• Nenhum resultado encontrado

Tenho compartilhado com algumas pessoas a dificuldade que muitas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tenho compartilhado com algumas pessoas a dificuldade que muitas"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

Pastoral

Olhe para a cruz

“Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus” (1 Co. 1:18).

Tenho compartilhado com algumas pessoas a dificuldade que mui- tas vezes temos de colocar em prática toda a teoria que aprende- mos na igreja. Em outras palavras, como é difícil termos uma vida consagrada, íntegra e santa num mundo tão deturpado e corrompido como este em que nós vivemos! Essa é uma constatação que podemos fazer sem muito esforço. Contudo, o que importa é o que faremos a par- tir dessa realidade.

Para alguns, deparar-se com a difícil tarefa de viver aquilo que aprendemos causa tristeza e desânimo. “Eu nunca vou conseguir me consagrar” ou “eu sou fraco demais pra isso” é o que costuma passar pela cabeça dessas pes- soas, que muitas vezes acabam se entregando ao pecado e à iniquidade.

Diante disso, não podemos nos esquecer de alguns princípios. Primeira- mente, quem nos santifica é o próprio Deus: “Pois Deus está sempre agin- do em vocês para que obedeçam à vontade dele, tanto no pensamento como nas ações” (Fp. 2:13 – NTLH). Sem a ação soberana e misericor- diosa de Deus, jamais teríamos condições de nos separar e nos con- sagrar a Ele. Deus é

quem nos dá a força, o discernimento e a determinação neces- sários para trilharmos um caminho de santi- dade: “Que o próprio Deus da paz os santifi- que inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês se- jam conservados irre- preensíveis na vinda de nosso Senhor Je- sus Cristo” (1 Ts. 5:23 – NVI).

BOLETIM INFORMATIVO • ANO X • Nº 411 • 1 DE ABRIL DE 2012

(2)

Em segundo lugar, precisamos ter clareza de que todo esforço que possi- velmente tenhamos de fazer para nos separar para Deus não se compara em nada ao esforço que Deus fez para nos separar para Ele. Nenhum ca- minho, nenhuma jornada, nenhum esforço se compara ao que Cristo fez por nós ao ir para a cruz. Quando olhamos para a cruz vazia, lembramo- nos de que a única coisa sobre a qual não temos controle nenhum, que é a morte, já foi vencida (1 Co. 15:54-57). O que era mais difícil e parecia impossível Deus já fez por nós. Além de nos livrar do juízo eterno e nos dar a vida eterna, Deus nos mostra, pelo sacrifício de Seu Filho, que todo sacrifício que tenhamos de fazer é ínfimo e perfeitamente praticável.

Por mais difícil que possa ser mudar os hábitos, valores e comportamen- tos que nos afastam de Deus, podemos ter certeza de que Ele é o maior interessado em fazer com que isso aconteça. Por isso, Ele nos dará a fé de que precisamos para vencer as tentações e o nosso próprio “eu”.

Sempre que nos desanimarmos e pensarmos em desistir, que possamos olhar para a cruz e assim nos lembrarmos do amor incalculável e do es- forço sobre-humano que Jesus empregou e tem empregado por nós. E

que essa seja então a motivação maior para continuar- mos nos caminhos do Senhor, no caminho da santifi- cação.

Com carinho e estima pastoral, Rev. Tiago Valentin

Reflexão

Recados de Deus para Itaberaba, em seu 59º. aniversário!

Durante o mês de março, quando comemo- ramos o aniversário da nossa igreja, Deus nos honrou com convidados enviados por Ele, os quais, em todo final de oração, disseram: “Que esta palavra possa se tornar real, passar do cul- to, da porta da igreja, do domingo, e durar por todos os outros dias da semana!”.

No primeiro recado, fomos exortados, por meio do Rev. Luiz Carlos Ramos, a priorizar a Deus e parar de dar desculpas para servi-Lo.

Parar de colocar como motivo o trabalho, a fal- ta de tempo, a família, o cansaço...

No segundo recado, trazido pela Revda. Cláudia Nascimento, fomos aconselhados a ser uma igreja verdadeiramente missionária, de acordo com o que pregamos. Que amar ao próximo e servi-lo são mandamen- tos, e não opções. E que, se não acolhermos vidas necessitadas, não se- remos igreja.

