• Nenhum resultado encontrado

NORMA GERAL PARA GESTÃO DE ESTÁGIO DA CDP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NORMA GERAL PARA GESTÃO DE ESTÁGIO DA CDP"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

NORMA GERAL PARA

GESTÃO DE ESTÁGIO DA

CDP

Norma Geral TÍTULO 3 Área Administrativa e Financeira

Capítulo 4 Gestão de Carreiras Seção 03 Gestão de Estágio

Nome 01 Gestão de Conflito de Interesse Revisão 01 Primeira Revisão

Data de Criação 28.11.2016 Próxima Revisão 15.01.2018

Referência Completa NG 3403-01.00 – NORMA GERAL PARA GESTÃO DE ESTÁGIO DA CDP

(2)

Documento Controlado NG 3403-01.00 – 28.11.2016 Página 2 de 21 SUMÁRIO 1. OBJETIVO ... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. DEFINIÇÕES ... 3 4. PAPÉIS E RESPONSABILIDADES ... 4 4.1. ÁREA RESPONSÁVEL ... 4

4.1.1. Gerência de Recursos Humanos – GERHUM ... 4

4.2. ÁREAS TECNICAS ... 4

4.2.1. Diretor Presidente - DIRPRE ... 4

4.2.2. Diretoria Administrativa – Financeira - DIRAFI ... 4

4.2.3. Supervisor de Estágio ... 4

4.2.4. Gerencia de Auditoria Interna - GERAUD ... 5

5. DIRETRIZES ... 5

5.1. PROCEDIMENTOS PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO ... 5

5.2. PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO ... 6

5.3. REMUNERAÇÃO ... 6

5.4. PERÍODO DE DURAÇÃO DO ESTÁGIO ... 6

5.5. JORNADA DE ESTÁGIO ... 7

5.6. RECESSO ... 8

5.7. PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE ESTÁGIO ... 9

5.8. DESLIGAMENTO DO ESTAGIÁRIO ... 9

5.9. MODELOS DE AVALIAÇÃO ... 10

5.9.1. Modelo “A” – Prova Escrita e Entrevista ... 10

5.9.2. Modelo “B” – Prova Escrita, Entrevista e Analise do Histórico Escolar ... 10

5.10. DISPOSIÇÕES GERAIS ... 10 6. PONTO DE CONTROLE ...11 7. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA ...11 8. ANEXOS ...11 9. APROVAÇÃO ...11 ANEXO I ...12 ANEXO II ...14 ANEXO III ...17 ANEXO IV ...20

(3)

1. OBJETIVO

Orientar o processo de estágio para estudantes de níveis superior, inclusive os tecnólogos, nas áreas de interesse da Companhia Docas do Pará, e técnico nas áreas de Enfermagem, Segurança do Trabalho e Ambiental, proporcionando-lhes o aprendizado prático de competências próprias da atividade profissional dentro de suas áreas de atuação, objetivando o desenvolvimento do estagiário para a vida cidadã e para o trabalho.

2. ABRANGÊNCIA

Esta norma se aplica a todas as áreas da Companhia Docas do Pará – CDP 3. DEFINIÇÕES

Termo Descrição

ESTAGIÁRIO

São estudantes de nível médio ou superior, regularmente matriculado em uma instituição de ensino, visando o desenvolvimento de atividades práticas relacionados a sua área de estudo.

PERÍODO DE ESTÁGIO

Aquele em que o estudante permanece na Companhia, sem vínculo empregatício, regido, latu sensu, pela Lei nº. 11.788, de 25 de Setembro de 2008 e strictu sensu pelo Termo de Compromisso de Estágio firmado com a instituição integradora, cuja finalidade é complementar o ensino, através do treinamento prático das matérias vistas até então, somente de modo teórico

INSTITUIÇÕES DE ENSINO ESPECÍFICAS

Os estabelecimentos de ensino da rede oficial e privada e as Universidades e Faculdades da rede privada, devidamente legalizadas

AGENTES DE INTEGRAÇÃO PÚBLICOS OU

PRIVADOS

Entidades encarregadas de recrutar estagiários à CDP

QUADRO DE LOTAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS

A quantidade de vagas para estágio previstas para cada setor da CDP

FREQUÊNCIA SATISFATÓRIA

Frequência mínima necessária à aprovação no respectivo curso.

