• Nenhum resultado encontrado

PERFIL PROTEICO DO SORO DE QUEIJO DE CABRA TIPO COALHO EM PÓ RECONSTITUÍDO E FERMENTADO ADICIONADO DE BACTÉRIA POTENCIALMENTE PROBIÓTICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PERFIL PROTEICO DO SORO DE QUEIJO DE CABRA TIPO COALHO EM PÓ RECONSTITUÍDO E FERMENTADO ADICIONADO DE BACTÉRIA POTENCIALMENTE PROBIÓTICA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PERFIL PROTEICO DO SORO DE QUEIJO DE CABRA TIPO

COALHO EM PÓ RECONSTITUÍDO E FERMENTADO

ADICIONADO DE BACTÉRIA POTENCIALMENTE

PROBIÓTICA

M. S. C. Nobre

1

, D. R. B. de Farias

1

, B. B. de Queiroz

1

, A. P. Albuquerque

2

, M. T.

Cavalcanti

3

, F. C. Alonso Buriti

1

1 – Departamento de Farmácia– Universidade Estadual da Paraíba – CEP:58.429-600 – Campina Grande – PB – Brasil, Telefone: 55 (83) 3315-3318– Fax: 55 (83) 3315-3351

2 – Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola- Coordenação de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola– Universidade Federal de Campina Grande – CEP: 58.109-970 –Campina Grande– PB – Brasil, Telefone: 55 (83) 2101-1055 – Fax: 55 (83) 2101-1185

3 –Unidade Acadêmica de Tecnologia de Alimentos– Universidade Federal de Campina Grande – CEP: 58.840-000 – Pombal – PB – Brasil, Telefone:55 (83) 3431-4000

e-mail: michelysuelleny@gmail.com

RESUMO – as proteínas do soro do leite exibem atividades biológicas que influenciam a digestão, respostas metabólicas aos nutrientes absorvidos, crescimento e desenvolvimento de órgãos específicos e resistência a doenças. Estas atividades podem ser modificadas ou intensificadas durante a fermentação e o armazenamento de produtos derivados do soro lácteo, sendo bastante influenciadas pela proteólise nesses alimentos. Neste estudo, o teor proteico, o grau de proteólise e o perfil proteico foram avaliados em soro de queijo de cabra tipo coalho em pó reconstituído e fermentado pelas culturas Streptococcus thermophilus TA40 (starter) e Lactobacillus casei BGP93 (potencialmente probiótica). Houve uma uniformidade no teor proteico da amostra nos diferentes períodos estudados, além de uma atividade proteolítica aumentada durante a fermentação, mantendo esta atividade no sétimo dia de armazenamento. Foi identificada a presença das principais proteínas do soro caprino e diferenças entre o soro fluido e soro em pó reconstituído, provavelmente devido ao processo de secagem.

ABSTRACT – the whey proteins exhibit biological activities that influence digestion, metabolic responses to the absorbed nutrients, growth and development of specific organs, and also resistance to diseases. These activities can be modified or intensified during the fermentation and storage of whey dairy products, being strongly influenced by proteolysis in these foods. This study evaluated the protein content, degree of proteolysis, and protein degradation profile of reconstituted whey powder from goat Coalho cheese fermented with Streptococcus thermophilus TA40 (starter) and

Lactobacillus casei BGP93 (potential probiotic). There was uniformity in the protein content of

samples in the different periods studied, and an increased proteolytic activity during fermentation, maintaining this activity up to the seventh day of storage. It was identified the presence of major proteins of goat whey, and the differences between the fluid goat whey and the reconstituted whey powder were probably due to the drying process.

PALAVRAS-CHAVE: soro de queijo de cabra, secagem, fermentação proteínas, SDS-PAGE.

(2)

1. INTRODUÇÃO

Devido ao seu valor alimentar, nutricional, e aos benefícios adicionais à saúde, os produtos caprinos chamam a atenção para o desenvolvimento da caprinocultura, bem como para o aumento da produção de leite e carne caprina. O leite de cabra é uma excelente matéria-prima, a partir da qual, produtos de alto valor nutritivo são elaborados (Bernacka, 2011).

