• Nenhum resultado encontrado

Informativo nº 175. De 27/04/2017 à 04/05/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo nº 175. De 27/04/2017 à 04/05/2017"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Informativo nº 175 De 27/04/2017 à 04/05/2017

AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL

FRONTEIRA ENTRE COLÔMBIA E VENEZUELA É ABERTA TEMPORARIAMENTE

A fronteira entre os territórios venezuelano e colombiano que foi fechada em 2015 será reaberta temporariamente para a passagem de veículos que ficaram retidos de ambos os lados da fronteira. A reabertura ocorrerá na Ponte Internacional Francisco de Paula Santander. Segundo autoridades locais, a passagem que foi fechada em agosto de 2015 foi reaberta somente para pedestres, ainda mediante restrições impostas pelos governos.

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/comeca-reabertura-temporaria-da-fronteira-entre-colombia-e- venezuela.ghtml

MARCHA CONTRA O GOVERNO VENEZUELANDO EXIGE LIBERTAÇÃO DE LÍDER DA OPOSIÇÃO

A marcha aconteceu rumo à prisão de Ramo Verde (Los Teques, Miranda, Venezuela) onde se encontra o líder popular Leopoldo Lopez, preso desde 2014 e acusado de incitar a violência em manifestações. Estima-se que 2.000 opositores marcharam cerca de 14 quilômetros em direção a prisão, onde foram parados por um caminhão antimotim da guarda nacional, impedindo a passagem.

(2)

Fontes: VENEZUELA opposition rallies for jailed members. The Borneo Post, Malaysia, p. A08, 30 abr.

2017e http://www.elmundo.es/internacional/2017/04/29/5903c16d46163ff8748b45fc.html

SOLDADO ALEMÃO É PRESO POR SUSPETA DE PLANO TERRORISTA NA ÁUSTRIA

Um soldado alemão foi preso pela polícia austríaca, sendo acusado de planejar um ataque terrorista. O rapaz teria escondido uma pistola em um banheiro do aeroporto da capital austríaca, Viena.

Fonte: GERMAN soldier arrested on suspicion of planning attack. Metro Canada, Otawa, p. 11, 28 abr.

2017.

HOMEM ARMADO É DETIDO NAS PROXIMIDADES DO GABINETE DE AUTORIDADES BRITÂNICAS

Um homem de 27 anos foi detido por oficiais britânicos que faziam uma operação de segurança perto do gabinete da Primeira Ministra, Theresa May. Durante o ocorrido, as ruas do distrito de Westminster foram fechadas. O rapaz carregava facas e foi preso por posse de arma ofensiva e suspeita de planejar um ato terrorista. Os detetives do comando de antiterrorismo continuam com as investigações.

Fonte: MAN with knives held near British PM May’s home. Hindustan Times, Bathinda, p. 14, 28 abr.

2017.

ATAQUE EM ESTOCOLMO

Marie Kide, de 66 anos de idade, membro da câmara municipal de Trollhattan, na Suécia, foi a quinta vítima fatal devido ao um ataque terrorista ocorrido na capital do país, Estocolmo. Rakhmat Akilov, que assumiu a autoria do crime, é de origem uzbeque e direcionou um caminhão em pedestres que se encontravam na rua de um shopping em Estocolmo. Cinco pessoas morreram. Ainda não foi apurado os motivos do acontecido

Fonte: FIFTH person dies from truck attack in Sweden. The Dallas Morning News, Dallas, p. 12A, 29 abr. 2017

(3)

REINO UNIDO ALEGA QUE PRECISA DE UMA NOVA POLÍTICA NO ORIENTE MÉDIO QUE NÃO DEPENDA DE TRUMP

Um relatório do Reino Unido concluiu que o país deve repensar sua aproximação com o Oriente Médio e potencialmente se distanciar da liderança "temperamental e imprevisível" de Donald Trump. O relatório dizia que Boris Johnson, Secretário de Relações Exteriores, deve apoiar o acordo nuclear do Irã, detestado pela Casa Branca, e considerar seriamente reconhecer a Palestina como um estado para impulsionar o processo de paz no Oriente Médio. O relatório ainda indicou a suspensão de vendas de algumas armas aos sauditas caso não pudessem ser mais transparentes sobre o uso dessas armas.

