• Nenhum resultado encontrado

AUTO DA ALMA. ALMA: Oh meu protetor, Anjo meu, me guardai. O mal é implacável e tenho medo de ser iludida.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "AUTO DA ALMA. ALMA: Oh meu protetor, Anjo meu, me guardai. O mal é implacável e tenho medo de ser iludida."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

AUTO DA ALMA

NARRADOR: Durante uma viagem muito longa existe a necessidade das pessoas descansarem e se alimentarem, hoje temos os hotéis, restaurantes, postos de gasolina com lojas de conveniência, e nesta caminhada da vida, também deve existir um lugar para as almas descansarem e se alimentarem, pois estas estão a caminho da eterna morada ao lado de DEUS. Este lugar para as almas se hospedarem é a “Madre Santa Igreja”, onde o altar é a mesa.

Neste momento com uma mesa e uma cadeira, vem a MADRE SANTA IGREJA, com seus quatro doutores SÃO TOMÁS, SÃO HIERÔNIMO, SANTO AMBRÓSIO E SANTO AGOSTINHO.

SANTO AGOSTINHO: Meus amigos foi necessário fazer uma maneira de guardar as almas, pelo perigo que os inimigos apresentem. Um lugar com mantimentos, este lugar é a Igreja Madre, onde esta abastecida de mantimentos, que com os tormentos que o Filho de DEUS na Cruz comprou, penando. Quando o anjo trás a Alma ela já esta fraca, mas chegando a Igreja ela é curada.

Vem o ANJO CUSTÓDIO com a ALMA, e diz:

ANJO: Alma humana, bem aventurada, me ouça com atenção, o mal está na terra, oferecendo tentação. Viestes para a vitória, mas ouça o que eu vou dizer: Satanás vem preparado, Já sabes o que fazer?

ALMA: Oh meu protetor, Anjo meu, me guardai. O mal é implacável e tenho medo de ser iludida.

ANJO: Eu vim com a missão de te guiar nessa jornada, sou teu anjo protetor e não estás desamparada. DEUS lhe deu liberdade de escolher, e por este motivo me mandou a vos ajudar e defender.

O ANJO se afasta e o DIABO se aproxima, e diz:

DIABO: será que tu não percebes que isso tudo é balela? Viva a vida e aproveite, pois ela é curta e muito bela. És humana, tu bem sabes, e já vai te acostumando, prazer mesmo é o do mundo e o anjo tá rateando.

ALMA: mas credo em cruz, minha nossa senhora. Some da minha frente. Vaza, some, cai fora. Preocupo-me com outra coisa.

DIABO: Oh alma, descansai neste mundo, todos fazem assim, tudo que te der vontade faça, e zombai de quem quiser de repreender, você é dona de si mesmo, não deve nada a ninguém.

ANJO: Vamos ande, quem estas te segurando?Queres ir para junto de DEUS devagar?

Oh Meu DEUS ninguém mais tem a vontade de se salvar! Já esta cansada, alma preciosa? Caminhe com vontade. Vamos caminhe, caminhe, se esforce alma santa esclarecida!

(2)

O ANJO se afasta e o DIABO se aproxima novamente, e diz:

DIABO: Alma espere um pouco, para que tanta pressa? Tens vida. Descanse um pouco.

ANJO: Alma, acorde agora! Ele esta te iludindo, esse caminho é incerto. Tu estás me ouvindo?

ALMA: Só estou fazendo o que se faz pelo mundo.

ANJO: Ó Alma, não posso te perder, vamos caminhe com cuidado, que a Virgem gloriosa te espera, vamos ande! Daí-me a sua mão.

ALMA: Ande você! Eu vou ir como eu posso.

O ANJO se afasta e o DIABO volta:

DIABO: Ó senhora, vou dar minha opinião, você ainda é muito nova, tem muito a crescer, está muito cedo para morrer, você vai se arrepender. Para que ouro e pedras preciosas? Apenas as Almas mais formosas ganharam, olhe este colar de ouro e este anel, que coisa maravilhosa, (coloca na Alma, e leva ela até o espelho e diz) neste espelho veras melhor, não quero lhe enganar.

ALMA: Olha como estou maravilhosa! Divina para servir e santa para adorar!