SUPERVISOR DE ESTÁGIO

Responsável por acompanhar, orientar, supervisionar, controlar, auxiliar e avaliar o estagiário em face às atividades desenvolvidas pelo mesmo, no âmbito do seu setor.

(4)

Documento Controlado NG 3403-01.00 – 28.11.2016 Página 4 de 21

4. PAPÉIS E RESPONSABILIDADES 4.1. ÁREA RESPONSÁVEL

4.1.1. Gerência de Recursos Humanos – GERHUM

a. Encaminhar ao Agente de Integração a solicitação de estagiário de acordo com o perfil descrito pelo setor requisitante.

b. Encaminhar os candidatos à vaga de estágio ao setor requisitante para a realização da entrevista seletiva.

c. Tomar conhecimento e dar os devidos fins aos relatórios, avaliações e frequência dos estagiários.

4.2. ÁREAS TECNICAS

4.2.1. Diretor Presidente - DIRPRE

a. Firmar convênios com Agentes de Integração, sejam eles públicos ou privados e Instituições de Ensino;

b. Aprovar o quadro de lotação de estagiários e a correspondente previsão orçamentária, devidamente proposta pelo Diretor Administrativo-Financeiro.

4.2.2. Diretoria Administrativa – Financeira - DIRAFI

a. Firmar convênios com Agentes de Integração, sejam eles públicos ou privados e Instituições de Ensino;

b. b) Assinar os Termos de Compromisso, em quatro vias, com vistas à concessão de Bolsa de Complementação Educacional e seus eventuais Termos Aditivos;

c. Propor ao Diretor Presidente o quadro de lotação de estagiários; d. Expedir os Termos de Realização de Estágio;

e. Aprovar a contratação de estagiário conforme a disponibilidade orçamentária e as reais necessidades da empresa.

4.2.3. Supervisor de Estágio

a. Estabelecer as tarefas inerentes às áreas de atuação dos estagiários e, posteriormente, orientá-los na execução das mesmas;

b. Aplicar a avaliação escrita aos candidatos

c. Realizar entrevista, com no mínimo, os três melhores colocados na prova escrita

d. Avaliar periodicamente o desempenho dos estagiários.

e. Observar o fiel cumprimento do disposto no art. 3º, inciso III combinado com o art. 15 da Lei nº. 11.788/2008, no que tange à compatibilidade das atividades desenvolvidas durante o estágio e a programação curricular correspondente ao curso realizado pelo estagiário.

(5)

f. Elaborar semestralmente o relatório de estágio e encaminhá-lo à Gerência de Recursos Humanos da CDP, para fins de envio à Instituição de Ensino, conforme estabelece o inciso VII do artigo 9º da Lei nº. 11.788/2008.

f.1. Caso o estágio termine antes de completado o período de duração estabelecido no Termo de Compromisso de Estágio, o Supervisor deverá, da mesma forma, encaminhar o relatório ao final do mesmo.

4.2.4. Gerencia de Auditoria Interna - GERAUD

a. Auditar o processo de Seleção dos Estagiário, em consonância com os procedimentos estipulados por esta norma;

5. DIRETRIZES

5.1. PROCEDIMENTOS PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO

01 - Poderão candidatar-se a estagiário na CDP os estudantes que estiverem frequentando o ensino regular em instituições de ensino superior ou técnico, este dentro das opções de cursos especificados no item 1, e obtiverem frequência satisfatória nos mesmos.

5.1.1 Em se tratando de estudante de curso de nível superior, deverá estar

cursando, no mínimo, o 5º semestre ou 3º ano do curso;

5.1.2 Em se tratando de estudante de curso com período de duração de até

3 (três) anos, poderão se candidatar os que estiverem cursando no mínimo o 3º semestre ou 2º ano.

02 - O setor da CDP que necessitar de estagiário deverá formalizar pedido à Gerência de Recursos Humanos, informando o perfil pretendido e as atividades que serão desenvolvidas pelo mesmo naquele setor requisitante, devendo haver compatibilidade entre as referidas atividades e a programação curricular do curso frequentado pelo candidato.