No Brasil, apesar das ricas propriedades nutricionais e funcionais do leite de cabra e, como consequência do soro de leite, derivado da produção de queijos caprinos, ainda são poucos os produtos fabricados e comercializados a partir destas materias-primas. Porém, nota-se que já existem alguns produtos de cabra comercializados no país, incluindo leite em pó, doce de leite que pode ser adicionado de coco, nozes e frutas desidratadas, rapadura, chocolates, cookies e biscoitos como sequilhos (Ribeiro e Ribeiro, 2010).

As proteínas do soro do leite exibem uma série de atividades biológicas que influenciam a digestão, respostas metabólicas aos nutrientes absorvidos, crescimento e desenvolvimento de órgãos específicos e resistência a doenças. As principais proteínas do soro de leite caprino são β-lactoglobulina (β-Lg) e α-lactalbumina (α-La), estando a β-Lg em maior concentração (1,8 – 2,8 g/L) em relação à α-La (0,6 – 1,1 g/L). As imunoglobulinas (Ig), soroalbumina (SA) e proteose-peptonas estão presentes em concentrações menores. Outra proteína solúvel encontrada em pequenas quantidades é a lactoferrina (LF) e, no caso do soro de queijo de coagulação enzimática, o caseino-macropeptídeo (CMP) também está presente (Hernández-Ledesma et al., 2011).

A técnica de eletroforese em gel de poliacrilamida (PAGE) é um método relativamente simples e com alta seletividade. Consiste na separação de moléculas (proteínas, ácido desoxirribonucleico-DNA e ácido ribonucleico-RNA) carregadas em um determinado meio sobre a influência de uma diferença de potencial. Dessa forma, as moléculas são separadas de acordo com o tamanho, as de menores massas molares migram primeiro do que as de maiores massas molares (Bossu, 2009).

Utilizando está técnica Donkor et al. (2007) avaliou a atividade proteolítica e extenção da proteolise em lotes de iogurte produzidos com cepas probióticas selecionadas (Lactobacillus

acidophilus L10, Bifidobacterium lactis B94 e Lactobacillus paracasei L26) em comparação com os

lotes de iogurte controle (sem probióticos) concluindo que houve um aumento significativo (p < 0,05) na quantidade de grupamentos amino liberados nos iogurtes probióticos em comparação com o controle durante a fermentação e ao longo do armazenamento, indicando atividade proteolítica dos microrganismos probióticos e avaliando a extensão da proteólise através de SDS-PAGE.

Neste contexto, o trabalho teve como objetivo avaliar o teor proteico, o grau de proteólise, e o perfil proteico do soro de queijo de cabra tipo coalho após a secagem, a sua reconstituição e a fermentação pelas culturas Streptococcus thermophilus TA40 (starter) e Lactobacillus casei BGP93 (potencialmente probiótico).

2. MATERIAL E METODOS

2.1 Obtenção do soro e produção dos tratamentos

O soro de queijo de cabra tipo coalho em pó, fornecido pela Embrapa Caprinos e Ovinos, Sobral-CE, foi reconstituído em água destilada (20%, m/m). Em seguida, foi tratado termicamente a 85 °C por um período de 30 minutos e resfriado até 45 °C para adição das culturas S. thermophilus TA40 (DuPont, 3mg/100g) e L. casei BGP93 (Sacco, 20mg/100g).

As amostras foram analisadas em 5 períodos de amostragem: soro reconstituído antes da adição das culturas (SR), após a adição das culturas, mas antes do início da fermentação (TI), ao final da fermentação (TF) e após 1 e 7 dias de armazenamento a 4 °C, (D1 e D7, respectivamente).

(3)

2.2 Teor proteico e determinação da atividade proteolítica

A quantificação de proteínas foi efetuada em todos os períodos de amostragem (SR, TI, TF, D1 e D7), em triplicata, através da determinação de nitrogênio total pelo método micro-Kjeldahl, utilizando o fator de conversão 6,38 (AOAC INTERNATIONAL, 2003).

O grau de proteólise e atividade proteolítica foram determinado pela quantificação de grupos NH3 livres utilizando o método o-fitaldialdeído (OPA), adaptado de Church et al. (1983).

