• Nenhum resultado encontrado

SGS INTRODUÇÃO. Advertências para o instalador e para o utente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SGS INTRODUÇÃO. Advertências para o instalador e para o utente"

Copied!
195
0
0

Texto

(1)

TÉCNICO 2005

MANUAL

SISTEMAS

COM CHAMADA

EM ALTERNADA

(2)

INTRODUÇÃO

Nesta publicação estão descritas as características de funcionamen- to e montagem dos produtos Farfisa.

Para obter um resultado seguro das instalações descritas, é neces- sário que todos os aparelhos instalados sejam originais da Farfisa, e que se utilizem só os artigos citados em cada esquema.

Ler com atenção todas as notas, também as mais marginais de cada esquema de montagem e as explicações de funcionamento da instalação citadas nas páginas seguintes.

Para uma melhor leitura, nos esquemas deste manual não foi respei- tada a sequência dos terminais de cada artigo. É válido só o código (letra e/ou número) do terminal e não a sequência gráfica.

Os artigos podem ter um número maior de terminais do que os visualizados nos esquemas de montagem. Os terminais que sobram não têm que ser utilizados.

Associação Italiana das Indústrias Electrotécnicas e Electrónicas

Marca de aprovação segundo as normativas Alemãs.

Certificação da sistema Qualidade da empresa

Advertências para o instalador e para o utente

Após desfazer a embalagem, certificar-se da integridade do apare- lho.

Os elementos da embalagem (sacos plásticos, caixas, acrílico, etc.) não devem ser deixados ao alcance das crianças já que constituem fontes potenciais de perigo.

Evitar embates ou pancadas no aparelho que possam provocar danos ao cinescópio, originando a consequente projecção de frag- mentos de vidro.

O fabricante não pode ser considerado responsável por eventuais danos provocados pelo uso impróprio, erróneo ou irracional.

Não obstruir as aberturas ou fissuras de ventilação ou de absorção de calor para não prejudicar o correcto funcionamento do aparelho.

Não abrir nem modificar o aparelho de vídeoporteiro quando este se encontra sob tensão. No seu interior existe Alta Tensão.

Os condutores de qualquer instalação de telefone de porta têm que ser introduzidos em tubagens separadas da instalação da rede eléctrica, como prescrito, segundo as leis vigentes.

No caso de avaria ou de modificação na instalação, utilizar pessoal especializado.

É obrigatório providenciar antes do alimentador um disjuntor adequa- do de seccionamento e protecção.

Antes de ligar o aparelho, confirmar se os dados da placa são correspondentes aos da rede eléctrica.

MARCAÇÃO CE

A marcação CE de conformidade indica que o produto satisfaz os requisitos das Directrizes da Comunidade Europeia em vigor e a ela aplicáveis; em particular aquelas sobre a Segurança Eléctrica LVD73/23, sobre a Compatibilidade Elec- tromagnética EMC89/336 e sobre os Terminais de Telecomunicações R&TTE99/

5.

Como previsto pelas mesmas Directrizes, a documentação técnica e as Decla- rações de Conformidade são conservadas junto à sede da Sociedade e estão à disposição das Autoridades competentes para verificações e controles.

Marca Europeia em conformidade com os requisitos das directivas CEE.

SGS

IS O 900 1:2000

SYSTEM CERTIFICATION

(3)

ÍNDICE

Características gerais Telefones porteiro - Postos internos - Postos externos - Alimentadores - Módulos de serviço - Normas de instalação - Esquemas de instalação Vídeo-Porteiros

- Postos internos - Postos externos

- Unidades de alimentação e controle e módulos de serviço - Normas de instalação

- Esquemas de instalação Telefones de rede - Postos internos

- Interface de telefones porteiro/telefones de rede - Centrais telefónicas

- Normas de instalação - Esquemas de instalação Lista de artigos

MANUAL TÉCNICO

Edição 2005

12

Página

2

3

4

7

24

25

26

29

71

72

81

90

91

95

149

150

162

164

170

173

192

(4)

O sistema com chamada em alternada Farfisa, permite a realização de instalações de telefo- nes porteiro, de vídeo-porteiros, digitais e tele- fones porteiro/telefones de redes. A modula- ção dos aparelhos Farfisa para interior e exte- rior possibilita o crescimento da instalação e cobre as mais variadas exigências dos usuá- rios; desde a residência até os condomínios, desde um simples telefone até o mais comple- to vídeo-porteiro.

Escolha da instalação

Por intermédio do sistema com chamada em alternada Farfisa podem ser realizadas mui- tas tipologias de instalação.

• Instalações de telefones porteiro

• Instalações de vídeo-porteiros

• Instalações telefones porteiro/telefones de redes

• Instalações de vídeo-porteiro/telefones de redes

• Instalações mistas telefones porteiro/vídeo- porteiro/telefones de redes

Instalações telefones porteiro

É a instalação mais simples a ser realizada e possibilita a comunicação áudio nos 2 senti- dos entre telefones porteiro e postos externos, além da abertura da fechadura eléctrica. As variantes da instalação base podem ser:

- serviço intercomunicante. Possibilita a comunicação entre vários telefones porteiro do mesmo apartamento ou entre diversos apartamentos com segredo em direcção a outros usuários ou em direcção ao exterior - segredo de conversação. Acrescentando

uma ficha dentro de cada telefone é possível realizar a comunicação entre o interior e o exterior para o único usuário chamado.

Para a realização da instalação base com telefones porteiro são necessários 4 conduto- res + 1 para cada usuário.

Instalações de vídeo-porteiros

Além da comunicação áudio e da abertura da fechadura, a instalação do vídeo-porteiro pos- sibilita também o controle visual da entrada. O sistema de vídeo-porteiro possui, normalmen- te, as seguintes características:

- Funcionamento temporizado. O vídeo- porteiro do usuário chamado é accionado por aproximadamente 40 segundos. Ao le- vantar o micro-telefone, duplica-se o tempo;

recolocando-o na posição original, a instala- ção passa à função de repouso.

- Segredo de conversação. De série, a ins- talação do vídeo-porteiro permite a comuni- cação áudio para o único usuário chamado;

os outros, ao levantarem o micro-telefone, não podem ouvir a conversação em anda- mento.

- Serviço intercomunicante. Este serviço permite a comunicação áudio entre vários telefones porteiro ou vídeo-porteiros do mes- mo apartamento ou entre diversos aparta- mentos com segredo em direcção a outros usuários ou em direcção ao exterior.

- Acendimento de controle. É possível acci- onar a instalação directamente do vídeo- porteiro, acender o próprio vídeo-porteiro e,

CARACTERÍSTICAS GERAIS

T ELEFONES PORTEIRO * V ÍDEO-PORTEIROS * T ELEFONES DE REDE

assim, controlar a área enquadrada pela telecâmara. Se houver diversas entradas, serão necessários diversos botões de accionamento com os seus respectivos con- dutores

Para a realização da instalação do vídeo- porteiro de base são necessários 7 conduto- res + 1 para cada usuário + cabo coaxial.

Instalações de telefones porteiro/telefones de rede e de vídeo-porteiros/telefones de rede

É uma variante da instalação clássica de tele- fones porteiro e de vídeo-porteiro na qual se utiliza, nos apartamentos, o telefone (combi- nado com um monitor para realizar o vídeo- porteiro) ao invés do telefone porteiro ou do vídeo-porteiro. Neste caso, todas as cone- xões de telefones porteiro são efectuadas com uma ficha de interface a qual permite a comu- nicação dos telefones de rede com o telefone.

Este interface pode ser para um telefone único (art.FT11D) ou pode ser colocada dentro de uma central telefónica FT105P ou FT208P (artigos ES60 ou ES65).

