• Nenhum resultado encontrado

I 114 DA CF)* * DE TRABALHO (INCISOS VI E IX DO ARTIGO CONTROVÉRSIAS DECORRENTES DA RELAÇÃO AÇÕES INDENIZATÓRIAS E OUTRAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I 114 DA CF)* * DE TRABALHO (INCISOS VI E IX DO ARTIGO CONTROVÉRSIAS DECORRENTES DA RELAÇÃO AÇÕES INDENIZATÓRIAS E OUTRAS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

C O N T R O V É R S IA S D E C O R R E N T E S D A RELA Ç Ã O D E T R A B A L H O (I N C I S O S V I E IX D O A R T IG O

1 1 4 D A C F ) * *

E d ilt o n M e ir e le s **

S U M Á R I O : I n t r o d u ç ã o ; A ç õ e s i n d e n i z a t ó r i a s ; A ç õ e s d e a c i d e n t e d e tr a b a lh o ; O u t r o s litíg i o s d e c o r r e n t e s d a r e l a ç ã o d e t r a b a l h o ( i n c i s o I X d o a r tig o 114 d a C F).

IN T R O D U Ç Ã O

In d o além da com petência prevista no inciso I do art. 114 da CF, c o m redação dada p ela E m e n d a C o n s titu c io n a l n° 4 5 /0 4 , o r e fo rm a d o r c o n s titu c io n a l p rec e itu o u q u e à J u s tiç a d o T ra b a lh o c a b e ju lg a r “ as a ç õ e s d e in d e n iz a ç ã o p o r d a n o m oral o u p a trim o n ia l, d e c o rre n te s d a r e la ç ã o d e tra b a lh o ” (in c is o V I d o art. 114).

O u tro s s im , n o in c iso IX , a b riu b r e c h a p a ra a m p lia ç ã o d a c o m p e tê n c ia da J u s tiç a d o T ra b a lh o p e la v ia o rd in ária .

A re sp e ito d e s s e s d o is d is p o s itiv o s ire m o s tra ta r ab a ix o .

A Ç Õ E S IN D E N IZ A T Ó R IA S

In ic ia lm e n te , a firm a m o s e p o d e m o s p e n s a r q u e o d is p o s to n o in c iso V I do art, 144 d a C F s e rv iria m u ito m a is p a r a a c a b a r c o m as c o n tro v é rs ia s q u a n to à c o m p e tê n c ia p a ra ju lg a m e n to d o s fe ito s e m q u e se p e d e o re s s a rc im e n to d e dan o s m o ra is e m a te ria is d o q u e p r o p ria m e n te a in o v a r (a m p lia n d o a c o m p e tê n c ia ) em re la ç ã o a o d isp o s to n o in c iso I d o art. 114 d a CF. Isso p o rq u e , q u a n d o se d iz q u e a J u s tiç a d o T ra b a lh o é c o m p e te n te p a ra “ as a ç õ e s o riu n d a s d a r e la ç ã o d e trab a lh o , a b r a n g id o s o s en te s d e d ire ito p ú b lic o e x te rn o e d a a d m in is tra ç ã o p ú b lic a d ire ta e

* A p r e s e n t a d o n o S e m in á r io s o b r e a A m p li a ç ã o d a C o m p e tê n c ia d a J u s ti ç a d o T r a b a lh o , p r o m o v i d o p e la A n a m a tra , e m S ã o P a u lo , d e 16 a 18 d e m a r ç o d e 2 0 0 5 .

* * J u i z d o T r a b a lh o d a 2 3 ª V a ra d o T r a b a lh o /B A . M e s tr e e D o u to r e m D ir e ito (P U C /S P ). P r o fe s s o r d a U N IF A C S /B A . M e m b r o d a A s s o c ia c io n I b e r o a m e r ic a n a d e D e r e c h o d e l T r a b a jo , d o I n s titu to B a ia n o d e D ir e it o d o T r a b a lh o , d o I n s titu to B r a s ile ir o d e D ir e ito S o c ia l C e s a r in o J ú n io r , d o I n s titu to B r a ­ s ile ir o d e D ir e ito P r o c e s s u a l e d a A c a d e m ia B r a s ile ir a d e D ir e ito P r o c e s s u a l C i v i l

2 7 4 R e v . T S T , B r a s ília , v o l . 7 1 , n º 1, j a n / a b r 2 0 0 5

(2)

in d ireta da U n iã o , d o s E sta d o s, d o D is trito F e d e ra l e d o s M u n ic íp io s ” , é ó b v io que entre a q u e la s (a ç õ e s) se in c lu i a q u e b u s c a o re s s a rc im e n to p o r d a n o s m o ra is e m a teria is fu n d a d o s n a re s p o n s a b ilid a d e civil.

