• Nenhum resultado encontrado

Superação dos obstáculos sobre três rodas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Superação dos obstáculos sobre três rodas"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ANO XVI - Nº 4.292 MONTES CLAROS, segunda e terça-feira, 20 e 21 de dezembro de 2021

No palco, a

magia do Natal

Ministério da Saúde anunciou que mais uma dose contra a Covid-19 será aplicada em imunossuprimidos a partir de 18 anos. A me- dida é uma tentativa de ampliar a resposta imu- ne desse público. Também foi reduzido interva- lo da 2ª para 3ª dose.PÁGINA 3

Alunos do Colégio Ímpar dãoum showna festa de encerramento do ano letivo em Montes Claros. Pe- queninosdaeducação infantilencantam paisecon- vidados com apresentação cheia de luz e música. Já as turmas do ensino fundamental soltaram a voz em uma Cantata de Natal para celebrar mais um ano de vitórias.PÁGINA 6

Ômicron exige quarta dose

O jovem montes-clarense Luiz Gustavo encon- trou na handbike a fórmula para ter mais qualida- de de vida e ultrapassar as dificuldades após ficar paraplégico em um acidente de trânsito. Ele já su- biu ao pódio em vários campeonatos disputados e alimenta um sonho: participar de uma paraolim- píada representando o Brasil.PÁGINA 8

Pais relatam demora de até sete horas para que os filhos possam ser atendidos nas unidades de saúde de Montes Claros. Situação crítica já se arrasta há vá-

rias semanas e foi levada à tona por ação dos médicos da Santa Casa, que denunciaram condições precá- rias de trabalho. Quadro levou a Justiça a determinar

que a instituição contrate pediatra para atendimen- to exclusivo pelo SUS. Município alega aumento da demanda por surto de virose.PÁGINA 4

Superação dos obstáculos

sobre três rodas

Sem pediatra, espera é longa nos hospitais

COLUNAESPLANADA-LeandroMazzini ..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

.. página2

PRETONOBRANCO-AldeciXavier

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

.. página3

CONVERSAINTELIGENTE-WillNunes ..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

.. página5

SOCIAL-GiuMartins

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

.. página10

CICLISMO COM AS MÃOS- Modalidade é voltada para pessoas com deficiência nas pernas e coluna

ENCANTAMENTO- Crianças levam toda a pureza e alegria que cercam o clima de Natal para a festa do Ímpar uCOLUNAS

PÁGINA 9 Galo virou o time a ser batido: pelos títulos que faturou e desempenho diante dos principais rivais na próxima temporada

FOTOS ASCOM COLÉGIO ÍMPAR/DIVULGAÇÃO

REDES SOCIAIS FACEBOOK CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO/DIVULGAÇÃO

(2)

LIMPA NA SALA

O ex-AGU quer saber onde pisa. Pediu varredu- ra antigrampo no futuro gabinete na Corte. O STF já flagrou escuta ambiental desativada no gabinete de Luís Barroso.

POUCAS E GUERREIRAS

Da tropa de 240 militares norte-americanos no treinamento CORE21 no interior paulista, en- cerrado na quinta, só quatro eram mulheres – menos de 2% do contingente.

TEMER QUER VOLTAR

A senadora Simone Tebet é só um potencial nome no MDB. Mas quem manda, Michel Te- mer, já se coloca discreto como um vice do parti- do à disposição de pré-candidatos.

PACOTÃO...

Vai mal a Legislatura. São 59 as denúncias con- tra mandatários nos conselhos de Ética da Câ- mara (33) e Senado (26). Na Casa Alta, os alvos são Jorge Kajuru, Flávio Bolsonaro, Davi Alco- lumbre, Styvenson Valetim, Randolfe Rodri- gues, Cid Gomes, Jayme Campos, Chico Rodri- gues, Humberto Costa, Paulo Rocha, Luis Car- los Heinze.

...DA ÉTICA

Já na Câmara, as representações são contra Luís Miranda, Ricardo Barros, Diego Garcia, Daniel Silveira, Flordelis (Cassada), Bibo Nunes, Filipe Barros, Alê Silva, Carlos Jordy, Carla Zambelli, Coronel Tadeu, Eduardo Bolsonaro, Glauber Braga, André Janones, Maria do Rosário, Edmil- son Rodrigues, José Medeiros, Boca Aberta.

ATÉ LEVY

A autofagia é tanta no PRTB que sobrou até para o falecido Levy Fidelix. O edital de convo- cação para assembleia do sábado cita que a maioria dos 28 fundadores endossou a reunião.

Trecho aponta que estão aptos a votar os regula- rizados, “excetuando-se os falecidos e não filia- dos”. Claro, claro.

(E)ITA!

A família Cola, do falecido Camilo, não tem na- da a ver com a ITA Linhas Aéreas, braço da Viação Itapemirim. Ela briga na Justiça para retomar o controle da empresa. A crise da aérea tem nome: Sidnei Piva, que comprou o grupo em recuperação judicial.

PORTAS ABERTAS

A Anvisa é uma piada. Não tem fiscais para aeroportos. Pode passar um elefante na imigra- ção e ninguém pergunta por que. Há duas sema- nas a Coluna solicita contingente de fiscais e como é a triagem no desembarque de cinco ae- roportos internacionais. A assessoria alega al- ta demanda e preparativos para a vigência do passaporte de vacina.

REZA FORTE

O senador Luiz do Carmo (MDB-GO) comprou uma briga com a Igreja em Goiás. Sugeriu renomear o Aeroporto Santa Genoveva para Íris Resende, o fa- lecido amigo ex-governador. O arcebispo Washing- ton Cruz, mesmo de saída do cargo, já bateu pé.

ATENÇÃO, PASSAGEIROS

Se o leitor reclama de rodoviárias do país, é porque não conhece o Aeroporto de Porto Seguro, que pare- ce uma: pouco espaço para circulação, sem ar-con- dicionado no saguão e parece uma galeria de lojas.