Os apartamentos podem usar:

- um telefone standard onde as funções de porteiro sejam efectuadas por intermédio da composição dos códigos adequados no te- clado

- um telefone porteiro/telefone de rede (art.ST740) ou vídeo-porteiro/telefone de rede (art.ST740 + ST7100) composto de todas as funcionalidades telefónicas com o acrésci- mo de botões específicos para efectuar os principais serviços de telefone porteiro.

Na instalação telefone porteiro/telefone de rede, o serviço intercomunicante pode ser re- alizado através de uma central telefónica a qual possibilita também o segredo de conver- sação.

A instalação telefone porteiro/telefone de rede utiliza os mesmos 4 condutores + 1 para cada usuário (+ 3 + cabo coaxial ou duplo torcido se de vídeo-porteiro/telefone de rede) para as ligações a montante, enquanto as ligações telefónicas são realizadas com um duplo tele- fónico.

Instalações mistas telefones porteiro/

vídeo-porteiros/telefones de rede Todas as instalações de telefones porteiro, de vídeo-porteiros e telefones de rede podem ser combinadas entre elas de acordo com as exigências dos usuários.

Escolha das aparelhagens Para a escolha dos artigos e para a melhor instalação a ser utilizada, é necessário lem- brar:

• das exigências do usuário

• do número de usuários

• das possibilidades de instalação

• dos possíveis deslocamentos dos artigos.

Para os postos externos podem ser ecfetuadas as seguintes escolhas:

• botoneiras série Mody para instalações de telefones porteiro, telefones de rede e de vídeo-porteiros

• botoneiras em aço série Matrix para insta- lações de telefones porteiro, telefones de rede e de vídeo-porteiros

• botoneiras em latão série Prestige para instalações de telefones porteiro, telefones de rede e de vídeo-porteiros

• botoneiras série ErreP/R para instalações de telefones porteiro e telefones de rede

• botoneiras série TM para instalações de telefones porteiro e telefones de rede

• botoneiras série UP para instalações de telefones porteiro e telefones de rede com um máximo de 2 chamadas

Para os postos internos podem ser efectuadas as seguintes escolhas:

• linha componível Studio para instalações de telefones de rede

• linha Project para instalações de telefones porteiro e vídeo-porteiro

• linha PuntoVirgola para instalações de telefones porteiro e vídeo-porteiro

• linha Slim (900) para instalações de telefo- nes porteiro

Altifalante Microfone Botão Resistência Lâmpada

Condutor opcional (normalmente acen- dimentos de controle, botão abre-porta ou chamadas intercomunicantes) Linha divisória (para exigências esque- máticas nas instalações multifamiliares são representados o primeiro e o último vídeo-porteiro. Nessa linha divisória es- tão teoricamente incluídos os vídeo-por- teiros necessários para a completa rea- lização da instalação)

Díodo

Campainha ou besouro elec- trónico

Cabo coaxial

xn

x2 Condutores de chamada (segundo e último)

Fechadura eléctrica

Sinais gráficos

Para uma melhor compreensão dos esque- mas de instalação transcrevemos, a seguir, uma lista dos símbolos gráficos que são mais empregados.

Besouro

(5)

ÍNDICE

Postos internos

- Telefones porteiro série Project - Telefones porteiro série PuntoVirgola - Telefones porteiro série Slim (900) Postos externos

- Botoneiras série Mody - Botoneiras série Matrix - Botoneiras série ErreP/R - Botoneiras série UP Alimentadores Módulos de serviço Normas de instalação

Modalidades de funcionamento Procura das avarias

Esquemas para instalação básica

- Si 11MO/1 Telefones porteiro ligados a um posto externo

- Si 11MO/2 Telefones porteiro com segredo de conversação ligados a um posto externo - Si 12MO/1 Telefones porteiro ligados a dois postos externos comutados automaticamente - Si 13MO/1 Telefones porteiro ligados a três postos externos comutados automaticamente

- Si 16MO/1 Instalação de telefones porteiro com entradas secundárias e uma comum principal (divisão por escadas)

- Si 16MO/2 Instalação monofamiliar de telefones porteiro com entradas secundárias e uma comum principal (divisão por escadas) - Si 17MO/1 Instalação de telefones porteiro com entradas secundárias e duas comuns principais (divisão por escadas)

Esquemas de instalação intercomunicantes - Si 100L/2 2 telefones porteiro intercomunicantes

- Si 100L/11 Telefones porteiro intercomunicantes (de 2 a 11 usuários)

- Si 115L/5S 5 telefones porteiro intercomunicantes ligados a um posto externo com chamadas únicas. Chamada electrónica para internos

- Si 111L/5M 5 telefones porteiro intercomunicantes ligados a um posto externo com chamada comum. Chamada electrónica para internos

- Si 125L/5S 5 telefones porteiro intercomunicantes ligados a dois postos externos com chamadas únicas. Chamada electrónica para internos

- Si 121L/5M 5 telefones porteiro intercomunicantes ligados a dois postos externos com chamada comum. Chamada electrónica para internos

- Si 135L/5S 5 telefones porteiro intercomunicantes ligados a três postos externos com chamadas únicas. Chamada electrónica para internos

- Si 131L/5M 5 telefones porteiro interc. ligados a três postos externos com chamada comum. Chamada electrónica para internos - Si 161L/1 Instalação intercomunicante monofamiliar com entradas secundárias e uma comum principal (divisão por escadas) - Si 111MO/3 Instalação de telefones porteiro multifamiliar ligada a um posto externo. Com serviço intercomunicante em 1 ou mais

apartamentos e segredo fónico em direcção ao exterior e em direcção aos outros apartamentos.

Esquemas de aplicação

- serviços intercomunicantes com chamada externa única

Página

4 4 6 6 7 7 16 22 23 24 25 26 27 28 29 31 33 35 37 39 41 43 44 45 45 47

49

51

53

55

57 59 61

62 62

T ELEFONES PORTEIRO * V ÍDEO-PORTEIROS * T ELEFONES DE REDE

TELEFONES PORTEIRO

Manual técnico n° 12 Edição 2005

(6)

T ELEFONES PORTEIRO * V ÍDEO-PORTEIROS * T ELEFONES DE REDE

PT520. Telefone porteiro bicolor para instala- ções 4+1 e instalações intercomunicantes li- gadas a 1 ou mais lugares externos. Com besouro, fio extensível, microfone electrónico com 2 botões expansível até 10 juntando o grupo botão simples art.PT501. Fixação à parede ou numa caixa rectangular.

PT520W. De cor branca.

Terminais

1 microfone

2 altifalante

3 massa

5 botão para abrir a porta (máx.1A) 6 besouro (absorção 0,2A)

7 terminal comum dos botões e 1 9 entrada campainha electrónica P1 botão de serviço (máx. 1A) P2 ÷ P9 botões de serviço (máx. 0,5A)

POSTOS INTERNOS

TELEFONES PORTEIRO série PROJECT 86

72

214

83 167

60

Acessórios para telefones PT520 e PT520W PT501. Grupo botão simples.

Nota

Aconselha-se introduzir o módulo LED PT502 e o módulo de exclusão de besouro PT515 nos 2 últimos espaços com os símbolos e . Para os introduzir é necessário retirar, da parte interior da tampa do telefone, as guias dos botões (ver a figura).

PT502. Módulo LED avisador de porta- aberta.

P2

P7

P9 P8

2 W1

1

7

L+

L-

RL36. Módulo relé. Aplicável dentro do tele- fone porteiro e utilizável para accionar um som suplementar (ver a pág.26). Corrente máxima de comutação 1A (24V).

Terminais C comum do relé

NA contacto normalmente aberto NC contacto normalmente fechado - massa

entrada tensão 13Vca/cc

EC entrada accionamento relé (comando de massa)

Condutores

9 entrada nota electrónica sem carga de resis- tência

3 massa

ON OFF

PT515

6 3

L- L+

botão de chamada telefone porteiro

P R O J E C

PT515. Módulo de exclusão da campai-

nha (privacidade).