C o n tu d o , é re g ra d e in te rp re ta ç ã o q u e a lei n ão d is p õ e d e p a la v ra s in ú teis. E seria p o r d em ais im a g in a r q u e o r e fo rm a d o r co n stitu c io n al q u is s e r re d u n d a n te a p en as p ara p a c ific a r o d is s e n s o ju r is p r u d e n c ia l.

C u m p re -n o s , a s s im , b u s c a r a v e r d a d e ir a in te r p re ta ç ã o d e s s e d isp o s itiv o , afa sta n d o o e n te n d im e n to d e q u e e le se ria r e d u n d a n te e m fa c e d o d is p o s to n o in ciso I do art. 114 d a CF.

F rise-se, p o ré m , e d e logo, q u e o d isp o s itiv o e m c o m e n to n ã o se d irig e a p e n as ao co n tra to de e m p re g o , m a s a to d a s as r e la ç õ e s d e tra b a lh o .

E sse d isp o sitiv o , en tre tan to , d e v e s e r in te rp re ta d o e m c o n ju n to co m os in ciso s I e IX d o art. 114 d a C o n s titu iç ã o F e d e ra l, p a ra e v ita r c o n tra d iç õ e s , b u s c a n d o , ao m e sm o te m p o , seu v e r d a d e iro sen tid o .

O in c iso I d o art. 114 d a C F se re fe re às a ç õ e s “ o riu n d a s d as r e la ç õ e s de tra b a lh o ” . Já o in c iso IX fa z m e n ç ã o às “ c o n tro v é rs ia s d e c o rre n te s d a s re la ç õ e s de trab a lh o ” , e n q u a n to o in c iso V I trata d as aç õ es in d e n iz a tó ria s “ d e c o rre n te s d a rela ç ã o de tr a b a lh o ” .

C o m o le cio n a o ju s f iló s o fo R e g in a ld o M e lh a d o , c o m e n ta n d o os in c is o s I e IX:

“ O riu n d o te m o se n tid o d e o r ig in á rio , n a tu ra l... d e c o rre n te sig n ific a a q u ilo q u e d e c o rre , q u e se o rig in a . V ale d izer: n o in c iso I e s tá a re la ç ã o de tra b a lh o a n to lo g ic a m e n te c o n s id e ra d a ; e la p r ó p ria e m se u e s ta d o n a tu ra l. O su b stra to é o p r ó p rio trab a lh o . Já n o in c iso IX , h á m e n ç ã o à c o n tro v é rs ia d e c o rre n te d ela, n u m a re la ç ã o m e d ia ta e in d ire ta .” 1

N o in ciso I se c u id a d o s litíg io s q u e e n c o n tra m r e s p a ld o im e d ia to e d ire to na re la ç ã o d e tra b a lh o , v in c u la d a a o se u n ú c le o esse n c ia l. Já o in c iso IX trata d o s litíg io s q u e d e c o rre m d a re la ç ã o de tra b a lh o , só qu e d e m a n e ira in d ire ta e m e d ia ta , p o r re fle x o e c o n e x ã o . A li d ire ta m e n te v in c u la d a às o b rig a ç õ e s q u e e m e rg e m da rela çã o d e trab alh o ; aqui, as o b rig aç õ es su rg id as in d ire tam e n te d a rela ç ã o d e trab alh o .

M a s a p e r g u n ta q u e se fa z é: q u a is s e r ia m e s s a s “ o u tr a s c o n tro v é rs ia s d e c o rre n te s d a re la ç ã o d e tra b a lh o ” n ão a b ra n g id a s p e lo in c iso I d o art. 114 d a C F e q u e p re c isa m , p a ra s e r d a c o m p e tê n c ia d a J u s tiç a d o T ra b a lh o , de u m a lei assim p re c e itu a n d o (“ n a fo rm a d a lei”), c o n fo rm e p re v is ã o d o in c iso IX ?

A re s p o s ta é sim p le s, r e s p o n d id a p e la s h ip ó te s e s j á e x iste n tes. B a sta le m b ra r o litígio qu e d e c o rre d o c u m p rim e n to d e n o rm a s c o le tiv a s e n v o lv e n d o , p o r ex e m p lo ,

1 D a d i c o t o m ia a o c o n c e i t o a b e r t o : a s n o v a s c o m p e t ê n c i a s d a j u s t i ç a d o t r a b a l h o , p . 3 1 4 . In : C O U T I N H O , G r i j a l b o F e r n a n d e s ; FAVA, M a r c o s N e v e s . N o v a c o m p e tê n c ia d a j u s t i ç a d o tr a b a ­ lh o . S ã o P a u lo : LTr, 2 0 0 5 , p. 3 0 9 - 3 4 0 .