GAROTINHO, A VOLTA

O jornalista e publicitário Mario Marques é o novo marqueteiro do ex-governador Anthony Garotinho, que disputará a Câmara dos Deputa- dos. Pesquisas encomendadas indicam, ainda, que Garotinho tem potencial de votos para vol- tar ao Palácio Guanabara.

Aprendizadoe diversão,por quenão? Esqueça todos os conceitos antiquados sobre educação. O ensino atual é inovador, divertido e gostoso graças ao uso de ferramentas on-line que podem tornar o aprendizado em um grande prazer.

Durante muito tempo era comum observar que a relação dos alunos com o conhecimento foi pauta- da no temor. O medo de não compreender, não conseguir acompanhar os colegas, não ser capaz de seguir em frente. O aluno tinha de se medir por uma régua que, na maioria das vezes, era extrema- mente difícil. Isso fez com que muitos nutrissem um sentimento negativo por determinadas ativida- des ou áreas de conhecimento, criando uma ideia de que o processo de ensino também tem que obri- gatoriamente ter um caráter complicado.

Issofezcomqueamaioriadaspessoasnãoenxergas- se o aprendizado como algo prazeroso. Já que é cultu- ralencararesseprocessocomoumdesafio,necessário, mas muito difícil para uma pessoa comum; de acordo com o senso comum, aprender só é fácil para quem é dotado de uma “inteligência acima da média”.

Muito por esses motivos que iniciativas de ensino atualmente trabalham para abrir os olhos de quem tem medo de aprender! Mostrar o caminho divertido, ousado, recompensador, explicar o ensino indolor.

Sem ansiedade ou excludente. O ensino é para qual- quer pessoa. É neste momento que o ensino on-line se destaca.Amodalidadesetornaprotagonistanessepro- cessodelibertaçãoaquemaindatemreceioemapren- deralgo novo. Afinal, ele une a tecnologia, a qual todos nósestamosimersosdiariamente,comoaprendizado.

O uso de recursos modernos durante o processo de ensino é capaz de verdadeiras maravilhas, algu- mas metodologias são tão fluidas que o aluno nem nota que está adquirindo conhecimento enquanto acompanha um conteúdo. Assim, o ensino on-line oferece um conteúdo de qualidade igual ou superior ao ensino presencial.

Paraatingiroobjetivofinalmuitascoisassãoválidas taiscomomúsicas,vídeos,áudios,histórias,jogos,brin- cadeiras, premiações. Engana-se quem acha que isso traz confusão, é o poder de escolha do aluno, a liberda- de de decidir qual o caminho para o seu aprendizado, quetorna tudo issomais divertido ainda.Até mesmo o contato com alunos e professores é diferenciado, ime- diatoefacilitado,noon-lineoalunoestáaumcliquede distância das respostas às suas dificuldades.

Marcus Lemos é é CEO e fundador da Nubbi e Multiplique Resultados

reportagem@colunaesplanada.com.br

O malhete e a Bíblia

Com Walmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

Novo ministro do Supremo Tribunal Federal, o advogado André Mendonça será pioneiro na Corte numa aparição pública esporádica que pode lhe deixar mais à vitrine (e em risco de suspeição) que os colegas de toga. Pastor da Igreja Presbiteriana, Mendonça não vai abrir mão de pregações em cultos – no seu e em outros templos neopentecostais. Os convites já surgem. Um amigo próximo, o deputado Sóstenes Cavalcan- te (fiel escudeiro do padrinho de indicação, Pr. Silas Malafaia), garante que o ministro vai se policiar. “Ele não vai deixar de ser pastor. O ministro atuará com maturidade no STF, em palestras e cultos. Evidentemen- te, não vai abordar assuntos que estejam em sua mesa”. A conferir.

A ‘diversão’

também ensina

DE MINAS

O NORTE

EXPEDIENTE

O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER www.onorte.net

Uma publicação da Indyugraf

CNPJ 41.833.591/0001-65

Gerente Administrativa:

Daniela Mello

daniela.mello@funorte.edu.br

Editora:

Janaina Fonseca

Coordenação de redação:

Adriana Queiroz (38) 98428-9079

Departamento Comercial:

Rodrigo Cheiricatti (31) 3236-8001 (31) 98884-6999 (38) 3221-7215 comercial@onorte.net Relacionamento com o assinante:

(31) 3236-8033

As criações intelectuais publicadas neste exemplar não podem ser utilizadas, reproduzidas, estocadas em banco de dados ou processo similar em qualquer forma ou meio mecânico, eletrônico, microfilmagem, fotocópia, gravação etc, sem autorização escrita dos titulares dos direitos autorais. Os textos das colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Fale com a redação:

jornalismo@onorte.net Telefone: (38) 3221-7215 Endereço:

Rua Justino Câmara, 03 - Centro Montes Claros/MG - f/jornalonorte

(3)

PRETO NO BRANCO

Risco da Ômicron impõe 4ª dose a

imunossuprimidos

I - Imunodeficiência primária grave II - Quimioterapia para câncer

III - Transplantados de órgão sólido ou de células tronco-hematopoiéticas (TCTH) que fazem uso de drogas imunossupressoras

IV - Pessoas vivendo com HIV/Aids

V - Uso de corticoides em doses =20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por =14 dias VI - Uso de drogas modificadoras da resposta imune

VII - Portadores de doenças autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias

VIII - Pacientes em hemodiálise

IX - Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

Saúde

Orientação foi divulgada ontem pelo Ministério da Saúde, que reduziu intervalo entre 2ª e 3ª doses

u Seacreditássemosmenosnosdiscursosdedetermi-

nadospolíticoseavaliassem suasações, certamente teríamos um Congresso que de fato falasse a lingua- gem da população. Um exemplo claro foi a votação na sexta-feira (17), quando deputados e senadores derrubaramovetodopresidenteBolsonaro,quebar- ravao valorestipulado para o FundoEleitoral. Agora estãoautorizadosagastaratéR$5,7bilhõesnaselei- çõesde2022.Ovalorpermitiráquedeterminadosde- putadosrecebamatémaisdeR$10milhõesparagas- tarem em suas campanhas.