(7)

T ELEFONES PORTEIRO * V ÍDEO-PORTEIROS * T ELEFONES DE REDE

POSTOS INTERNOS

TELEFONES PORTEIRO série PROJECT

2136

2 9 1 6 3 5 7

C

B9 X2 7 X19

83 182

60

77.5 72

214

PT510. Telefone porteiro bicolor para instala- ções 4+1 ligadas a 1 ou mais lugares externos.

Com um botão, fio extensível, besouro, micro- fone electrónico. Fixação à parede ou numa caixa rectangular.

PT510N. De cor bege.

PT510W. De cor branca.

PT524W. Na cor branca com microfone a carvão.

Terminais 1 microfone 2 altifalante 3 massa

5 botão para abrir a porta (máx. 1A) 6 besouro (absorção 0,2A) 9 entrada campainha electrónica

No interior dos telefo- nes são aplicáveis, simultaneamente, 2 dos seguintes módu- los:

- RL36 módulo relé;

- SM50 módulo com segredo de conver- sação;

- SR40 módulo com campainha electró- nica;

- SR41 módulo be- souro electrónico.

6

W1

2 9 1 3 5 7

+ -

9

7

SR40.Módulo com campainha electrónica (vêr os esquemas de montagem interco- municantes).

Terminais

entrada chamada al- ternada (12Vca-0,5A) X1 entrada tensão alter- nada (12Vca-0,3A) X2 entrada chamada

(massa)

SR41. Módulo besouro electrónico. É pos- sível de ser utilizado quando for necessário diferenciar as chamadas provenientes dos postos externos ou posto externo e

intercomunicantes (neste caso pode ser usado no lugar do som SR40).

Terminais

4 entrada alimentação (13Vca-70mA;

9÷20Vcc-15mA) 3 massa

SM50. Módulo com se- gredo de conversação (ver as págs 32 e 100).

Terminais - massa

C linha fónica de recepção B linha fónica de transmissão

PT538. Adaptador de mesa completo de base lastrante caixa de derivação e cabo de ligação com 13 fios condutores. Para todos os telefones porteiro série Project.

RL36 ou SM50

ou SR40

ou SR41

PT501

PT502 PT515

2 1 3 6 C

B

SM 50 R1

10K

9 7 2 3 1 5 P1 6

X2 7 X19

PT501

4 3

P

R

O

J

E

(8)

T ELEFONES PORTEIRO * V ÍDEO-PORTEIROS * T ELEFONES DE REDE

POSTOS INTERNOS

TELEFONES PORTEIRO série PuntoVirgola

60 48

225

66 46

225

924W. Telefone porteiro de cor branca para instalações 4+1 ligadas a 1 ou mais lugares externos. Com um botão, fio extensível, micro- fone electrónico, besouro.

Terminais 1 microfone 2 altifalante 3 massa

5 botão para abrir a porta (máx 1A) 6 besouro (absorção 0,2A)

9 entrada campainha electrónica (com alimen- tador PRS240 ou sistemas digitais)

910W. Telefone porteiro viva-vòz bicanal de cor branca, para instalações 4+1 ligadas a 1 ou mais lugares externos, com amplificação interna e campainha electrónica modulável, regulação do volume do canal que recebe através duma manipulo e 2 botões (um para conversar e o outro para abrir a fechadura).

Para melhores resultados de fonia, aconse- lha-se a utilização do porteiro 337C. Fixação à parede ou numa caixa rectangular.

Terminais

Igual ao telefone porteiro 924.

166 83

83 60

5

6

3 1 9 2

PV100. Telefone porteiro bicolor para instala- ções 4+1 ligadas a 1 ou mais lugares exter- nos. Com um botão, fio extensível, campainha electrónica incorporada, microfone electróni- co. Fixação à parede ou numa caixa rectangu- lar.

PV100W. De cor branca.

Terminais 1 microfone 2 altifalante 3 massa

5 botão para abrir a porta (máx 1A) 6 campainha electrónica (absorção 0,35A) 9 entrada da campainha electrónica externa

9 2 1 6 5 3

205 53

128 78

TELEFONES PORTEIRO série 900 (Slim)

ALTAVOZ série 900

P

V

-

9

0

0

(9)

Botoneiras de embutir em alumínio, composta por elementos, de forma a resolver as mais variadas necessidades de instalação.

MD71. 72. 73. 74. Caixas de embutir em material plástico compostas de bastidor porta-módulos.

MD81.82.83.804.84.86.808.89.812. Aros decora- tivos em alumínio. Podem ser adicionadas às cai- xas de encaixe MD71.72.73.74.

MD91.92.93.904.94.96.908.99.912. Suportes anti- chuva salientes em alumínio anodizado compostas de bastidor porta-módulos. Utilizam-se para a mon- tagem em parede.

64

19 124

304.5 395

213

121.5

MD 71 MD 72 MD 73 MD 74

151

323 414.5

140 231.5

MD 81 MD 82 MD 83 MD 804

276

MD 86 MD 808

MD 84

401 40

25 323

414.5

323 414.5

231.5

151

140

MD 904 MD 93

MD 92 MD 91

Suportes anti-chuva salientes com bastido- res porta módulos

Aros decorativos

Bastidores porta módulos com caixa de encastrar BOTONEIRAS série MODY

POSTOS EXTERNOS

80 276 401

231.5 323 414.5

T ELEFONES PORTEIRO * V ÍDEO-PORTEIROS * T ELEFONES DE REDE

M O D Y

MD 812

MD 89

(10)

BOTONEIRAS série MODY

Em cada módulo de botões, para evitar a desmontagem frontal, aplicar um parafuso tipo 3MAx12 em cada porta-etiquetas.

Desmontagem frontal do porta-etiquetas para inscrição do nome do utilizador.

MD 10 sem botões

MD 11 1 botão

MD 12 2 botões

Botoneiras com 1 fila Módulos para porteiro eléctrico

Módulos botões

MD 22 2 botões

MD 24 4 botões MD 23

3 botões MD 21

1 botão

Botoneiras com 2 filas

MD 122 2 botões

MD 124 4 botões

PORTEIRO ELÉCTRICO

MD 30.

É composto de duplo amplificador (recepção e transmissão) com regulador do volume dos 2 canais. Aplicável também nas botoneiras Prestige e ErreP/R (para este último tipo de botoneiras é necessário acrescentar o adaptador 299/1).

Terminais

1 canal de recepção 2 canal de transmissão

3 alimentação positiva 6 ÷ 8Vcc - 60mA 4 massa

91 25.5

55

Desmontagem e protecção dos porta-etiquetas

MD 222 2 botões

MD 224 4 botões

MD 226 6 botões

MD 228 8 botões

MD20 neutro

Módulos: neutro, número cívico, postos externos amplificado, controle dos acessos e telecâmaras

2

8 5

0 3

9 B 6 1

7 A 4

FC52P. Teclado para controle de acesso (ver na pág. 9)

MD50 número cívico

50

MD41. MD41D. Telecâ- maras a preto e branco.

MD41C. Telecâmara a cores (ver as característi- Módulos botões

Módulos para porteiro eléctrico

Regulador do volume da recepção Regulador do volume

da transmissão

POSTOS EXTERNOS

T ELEFONES PORTEIRO * V ÍDEO-PORTEIROS * T ELEFONES DE REDE

M O D Y

FP52. Leitor de proximidade para controle de acesso (ver na pág. 9).

MD 100

Posto externo ampli- ficado com 1 botão (ver pág. 9)

MD 200

Posto externo ampli-

ficado com 2 botões

(ver pág. 9)

(11)

T ELEFONES PORTEIRO * V ÍDEO-PORTEIROS * T ELEFONES DE REDE

M O D Y

1 2 1 2

124 52

90

19 POSTOS EXTERNOS AMPLIFICA- DOS

MD 100. Módulo com 1 botão.