ANJO: Ó Alma tem de piedade! Você esta o tempo todo a fugir e eu tenho que lhe guardar, este ouro pertence à terra. Ó Senhor porque deixa esta guerra acontecer?

Agora esta carregada, de coisas que na terra vão ficar. Alma santa, quem vos cega, vos carrega.

ALMA: Isto não me pesa nada! Mas a vida me deixou cansada, já não consigo dar nenhuma passada de tão cansada. Senhor podes ir embora, que não há remédio que me ajude!

ANJO: Vamos que te levarei aonde tem mantimento celestial, lá você ira descansar e comer.

ALMA: É muito longe?

ANJO: Já estamos quase lá. Vamos! Não desanime! Que lá tudo ficará bem, e você terá tudo o quanto quiser. Quem lhe hospedará tem muita graça, te fará muitos favores.

ALMA: E quem é ela?

ANJO: É a Madre Santa Igreja e os seus santos Doutores, cheios do Espírito Santo.

Vamos Alma, não falta muito!

DIABO: Espere! Aonde estas indo com tanta pressa? Você irá para a Igreja antes de ficar velha?

(3)

ALMA: Cale a boca, pelo amor de DEUS! Deixe-me em paz, não fique me perseguindo. Tu és muito cruel, danado e sem vergonha. Nunca vi uma criatura com tão terrível peçonha.

Anjo leva a alma para a igreja.

ANJO: Olhe! (Aponta para Igreja) Aqui esta a verdadeira pousada, aqui é muito seguro.

IGREJA: Nossa! Como estás cansada e carregada!

ALMA: Eu vim, mas estou muito cansada!

IGREJA: Quem é você? O por onde andais?

ALMA: Não sei para onde vou, sou uma alma que pecou muito contra DEUS! Ele me criou perfeita porem realizei muitas maldades. Sou pecadora, a culpa é toda minha, tende de piedade de mim, hospeda Senhora, porque a mão de Satanás me tocou.

Senhora reconheço minha culpa, mas preciso de pousada Igreja Madre.

IGREJA: Sente-se aqui, devagar, que os alimentos são preparados por DEUS pai.

Santo Agostinho doutor, Jerônimo, Ambrósio e São Tomás, são meu pilares, servem esta Alma por meu amor, e tu, Alma, gostara de meu alimento. Vamos até à santa cozinha, porque você merece de chegar aonde estas.

Enquanto eles estão lá dentro, Satanás esta do lado de fora, andando de um lado para o outro, e vem outro Satanás e diz:

2º DIABO: Como estas preocupado!

1º DIABO: Estou muito nervoso.

2º DIABO: Mas o que aconteceu?

1º DIABO: Estou ficando louco, que não consigo descansar. Eu tinha uma alma iludida, já quase pronta para queimar no inferno.

2º DIABO: E quem te levou ela?

1º DIABO: O Anjo!

2º DIABO: Ele me fez uma dessas, tinha uma alma já preparada, pronta para se enforcar de desesperada, eu já preparado para levar, ele me chega e fez ela chorar, e a convenceu. Aquele dia eu perdi, mas em outro eu ganharei, nós ganharemos!

1º DIABO: Não meu irmão, ainda não desisti, quando a Alma sair da igreja e começar a caminhar, hei de convencê-la e vencer esta disputa.

(4)

Dentro da Igreja.

ALMA: Eu sei que vocês não irão me desamparar, tenho muito inimigos que me querem.

A Alma está sentada na cadeira próxima da mesa, o Anjo está com ela, mas em pé, vem os Doutores com quatro bacias de cozinha cobertas com um pano, cantando: VEXILLA REGIS PRODEUNT, e próximo da mesa, Santo Agostinho diz:

AGOSTINHO: Alma bem aventurada, nesta ceia soberana, anuncio que estás livre, de toda coisa mundana terreal.

IGREJA: Santo Agostinho faça a oração, para a consolação da convidada, seja uma oração de dor, sobre o temor da gloriosa paixão consagrada. E você, Alma, reze junto contemplando as vivas dores da Senhora: e os outros irão responder, porque vocês são rogadores até agora!

Santo Agostinho profere as palavras, exaltando a DEUS e seu filho JESUS CRISTO, e a VIRGEM MARIA e as dores que ela sentiu, vendo o filho que havia parido ser torturado.

