• Nenhum resultado encontrado

Ladrões roubam carro no centro e fogem pelas margens do Paraíba. Um terço das mulheres pode sofrer de infecção urinária de repetição.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ladrões roubam carro no centro e fogem pelas margens do Paraíba. Um terço das mulheres pode sofrer de infecção urinária de repetição."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Diretor De reDação | angelo ananias www.diariodejacarei.com.br Jacareí - sP, 16 e 17 De JUlHo De 2013 ano 45 | n° 9.239 | 1,20

instituto verificador de circulação

página 3

cidade

Mais da metade dos projetos de vereador é tema de homenagens

página 8

saúde

Um terço das mulheres pode sofrer de infecção urinária de repetição

página 7

variedades

livro levanta discussão sobre

‘encantos e desencantos’

na música católica

página 6

geral

em greve, metalúrgicos da latecoere

preparam passeata contra fechamento

página 4

economia

cresce quantidade de pessoas que buscou por crédito, aponta serasa E mais ...

Obra de ‘pronto-socorro’ segue em ritmo lento na região central

Dólar - Compra Comercial ... 2,223 Turismo ... 2,190

Dólar - venDa Comercial ... 2,224 Turismo ... 2,330

euro

Compra ... 2,898 Venda ... 2,901

arqUivo/DJ

Futsal feminino é campeão invicto dos Jogos Regionais

a comemoração da equipe de futsal feminino após a conquista

arqUivo Pessoal

O time de futsal feminino de Jacareí foi campeão invic- to dos Jogos Regionais de Ca- raguatatuba 2013, encerrados no último fim de semana. As meninas venceram na final a forte equipe de São José dos Campos, tida como favorita ao título, por 3 a 1.

E mais ...

PTênis de mesa permanece entre os melhores em 2013

página 4

Moradores do entorno, nas proximidades da ave- nida Davi lino, questionam andamento; prefeitura descarta interrupção, mas confirma ‘morosidade’

PCom verba federal, Jacareí construirá

seis novas UBSs

Com tapumes que auxiliam na segurança dos trabalhos, mas impedem uma visão mais definida do que ocorre em seu interior, as obras da UPA Central – Unidade de Pronto Atendimento, renomeada pela pre- feitura como novo Pronto-Socorro Municipal, seguem em ritmo lento.

página 3

Vista geral das obras. no detalhe, tapumes auxiliam na segurança, mas impedem visão dos trabalhos

DJ/iMageM

Fotos: DJ/iMageM

página 4

Número de famílias endividadas cai, mas volume aumenta no país

Ladrões roubam carro no centro

e fogem pelas margens do Paraíbapágina 5

(2)

Jacareí, 16 e 17 De JUlHo 2013

2 www.diariodejacarei.com.br

conHecimenTo

2012, quando estes foram eleitos.

O percentual de quase 60% dos projetos apresentados possui relação com assuntos sem relevância para a co- letividade, demonstrando não apenas a precária eficácia parlamentar, mas expondo a fragilidade de articulação ad- ministrativa do legislador para traduzir em leis ou projetos aquilo que possa minimizar as carências da população.

E o que é pior, os temas propostos apontam para uma pobreza de conteúdo que desgasta e corrompe a imagem do legislativo de tal forma que o reflexo dessa ‘inoperância’

é a descrença e a decepção da po- pulação que paga os prejuízos da produção de projetos inodoros.

Seis meses já são o suficiente para que Jacareí conheça a quali- dade e a capacidade daqueles que a representa para, pelo menos, as- similar as funções de um vereador,

reconhecer as necessidades da cidade e saber transformar as demandas em projetos.

O momento de recesso parlamentar também é bastante apropriado para que cada parlamentar reflita sobre seu de- sempenho e seu papel diante da tribuna. Mais do que um espaço para demonstração de imagens, fotos e devaneios pessoais, as sessões do Legislativo deveriam apresentar assuntos que de alguma forma chamassem a atenção do

telespectador. Mas, pelo menos até agora, nem isso foi alcançado.

O que se percebe são discursos pomposos, sem qualquer poder de argumentação técnica. Tácitas, as falas demons- tram a falta de conhecimento daquilo que se pretende argumentar. Até mesmo a oposição permanece inerte à falta de articulação.

Falta conteúdo, argumentação e conhecimento. Falta, principalmente, consonância com aquilo que aflige o dia a dia da coletividade, sem distinção de classe, bairro ou credo, pois, ações bairristas, que privilegiam setores ou camadas da sociedade, são atitudes de políticos preocupados apenas com seus currais eleitorais nos períodos de campanha.

Que o recesso seja um momento para olhar para trás, para a qualidade do trabalho oferecido à população.

Será que o que foi apresentado até então é o melhor daquilo que cada vereador de Jacareí pode oferecer de si em prol da sociedade?

A resposta desta avaliação deveria pautar as ativida- des da Câmara para os próximos três anos e meio de legislatura. Tempo há, e de sobra. Resta saber se haverá desejo para mudar.

É a nossa opinião.

Surpresa desagradável

ediTorial

Uma surpresa desagradável, uma decepção. Estes são alguns dos sinônimos encontrados para descrever o trabalho dos primeiros seis meses dos vereadores da Câmara de Jacareí, eleitos para a legislatura 2013/2016.

Infelizmente, o balanço qualitativo da produção dos nossos parlamentares está na média rasa da qualidade de outras Câmaras, e dos legislativos estadual e federal brasileiro.