Fonte: https://www.theguardian.com/politics/2017/may/02/uk-warned-needs-new-middle-east-policy- not-rely-donald-trump

ÁSIA/LESTE EUROPEU

RÚSSIA NEGOCIA ACORDOS DE PAZ COM GRUPOS DO ORIENTE MÉDIO

A Rússia está negociando acordos de paz com os Emirados Árabes Unidos, a aliança Houthi/Saleh e os vários grupos do sul do Iêmen. Esse acordo seria feito em troca do direito de estabelecer uma base naval em Áden. Há 25 anos o Mar da Arábia, o Golfo de Áden e o Mar Vermelho foram controlados pelos EUA. Os sauditas estariam recuando no seu envolvimento no Iêmen ao passo que o país recebe cada vez mais apoio externo da Rússia e, portanto, tem vantagens no conflito.

Fontes: http://www.orientemidia.org/se-tomarem-o-leste-da-siria-eu-tomo-aquele-portono-iemen/ e https://www.criticalthreats.org/briefs/yemen-situation-report/2017-yemen-crisissituation-report-april-28

EXERCÍCIOS MILITARES SE INTENSIFICAM E AUMENTA TENSÃO NA COREIA

Após a chegada de um porta-aviões americano, foi a vez de um submarino americano surgir na Coreia do Sul. A chegada do USS Michigan, que dispõe de mísseis guiados, coincidiu com exercícios militares do exército norte-coreano, que lançou um míssil de médio alcance – que falhou pouco após a decolagem. O teste não agradou à China e aos EUA, levando este último a instalar um sistema antimísseis na Coreia do Sul e

(4)

intensificar os exercícios militares em parceria com o Japão. A Coreia do Norte reagiu aos exercícios, alertando que podem desencadear uma guerra nuclear na península coreana em breve.

Fontes: http://g1.globo.com/mundo/noticia/submarino-americano-com-misseis-guiados-chega-a-coreia- do-sul.ghtml; http://g1.globo.com/mundo/noticia/sistema-americano-de-defesa-antimissil-comeca-a- funcionar-na-coreia-do-sul.ghtml; http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN17U334-OBRWD,

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN17V0N4-OBRWD e

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN17Y13N-OBRWD

JAPÃO SE SENTE AMEAÇADO PELA COREIA E ENVIA APOIO NAVAL AOS EUA

O governo do Japão declarou recentemente que pretende manter uma forte aliança com os Estados Unidos, após demonstrar preocupação com um teste de míssil balístico realizado pela Coreia do Norte. Autoridades japonesas enviaram seu maior porta- helicópteros, o destróier Izumo, capaz de decolar e aterrissar cinco helicópteros simultaneamente, para escoltar um navio americano até a região de Shikoku, no oeste do país, também com o objetivo de fornecer combustível e suporte a outros navios americanos que se encontram na região.

Fontes: http://g1.globo.com/mundo/noticia/japao-envia-apoio-a-navio-dos-eua-em-plena-tensao-com-a- coreia-do-norte.ghtml

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN17V0LT-OBRWD

FUNCIONÁRIOS SÃO EXPULSOS DO SERVIÇO CIVIL POR AUTORIDADES TURCAS

A expulsão de quase quatro mil pessoas pelas autoridades incluiu carcereiros, clérigos, acadêmicos e funcionários do Ministério das Relações Religiosas, sob alegação de envolvimento com organizações terroristas. Desde a tentativa falha de golpe, aproximadamente 120 mil pessoas foram suspensas de seus empregos, tanto no setor público quanto privado, e as prisões em massa, apoiadas por muitos turcos, já alcançaram a marca de 40 mil encarcerados.

Fontes: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN17V0O8-OBRWD

(5)

POLICIAIS SÃO VÍTIMAS DE ATAQUE MAOÍSTA NA ÍNDIA

Ao cair em uma emboscada da guerrilha maoísta Naxalita (como é conhecida localmente), 24 policiais morreram e outros sete ficaram feridos no estado de Chhattisgarh, no centro-leste da Índia. Segundo relatos, os policiais foram vítimas de tiros e granadas enquanto lanchavam em uma área de mata. Estima-se que o ataque tenha partido de um grupo de 300 guerrilheiros, tendo o Primeiro-Ministro indiano, Narendra Modi, declarado o acontecimento enquanto ação “covarde” e “deplorável” em sua conta em uma rede social.