Aplicável em todas as instalações de telefone porteiro, telefones de rede, intercomunicantes e de vídeo-porteiros. Composto de porteiro eléctrico amplificado nos dois canais, regula- dor do volume do canal “recepção”, botão de chamada e placa frontal em alumínio anodizado. Pode substituir em muitas instala- ções o módulo MD11 e MD30 e utiliza todos os outros acessórios da série Mody.

MD 200. Módulo com 2 botões.

Terminais - massa

alimentação alternada 13Vca-60mA 1 canal de recepção

2 canal de transmissão C comum de botões

botões de chamada

lâmpada de iluminar letreiros (24V-70mA)

1 Terminais para iluminação dos letreiros 2 Terminais botões de chamada

3 Comum de botões de chamada (terminal C) 4 Terminal de botão adicional

5 Regulação do volume externo 5 Terminais fonia e alimentação 2

3

4

6 5 1

TECLADO PARA CONTROLE DE ACESSO

FC52P.

Teclado electrónico com 12 teclas e 2 relés para a abertura de fechaduras e para o contro- le do acesso. 4 códigos programáveis por relé. Tempo de abertura que pode ser progra- mado de 1 a 99 segundos por cada relé ou funcionamento biestável do relé 1. Sinais acús- ticos e visuais de tecla premida, de combina- ção errada e de aceitação de programação.

Dados técnicos

Alimentação: 12Vca/cc ±10%

Corrente em stand-by: 0,015A

Consumo máximo: 0,1A

Tensão e corrente de saída: 12Vca - 5A Número de códigos do relé 1: 4

Número de códigos do relé 2: 4 ou activação directa Tempo de actuação dos relés: de 1 a 99 seg.

(ou biestável relé 1) Temperatura de funcionamento: 0° ÷ +40°C Humidade máxima admissível: 85% RH Terminais

1 contacto de repouso do relé n°2 2 contacto aberto do relé n°2 3 contacto comum relé n°2 4 contacto de repouso do relé n°1 5 contacto aberto do relé n°1 6 contacto comum relé n°1

7 massa ou entrada tensão alternada 8 entrada tensão positiva ou alternada 9-10 botão abre-porta

Exemplo de composição BOTONEIRAS série MODY

POSTOS EXTERNOS

Esquemas de instalação

Para a aplicação dos módulos MD100 e MD200 ver os esquemas de instalação para uma única entrada dos capítulos “telefones porteiro”, "telefones de rede" e “vídeo-portei- ros” (ex. págs. 30, 32, 46, 48, 98, 102, 120, 178 e 180).

10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1

12Vca 12Vcc

abre-porta relé 1 relé 2

LEITOR DE PROXIMIDADE

FP52.

O artigo possibilita a ativação de 2 relès por intermédio de porta-chaves e de cartões electrónicos no formato ISO baseados em tecnologia a trasponder. Tempo de aciona- mento programável de 1 a 63 segundos para cada relè. 4 cartões de usuários e 1 master anexados ao produto. Sinais acústicos e visuais de controle e display com 3 algarismos para visualizar números e códigos durante a programação e o funcionamento.

Dados técnicos

Alimentação 12Vca/cc ±10%

Absorção em repouso 0,1A

Máxima absorção 0,25A

Tensão de permuta 24Vca - 2A Número máximo de cartões 490 Número máximo de cartões Master 10

Número de relés 2

Tempo de fechamento dos relés de 1 a 63 seg.

Distância mínima de reconhecimento 3 cm Tempo máximo de reconhecimento 1 seg.

Temperatura de funcionamento 0° ÷ +40°C Máxima humidade admissível 85% RH Terminais

+/A entrada tensão positiva ou alternada -/A massa ou entrada tensão alternada PB botão abri-porta

NC2 permuta normalmente fechada do relé 2 NA2 permuta normalmente aberta do relé 2 C2 permuta comum do relé 2

NC1 permuta normalmente fechada do relé 1 NA1 permuta normalmente aberta do relé 1 C1 permuta comum do relé 1

Led reconhecimento cartões. Acesso du- rante o reconhecimento das cartões.

Led ativação relé. Na cor vermelha os relés não são ativados. Na cor verde os relés são ativados.

Led programação cartões. Acesso duran- te a programação das cartões.

Led cancelamento e programação car-

tões Master. Acesso durante a programa-

(12)

BOTONEIRAS série MODY

Embutir a caixa da unidade vídeo de entrada a cerca de 1,65m de distância, em altura, do chão ao lado inferior e colocando os bordos frontais alinhados e perfeitamente verticais ao reboco da parede, quando acabado.

Aplicação dos divisores passa-cabos entre as caixas de encastrar. Os divisores terão que ser aplicados antes do cimento.

Posição das aberturas passa-cabos.

Encastramento e passagem de cabos.

Montagem dos módulos de botões.

Fixação inferior do porta-módulos

(a)

Fixação da parte inferior do porta módulos com a caixa de encastrar. Aconselha-se apli- car um cartão de protecção (a) entre as placas e a parede.

POSTOS EXTERNOS

T ELEFONES PORTEIRO * V ÍDEO-PORTEIROS * T ELEFONES DE REDE

M O D Y

aaaaaaaa

(13)

BOTONEIRAS série MODY

Fixação da parte inferior do porta-módulos e montagem do porteiro.

Alinhamento da placa de rua.

Aros decorativos

Aplicação do aro decorativo entre a caixa de encastrar e o porta-módulos.

Suporte anti-chuva saliente

Aplicação dos módulos e fixação à parede da suporte saliente.

POSTOS EXTERNOS T ELEFONES PORTEIRO * V ÍDEO-PORTEIROS * T ELEFONES DE REDE

M

O

D

Y

(14)

48 botões 52 botões 58 botões 62 botões

35 botões 38 botões 44 botões

BOTONEIRAS série MODY Exemplos de composição em instalações de porteiro electrónico.

46 botões 41 botões

31 botões 34 botões

16 botões

11 botões 12 botões 13 botões

1 botão 2 botões

3 botões

10 botões

4 botões 5 botões 6 botões

7 botões 8 botões

13 botões 14 botões 11 botões 14 botões

24 botões 23 botões

21 botões 19 botões

18 botões 17 botões

Botoneiras com 1 fila POSTOS EXTERNOS

T ELEFONES PORTEIRO * V ÍDEO-PORTEIROS * T ELEFONES DE REDE

9 botões

25 botões 27 botões 28 botões 29 botões

M

O

D

Y

(15)

Módulos botoneira e número cívico ou neutro

Caixas de embutir

Aros decorativos

BOTONEIRAS série MODY Tabela da composição das botoneiras série Mody

Suportes anti- chuva salientes Módulo para

porteiro eléctrico Porteiro

eléctrico Composição e

dimensões N°

botões

1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30

1 MD11 1 MD12 1 MD10 1 MD10 1 MD11 1 MD12 1 MD10 1 MD10 1 MD11 1 MD12 1 MD10 1 MD10 1 MD11 1 MD12 1 MD10 1 MD10 1 MD11 1 MD12 1 MD10 1 MD10 1 MD11 1 MD12 1 MD10 1 MD10 1 MD11 1 MD12 1 MD12 1 MD12 1 MD12 1 MD12 1 MD11 1 MD10 1 MD11 1 MD12 1 MD10 1 MD12 1 MD11 1 MD10 1 MD11 1 MD12 1 MD11 1 MD12 1 MD12 1 MD12 1 MD10 1 MD10 1 MD11 1 MD12 1 MD11

- - 1 MD23 1 MD24 1 MD24 1 MD24 1 MD24 2 MD24 2 MD24 2 MD24 2 MD24 3 MD24 3 MD24 3 MD24 3 MD24 4 MD24 4 MD24 4 MD24 4 MD24 5 MD24 5 MD24 5 MD24 5 MD24 6 MD24 6 MD24 6 MD24 6 MD24 6 MD24 6 MD24 7 MD24 6 MD24 8 MD24 8 MD24 8 MD24 8 MD24 8 MD24 9 MD24 9 MD24 9 MD24 9 MD24 9 MD24 10 MD24 10 MD24 11 MD24 12 MD24 12 MD24 12 MD24 12 MD24 13 MD24