Se tivéssemos que instituir uma nota para a produ- ção dos vereadores no primeiro semestre, ela estaria muito aquém daquela imaginada em outubro de

arTigo

*armindo Boll

A primeira viagem internacional do Papa Francisco vai ser justamente, com grande alegria e expectativa, para a Jor- nada Mundial da Juventude – JMJ aqui no Brasil.

Primeiramente, acreditamos ser impor- tante esclarecer o que é esta Jornada que demanda a presença do Papa. Este evento, o maior encontro de jovens católicos do mundo, foi criado pelo Beato João Paulo II e teve o seu primeiro encontro em 23 de março de 1986, em Roma. A JMJ Rio 2013 reunirá mais de 2 milhões de jovens na Cidade do Rio de Janeiro, que foi escolhida pelo Vaticano para sediar a 28ª Jornada Mundial da Juventude, entre os dias 22 a 28 de julho de 2013, tempo da estada do Papa Francisco no Brasil, que segundo agenda publicada pelo Vaticano, além do Rio de Janeiro, estará em Aparecida, no Vale do Paraíba, onde realizará seu primei- ro compromisso oficial, na manhã do dia 24 de julho, presidindo uma celebração eucarística no Santuário Nacional. Esta visita foi um pedido pessoal do Papa Fran- cisco devoto de Maria. Após um almoço no Seminário Bom Jesus de Aparecida, onde também estiveram João Paulo II em 1980 e Bento XVI em 2007, à tarde seguirá para o Rio de Janeiro.

Na manhã do dia 25, quinta-feira, o compromisso é uma visita à favela da Var- ginha, na Zona Norte do Rio. Segundo sua assessoria, o Papa deverá rezar na pequena igreja dedicada a São Jerônimo Emiliano e oferecer um presente à comunidade.

Em seguida, o Papa Francisco se dirigirá a um campo de futebol onde falará aos presentes.

O primeiro ato central da JMJ com participação do Papa será na tarde desta quinta-feira. Entre outros compromissos, às 17h, vai à Praia de Copacabana onde será celebrada a Festa da Acolhida, quando fará um discurso e abençoará os jovens.

É uma oportunidade de refletirmos, neste momento em que jovens saem às ruas do Brasil, a importância da presença de

uma figura como o Papa Francisco. Desde sua escolha, em 13 de março deste ano, temos tido a oportunidade de nos admi- rarmos com suas atitudes como Pontífice.

Sua reconhecida simplicidade sempre se manifestou no uso de transporte público, no fazer a sua própria comida, no morar em casa simples, testemunhada por seus compatriotas argentinos quando ainda era o Cardeal Borgoglio,

Desde sua primeira aparição na saca- da do Vaticano, já como Papa, quando pede, com surpreendente humildade, que o povo reze por ele, anunciando que será chamado por FRANCISCO, que guarda um explicito conteúdo simbólico, ao evocar a figura de um dos santos mais conhecidos e queridos por seu amor aos pobres e à natureza, sua personalidade envolvente e carismática, vem conquis- tando a simpatia e a admiração de mui- tos, além da maioria dos católicos.

Lembramos que um dos seus primei- ros gestos foi o de recusar o carro oficial para ir de ônibus, junto com os outros cardeais, em uma das primeiras saídas do Vaticano. Depois, o de ir ao hotel, onde havia se hospedado, para pagar pessoalmente e do próprio bolso, as suas despesas. Outro gesto marcante foi o de recusar morar no apartamento pontifí- cio, continuando a morar na Casa Santa Marta, onde ficam os bispos que passam por Roma, não deixando se atrair pelos inerentes privilégios do cargo.

Isso nos faz pensar, imediatamente, nos fatos recentes (e que nos faz acreditar que devem ter se repetido muitas vezes no passado), que dão conta que o presi- dente do Senado e o da Câmara dos De- putados utilizaram avião da Força Aérea Brasileira para compromissos pessoais - o casamento da filha de um amigo e a partida final da Copa das Confederações, sem nenhum pudor e constrangimento, o exemplo de humildade e respeito do Papa Francisco possa levar muitos a rea- valiarem suas condutas.

O Papa, até este momento, é reconhe- cido por seus gestos firmes e decididos.

Bem-vindo e necessário foi o ato de nomear uma comissão, composta por cardeais dos quatro continentes, em função do olhar complementar e enri- quecedor que cada um poderá dar, para uma desejada reforma na Cúria Romana, com data marcada para apresentar um primeiro relatório. E tantos outros ges- tos ainda - sensíveis e delicados - foram acontecendo e cativando a muitos, como o de, singelamente, abraçar e beijar um deficiente físico, na Praça de São Pedro, quebrando o protocolo e deixando a se- gurança atordoada, já que ele insiste em ficar muito próximo do povo.

Todos esses e outros gestos de coe- rência cristã, motivados pela prática de Jesus, encantam e atraem os católicos e não católicos, particularmente os jo- vens, que carecem tanto hoje em dia de um testemunho de vivência de valores que inspiram admiração e seguimento, como a simplicidade, num mundo con- sumista; a solidariedade, num mundo individualista; a fraternidade, num mundo violento; a capacidade de diá- logo e de escuta num mundo ruidoso e voltado para si mesmo; acolhimento num mundo preconceituoso e intolerante.