R e v . T S T , B r a s ília , v o l. 7 1 , n º 1 , j a n / a b r 2 0 0 5 2 7 5

(3)

o s in d ic a to p ro fis s io n a l e a em presa-em pregadora, n a cobrança das receitas sindicais, c u ja c o m p e tê n c ia é da Justiça d o T ra b a lh o (L e i n ° 8 .9 8 4 /9 5 ).2

N e ste e x e m p lo (sin d ic a to x e m p resa), n ã o estam os d ia n te de um a relação de tra b a lh o . C o n tu d o , o p ressup osto fá tic o -ju ríd ic o q ue dá o rig e m ao c o n flito sind icato- em p resa é u m a re la ç ã o de tra b a lh o (a re la ç ã o de e m p re g o ). E m sum a, não existisse u m a re la ç ã o de em p re g o , na q u a l é gerad a a re c e ita s in d ic a l, n ã o h a ve ria litíg io e n tre s in d ic a to e em presa. L o g o , e m ú ltim a a n á lise , este litíg io (sin d ic a to-e m p re sa ) d e c o rre de u m a re la çã o de tra b a lh o .3

P o d e m o s, a ssim , c o n c lu ir que o in c is o I d o art. 114 da C F tra ta das ações o riu n d a s das re lações de tra b a lh o , in c lu s iv e as ações in d e n iza tó ria s , fundadas em litíg io d ire ta e im e d ia ta m e n te v in c u la d o às ob rig a ç õe s dos s u je ito s titu la re s , o u que d e té m ig u a l q u a lid a d e ju ríd ic a , d o re sp e c tiv o v ín c u lo (d e tra b a lh o ).

Já o in c is o I X cuid a das ações d e correntes de litíg io in d ire ta e m ed iatam ente v in c u la d o à re la ç ã o de tra b a lh o , e n v o lv e n d o u m te rc e iro e, p e lo m enos, u m dos s u je ito s titu la re s , o u que d etém ig u a l q u a lid a d e ju ríd ic a , d o re sp e c tiv o v ín c u lo de tra b a lh o .

N e ste caso, e n tre ta n to , será necessária u m a le i d isp ond o sobre a com petência da Justiça d o T ra b a lh o .

O c o rre , p o ré m , que o in c is o V I do a rt. 114 da C F ta m b é m se re fe re às ações d ecorrentes das re la çõ e s de tra b a lh o . E , desde lo g o , assegura a com p etência da Justiça do T ra b a lh o p ara conhecer dessas ações in d e n iza tó ria s “ decorrentes da relação de tra b a lh o ” . N e s ta h ip ó te se , p o rta n to , a com p e tê n c ia te m m a triz c o n stitu c io n a l, dispensand o-se a ed ição de le i in fra c o n s titu c io n a l tra ta n d o dessa m a té ria .

D a í, e ntão, p od em os c o n c lu ir que:

a) as ações in d e n iz a tó ria s o riu n d a s das relações de tra b a lh o , fundadas em litíg io d ire ta e im e d ia ta m e n te v in c u la d o às o b rig a ç õ e s d os s u je ito s titu la re s , o u que d e té m ig u a l q u a lid a d e ju ríd ic a , do re sp e c tivo v ín c u lo (de tra b a lh o ) são da c o m p e tê n c ia da Justiç a d o T ra b a lh o p o r fo rç a do d isp o sto n o in c is o I d o a rt. 114 da C o n s titu iç ã o F e d e ra l;

b ) as ações in d e n iz a tó ria s d ec o rre n te s de litíg io in d ire ta e m e d iatam ente v in c u la d o à re la çã o de tra b a lh o , e n v o lv e n d o u m te rc e iro e, p e lo m enos, u m dos s u je ito s titu la re s , o u q ue d e té m ig u a l q u a lid a d e ju ríd ic a , do re sp e c tiv o v ín c u lo de tra b a lh o , ta m b é m já é da c o m p etência da Justiça

2 “ A rt. 1° C o m p e t e à J u s t i ç a d o T r a b a l h o c o n c i l i a r e j u l g a r o s d i s s í d i o s q u e t e n h a m o r i g e m n o c u m ­ p r i m e n t o d e c o n v e n ç õ e s c o l e t i v a s d e t r a b a l h o o u a c o r d o s c o l e t i v o s d e tr a b a l h o , m e s m o q u a n d o o c o r r a m e n t r e s i n d i c a t o s o u e n t r e s i n d i c a t o d e t r a b a l h a d o r e s e e m p r e g a d o r . ”

3 S T F , R E 2 8 7 . 2 2 7 - 0 , R e l. M i n . S e p u l v e d a P e r t e n c e , D J U 0 2 . 0 3 . 2 0 0 1 . C a b e e s c la r e c e r , t o d a v i a , q u e , e m f a c e d o d i s p o s t o n o i n c i s o III d o a r t. 1 14 d a C o n s t i t u i ç ã o F e d e r a l, p o d e - s e a f i r m a r q u e a c o m p e ­ t ê n c i a d a J u s t i ç a d o T r a b a l h o p a r a ta i s c o n f l i t o s a g o r a t e m m a t r i z n o p r ó p r i o te x t o c o n s t i t u c i o n a l , c o n f o r m e v e r e m o s a d i a n t e .