AMBRÓSIO: Lembram que Hieremias chorou, sobre o monte de Sião, porque sentiu que o Messias era a nossa redenção. E chorava a falta de sorte, triste Jerusalém homicida, que mataram seu DEUS nascido em Belém nesta vida.

Agostinho benze a mesa.

AGOSTINHO: A benção do Pai eterno, e do filho, que sofreu por nós muita dor, e do Espírito Santo, DEUS imortal, convidada, se benze por seu amor.

IGREJA: Ora você. Venha lave as suas mão.

A Alma vai lavar as suas mãos e São Agostinho diz:

AGOSTINHO: Você tem que lavar as mãos com as lágrimas da sua culpa e bem lavada. E enxugue com esta toalha bem bordada, neste pedaço de pano, existe uma grande dor, o tormento que o filho de DEUS criador sofreu.

A toalha que estão falando, é a que Verônica enxugou o rosto de Jesus Cristo no dia em que foi crucificado, Santo Agostinho tira entre o bacio e mostra para a Alma; e a Madre Igreja e seus Doutores lhe fazem adoração de joelhos, cantando SALVE, SANCTA FACIES, e acabando, a Madre Igreja diz:

IGREJA: Que venha a primeira iguaria.

JERÓNIMO: Esta primeira iguaria, Senhora, foi preparado sem alegria, em um dia triste, com salsa e sal de choros de muita dor, porque o Messias, santo sem mal, foi pelo vosso amor, açoitados.

(5)

Esta primeira iguaria são os Açoites, que Jerônimo tira do bacio e os apresenta à Alma, e todos de joelho adoram, cantando AVE FLAGELLUM, e Jerônimo diz:

JERÓNIMO: A segunda iguaria, que você terá que mastigar em contemplar a dor que o Senhor do mundo padecia para vos remediar.

A segunda iguaria é a coroa de espinhos, que Jerônimo tira do bacio, e os santos Doutores de joelho cantam AVE CORONA ESPINEARUM, e a Madre Igreja diz:

IGREJA: Que venha a próxima.

JERÓNIMO: Este é o terceiro manjar, foi colocado em três lugares o que resultou em muita dor, come com muita tristeza, porque a Virgem Gloriosa o viu cravar com tamanha crueldade, a pele do seu precioso filho viu furar.

Santo Agostinho tira os cravos, e todos de joelhos os adoram, cantando DULCE LIGNUM, DULCIS CLAVUS, e acabando a adoração, o Anjo diz à Alma:

ANJO: Agora deixe esses enfeites, para as Almas é muito feio.

Neste momento despe a Alma o vestido e as jóias que o inimigo deu, e Agostinho diz:

AGOSTINHO: Ó Alma bem aconselhada, que deu o que era da terra à terra, agora podes ir, porque vencestes com fé a forte guerra.

IGREJA: Que venha a outra iguaria.

JERÓNIMO: A quarta iguaria e esta (mostra o crucifixo) tão esmerada, que na mente divinal foi guisada.

São Jerônimo apresenta à Alma um Crucifixo que tirou do meio dos pratos; e os Doutores o adoram; cantando DOMINE IESU CHRISTE (É O SENHOR JESUS CRISTO); e acabando, a Alma diz:

ALMA: Com que força eu te darei, tristes, louvores, eu nada sou, vendo este DEUS infinito, padecendo tuas dores, e eu tão culpada! Filho de DEUS imortal, como estas tão machucado? Quem te matou?

AGOSTINHO: A fruta deste jantar, que neste altar foi lhe dado com amor, vamos todos juntos buscar no pomar, aonde está sepultado o Redentor.

E todos com a Alma, cantando TE DEUM LAUDAMUS, foram adorar o monumento.

LAUS DEO.(DEUS SEJA LOUVADO!)

Referências

Documentos relacionados

Em 1981 esse grupo de enfermeiros elaborou um documento com atribuições do enfermeiro, oficializado pela direção da Secretaria (Porto Alegre, 1981) que definia aos chefes de

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

A ginástica aeróbica foi a primeira atividade aeróbica a merecer destaque. Praticamente foi esta a responsável pela popularização dos exercícios aeróbicos de