O significado de sua presença entre nós vai além da sua importância como Chefe de Estado do Vaticano, mas, sobretudo, pela contundência de suas atitudes marcadamente inspiradas nos Evangelhos que incita a Igreja do Brasil a rever suas atitudes, a partir da atuação efetiva de seus membros – bispos, padres e leigos, além de sua ação pastoral, em vista de uma maior e comprometida aproximação daqueles que mais necessi- tam, colocando-se ao lado deles em suas lutas por uma vida com maior dignidade e respeito,partilhando suas esperanças, ajudando-os a concretizar seus sonhos de uma sociedade mais participativa, mais igualitária, mais justa e mais humana para todos.

*armindo Boll - historiador, filósofo, teólogo e professor universitário.

Papa Francisco no Brasil:

a simplicidade transformadora

arTigo

www.diariodejacarei.com.br

angElo dE paula ananias Diretor responsável e de redação angeloananias@diariodejacarei.com.br solangE aparEcida moraEs ananias Diretora administrativa

solangeananias@diariodejacarei.com.br rodrigo ViEira

chefe de reportagem

rodrigovieira@diariodejacarei.com.br

circulação: Jacareí, sJcampos, guararema, santa Branca e igaratá nº atrasado (mês em curso): r$ 1,50 / demais edições: r$ 5,00 circulação: terça-feira a sábado

representante comercial em sp- rgD comunicação ltda Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores impressão: Metromidia gráfica comunicação e importação ltda.

rua João américo da silva, nº 41, centro - Jacareí - sP - ceP:12.308-660 paBX/FaX: (12) 3953-2966

E-mail: contato@diariodejacarei.com.br editado pela empresa Jornalística

diário de Jacareí ltda.

Fundado em 06/06/1968 issn 2237-1389

Filiado à

instituto verificador de circulação

Coloque sua empresa no mundo digital

a cruz e Ferreira ajuda você a entrar no mundo digital com as melhores ferramentas: anúncios no google, Facebook e muito mais. acesse agora www.cruzeferreira.com.br ou

agende sua reunião pelo 12 3958-7642.

Férias E intErnEt para crianças comBinam?

chega o período de férias e as crianças em casa acabam ficando muito no computador, e uma questão surge na cabeça dos pais. será que isso é saudável?

não dá para negar que o convívio físico social com outras crianças é importantíssimo, mas

há os perigos das ruas ou mesmo a falta de vagas em acampamentos de férias. e além da internet tem o videogame, são muitas preocupações.

Mas a internet, des- de que usada com bom senso - e principalmente com supervisão dos pais – pode ser uma boa alia- da das férias. quantos

aos jogos de videogame eles não são tão ruins assim. treinam a habilidade motora dos jovens e a capacidade de raciocínio rápido. quando os amigos se juntam para jogar é uma boa oportunidade de socialização e claro pode ser feito um rodízio na casa dos jovens, assim os pais ganham um pouco de tranquilidade em casa.

e a internet ainda pode ser uma boa fonte de inspiração para ativida- des que exigem criatividade em casa.

o site Mamães em rede (http://www.mamaesemrede.com/2013/07/

tempo-de-ferias-o-que-fazer-com-as.html) tem boas dicas para quem quer espantar o tédio com os pequenos em casa. e no blog Dany Danielle (http://danydanielle.blogspot.com.br/2012/01/10-coisas-para-fazer-com- criancas-nas.html), há dicas criativas como esta, por exemplo:

“Fazer cabaninha debaixo da mesa: estender um lençol bem grande em cima da mesa, de forma que cubra toda a extensão do tampo ao chão.

Levar lanternas e travesseiros e brincar de casinha. Durante a noite é mais gostoso e cria um ar de suspense (mas um suspense acolhedor por estar ao lado da mamãe). Você pode ainda separar histórias de suspense infantil para contar utilizando a lanterna para mostrar as suas expressões teatrais (recomendo a coleção A Casa da Árvore Mágica - Autor: Mary Pope Osborn - Ed. Farol). Quem quiser fazer uma coisa mais elaborada, pode comprar um tecido colorido e montar uma cabana de luxo.”

na cozinha

lugar de criança pode ser na cozinha sim e o site tudo gostoso tem uma seção especial para os baixinhos. Pode ser um bom momento para se divertir com a turminha em casa e mantê-los entretidos. o site é o http://tudogostoso.uol.com.br/especiais/receitas/22-criancas-1.html. o terra também dispõe de um hotsite especial com dicas gastronômicas para os pequenos (nos nossos testes o site se apresentou um pouco lento, mas entra depois de um certo tempo): http://www.terra.com.br/culinaria/

criancas/.

então como vimos a internet não precisa necessariamente ser a vilã das férias, mas uma aliada poderosa até agosto chegar.

EntrE Em contato

Para falar com a coluna use nossa fanpage: www.facebook.com/blog- doarmindo.

reProDUção intenet

o que se percebe são discursos pomposos, sem qualquer poder de argumentação técnica

*naiana Kubota

O avanço da tecnologia nos possibilita que estejamos conectados à Internet cada vez mais, o que nos traz vários benefícios. Entre eles, destaca-se a interação das pessoas em longa distância, por meio das famosas Redes Sociais.

E como utilizar esse meio de comunicação em prol da educação?

Educadores encontram nas redes sociais a interação com os alunos, não deixando de lado os objetivos pedagógicos. As Redes Sociais nos auxiliam para sabermos quais os interesses dos alunos, o que facilita muito o preparo dos conteúdos ministrados, aguçando o interesse e a participação de todos.

Ao utilizar as Redes Sociais, possibilitamos que os alunos encontrem o conhecimento fora do ambiente da sala de aula, interagindo com seus colegas e professores num ambiente em que ele busca compartilhar o que sabe. É claro que não basta utilizar a rede social, é preciso fazer com que o aluno reflita e adquira conhecimento da matéria.