1 MD71 1 MD71 1 MD72 1 MD72 1 MD72 1 MD72 1 MD73 1 MD73 1 MD73 1 MD73 2 MD72 2 MD72 2 MD72 2 MD72 2 MD73 2 MD73 2 MD73 2 MD73 2 MD73 2 MD73 2 MD73 2 MD73 2 MD74 2 MD74 2 MD74 2 MD74 2 MD74 2 MD74 2 MD74 2 MD74 3 MD73 3 MD73 3 MD73 3 MD73 3 MD74 3 MD74 3 MD74 3 MD74 3 MD74 3 MD74 3 MD74 3 MD74 3 MD74 3 MD74 4 MD74 4 MD74 4 MD74 4 MD74 4 MD74

1 MD81 1 MD81 1 MD82 1 MD82 1 MD82 1 MD82 1 MD83 1 MD83 1 MD83 1 MD83 1 MD84 1 MD84 1 MD84 1 MD84 1 MD86 1 MD86 1 MD86 1 MD86 1 MD86 1 MD86 1 MD86 1 MD86 1 MD808 1 MD808 1 MD808 1 MD808 1 MD808 1 MD808 1 MD808 1 MD808 1 MD89 1 MD89 1 MD89 1 MD89 1 MD812 1 MD812 1 MD812 1 MD812 1 MD812 1 MD812 1 MD812 1 MD812 1 MD812 1 MD812

- - - - -

1 MD91 1 MD91 1 MD92 1 MD92 1 MD92 1 MD92 1 MD93 1 MD93 1 MD93 1 MD93 1 MD94 1 MD94 1 MD94 1 MD94 1 MD96 1 MD96 1 MD96 1 MD96 1 MD96 1 MD96 1 MD96 1 MD96 1 MD908 1 MD908 1 MD908 1 MD908 1 MD908 1 MD908 1 MD908 1 MD908 1 MD99 1 MD99 1 MD99 1 MD99 1 MD912 1 MD912 1 MD912 1 MD912 1 MD912 1 MD912 1 MD912 1 MD912 1 MD912 1 MD912

- - - - - 124x121,5x19

(L x H x P)

124x213x19 (L x H x P)

248x304,5x19 (L x H x P)

248x395x19 (L x H x P)

372x395x19 (L x H x P)

124x304,5x19 (L x H x P)

Botoneiras com 1 fila

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 43 45 46 48 50 52 53 55

- - - - - - 1 MD23

- - - 1 MD23

- - - 1 MD23

- - - 1 MD23

- - - 1 MD23

- - - 1 MD21 1 MD22 1 MD23

- 2 MD23

- - - 1 MD23 2 MD21

- 2 MD21 2 MD21 2 MD21 2 MD22 1 MD21 1 MD23

- - 2 MD21 3 MD21 3 MD21 2 MD21

- - - - - - - - - - - - - - 1 * 1 * 1 * 1 * - - - - 1 * 1 * 1 * 1 * - - - - - - - - 2 * 1 * 2 * - - - - - - - 3 * 1 * - - - 372x304,5

x19 (L x H x P)

POSTOS EXTERNOS T ELEFONES PORTEIRO * V ÍDEO-PORTEIROS * T ELEFONES DE REDE

248x213x19 (L x H x P)

M

O

D

Y

(16)

BOTONEIRAS série MODY Exemplos de composição em instalações de porteiro electrónico.

Botoneiras com 2 filas POSTOS EXTERNOS

T ELEFONES PORTEIRO * V ÍDEO-PORTEIROS * T ELEFONES DE REDE

96 botões 104 botões 116 botões 124 botões

70 botões 76 botões 82 botões 88 botões 92 botões

62 botões 68 botões

32 botões

22 botões 24 botões 26 botões

2 botões 4 botões

6 botões

20 botões

8 botões 10 botões 12 botões

14 botões 16 botões

26 botões 28 botões 22 botões 28 botões

48 botões 46 botões

42 botões 38 botões

36 botões 34 botões

18 botões

50 botões 54 botões 56 botões 58 botões

M

O

D

Y

(17)

1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30 1 MD30

BOTONEIRAS série MODY Tabela da composição das botoneiras série Mody

Suportes anti- chuva salientes Aros

decorativos Caixas de

embutir Módulos botoneira e número

cívico ou neutro Módulo para

porteiro eléctrico Porteiro

eléctrico Composição e

dimensões N°

botões 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 30 32 34 36 38 40 42 44 46 48 50 52 54 56 58 60 62 64 66 68 70 72 74 76 78 80 82 86 90 92 96 100 104 106 110

1 MD122 1 MD124 1 MD10 1 MD10 1 MD122 1 MD124 1 MD10 1 MD10 1 MD122 1 MD124 1 MD10 1 MD10 1 MD122 1 MD124 1 MD10 1 MD10 1 MD122 1 MD124 1 MD10 1 MD10 1 MD122 1 MD124 1 MD10 1 MD10 1 MD122 1 MD124 1 MD124 1 MD124 1 MD124 1 MD124 1 MD122 1 MD10 1 MD122 1 MD124 1 MD10 1 MD124 1 MD122 1 MD10 1 MD122 1 MD124 1 MD122 1 MD124 1 MD124 1 MD124 1 MD10 1 MD10 1 MD122 1 MD124 1 MD122

- - 1 MD226 1 MD228 1 MD228 1 MD228 1 MD228 2 MD228 2 MD228 2 MD228 2 MD228 3 MD228 3 MD228 3 MD228 3 MD228 4 MD228 4 MD228 4 MD228 4 MD228 5 MD228 5 MD228 5 MD228 5 MD228 6 MD228 6 MD228 6 MD228 6 MD228 6 MD228 6 MD228 7 MD228 6 MD228 8 MD228 8 MD228 8 MD228 8 MD228 8 MD228 9 MD228 9 MD228 9 MD228 9 MD228 9 MD228 10 MD228 10 MD228 11 MD228 12 MD228 12 MD228 12 MD228 12 MD228 12 MD228

1 MD71 1 MD71 1 MD72 1 MD72 1 MD72 1 MD72 1 MD73 1 MD73 1 MD73 1 MD73 2 MD72 2 MD72 2 MD72 2 MD72 2 MD73 2 MD73 2 MD73 2 MD73 2 MD73 2 MD73 2 MD73 2 MD73 2 MD74 2 MD74 2 MD74 2 MD74 2 MD74 2 MD74 2 MD74 2 MD74 3 MD73 3 MD73 3 MD73 3 MD73 3 MD74 3 MD74 3 MD74 3 MD74 3 MD74 3 MD74 3 MD74 3 MD74 3 MD74 3 MD74 4 MD74 4 MD74 4 MD74 4 MD74 4 MD74

1 MD81 1 MD81 1 MD82 1 MD82 1 MD82 1 MD82 1 MD83 1 MD83 1 MD83 1 MD83 1 MD84 1 MD84 1 MD84 1 MD84 1 MD86 1 MD86 1 MD86 1 MD86 1 MD86 1 MD86 1 MD86 1 MD86 1 MD808 1 MD808 1 MD808 1 MD808 1 MD808 1 MD808 1 MD808 1 MD808 1 MD89 1 MD89 1 MD89 1 MD89 1 MD812 1 MD812 1 MD812 1 MD812 1 MD812 1 MD812 1 MD812 1 MD812 1 MD812 1 MD812

- - - - -

1 MD91 1 MD91 1 MD92 1 MD92 1 MD92 1 MD92 1 MD93 1 MD93 1 MD93 1 MD93 1 MD94 1 MD94 1 MD94 1 MD94 1 MD96 1 MD96 1 MD96 1 MD96 1 MD96 1 MD96 1 MD96 1 MD96 1 MD908 1 MD908 1 MD908 1 MD908 1 MD908 1 MD908 1 MD908 1 MD908 1 MD99 1 MD99 1 MD99 1 MD99 1 MD912 1 MD912 1 MD912 1 MD912 1 MD912 1 MD912 1 MD912 1 MD912 1 MD912 1 MD912