2.3 Determinação de atividade proteolítica através de eletroforese em gel de

poliacrilamida - dodecil sulfato de sódio (SDS-PAGE)

A análise eletroforética foi realizada nos períodos de amostragem SR, TI, TF, D1 e D7, bem como no soro fluido antes da secagem, utilizando o sistema de eletroforese em gel de poliacrilamida - dodecil sulfato de sódio (SDS-PAGE) com 2β-mercaptoetanol, descrito por Laemmli (1970) e Donkor (2007), adaptado para o uso de géis de separação em placas (10,5 × 10 × 0,4 cm) (Hoefer, modelo SE250).

Após a eletroforese, o gel foi corado em azul de Coomassie R-250 a 0,1% (m/v) e em seguida com nitrato de prata e revelado com solução reveladora. Utilizou-se um marcador proteico contendo 12 proteínas de pesos moleculares 200; 116; 97; 66; 55; 45; 36; 29; 24; 20; 14,2 e 6,5 kDa (SigmaMarker Wide Range 6.500-200.000 Da, Sigma-Aldrich).

O gel corado foi fotografado em scanner e a imagem obtida foi processada através do programa Image J (National Institute of Health – U.S Department of Health and Human Services).

2.4 Análise estatisticas

A análise estatística do teor proteico e atividade proteolítica foi realizada utilizando o programa STATISTICA versão 9.0 (Statsoft Inc).

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

3.1 Teor protéico e atividade proteolítica

O teor proteico das amostras, apresentado na Tabela 1, variou de 24,764 mg/g a 29,064 mg/g entre os diferentes períodos de amostragem estudados (valor médio de 26,953 ± 1,688 mg/g) e não houve diferenças significativas em nenhum período de amostragem (p > 0,05), comprovando a uniformidade das amostras utilizadas.

A atividade proteolítica específica, apresentada na Tabela 1, aumentou significativamente depois da adição das culturas láticas e fermentação do soro (p < 0,05), permanecendo ainda significativamente diferentes os valores de proteólise observados após 7 dias de armazenamento quando comparados aos das amostras antes da fermentação (p < 0,05).

Em trabalho realizado por Donkor et al. (2007), ao investigarem a atividade proteolítica de microrganismos starters e dos probióticos Bifidobacterium lactis LAFTI® B94, L. acidophilus LAFTI® L10 e L. casei LAFTI® L26 na produção de iogurte, verificou-se um aumento significativo na liberação de grupamentos NH3 através do método OPA no primeiro dia e uma elevação razoável

durante 30 dias de armazenamento sob refrigeração a 4 °C. Naquele estudo, ainda, os valores de proteólise no iogurte probiótico foram significativamente maiores (p < 0,05) que o iogurte controle (sem probióticos) no final da fermentação. Sah et al. (2014) quantificou graus de proteólise de 5,38% a 11,91% pelo método OPA, respectivamente, para as formulações de iogurtes controle (sem probióticos) e probiótico (com os microrganismos L. acidophilus, L. casei e L. paracasei).

(4)

Tabela 1 – Atividade proteolítica específica.

Períodos de Amostragem

Parâmetros

Teores de Proteína (mg/g) Atividade proteolítica específica (U/mg de proteína) SR 24,764 ± 1,114a -TI 29,064 ± 3,165a 0,271 ± 0,852a TF 27,022 ± 3,306a 6,661 ± 1,951b D1 27,995 ± 4,280a 7,145 ± 0,656b D7 25,921 ± 3,680a 7,757 ± 2,259b a,b

Letras minúsculas sobrescritas iguais na mesma coluna não diferem significativamente ao longo do tempo (p > 0,05). - = não determinado.

3.2 Eletroforese em gel de poliacrilamida - dodecil sulfato de sódio

(SDS-PAGE)

A atividade proteolítica do microorganismo L. casei BGP93 também foi comprovada em análise eletroforética no sistema SDS-PAGE, conforme Figura 1.

