo o cliente a realizar e dar continuidade ao trabalho na residência.

Porém, para praticar esta técnica, é importante considerar alguns aspectos importan-tes, como o uso da roupa, o local, os produtos utilizados/recomendados e observar as mudanças do seu corpo.

O resultado final surge de pequenas mudanças que vão ocorrendo ao longo do pro-cedimento. Os passos a seguir servem de sugestão para o nosso cliente ter a oportu-nidade de ajudar o profissional a potencializar os resultados.

Abdômen – a cliente deve estar deitada

• Massagear o abdômen com movimentos circulares no sentido horário; • Deslizar as mãos das laterais para o meio – “empurrar”;

• Pequenos pinçamentos na região do tórax até o umbigo; • Friccionar o abdômen acima e abaixo da cicatriz umbilical.

Coxas – a cliente deve estar em pé

• Movimentos circulares (fricção) de baixo para cima, por toda a extensão da coxa; • Pinçar com os dedos e o polegar e soltando, movimento o tecido pinçado para

cima e para baixo – (repetir 10 vezes cada movimento);

(26)
(27)

 ASSOCIAÇÃO DE

DEMAIS PROTOCOLOS

ESTÉTICOS CORPORAIS

COM MASSAGEM

MODELADORA

CAPÍTULO 8

Considerando os efeitos fisiológicos da massagem modeladora, podemos associar esta técnica com os diversos procedimentos estéticos já existentes.

Todos os procedimentos serão potencializados com os efeitos da massagem estética modeladora. Associar com os procedimentos de eletroterapia e com os cosméticos oferece às nossas clientes uma eficácia nos resultados.

Assim, o importante é identificar os efeitos fisiológicos dos procedimentos e da massa-gem e associá-los da melhor maneira. Não existe uma ordem pronta para isso; o impor-tante é entender a ação do efeito e o melhor momento de associar o procedimento. Muitos profissionais afirmam que a massagem pode “queimar” gorduras ou emagre-cer. Entretanto, este é um entendimento equivocado, uma vez que se sabe que as massagens não têm a capacidade de queimar gorduras nem emagrecer.

Para melhor entendimento, veja a seguir um quadro de técnicas estéticas associadas à massagem estética modeladora. Ressaltamos que todos os aparelhos sugeridos são au-torizados para o profissional técnico em estética utilizar, com a sua devida certificação.

Técnicas Ação e forma de aplicação Massagem modeladora

Iontoforese – corrente

contínua.

Penetração de substâncias iônicas. Pode ser realizada antes para ativar a circulação e melhorar a penetração

das substâncias que foram introduzidas. Quando utilizada antes

da ionização, deve limpar a pele e, depois,

(28)

Técnicas Ação e forma de aplicação Massagem modeladora

Eletrolipoforese – corrente variável

alternada.

Ação dos efeitos: joule (calor), eletrolítico (movimento iônico), estímulo circulatório ativando a microcirculação e neuro-hormonal

(liberação das catecolaminas, aumentando, assim, o AMP cíclico

intradipocitário e hidrolisando os triglicerídeos).

Para potencializar seus efeitos, é utilizada após

o uso da técnica. Também alivia a tensão da

cliente por se tratar de um aparelho que pode

causar sensibilidade em algumas pessoas. Ultrassom Produz vibrações mecânicas, com

compressões e descompressões periódicas do meio, mediante movimento ondulatório. Essas vibrações desencadeiam os efeitos

mecânicos, químicos e térmicos.

Pode ser utilizado antes ou depois da sua aplicação, pois seu efeito potencializa

os efeitos do ultrassom. Caso seja realizado antes do procedimento, é importante observar o veículo do cosmético. Endermologia –

pressão negativa

É uma técnica mecânica que realiza uma movimentação dos tecidos através de uma sucção. Efeitos fisiológicos e terapêuticos:

Seguindo as vias linfáticas,  –realiza drenagem linfática

– pressão deve ser adequada à malha linfática. Em nível cutâneo, melhora a elasticidade,

produzindo uma esfoliação – pressão acentuada – resistência da

cliente. Em nível cutâneo mais  profundo –atua em territórios

endurecidos e hipersensitivos ao tato, típico da celulite fibrosada.

Em nível vascular – atua

produzindo uma movimentação, retardando o seu envelhecimento e aumentando o fluxo sanguíneo.

Pode ser utilizada antes ou depois da técnica, pois

(29)

Massagem Estética Modeladora

Técnicas Ação e forma de aplicação Massagem modeladora

Eletroestimulação neuromuscular

A base destas correntes é a produção de contrações musculares

semelhantes às contrações dos exercícios ativos para: aumento da força em geral;

manutenção da musculatura estriada; manutenção da saúde

corporal em geral.