Veto da indignação

Comooeleitornãotemohábitodequestionardepu- tados sobre suas ações, preferindo acreditar apenas nas migalhas oriundas de emendas que distribuem, ounosdiscursostendenciosos,passoudespercebida aformacomovotaramosdeputadosvotadosnoNor- te de Minas que, olhando apenas para o umbigo, fo- ramfavoráveisàderrubadadovetodopresidenteBol- sonaro garantindo que possam usar até R$ 5,7 bi- lhões nas eleições. Para não ser injusto, dos deputa- dos votados na região, apenas Eros Biondini (PROS), IgorImo(Podemos)eJúlioDelgado(PSB)votarampe- lamanutençãodoveto.Aliás,gostariaqueosdeputa- dos que se dizem nossos representantes que expli- quem o posicionamento.

Fundo da imoralidade

A exemplo do que acontece com a maioria dos candidatos a vereador, sou de opinião de que di- nheiropúbliconãodeveriaserutilizadoparaban- car candidaturas. Os interessados em participar da disputa deveriam bancar os próprios custos.

Quando das eleições municipais, como os recur- sossãoinsuficientesparabancartodasascampa- nhas de prefeitos e vereadores, apenas meia dú- zia de escolhidos conseguem a “ajuda”, que nor- malmente são indicações de deputados federais.

Aliás, o mais coerente é que, ao invés de Fundo Eleitoral,deveriase chamar “fundo davergonha”.

Legado de Virgílio

Já há algum tempo comentamos neste espaço que o deputado estadual Virgílio Guimarães (PT) não disputaria a reeleição, inclusive chegou a ser cogitado o deputado Paulo Guedes (PT) retornan- do à disputa por vaga na Assembleia, o que so- mente não acontecerá em decorrência da candi- datura de Lula. Aproveitando a onda, em Porteiri- nha,ogrupodeSilvaneiBatista(PSB)jáestádivul- gando a informação afirmando que agora a do- bradinha no município é entre o ex-prefeito e o deputado Paulo Guedes. Aliás, a conversa é de que Silvanei vai mesmo buscar abrigo no PT.

Em Porteirinha

O ex-prefeito de Porteirinha Alonso Reis (PT), que é sabido não navega já há algum tempo na embarcação de Silvanei Batista (PSB), já avisou que se o ex-prefeito insistir em filiar no PT, ele será candidato a deputado estadual, para dividir os votos daquele município.

Quem se encaixa no grupo de imunossuprimidos

Fundo da hipocrisia

uSAIBA MAIS

EFICÁCIA – Vacina da Pfizer tem sido a mais indicada para a dose de reforço

Aldeci Xavier aldecixavier@gmail.com

Da Redação*

Preocupado com o aumento da circu- lação da variante Ômicron no país, o Ministério da Saú- de anunciou duas mudanças no pro- cesso de vacinação dos brasileiros. A partir de agora, o in- tervalo de aplica- ção entre a segunda e a terceira doses contra a Covid-19 passa a ser de qua- tro meses. Além dis- so, imunossuprimi- dos a partir de 18 a n o s v ã o r e c e b e r uma quarta dose.

As mudanças va- lem a partir desta segunda-feira (20).

A redução do inter- valo da dose de re- forço para os maio- res de 18 anos já ha- via sido adotada pe- lo governo de Mi- n a s , n a s e m a n a passada. Agora, a regra é válida para todo o país.

Já a aplicação de uma quarta dose nos imunossuprimidos é u m a t e n t a t i v a , s e - gundo o Ministério da Saúde, de ampliar a resposta imune des- se público.

Segundo orientações dapasta,estãoaptospa- ra vacinação os imu- nossuprimidos a partir dos 18 anos que já rece- beram as três aplica- ções do esquema vaci- nal (duas doses e um re- forço).Aquartadosede- verá ser aplicada após quatro meses da tercei- ra.

Outra justificativa do órgão para a ado- ção da nova medida é o surgimento da va- riante Ômicron do coronavírus, com ca-

sos já confirmados no Brasil.

A p a s t a c o n s i d e r a também que o avanço da vacinação no país re- duziu de maneira signi- ficativa a ocorrência de casos graves e óbitos pe- la Covid-19.

Segundo o ministro d a S a ú d e , M a r c e l o Queiroga, a dose de re- forço é importante pa- ra dificultar a circula- ção de novas variantes no país.

IMUNIZANTE

A orientação é que a dose de reforço seja feita com o imunizan- te do consórcio Pfizer- BioNTech. A preferên- cia é para essa marca, mas os imunizantes d a J a n s s e n e d a Oxford-AstraZeneca também poderão ser utilizados, a depender da disponibilidade.

Na sexta-feira (17), o Ministério da Saúde di- vulgou resultado de es-

tudo realizado pela Uni- versidade de Oxford, do Reino Unido, sobre a eficácia das diferentes marcas para a aplica- ção da dose de reforço.

Segundo as análises realizadas por pesqui- sadores que participa- ram da pesquisa, a vaci- na da Pfizer-BioNTech pode ampliar em até 175 vezes a quantidade de anticorpos de uma pessoa, o maior índice entre as marcas utiliza- das no Brasil.

MONTES CLAROS Dezoito unidades de saúde de Montes Claros estão com estoque dis- ponível da vacina Jans- sen para aplicação da segunda dose, confor- me nova orientação do Ministério da Saúde.

A cidade recebeu nova remessa nesta segunda- feira. Antes de se dirigir a uma unidade de saú- de, confira se ela foi con- templada com o imuni- zante. Os locais atendi- dos estão listados nas re- des sociais da Prefeitu- ra de Montes Claros.