2 7 6 R e v . T S T , B r a s í l i a , v o l . 7 1 , n º 1 , j a n / a b r 2 0 0 5

(4)

do T ra b a lh o , p o r fo rç a d o d isp o sto n o in c is o V I da C o n s titu iç ã o F e d e ra l;

e

c) a ç õ e s , s a lv o as in d e n iz a tó ria s , d e c o rre n te s d e lit í g io in d ir e ta e m e d ia ta m e n te v in c u la d o à re la ç ã o de tra b a lh o , e n v o lv e n d o u m te rc e iro e, p e lo m e n o s, u m dos s u je ito s titu la re s , o u que d etém ig u a l q u a lid a d e ju ríd ic a , d o re sp e c tiv o v ín c u lo de tra b a lh o , n a fo rm a da le i, p o d em ser da

c o m p e tê n c ia da Justiça d o T ra b a lh o .

A s s im , p o r e x e m p lo , celeb rad o u m c o n tra to de prestação de se rviç o s e n tre o paciente e o m é d ic o , e ve n tu a l litíg io d e c o rre n te dessa re la ç ã o de tra b a lh o d eve ser ju lg a d o p e la Justiç a d o T ra b a lh o . Se se p re te n d e r, o u tro s s im , u m a in d e n iza ç ã o d ecorrente de e rro m é d ic o , da m esm a fo rm a c o m p e tirá à Justiça d o T ra b a lh o o ju lg a m e n to da ação de re ssa rc im e n to re sp e c tiva . O m e sm o se d ig a q u a n to a q u a lq u e r o u tra re lação de tra b a lh o , a e xe m p lo d aq uela fo rm a d a p e lo ad vog ad o e seu c lie n te , podendo o causíd ico, p o r e xe m p lo , c o b ra r seus h o n o rá rio s na Justiça d o T ra b a lh o ou o c lie n te p e d ir in d e n iza ç ã o p o r d anos causados p o r aquele.

Tod as essas ações a cim a citadas serão de com p e tê n c ia da Justiça d o T ra b a lh o p o r fo rç a d o d isp o sto n o in c is o I d o a rt. 114 da C F , já que o riu n d a s da re la çã o de trab alho. N e sta m esm a lin h a , a ação de in d e n iza ç ã o p ro p o sta p ela sociedade c o n tra o seu a d m in is tra d o r será da c o m p e tê n c ia da J u s tiç a d o T ra b a lh o , as ações de resp onsab ilid ad e c iv il p ré o u p ó s-c o n tra tu a l etc.

O in c is o V I d o a rt. 114 da C F , p o r sua v e z , re sp a ld a a com p e tê n c ia da Justiça do T ra b a lh o para, p o r e xe m p lo , a ação de u m em preg ad o e m face de o u tro em pregado p o r a to p ra tic a d o p o r este em d e c o rrê n c ia de u m a re la ç ã o de em p reg o. Im a g in e m a hip ótese d o em p reg ad o assediado que p od e e x ig ir d o assediante, seu coleg a de tra b a lh o , um a in d e n iza ç ã o p o r danos m o ra is e m a té ria s.

N e ste caso, o p ressup osto fá tic o p a ra a ação de in d e n iza ç ã o será a re la ç ã o de tra b a lh o m a n tid a p e lo assed iad o c o m seu e m p re g a d o r, c u jo p re p o sto (o o u tro em pregado - assed iante), d o lo sa m e n te , c o n c re tiz o u os atos de assédio.

N ã o fo sse o d is p o s itiv o e m c o m e n to , o a sse d ia d o q ue p re te n d e h a v e r in d enização, tã o -so m e n te , d o coleg a de tra b a lh o , te ria de p ro p o r sua ação n a Justiça do T ra b a lh o .

