• Nenhum resultado encontrado

Mestrado em Saúde Coletiva

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mestrado em Saúde Coletiva"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Mestrado em Saúde Coletiva

CHAMADA Nº 01 - CREDENCIAMENTO DE DOCENTES AO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto Multidisciplinar em Saúde (PPGSC-IMS) da Universidade Federal da Bahia no uso de suas atribuições, considerando a Instrução Normativa 01/2020 (disponível em https://saudecoletivaims.ufba.br/sites/saudecoletivaims.ufba.br/files/in_01- 2020_credenciamento_de_professores_saude_coletiva_-_aprovada.pdf), torna pública a presente chamada para inscrição para o credenciamento de novos docentes ao programa. Esta Chamada Pública destina-se à vinculação de docentes às áreas de concentração: I - Epidemiologia e II - Políticas, Planejamento, Gestão e Práticas em Saúde. Para efeitos de credenciamento, os docentes serão designados como permanentes e colaboradores.

1. DAS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

ÁREA 1 - EPIDEMIOLOGIA

Desenvolve estudos para análise de saúde de grupos populacionais e para compreensão multifacetada do processo de saúde-doença-cuidado. Busca articular os conhecimentos da epidemiologia com o propósito de identificar os determinantes dos agravos à saúde em populações, tendo como foco principal a geração de informações e conhecimentos para a política e práticas em saúde baseada em evidências e para tomada de decisões. Para tanto, toma a saúde coletiva como campo de saberes e práticas visando à investigação da produção e distribuição dos agravos à saúde na sociedade, fomentando a construção de políticas de promoção da saúde, sistemas e serviços de saúde universais e equitativos.

Linha de pesquisa I: Saúde das populações e seus determinantes - Investiga a ocorrência e distribuição dos agravos, condições e eventos relacionados à saúde e seus determinantes. Estuda os indicadores socioeconômicos, culturais e ambientais e suas interfaces com o processo saúde-doença.

Linha de pesquisa II: Promoção da saúde, prevenção e controle de doenças - Articula a promoção da saúde, prevenção e controle de doenças, por meio de estudos com abordagem epidemiológica. Investiga problemas de saúde que envolvem as populações nos diversos segmentos do ciclo da vida (gestantes, crianças, adolescentes, idosos etc.). As pesquisas contribuem para o

(2)

Mestrado em Saúde Coletiva

fornecimento de indicadores importantes para as políticas de prevenção e controle de doenças bem como para as de promoção da saúde.

ÁREA 2 - POLÍTICAS, PLANEJAMENTO, GESTÃO E PRÁTICAS EM SAÚDE

Analisa e avalia a organização de programas e serviços de saúde no âmbito de sistemas públicos universais, bem como em modelos de prestação de assistência privada. Busca analisar os saberes e práticas associados para compreensão do processo de trabalho em saúde. Desenvolve pesquisas nos níveis macro e micropolíticos em diferentes pontos da rede de atenção à saúde e sobre as diversas dimensões do sistema como governança, financiamento, regulação e prestação de serviços.

Linha de pesquisa I: Políticas, gestão e programas em saúde - Desenvolve estudos em políticas sociais e de saúde e a conformação de sistemas e redes de atenção à saúde. Envolve o planejamento, a execução e a avaliação em todos os níveis de atenção. Articula diferentes enfoques teórico- metodológicos e técnicas de investigação, numa perspectiva interdisciplinar do conhecimento para compreensão da integralidade do cuidado. Trabalha temáticas relacionadas à gestão do cuidado, avaliação em saúde, modelos de atenção à saúde, organização e planejamento dos serviços, financiamento em saúde, coordenação e regulação do cuidado e formação dos profissionais de saúde.