03 - A Gerência de Recursos Humanos instruirá o processo e o encaminhará para autorização do Diretor Administrativo-Financeiro, após o que, sendo autorizado, remeterá ao Agente de Integração para fins de captação e seleção. 04 - O Agente de Integração selecionará, no mínimo 3 (três) candidatos por vaga para o estágio, de acordo com o perfil solicitado pela CDP, os quais serão submetidos a uma avaliação escrita e, posteriormente, pelo menos os 3 melhores colocados serão entrevistados pelo responsável do setor requisitante com vistas à ultimação da contratação.

(6)

Documento Controlado NG 3403-01.00 – 28.11.2016 Página 6 de 21 05 – Para o processo de avaliação, o candidato deverá trazer cópia de seu Histórico Escolar, que será avaliado pelo Supervisor de Estágio no momento da avaliação.

5.1.3. Excepcionalmente, será dado o prazo de 48 horas para que o

candidato junte cópia de seu Histórico Escolar, a fim de compor a nota final de avaliação.

5.2. PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO

01 - A contratação se efetivará por meio da celebração de Termos de Compromisso entre o estagiário, a Companhia Docas do Pará, a Instituição de Ensino e o Agente de Integração.

02 - A contratação de estagiários observará o quantitativo de vagas existentes no quadro de lotação de estagiários, bem como a necessidade dos setores solicitantes e a disponibilidade orçamentária.

03 - Será assegurado às pessoas portadoras de deficiência o percentual de 10% das vagas oferecidas para estágio, desde que a deficiência não seja incompatível com a realização das atividades inerentes ao estágio.

04 - A contratação de estagiários não caracteriza vínculo empregatício de qualquer natureza, não sendo devidos encargos sociais, trabalhistas e previdenciários (Arts. 3º e 15 da Lei nº. 11.788/2008).

5.3. REMUNERAÇÃO

01 - O valor a ser pago a título de bolsa de estágio para estudantes de nível superior e técnico corresponderá à importância mensal de 1 (um) salário mínimo.

02 - Será concedido pela CDP o auxílio-transporte, com vistas a auxiliar nas despesas de deslocamento do estagiário ao local de estágio, no valor correspondente a meia-passagem, tendo em vista o que consta no art. 284 da Constituição do Estado do Pará.

03 - O Agente de Integração disponibilizará em favor dos estagiários seguro contra acidentes pessoais que tenham como causa direta o desempenho de atividades decorrentes do estágio.

04 - Poderá o estagiário inscrever-se e contribuir como segurado facultativo do Regime Geral da Previdência Social.

5.4. PERÍODO DE DURAÇÃO DO ESTÁGIO

01 - A duração inicial do estágio será de 1 (um) ano, prorrogável uma vez por igual período, não podendo exceder o período de 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência.

02 - Nos casos de estudantes de cursos cujo período de duração seja inferior a 2 (dois) anos, o tempo de duração do estágio será de 6 (seis) meses, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

(7)

5.5. JORNADA DE ESTÁGIO

01 - A jornada de estágio será definida de acordo com o horário de expediente praticado na Companhia Docas do Pará, ou seja, das 8:00h às 12:00h ou das 13:00h às 17:00h, ou ainda das 14:00h às 18:00h nos setores administrativos e das 7:00h às 11:00h ou das 13:00h às 17:00h nos setores operacionais, não sendo superior a 04 (quatro) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais, de segunda a sexta-feira, em compatibilidade com as atividades escolares do estagiário.

02 - Nos períodos de avaliação, que serão devidamente informados pelo estagiário à CDP com a antecedência de, no mínimo, 01 (uma) semana antes do início das avaliações, a carga horária diária do estágio será reduzida à metade, com vistas a garantir o bom desempenho do estudante.

5.5.1. Por interesse e solicitação do estagiário, nos dias de avaliação

poderá ser concedida dispensa integral da jornada do estágio, ficando o mesmo obrigado a compensar em outro dia, a ser definido pelo Supervisor, as horas em que deixou de exercer suas atividades.

5.5.2. No caso da compensação prevista no item 5.5.1, o estagiário

somente poderá compensar 2 (duas) horas por dia, além do horário normal de estágio e dentro do horário de expediente da CDP, não podendo ultrapassar 6 (seis) horas diárias de estágio.