Para isso, é importante que os educadores tenham formação complementar, oferecendo

subsídios pedagógicos aliados às Tecnologias da Informação. Por meio de capacitações, os professores estão mais aptos e preparados para lidar com as ferramentas tecnológicas, sabendo utilizá-las de forma adequada à necessidade da comunidade na qual estão inseridos.

Muitas vezes, os alunos têm contato com a tecnologia e não sabem tirar proveito dessas novas ferramentas. Sendo assim, os educadores têm a oportunidade de oferecer conhecimento por meio de algo que eles estimam conhecer.

Utilizar as Redes Sociais na educação influencia no aprendizado dos alunos, pois muitos apenas a utilizam para jogos, deixando de adquirir algo que realmente faça sentido em suas vidas.

Para concluir, registro o relato da professora de matemática Miriam Dias, com licenciatura pela USP, que atua na rede municipal de ensino de Caçapava. A experiência dela como educa- dora pode servir de estímulo a muitos outros professores que podem fazer uso das novas formas de comunicação para estimular seus alunos a aprender mais e melhor.

“Este ano foi a primeira vez que utilizei as redes sociais no ensino público, na escola Edmir Viana. Desenvolvemos um blog onde os alunos e responsáveis poderiam ter acesso às datas e

conteúdos de provas e trabalhos e onde também poderiam ser postados os melhores trabalhos dos alunos, realizados com o apoio da infor- mática educacional. A experiência foi muito boa, pois estimulou os alunos a trabalharem nos temas das aulas com mais empenho para fazer do seu trabalho o melhor desenvolvido e vê-lo postado no blog. E a parte mantida por mim (professora) com as datas de provas e trabalhos foi um começo para evitar que os alunos deixassem de fazer as atividades por esquecerem ou por não estarem saben- do das entregas, quando faltavam à aula.

É uma maneira também dos responsáveis acompanharem as atividades do aluno. Além disso, o mais interessante foi que o meio vir- tual proporcionou um caminho para alguns alunos que eram muito tímidos ou que não costumavam participar em sala de aula tirarem suas dúvidas ou deixarem comentários. O pro- jeto ainda precisa ser aprimorado, ampliado e desenvolvido com mais tempo, mas já foi uma experiência gratificante”, destaca a educadora de Caçapava.

* naiana Kubota é Graduada em Pedagogia e atua na Empresa Planeta Educação em Caçapava, São Paulo.

As Redes Sociais como um Recurso para a Aprendizagem

(3)

Jacareí, 16 e 17 De JUlHo 2013 www.diariodejacarei.com.br 3

cidade

carolina Xavier

Jacareí irá construir seis novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nas regiões leste e oeste. Os recursos, na ordem de R$ 4,1 mi- lhões, são provenientes do Governo Federal e contem- plam, ainda, a reforma e ampliação de outras quatro unidades do município.

As comunidades do Par- que Imperial, Esperança e Jardim Emília (regiões oeste); Santo Antônio da Boa Vista, Nilo Máximo e Rio Comprido (regiões

Aprovado por unanimidade, projeto do vereador Rogério Ti- móteo (PRB) instituiu o atendi- mento prioritário às mulheres em situação de violência, através do desenvolvimento de ações de aten- dimento prioritário, especialmente de natureza médica, psicológica, jurídica e de assistência social, de modo interdisciplinar e inter- setorial. “Consideram-se mulheres em situação de violência aquelas que, independentemente de classe social, origem, região, estado civil, escolaridade, raça ou religião, são vítimas de abusos em todas as suas formas: psicológica, física, moral, patrimonial, sexual, tráfico”, diz o trecho do documento.

Outro projeto relevante, apre- sentado pelo vereador Edgard Sasaki (DEM) e aprovado por unanimidade pelo Legislativo, tornou obrigatória a instalação de lavatórios em restaurantes, lanchonetes, padarias, bares, sor- veterias e demais estabelecimentos similares.

Também de autoria do demo- crata, em conjunto com o vereador Valmir do Parque Meia-Lua (PSD)

está a proposta de redução da idade mínima de 65 para 60 anos para a concessão de gratuidade do transporte público urbano no município. Neste caso, apesar do apelo, a Comissão Permanente de Constituição e Justiça da Câmara julgou a medida inconstitucional, pois interferiria no contrato de concessão do transporte público municipal, sob a responsabilidade do Executivo.

Outro projeto de lei, de auto- ria dos vereadores Edgard Sasaki (DEM), Lucimar Ponciano (PSDB) e Valmir do Parque Meia-Lua (PSD), pretendia promover emenda à Lei Orgânica para implementar os prin- cípios da eficiência, da impessoali- dade e da moralidade no que diz res- peito ao preenchimento dos cargos considerados de livre provimento (cargos de confiança). Segundo a proposta, 50% dos cargos de direção e gerência deveriam ser preenchidos exclusivamente por servidores efe- tivos do quadro do município. Tais cargos seriam preenchidos por bra- sileiros e estrangeiros, escolhidos livremente, desde que cumprindo os requisitos de acessibilidade

fixados em lei e demonstrando possuir competência técnica, por título acadêmico, não inferior às funções do órgão ao qual serão vinculados e da exigência legal de capacitação dos servidores efetivos a eles subordinados.

Segundo Edgard Sasaki (DEM),

“existem inúmeras denúncias a respeito da existência de ocupan- tes de cargos em comissão sem a mínima condição técnica para o desempenho das funções do cargo, escolhidos simplesmente pela filiação partidária. Por isso a importância dessa alteração na lei”, disse o vereador.