Linha de pesquisa II: Produção do cuidado e práticas em saúde - Desenvolve estudos que analisam a produção do cuidado em saúde e as práticas desenvolvidas por profissionais em distintos níveis de atenção. Envolve temáticas relacionadas à micropolítica do trabalho em saúde, organização do processo de trabalho, trabalho em equipe, itinerários terapêuticos, educação permanente em saúde, educação popular em saúde e participação social.

2. DA INSCRIÇÃO

A inscrição será feita exclusivamente através do e-mail ppgsc.ims@ufba.br, no período de 05 de novembro a 29 de novembro de 2021.

3. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO DO DOCENTE

Possuir o título de doutor(a);

(3)

Mestrado em Saúde Coletiva

Estar vinculado(a) a uma Instituição de Ensino Superior ou Centro de Pesquisa;

Apresentar requerimento de inscrição para credenciamento docente (Anexo 1);

Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes;

Apresentar cópia do diploma de doutorado (frente e verso);

Apresentar plano de trabalho (até cinco laudas) vinculado a uma das linhas de pesquisa do Programa, que inclua as seguintes informações: componentes curriculares (atualmente ofertados na matriz do Programa: https://saudecoletivaims.ufba.br/disciplinas) que poderão ser ministrados pelo (a) candidato(a); proposta de novos componentes curriculares que se adequem às áreas de concentração do Programa; perspectivas de projetos e parcerias;

potencial de financiamento em órgãos governamentais e não-governamentais; potencial de produção científica e descrição da trajetória acadêmica que demonstrem as experiências técnicas e científicas na área de Saúde Coletiva. Explicitar o vínculo e a atuação em uma das áreas de concentração e linhas de pesquisa do Programa;

Apresentar comprovação da produção científica digitalizada em arquivo único em pdf.

O requerimento de inscrição deverá ser encaminhado escaneado e em formato pdf para o e-mail do programa.

4. DOS PROCEDIMENTOS E CRITÉRIOS

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva nomeará uma comissão avaliadora composta por três docentes permanentes indicados pelas áreas de conhecimento do PPGSC-IMS e aprovados no respectivo colegiado.

A comissão apreciará as solicitações recebidas e atribuirá pontos à produção científica, conforme indexação disponível no sítio da Capes, vigente no momento da solicitação, e encaminhará à Coordenação o parecer.

O parecer da comissão avaliadora será apreciado pelo Colegiado que deliberará pela aprovação ou não do pleito do(a) candidato(a).

Os candidatos serão selecionados considerando a pontuação obtida na análise da produção e alinhamento com as demandas do programa.

O credenciamento de professores dependerá do número de vagas disponíveis considerando as demandas do programa e atendendo a proporção estipulada pelos critérios da capes.

(4)

Mestrado em Saúde Coletiva

5. DAS OBRIGAÇÕES E COMPROMISSOS

Ministrar componentes curriculares do PPGSC-IMS;

Orientar estudantes do PPGSC-IMS;

Participar de comissões para as quais for designado;

Desenvolver atividades que visem o crescimento do programa e que dialoguem com a CAPES;

Participar de reuniões para as quais for convocado pela Coordenação do Programa;

Participar dos processos seletivos para ingressos de alunos regulares e especiais.

6. DOS RESULTADOS

A Comissão Avaliadora analisará as inscrições no período de 30 de novembro a 09 de dezembro de 2021 e encaminhará o resultado para apreciação e aprovação pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Os resultados serão divulgados na página do programa (https://saudecoletivaims.ufba.br/) até o dia 10 de dezembro de 2021.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A inscrição do docente implica na aceitação de todos os itens descritos nesta Chamada Pública. Casos omissos serão analisados pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.

Vitória da Conquista, 05 de novembro de 2021.