03 - O controle da frequência e da jornada de estágio realizar-se-á por meio de Ponto Eletrônico, o qual será marcado digitalmente em relógio pelo estagiário, salvo em casos excepcionais nos quais a marcação será diária e através de ponto manual assinado junto ao Supervisor de Estágio.

04 - A Gerência de Recursos Humanos, por meio da Supervisão de Cadastro e Pagamento – SUPCAP, efetuará o controle de assiduidade dos estagiários, através de relatórios de frequência, que deverão ser expedidos mensalmente e arquivados na pasta do estagiário na Gerência de Recursos Humanos.

5.5.3. A Gerência de Recursos Humanos arquivará os relatórios de

frequência na pasta correspondente de cada estagiário e, caso verifique faltas e/ou atrasos constantes, convocará o estagiário para comparecimento naquela Gerência e tomará as providências cabíveis para regularizar a situação ou, se for o caso, para o desligamento do estagiário.

05 - Será admitida a tolerância de 10 (dez) minutos por eventuais atrasos, limitado esse direito a 5 (cinco) vezes por mês, não devendo os referidos atrasos se tornarem rotineiros.

06 - Caso haja necessidade de cumprimento pelo estagiário de determinada(s) atividade(s) de caráter obrigatório, oriunda(s) da grade curricular do curso, em horário coincidente com a jornada de estágio na CDP, o estagiário deverá comprovar, mediante declaração da Instituição de Ensino, a realização de tal (ais) atividade (s), sendo abonada a sua falta.

(8)

Documento Controlado NG 3403-01.00 – 28.11.2016 Página 8 de 21

5.5.4. Nos casos de faltas e atrasos por parte do estagiário, haverá o

desconto proporcional correspondente em sua bolsa de estágio, salvo os ocasionados por atestados médicos, declarações médicas de comparecimento em consultas ou exames ou por necessidade de realização de atividade escolar devidamente comprovada.

5.5.5. Fica vedado o abono para faltas e atrasos ocorridos por motivo de

força maior, sendo que, esses poderão ser compensados pelo estagiário, mediante solicitação e justificativa escritas do Supervisor de Estágio e com autorização da Gerência de Recursos Humanos.

07 - Caso o estagiário pretenda participar de eventos tais como congressos, palestras, seminários, dentre outros, que comprometam a jornada de estágio a ser cumprida na CDP, deverá solicitar por escrito ao Supervisor, juntando comprovante de inscrição no evento.

5.5.6. O Supervisor deverá se manifestar favoravelmente ou não sobre o

pedido, justificando seu posicionamento e encaminhá-lo à Gerência de Recursos Humanos para autorização desta, solicitando, se favorável, abono das faltas e/ou atrasos do estagiário nos dias em que o evento estiver ocorrendo, sem prejuízo do valor da bolsa recebida ao final do mês, desde que o evento tenha relação com o curso do estudante.

5.5.7. Após a conclusão dos eventos indicados acima, o estagiário deverá

entregar cópia do certificado de participação diretamente ao Supervisor. Este encaminhará o referido certificado à Gerência de Recursos Humanos para fins de arquivamento na pasta do estagiário.

08 - As faltas por motivo de doença poderão ser justificadas, mediante atestado de doença emitido pelo médico desta Companhia, da rede privada ou do Sistema Único de Saúde - SUS.

09 - Fica vedada ao estudante a realização da jornada de estágio em tempo integral.

5.6. RECESSO

01 - É assegurado ao estagiário um período de recesso de 30 (trinta) dias sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a 1 (um) ano, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares.

02 - O recesso de 30 (trinta) dias poderá ser concedido em período contínuo ou fracionado, conforme estabelecido no Termo de Compromisso.

03 - O recesso de que trata o item 01 será remunerado com o equivalente à remuneração prevista no item 5.3 – 01 desta norma, conforme o caso.

04 - Nos casos de estágios com duração inferior a 1 (um) ano, os dias de recesso previstos neste item serão concedidos de maneira proporcional.

05 - Nos casos de estágios de 1 (um) ano de duração, mesmo não sendo renovados, será assegurado ao estagiário o gozo do recesso referente a 1 mês de estágio correspondente ao período de recesso a que tem direito.