Apesar da relevância, a emenda sequer foi finalizada, pois para que seja encaminhada para avaliação da Comissão de Constituição e Justiça, é ne- cessária a assinatura e o apoio de outros dois parlamentares, o que ainda não aconteceu.

“Infelizmente estamos com di- ficuldades para conseguir essas duas assinaturas, sem elas não o projeto não pode sequer ser encaminhado para a Comissão”, concluiu Sasaki.

Obra de ‘pronto-socorro’ segue em ritmo lento na região central

Moradores do entorno, nas proximidades da avenida Davi lino, questionam andamento; prefeitura descarta interrupção, mas confirma ‘morosidade’

Vista geral das obras de construção do novo pronto-socorro municipal carolina Xavier

Com tapumes que au- xiliam na segurança dos trabalhos, mas impedem uma visão mais definida do que ocorre em seu in- terior, as obras da UPA Central – Unidade de Pronto Atendimento, renomeada pela prefeitura como novo Pronto-Socorro Municipal seguem em ritmo lento.

Pelo menos é o que afirmam moradores das imediações da Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino (região cen- tral), no cruzamento com a Rua dos Ferroviários – local onde está sendo construída a unidade.

Uma das principais pro- messas de campanha do prefeito Hamilton Mota (PT), a unidade promete suprir parte da demanda do Pronto-Socorro da Santa Casa de Misericórdia.

O vendedor Rogério Go- mes, 42 anos, reclama que não consegue acompanhar a obra e questiona a Pre- feitura sobre o ‘sigilo’. “Na

DJ/iMageM

placa não tem dados sobre o tempo da obra e os mo- radores não conseguem ver absolutamente nada. O que será que eles querem escon- der? É uma benfeitoria para o povo, feita com dinheiro do povo. Moro bem perto, mas vejo pouco movimento das pessoas trabalhando ali”, declara.

A dona de casa Maria

das Graças Ramos, 63 anos, afirma que a obra está lenta e com poucos funcionários.

“Sinceramente, vejo pouca movimentação. Não posso afirmar que parou, mas está bem lenta. Quando será que a Prefeitura vai entregar esse postinho?”, indaga.

O Pronto-Socorro está sendo construído em uma área de 1.800 metros qua-

drados, com recursos pro- venientes do PAC2 (Pro- grama de Aceleração do Crescimento), do governo federal. Ao todo, foram des- tinados R$ 2,6 milhões para a construção, sendo que R$ 700 mil somente para a compra de equipamentos. A contrapartida da Prefeitura de Jacareí gira em torno de R$ 11 milhões.

A nova unidade integra o ‘modelo 3’ do Ministério da Saúde, que prevê uni- dades de 13 a 20 leitos de observação, seis médicos (clínicos gerais e pediatras) e atendimento de até 450 pacientes por dia, com cus- teio mensal de R$ 260 mil, sob responsabilidade do município.

O projeto original prevê recepção, salas de espera infantil e adulto, farmácia, leitos de observação de até 24 horas, dois leitos de emergência e laboratório.

Com a inauguração do Pronto-Socorro, a UPA In- fantil, na Avenida Senador Joaquim Miguel, também

no centro, deverá ser trans- formada em UBS Central 12 Horas.

CRONOGRAMA - O secre- tário de Saúde, Antônio de Paula Soares, confirmou que as obras ‘desaceleraram’, mas descartou qualquer interrupção. O motivo seria um trabalho específico no solo. “Pelo que o Dalton [se- cretário de Infraestrutura] ex- plicou, depois dos trabalhos de fundação e concretagem, foi necessário deixar o solo parado e, por isso, houve essa queda de serviço. Nos

próximos dias, o serviço será retomado normalmente”, justifica, reforçando, ainda, que as obras estão dentro do cronograma previsto.

A frente de trabalho con- ta com cerca de 20 homens, mas na tarde da última quin- ta-feira (11), a reportagem do Diário de Jacareí constatou a presença de apenas cinco trabalhadores.

As obras do Pronto-So- corro Municipal devem ser concluídas em julho de 2014, mas a inauguração não tem data prevista para acontecer.

Com verba federal, Jacareí construirá seis novas UBSs

a uBs do parque imperial (região oeste) será construída neste terreno de, aproximadamente, 500 m², na avenida João alves de oliveira (paralela à rua 29)

leste) serão beneficiadas com os novos postos de saúde. Todas as áreas onde serão construídas as unida- des já estão liberadas, mas ainda não se sabe quando as obras serão iniciadas.

“Os projetos básicos de todas elas estão prontos e aprovados, assim como a desapropriação das áreas. A União anunciou a liberação da verba, mas ainda não sabemos como será feita a liberação”, comenta o se- cretário de Saúde, Antônio de Paula Soares.

A prioridade do municí- pio é a construção da UBS do Parque Imperial, que atenderá a comunidade dos bairros Pedramar, Veraneio Ijal e Veraneio Irajá – re- giões distantes do cen- tro e que não possuem postos de saúde.

A unidade será cons-

truída em uma área de, aproximadamente, 500 metros quadrados, loca- lizada na Avenida João Alves de Oliveira (paralela à Rua 29). O projeto básico contempla recepção, salas de atendimento médico, odontológico, enfermagem, coleta de exames laborato- riais, vacinação, curativos, medicamentos, entre outros serviços. Atualmente, a UBS mais próxima é a do bairro Esperança.