Pode ser utilizada antes ou depois da sua aplicação. Também alivia a tensão da

cliente por se tratar de um aparelho que pode

causar sensibilidade em algumas pessoas. Argiloterapia É importante observar o tipo e

a variedade, pois cada produto apresenta suas características. Pode ser utilizada em consistência

de máscaras, que podem ser ocluídas ou não. Também associadas às loções,

de acordo com a orientação do fabricante, potencializando

seus efeitos.

Em uma textura mais fina, pode ser utilizada para microesfoliação.

É indicada após a técnica. Independente da sua forma

de aplicação,

a massagem modeladora potencializa a permeação dos ativos da argila, pois a

textura da pele encontra--se diferenciada: menos espessa e mais hidratada,

tornando-se mais receptiva às manobras. Talassoterapia Apresentada em forma de sais,

máscaras ou folhas desidratadas. É importante observar o tipo e a variedade, pois cada produto

tem suas características. No caso de sais, eles são enriquecidos com

os oligoelementos.

É indicada após a técnica. Produtos à base de gel

ou folhas hidratadas podem servir para auxiliar

nos deslizamentos das manobras e na permeabilidade do princípio ativo. No caso

de sais e máscaras, as manobras são indicadas

após a sua retirada. Crioterapia Apresenta-se na forma de loção, gel

ou máscara. É importante respeitar as contraindicações para o cliente e

as orientações do fabricante.

É importante observar o tipo e a variedade, pois cada produto apresenta

suas características. O profissional deve realizar as manobras

com luvas. Termoterapia O calor promove a vasodilatação

e ativa a circulação sanguínea, potencializando todos os procedimentos aplicados, com

exceção da crioterapia.

As manobras podem ser realizadas antes ou depois da sua aplicação.

(30)

Técnicas Ação e forma de aplicação Massagem modeladora

Gessoterapia Como oclusivo, potencializa a ação dos cosméticos aplicados

sob a máscara de gesso. O enfaixamento deverá ser realizado de baixo para cima para a compressão muscular, modelando a região tratada.

As manobras são realizadas antes

da sua aplicação. Após a sua retirada, poderá ser aplicado um

cosmético hidratante, com deslizamento, para hidratação do local engessado.

(31)

Livros

BRANDÃO L. A. Index ABC: ingredientes para indústria de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. Mídia Ware. São Paulo, 2004. 1 CD-ROM.

COSTA, LARRY.Massagem. Mente e corpo. Portugal, Editora Civilização, 2004.

GUIRRO, RINALDO e ELIANE. Fisioterapia – dermato funcional. 3a ed. Brasil, Manole, 2004.

JUNQUEIRA, LUIZ C. e CARNEIRO, JOSÉ. Histologia básica, 10a ed. Guanabara Koogan, 2004.

RICCI, MARA de.O prazer da massagem. Portugal, Girassol, 1999.

SOUZA, VALÉRIA de. Ativos dermatológicos. Volumes 1 e 2: Guia de ativos dermatológicos. 2a ed. São

Paulo: Tecnopress, 2007.

Webgrafia

http://www.fibbauru.br – acesso em 19 de abril de 2011. http://pt.wikibooks.org – acesso em 19 de abril de 2011. http://www.fisiovitae.com.br – acesso em 19 de abril de 2011.

Referências

Documentos relacionados

DE OLIVEIRA DESCLASSIFICADA POR NÃO COMPARECER A ENTREVISTA 201800161201 MATUSALEM MATOS DA SILVA DESCLASSIFICADO POR NÃO COMPARECER A ENTREVISTA 201700077464 THALIA

Para melhor compreender as influências do estrutu- ralismo, do interacionismo simbólico e do estruturismo no desenvolvimento da Sociologia da Infância, é possível com- partilhar

Sementes: Crescimento muito influenciado pela área de plantio, com grande desuniformidade de altura, diâmetro e forma.. Algumas plantas se

Do ponto de vista inter-urbano é marcante em sua paisagem a presença de abundantes áreas vazias em meio a malha urbana, assim como do fenômeno da segregação sócio-espacial

Cartoncillo folding antigrasas Cartolina folding anti gordura Folding greaseproof cardboard 275 g/m2..

Além disso, as produções apontam tendências que poderiam ser específicas da aquisição/aprendizagem de espanhol por brasileiros adultos e com nível universitário,

tuberculose; A.3 Busca de informações sobre tuberculose em livros e/ou internet; A.4 Participação do doente nas decisões sobre o seu tratamento; A.5 Comparecimento às

raná, no uso de suas atribuições legais, com fulcro no artigo 55, inciso IX da Lei Orgânica Municipal e conforme atestado médico e perícia realizada no dia