Fonte: http://www.efe.com/efe/brasil/mundo/pelo-menos-24-policiais-morrem-em-emboscada-maoista- no-leste-da-india/50000243-3246706#

IRÃ PEDE QUE PAQUISTÃO PUNA RESPONSÁVEIS POR ATAQUE A GUARDAS IRANIANOS

O Ministério do Exterior do Irã convocou o embaixador paquistanês no país para conversar sobre o assassinato de nove guardas fronteiriços iranianos por militantes do Paquistão. O grupo militante Jaish Al Adl assumiu a autoria do ataque. O Irã pediu que os responsáveis sejam punidos.

Fonte: IRAN summons Pak envoy over guard killings. Khaleej Times, Dubai, p. 1, 1 mai. 2017.

ASSASSINATO DE LÍDER DO TALIBÃ E ATAQUE EM CABUL

O grupo militante Daesh, filiado ao grupo Estado Islâmico, assumiu a responsabilidade pelo assassinato de um líder do Talibã afegão, no nordeste do Paquistão. Em paralelo, oito civis foram mortos e ao menos 25 ficaram feridos em um ataque suicida com explosivos em Cabul, capital do Afeganistão, reivindicado pelo Estado Islâmico.

Fontes: DAESH kills senior Afghan Taliban official in Peshawar. Dubai. Gulf News, p. A21. 1 mai 2017 e http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN17Z13N-OBRWD

(6)

CHINA PEDE DIÁLOGO ENTRE PAÍSES ACERCA DO IMPASSE DA COREIA DO NORTE

A China elogiou, recentemente, o tom mais brando do discurso estadunidense em relação à Coreia do Norte, uma vez que governo chinês defende o diálogo para a desnuclearização norte-coreana. A instalação de um sistema antimísseis dos Estados Unidos na Coreia do Sul foi criticada pela China, por acreditar que este mecanismo aumentará as tensões militares na região, trazendo mais instabilidade para a comunidade internacional.

Fontes: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN17Z1IM-OBRWD http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN17U2I9-OBRWD

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN17T1L7-OBRWD e DASGUPTA, Saibal. Beijing to hold live-fire drills, build new weapons to pierce US shield ‘Seoul won’t be paying for THAAD’. The Times of India, Mumbai, p. 19, 1 mai. 2017.

ORIENTE MÉDIO

IRAQUE ATACA ISIS COM DRONES

O Exército do Iraque virou o jogo com táticas de drones do Estado Islâmico (ISIS), improvisando sua própria aeronave não tripulada para lançar granadas e outras pequenas munições sobre os militantes na batalha em Mosul. Os militantes em Mosul estavam usando a pequena aeronave não tripulada para ataques e vigilância o que destaca o perigo que os drones comerciais têm nas mãos do ISIS.

Fonte: MICHAELS, Jim. Iraqis attacking ISIS with drones. The Arizona Republic, Washington, p.18, 30 abr. 2017.

ATAQUE AÉREO MATA OITO TERRORISTAS DO AQAP NO IÊMEN Um ataque aéreo dos Estados Unidos no Iêmen matou oito agentes da Al-Qaeda da Península Arábica (AQAP), incluindo um líder-chave, disse o Pentágono. O ataque visou um carro em que os suspeitos estavam viajando na região de Rawda, na província

(7)

de Shabwa. Além disso, cinco supostos integrantes da Al-Qaeda foram mortos em decorrência de um ataque estadunidense com drone a um veículo que transportava armas para a província de Ma'rib, no centro do Iêmen.

Fontes: http://www.aljazeera.com/news/2017/04/drone-strike-kills-suspected-al-qaeda-fighters- 170430082159413.html e US airstrike kills 8 AQAP terrorists in Yemen. Arab News, Washington, p.01, 30 abr. 2017

CURDOS

Tropas dos Estados Unidos escoltaram líder sênior do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), Abdi Ferhad Şahin, conhecido como Şahin Cilo - que tem uma recompensa de US$1,1 milhão do governo turco - através de uma multidão irritada para inspecionar os danos dos ataques aéreos turcos sobre os curdos no nordeste da Síria.