Já a UBS do Esperança – localizada na Avenida Jorge Malaquias Pereira deixará de existir com a construção de um novo posto no bairro. “A UBS está no seu limite máximo, sem qualquer espaço de expansão e não comporta mais a demanda existen- te. Tivemos que escolher outro local, bem mais

amplo para construir uma nova unidade”, justifica o secretário.

Outra unidade que será substituída pela atual será a do bairro Rio Comprido (região leste).

REGIONAL - Com status de unidade ‘regional’, a UBS Nilo Máximo será construída na altura do bairro Colônia, em uma área de 650 metros qua- drados. Ela seguirá os moldes da UBS Santa Cruz dos Lázaros e fun- cionará por 12 horas/dia.

Além do atendimento am- bulatorial, com consultas agendadas, serão realiza- dos atendimentos em diver- sas áreas. “Ela dará suporte para as comunidades dos bairros Cidade Salvador, Vila Zezé e Jardim Paraíso”, completa. Soares.

DJ/iMageM

REFORMAS - Outras qua- tro UBSs de Jacareí serão reformadas com os recursos da União: Bandeira Branca (região oeste), Cidade Salvador (região leste), Parque Santo Antônio (região sul) e Pagador Andrade (região norte).

Com a construção das unidades, Jacareí passará a ter 22 UBSs. “Pelo que preconiza o Ministério da Saúde, temos unidades

suficientes para atender a demanda, mas o que atrapalha é a geografia;

onde elas estão instaladas.

Com as novas unidades, conseguiremos atender, praticamente, toda a cida- de”, finaliza.

O Ministério da Saúde recomenda a instalação de uma UBS em uma área de abrangência de 20 mil habitantes.

Mais da metade dos projetos de vereador é tema de homenagens

iriane leal/cMJ

Vereadores durante a sessão do dia 26 de junho que antece- deu o início do recesso parlamentar na câmara de Jacareí rodrigo Vieira e renata melo

Seis meses depois do iní- cio dos trabalhos da Câmara de Jacareí para a Legislatura 2013/2016, quase nada mudou em relação ao comportamento de outras Casas de Lei em todo o país, cuja rotina é apresen- tação de propostas que, em sua maioria, pouco tem a ver com os verdadeiros anseios da população. De um total de 26 projetos de lei originários dos vereadores, 15 estão relaciona- dos a temas como homenagens, denominação de ruas, soleni- dades, diplomação, regimento interno e administrativo; datas comemorativas, entre outros.

O número representa um per- centual de 57,69% do total de projetos apresentados pelos parlamentares.

De janeiro a junho, o ple- nário da Câmara discutiu 56 projetos, sendo 49 aprovados, em sua maioria, por unanimida- de dos votos dos parlamentares.

Destes, 18 são de autoria do prefeito Hamilton Mota (PT), número que representou 37%

dos projetos aprovados. Os 26 restantes foram de iniciativa dos próprios parlamentares.

Em relação aos projetos

do Executivo, constam como principais as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária para o exercício de 2014 e o pedido de autori- zação para alteração do Plano Diretor de Ordenamento Terri- torial do Município.

Entre outras propostas de autoria do prefeito estão a auto- rização do poder executivo para a concessão de parcelamento específico para débitos relativos à taxa de limpeza pública e remoção de lixo domiciliar e a concessão de crédito adicional para os programas habitacionais do Governo Federal no municí- pio, entre outros.

Durante o período, também

foram realizadas quatro sessões solenes para concessão de Títulos de Cidadão, diplo- mação de Mulher Cidadã e homenagem ao Corpo de Bombeiros. Apesar de re- jeitado, com quatro votos contrários, três favoráveis e cinco abstenções, um projeto de lei, de autoria do vereador Itamar Alves (PDT), pretendia instituir o Dia Municipal da Exaltação da Raça Humana.

De acordo com o autor do projeto, o objetivo era mos- trar para a sociedade que a raça humana é uma só. “No contexto geral, a raça é uma só. O que difere são as etnias”, explicou Itamar.

Trabalhos relevantes

(4)

Jacareí, 16 e 17 De JUlHo 2013

4 www.diariodejacarei.com.br

esporTes

economia

O time de futsal feminino de Jacareí foi campeão invicto dos Jogos Regionais de Cara- guatatuba 2013, encerrados no último fim de semana. As meninas venceram na final a forte equipe de São José dos Campos, tida como favorita ao título, por 3 a 1.

O jogo foi no sábado (13), último dia da competição, que está em sua 57ª edição e que reuniu milhares de atletas de 42 cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Manti- queira e algumas da Grande São Paulo. Destas 42 cidades, que compõem a segunda re- gião esportiva do Estado de São Paulo, nove disputaram

Futsal feminino é campeão invicto dos Jogos Regionais

a vitória diante de são José dos campos, por 3 a 1, foi no sábado (13), último dia da competição, que está em sua 57ª edição e que reuniu milhares de atletas da região

a Primeira Divisão, incluindo Jacareí, e as 33 restantes são as da Segunda Divisão. A disputa começou no último dia 3 e a cerimônia de encerramento foi domingo (14).

Na classificação geral da Primeira Divisão Jacareí ficou com o troféu de terceiro lugar, tendo somado 260 pontos. São José dos Campos foi a campeã, com 343, e Mogi das Cruzes a vice-campeã, com 281 pontos (veja box nesta página). Jacareí repetiu a melhor classificação já obtida na história de sua participação nos Jogos Regio- nais, que foi a do ano 2000, quando o município sediou a 44ª edição do evento.