*Com Agência Brasil Jornalista, articulista, analista político e empresarial

GEOVANA ALBUQUERQUE/AGÊNCIA SAÚDE DF

(4)

Márcia Vieira

Repórter

A falta de pediatras nas unidades de saúde de Montes Claros tem exposto pais e filhos a uma longa espera e até mesmoaficarsematen- dimento. As reclama- çõesnãoparam decres- cer e se referem tanto aos hospitais quanto às unidades básicas de saúde dos bairros.

A falta desses profis- sionais nos plantões vem acompanhada de alta na demanda nas últimas semanas, pro- vocada por um surto de virose e problemas respiratórios.

A engenheira B.L.

t e m v i v i d o a s consequências dessa dificuldade de aten- dimento. Ao buscar a Santa Casa duran- te a madrugada de ontem para atendi- mento da filha, de 5 meses, chegou a ser direcionada para a ala Covid.

“Preferi voltar para casa e esperar o dia cla- rear para levar a uma pediatra particular.

Não vou colocar mi- nha filha na ala da Co- vid correndo o risco de sair de lá com um pro- blema maior. Eles se- quer trocaram o len- çol do atendimento an- terior, que estava sujo de sangue. Disseram que não tinha mate- rial”, relata a mãe.

A situação também é crítica no Hospital Uni-

versitário Clemente de Fa- ria (HUCF). No último fi- nal de semana, uma mãe gravouumvídeoquecircu- lou na internet, reclaman- dodoatendimentonohos- pital. “Estou aqui há sete horas aguardando atendi- mento. É desumano. É uma humilhação”, disse a mulher com a filha recém- nascida nos braços.

O Hospital Universitá- rio emitiu nota comuni- cando que, no final de se- mana (18 e 19 de dezem- bro), foi o único hospital a ter escala em pediatria, o que ocasionou maior so- brecarga no sistema e de- mora no atendimento.

“Neste momento, no Pronto-Socorro do HUCF, há 38 pacientes interna- dos, e nossa capacidade instalada é de apenas 21.

Ainda há oito pacientes em observação, totalizan- do 46, sendo 19 pediátri- cos, quatro ortopédicos, 18 clínicos e cinco cirúrgicos.

Duas puérperas aguar- damvagas paraamaterni- dade e um recém-nascido aguarda vaga para Unida- de de Cuidados Interme- diários”, informou o HU.

JUSTIÇA

O quadro crítico des- sa especialidade já ha- via sido mostrado no mês passado, quando o advogado Igor Ra- fael de Matos, repre- sentando os pediatras da Santa Casa, enviou uma carta aberta à po- pulação comunican- do que os profissio- nais não seriam res- ponsáveis pelas diver-

sas ocorrências.

O documento mostrava que os médicos estariam sendo submetidos a cir- cunstâncias de trabalho inadequadas dentro do hospital. Em razão das di- versas notificações e da apuração do Ministério Público, o juiz Francisco Lacerda,daVaradeFazen- da Pública, determinou que a Santa Casa mante- nha ao menos um pedia- tra disponível para atendi- mento pelo SUS 24 horas por dia durante sete dias da semana.

Segundo a determina- ção do juiz, o profissional fica proibido de atender pacientes privados ou da saúde complementar en- quanto estiver no plantão.

Caso a decisão não seja cumprida, o hospital terá de pagar multa diária de R$ 5 mil.

Até o fechamento des- ta edição, a Santa Casa não se pronunciou so- bre o assunto.

Falta de pediatras expõe crianças a longa espera

Pais reclamam que aguardam por horas ou voltam para casa sem atendimento

u

DIVULGAÇÃO

SOBRECARGA- Surto de viroses nas últimas semanas aumentou a demanda

Alta na demanda

A situação também tem se repetido na Uni- dade de Pronto-Atendi- mento (UPA) Chiqui- nho Guimarães. Fo- ram várias as reclama- ções quanto à demora no atendimento, que chegou a nove horas de espera.

Em entrevista à TV local, a secretária Mu- nicipal de Saúde, Dul- ce Pimenta, informou

que a unidade mantém dois pediatras por plan- tão, entretanto, a alta de- manda tem impactado no atendimento.

“Noshorários depico co- locamos até três pediatras para atender essa grande demanda. Mas chegam lá 60 crianças. A UPA está sim com sobrecarga”, dis- se a secretária, orientando os pais a levarem as crian- ças primeiro às portas de

entrada da rede pública, que são as unidades bási- cas de saúde nos bairros.

Dulce alega que, embora as equipes de saúde da fa- mília não possuam pedia- tra, os profissionais estão aptos a avaliar as crianças e encaminhá-las à UPA ou ao hospital em casos mais graves.

CONTRATAÇÃO

A secretária de Saúde

disse ainda que desde setembro houve a con- tratação de profissio- n a i s p a r a r e f o r ç a r o atendimento nas unida- des municipais.

Quanto à falta de pedia- tras em outros hospitais, o que acaba por sobrecar- regar a UPA, Dulce Pi- menta afirmou que essas unidades de saúde já fo- ram notificadas a contra- tar profissionais.

(5)

CONVERSA INTELIGENTE

Salário mínimo sem ganho real em 2022

Economia

Orçamento prevê remuneração de R$ 1.210, apenas com reposição da inflação deste ano

u

R$ 2,8 BILHÕES- Relator do Orçamento barrou reajuste para servidores

Enquanto falta comida na mesa dos necessita- dos, pessoas carentes de uma cesta básica, o Restaurante Popular está fechado há mais de cinco anos, exemplo do abandono de políticas sociais do governo do prefeito ausente de Mon- tes Claros, Humberto Souto. Nem de longe lem- bra quando funcionava oferecendo, diariamen- te, 1.500 refeições a R$ 1. Hoje, enquanto a misé- ria aumenta no município, famílias carentes, de- sempregados, abandonados vivem à margem de políticas públicas eficientes. O lugar serve de abrigo para pedintes, alcoólatras e drogados.