A Ç Õ E S D E A C ID E N T E D E T R A B A L H O

É c e rto , a ind a, que, n a c o m p e tê n c ia d a Justiç a d o T ra b a lh o , c o m base n o in c iso I d o a rt. 114 da C F , in c lu i-s e a ação de in d e n iza ç ã o p o r acid ente de tra b a lh o , já que o d ano daí d e c o rre n te te m o rig e m n u m a re la ç ã o de tra b a lh o .4

Q u a n to a esta, o u tra s re fle x õ e s d e ve m ser lançadas.

4 C f . R E 3 9 4 . 9 4 3 / S P , R e l. O r ig . M i n . C a r l o s B r i t t o , R e l . p / o A c . M i n . E r o s G r a u , J. 0 1 . 0 2 . 2 0 0 5 .

R ev. T S T B r a s í l i a , v o l. 7 1 , n º 1, j a n / a b r 2 0 0 5 277

(5)

In ic ia lm e n te , deve ser le m b ra d o que, a rig o r, o S T F poderá c o n tin u a r a m anter sua p o siç ã o q u a n to à c o m p e tê n c ia da J u s tiç a c o m u m p ara c u id a r da ação do em p reg ad o e m face d o em p reg ad or, já que não m o d ific a d a a redação do in c iso I do a rt. 109 da C F (“ A o s Juíze s fe d e ra is com p ete processar e ju lg a r: I - as causas em que a U n iã o , e n tid a d e a u tá rq u ic a o u em p resa p ú b lic a fe d e ra l fo re m interessadas na cond ição de a uto ra s, rés, assistentes o u opoentes, exceto as de fa lê n c ia , as de acidente de tra b a lh o e as s u je ita s à Justiça E le ito ra l e à Justiç a d o T ra b a lh o ” ).

A s s im , p o d e -s e a v e n ta r n a p o s s ib ilid a d e d o S T F c o n tin u a r c o m o e n te n d im e n to e xte rn a d o n o R E 3 4 9 1 6 0 /B A , c u jo re la to r fo i o M in is tro Sepúlveda P erte n c e (D J U 1 4 .0 3 .2 0 0 3 ), c u ja em enta é a seg uinte:

“ C o m p e tê n c ia . Ju stiç a c o m u m . A ç ã o de in d e n iza ç ã o fund ad a em acid ente de tra b a lh o , a in d a q uand o m o v id a c o n tra o em p reg ad or. 1. É da ju ris p ru d ê n c ia d o S T F q ue, e m g eral, com p ete à Justiça d o T ra b a lh o conhecer d e ação in d e n iza tó ria p o r d a n o s d e c o rre n te s da re la çã o de em p reg o, não im p o rta n d o deva a c o n tro v é rs ia ser d irim id a à lu z d o d ire ito c o m u m e não d o D ire ito d o T ra b a lh o . 2 . D a reg ra g e ra l são de e xc lu ir-se , p o rém , p o r fo rç a d o a rt. 109-1, da C o n s titu iç ã o , as ações fundadas em acid ente de trab alho, se ja m as m o v id a s c o n tra a a u ta rq u ia seg urad ora, sejam as prop ostas c o n tra o em p reg ad or.”

P a rece-nos, n o e n ta n to , que, n a p io r das hip óteses, d ia n te d o d isp osto no in c is o V I do a rt. 144 da C F, esse e n te n d im e n to deve ser m o d ific a d o . Is so porque seria de to d o iló g ic o se c o n c lu ir que a Justiça d o T ra b a lh o é c om p etente para as ações de re sp onsab ilid ad e c iv il, p o r danos m o ra is e m a te ria is, o riu n d a s e decorrentes de tod as as re lações de tra b a lh o , e xc lu in d o -se desse ro l som ente a fund ad a em acid ente de tra b a lh o .

O u tro s s im , d a ta m a x im a v e n ia , o fu n d a m e n to lançado p e lo S T F é de tod o iló g ic o .

O ra , n a p rim e ira p a rte d o in c is o 1 d o a rt. 109 da C F se esta b e le c e a c o m p etência da Justiç a F e d e ra l. Tem -se , assim , a re g ra g eral: “ as causas e m que a U n iã o , e n tid a d e a u tá rq u ic a o u em p re sa p ú b lic a fe d e ra l fo re m in teressad as na c o nd ição de a u to ra s, rés, assistentes o u op oentes” .