Com esse resultado a cida- de classificou todas as 24 mo- dalidades que disputou para a Primeira Divisão dos Jogos Abertos do Interior, que serão no final do ano, entre outubro e novembro, em Mogi das Cruzes. Em 2012, Jacareí ficou na quinta posição dos Jogos Regionais, tendo somado 235

pontos; em 2011 a cidade foi a sexta colocada, com 237 pon- tos e em 2010 ficou em quinto lugar, com 217 pontos.

Além do futsal feminino, Jacareí foi campeã também no basquete masculino e no biribol. Os troféus de pra- ta vieram com o basquete feminino, bocha, ciclismo feminino, ginástica artística feminina e masculina; vô- lei masculino e feminino e vôlei de praia masculino.

As equipes de capoeira mas- culina e feminina, ciclismo masculino, damas, ginástica rítmica feminina, handebol feminino, judô masculino e feminino, tênis de mesa masculino e feminino; vôlei de praia feminino e xadrez masculino e feminino con- quistaram o bronze.

A diretora Sandra Valéria de Moraes Lopes, da Secreta- ria de Esportes e Recreação, acompanhou a delegação jacareiense, composta por quase 500 pessoas, entre

atletas, técnicos, dirigentes e pessoal de apoio. Ela co- memora o bom desempenho da cidade.“Todas as equipes demonstraram muita garra e estão de parabéns, indepen- dentemente da classificação de cada modalidade. Numa competição variada, como os Regionais, a regularidade conta muito e cada ponto é importante, mesmo os das modalidades classificadas em quarto lugar ou abaixo, já que somam pontos as equi- pes que ficarem do primeiro ao oitavo lugares”.

O secretário de Esportes e Recreação, Laodir Suzi- gan, também parabenizou a delegação. “Foi sem dúvida uma vitória para o esporte de Jacareí, que vem mostrando evolução ao longo dos últimos anos”, disse. “Cumprimentos a todos também pelo clima saudável de confraternização vivido no nosso alojamento ao longo desses dez dias de convivência”, concluiu.

Tênis de mesa permanece entre os melhores em 2013

mesatenistas de Jacareí que participaram dos Jogos regionais, em caraguatatuba. À direita (em pé), o técnico Waldemir Júnior

DivUlgação

As equipes masculina e fe- minina do Clube Tênis de Mesa de Jacareí terminaram sua parti- cipação nos Jogos Regionais de Caraguatatuba, conquistando a terceira colocação. A posição foi a mesma alcançada pelo muni- cípio na classificação geral, pela primeira vez na história, que lhe valeu, também, a ascensão para a Primeira Divisão dos Jogos Abertos do Interior.

Na modalidade tênis de mesa a classificação final ocorre pela soma das disputas de du- plas, individuais e por equipes.

A mais importante são as dispu- tas por equipe, onde a pontuação é dobrada. A equipe de Jacareí, formada por Milton Cardoso, Allex Sakata, Edvelton Xavier, Jeferson Bento e Brandon Faus- tino, superou o forte grupo de Suzano na semifinal e disputou a decisão do torneio com São José dos Campos, onde foi derrotada.

“Estou muito contente com o nosso desempenho. Sempre jogamos na categoria sub-21 e com a mudança de regulamento, tivemos que enfrentar atletas adultos, como os de Suzano,

que já foram da Seleção Brasi- leira. Contra São José não deu, pois formaram uma grande equipe adulta, com atletas que vieram de outras cidades, mas fomos bem e só perdemos para eles”, disse o técnico Waldemir Júnior.

A equipe masculina do CTM foi medalha de prata por equipes, bronze no individual, com Milton Cardoso, e quarta colocada no torneio de duplas, ficando com o troféu de tercei- ro colocado no geral.

FEMININO - Pelo feminino, a

equipe de Jacareí, formada por Sara Vicentin, Laís Toma, Júlia Cencio, também terminou na terceira colocação. Com a medalha de bronze em equipes e bronze nas duplas, as meninas ficaram atrás de São José dos Campos e Mogi das Cruzes.

JOGOS ABERTOS DO IN- TERIOR - Ambas as equipes conquistaram a classificação para os Jogos Abertos do Interior, que acontecerão em novembro, na cidade de Mogi das Cruzes.

camila maciel agência Brasil

A quantidade de pessoas que buscou crédito no país cresceu 4,6% em junho, segundo levantamento di- vulgado, na segunda-feira (15), pela empresa de con- sultoria Serasa Experian.

Na última apuração, a de- manda recuou 4,8%. No acumulado do primeiro semestre do ano, a alta é de 6,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

Na avaliação por faixa de renda, a maior procura ocorreu entre consumido- res que ganham de R$ 500 a R$ 1 mil, por mês, com alta de 5,4%. Em seguida, está o grupo de pessoas com renda mensal de até R$ 500, que teve elevação de 5,3%. A busca por crédi- to na faixa salarial entre R$

1 mil e R$ 2 mil subiu 4,3%

e na faixa entre R$ 2 mil e R$ 5 mil, 3,4%. Apesar de menores, também houve acréscimo na demanda por crédito entre pessoas que ganham de R$ 5 mil a R$

10 mil – 2,6% - e mais de R$ 10 mil - 2,3%.

Na análise por região, o Sul teve a maior alta, com um aumento de 7,3% na demanda por crédito em junho, seguido pelo Norte, com 6,8%. Também houve elevação no Sudeste – 5,2%

- e no Nordeste - 2,4%. A única região que registrou queda no indicador foi o Centro-Oeste, uma retração de 0,6%. No acumulado do ano, o ranking é liderado pela região Norte, com 15,7% de incremento na busca por crédito.