Uma triste cena da vida urbana da maior cidade do Norte de Minas.

Falta sensibilidade

O prefeito ausente Humberto Souto continua insensível à fome que atinge crianças, jovens e adultos todos os dias, que acordam sem saber se terão pelo menos uma refeição diária. Rea- brir o Restaurante Popular neste momento é, an- tes de tudo, um ato de amor e solidariedade pa- ra quem sente a dor da fome, da miséria e do abandono.

Desanimado

Apesarde defender o prefeito ausente Humber- to Souto com unhas e dentes, o presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, Cláudio Ro- drigues (Cidadania), tem sido alertado pelos cor- religionários que o prefeito não apoiará sua pré- candidatura a deputado estadual.

Vice do Progressistas

O deputado federal Marcelo Aro (Progressis- tas) é o nome mais cotado para ser o vice na chapa de reeleição do governador Romeu Zema (Novo). Aro tem sido o principal articulador polí- tico de Zema.

Fato novo

As lideranças políticas em Minas estão que- brando a cabeça, fazendo análise, definindo diretrizes para a eleição do próximo ano. O fato novo é a possibilidade de unir partidos em federação de olho na Câmara Federal e na Assembleia.

Da Redação*

O relator do projeto de lei do Orçamento de 2022, deputado Hugo Leal (PSD-RJ), fixou em R$ 1.210 o valor do salá- rio mínimo para o pró- ximo ano. O valor cons- tadoparecerapresenta- do nesta segunda-feira (20) na Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso.

Esse montante repre- s e n t a a u m e n t o d e 10,04%emrelaçãoaosa- lário mínimo atual de R$1,1mil.Avariaçãocor- responde à projeção ofi- cialdaSecretariadePolí- tica Econômica (SPE) do MinistériodaEconomia para o Índice Nacional de Preços ao Consumi- dor (INPC) para este ano. O que indicaria mais um ano sem ga- nhos reais (reajuste aci- ma da inflação).

No entanto, o próprio parecer menciona que a projeção está defasada e citaumaprevisãoatuali- zada de 10,18% para o INPC. Caso esse valor prevaleça,osaláriomíni- mo subiria para R$ 1.212 no próximo ano.

A proposta original do governo, enviada em agosto, previa salá- rio mínimo de R$ 1.169, mas não contemplava ainflaçãoacimadopre- vistonosegundosemes- tre deste ano, provoca- da principalmente pelo reajuste da energia e dos combustíveis.

O relatório de Hugo Leal precisa ser aprova- do pela CMO e depois

pelo plenário do Congres- so, em sessão conjunta da Câmara e do Senado. A vo- tação de ontem na CMO foi adiada.

Mesmo sem aumento real (acima da inflação), o valor exato do salário mí- nimo só será conhecido no fim de janeiro, após a divulgaçãodoINPCconso- lidadode2021peloInstitu- to Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SEM REAJUSTE

Hugo Leal rejeitou o pe- dido do Ministério da Eco- nomia para incluir, em seu parecer, um reajuste salarial para servidores.

Nasemana passada, a pas- ta enviou um ofício com pedido para reservar R$

2,8 bilhões do Orçamento do próximo ano para rea- justar o salário de algu- mas categorias.

Desse total, R$ 2,5 bi- lhões viriam do Orça- mento primário (forma- do pela arrecadação de tributos) para pagar os reajustes. Os R$ 355 mi-

lhões restantes sairiam da emissão de títulos pú- blicos para financiar o au- mento da contribuição da União para a Previdên- cia dos servidores.

O documento não infor- ma que categorias serão atendidas. No entanto, no último dia 14, o presidente Jair Bolsonaro tinha pro- metido aumentos sala- riais para policiais fede- rais, policiais rodoviários federaiseagentespeniten- ciários.

Na tarde desta segunda- feira, Hugo Leal e a presi- dente da CMO, senadora Rose de Freitas (MDB-ES), se reuniriam com o minis- tro da Economia, Paulo Guedes, para tentar che- gar a um acordo e destra- var a votação.

PEC DOS PRECATÓRIOS

O parecer do relator Hu- go Leal prevê R$ 113,1 bi- lhões, a previsão de espa- ço fiscal (espaço para gas- tos) aberto pela promulga- ção da Proposta de Emen-

da à Constituição (PEC) dos Precatórios. Original- mente, o Ministério da Economia previa espaço de R$ 106,1 bilhões.

Dos R$ 113,1 bilhões to- tais, o Poder Executivo contará com R$ 110 bi- lhões.Os R$3,1bilhõesres- tantes serão abertos para osPoderesLegislativoeJu- diciário, Ministério Públi- coFederaleDefensoriaPú- blica da União.

A maior parte do espaço fiscal, R$ 89 bilhões, será usada para custear o Auxí- lio Brasil de R$ 400 para cerca de 17,9 milhões de fa- mílias. O restante será usa- do para financiar o reajus- te dos benefícios da Previ- dênciaSocial,quetambém segueoINPCecujaestima- tiva de gastos subiu com o aumento da inflação.

O espaço fiscal tam- bém viabilizará o reajus- te do seguro-desemprego e de benefícios de assis- tência social, como o Be- nefício de Prestação Con- tinuada (BPC).

*Com Agência Brasil

Urgente!

Restaurante popular

Apresentador de TV e observador da cena política

MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

Will Nunes willnunesjornalonorte@gmail.com

(6)

Alunos do Ímpar dão

show em festa de Natal

Evento marcou o encerramento do ano letivo com apresentações e cantata

u

Leonardo Queiroz

Repórter

A magia do Natal to- mou conta da festa de encerramento do ano letivo no Colégio Ím- par, em Montes Cla- ros. As crianças de- ram um show em apre- sentação para os pais e familiares.

