• Nenhum resultado encontrado

Rev. Bras. Reumatol. vol.46 número6

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Rev. Bras. Reumatol. vol.46 número6"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

374 Rev Bras Reumatol, v. 46, n.6, p.374, nov/dez, 2006

EDITORIAL

E

DITORIAL

Ética, Dedicação e Muito Trabalho

om muito orgulho, mas também com muita transpiração, apresentamos esse primeiro nú-mero da Revista Brasileira de Reumatologia (RBR) sob a nossa responsabilidade como editores científi-cos. Apesar de seguros de estarmos preparados e contarmos com o apoio e incentivo explícito de vários membros da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), de princípio já percebemos o grande desafio a enfrentar.

Graças aos intensos e inspirados esforços de uma seqüência de competentes editores, apoiados por conse-lhos editoriais qualificados e cooperativos, a RBR atingiu um patamar de excelência científica e informativa que a destaca entre os periódicos da área médica nacional e lati-no-americana. Estamos certos que a desejada inclusão no MEDLINE, propósito de todos da nossa sociedade, cele-brará a relevância do nosso maior veículo de comunicação científica. Manter essa trajetória ascendente de qualidade e reconhecimento é, portanto, o mínimo que se pode esperar de nós, como novos editores.

Ao lado das conquistas da RBR nos últimos anos, a função de editor indiscutivelmente põe seus ocupantes em destaque no meio científico nacional e internacional. Cien-tes e orgulhosos disso, agradecemos sinceramente o voto de confiança que nos foi dado pela nova diretoria, presidida por Fernando Neubarth, e o apoio de todos os colegas da SBR, os quais, em última instância, avalizam essa escolha através de seu voto e de cobranças ativas e constantes.

A descentralização pretendida com a escolha de dois editores atuantes em pontos geográficos opostos do país visa fomentar a prática da redação científica, mantendo a tradicional participação dos grupos do sudeste, aliada à contribuição de outros centros, o que pode melhor refletir as nossas diferentes realidades. Viabilizar a diversidade dessa participação é uma das nossas metas principais.

Considerando a necessária independência editorial,

solicitamos que as questões administrativas relativas à RBR, incluindo as financeiras, estejam sob responsabilidade da diretoria da SBR. Esperamos que essa iniciativa contribua para nos isentar de potenciais conflitos de interesse na se-leção de matérias de publicação.

Contribuindo para um debate ético na condução da RBR, optamos por revelar nossos potenciais conflitos de interesse, já nesse primeiro contato. Alguns dos maiores pe-riódicos internacionais, que remuneram seus editores, exigem dedicação exclusiva, seja para vínculos em órgãos privados ou públicos. Achamos que esse é um tema para discussão, resguardadas as nossas peculiaridades no que concerne à massa crítica científica e mesmo aspectos financeiros.

Muito nos honra o convite para participarmos da RBR como editores e trabalharemos com extrema dedicação para cumprir à altura o compromisso assumido.

Francisco Airton Castro da Rocha(1)

Doutor em Reumatologia, Professor Adjunto de Reumatologia, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Ricardo Machado Xavier(2)

Doutor em Imunologia, Universidade de Shimane, Japão, Professor Adjunto de Reumatologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS)

1.Francisco Airton Castro Rocha presta consultoria à empresa Schering-Plough e realiza palestras e/ou participações em evento das empresas Abbott, Aché, Merck Sharp & Dohme, Roche, Wyeth e Zambon. 2.Ricardo Machado Xavier presta consultoria para a empresa Schering-Plough e realiza palestras para as empresas Abbott, Merck Sharp & Dohme, Schering-Plough e Wyeth.

Referências

Documentos relacionados

M., sexo feminino, 66 anos, dona de casa, atendida pelo Serviço de Terapia Ocupacional do Ambulatório Bias Fortes, do complexo Hospital das Clínicas, da Universi- dade Federal

Tendo em vista a diferença entre o exame clínico e o ecocardiográfico Doppler na definição da presença e do grau de acometimento valvar, este estudo teve como objetivos comparar

A BAT pode ser útil no diagnóstico de outras vasculites sistêmicas que não arterite temporal, já que, incluindo as colaterais da artéria temporal e os vasa vasorum, permite

A deformidade em pescoço de cisne tem várias causas, sendo a mais comum o encurtamento dos músculos intrín- secos.. Essa deformidade pode ser secundária à sinovite em uma

Opióides foram prescritos para 152 dos 224 pacientes, por menos de três meses em 94 pacientes, por pelo menos três meses em 58, e para 72 pacientes não foram prescritos opióides..

Caso encaminhado por Samuel Katsuyuki Shinjo, Júlio César Bertacini de Moraes, Patrícia Martin, médicos residentes; Sandra Regina Miyoshi, médica preceptora, e Lais V.. Lage,

Incansable divulgador de las enfermedades autoinmunes, editó una docena de libros monográficos (entre los que cabría destacar las ya prestigiosas “Guías de Práctica Clínica para

Data: 6 a 7 de outubro Local: São Paulo, Brasil Contato: eventos@apm.org.br www.apm.org.br. XXVI Congreso Chileno