• Nenhum resultado encontrado

CADERNO DE CAMPO (GRUPO 13) DO IDEAL À REALIDADE EM TRANSFORMAÇÃO CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRAJETÓRIA URBANO-ESTRUTURAL DO DISTRITO FEDERAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CADERNO DE CAMPO (GRUPO 13) DO IDEAL À REALIDADE EM TRANSFORMAÇÃO CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRAJETÓRIA URBANO-ESTRUTURAL DO DISTRITO FEDERAL"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

FLG0435 - TRABALHO DE CAMPO EM GEOGRAFIA I PROF. DR. TARIK REZENDE DE AZEVEDO

CADERNO DE CAMPO (GRUPO 13)

DO IDEAL À REALIDADE EM TRANSFORMAÇÃO – CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRAJETÓRIA URBANO-ESTRUTURAL DO DISTRITO FEDERAL

IVAN ZANETTI MOTA Nº. USP: 6840912

LARISSA ROCHA MELLO N. USP: 6519444

LEONARDO CARDEAL DA COSTA N. USP: 6475168

MARIANA MARTINS LEMES N. USP: 6474806

STEFANIE BRIEST MATTERN N. USP: 7200830

SÃO PAULO 2012

(2)

Introdução

Brasília, além de ser sede da mais significativa vitrine das decisões políticas, administrativas, econômicas e sociais do país, constitui síntese e materialização do pensamento e da prática do urbanismo do século XX.

Mais do que qualquer outra cidade brasileira, falar de Brasília é falar – para o bem e para o mal – de planejamento. A estrutura de planejamento urbano precedeu a própria existência da cidade. A Lei número 2.874, de 19 de setembro de 1956, de uma só canetada concedeu autorização para a transferência da capital federal, estabeleceu o perímetro definitivo do Distrito Federal e criou a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

Responsável por todas as ações voltadas para a mudança da administração federal, a Novacap possuía amplos poderes e inúmeras atribuições, incluindo a concepção – desde logo decidida por ser escolhida em concurso público – e a construção de Brasília.

Ao redor de Brasília, encontram-se as cidades satélites do Distrito Federal que circundam o plano piloto, formando uma complexa periferia, como Ceilândia e Águas Claras, que além de Brasília serão o objeto de nosso estudo.

Objetivo

Analisar evolutiva e comparativamente, através de fotografias e da observação, a diversidade urbana refletida na paisagem de três regiões do Distrito Federal, as quais possuem contextos históricos distintos: Brasília, Ceilândia e Águas Claras.

Assim, procuraremos compreender a atuação da NOVACAP/TERRACAP nessas três áreas, considerando-se em que medida ocorreram desvios das premissas urbanísticas originais desde a construção de Brasília até hoje.

Justificativa

1. O Distrito Federal possui 29 áreas administrativas, das quais escolhemos três:

Brasília (RA I), Ceilândia (RA IX) e Águas Claras (RA XX), que são resultados de um dispare desenvolvimento urbano no Distrito Federal, devido ao momento histórico e as formas de governos que sucederam a administração do DF – que influenciaram na atuação da NovaCap/TerraCap -, caracterizando, ao longo do tempo uma diversidade paisagística urbana e influência no mercado imobiliário, o que permite compreender como ocorreu o planejamento urbano no DF.

(3)

Brasília, em seu plano piloto, foi a primeira área urbana, inaugurada oficialmente em 1961, construída durante o governo de Juscelino Kubitschek com a finalidade de ser a cidade capital do Brasil.

Ceilândia, inaugurada de fato em 1971, já no período do governo militar, teve como objetivo construir moradias para os trabalhadores de Brasília a partir da Companhia de Erradicação de Invasões (CEI) e logo após sua criação, a NovaCap, por meio de lei federal (1972), passou a ter outras funções, transformando-se na atual TerraCap.

Aguás Claras, uma área mais recente, foi originada dentro de Taguatinga, construída na década de 1990 e classificada como região administrativa apenas em 2003, em um outro período, o da redemocratização, contando com uma nova forma de atuação da TerraCap (decreto de 1997).

Desta maneira, Brasília foi sim planejada conforme os ideais do plano piloto do urbanista Lucio Costa, entretanto, Ceilândia e Águas Claras apareceram além da perspectiva do plano piloto, pois Brasília cresceu, tornou- se metrópole e isso trouxe necessidades de planejamento. Tais necessidades foram transformando, no aspecto estrutural-urbano, o Distrito Federal como um todo, indo além da idealização do plano. Nossa hipótese é que a paisagem urbana do DF foi se transformando devido às necessidades que foram se criando com a expansão de Brasília, indo além do plano piloto concebido inicialmente, o que trouxe a necessidade de ações políticas (de interesse do Governo e da sociedade) do planejamento da Novacap/Terracap.

2. As áreas escolhidas localizam-se em pontos estratégicos dentro da linha metroviária, apresentando uma sequência na extensão urbana do DF, mas que sofreram intervenções distintas por parte do Estado.