Todo o evento foi c o o r d e n a d o p e l a s professoras Bruna Ca- roline e Amanda Pe- reira, com apoio dos professores regentes de cada turma.

As famílias pude- ram acompanhar pre- sencialmente a festa, seguindo todos os pro- tocolos sanitários. Na oportunidade tam- bém aconteceu a en- trega de diplomas aos alunos do 2º Período, encerramento da edu- cação infantil.

A escola também realizou a Cantata de Natal, evento transmi- tindo pelo canal do co- légio no YouTube. A apresentação foi reali- zada pelo professor Saulo Alves.

Com 17 anos de exis- tência, o Colégio Ímpar ofereceeducaçãoinfan- til(domaternalao2ºpe- ríodo) e ensino funda- mental (do 1˚ ao 7˚

anos),nosturnosmatu- tino e vespertino.

A escola trabalha c o m a p r o p o s t a d e aprendizagem signifi- c a t i v a ,o f e r e c e n d o uma educação diferen- ciada, incentivando a

arte, o esporte, trabalhan- do as questões socioemo- cionais dos alunos.

O Colégio Ímpar fica na rua Euzébio Alves Sar- mento, 488, Jardim São Luiz, em Montes Claros.

Dispõe de estrutura físi- ca completa, salas am- plas, oferecendo ainda parque infantil, minici- dade e laboratórios.

Mais informações so- bre a escola pelo telefo- ne (38) 2101-9482.

FOTOS ASCOM COLÉGIO ÍMPAR/DIVULGAÇÃO

(7)

Uma multidão acredita numa realidade parale- la, negando a verdade. Vive num faz de conta, evi- ta racionalizar e diz não à ciência. Repete absur- dos em uníssono até acreditar neles, enquanto isso, me lembro dos faz de conta do caminho.

“Façade contaqueo tempo passou,equetudo en- tre nós terminou, e que a vida não continuou pra nós dois, caminhemos, talvez nos vejamos, depois”, que Nelson Gonçalves cantou soberbamente.

No mundo afetivo o faz de conta pode formar casais por conveniência, que vivem vidas parale- las por anos. Ou “o nosso amor a gente inventa”, como versejou Cazuza.

Nosetordeserviçoscontrata-se,paga-seocom- binado, o trabalho pode não ser bem-feito e o prestador não vem refazê-lo. Diz-se galhofeira- mente: “você faz de conta que me paga e eu faço de conta que trabalho”.

Vem-meàmenteomundoencantadodeJoséBento Monteiro Lobato que influenciou gerações. As crian- çascomeçavampelosseuslivrosesetornavamleito- ras. Na casa do meu avô, Petronilho Narciso, havia a coleção completa e eu mergulhei fundo nela.

O que mais me hipnotizou foi “A Chave do Tama- nho”. Era fácil gostar da faladeira boneca Emília, que se comportava fora dos padrões, afinal, não sendo gente era livre de convenções.

Em 1933, atos, falas e escritos racistas eram mais tolerados que hoje, mas Monteiro Lobato foi contun- denteacercadeTiaNastácia.Aafrodescendentefazia os quitutes e o livro se chama “Dona Benta: comer

bem”.Emais:“nemTiaNastáciaquetemcarnepreta”;“...

esquecida dos seus numerosos reumatismos, trepou, quenemumamacacadecarvão”–CaçadasdePedrinho.

Jamais deveremos normalizar esse tipo de precon- ceito,queépéssimoparatodos,noentanto,fazendo- se essas considerações, seus livros são úteis.

Brincar pede imaginação: boneca, casinha, carri- nho, avião. A criança sabe que é de mentirinha, finge quesão reais ese diverte com isso. Os contos de fada são mundos mágicos de faz de conta, com suas bru- xas, fadas, animais falantes, pessoas que voam.

Terboainfânciaésonhar,viverfantasias,inclusive Papai Noel. Uns acham que se deva tirar essa ilusão da criança, afinal o “Bom Velhinho” não existe e não dá presente para todos. Outros advogam que se de- va manter em cada adulto sua porção criança, para escapar da casmurrice. Quem terá razão?

Faz de conta

Frida e Pagu

Mara Narciso yanmar@terra.com.br

Brincar pede imaginação: boneca, casinha, carrinho, avião. A criança sabe que é de mentirinha, finge que são reais e se diverte com isso.

Os contos de fada são mundos mágicos de faz de conta, com suas bruxas, fadas, animais falantes, pessoas que voam

(8)

Leonardo Queiroz

Repórter

Oesportefoialiberta- ção e o estímulo que o montes-clarense Luiz Gustavo precisava para tocar a vida após um acidente de trânsito que o deixou paraplégi- co. Aos 25 anos – dois apósanova realidade –, ele jásubiu aopódio em vários campeonatos disputados e alimenta um sonho: participar de uma paralimpíada representando o Brasil.

O esporte sempre es- teve presente na vida do jovem, que era mui- to ativo, praticando ati- vidades físicas. Após o acidente, o esporte o ajudouasuperarasdifi- culdades e acabou se tornando profissão.

Luiz conta que viu um vídeo de um rapaz andando de handbike, queéumveículodepro- pulsão humana que normalmente tem três rodas (uma dianteira e duas traseiras) e é im- pulsionada por um sis- tema de transmissão que recebe energia dos membros superiores deumapessoa.Normal- mente é utilizado por pessoas com deficiên- cias nos membros infe- riores ou na coluna.

“O esporte foi funda- mental na minha vida.

Passar a praticar a han- dbike me proporcio-

nou uma qualidade de vi- da melhor, mais saúde e novas amizades”, diz.

Luiz Gustavo já partici- pou de quatro campeo- natos, mas sempre preci- sando recorrer à ajuda fi- nanceira de outras pes- soas, principalmente pa- ra os que foram fora de Minas Gerais.