(9)

5.7. PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE ESTÁGIO

01 - A Gerência de Recursos Humanos, no mês anterior ao término do prazo do Termo de Compromisso, deverá encaminhar Comunicação Interna ao setor em que o estagiário está lotado para que o Supervisor do Estágio se manifeste acerca da prorrogação ou não do estágio.

5.7.1. O Supervisor do Estágio deverá proceder à consulta referida no

item anterior junto ao estagiário e, de acordo com o interesse de ambas as partes, manifestar-se-á a Gerência de Recursos Humanos.

02 - Caso haja interesse, a Gerência de Recursos Humanos deverá providenciar junto ao Agente de Integração o Termo Aditivo, fixando o prazo do período prorrogado e anexá-lo ao Termo de Compromisso.

03 - O Termo Aditivo será lavrado em 4 (quatro) vias, as quais terão as mesmas destinações do Termo de Compromisso;

04 - Quando o Termo Aditivo estiver devidamente regularizado, a Gerência de Recursos Humanos enviará uma Comunicação Interna ao setor em que o estagiário trabalha, informando da decisão do mesmo de continuar estagiando.

5.8. DESLIGAMENTO DO ESTAGIÁRIO

01 - O desligamento do estagiário ocorrerá:

a. Ao término do prazo estabelecido no Termo de Compromisso ou no Termo Aditivo, conforme o caso;

b. Ante ao descumprimento do Termo de Compromisso pelo conveniado; c. A pedido do estagiário ou na impossibilidade de o mesmo permanecer

estagiando;

d. Pelo não comparecimento, sem motivo justificado, por 03 (três) dias consecutivos ou 5(cinco) intercalados, dentro do mês de ocorrência; e. Pela conclusão do curso na Instituição de Ensino a que pertença o

estagiário, ou a qualquer tempo, no interesse da Administração;

f. Se verificada a insuficiência do estagiário no desempenho de suas atividades;

g. Depois de comprovada a insuficiência na avaliação de desempenho no órgão ou entidade ou Instituição de Ensino;

02 - O desligamento do estagiário, a pedido deste ou do respectivo Supervisor, deverá ser solicitado por escrito à Gerência de Recursos Humanos. No caso de o desligamento ser solicitado pelo Supervisor, este deverá fazê-lo mediante justificativa cabível.

03 - Por ocasião do desligamento do estagiário, a CDP entregará ao mesmo, o Termo de Realização do Estágio com indicação resumida das atividades desenvolvidas, dos períodos e da avaliação de desempenho.

(10)

Documento Controlado NG 3403-01.00 – 28.11.2016 Página 10 de 21

5.9. MODELOS DE AVALIAÇÃO

Para avaliação dos candidatos à vaga de estagio do Quadro da CDP, seguirá os dois modelos a seguir

5.9.1. Modelo “A” – Prova Escrita e Entrevista

Nesse modelo de seleção, serão aplicadas primeiro a prova escrita e posteriormente a entrevista, conforme item 5.1.

A apresentação dos resultados deve ser encaminhada À GERHUM, consoante tabela abaixo.

CANDIDATO PONTUAÇÃO

TESTE ENTREVISTA TOTAL

Candidato A X X X

Candidato B X X X

Candidato C X X X

Candidato D X X X

5.9.2. Modelo “B” – Prova Escrita, Entrevista e Analise do Histórico Escolar

Nesse modelo de seleção, serão aplicadas primeiro a prova escrita e posteriormente a entrevista com os candidatos que obtiveram melhor desempenho, conforme item 5.1.

A apresentação dos resultados deve ser encaminhada À GERHUM, consoante tabela abaixo.

CANDIDATO PONTUAÇÃO

TESTE ENTREVISTA *C.R. TOTAL

Candidato A X X X X

Candidato B X X X X

Candidato C X X X X

Candidato D X X X X

*C.R. - Coeficiente de Rendimento Extraído do Histórico Escolar

5.10. DISPOSIÇÕES GERAIS

01 - Os estudantes menores de idade, dos 16 aos 18 anos incompletos, conforme a situação jurídica, deverão ser assistidos por seus pais ou responsáveis legais, independentemente da interveniência da Instituição de Ensino.

02 - Quando houver aumento do salário mínimo, o valor da bolsa recebida será automaticamente aumentado.