Danielle Souto de Medeiros

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Instituto Multidisciplinar em Saúde

Universidade Federal da Bahia

(5)

Mestrado em Saúde Coletiva ANEXO 1

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO PARA CREDENCIAMENTO DOCENTE Nome completo do docente

Instituições nas quais mantém vínculo funcional Universidade Federal da Bahia: Sim ( ) Não ( ) Tipo de vínculo: ( ) DE ( ) 40h ( ) 20h

Outra instituição:________________________________________________________________________________________

Tipo de vínculo: ( ) DE ( ) 40h ( ) 20h Possui bolsa de Pesquisador CNPq

( ) Sim ( ) Não Se sim, em qual nível:

Currículo Lattes

Link de acesso para o currículo Lattes:

Atua em outro Programa de Pós-Graduação como docente: Sim ( ) Não ( ) Se sim, qual o programa?

Nome do programa / Instituição Modalidade

(Acadêmico ou Profissional)

Tipo de vínculo

(Permanente, Colaborador ou Visitante)

Disciplina(s) lecionada(s) nos últimos cinco anos (2017-2021):

Incluir mais campos, se necessário.

Nome da disciplina Instituição

Nível (Assinalar com X)

Ano em que foi oferecida (Assinalar com X)

Mestrado Doutorado 2017 2018 2019 2020 2021

(6)

Mestrado em Saúde Coletiva

Em qual área de concentração e linha de pesquisa do PPGSC-IMS você pretende se inserir?

( ) Epidemiologia ( ) Políticas, Planejamento, Gestão e Práticas em Saúde ( ) Linha de pesquisa I: Saúde das populações e seus

determinantes

( ) Linha de pesquisa II: Promoção da saúde, prevenção e controle de doenças

( ) Linha de pesquisa I: Políticas, gestão e programas em saúde

( ) Linha de pesquisa II: Produção do cuidado e práticas em saúde

Disciplina(s) que pretende oferecer ou participar como docente do PPGSC-IMS:

A lista de disciplinas obrigatórias e optativas do programa pode ser encontrada em [http://www.saudecoletivaims.ufba.br/sites/saudecoletivaims.ufba.br/files/disciplinas.pdf]

Incluir mais campos, se necessário.

Nome da disciplina

Já participa dessa disciplina?

(Assinalar com X) Sim Não

Você participa de projetos de pesquisa cadastrados no PPGSC-IMS?

Sim ( ) Não ( )

Se sim, liste os projetos abaixo:

Você participa de projetos de pesquisa cadastrados em outros Programas de Saúde Coletiva?

Sim ( ) Não ( )

Se sim, liste os projetos abaixo:

Você participa de projetos de pesquisa cadastrados em outros programas de pós-graduação?

Sim ( ) Não ( )

Se sim, liste os projetos abaixo:

Referências

Documentos relacionados

Os docentes que integram essa proposta de curso novo – Doutorado Profissional em Saúde da Família – coordenam/participam de distintos projetos de pesquisa, os quais se

Caso a prefeitura queira contratar serviço de transporte coletivo intermunicipal para o transporte de funcionários, alunos, pacientes entre outros, deverá procurar empre- sa

Possidônio, e a empresa abaixo relacionada, representada na forma de seu contrato social, em ordem de preferência por classificação, doravante denominada

A saúde coletiva, como campo de saberes e de práticas que conjuga conhecimentos das ciências da saúde e das ciências sociais, aborda a relação entre saúde e meio ambiente a

As festas de santos padroeiros, as do período junino, de Nossa Senhora do Rosário e Santa Rita, as de algumas divindades afro-brasileiras, como Iemanjá e os Pretos-velhos,

Gráfico 10: Densidade Mineral Óssea total masculina segundo aferições realizadas antes da entrada no programa do CROI-RJ e ao longo do tratamento, comparados com as

No campo de estudos em Saúde Coletiva, assim como nas transformações observadas no campo das práticas em saúde que compreendem a assistência e a saúde pública, emerge a

Metodologia: O curso de medicina da Univates incluiu no Módulo Saúde e Sociedade I, que faz parte do Eixo Integração Ensino-Serviço-Comunidade, um semestre de atividades na