“Para esses, fiz uma ‘va- quinha’ nas redes sociais para custear o combustí- vel e alimentação. Recebi também ajuda de familia-

res e amigos. É muito difí- cil conseguir patrocínio de empresas. O esporte não é tão reconhecido em nossa cidade”, lamenta Luiz Gustavo.

MEDALHAS

Dos quatro campeona- tos disputados, o atleta conquistou dois primei- ros lugares. O primeiro foi o “Valmirogomes”, em Nova Esperança. O se- gundo foi o Mineiro, em Montes Claros.

Logo em seguida veio a Copa Brasil em Leme (SP), onde conquistou o quarto lugar na prova de CRI (contrarrelógio ) e o 6˚ lugar na prova de es- trada. Nessas competi- ções, Luiz estava entre atletas de alto rendimen- to, que usavam handbi- kes super equipadas.

A última prova disputa- da foi nos dias 11 e 12 de dezembro – Campeonato Brasileiro em Brasília. O montes-clarense ficou em

sexto lugar na prova de CRI e em sétimo na prova de estrada, concorrendo com paratletas profissio- nais e experientes.

“Estar inserido na hand- bikeparamim,hoje,équa- lidadedevida.Éumaques- tão de liberdade, pois pro- porciona para nós, defi- cientes, a possibilidade de sair de casa e ver o mun- do”, diz Luiz Gustavo.

O paratleta ressalta que os deficientes são iguais a todas as pessoas e, mesmo com as limita- ções, conseguem fazer coisas que pessoas nor- mais não conseguiriam.

“A partir desse último campeonato brasileiro, o foco é treinar e ir atrás do meu sonho, que é disputar uma paraolimpíada e in- centivar as pessoas a irem atrásdeseusobjetivoseso- nhos”, diz.

FORÇA DE VONTADE Luiz Gustavo conta que há duas frases de autor desconhecido que ele diz que sempre carrego com ele: “nunca sabemos o quão forte somos até que ser forte seja a única esco- lha” e “10 por cento é o que acontece e 90 por cen- to é como você reage ao que acontece”.

Em 2022, Luiz Gustavo irá representar a Asso- ciação das Pessoas com Deficiência de Montes Claros (Ademoc) em cam- peonatos de paraciclis- mo pelo Brasil.

ARQUIVO PESSOAL

Jovem montes-clarense descobre no esporte a força e motivação para driblar as dificuldades da paraplegia, resultado de acidente de trânsito

u

Superação em busca do sonho olímpico

SUCESSO - Luiz Gustavo já participou de quatro competições e conquistou dois primeiros lugares

“O esporte foi fundamental na minha vida. Passar a praticar a handbike me proporcionou qualidade de vida melhor, mais saúde e novas amizades”

(9)

u

Hegemonia atleticana

PEDRO SOUZA/ATLÉTICO

Galo “deitou” contra outros destaques brasileiros

Thiago Prata

@ThiagoPrata7

Bicampeão da Sé- rie A e da Copa do Brasil, o Atlético tem na manutenção do elenco sua priorida- de para 2022, como enfatizou o empresá- rio Ricardo Guima- rães, um dos “4 Rs”.

“É muito difícil a melhoria. E acho que nenhum clube brasi- leiro conseguiu tan- tas vitórias. A gente vai manter (o plan- tel), mas atento ao mercado”, declarou.

De fato, o Galo vi- rou o time a ser bati- do. E não apenas pe- lo que faturou em tí- tulos e premiações neste ano, como tam- bém pelo desempe- nho diante daqueles q u e p i n t a m c o m o seus principais ad- versários para a pró- xima temporada.

Além do Alvinegro, outros oito times bra- sileiros se classifica- ram à Libertadores.

C o n t a b i l i z a n d o o s c o n f r o n t o s e n v o l - vendo essas equipes em 2021, o Atlético obteve, de longe, o m e l h o r a p r o v e i t a - mento, com 75,3%. O América é o que de- tém o pior desempe- nho nesse sentido, com somente 29,8%.

Em 27 partidas con- tra os outros clubes na- cionais que estarão na disputadaLiberta,oGa- lo teve 18 vitórias, sete empates e duas derro- tas neste ano. O segun- do melhor é o Flamen-

go: 52,17% de aproveita- mento(confira o rendi- mento das outras agre- miações ao lado).

MERCADO

Diante desse retrospec- to, a tese de Guimarães faz todo sentido e pode ser apontada como um dos motivos para, em meio ao efervescente mercado do futebol brasileiro, os de- mais clubes estarem cor- rendoatrásdenovosrefor- ços,enquantooGaloconti- nua no modo “morno”.

A contratação do ata- cante Ademir, ex-Amé-

rica, e o retorno do za- gueiro Vitor Mendes e do meio-campista Gui- lherme Castilho, após defenderem o Juventu- de, eram situações pre- vistas antes do término do Brasileirão.

Com o fim do calendá- rio de jogos do futebol brasileiro, não se sabe se Galo vai anunciar al- gum nome de impacto.

Fica a expectativa se o atual plantel manterá ou não a hegemonia na- cional e se voltará ao to- po da América em 2022 depois de nove anos.