(3)

No terceiro recado, nosso bispo, José Carlos Peres, foi incisivo ao nos dizer para não tentarmos a ira de Deus e nos voltarmos a ele de todo o coração, profundamente, para sairmos da superficialidade e do como- dismo de achar que, só porque estamos servindo há anos na igreja, so- mos realmente convertidos.

Para concluir nosso mês de aniversário, recebemos, por meio do Rev. Mar- cos Antônio Garcia, uma palavra de esperança vinda do apóstolo Paulo, que diz para nunca desanimarmos, pois leve é nossa tribulação, mas só conseguiremos suportá-la entregando-a para Deus. O problema não dei- xará de existir, mas Deus é conosco e não devemos desistir da igreja, pois, embora composta por seres humanos, ela é controlada por Deus.

Desejo profundamente que coloquemos todos esses recados em nossos corações, em nossas mentes e em prática, até nosso 60º. aniversário, quando receberemos novos recados de Deus, os quais, como estes, se- rão válidos para a eternidade!

Shalom!

Por Carla Stracke

Pelo Mundo

Na Quaresma, metodistas americanos lavam os pés de sem-teto

No dia 24 de março passado, um sábado, me- todistas da Primeira Igreja Unida de Miami, nos Estados Unidos, procederam, o lava-pés, assim como Jesus fez com Seus discípulos, de pessoas desamparadas que moram na cidade. O ato sim- bólico chamou a atenção para essas pessoas, que

vivem às centenas na localidade e geralmente são rejeitadas pela sociedade.

Cerca de 150 jovens da igreja participaram do lava-pés. Estudantes de podologia da Universidade Barry, que é católica, ofereceram cuidados gratuitos aos pobres da cidade, desde o tratamento de unha encravada e calos até a distribuição de medicamentos para curar fungos e feridas.

Os pobres da cidade receberam, ainda, um prato de comida, meias e um par de sapatos, doados por comerciantes locais.

A Primeira Igreja Metodista de Miami tem hoje 400 membros e está loca- lizada no centro da cidade desde 1896. Servir os necessitados e desam- parados é uma das tarefas da sua missão.

Ainda que a congregação tenha diminuído numericamente nos últimos anos, optou, mesmo assim, por permanecer na região central de Miami, deixando de seguir o trajeto de outras denominações, que preferiram deslocar-se para bairros residenciais na periferia da cidade.

(4)

Os metodistas de Miami entendem que têm uma tarefa evangelizadora a cumprir no centro da cidade e decidiram proporcionar almoço para os sem-teto três vezes por semana.

Da Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)

Palavras Bíblicas

Filho de Davi

Esta é uma expressão que encontramos com frequência na Bíblia. Vamos conhecer sua origem e importância teológica, de acordo com o Rev. e Prof. Tércio Machado Siqueira, um estudioso das Escrituras e de sua ter- minologia.

A expressão “filho de Davi” é um dos títulos messiânicos, entre tantos atribuídos a Jesus (Mt. 9:27; 12:23; 15:22). A origem e a razão desse títu- lo têm duas explicações: primeiro, a população dos judeus, nos dias de Jesus, era conhecedora das promessas contidas no Antigo Testamento, o qual diz que Deus prometeu a Davi e a seus descendentes um gover- no sem fim (2 Sm. 7;12-15).

Ainda que essa promessa tenha sido interrompida com o fim da monar- quia, em 587 a.C., boa parte da população israelita não perdeu a espe- rança de que um descendente de Davi viesse cumpri-la, restaurando o reino de Israel (At. 1:6). Para essas pessoas, Jesus seria o filho de Davi, político e guerreiro, para restaurar o Estado de Israel pela força dos exér- citos.

Em segundo lugar, o povo que conheceu, ouviu e andou com Jesus foi, pouco a pouco, reconhecendo n’Ele, por meio de suas palavras e atos, o cumprimento da promessa divina, mas de uma forma diferenciada.

Esse grupo de seguidores de Jesus continuava a afirmar que Ele era da descendência de Davi, mas sua origem era a aldeia de Belém (Jo. 7:42).

Essa segunda afirmação altera profundamente a primeira, pois em ne- nhum momento Jesus aceitou cumprir a promessa de restaurar o povo por meio de ações guerreiras. A verdade é que Jesus frustrou essa ex- pectativa, mostrando que Sua missão é comparada à de um pas- tor (Jo. 10:11), que socorre e leva a paz e a vida para todas as pessoas (Mt. 9:27-31; 15:22-28; 20:30-34; Mc. 10:46-52; Lc. 18:35-53).