Figura 1: O meio de transporte utilizado para a realização desse projeto será o metrô. Estão destacadas as estações utilizadas nos quatro dias de pesquisa.

(4)

Métodos

Realização de análises da paisagem a partir de registros fotográficos, sistematizadas por períodos administrativos que manifestam diferentes expressões políticas, compreendendo melhor, assim, as mudanças urbano-estruturais ocorridas no Distrito Federal. Os períodos analisados estão representados abaixo:

Para tanto, fotografias antigas de lugares/paisagens considerados pertinentes para o compreendimento das características urbano-estruturais de cada uma das áreas visitadas serão posteriormente comparadas aos registros fotográficos (desses mesmos lugares) realizados em campo, efetivando uma análise comparativa e evolutiva desses locais.

Métodos de investigação, observação e registro:

PRÉ-CAMPO:

Levantamento e sistematização de bibliografia, legislações e regimentos internos (NOVACAP e TERRACAP) e fotografias.

EM CAMPO:

Reconhecimento da área de estudo, identificação dos locais considerados relevantes durante o pré-campo, registro fotográfico, análise da paisagem.

Roteiro de Campo

Todos os lugares estudados estão próximos à linha do metrô, compreendendo uma região administrativa por dia:

Dia Região Atividade

Sexta-feira (27/4) Brasília (Centro Urbano) Observação e registro fotográfico Sábado (28/4) Ceilândia Observação e registro fotográfico Domingo (29/4) Eixo monumental Observação e registro fotográfico Segunda-feira (30/4) Águas Claras Observação e registro fotográfico

*Durante o trabalho de campo, há também a possibilidade de realizarmos visitas e/ou entrevistas com associação sindicatos de moradores e com empresas ligadas ao setor imobiliário do Distrito Federal, caso a efetivação de tal atividade seja viável durante o tempo de estada no campo.

JK ATÉ DITADURA DITADURA ATÉ REDEMOCRATIZAÇÃO

REDEMOCRATIZAÇÃO ATÉ

HOJE

(5)

Levantamento Bibliográfico

BERTRAN, Paulo. História da Terra e do homem no Planalto Central: Eco-histórica do Distrito Federal: do indígena ao colonizador. Brasília: Solo, 1994.

FARIAS, Darcy Dornelas de. Terras no Distrito Federal – Experiências com Desapropriações em Goiás (1955-1958). Dissertação de Mestrado. Instituto de Ciências Humanas/UNB. Brasília, 2006.

HOLSTON, James. A Cidade Modernista: uma Crítica de Brasília e sua utopia. São Paulo. Companhia das Letras. 1993.

OLIVEIRA, Rômulo. Brasília e o Paradigma modernista: planejamento do moderno a traso. Dissertação de Mestrado. FAU/USP. São Paulo, 2008.

Levantamento Bibliográfico (Referências Eletrônicas)

Anais do Senado Federal,

http://www.senado.gov.br/publicacoes/Anais/asp/AP_Apresentacao.asp

Arquivo Público do Distrito Federal.

http://www.arpdf.df.gov.br/

As cidades Satélites de Brasília. Registro Histórico. Paula Renata Gonçalves.

http://vsites.unb.br/ics/sol/itinerancias/bsb/historico/c_satelites.pdf

Assembleia Legislativa do DF http://www.cl.df.gov.br/cldf

Blog: Brasília e suas cidades satélites.

http://projetofrida.wordpress.com/

Brasília nos arquivos da câmara dos deputados.

http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/2985

Carta de Atenas.

http://www.icomos.org.br/cartas/Carta_de_Atenas_1933.pdf Centro de Memória Digital UnB

http://www.cmd.unb.br/

(6)

Cidades Satélites de Brasília. Registro Histórico. Fala do início da Ceilândia (1969) e Águas Claras (1984), além de um mapa antigo de Brasília no Distrito Federal e a evolução das áreas administrativas do DF.

http://vsites.unb.br/ics/sol/itinerancias/bsb/historico/c_satelites.pdf

Coleção Brasília.

http://www.neur.unb.br/materia.php?id=5

Companhia De Planejamento do DF – CODEPLAN

http://www.codeplan.df.gov.br/001/00101001.asp?ttCD_CHAVE=216&btOperacao=

Companhia Metropolitano do DF – Metrô.

http://www.metro.df.gov.br/

Constituição: Mudança de NovaCap para Terracap em 1972.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5861.htm

Criação da NovaCap em 1956.

http://www.guiabrasilia.com.br/historico/fundadores/novacap/novacap.html

Edital do Plano Piloto.

http://www.arpdf.df.gov.br/

Fotos antigas de Ceilândia.

http://www.achetudoeregiao.com.br/df/ceilandia/fotos.htm

Fotos de Águas Claras.

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=25285718

Fotos do Eixo Monumental de Brasília.