Número de famílias endividadas cai, mas volume aumenta no país

com aumento de 15%, a capital paulista apresenta o maior volume de dívidas com 3,6 bilhões

Em sua terceira edição, a Radiografia do Endividamen- to das Famílias Brasileiras, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), mos- trou que na média das capitais brasileiras houve um recuo no número de famílias endi- vidadas: em 2011 o número era de 62% e, em 2012, de 59%, a mesma porcentagem de endividamento registrada em 2010. Mesmo com o menor porcentual de famílias endividadas (na comparação 2012/2011), o valor dessas dívidas cresceu, em função do aumento do volume de empréstimos concedidos em 2012. Os dados comparati- vos de 2010, 2011 e 2012 têm como fontes o IBGE e a CNC.

O valor total da dívida das famílias obteve um aumento real de R$ 346 milhões, e passou de R$ 15,9 bilhões em 2011 para R$ 16,2 bilhões em 2012. Como resultado, o valor médio real da dívida mensal das famílias (nível nacional) também obteve um aumento de 7,6% em 2012, e passou de R$ 1.812 para R$ 1.950. Os índices de inadimplência das famílias e o de comprometimento de renda média mensal familiar se mantiveram praticamen- te estáveis entre 2011 e 2012. No indicador “contas em atraso das famílias”, a oscilação foi de 23% em 2011 para 22% em 2012.

E a taxa de renda compro- metida com o pagamento de dívidas se manteve em torno de 30%, porcentual

considerado adequado.

AUMENTO DA DÍVIDA EM SÃO PAULO - A capital pau- lista, com a maior população nacional, detém também o maior volume de dívidas. Em 2012, na média mensal, o total de dívidas das famílias alcançou R$ 3,6 bilhões, um aumento de 15% em relação a 2011. O crescimento foi expressivo em relação ao aumento de 2% registrado no período 2010/2011. Apesar do expressivo volume (R$ 3,6 bilhões), Palmas (capital do Tocantins) foi a cidade que obteve a maior variação na- cional, com um crescimento de 43% do total das dívidas das famílias, alcançando um total de dívidas de R$ 59 milhões. Aliás, a soma dos totais das dívidas médias das cinco capitais com menor vo- lume de dívidas (Porto Velho, Macapá, Rio Branco, Palmas e Boa Vista) foi de apenas R$

333,5 milhões/mês, ou seja, 9% do valor registrado na capital paulista.

Outro destaque da região Sudeste foi a capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, que apresentou a maior taxa de va- riação, um aumento de 31%, no indicador das famílias com contas atrasadas no período 2011/2012. No ranking das cinco maiores variações, São Paulo está em segundo lugar, com um aumento de 26%

no número de famílias com pagamento de dívidas em atraso. Completam a lista três capitais da região Nordeste:

Maceió (22%), Vitória (7%) e Aracaju (6%). A taxa média nas capitais brasileiras aponta

Em 2012, na média mensal, o total de dívidas das famílias alcançou r$ 3,6 bilhões, um aumento de 15% em relação a 2011

redução de 5% no número de famílias inadimplentes no País. Belo Horizonte e Florianópolis lideram a lista das cinco cidades com menor comprometimento mensal da renda com pagamento de dívida, 28%. O número fica próximo da média nacional, que é de 30%. As outras ca- pitais do Sudeste não fogem do padrão: São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória apresentaram taxa de 29% de comprometi- mento.

Em relação ao valor da dívida por família, na região Sudeste, duas capitais, Vitória e Belo Horizonte, estão entre

os cinco maiores valores mé- dios (em reais). A capital capi- xaba apresentou uma parcela mensal de R$ 2.499 de com- prometimento da renda com a dívida (em 2011 a parcela foi de R$ 2.329), e a capital mi- neira apresentou uma parcela mensal de R$ 2.476 (em 2011 a parcela foi de R$ 2.302).

Florianópolis lidera o ranking, com R$ 2.505 (R$ 2.228, em 2011). As outras capitais do Sudeste apresentam valores próximos à média do total das capitais brasileiras, de R$

1.950 (em 2011 o valor foi de R$ 1.812): São Paulo com R$

2.003 (R$ 1.897, em 2011) e

Rio de Janeiro com R$ 2.115 (em 2011, R$ 2.072).

A Assessoria Técnica da FecomercioSP ressalta que apesar de estável - mercado de famílias tomadoras de crédito em torno de 60% do total, res- paldo de renda e de emprego;

e fatores de confiança para expansão de dívidas, para novas compras ou para quitar antigas -, o sistema pode se tornar vulnerável diante de cenários imprevistos de infla- ção, como em 2012, quando houve uma imposição da redução de consumo e uma elevação do valor das dívidas em atraso.

DivUlgação

Cresce

quantidade de pessoas que buscou por crédito, aponta Serasa

a diretora de esportes sandra Valéria ao lado das atletas rafaela lima (à esquerda) e Valéria

arqUivo Pessoal

Referências

Documentos relacionados

Este ap´ os fazer a consulta ` a base de dados e carregar toda a informa¸ c˜ ao necess´ aria para o preenchimento da tabela envia-a para o Portal de Gest˜ ao onde a interface

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

I, Seltan Segued, emperor of Ethiopia, believe and profess that Saint Peter, prince of the Apostles was nominated head of the Christian Church by Christ our Lord, who bestowed

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em