- - - - - -

- - - - - - - - - - - - - 1 * 1 * 1 * 1 * - - - - 1 * 1 * 1 * 1 * - - - - - - - - 2 * 1 * 2 * - - - - - - - 3 * 1 * - - -

Botoneiras com 2 filas

- - - - - - 1 MD226

- - - 1 MD226

- - - 1 MD226

- - - 1 MD226

- - - 1 MD226

- - - 1 MD222 1 MD224 1 MD226

- 2 MD226

- - - 1 MD226 2 MD222

- 2 MD222 2 MD222 2 MD222 2 MD224 1 MD222 1 MD226

- - 2 MD222 3 MD222 3 MD222 3 MD224

POSTOS EXTERNOS T ELEFONES PORTEIRO * V ÍDEO-PORTEIROS * T ELEFONES DE REDE

124x121,5x19 (L x H x P)

124x213x19 (L x H x P)

248x304,5x19 (L x H x P)

248x395x19 (L x H x P)

372x395x19 (L x H x P)

124x304,5x19 (L x H x P)

372x304,5 x19 (L x H x P) 248x213x19

(L x H x P)

M

O

D

Y

(18)

Botoneiras “anti-vandalismo” em aço inoxidável estudadas para opor resistência ao arrom- bamento, à penetração de sólidos e a jatos d'água (grau de protecção IP45 para a protecção de corpos sólidos externos, infiltrações e água; IK09 contra os atritos).

Caixas de encaixe, armações porta-módulos, molduras decorativas em alumínio fundido, módulos de botões, módulos com grupo fónico incorporado (com ou sem telecâmera) são os elementos que compõem as botoneiras Matrix.

A minuciosa escolha dos vários módulos consente uma ampla e variada gama de instalações; desde a instalação monofamiliar ao conjunto condominial; desde a instalação interfônica até aquela de vídeo-porteiro.

Os elementos que compõem estas botoneiras foram estudados para consentir quer o alinhamento em configuração vertical, quer naquele horizontal.

MA 71 MA 72 MA 73

MA 61 MA 62 MA 63

Molduras frontais

BOTONEIRAS série MATRIX

POSTOS EXTERNOS

T ELEFONES PORTEIRO * V ÍDEO-PORTEIROS * T ELEFONES DE REDE

M A T R I X

MA 10P sem botões

MA 11P 1 botão

MA 12P 2 botões

Módulos com grupo fónico integrado Módulos sem grupo fónico

MA 22 2 botões

MA 24 4 botões MA 20

neutro

MA 42

sem botões e com telecâmara a preto e branco

MA 42C

sem botões e com telecâmara a cores

MA 43

com 1 botão e telecâ- mara a preto e branco MA 43C

com 1 botão e telecâ- mara a cores

Módulos telecâmara com grupo fónico integrado

Para as suas características ver página 86.

Bastidores porta módulos com caixa

de encastrar

(19)

BOTONEIRAS série MATRIX

Módulos com grupo fónico integrado MA 10P.

- grupo fónico amplificado com regulação do volume dos 2 canais (recepção e transmis- são)

- placa frontal em aço - led vermelho de serviço.

MA 11P.

Diferencia-se do modelo precedente devido à presença de um botão de chamada e relativo porta-cartõezinhos com armação transparente anti-arrombamento e retro iluminação a LED na cor verde.

MA 12P.

Com 2 botões de chamada.

POSTOS EXTERNOS T ELEFONES PORTEIRO * V ÍDEO-PORTEIROS * T ELEFONES DE REDE

M A T R I

MA10P MA11P MA12P MA20 MA22 MA24 MA42 MA43

MA42C MA43C

1 1 1 1 1

2 2 2 2 2

3 3 3 3 3

4 4 4 4 4

- - - - - - - -

A A A A A A A A

C C C C C

P1 P1 P1 P1 P1

P2 P2 P2

P3 P4

V V

M M

H H

Terminais e características dos módulos MATRIX

Canal de recepção Canal de transmissão

Entrada tensão positiva para porteiro eléctrico (6÷12Vcc) Massa fónica

Entrada tensão alternada ou massa para Led ilumina-letreiros Entr. tensão alternada ou contínua para Led ilumina-letr. (12Vcc-ca) Comum botões de chamada

Botão de chamada Botão de chamada Botão de chamada Botão de chamada

Saída sinal de vídeo (cabo coaxial) Massa vídeo (tela coaxial)

Entrada tensão positiva para telecâmara (18÷24Vcc) Regulações áudio

Se necessário, é possível regular o volume dos 2 canais áudio variando oportunamente os trimmers.

Regulador volume recepção Regulador volume

transmissão

MA10P MA11P MA12P Módulos sem grupo fónico

MA 20.

- placa frontal em aço MA 22.

Diferencia-se do modelo precedente devido à presença de dois botões de chamada e relativo porta-cartõezinhos com armação transparente anti-arrombamento e retro iluminação a LED na cor verde.

MA 24.

Com 4 botões de chamada.

(20)

POSTOS EXTERNOS

T ELEFONES PORTEIRO * V ÍDEO-PORTEIROS * T ELEFONES DE REDE

M A T R I X

BOTONEIRAS série MATRIX

Embutir a caixa da unidade vídeo de entrada a cerca de 1,65m de distância, em altura, do chão ao lado inferior e colocando os bordos frontais alinhados e perfeitamente verticais ao reboco da parede, quando acabado.

Inserção dos distanciais entre as caixas de encastrar. Os distanciais devem ser inseridos antes da colocação na parede.

Posição das aberturas passa-cabos.

Encastramento e passagem de cabos.

Montagem dos módulos de botões.

(21)

POSTOS EXTERNOS T ELEFONES PORTEIRO * V ÍDEO-PORTEIROS * T ELEFONES DE REDE

M A T R I

BOTONEIRAS série MATRIX

Fixação da armação à caixa de encaixe. Antes de serrar os parafusos, alinhar a armação.

Para viabilizar a ligação eléctrica à instalação, aconselha-se a inserção da caixa de encaixe na abertura apropriada e como ilustrado na figura, o elemento de conexão em metal fornecido na confecção. A este elemento de conexão é possível enganchar a armação com os módulos montados anteriormente. Deixar o elemento de conexão na caixa a fim de que ele possa ser utilizado novamente em caso de manutenções sucessivas.

Ligação dos condutores às caixas de terminais dos módulos.

Fixação da moldura à armação porta-módulos.

Aplicar as guarnições de protecção,

fornecidas com o produto, na parte

interna das aberturas das molduras.

(22)

BOTONEIRAS série MATRIX Exemplos de composição em instalações de porteiro electrónico.