Figura 1 – Análise eletroforética, em sistema SDS-PAGE utilizando gel a 17,5%, das proteínas presentes no soro fluido in natura de queijo de cabra tipo coalho (SF1, SF2 e SF3), soro em pó reconstituído sem microrganismos (SR) e adicionado de S. thermophilus TA40 e L. casei BGP93 antes da fermentação (TI), após a fermentação (TF) e após 1 (D1) e 7 dias de armazenamento (D7), juntamente com o padrão de peso molecular Sigma - S8445 (PM).

LF = lactoferrina; SA = soroalbumina; Ig = imunoglobulinas; β-Lg = β-lactoglobulina; α-La =

(5)

A partir das unidades reveladas no gel corado com nitrato de prata foi possível observar uma variação entre as unidades reveladas nas amostras de soro fluido, SF1 (10 unidades), SF2 (11 unidades), SF3 (11 unidades) e soro em pó reconstituído sem microrganismos, SR (9 unidades). Essa variação pode ter ocorrido devido ao processo de secagem realizado nas amostras do soro fluído, processo este utilizado para manter a conservação de suas características nutricionais durante o transporte (Reddy et al., 2014), o qual resultaria em uma degradação das proteínas muito sensíveis às temperaturas empregadas na atomização.

Segundo Casper et al. (1998) e Raimondo (2011), a β-Lg, com massa molar de 18,27 kDa, é a principal proteína do soro lácteo de cabras, representando cerca de 50,9% a 63,8 % do total de proteínas do soro. Em segundo lugar está a α-La, com massa total de 14,18 kDa, representativa de 29,8 a 34,7 % das proteínas do soro. Após estas proteínas, aparecem em menor quantidade, as imunoglobulinas (Ig) de cadeia leve (23 kDa) e pesada (53 kDa), a AS (66kDa) e a LF (80kDa).

A amostra após o tratamento térmico à 85 °C por 30 min (TI, TF, D1 e D7) apresentou perfil semelhante ao apresentados pelos autores anteriores, com bandas proeminentes nas faixas de 8,65 a 12,81kDa (α-La), 13,5 a 20,85 (β-Lg), 22,94 a 26,05kDa (Ig de cadeia leve); 33,23 a 47,14 kDa (Ig de cadeia pesada); 55,26 a 76,73 kDa(SA) e 79,2 a 81,77kDa (LF). Tais proteínas e grupos proteicos também foram observados por Casper, Wendorff e Thomas (1998) ao determinar a variação sazonal na composição das proteínas brutas e individuais do soro de leite de queijos comerciais de caprinos e ovinos por SDS-PAGE em gel de 12,5%.

Neste sentido, Raimondo et al. (2013), ao realizar o proteinograma do soro de leite de cabras da raça Saanem, observou a presença das proteínas α-La, β-Lg, Ig, SA e LF tanto no período de lactação como no período de secagem, além de outras frações com bandas entre 116-244 kDa, 32-44 kDa, 67 ± 1 kDa e 11 ± 0,69 kDa não identificadas pelo autor. A presença das proteínas α-La, β-Lg, Ig, SA e LF no soro caprino foram demostradas neste trabalho tanto no soro fluido in natura como no soro processado nos diferentes períodos de amostragem, corroboramdo com os referidos autores, indicando que grande parte dessas proteínas ainda são preservadas mesmo após a secagem, tratamento térmico e fermentação.

Assim como no estudo realizado por Raimondo et al. (2013), houve, neste trabalho, a revelação de frações com bandas não identificadas para as faixas de 121 a 91 kDa, 29,27 a 28,35 kDa. No entanto, frações menores foram reveladas neste estudo entre a faixa de 8,38 a 5,32 kDa representando a presença de frações peptídicas, as quais estão mais presentes no primeiro e sétimo dia após a fermentação, possivelmente, sendo resultado da proteólise realizada pelas bactérias starter e potencialmente probiótica.