Apesar de ter sido proscrito como grupo terrorista por Washington e Ancara, as forças de Cilo tornaram-se cada vez mais centrais na guerra de Washington contra o Estado Islâmico (ISIS) na Síria. Além disso, o Exército da Turquia diz ter matado 14 rebeldes do PKK em ataques aéreos no norte do Iraque, enquanto Ancara intensifica um ataque contra o grupo e seus afiliados no Iraque e na Síria. A Turquia intensificou os ataques ao PKK no norte do Iraque e à sua filial sírio-curda, o YPG, no norte da Síria, onde cerca de 220 militantes haviam sido mortos.

Fontes: FOURTEEN Kurdish rebels killed in northern Iraq, says Turkey. Times of Oman, Ancara, p.07, 30 abr. 2017 e https://www.theguardian.com/world/2017/may/01/tensions-rise-along-the-turkey-syria- border-pkk-ypg-erdogan

TERRORISMO PERSISTE E FORÇAS DE ASSAD SÃO ACUSADAS DE USAR GÁS SARIN EM ATAQUES RECENTES

Unidades do Exército Sírio e das Forças Armadas lançaram operações contra posições do Estado Islmâmico na aldeia de Um Sahrij, a leste da cidade de Homs, destruindo uma caminhonete equipada com metralhadora pesada e uma plataforma de lançamento de foguetes, juntamente com seis terroristas. Além disso, uma explosão de carro-bomba matou pelo menos cinco pessoas na cidade síria de Azaz, na fronteira com a Turquia.

Outros quatro bombardeios a um hospital, supostamente por aeronaves russas, causaram a morte de mais seis pessoas (entre elas, dois bebês) na província de Idlib (que está

(8)

praticamente toda sob controle de facções rebeldes e islâmicas), segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos. Paralelamente, a organização Human Rights Watch (HRW) entrevistou dezenas de testemunhas e coletou materiais que possuem informações sobre ataques em que há suspeita do uso de armas químicas por parte do governo de Bashar Al Assad, incluindo o uso do gás Sarin e do gás cloro. Está prevista uma operação com especialistas (que é apoiada pelo governo de Bashar al-Assad) para confirmar as acusações, que somente será realizada quando for possível garantir a segurança dos envolvidos, visto que algumas áreas estão sob domínio de grupos rebeldes e terroristas, como o território de Damasco.

Fontes: http://g1.globo.com/mundo/noticia/bombardeiro-contra-hospital-deixa-pelo-menos-6-mortos-na- siria-diz-ong.ghtml; http://english.almanar.com.lb/254879; http://english.almanar.com.lb/255231;

http://g1.globo.com/mundo/noticia/organizacao-internacional-recebeu-45-denuncias-de-uso-de-armas- quimicas-na-siria.ghtml e http://www.timesofisrael.com/syrian-forces-accused-of-using-nerve-gas-in-4- recent-attacks/

HAMAS ACEITA ESTADO PALESTINO NAS FRONTEIRAS DE 1967 SEM RECONHECER ISRAEL

O movimento palestino islamita Hamas, que controla a Faixa de Gaza, modificou pela primeira vez em sua história, seu programa político, aceitando em particular um Estado palestino nas fronteiras anteriores à Guerra dos Seis Dias em 1967, sem que isso represente o reconhecimento do Estado de Israel, segundo um documento publicado em seu site. Além disso, o Hamas também descartou seu antigo pedido de destruição de Israel, mas disse que ainda rejeita o direito de existência do país e apoia “esforços armados” contra ele. Israel respondeu ao anúncio acusando o Hamas de tentar “enganar o mundo”, enquanto o principal rival político palestino do grupo, a facção Fatah do presidente Mahmoud Abbas, também reagiu friamente à mudança política.

Fontes: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN17X2H4-OBRWD e http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,hamas-aceita-estado-palestino-nas-fronteiras-de-1967- sem-reconhecer-israel,70001759451

(9)

ÁFRICA

ESTADO DE EMERGÊNCIA É ESTENDIDO E MILITANTES SÃO MORTOS NO MALI

O Mali decidiu estender a situação de estado de emergência para mais seis meses, na tentativa de conter um aumento dos ataques de militantes islâmicos no norte do país.

Paralelamente, forças francesas mataram mais de 20 militantes que estavam escondidos em uma floresta na fronteira entre o Mali e Burkina Faso, em uma operação envolvendo ataques aéreos e terrestres. Ainda não se identificou a que grupo pertencem os militantes. Soldados franceses também podem ter capturado alguns militantes vivos.