11 botões

1 botão 2 botões

3 botões

10 botões

4 botões 5 botões 6 botões

POSTOS EXTERNOS

T ELEFONES PORTEIRO * V ÍDEO-PORTEIROS * T ELEFONES DE REDE

6 botões 7 botões

10 botões 8 botões

12 botões

M A T R I

X 41 botões 44 botões 46 botões

40 botões 38 botões

35 botões

22 botões

15 botões 18 botões

23 botões 26 botões 30 botões

31 botões 32 botões 33 botões 34 botões

14 botões

9 botões

(23)

1 MA11P 1 MA12P 1 MA11P 1 MA10P 1 MA11P 1 MA12P 1 MA11P 1 MA10P 1 MA11P 1 MA12P 1 MA11P 1 MA12P 1 MA11P 1 MA12P 1 MA11P 1 MA10P 1 MA11P 1 MA10P 1 MA11P 1 MA12P 1 MA11P 1 MA12P 1 MA11P 1 MA10P 1 MA11P 1 MA12P 1 MA11P 1 MA12P 1 MA11P 1 MA12P 1 MA11P 1 MA12P 1 MA11P 1 MA12P 1 MA11P 1 MA10P 1 MA11P 1 MA12P 1 MA11P 1 MA12P 1 MA11P 1 MA12P 1 MA11P 1 MA12P 1 MA11P 1

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45

Caixas de embutir Molduras

frontais

BOTONEIRAS série MATRIX Tabela da composição das botoneiras

Módulos botões e neutro Módulos

grupo fónico Composição e

dimensões N°

botões

- - 1 MA22 1 MA24 1 MA24 1 MA24 1 MA24 2 MA24 2 MA24 2 MA24 2 MA24 2 MA24 3 MA24 3 MA24 3 MA24 4 MA24 4 MA24 4 MA24 4 MA24 4 MA24 5 MA24 5 MA24 5 MA24 6 MA24 6 MA24 6 MA24 6 MA24 6 MA24 7 MA24 7 MA24 7 MA24 7 MA24 8 MA24 8 MA24 8 MA24 9 MA24 9 MA24 9 MA24 9 MA24 9 MA24 10 MA24 10 MA24 10 MA24 10 MA24 11 MA24

1 MA71 1 MA71 1 MA72 1 MA72 1 MA72 1 MA72 1 MA73 1 MA73 1 MA73 1 MA73 2 MA72 2 MA72 2 MA72 2 MA72 2 MA73 2 MA73 2 MA73 2 MA73 2 MA73 2 MA73 2 MA73 2 MA73 4 MA72 4 MA72 4 MA72 4 MA72 4 MA72 4 MA72 4 MA72 4 MA72 3 MA73 3 MA73 3 MA73 3 MA73 4 MA73 4 MA73 4 MA73 4 MA73 4 MA73 4 MA73 4 MA73 4 MA73 4 MA73 4 MA73 4 MA73 140x140x19

(L x H x P)

140x256x19 (L x H x P)

280x374x19 (L x H x P)

560x256x19 (L x H x P)

560x374x19 (L x H x P)

140x374x19 (L x H x P)

420x374 x19 (L x H x P)

POSTOS EXTERNOS T ELEFONES PORTEIRO * V ÍDEO-PORTEIROS * T ELEFONES DE REDE

280x256x19 (L x H x P)

- - - - - - 1 MA22

- - - 1 MA22 1 MA22

- - 1 MA22

- - 1 MA22 1 MA22 1 MA22

- - 1 MA22

- - - 1 MA22 1 MA22

- - 1 MA22 1 MA22

- - 1 MA22

- - - 1 MA22 1 MA22

- - 1 MA22 1 MA22

-

- - - - - - - - - - - - - - 1 MA20 1 MA20 1 MA20

- - - - - 1 MA20 1 MA20 1 MA20 1 MA20

- - - - - - - - 2 MA20 2 MA20 2 MA20 2 MA20 1 MA20 1 MA20 1 MA20 1 MA20

- - -

1 MA61 1 MA61 1 MA62 1 MA62 1 MA62 1 MA62 1 MA63 1 MA63 1 MA63 1 MA63 2 MA62 2 MA62 2 MA62 2 MA62 2 MA63 2 MA63 2 MA63 2 MA63 2 MA63 2 MA63 2 MA63 2 MA63 4 MA62 4 MA62 4 MA62 4 MA62 4 MA62 4 MA62 4 MA62 4 MA62 3 MA63 3 MA63 3 MA63 3 MA63 4 MA63 4 MA63 4 MA63 4 MA63 4 MA63 4 MA63 4 MA63 4 MA63 4 MA63 4 MA63 4 MA63

M

A

T

R

I

(24)

RP. Painéis de botões com frente e botões de alumínio anodizado, consti- tuídos por lâmpadas de iluminar cartõezinhos. No interior dos painéis de botões insere-se o porteiro eléctri- co.

Para uma boa prestação acústica e para evitar assobios, embutir os painéis de botões alinhados com a parede e com o microfone bem ade- rente à placa frontal.

R. Painéis de botões só com botões. Sem possibili- dade de alojar o porteiro eléctrico. Combinado com os precedentes, permitem a realização de instalações com chamadas superiores a 12 (ver tabela).

Série R RP R+RP R+RP+R R+RP+R+R R+R+RP+R+R

mm 112 mm 224 mm 336 mm 448 mm 560

R8 RP1 R8+RP1=9 2R8+RP1=17 3R8+RP1=25 4R8+RP1=33

218.5 206.5

R8 RP2 R8+RP2=10 2R8+RP2=18 3R8+RP2=26 4R8+RP2=34

250 R10 RP4 R10+RP4=14 2R10+RP4=24 3R10+RP4=34 4R10+RP4=44 238 281.5 R12 RP6 R12+RP6=18 2R12+RP6=30 3R12+RP6=42 4R12+RP6=54 269.5 313 R14 RP8 R14+RP8=22 2R14+RP8=36 3R14+RP8=50 4R14+RP8=64 301

mm 103 mm 215 mm 327 mm 439 mm 551

H

H L

l l

L h

h L

H L

L L

H

L L

Componibilidade dos vários painéis de botões da série ErreP/R e respectivas dimensões L e H = Dimensões das placas l e h = Dimensões das caixas para encaixe

E r r e P/

R

RP100. Botoneira amplificada com 1 bo- tão.

É composta por um porteiro eléctrico amplifi- cado nos dois canais, regulação de volume, botão de chamada e placa frontal de alumínio anodizado, cobertura anti-chuva e lâmpada de iluminar cartõezinhos.

Fixa-se à parede com buchas e parafusos ou em caixas de parede.

RP200. Botoneira amplificada com 2 bo- tões.

Dados técnicos Alimentação: 13Vca Consumo: 130 mA Terminais

2 canal de transmissão 1 canal de recepção C comum de botões P1 botão de chamada P2 botão de chamada

- massa

entrada de corrente alternada 13Vca PORTEIRO ELÉCTRICO

BOTONEIRAS AMPLIFICADAS 122

164 40

BOTONEIRAS série ErreP/R

POSTOS EXTERNOS

T ELEFONES PORTEIRO * V ÍDEO-PORTEIROS * T ELEFONES DE REDE

337C. É composto de duplo amplificador (recepção e transmissão) com regulador de volume do canal de “recepção”. Aplicável no interior das botoneiras RP o TM (ou a outros tipos de botoneiras utilizando o adaptador art.299). Munido de microfone electrónico e de altifalante tropicalizado.

Terminais

1 canal de recepção 2 canal de transmissão

3 alimentação positiva 6÷8Vcc-60mA

4 massa

(25)

U P

100 42.5

148 106 46

151

UP 100. Botoneira amplificada com 1 botão.

Aplicável a todas as instalações de telefones porteiro 4+1 e instala- ções intercomunicantes.

Composta de porteiro eléctrico amplificado nos dois canais, regulador de volume do canal “recepção”, botão de chamada e placa frontal em alumínio anodizado. Fixável em parede por intermédio de buchas à expansão.

UP 200. Botoneira amplificada com 2 botões.

Regulador do volume externo

Versão saliente Versão de embutir

Regulador do volume externo

UP 11. Botoneira amplificada com 1 botão.

Aplicável a todas as instalações de telefones porteiro 4+1 e instala- ções intercomunicantes.

Composto de porteiro eléctrico amplificado nos dois canais, regulador do volume do canal “recepção”, botão de chamada e placa frontal em alumínio anodizado.

Para a montagem é necessário:

- murar a caixa de encaixe;

- aplicar o grupo fónico;

- efectuar as ligações;

- aparafusar a placa à caixa de encaixe.

UP 12. Botoneira amplificada com 2 botões.

Terminais - massa

entrada tensão 13Vca-70mA 1 canal de recepção 2 canal de transmissão Condutores

C Condutor amarelo ligado ao co- mum dos botões de chamada.