D e sse r o l de ações de c o m p e tê n c ia d a J u s tiç a F e d e ra l, n o e n ta n to , o c o n s titu in te estab eleceu alg um as exceções. E la s seriam :

a) às causas de fa lê n c ia e m que a U n iã o , entid ad e a u tá rq u ic a o u em presa p ú b lic a fe d e ra l fo re m interessadas na cond ição de a utoras, rés, assistentes o u op oentes;

b ) às causas s u je ita s à Justiça E le ito ra l em que a U n iã o , entid ad e autárq uica o u em p resa p ú b lic a fe d e ra l fo re m interessadas na cond ição de autoras, rés, assistentes o u op oentes;

c) às causas s u je ita s à J u s tiç a d o T ra b a lh o em que a U n iã o , e n tid a d e a u tá rq u ic a o u em presa p ú b lic a fe d e ra l fo re m interessadas na cond ição de auto ra s, rés, assistentes o u op oentes; e,

2 7 8 R e v . T S T B r a s í l i a , v o l . 7 1 , n º 1 , j a n / a b r 2 0 0 5

(6)

d) às causas d ecorrentes de acid ente de tra b a lh o em que a U n iã o , entid ad e a u tá rq u ic a o u em presa p ú b lic a fe d e ra l fo re m interessadas n a c o n d iç ã o de autoras, rés, assistentes ou opoentes.

N e sta ú ltim a hip ó te se , te m -se a ação a c id e n tá ria p ro p o sta p e lo seg urad o em face da a u ta rq u ia o fic ia l de p re vid ê n c ia soc ia l (o IN S S ). P e la re g ra g e ral, essa causa seria de c o m p e tê n c ia da Ju s tiç a F e d e ra l. E m face da e xc e ç ã o , d e s lo c o u -s e a com p etência p a ra a Justiça E sta d u a l.

O b via m e n te que nesta ú ltim a h ip ótese não se in sere a ação d o em p reg ad o em face do em p re g a d or p riv a d o o u dos entes p ú b lic o s estaduais e m u n ic ip a is em decorrência do acidente do tra b a lh o . Isso porque esta ação não te m a U n iã o , e ntid ad e autárq uica fe d e ra l ou em presa p ú b lic a fe d e ra l c o m o interessada. O ra , se esta ação (em p reg ad o x em p re g a d or p riv a d o o u entes p ú b lic o s estaduais e m u n ic ip a is ) não está in c lu íd a na reg ra g e ral (“ as causas em que a U n iã o , e ntid ad e a u tá rq u ic a o u em presa p ú b lic a fe d e ra l fo re m interessadas na cond ição de auto ra s, rés, assistentes ou opoentes” ), o b via m e n te ela n ã o está na exceção à reg ra g eral.

A ação a c id e n tá ria d o em p reg ad o em face do em p re g a d or e m que a U n iã o , entid ad e a u tá rq u ic a o u em presa p ú b lic a fe d e ra l fo re m interessad as se in c lu i na terceira exceção a cim a m e n c io n a d a (causas de com p etência da J ustiç a d o T ra b a lh o ), desde que o dem andado seja a U n iã o , entidade autárq uica fe d e ra l o u em presa p ú b lic a fed eral. T a l dem andada, n o e n ta n to , é da com p e tê n c ia da Justiç a d o T ra b a lh o e e la fo i excep cionad a n o in c is o I do a rt. 109 da C F.

D a í se tem , p o rta n to , que n e m à lu z d o te x to c o n stitu c io n a l a n te rio r se p o d e ria c o n c lu ir p e la co m p e tê n c ia da Justiça c o m u m c o m base n o d isp o sto n o in c is o I d o art. 109 da C F.

D e q u a lq u e r m o d o , os in c iso s I e V I d o a rt. 114 da C F v ie ra m p a c ific a r esse e n te n d im e n to , d a ta v e n ia .

P o r fim , cabe le m b ra r que, ind ep end entem ente de te r sid o re je ita d a a p ro p o sta de in c lu sã o de o u tro in c is o n o art. 114, d isp o nd o que seria da c o m p e tê n c ia da Justiça d o T ra b a lh o “ as ações re la tiv a s a acid entes de tra b a lh o , doença p ro fis s io n a l e de adequação a m b ie n ta l p ara resg uard o da saúde e da segurança d o tra b a lh a d o r” , a in d a assim , d o te x to fin a l a p rova d o e p u b lic a d o , e xtra i-s e as conc lu sõ e s a cim a.

O U T R O S L IT ÍG IO S D E C O R R E N T E S D A R E L A Ç Ã O D E T R A B A L H O (IN C IS O I X D O A R T IG O 114 D A C F )

E m ap arente c o n tra d iç ã o , que pode c o n d u z ir a in te rp re ta ç õ e s re s tritiv a s , o re fo rm a d o r d isp ôs, a ind a, que com p ete à Justiça d o T ra b a lh o c o n h e ce r de “ o u tra s con tro vé rsia s decorrentes da relação de tra b a lh o , na fo rm a da le i” . É p reciso, p o rta n to , para que a com p e tê n c ia seja e xe rc id a p ela Justiç a d o T ra b a lh o em re la ç ã o a estas o u tra s c o n tro vé rsia s , que h a ja u m a le i (o rd in á ria o u c o m p le m e n ta r - L O M A N , p o r e x e m p lo ) d is c ip lin a n d o a m a té ria .