Forças armadas francesas e malianas mataram ao menos 12 extremistas islâmicos pertencentes ao grupo Nusrat al-Islam wal Muslimeen, filiado à Al-Qaeda. O ataque ocorreu em um campo militar na cidade de Gourma-Rharous e deixou pelo menos seis veículos destruídos.

Fonte: http://www.reuters.com/article/us-mali- security-idUSKBN17V0SX;

http://www.reuters.com/article/us-france- security-mali- idUSKBN17W0PZ;

http://www.france24.com/en/20170430-france-mali-forces-kill-militants-near-burkina-faso-border- barkhane e https://www.ksl.com/index.php?nid=235&sid=43910755&title=french-mali-forces-kill-12- extremists-after-attack-on-army

SOMÁLIA: MINISTRO É CONFUNDIDO COM MILITANTE E OFICIAL DE SEGURANÇA É MORTO PELO AL SHABAAB

O Ministro de Obras Públicas e Reconstrução da Somália, Abbas Abdulahi Seij Siraji, estacionou fora da área reservada e acabou bloqueando uma rua, sendo confundido com militantes islâmicos pelos seguranças do auditor-geral da Somália, que atiraram contra seu carro. Paralelamente, o grupo Al Shabaab matou um oficial da segurança nacional, tendo a vítima sendo baleada em frente a sua casa, quando não estava cercada por seus guarda-costas. O oficial havia comandado operações contra o grupo rebelde, que declarou responsabilidade pelo assassinato.

(10)

Fontes: http://af.reuters.com/article/somaliaNews/idAFL8N1HZ2RQ e http://www.europapress.es/internacional/noticia-matan- tiros-ministro- somali-mientras-circulaba- coche- mogadiscio- 20170503210353.html

CONFRONTO ENTRE MILÍCIAS DEIXA VÍTIMAS NA RDC

Recentemente, cerca de 30 pessoas foram mortas em três dias de confronto entre milícias rivais na República Democrática do Congo. As duas facções estão lutando pelo controle da vila de Bweru, localizada em uma região já conhecida por confrontos étnicos. Entre os mortos estão 11 militantes, mas autoridades locais alertaram para a grande possibilidade de que haja civis mortos. Uma das milícias é composta pelo grupo étnico Hutu, já a outra é composta por pessoas da etnia Nande. Os conflitos entre essas duas etnias acontecem há mais de um ano.

Fonte: MILITIA clashes kill 29 in eastern DRC. Sunday Observer. Colombo, p. 30, 30 abr. 2017.

BOKO HARAM PERDE MILITANTES E MATA PELO MENOS 5 SOLDADOS NA NIGÉRIA

Tropas do Exército da Nigéria mataram 15 militantes do grupo Boko Haram, ferindo muitos outros e recolhendo uma grande quantidade de armamentos quando tentavam entrar em seu esconderijo na Floresta de Sambisa. Além disso, pelo menos cinco soldados foram mortos e outros 40 ficaram feridos quando terroristas do Boko Haram empurraram um caminhão lotado de bombas em direção a um comboio militar, no nordeste da Nigéria. Essas ações fazem parte das tentativas de dar fim aos oito anos de insurgência no país que já deixou mais de 20 mil mortos.

Fontes: MUTUM, Ronald. Troops kill 15 Boko Haram fighters, recover weapons. Daily Trust. Abuja, p.

4, 28 abr. 2017 e BOKO Haram jihadist kills five soldiers. Daily Dispatch, Londres, p. 13, 29 abr. 2017.

(11)

ONU

NO SUDÃO DO SUL VIOLÊNCIA SEPARA FAMÍLIAS E ONU PEDE PROTEÇÃO DE PESSOAS DESLOCADAS

Os constantes atos de violência que se sucedem no Sudão do Sul forçaram crianças e mulheres a buscar a fugir para salvarem suas vidas, separando assim milhares de famílias. A Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) tem gerido um programa de proteção e essas pessoas na fronteira do país com Uganda, de forma a promover a identificação e o auxílio daquelas em situação de maior vulnerabilidade, como crianças desacompanhadas, idosos e deficientes. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima mais de sete mil pessoas cruzando a fronteira com Uganda, com cerca de 600 crianças. O coordenador humanitário para o Sudão do Sul, Serge Tissot, solicitou ao Estado sul-sudanês que civis deslocados e abrigados na área de Aburoc não sejam alvo de conflitos, além de pedir para as forças da oposição que se precavessem para a manutenção da desmilitarização de tais áreas.