BOTONEIRAS série UP

POSTOS EXTERNOS T ELEFONES PORTEIRO * V ÍDEO-PORTEIROS * T ELEFONES DE REDE

(26)

127V

127V

0 230V 127V

230V

0 230V

Os alimentadores são protegidos contra so- brecargas ou curto-circuitos por um sensor de temperatura (termoprotector). Para ligar de novo é necessário desligar a tensão eléctrica por mais ou menos 1 minuto e ligar de novo a tensão depois de ter corrigido o defeito. Não tapar as aberturas ou as fendas de ventilação ou saída de calor para não comprometer o correcto funcionamento do aparelho. Os alimentadores são realizados em recipientes para instalação em calha DIN ou pode ser instalado na parede.

Todos os alimentadores representados neste manual substituem os correspondentes com as mesma sigla. Ex.: o PRS220 substitui o PRS220D, PRS220K, etc. O PRS226 substi- tui o PRS226D e o PRS226K. Todos os alimentadores fornecem alimentação para uma carga máxima de 6 lâmpadas de 24V-3W para iluminação de porta-letreiros das botoneiras. Para um número maior acrescen- tar o transformador PRS210.

Dados técnicos gerais

Tensão de entrada: 127V ou 220-230Vca Temperatura do funcionamento: 0° ÷ +50°C Máxima humidade admissível: 90% RH Atenção

Todas as fonte de alimentação descritas nes- te manual podem funcionar com 127Vca ou 220-230Vca

Conferir cuidadosamente as ligações.

53.5

89

65 PRS 210. TRANSFORMADOR.

Utilizado para alimentar as aparelhagens em função com 13Vca; os postos externos ampli- ficados MD100, MD200, RP100, RP200, sé- rie UP, acessórios, fechaduras suplementa- res, lâmpadas ilumina etiquetas, etc.

Dados técnicos Potência: 15VA Tensão de saída:13Vca

Máxima corrente para uso contínuo: 0.7A Máxima corrente para uso intermitente: 1A Dimensões: DIN 3 módulos A

Peso: 0,42 Kg

Aprovação: VDE conforme EN60065

ALIMENTADORES

T ELEFONES PORTEIRO * V ÍDEO-PORTEIROS * T ELEFONES DE REDE

PRS220. ALIMENTADOR DE PORTEIRO.

E’ utilizado para alimentar os sistemas de porteiro electrónico 4+1 (fechadura eléctrica, lâmpadas ilumina-letreiros, porteiros eléctri- cos, etc.)

Dados técnicos Potência: 15VA

Dimensões: DIN 4 módulos A Peso: 0,45 Kg

Aprovação: VDE conforme EN60065 Terminais de saída

- Massa

+ Alimentação fónica 6Vcc-0,1A Alimentação 13Vca para:

- lâmpadas ilumina-letreiros, comutadores (ser- viço contínuo 0,6A)

- fechadura eléctrica e campainhas (serviço intermitente 1A)

PRS226. ALIMENTADOR-COMUTADOR.

E’ utilizado para alimentar os sistemas inter- comunicantes de porteiro electrónico e permi- te comutar automaticamente a ligação fónica do posto externo e do serviço intercomunicante em direcção aos telefones porteiro.

Dados técnicos Potência: 18VA

Dimensões: DIN 6 módulos A

Peso: 0,5 Kg

Aprovação: VDE conforme EN60065 Terminais de saída

- Massa

+ Alimentação fónica 8Vcc-0,1A

X Alimentação para serviços auxiliares 12Vcc- 0,2A

Alimentação 13Vca para:

- lâmpadas ilumina-letreiros, comutadores (serv. contínuo 0,6A)

- fechadura eléctrica e campainhas (serviço intermitente 1A)

7 Alimentação 13Vca para fechadura eléctrica e campainhas (serviço intermitente 1A) A Saída para chamada das botoneiras 13Vca

0,15A

G Linha fónica recepção dos telefones 2 Linha fónica transmissão em direcção aos

telefones porteiro

D Linha fónica transmissão em direcção ao por- teiro

C+ Linha fónica recepção do porteiro

PRS226E. ALIMENTADOR-COMUTADOR.

Como o precedente, mas com os seguintes terminais adicionais e a variação do terminal 7.

7 Saída de som electrónica para intercomuni- cantes

Y Saída de som electrónica para as botoneiras 9 Entrada nota electrónica para comutação nas

instalações multi-familiares

4 Intercâmbio comum do relé pilotado da entra- da 9

4a Intercâmbio NC do relé pilotado da entrada 9 4b Intercâmbio NA do relé pilotado da entrada 9

PRS 240. ALIMENTADOR ESTABILIZADO COM 2 CAMPAINHAS ELECTRÓNICAS.

É um alimentador com um gerador incorpora- do com 2 campainhas electrónicas para efec- tuar as chamadas para os telefones porteiro.

Fornece as tensões necessárias para o cor- recto funcionamento de uma instalação de telefones porteiro.

Dados técnicos

Tensão de entrada: 127V ou 230Vca

Potência: 18VA

Frequência campainha: 450Hz modulável Dimensões: DIN 6 módulos A

Peso: 0,5 Kg

Aprovação: VDE conforme EN60065 Terminais de saída

- Massa

+ Alimentação fónica 7,2Vcc-0.1A

X Alimentação para serviços auxil. 12Vcc-0,2A Alimentação 13Vca para:

- lâmpadas ilumina-letreiros (serviço contínuo 0,6A)

- fechadura eléctrica (serviço intermitente 1A) C+ Saída campainha electrónica 10Vpp-0,2A

PRS 235. ALIMENTADOR PARA INSTALA- ÇÕES COM SEGREDO DE CONVERSA- ÇÃO.

E’ utilizável para alimentar os sistemas de porteiro electrónico 4+1 com segredo de con- versação e os telefones porteiro série Project.

Permite ligar a comunicação fónica unicamen- te do telefone porteiro chamado com o posto externo, desabilitando todos os outros utentes.

Dados técnicos Potência: 18VA

Dimensões: DIN 6 módulos A

Peso: 0,5 Kg

Aprovação: VDE conforme EN60065 Terminais de saída

- Massa

+ Alimentação fónica 7,2Vcc-0.1A

X Alimentação para serviços auxil. 12Vcc-0,2A Alimentação 13Vca para:

- lâmpadas ilumina-letreiros (serviço contínuo 0,6A)

- fechadura eléctrica (serviço intermitente 1A) C+ Alimentação para besouros 13Vca-1,5A

70 89

65

107.5 89

65

PRS210 PRS220

PRS226 PRS226E PRS235 PRS240

127Vca 220-230Vca

Referências

Documentos relacionados

Item Qtde Unid Especificação Empresa Vencedora Valor Licitado Total. 5

Por vezes, o localizador necessita de alterar não só o texto como também possíveis imagens ou a forma como estas são apresentadas, sendo o exemplo mais óbvio o caso de

índios, durante o prazo de validade do Concurso Público, conforme a legislação vigente e conforme consta no Regulamento. 4.8 Os candidatos que desejarem concorrer

For each pair of input integers i and j, output i, j in the same order in which they appeared in the input and then the maximum cycle length for integersA. between and including i

Com base nos fatores considerados durante a pesquisa, pôde-se observar que o grupo Algar (através da universidade corporativa – UniAlgar), em seus 20 anos de

Não houve diferença significativa para as variáveis comprimento de raízes comerciais e diâmetro de raízes comerciais; os clones 06 e 14 e a cultivar sergipana apresentaram

(1995), esse não é o valor pago ou recebido no vencimento do contrato, porém é bastante utilizado por ser similar ao ativo objeto do contrato. O valor nocional difere do valor

A adaptação com a sociedade paulistana foi um processo que costumou levar pouco tempo segundo os entrevistados, tanto que foi observada a intenção de seguir mantendo