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=505900

História da mudança da Capital na biblioteca digital da câmara dos deputados.

http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/2992

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural.

http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaInicial.do

(7)

Memorial do Plano de Brasília por Lucio Costa.

http://www.guiabrasilia.com.br/historico/memorial-d.htm

Notícias, informações sobre urbanismo e arquitetura de Brasília.

http://brasiliadetodosnos.com.br/site/arquitetura-e-urbanismo/

O projeto quinto colocado – Henrique Mindlin e Giancarlo Palanti.

http://www.arpdf.df.gov.br/

O projeto segundo colocado - Boruch Milmann.

http://www.arpdf.df.gov.br/

O projeto terceiro colocado – Rino Levi e Carvalho Franco.

http://www.arpdf.df.gov.br/

Outro projeto que ficou empatado em terceiro - Ellida Engert, Paulo Novaes, Fernanda Segadas e M.M.M. Roberto.

http://www.arpdf.df.gov.br/

Passo a passo como funciona as ações da TerraCap.

http://www.terracap.df.gov.br/terracapweb/ppr/2011/cartilha2011.swf

PDOT – Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal.

http://www.distritofederal.df.gov.br/sites/100/155/PDOT/doctsuma.htm

Portal do Arquiteto

http://www.portaldoarquiteto.com/destaques/urbanismo/4283-entenda-o-plano-piloto-de-brasilia

Portal sobre o Distrito Federal.

http://www.gdf.df.gov.br/045/04501018.asp

Publicações (Diários) do Senado e do Congresso.

http://www.senado.gov.br/publicacoes/diarios/asp/Diarios.asp

(8)

Revista Brasília 1960 – 2010 Passado, Presente e Futuro. Aqui mostra as transformações em Brasília tendo como base o plano piloto (é possível dialogar com as ideias da Carta de Atenas).

http://www.sedhab.df.gov.br/sites/300/379/00002333.pdf

Revista da TerraCap. Distrito Federal é prato cheio para o capital imobiliário!

http://www.terracap.df.gov.br/internet/arquivos/0030901896.pdf

Secretaria do Turismo do Distrito Federal:

http://www.setur.df.gov.br/

SEDHAB – Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano do DF.

http://www.sedhab.df.gov.br/

Símbolos de Ceilândia.

http://100porcentoceilandia.blogspot.com.br/2008/05/smbolos-de-ceilndia.html

Sindicato da Habitação http://www.secovidf.com.br/

Site da NovaCap.

http://www.novacap.df.gov.br/

Site de Oscar Niemayer, bem legal, ele conta como construiu arquitetonicamente os prédios de Brasília.

http://www.niemeyer.org.br/

Site da TerraCap.

http://www.terracap.df.gov.br/internet/index.php?sccid=45&sccant=274

Site da TerraCap com mais informações. Histórico, Regularização Fundiária.

http://www.terracap.df.gov.br/internet/index.php?sccid=274&sccant=68

Situação da propriedade da terra no DF.

http://marte.dpi.inpe.br/col/dpi.inpe.br/sbsr@80/2007/01.26.15.58/doc/5233-5240.pdf Sobre serviços de infra estrutura e área verde em Brasília da NovaCap.

http://amigonerd.net/trabalho/3308-novacap-companhia-urbanizadora-da

(9)

Tudo sobre o Governo do Distrito Federal.

http://www.gdf.df.gov.br/045/04501017.asp

Zoneamento Ecológico Econômico do Distrito Federal.

http://www.zee-df.com.br/

Leis e Regimentos

Criação da Novacap

LEI No 2.874, DE 19 DE SETEMBRO DE 1956

Criação da Terracap, Novas Atribuições Novacap LEI Nº 5.861, DE 12 DE DEZEMBRO DE 1972.

Lei no 6.404, de 15/12/76

Referências

Documentos relacionados

RESUMO: Este artigo retrata a trajetória do desenvolvimento da estrutura arquivística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desde a sua primeira unidade de refe-

b) No exercício em análise, não existem situações relacionadas com o afastamento da aplicação das normas de consolidação, efectuadas para se obter a necessária

As cinco cavernas estudadas no Distrito Federal para serem monitoradas foram escolhidas com base em um levantamento realizado no período de 1989 a 1995 em 20 cavernas na região

Média da abundância de invertebrados das cavernas Labirinto da Lama (fevereiro e julho de 2003, janeiro e agosto de 2004), Sal/Fenda II (janeiro e julho de 2004, janeiro e setembro

O objetivo do primeiro capítulo foi caracterizar quantitativa e qualitativamente a disponibilidade de recurso (guano) como influência na riqueza e diversidade da comunidade

A coabitação ocorreu para todas as espécies estudadas e aquelas mais abundantes e de maior ocorrência nas cavernas foram, logicamente, as que mais coabitaram com outras

Associação dos Artistas Independentes de Ceilândia/DF e Regiões do Distrito Federal Brasília DF 199779 Rodas de Memória GOTA Social – Associação Grupo Organizado

Por outras palavras, também com este prefácio poderemos não apenas aproximar-nos da ficcionalização do Alfageme mas igualmente «ask how it deals with its historical