Fonte: https://nacoesunidas.org/recentes-atos-de-violencia-no-sudao-do-sul-separam-centenas-de- familias/ e https://nacoesunidas.org/onu-pede-protecao-de-civis-vitimas-de-deslocamento-forcado-no- sudao-do-sul/

ONU PROMOVE ASSISTÊNCIA EM ANGOLA PARA REQUERENTES DE ASILO CONGOLESES

A agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) enviou seu primeiro lote de material de socorro para mais de 11 mil pessoas na fronteira norte de Angola, que estão fugindo a última onda de violência da República Democrática do Congo (RDC). De acordo com a Agência, um avião de carga transportando mosquiteiros, cobertores e artigos sanitários voou de Dubai e desembarcou perto de Dundo, a cerca de 100 km da fronteira angolana, onde o ACNUR criou centros improvisados que abrigam refugiados. De acordo com a ONU, mais de um milhão de civis foram deslocados dentro da RDC desde que o conflito estourou na

(12)

região de Kasai em meados de 2016, com cerca de 25 mil requerentes de asilo que atravessam Angola.

Fonte: UN airlifts aid in Angola for DRC asylum seekers. Kuwait Times, Shuwaikh , p. 8, 1 mai. 2017.

TENTATIVA DE RETOMAR DIÁLOGO ENTRE O MARROCOS E A FRENTE POLISÁRIO TEM APOIO DA ONU

A Missão das Nações Unidas para o Referendo no Saara Ocidental (MINURSO) teve seu mandato estendido por mais um ano, devido ao conflito pela independência do no Saara Ocidental entre a Frente Polisário e o Marrocos sobre território que vem sendo disputado desde 1975, quando a Espanha colonial deixou a região. De um lado, a Frente Polisário requisita um referendo visando independência, com apoio da ONU. De outro, o Marrocos utiliza o argumento da soberania marroquina sobre o território. O Secretário Geral Antonio Guterres atribuiu recomendações para que seja criado um ambiente favorável no qual as negociações possam ser retomadas, visto que a maneira como decidir acerca da autodeterminação tem sido contestada por ambos os lados.

Fonte: http://www.arabnews.com/node/1092216/world;

http://www.channelnewsasia.com/news/world/un-security-council-backs-new-western-sahara-talks- attempt-880559 e http://www.reuters.com/article/us-western-sahara-idUSKBN17V05C

AGÊNCIAS HUMANITÁRIAS PEDEM AJUDA À REPÚBLICA CENTRO- AFRICANA

Os conflitos frequentes na República Centro-Africana (RCA) já desabrigaram um quinto da população e a crise pela qual o país passa agrava ainda mais a situação de fome e desnutrição, impedindo que a ajuda chegue às comunidades mais carentes. A falta de disponibilidade dos recursos fez com que agências humanitárias reduzissem ou até mesmo fechassem suas operações, e quase metade da população necessita dessa ajuda para sobreviverem. O plano de resposta humanitária para o país em 2017, orçado em US$ 400 milhões, recebeu apenas 10% do total até o momento.

Fonte: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2017/05/chefes-de-agencias-humanitarias-apelam- por-grande-aumento-na-ajuda-a-rca/#.WQd_j9LyvIU

Referências

Documentos relacionados

Sendo assim, percebe-se que o serviço de acolhimento constituiu-se, sobretudo, da necessidade de humanizar o atendimento, bem como de torna-lo mais ágil e efetivo, garantindo, desse

Elateridae representa um grande grupo da ordem Coleoptera, tendo várias espécies muito comuns (borror & D elong 1969). A presença de famílias de hábitos variados,

2) Mercado de Bens Substitutos. A metodologia de mercado de bens substitutos parte do princípio de que a perda de qualidade ou escassez do bem ou serviço ambiental

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) disse que um funcionário de Gaza suspeito de ser eleito para a liderança do grupo militante

Ao serem questionados sobre o tipo de água que consomem, 51% dos alunos afirmaram consumir somente água tratada que chega até as suas casas, e 49%

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Como se verifica pela análise dos resultados e para o ano de 1987, são águas de fraca qualidade, com elevada mineralização, em que a maior parte dos parâmetros analisados

Ou seja, a cooperação tácita entre as empresas componentes de um cluster leva ao aumento de produtividade e da competitividade das empresas que o compõe, das