03 - Os resultados dos trabalhos dos estagiários poderão ser divulgados e/ou utilizados pela Companhia, desde que respeitados os direitos autorais.

(11)

04 - Aplica-se ao estagiário a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, sendo sua implementação de responsabilidade da CDP, a qual tomará os cuidados necessários para a promoção da saúde e prevenção de doenças e acidentes, considerando principalmente os riscos decorrentes de fatores relacionados aos ambientes, condições e formas de organização do trabalho.

6. PONTO DE CONTROLE

Não há indicadores aprovados para este processo

7. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

a. Lei nº. 11.788/2008

b. NG 1101-01 03 - Manual de Políticas Normas e Procedimentos da CDP

8. ANEXOS

I. ANEXO I - SOLICITAÇÃO DE ESTAGÁRIO

II. ANEXO II - TERMO DE CIÊNCIA DO CONTEÚDO DA NORMA

SOBRE ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE PARA ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR E MÉDIO – DA COMPANHIA DOCAS DO PARÁ – CDP (ESTAGIÁRIO E SUPERVISOR)

III. ANEXO III - TERMO DE CIÊNCIA DO CONTEÚDO DA NORMA

SOBRE ESTÁGIO

IV. ANEXO IV - TERMO DE COMPROMISSO – POLÍTICA DE

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

V. ANEXO V - QUADRO DE LOTAÇÃO ESPECÍFICA 2016 9. APROVAÇÃO

Esta Norma Geral foi aprovada pela Deliberação n° 43/2016 da Diretoria Executiva da CDP - DIREXE, em sua 1.146ª Reunião Ordinária, realizada em 07/11/2016, e entra em vigor 60 dias após sua publicação.

Parsifal de Jesus Pontes

Diretor Presidente

Maria Helena Moscoso da Silva

Diretora de Gestão Portuária

Raimundo Rodrigues do Espírito Santo Junior

(12)

Documento Controlado NG 3403-01.00 – 28.11.2016 Página 12 de 21

ANEXO I

(13)

Anexo I

(14)

Documento Controlado NG 3403-01.00 – 28.11.2016 Página 14 de 21

ANEXO II

TERMO DE CIÊNCIA DO CONTEÚDO

DA NORMA SOBRE ESTÁGIO

PROFISSIONALIZANTE PARA

ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR

E MÉDIO – DA COMPANHIA DOCAS

DO PARÁ – CDP (ESTAGIÁRIO E

SUPERVISOR)

(15)

Anexo II

Termo de Ciência do Conteúdo da Norma Sobre Estágio Profissionalizante Para Estudantes de Nível Superior e Médio – Da Companhia Docas Do Pará – CDP

(16)
(17)

ANEXO III

TERMO DE COMPROMISSO –

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA

(18)

Documento Controlado NG 3403-01.00 – 28.11.2016 Página 18 de 21

Anexo III

(19)
(20)

Documento Controlado NG 3403-01.00 – 28.11.2016 Página 20 de 21

ANEXO IV

QUADRO DE LOTAÇÃO ESPECÍFICA

2016

(21)

Anexo IV

Referências

Documentos relacionados

IJJJJ CJJJJ JJJJ AJJJJ KJJJJ :&%6 IJJJJ CJJJJ JJJJ AJJJJ KJJJJ

Deve garantir nível mínimo de filtração de 90, caso se destine à utilização por profissionais que tenham contacto frequente com o público.. Caso se destine à população em

c) se possível, uma descrição dos bens e de seu valor comercial, aos quais se pretenda adotar a medida provisional ou cautelar ou que se considere que possam ser indisponibilizados,

Mais de 70% dos casos de hipertireoidismo são causados pela doença de Graves, uma condição autoimune que muitas vezes resulta no aumento de volume da glândula que, por isso,

Foi ainda emitida confirmação de que não são utilizadas quaisquer substâncias químicas tóxicas, cancerígenas, tóxicas para a reprodução e mutagénicas da

RESUMO: O objetivo da pesquisa foi descrever a relação entre a adoção de uma inovação administrativa, denominada Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços

Mediante a síntese das publicações, o presente estudo destacou que as características definidoras mais encontradas (em mais de 44% das publicações) para o DE

For additional support to design options the structural analysis of the Vila Fria bridge was carried out using a 3D structural numerical model using the finite element method by