DESEMPENHO – Em 2021, Atlético teve 75% de aproveitamento contra outros brasileiros classificados à Copa Libertadores, mostrando que o Galo é o time a ser batido na próxima temporada

Esportes

Desempenho dos nove classificados à Libertadores 2022 em confrontos entre eles mesmos na temporada 2021

- Atlético Jogos: 27

Campanha: 18 vitórias, 7 empates e 2 derrotas

Aproveitamento: 75,3%

- Flamengo Jogos: 23

Campanha: 10 vitórias, 6 empates e 7 derrotas

Aproveitamento: 52,17%

- Bragantino Jogos: 20

Campanha: 7 vitórias, 6 empates e 7 derrotas

Aproveitamento: 46,6%

- Fortaleza Jogos: 18

Campanha: 8 vitórias, 1 empate e 9 derrotas

Aproveitamento: 46,29%

- Corinthians Jogos: 18

Campanha: 6 vitórias, 5 empates e 7 derrotas

Aproveitamento: 42,59 - Fluminense

Jogos: 23

Campanha: 8 vitórias, 5 empates e 10 derrotas

Aproveitamento: 42%

- Palmeiras Jogos: 23

Campanha: 6 vitórias, 7 empates e 10 derrotas

Aproveitamento: 36,23%

- Athletico-PR Jogos: 21

Campanha: 6 vitórias, 4 empates e 11 derrotas

Aproveitamento: 34,92%

- América Jogos: 19

Campanha: 4 vitórias, 5 empates e 10 derrotas

Aproveitamento: 29,8%

uSAIBA MAIS

Hyoran e Alan Franco são atletas que devem deixar o Galo

(10)

A época natalina não é sobre presentes, é sobre presença. Aquilo que podemos oferecer de mais importante aos outros é nossa atenção, nossa amizade verdadeira e nosso amor incondicional. O meu maior desejo é que neste Natal possamos irradiar luz e calor para aqueles que nos rodeiam, como estrelas que brilham no céu uns dos outros. Que o nascimento de Jesus seja sempre lembrado como uma celebração da paz, do amor e da entreaju- da. Que esta época contribua para a nossa evolução pessoal, nos ensinando a viver de uma forma mais harmoniosa e solidária, estendendo a mão para aqueles que mais precisam e perpetuando as graças de Deus por todos aqueles que surgirem no nosso caminho. Com o tempo descobrimos que fazemos parte de duas famílias, a primeira é a família genética, aquela onde nascemos e crescemos; a outra família é aquela que é composta pelas pes- soas com as quais criamos os laços da amizade verdadeira e os chamamos para morar dentro de nosso coração. É tempo de desejar que Deus proteja nossas famílias em mais um ano que vai começar e que abençoe o nosso Natal com muito amor, paz e harmonia. Feliz Natal a todos: peça ao Papai Noel mais amor e respeito ao próximo!

Não é preciso dizer que 2021 foi um ano como nenhum ou- tro. Quantos desafios, medos e inseguranças nós enfrenta- mos!MascomachegadadoNa- tal, é tempo de deixar para trás essas memórias e dar espaço à alegria em estarmos juntos com aqueles que amamos. Que possamos aprender com este ano a acender em nossos cora- ções a chama da gratidão e amorpelascoisasqueverdadei- ramenteimportam:nossafamí-

lia e nossos amigos! Tenha um lindo Natal e boas festas! O Natal é o momento mais mágico de todo o

ano, pois é tempo de com- partilhar bons sentimentos e criar lindas memórias comaquelesquemaisama- mos. Nesse ano, essa tradi- ção se torna ainda mais es- pecialdepoisde todaa lou- cura que enfrentamos...

Que o Natal deste ano se- jacheiodeluz,sorrisos,ale- griasemuitapaz,tãoneces- sária depois desta longa batalha!E queo Senhor nos abençoe com muita espe- rança e uma nova chance de recomeçar. Tenha um lindo Natal e boas festas!

2 0 2 1 f o i u m ano de desafios em diversos as- pectos de nos- sas vidas, certa- mente um ano queficoumarca- do na história.

Mas, apesar de todos os pesa- res, chegamos até aqui, e va- mos celebrar com muita ale- g r i a o N a t a l . Que com essa data nasça um novocomeçopa-

ra todos nós, dias de mais luz e amor. Que neste Natal a gente possa dar muito carinho a quem a gente ama,estando longe ou perto. Oano que está prestes a acabar foi um ano atípico, mas mesmo com tudo que aconteceu, não deixe que falte espe- rança em seu coração. O Natal serve para nos lem- brar que sempre há luz, que Deus está conosco e olhando por nós. De tudo que acontece em sua vi- da,absorvaaquiloquefoibom,eorestonãopermi- taqueentreemseucoração.ONatalestáaquipara nos trazer paz e encher nosso peito de amor e luz.

Que o Natal renove nossas esperanças e fé.

Um Natal cheio de realizações a você

Que a magia da noite de Natal transforme seus sonhos em realidades

Que o Natal renove nossas esperanças e fé

“ENTRE ASPAS”- “O Natal é sinônimo de carinho e gratidão! Melhor do que trocar presentes e mensagens de afeto é parar um pouco, olhar em volta e agradecer as pessoas incríveis e as grandes conquistas que temos na vida. Feliz Natal para todos e que o ano que começa seja cheio de luz e amor!”

a melhor notícia está no ar

sintonize 104.9

música, informação e entrevistas

Referências

Documentos relacionados

Assim, a área de estudo limita-se à faixa costeira a leste da estrada de terra batida afectada pelas áreas de poços propostos e pelas linhas de fluxo associadas do projecto

O professor que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve propiciar ao aluno atividades que possibilitem a construção de noções geométricas, que

A inclusão da disciplina de Educação Física Adaptada no ensino superior tem como objetivo estimular a reflexão sobre a temática da deficiência e,

Os espectros de absorção obtidos na faixa do UV-Vis estão apresentados abaixo para as amostras sintetizadas com acetato de zinco e NaOH em comparação com a amostra ZnOref. A Figura

No Brasil e no mundo, é elevado o número de turistas interessados nesse tipo de atividade, em busca de conhecimentos e aventuras em cavernas e demais paisagens

Como foi visto, a primeira etapa do processo decisório de consumo é o reconhecimento da necessidade, com isso, observou-se que, nessa primeira etapa, os consumidores buscam no

Estas são apenas projeções e, como tal, baseiam-se exclusivamente nas expectativas da administração da Cyrela Brazil Realty em relação ao futuro do negócio e seu contínuo acesso

Neste artigo mostramos apenas alguns exemplos de como os paratextos, a partir de suas funções, revelam fatos significativos em relação à história da Educação Matemática no