Fica muito claro, todavia, que Jesus não deu importância nem atribuiu a Ele próprio esse título. Certamente, o Seu silêncio deveu-se ao fato de o título “filho de Davi” ser visto pela maioria da população de judeus como uma designação pedante e exageradamente política. As passagens bíbli- cas relativas ao nascimento de Jesus priorizam a ligação do recém-nas- cido com Belém.

Extraído do livro “Tirando o Pó das Palavras”, de Tércio Machado Siqueira.

(5)

Avisos

Programação de Páscoa

6/4 (sexta-feira) Culto da Paixão, às 20h00;

8/4 (domingo) Na Escola Dominical, apresentação das crianças;

No culto, Cantata do Coral.

Vigília de Oração

Vem aí nossa primeira vigília do ano. Será no dia 20 de abril, uma sexta-feira, após o Culto de Libertação. Vale lembrar que o dia seguinte (21) é feriado. Come- ce a preparar seu espírito desde já para esse encontro especial com Deus.

Acampamento da Mocidade

Tema: Transbordante

Quando: De 6 a 10 de junho de 2012;

Local: Acampamento Sulete

Investimento: R$ 230,00 (hospedagem + transporte)

Convidados: Baruk, Samuel Mizrahy, Toque de Poder e Pr. Denilson.

Inscrições: Até 5 de junho, com Mariana Carneiro ou pelo e-mail:

euvoutransbordar@gmail.com. Vagas limitadas!

Aniversariantes

2/4 Felipe Feitosa 3/4 Denise Domingues

5/4 Jonathan Moreno Lima e Luciana Pereira Torres 7/4 Jéssica Yumi Gomes Mine

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfer- midades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde de Bruno Estrozi, da D. Cida, do Sr. Davi, da D. Herodias Dias da Silva e de Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba);

• Por Rosimeire e família (irmã da Roseli de Brito);

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;

• Pelos seminaristas Edmilson e Michely;

• Pelos ministérios e lideranças de nossa igreja;

• Pelos pastores de nossa igreja;

• Pelo Acampamento da Mocidade;

• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.

Quem quiser incluir pedidos de oração no Boin deve procurar o Pr. Tiago.

(6)

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.

NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin Pastora: Laura Valentin

Tel. Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A

pROGRAMAçãO SEMAnAl

3ª feira 4ª feira 6ª feira domingo

Tarde de Oração

16h30 Mentoria Espiritual

20h Culto de Libertação

20h Esc. Dominical - 9h Culto Solene - 19h Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www. metodistaitaberaba. com. br ou

http://pt-br. justin. tv/metodistaitaberaba/videos

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 11h

Tiago Dia Folga Pr. Tiago

8h30 – 11h

Tiago - - 9h

Laura e Tiago Tarde 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h (visitas) Laura e Tiago - Noite 20h

Tiago 20h (visitas) Laura e Tiago 20h

Laura 20h (visitas) Laura e Tiago 20h

Laura e Tiago 20h

Tiago 19h

Laura e Tiago Escala de serviço

SERVIÇO HOJE (1º./4) PRÓX. DOMINGO (8/4)

FECHAMENTO DA IGREJA Weslley Pastores

INTERCESSÃO Tiago/Salete Danilo/Roberto

GUARDADOR DOS CARROS Danilo Tiago Silvestre

MINISTÉRIO INFANTIL Doroti/Mariana/Laura Não haverá atividade

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Marco

OPERADORA DO DATASHOW Bia Bel

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Samuel Pr. Tiago/Pra. Laura

PREGADOR(A) Pr. Tiago Pr. Tiago

Referências

Documentos relacionados

Para aprofundar a compreensão de como as mulheres empreendedoras do município de Coxixola-PB adquirem sucesso em seus negócios, aplicou-se uma metodologia de

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

exercício profissional. Relativamente a Pediatria, apesar da maioria das patologias que observei terem sido do foro reumatológico, penso que o meu contacto com esta

The lagrangian particle tracking model was used to stu- dy the dispersion of particles released in different lagoon channels, the advection of particles released

Autofluorescence was detected by using non-treated and non-PI stained cells; non- treated and stained cells served as viability control and yeasts cells treated with

Neste trabalho analisamos o esforço despendido pelo grupo de tutores e coordenadores que trabalhou na primeira edição desse curso para significar o que se chamou ensino