• Nenhum resultado encontrado

Per musi número18

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Per musi número18"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

Editorial

Temos o prazer de apresentar os números 17 e 18 de Per Musi - Revista Acadêmica de Música, inteiramente dedicados à teoria e prática da música antiga, especialmente a música colonial e imperial brasileira e a música barroca européia. A motivação para estas duas edições temáticas de Per Musi decorre da realização, de 19 a 25 novembro de 2007 em Belo Horizonte, da I Semana de Música Antiga da UFMG. Um marco na história da música antiga brasileira, este evento de grande porte, que teve à frente de sua organização o violinista e teórico Prof. André Cavazotti, congregou brasileiros e estrangeiros em concertos, encenação de ópera, palestras, mesas-redondas, comunicações, cursos, lançamento de livros e CDs, exposição de manuscritos raros e visitas contextualizadas a cidades históricas de Minas Gerais. Per Musi 17 e 18 publicam alguns dos melhores trabalhos ali apresentados. Dois artigos da pesquisadora norte-americana Suzanne Cusick sobre contexto e gênero no Barroco serão traduzidos e publicados nos números 19 e 20 de Per Musi.

Per Musi 18 privilegia a música antiga do ponto de vista da historiografia, das práticas de performance e da análise musical com base na retórica do barroco.

Paulo Castagna apresenta as dicotomias presentes na política editorial de música antiga no Brasil nas últimas cinco décadas, abordando questões sobre tipos de partitura, acervo, suporte, circulação, público, ineditismo, autoria, origem, financiamento e pessoal envolvido no processo editorial.

A partir de sua experiência como coordenadora de musicologia do Museu da Inconfidência em Ouro Preto, Mary Angela Biason discute documentos musicais a partir de seus suportes físicos, a questão dos autógrafos, cópias manuscritas e impressas, conceitos de autor, escritor e propriedade e a conservação de documentos históricos.

Visando estimular a reutilização do órgão de tubos nos circuitos históricos brasileiros em que se encontram, André Guerra Cotta examina as práticas de acompanhamento do cantochão, exemplificadas a partir de sua edição da partitura completa do Hino a São João Batista de José Maurício Nunes Garcia.

Fausto Borém e Cecília Nazaré de Lima abordam Heroe, egregio (1759) - ainda a obra erudita mais antiga descoberta no Brasil -, discutindo práticas de performance historicamente informadas (HIP) a partir de elementos históricos, formais e figuras de retórica, com vistas à sua inclusão nos currículos dos cursos de música no país e sua apreciação por um público mais amplo.

A partir de pesquisa recente, Edílson Rocha introduz Antônio dos Santos Cunha, provável compositor sacro da Escola Mineira setecentista, verificando influências operísticas na sua Missa Grande.

Apoiados em amplo estudo da literatura, Angelo José Fernandes e Adriana Giarola Kayama esmiúçam questões sobre estilo e sonoridade vocais no Barroco, abordando tipos de voz, respiração, registros vocais, produção e projeção sonora, dicção e vibrato, e trazem sugestões para a construção de uma “sonoridade barroca” nos dias atuais.

Buscando subsídios para uma performance historicamente fundamentada, Isabela de Figueiredo Santos analisa a forma e as recorrências de figuras retóricas na ária Quia respexit humilitatem, de J. S. Bach.

Na mesma direção e a partir do referencial Musica Poetica (1606) de Joachim Burmeister e de textos de contemporâneos do com-positor, Áurea Helena de Jesus Ambiel trata da primeira lição das Lamentationes Jeremiae Prophetae, de Orlando Di Lasso.

Sérgio de Figueiredo Rocha propõe uma análise harmônica funcional e fenomenológica da peça Bajulans, do Moteto de Passos do compositor oitocentista mineiro Manoel Dias de Oliveira.

Finalmente, lembramos que todos os conteúdos e capas de Per Musi estão disponíveis para download ou impressão gra-tuitamente no site dePer Musi Online, no endereço www.musica.ufmg.br/permusi. As versões impressas de quase todos os números da revista ainda podem ser adquiridas através do e-mail mestrado@musica.ufmg.br.

Silvana Scarinci Co-Editora de Per Musi n.17 e 18

Coord. Cientíica da I Semana de Música Antiga da UFMG Fausto Borém

Referências

Documentos relacionados

Le premier acte présente dans un cadre pastoral la joie des noces d’Orphée, troublée soudain par le récit de la mort d’Eurydice; le deuxième montre Orphée léchissant

His research focuses on eighteenth-century performance practice and notions of performance in the twentieth century, with special attention given to Wanda Landowska and her

Veni Sancte Spiritu... Veni

O grande número de textos selecionados – 38, incluindo três partituras inéditas - permitiu alguns agrupamentos temáticos (como o hibridismo na música popular brasileira),

A la colección La verde rama , de Lagos, pertenece el libro Cuentos para no morir , de Hamlet Lima Quintana, con prólogo de Armando Tejada Gómez (LIMA QUINTANA, 1994, p.44).. 7

[r]

Partitura de Tiger Rag (1917) na performance do Le Quintette .... Adriana Costa e

Na segunda parte, Song, text and voice, encontramos sete trabalhos que consideram as relações de com- plementaridade entre texto e voz na canção e entre o signiicado