4. CONCLUSÃO

As amostras de soro de queijo de cabra em pó reconstituído sem microrganismos e reconstituído fermentado com BGP93 e S. thermophilus apresentaram teor proteico uniforme entre os períodos estudados (SR, TI, TF, D1, D7), possibilitando avaliar a atividade proteolítica das bactérias láticas nas amostras, a qual mostrou um aumento significativo entre TI (soro em pó reconstituído e adicionado de S. thermophilus TA40 e L. casei BGP93 antes da fermentação) e TF (soro em pó reconstituído pós-fermentação), permanecendo elevada aos sete dias de armazenamento. O perfil eletroforético das amostras de soro fluido e fermentado com e sem adição dos microorganismos mostrou a presença das principais proteínas do soro de cabra, mas demonstrou também diferenças entre o soro fluido e o soro em pó reconstituído, provavelmente devido ao tratamento térmico para atomização do soro. Ainda, verificou-se a presença de frações com peso molecular menor que 8,38 kDa no soro fermentado que representam, possivelmente, peptídeos liberados da hidrólise protéica

(6)

pelas culturas presentes. O possível potencial biológico destas frações merece ser investigado em trabalhos futuros.

5. AGRADECIMENTOS

Os autores agradecem ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Pessoal de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES) e Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) pelo auxílio financeiro e ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Alimentos (NUPEA/UEPB) pela colaboração nas análises do presente estudo. Os autores também agradecem à Embrapa Caprinos e Ovinos pelo soro fluido e em pó fornecidos para este estudo e à empresa DuPont pela cultura de S. thermophilus cedida à pesquisa.

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AOAC International (2003). Official methods of analysis. (revisão 2, ed. 17). Gaithersburg: AOAC International.

Bernacka, H. (2011). Health-promoting properties of goat milk. Medycyna Weterynaryjna, 67(8), 507-511.

Bossu, C. M. (2009). Fracionamento de zinco em amostras de leite (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

Casper, J. L., Wendorff, & W. L., Thomas, D. L. (1998). Seasonal changes in protein composition of whey from commercial manufacture of caprine and ovine specialty cheeses. Journal of Dairy Science, 81(12), 3117-3122.

Church, F. C., Swaisgood, H. E., Porter, D. H., & Catignani, G. L. (1983). Spectrophotometric assay using o-phthaldialdehyde for determination of proteolysis in milk and isolated milk proteins. Journal

of Dairy Science, 66, 1219-1227.

Donkor, O. N. (2007). Influence of probiotic organisms on release of bioactive compounds in yoghurt

and soy yoghurt (Ph. D. Thesis).Victoria University, Melbourne.

Donkor, O. N., Henriksson, A., Singh, T. K., Vasiljevic, T., & Shah, N. P. (2007). ACE-inhibitory activity of probiotic yoghurt. International Dairy Journal, 17, 1321-1331.

Hernández-Ledesma, B., Ramos, M., & Gómez-Ruiz, J. A. (2011). Bioactive components of ovine and caprine cheese whey. Small Ruminants Research, 101, 196-204.

Laemmli, U. K. (1970). Cleavage of structural proteins during the assembly of the head of the bacteriophage T4. Nature, 227, 689-695.

Raimondo, R. F. S. (2011). Proteinograma da secreção láctea de cabras (Tese de doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.

Raimondo, R. F. S., Brandespim, F. B., Prina, A. P. M., Miyashiro, S. I.; Saut, J. P. F., Mori, C. S.; Pogliani, F. C., & Birgel Junior, E. H. (2013). Dynamic in the concentration of whey proteins in the mammary secretion of goats during the dry period. Small Ruminant Research, 113, 239-246.

Reddy, R. S., Ramachandra, C. T., Hiregoudar, S., Nidoni, U., Ram, J., & Kammar, M. (2014). Influence of processing conditions on functional and reconstitution properties of milk powder made from Osmanabadi goat milk by spray drying. Small Ruminant Research, 119, 130-137.

Ribeiro, A. C., & Ribeiro, S. D. A. (2010). Specialty products made from goat milk. Small Ruminant

Referências

Documentos relacionados

Medidas estão em micrômetros (µm), como mínima-média-máxima...166 Tabela 14 – Tabela comparativa das características morfológicas e medidas das fibras das

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

A fim de incentivar a participação social, empoderamento e a cultura das crianças e adolescentes, no dia 03 de fevereiro ocorreu mais um encontro de formação

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins &amp; Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Quanto ao item (v) da Ordem do Dia, foi deliberado pelos acionistas minoritários detentores de ações preferenciais, com 12.943.299 votos a favor, com 65.622 votos contra e