R e v . T S T , B r a s ília , v o l. 7 1 , n º 1, j a n / a b r 2 0 0 5 2 7 9

(7)

Já esclarecem os a n te rio rm e n te , ao c o m e n ta r o in c is o V I do a rt. 114 da CF, q uais s e ria m essas o u tra s ações d ecorrentes da re la çã o de em prego.

D e q u a lq u e r m o d o , sem q u e re r ser re p e titiv o , m as p ara fin s d id á tico s, p od em os re le m b ra r que as ações d ecorrentes da rela çã o de tra b a lh o são aquelas que e n c o n tra m seu sup o rte fá tic o -ju ríd ic o nesse v ín c u lo ju ríd ic o .

C ita m o s , p o r e xe m p lo , o litíg io que d ecorre d o c u m p rim e n to de norm as c o le tiv a s e n v o lv e n d o , p o r e x e m p lo , o s in d ic a to p r o fis s io n a l e a e m p re sa - em p reg ad ora, na cob rança das receitas sin d ic ais, c u ja com p e tê n c ia é da Justiça do T ra b a lh o (L e i n° 8 .9 8 4 /9 5 ).

R e ssa lta m o s, p o ré m , que, em face d o d isp o sto n o in c is o I I I do art. 114 da C o n s titu iç ã o F e d e ra l, ta is c o n flito s (sin d ic a to -e m p re sa ) p o d em ser considerados c o m o da c o m p e tê n c ia da J u s tiç a d o T ra b a lh o , c o m m a tr iz n o p ró p rio te x to c o n s titu c io n a l, c o n fo rm e vere m o s adiante.

A q u i, e n tã o , d evem os d is tin g u ir duas situações p ara m e lh o r com preensão d o in c is o e m c o m e n to .

O in c is o I d o a rt. 114 da C F se re fe re às ações “ o riu n d a s das relações de tra b a lh o ” . Já o in c is o em c o m e n to fa z m enção às “ c o n tro vé rsia s d ecorrentes das re lações de tra b a lh o ” .

E , c o m o já d ito , nas liç õ e s de R e g in a ld o M e lh a d o , “ o riu n d o te m o se n tid o de o rig in á rio , n a tu ra l... d ec o rre n te s ig n ific a a q u ilo que d ec o rre , q ue se o rig in a . V a le d ize r: n o in c is o I está a re lação de tra b a lh o a n to lo g ic a m e n te c onsid erad a; e la p ró p ria e m seu estado n a tu ra l. O sub strato é o p ró p rio tra b a lh o . Já n o in c is o I X h á m en ç ã o à c o n tr o v é r s ia d e c o rre n te dela, n u m a re la çã o m e d ia ta e in d ire ta ” .5

S a u lo T a rc ís io de C a rv a lh o F o n te s c ita c o m o e xe m p lo de litíg io que decorre da re la ç ã o de tra b a lh o a q uele que pod e s u rg ir e n tre o b e n e fic iá rio d o seg uro d esem p rego e a e ntid ad e p ú b lic a deved ora dessa v a n ta g e m .6

A q u i p od em os enquadrar, ainda, as h ip óteses m enc io n a d a s p e lo M in . João O re ste D a la ze n q u a n to aos litíg io s in te ro b re iro s , in te rp a tro n a is e e n tre te rc e iro s e u m a das p artes que firm a m a re lação de tra b a lh o .7

R e g in a ld o M e lh a d o c ita , ainda, as ações p re vid e n c iá ria s, e m que se discute o b e n e fic io d e v id o p e la P re v id ê n c ia S o c ia l o u m e s m o as ações in c id e n ta is na execução tra b a lh ista , a e xe m p lo dos em bargos de te rc e iros e em bargos à arrem atação, c o n q u a nto nestas duas ú ltim a s hip óteses o “ lia m e , c o m a re la ç ã o de tra b a lh o , é

5 O b . c it., p . 3 1 4 .

6 A c i d e n t e d e t r a b a l h o - C o m p e t ê n c i a d a J u s t i ç a d o T r a b a lh o : o s r e f le x o s d a E m e n d a C o n s t i t u c i o n a l n ° 4 5 , p . 3 7 0 . In : C O U T I N H O , G r i j a l b o F e r n a n d e s ; FA V A , M a r c o s N e v e s . N o v a c o m p e tê n c ia d a j u s t i ç a d o tr a b a lh o . S ã o P a u lo : LTr, 2 0 0 5 , p. 3 5 6 - 3 7 4 .

7 A r e f o r m a d o j u d i c i á r i o e o s n o v o s m a r c o s d a c o m p e t ê n c i a d a j u s t i ç a d o t r a b a l h o n o B r a s il , p. 153- 1 5 4 . In: C O U T I N F I O , G r i j a l b o F e r n a n d e s ; FA V A , M a r c o s N e v e s . N o v a c o m p e tê n c ia d a j u s t i ç a d o tr a b a lh o . S ã o P a u lo : LT r, 2 0 0 5 , p. 1 4 8 -1 7 8 .

2 8 0 R e v . T S T , B r a s í l i a , v o l . 7 1 , n º 1 , j a n / a b r 2 0 0 5

(8)

m a terialm ente in d ire to c o late ra l: os em bargos não d ecorrem p ro p ria m e n te da relação de tra b a lh o , m as da relação p rocessual nascid a do litíg io o riu n d o d e la ” .8

P od em os, o u tro ss im , m e n c io n a r o litíg io e n tre o s in d ic a to dos a vu lso s e o to m a d o r dos serviç o s e e n tre o a vu ls o e o O G M O ou sin d ic a to .

E m todas essas hip óteses, c o m o já d ito , o litíg io não d ecorre d ire ta m e n te da relação de tra b a lh o , m as e n contra n e la seu p ressup osto fá tic o -ju ríd ic o , daí p o r que o le g isla d o r in fra c o n s titu c io n a l está a u to riza d o a c o n fe rir à Justiç a d o T ra b a lh o à com petência para as re fe rid a s ações.

É p reciso, p o rém , destacar que, nas re fe rid a s ações, sem pre será necessária a presença de, p e lo m enos, u m dos s u je ito s titu la r (o u q uem d e té m essa q u a lid a d e ) da relação de tra b a lh o , em litíg io c o m u m te rc e iro a esse v ín c u lo ju ríd ic o .

Cabe, p o rta n to , destacar que in e x is te q u a lq u e r in c o m p a tib ilid a d e e n tre os incisos I e I X do art. 114 da C F, já que n a q uele p rim e iro se estab eleceu, c o m p lena e ficácia e ap licação im e d ia ta , a re g ra de c o m p e tê n c ia da Justiça d o T ra b a lh o p ara os litíg io s que d e c o rra m d ire ta m e n te da re la ç ã o de tra b a lh o ( lití g io d ire ta m e n te vin c u la d o à re lação de tra b a lh o ). Já o in c is o I X tra ta da p o s s ib ilid a d e de, a tra vé s de le i in fra c o n s titu c io n a l, e s ta b e le c e r-s e essa m e s m a c o m p e tê n c ia p a ra o u tra s c o ntrovérsias que te n h a m c o m o p ressup osto fá tic o -ju ríd ic o u m a re la ç ã o de tra b a lh o (litíg io in d ire ta m e n te v in c u la d o à re la ç ã o de tra b a lh o ).

É ó b v io , p o rta n to , que o in c is o I X n ã o iria c o n tra d iz e r a re g ra g e ra l d o in c is o 1 d o art. 114 da C o n s titu iç ã o F e d e ra l, que, p o r sua ve z , n ã o está s u je ita a q u a lq u e r regulam entação para sua e fic á c ia o u a p licação p e lo s órg ãos ju d ic a n te s .

L e m b ra m o s, to d a v ia , c o n fo rm e c o m e n tá rio s a o in c is o V I d o a rt. 114 da C F, que as ações in d e n iza tó ria s, decorrentes (n ão só as o riu nd a s) das relações de tra b a lh o , já são de com p etência da Justiç a d o T ra b a lh o . O in c is o IX , p o rta n to , c u id a de o u tra s ações, que não in d e n iza tó ria s, que p o d em ser da com p etência da Justiça d o T ra b a lh o , a depender da le i.

8 O b . c it., p. 3 1 4 e n o t a d e r o d a p é 12.

R ev. T S T , B r a s ília , v o l. 7 1 , n º 1, j a n / a b r 2 0 0 5 2 8 1

Referências

Documentos relacionados

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Os resultados deste trabalho mostram que o tempo médio de jejum realizado é superior ao prescrito, sendo aqueles que realizam a operação no período da tarde foram submetidos a

Dessa forma, traçar o perfil socioepidemiológico das famílias não deixa de constituir-se como uma estratégia fundamental na prática de saúde, pois a partir da

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Assim como Portugal em séculos anteriores precisou do degredo para atender a diversas necessidades do Império, no Brasil independente, esses condenados foram úteis, não mais como

chalybea estar classificada como quase ameaçada, segundo IUCN (2013), também consta como integrante da lista dos criadores amadoristas de passeriformes da